• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N 01/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INICIÇÃO À DOCÊNCIA - PID

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS EDITAL N 01/2017 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INICIÇÃO À DOCÊNCIA - PID"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE CRATEÚS

EDITAL N° 01/2017

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INICIÇÃO À DOCÊNCIA - PID

A Coordenação de Programas Acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, Campus de Crateús, torna público que estão abertas no período de 07/02/2017 ​a 10/02/2017 inscrições para a seleção de 11 (onze) vagas remuneradas e 9 (nove) vagas não remuneradas de bolsistas do PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PID/Prograd) para os seguintes projetos:

Monitoria Orientador Disciplina(s) relacionada (s) Rem.* Vol.** MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO PARA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIAS ARNALDO BARRETO VILA NOVA FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO OU PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E INTRODUÇÃO AO CÁLCULO NUMÉRICO 1 1 INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - VIVENCIANDO A QUÍMICA EXPERIMENTAL JANAINA LOPES LEITINHO QUÍMICA GERAL 1 1 ATIVIDADES PRÁTICAS NAS DISCIPLINAS ARQUITETURA DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS JOSÉ WELLINGTON FRANCO DA SILVA ARQUITETURA DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS 1 0 MONITORIA DE ENSINO DE CÁLCULO FUNDAMENTAL PARA ENGENHARIAS LAISE LIMA DE CARVALHO SOUSA CÁLCULO FUNDAMENTAL 1 1

(2)

MONITORIA PARA A DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR LÍLIAN DE OLIVEIRA CARNEIRO ÁLGEBRA LINEAR 1 1 APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BÁSICA LÍLIAN DE OLIVEIRA CARNEIRO MATEMÁTICA BÁSICA E PRÉ-CÁLCULO 1 1 MONITORIA ORIENTADA DE QUÍMICA GERAL: UMA POSSIBILIDADE PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA LUÍSA GARDÊNIA ALVES TOMÉ FARIAS QUÍMICA GERAL 1 1 INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA EM COMPUTAÇÃO: LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS E LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO RENNAN FERREIRA DANTAS LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS E LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO 1 1 MONITORIA DE ESTRUTURA DE DADOS ROBERTO CABRAL RABELO FILHO FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA DE DADOS 1 0 O PAPEL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE ELETROMAGNETISMO E FÍSICA ONDULATÓRIA DE PARTÍCULAS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CAMPUS DA UFC-CRATEÚS SANDRO VAGNER DE LIMA ELETROMAGNETIS MO E FÍSICA ONDULATÓRIA DE PARTÍCULAS 1 1 PROJETO DE MONITORIA E ENSINO DA DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL APLICADA AOS CURSOS

DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA (MINAS, CIVIL E AMBIENTAL) NO CAMPUS DE CRATEÚS SEBASTIÃO RODRIGO CORTEZ DE SOUSA GEOLOGIA GERAL E MINERALOGIA 1 1

(3)

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

1. Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do Campus da UFC em Crateús.

2. Ter cursado, ​com aprovação​, as disciplinas relacionadas ao projeto escolhido. 3. Ter disponibilidade de ​12 (doze) horas semanais para o exercício das atividades

de monitoria, ​sem qualquer vínculo empregatício com a UFC, em um dos projetos escolhidos.

4. Não possuir vínculo empregatício e não ser bolsista de qualquer outro programa de ensino, pesquisa ou extensão quando da efetivação da bolsa ​remunerada​.

SOBRE A BOLSA

1. O candidato selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de ​R$ 400,00 (quatrocentos reais).

2. A bolsa têm período de vigência de 10 (dez) meses, com início no mês de março e término em dezembro do ano em curso, não podendo se prorrogar para o exercício seguinte.

3. O candidato selecionado, a qualquer tempo de ingresso no programa, deve apresentar trabalho no Encontro de Iniciação à Docência, nos Encontros Universitários 2017, como autor principal.

INSCRIÇÕES

1. Para participar do processo seletivo, o interessado deve emitir o histórico escolar atualizado pelo SIGAA.

(4)

2. O histórico escolar, juntamente com a indicação do projeto ao qual deseja concorrer, deve ser enviado por e-mail para bolsas@crateus.ufc.br.

3. No ato da inscrição, o candidato deve indicar se está concorrendo para bolsa remunerada, voluntária ou ambas.

PROCESSO SELETIVO

1. O processo de seleção constará de:

a. 1ª Etapa, de caráter eliminatório: para cada candidato, será atribuída uma nota obtida da média aritmética simples entre a média final das disciplinas relacionadas ao projeto escolhido.

b. 2ª Etapa, de caráter eliminatório: prova escrita subjetiva, com atribuição de nota entre 0 (zero) e 10 (dez).

c. 3ª Etapa, de caráter classificatório: entrevista, com atribuição de nota entre 0 (zero) e 10 (dez).

2. Os candidatos são classificados em ordem crescente através da nota obtida na 1ª Etapa, de modo que são promovidos para a etapa seguinte: ​5 (cinco) ​candidatos e todos os demais empatados na 5ª posição, para projetos apenas com vagas remuneradas; ​8 (oito) ​candidatos ​e todos os demais empatados na 8ª posição, para projetos com vagas remuneradas e voluntárias.

3. A prova escrita, destinada a avaliar o grau de conhecimento do candidato em relação às disciplinas relacionadas ao projeto, será realizada no mesmo dia e hora para todos os concorrentes de um mesmo projeto e constará de questões ou prova discursiva sobre 2 (dois) temas sorteados no momento de sua aplicação, observados os programas disponíveis no ANEXO I.

4. Passarão para a 3ª Etapa todos os candidatos que obtiverem nota não inferior a 7 (sete) na prova escrita. A prova

(5)

5. A entrevista tem como objetivo avaliar os seguintes aspectos:

a. Conhecimento sobre as disciplinas relacionadas ao projeto escolhido b. Grau de interesse em participar do projeto

c. Capacidade de argumentação e comunicação

6. Serão classificados os candidatos que, na seleção, obtiverem média superior a sete (7) das notas obtidas nas três etapas do processo seletivo.

7. Serão indicados para a concessão da bolsa, no limite das vagas, o(s) candidato(s) melhores classificados por projeto, tendo a seleção validade para preenchimento tão somente das vagas mencionada no presente edital.

8. Em caso de empate, considerar-se-á indicado o candidato que apresentar maior média na(s) disciplina(s) relacionadas ao projeto escolhido, depois a maior nota da prova escrita, depois a maior nota da entrevista, depois o maior número de créditos cursados e, persistindo o empate, a indicação será feita pela comissão de seleção.

9. Para os candidatos a reingresso no Programa de Iniciação Acadêmica, são condições adicionais de inscrição ter parecer favorável do coordenador do projeto e não apresentar cancelamento do Termo de Compromisso em períodos anteriores.

10. O provimento de vagas não preenchidas pelo processo seletivo do presente edital será realizado através de indicação da comissão de seleção.

11. A seleção obedecerá ao seguinte calendário: a) Inscrições: 07 a 10 de fevereiro;

d) Divulgação dos candidatos aprovados na 1ª Etapa: 14 de fevereiro e) Divulgação do calendário da Prova Escrita e Entrevista: 17 de fevereiro d) Divulgação dos candidatos selecionados: 10 de março (data limite)

e) Cadastramento eletrônico no Sistema PID dos monitores selecionados: 14 de março (data limite)

(6)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. A bolsa de monitoria será cancelada em qualquer época quando o monitor apresentar frequência mensal inferior a 75% (setenta e cinco por cento) ou, ainda, por indicação justificada do professor orientador, desde que aprovada pelo Conselho do Campus.

2. Os documentos e formulários a serem entregues pelos bolsistas selecionados estão disponíveis em: http://www.prograd.ufc.br/documentos-e-formularios/29-cad-coordenadoria-de-ac ompanhamento-discente/465-programa-de-iniciacao-a-docencia-pid Crateús, 06 de fevereiro de 2017. ______________________________________________________ Prof. Lívio Antônio Melo Freire

(7)

ANEXO I - PROGRAMAS PARA A PROVA ESCRITA

1) PROJETO: ATIVIDADES PRÁTICAS NAS DISCIPLINAS ARQUITETURA DE COMPUTADORES E SISTEMAS OPERACIONAIS

a) Introdução a Arquiteturas de Computadores. Componentes básicos de um sistema computacional e suas funcionalidades. OU Estrutura do Sistemas Operacionais

b) CPU: Unidade Lógica Aritmetica, Unidade de Controle e Registadores. OU Scheduling de processos.

c) Arquiteturas RISC (Reduced Instructions Set Computer) e CISC (Complex Instruction Set Computer) OU Gerenciamento de Memória: Memória Virtual;

d) Dispositivos de Entrada e Saída e suas forma de acesso a CPU OU Sincronização de Processos

e) Arquiteturas Paralelas OU Sistemas de Arquivos: Implementação

2) PROJETO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA EM COMPUTAÇÃO:

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS E LÓGICA PARA

COMPUTAÇÃO

a) Lógica proposicional: Introdução (Fórmulas e expressão de ideias), Semântica (Satisfatibilidade, validade e tabela verdade) e Sistemas Dedutivos (Axiomatização, Dedução Natural e Tableaux Analíticos) b) Lógica de primeira ordem: Introdução(exemplos, fórmulas e

substituição), Semântica (Modelo, Interpretação, Valoração e Consequência Lógica) e Sistemas Dedutivos (Dedução Natural)

c) Equivalência entre Autômato Finito Determinístico e Autômato Finito Não-Determinístico

d) Lema do Bombeamento (Pumping Lemma) e) Hierarquia de Classes de Linguagens

(8)

3) PROJETO: MONITORIA DE ENSINO DE CÁLCULO FUNDAMENTAL PARA ENGENHARIAS

a) Limites e Continuidade

b) Derivação e Aplicações das Derivadas c) Integral de Riemann e Aplicações d) Técnicas de Integração

e) Secções Cônicas: Elipse, Parábola e Hipérbole

4) PROJETO: MONITORIA PARA A DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR a) Resolução de Sistemas Lineares

b) Espaços Vetoriais c) Espaços Euclidianos d) Transformações Lineares e) Autovalores e Autovetores

5) PROJETO: APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BÁSICA a) Operações Lógicas;

b) Conjuntos;

c) Contagem: princípios da adição e da multiplicação, princípio da inclusão e exclusão, princípio da casa dos pombos, permutação sem repetição d) Funções: definição, domínio e imagem, funções iguais

e) Funções Polinomiais

6) PROJETO: MONITORIA DE FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO PARA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIAS

a) Algoritmos, Conceitos Fundamentais de Programação, Expressões e Controle de Fluxo

b) Funções

c) Vetores, Matrizes e Cadeias de Caracteres d) Ponteiros e Alocação Dinâmica de Memória e) Tipos Estruturados e Arquivos

(9)

7) PROJETO: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - VIVENCIANDO A QUÍMICA EXPERIMENTAL

a) Cinética e Equilíbio

b) Determinação da dureza da água c) Evidência de reações

d) Ácido e Base

e) Propriedades da Matéria

8) PROJETO: MONITORIA ORIENTADA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL: UMA POSSIBILIDADE PARA MELHORIA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA

a) Ligação química b) Estequiometria c) Cinética química d) Equilíbrio químico e) Eletroquímica

9) PROJETO: O PAPEL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO AO PROCESSO DE

ENSINO E APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE

ELETROMAGNETISMO E FÍSICA ONDULATÓRIA DE PARTÍCULAS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CAMPUS DA UFC-CRATEÚS

a) Carga elétrica, campo elétrico, lei de Gauss e potencial elétrico b) Capacitância, corrente elétrica, resistência elétrica e circuitos c) Campo magnético, lei de Ampere e Lei de Faraday

d) Oscilações eletromagnéticas e equações de Maxwell e) Leis da reflexão, lei da refração, interferência e difração

10) PROJETO: PROJETO DE MONITORIA E ENSINO DA DISCIPLINA GEOLOGIA GERAL APLICADA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA (MINAS, CIVIL E AMBIENTAL) NO CAMPUS DE CRATEÚS

(10)

b) Propriedades Físicas dos Minerais c) O Ciclo das Rochas

d) Intemperismo e) Ciclo das Águas

11) PROJETO: FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA DE DADOS

a) Funções, procedimentos e Recursividade b) Ponteiros e Alocação dinâmica de memória c) Listas, Pilhas e Filas

d) Ordenação por seleção e por inserção e) Mergesort e Quicksort

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho é demonstrar que as receitas obtidas através da aplicação dos recursos dos programas de Eficiência Energética regulados pela ANEEL, via contratos

The steps in the treatment of chronic osteomyelitis con- sist of correct microbiological diagnosis; improvement of the host’s defenses; stabilization of underlying diseases; cor-

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Ao contrário de reuniões somente WebEx, que têm uma opção para estender automaticamente se houver a participação de chamadores de somente áudio, quando todos os terminais

Federico acolheu literatos e artistas de excelência que fizeram de Urbino um vivo centro de cultura, graças também à esplêndida biblioteca: uma “cidade ideal”, se

O capítulo 4 foi reservado para a análise de questões referentes à Estatística presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2015 a 2018. A análise

Sempre em mangas de camisa, sem domingo nem dia santo, não perdendo nunca a ocasião de assenhorear-se do alheio, deixando de pagar todas as vezes que podia e nunca deixando

O vinho que vende aos seus clientes é diluído em água (fica aqui nas entrelinhas a idéia de que o brasileiro está destinado a ser explorado pelo estrangeiro). Mas o mais