• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO CCAAB ISSN ª CAVALGADA DO CCAAB LANÇAMENTO DO 1º BOLETIM TÉCNICO DA FAZENDA EXPERIMENTAL EXPEDIENTE. 24 de maio de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO CCAAB ISSN ª CAVALGADA DO CCAAB LANÇAMENTO DO 1º BOLETIM TÉCNICO DA FAZENDA EXPERIMENTAL EXPEDIENTE. 24 de maio de 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2ª CAVALGADA DO CCAAB

24 de maio de 2016 Nº 2, Ano 2016

EXPEDIENTE

EXPEDIENTE

Diretor: Elvis Lima Vieira - Vice-Diretor: Josival Santos de Souza - Edi-tor-chefe: Zuleide Silva de Carvalho - Produção, Fotos e Projeto Gráfico: Zuleide Silva de Carvalho e Nadja Ribeiro Santos. Revisão: Elvis Lima Viei-ra e Nadja Ribeiro San-tos. NESTA EDIÇÃO NESTA EDIÇÃO Dia do Paleontólogo 02 Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jibóia 02 4º Leilão de bovinos e pequenos ruminantes do CCAAB 03 Homenagem ao docen-te Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam)

04

II Feira do Pescado 04 O CCAAB participou

do VIII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e

Regi-ão 05 4º Café da Manhã no Campo e Lançamento do 1º Boletim Técnico da Fazenda Experimen-tal 05

CCAAB recebe visita técnica dos discentes do Curso de Tecnolo-gia em AgroecoloTecnolo-gia do CFP e CETENS 06 2ª Cavalgada do CCAAB 07

LANÇAMENTO DO 1º BOLETIM TÉCNICO DA

FAZENDA EXPERIMENTAL

4ºCafé da 4ºCafé da Manhã no Manhã no Campo Campo

INFORMATIVO

CCAAB

ISSN 2448-3109

(2)

O Dia do Paleontólogo no Brasil é um evento comemorativo em função da data de criação da Sociedade Brasileira de Paleontologia.

Desde 2015, os paleontólogos fixados na Bahia iniciaram a realização deste evento tentando estabelecê-lo como tradição, de forma que no dia 05/03/2016 o mesmo foi realizado na UFRB, em Cruz das Almas, coordenado pela Prof.ª Carolina Saldanha Scherer e discentes.

Este evento teve caráter científico e objetivou reunir paleontólogos e estudantes do Estado da Bahia com intuito de integração e discussão acerca do andamento das pesquisas na área, a fim de estreitar os laços entre os pesquisado-res.

Dia do Paleontólogo - 05 de março de 2016

O Diretor do CCAAB, Prof. Elvis Lima Vieira, no dia 08/03/2016 participou da reunião com a Reitoria da UFRB sobre a "Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jibóia", que contou com a presença do Magnífico Reitor da UFRB, Prof. Sílvio Luis de Oliveira Soglia e dos Professores Marcos Gonçalves Lhano e Carolina Saldanha Scherer, Lilite Cintra (Gambá) e Renato Cunha (Gambá).

A proposta em questão foi resultado do projeto “Unidade de Conservação da Serra da Jibóia: Uma estratégia para conservação no extremo norte do Corredor Central da Mata Atlântica”, financiado pelo Tropical Forest Con-servation Act (TFCA) através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), simplificadamente chamado de Projeto Serra da Jiboia (PSJ). Teve como objetivo principal fazer estudos para a elaboração da proposta de Unidade de Conservação (UC) que proteja a área de remanescente flores-tal, no Recôncavo Sul Baiano, chamada de Serra da Jibóia.

A equipe da UFRB participante do Projeto Serra da Jibóia é composta pe-los Professores Alessandra Nasser Caiafa, Thomas Vincent Gloa-guen, Oldair Vinhas Costa, Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam), Sérgio Schwarz da Rocha, Everton Luís Poelking, Guilherme de Oliveira, Marcos Gonçalves Lhano, Carolina Saldanha Scherer e por estagiários. A UFRB apresenta-se nesta proposta como instituição parceira da entidade propo-nente Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá.

Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jibóia - 08 de março de 2016

Foram ministrados os seguintes minicursos:

• Confecção de réplicas de material fóssil, pelo professor Téo Veiga Oliveira(UEFS);

• Recursos didáticos em Paleontologia, pela Profª Simone Moraes e Rafaela Santos Chaves (UFBA); • Sem contexto eu nada seria: Contos de uma megafauna extinta, pelo Prof. Alex Hubbe (UFBA); • Paleontologia: Conceitos básicos e técnicas, pelo Prof. Mário Dantas (UFBA).

Participaram do evento, aproximadamente, 60 participantes, incluindo alunos e professores da UFRB, UESB -Campus Jequié, UEFS, UFBA e UFBA - -Campus Anísio Teixeira.

F o n te : C ar o lin a Sa ld an h a Sc h er er

(3)

Página 3

4º Leilão de bovinos e pequenos ruminantes do CCAAB - 29 de março de 2016

A Universidade Federal do

Recônca-vo da Bahia – UFRB, através do

Cen-tro de Ciências Agrárias, Ambientais

e Biológicas (CCAAB), no dia 29 de

março de 2016, realizou a alienação

de bens semoventes conforme

con-dições, quantidades e especificações

constantes no Edital 01/2016, sendo

este ato representado pelo Leiloeiro

(Servidor) Elielson Lima

Aqui-no designado Portaria nº 910, 13 de

novembro de 2015 e ratificado pela

Portaria nº 167, de Fevereiro de

2016.

A abertura do Leilão foi realizado pelo Diretor do CCAAB, Prof. Elvis

Lima Vieira. A modalidade da licitação foi o LEILÃO, Processo

23007.022501/2015-77 e tipo MAIOR LANCE, regido pela Lei nº

8.666, de 21 de junho de 1993, em sessão pública.

Constituiu objeto da presente licitação a alienação, através de Leilão,

31 (trinta e um) bovinos; 21 (vinte e um) caprinos; 04(quatro) Ovinos

e 07 (sete) eqüinos a serem ofertados em 63 lotes. Os quais se

en-contram nos setores de bovinocultura e caprinocultura da Fazenda

Experimental do CCAAB. O Leilão foi aberto a todos os interessados,

podendo oferecer lances pessoas físicas ou jurídicas.

(4)

Homenagem ao docente Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam) - 16 de abril de 2016

A homenagem ao Docente Elinsmar Vitória

Ador-no (in memoriam) foi realizada Ador-no dia 16 de abril de 2016, sendo organizado pela Comissão designada pelo Conselho Diretor do CCAAB composta pelos professores Sérgio Schwarz da Rocha, Elissandra Ulbricht Winkaler e Rogério Ferreira Ribas. Para receber a homenagem estiveram presentes a Sra. Otavia Vitória Adorno, mãe do Professor Elins-mar Adorno, as Sras. Elisângela Vitória Adorno e Maria Consuelo Adorno de Araújo (irmãs do pro-fessor) e a sobrinha Poliana Ramalho Adorno.

A II Feira do Pescado, foi realizada dia 28 de abril e organizada pelo Curso de Engenharia de Pesca e CCAAB/UFRB.

Foram comercializados mais de 400 quilos de pescados de água doce e do mar (tilápias, traíras, tucunaré, tambaqui, robalo, pescada, arraias, siris catado, caranguejos, camarão, ostras). O evento contou com o apoio sine qua non da Bahia Pesca. A Pró-Reitora de Extensão da UFRB, professora Tatiana Veloso destacou a troca de saberes que o evento proporcionou entre os pescadores e a comunidade acadêmica.

O evento contou com o apoi-o sine qua napoi-on da Bahia Pesca. Um total de 17 pescadores das comuni-

"... este é o primeiro registro de um prédio com o nome de um docente, aprovado pelo

CONSU-NI, isto é um mérito significativo, pois outros prédios,

provavel-mente receberão o nome de grandes educadores, porém o do

Setor de Ciências Biológicas do CCAAB será o primeiro...

_______________________

Prof . Sílvio Luis de Oliveira Soglia (Reitor da UFRB)

"A cerimônia foi marcada por uma mistura de saudade, comoção e pro-funda paz, harmonia e alegria, pois ali estávamos unidos para reconhe-cer e prestar o devido reconheci-mento pela amizade, dedicação, a-mor à docência e luta pela qualidade do ensino de nosso eterno colega de

profissão e amigo, Elinsmar Adorno".

________________________

Prof. Sérgio Schwarz da Rocha (Presidente da Comissão Organizadora )

"...em pouco tempo conosco Adorno conseguiu agregar, cati-var, entusiasmar e direcionar co-legas e estudantes para um "estilo

de vida de melhor qualidade", com ótimo humor e sabendo con-viver com problemas de uma forma toda especial e vitoriosa. A UFRB e o CCAAB "perdeu" um grande Profissio-nal, Amigo e Exemplo, vamos precisar trabalhar mais para conseguirmos rea-lizar todos nossos Planos Institucionais, sem a proatividade, trabalho e carisma

do nosso Colega Adorno".

_______________________

Prof. Elvis Lima Vieira (Diretor do CCAAB)

II Feira do Pescado - 28 de abril de 2016

dades de Santiago do Iguape e Geo-lândia participaram da Feira.

O Diretor do CCAAB, professor Elvis Lima Vieira destacou a participa-ção dos alunos do curso de Engenha-ria de Pesca pela oportunidade de apoiarem na organização do

oportunidade de apoiarem na organi-zação do evento e vivenciarem uma parte da cadeia produtiva da pesca. O evento contou ainda com degusta-ção de produtos oriundos do proces-samento do pescado elaborados pe-los alunos das disciplinas Tecnologia do Pescado I e II (orientados pela Professora Norma Suely Evangelista Barreto), como bolinho, quibe e isca de peixe.

(5)

Página 5

O “4º Café da Manhã no Campo da Fazenda Experimental”, reali-zado no dia 28 de abril de 2016, contou com o apoio da Gerência Técnica Administrativa, da Assessoria Especial de Programas Es-tratégicos e da empresa de laticínios Maralat/Maravilha.

Foram realizadas 02 (dois) cursos (15/04/2016):

Máquinas, Tecnologia de Aplicações e suas utilidades

(Palestrante: Gelson Censi - Empresa Guarany)

Fabricação de Ração (Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Duarte

Abreu - CCAAB/UFRB)

4º Café da Manhã no Campo e Lançamento do 1º Boletim Técnico da Fazenda

Experimental - 28 de abril de 2016

De 28 a 30 de abril de 2016 em Barra da Estiva foi realizado o “VIII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região”. O evento comemorou a grande vitória em todos os setores do muni-cípio, principalmente à agropecuária.

A história da cafeicultura da região foi revolucionada e novas alter-nativas para a agricultura local foram introduzidas, a exemplo do morango, maracujá e a piscicultura.

A Secretaria da Agricultura de Barra da Estiva (SEMAGRI) salientou o desejo de ampliar, em 2016, as áreas de morango e piscicultura, fomentar a apicultura, pecuária de leite e corte, além de incentivar a cultura de bananas e citros.

Representando o CCAAB/UFRB os Professores Manoel Teixeira de Castro Neto e Luciano de Souza ministraram mini-cursos sobre manejo cultural e do solo nas culturas de banana e citros:

• Manejo e tratos culturais na cultura da banana e Manejo e tratos culturais na citricultura - Prof. Manoel Teixeira de Cas-tro Neto (CCAAB/UFRB);

• Manejo e conservação do solo na citricultura e Manejo e conservação do solo na cultura da banana - Prof. Luciano da Silva Souza (CCAAB/UFRB).

O CCAAB participou do VIII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região -

28 a 30 de abril de 2016

O evento também teve como propósito a o lançamento do “ 1º Boletim Técnico Informativo da Fazenda

Experi-mental”. A primeira edição do Boletim aborda sobre a

Fazen-da Experimental do CCAAB e o Projeto de UniFazen-dades de Desen-volvimento de Práticas Agropecuárias, Agroecológicas e Agro-florestais (UDPA).

https://www.ufrb.edu.br/boletimfazendaccaab Fonte: Manoel Teixeira de Castro

(6)

CCAAB recebe visita técnica dos discentes do Curso de Tecnologia em

Agroecologia do CFP e CETENS - 11 de maio de 2016

Os alunos do Curso de Tecnologia em Agroecologia dos Centros de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabili-dade (CETENS), e Formação de Professores (CFP) sob orientação do Prof. Dr. Fernando F. de Morais, realizaram no dia 11/05/2016 visita aos laboratórios de Zoologia de Vertebrados e Zoologia de Invertebrados, Herbário e Mu-seu de Zoologia e Paleontologia, com o apoio dos técnicos de laboratório Grênivel M. da Costa, Marcel Silva Lemos, Luana Paula de A. de Oliveira, Àngela Cristina de O. Lima e Washington Luis Gomes Tavechio.

A visita teve como objetivo apresentar os laboratórios como ambiente de estudo, bem como, as coleções didáti-cas de seres vertebrados e invertebrados disponíveis. A Coordenação da Visita foi realizada pelos servidores Rosenir Silva dos Santos e Geraldo Anunciação (NUGTESP/CCAAB).

Segundo o servidor Washington Luis Gomes Tavechio “na palestra de apresentação do Museu foi tratado de temas referente à dinâmica do Museu científico, história da

ciên-cia, o trabalho técnico, as coleções científicas depositadas, o signi-ficado e diferenças entre coleções científicas e didáticas, meio de conservação de animais via seca e via úmida, nome científico e a identificação de espécies da biodiversidade animal, fósseis: origem, formação e atualidades, autorização para pesquisa científica pelo SISBIO/IBAMA e funções primordiais de um Museu de Zoologia e Paleontologia. Na parte prática os alunos puderam vivenciar a experiência de ver, tocar e discutir sobre alguns animais perten-centes às coleções de malacologia, paleontologia, carcinologia e ictiologia. Aprenderam sobre um método utilizado para identifica-ção de peixes; diversidade de moluscos das praias baianas; caran-guejo e camarões dos rios, estuários do Recôncavo da Bahia e fósseis de peixes e moluscos da região da Chapada do Araripe pertencentes a coleção de Paleontologia.”.

O grupo era composto por aproximadamente 100 alunos que foram divididos em dois grupos para melhor aproveitamento das atividades.

(Fonte das informações: Grênivel M. da Costa, Marcel Silva Lemos, Luana Paula de A. de Oliveira e Washington Luis Gomes Tavechio)

(7)

Página 7 Nº 2, Ano 2016

2ª Cavalgada do CCAAB - 15 de maio de 2016

No dia 15 de maio de 2016 foi

reali-zada a 2ª Cavalgada do CCAAB, orga-nizado pela Direção do CCAAB, Fazenda Experimental, Grupo Harém e Assessoria Especial de Programas Estratégicos do CCAAB, sob a coor-denação do Prof. Elton da Silva Leite. Além do apoio de 20 monitores (discentes de graduação).

O evento tem como objetivos: pro-mover a cidadania e inclusão social, aproximando a comunidade com os docentes, técnicos e discentes dos cursos do CCAAB e famílias rurais; capacitação da comunidade por meio de cursos voltado ao cuidado dos animais; arrecadação de alimentos para doações aos mais necessitados; incentivo à qualificação, através dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRB; possibilitar o interesse da sociedade pela educação, cultura e interação social, pois a troca de infor-mações é essencial para o crescimen-to do ser humano.

Organizadores

Monitores

Minicurso “Aprumo e Morfologia” ministrado pelo Prof. Maurício S. Suassuma

Entrevista na Rádio Santa Cruz FM (87.9) Diretor do CCAAB Prof. Elvis V. Lima

Foram arrecadados cerca de 400 kg de alimentos, em sua maioria feijão, os quais foram doados para a Associação Pestalozzi, Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, Centro Espírita Antônio de Pádua, Creche Marinalva F. Vilas Boas e Lar dos idosos de Cruz das Almas.

A Cavalgada teve abertura no Pavilhão de Aulas II da UFRB, Campus Cruz das Almas, onde foi ministrado o minicurso “Aprumo e Morfologia ” pelo Prof Maurício S. Suas-suna (Médico Veterinário) que contou com a participação 32 pessoas, Além da distri-buição de cartilhas “Cuidados com os equi-nos antes, durante e depois da Cavalgada” de autoria da Profª. Drª. Natalie Borges Leite (CCAAB/UFRB) e Ms Jailson Macha-do Brandão (ServiMacha-dor Técnico Laboratório CCAAB/UFRB).

O evento contou com a presença de apro-x imadamen te 10 00 particip an tes (cavalheiros e amazonas: adultos, adoles-centes e crianças).

(8)

Apoio

O sentimento da Direção é de satisfação com a realização de mais atividade que envolveu extensão, ensino, cultura e lazer. Já estamos trabalhando para a III

Cavalgada do CCAAB com previsão pa-ra fevereiro de 2017. Agpa-radece-

Agradece-mos a todos os colaboradores (empresários e comerciantes) que

contribuíram para a realização da II Cavalgada do CCAAB.

_______________________

Prof Elvis Lima Vieira (Diretor do CCAAB)

O evento foi um espetáculo e teremos a III Cavalgada do CCA-AB em fevereiro de 2017, onde já estamos recebendo contribuições

e apoios. Por fim, agradeço a realização do Grupo de

Cavalei-ros Harém, CCAAB, Fazenda Experimental pelo esforço

incon-dicional e ao brilhante apoio dos comerciantes e parceiros.

_______________________

Prof Elton da Silva Leite (Coordenador da Cavalgada)

(9)

CCAAB:

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro

Campus Universitário Cruz das Almas, BA

CEP: 44380-000 www.ufrb.edu.br/ccaab

CONTATO

asepe@ccaab.ufrb.edu.br Tel.: (75) 3621-9697 Sítio do Informativo CCAAB https://www.ufrb.edu.br/ informativoccaab INFORMATIVO CCAAB

Parque Sumaúma - Encerramento da Cavalgada

Centro Espírita Antônio de Pádua

Creche Marinalda F. Vilas Boas Associação Pestalozzi

Doações dos alimentos arrecadados

Lar dos idosos Cruz das Almas Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso Sorteio dos Prêmios Show: ForroJão Aí Sim!!

Referências

Documentos relacionados

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

ESTUDO COMPARATIVO DO NÍVEL DE AUTO-ESTIMA ENTRE PRATICANTES NÃO-ATLETAS DE MUSCULAÇÃO E NATAÇÃO.. Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do Curso

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Enquadramento Apartamento Médio c/ Elevador Conservação Estado de (b) Entre Novo e Regular Idade Aparente - anos 6. Fonte Felipe Pedroso dos Santos

CÓDIGO DE CONDUTA DA “FEI” - PARA O BEM ESTAR DO CAVALO A Federação Eqüestre Internacional (FEI) conta com o irrestrito apoio de todos os envolvidos com os Esportes Eqüestres

Os empregados que vierem a ser contratados após a data base, o desconto será efetuado a partir do mês seguinte ao de admissão, garantindo-se aos mesmos, desde que não

po, a geodiversidade abarca treze áreas e usos que despertam a sal- vaguarda mundial: planeamento, gestão e ordenamento territorial, prevenção de desastres naturais, promoção da