• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 1

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO:

Língua é objeto de investigação científica

A cada dia os estudantes têm demonstrado mais curiosidade pelo campo de estudo da linguística. O interesse vem revelar tanto o desconhecimento dessa área do saber como o seu crescente prestígio, que já afaz sair de relativa obscuridade. A linguística lança sobre o idioma, seu objeto de estudo, o olhar da ciência, com seu método investigativo de observação dos fenômenos e total ausência de preconceito, condições preliminares para a busca do conhecimento.

Essa isenção, aliada à disposição de descobrir o real funcionamento das línguas e os fatores intralingüísticos e extralingüísticos que o regem, faz que a linguística não trabalhe com os conceitos de “certo” e “errado”. Elabora uma gramática descritiva em lugar de uma gramática prescritiva. Por ser uma ciência, a linguística não é sensível às preocupações com o suposto risco de “decadência“ do idioma, visto que, por sua natureza, a língua só assimila as transformações que lhe são úteis e necessárias. Assim, a defesa intransigente da norma culta - o padrão dos estratos mais bem-sucedidos na sociedade – entendida como o único modelo de correção, pode levar ao reforço de certos preconceitos associados a usos lingüísticos próprios de camadas economicamente desfavorecidas.

A linguagem espontânea é igualmente alvo do interesse da linguística, pois ela representa a língua viva, em ação. Já a norma tida como culta é preservada graças a uma atitude disciplinadora que se apoia em certos cânones. Afiança-se na tradição, explicação última para a escolha de uma forma em detrimento de outra. Mas a própria literatura - fornecedora dos modelos de realização linguística – incorporou definitivamente elementos da linguagem oral.

Diante disso, o estudo das possibilidades oferecidas pela norma culta conserva sua importância em virtude de a expressão, sobretudo, de conteúdos complexos e racionais, servir-se das estruturas que a história e a cultura nos põem à disposição. Não se trata de abandonar o passado – como se fosse possível renegar a história - tampouco de substituir uma construção por outra como mera afirmação de um saber como valor em si. Trata-se antes de acrescentar à capacidade lingüística alternativas de expressão não-intuitivas ou menos espontâneas e mais sutis, mantendo um constante diálogo com a história. A linguística contribui, assim, para uma compreensão do fenômeno lingüístico como parte indissociável da cultura.

(Thaís Nicoleti de Camargo. Folha de São Paulo. 22.08.2002).

1

Quando analisamos as considerações feitas no texto, concluímos que:

(A) Tem como objeto investigar a língua, mas não se configura como ciência.

(B) Observa os fenômenos linguísticos numa perspectiva desprovida de julgamentos valorativos.

(C) Objetiva investigar o funcionamento das línguas, interessando-se, apenas, pela linguagem espontânea. (D) Tem como uma de suas preocupações básicas a

manutenção da língua nos padrões mais bem- sucedidos socialmente.

(E) Considera o uso das mais variadas linguagens, priorizando a linguagem formal.

2

Conforme afirma o texto, a norma culta:

(A) é o padrão responsável pelo suposto risco de decadência do idioma.

(B) para se preservar, adota uma atitude disciplinadora, apoiada em certos padrões.

(C) necessita ser entendida como o único modelo capaz de regular a comunicação linguística.

(D) rejeita definitivamente modelos de realização derivados dos usos da linguagem oral.

(E) para sua manutenção, propicia a lenta superação de muitos preconceitos sociais e linguísticos.

3

"O homem-momento desempenha, na História, papel semelhante ao do pequeno holandês que tapou com o dedo um buraco no dique, e assim salvou a cidade. Sem querer reduzir o encanto da lenda, podemos salientar que, praticamente, qualquer pessoa naquela situação poderia ter feito o mesmo (...) Aqui, por assim dizer, tropeça-se na grandeza, exatamente como se poderia tropeçar num tesouro que salvasse uma cidade. A grandeza, entretanto, é algo que deve exigir algum talento extraordinário, e não apenas a sorte de existir e, num momento feliz estar no lugar certo."

Assinalar a alternativa que melhor condensa a ideia principal do texto:

(A) com o auxílio da sorte, qualquer pessoa pode salvar uma cidade, e isso é sinal de grandeza

(B) A real grandeza exige qualidades individuais, embora algumas pessoas, por acaso, tornam-se grandes. (C) O homem-momento deve ser comparado ao menino

holandês que salvou sua cidade, devido ao fator sorte.

(D) Na história, somos enganados por lendas que atribuem a uma pessoa o que poderia ser realizado por qualquer outra

(E) Embora não possamos transpor seu caso para outras situações, é encantadora a lenda do menino holandês que salvou sua cidade,

(2)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 2 TEXTO

Sonho Impossível Sonhar

Mais um sonho impossível Lutar

Quando é fácil ceder Vencer o inimigo invencível Negar quando a regra é vender Sofrer a tortura implacável Romper a incabível prisão Voar num limite improvável Tocar o inacessível chão É minha lei, é minha questão Virar esse mundo

Cravar esse chão Não me importa saber Se é terrível demais

Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz

E amanhã se esse chão que eu beijei

For meu leito e perdão Vou saber que valeu delirar E morrer de paixão

E assim, seja lá como for Vai ter fim a infinita aflição E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão.

(J. Darione – M. Leigh – Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)

4

A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. Pode-se concluir em relação aos dois textos:

(A) Apenas o primeiro afirma que o homem é capaz de alcançar a paz.

(B) Ambos concordam que o desarmamento é inatingível.

(C) Julgam que o sonho é um desafio invencível.

(D) Têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.

(E) O primeiro transmite uma mensagem de otimismo sobre a paz.

TEXTO

O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.

Pronominais

Dê-me um cigarro Diz a gramática

Do professor e do aluno E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco da Nação Brasileira

Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro.

(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988)

“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (...).”

(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980) 5

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que:

(A) ambos condenam essa regra gramatical.

(B) apenas o segundo acredita que os esclarecidos sabem essa regra.

(C) relativizam essa regra gramatical.

(D) afirmam que há regras para uso de pronomes. (E) condenam a presença de regras na gramática.

(3)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 3 TEXTO

Nada na língua é por acaso

Tudo o que acontece numa língua viva, falada por seres humanos, tem uma razão de ser. E essa razão de ser não tem nada a ver com a preguiça, o descaso, a corrupção moral, a falta de inteligência, a mistura de raças, e outras alegações preconceituosas que vêm sendo repetidas desde antes de Cristo.

A língua é uma instituição social, ela é parte integrante da vida em sociedade; por isso as mudanças que ocorrem na língua resultam da ação coletiva de seus falantes, uma ação impulsionada pelas necessidades que esses falantes sentem de se comunicar melhor, de dar mais precisão ao que querem dizer, de enriquecer as palavras já existentes com novos sentidos (principalmente os sentidos figurados, metafóricos), de criar novas palavras para dar uma ideia mais precisa de seus desejos de interação, de modificar as regras gramaticais da língua para que novos modos de pensar e de sentir, novos modos de interpretar a realidade sejam expressos por novos modos de dizer.

A mudança linguística é resultado da interação entre fatores internos – os mecanismos cognitivos que proces-sam a linguagem dentro de nosso cérebro – e fatores externos à língua, ou seja, fatores sociais e culturais. As mudanças linguísticas não ocorrem aleatoriamente. (...)

Quando as pessoas sem conhecimento específico dos processos de mudança falam de “erro”, na verdade o que elas estão chamando de “erro” é algum fenômeno de transformação pelo qual a língua está passando. Uma transformação que nada tem de fortuito, de casual, nem de aleatório. E que é fruto, insisto, da ação dos falantes sobre a língua.

(Marcos Bagno. Não é errado falar assim. São Paulo: Parábola, 2009, p. 44-45. Adaptado.) 6

Quando se compreende os aspectos globais do texto, é possível aceitar a seguinte conclusão:

(A) A função comunicativa que predomina no texto corresponde à função fática, uma vez que prevalece o intuito do autor de iniciar um contato com seus interlocutores, embora essa função esteja mais presente em comunicações orais.

(B) O texto está expresso numa linguagem formal, o que é condizente com seu contexto de produção e de circulação: trata-se de um texto injuntivo, de divulgação científica, dirigido a um público supostamente mais escolarizado.

(C) O propósito comunicativo que teve o autor do texto foi o de esclarecer pontos discordantes acerca do fenômeno das mudanças linguísticas e, assim, refutar as ideias preconceituosas com que essas mudanças são, por vezes, percebidas.

(D) O autor aceita o princípio de que as mudanças linguísticas aconteçam por mero acaso. Porém, rejeita a concepção de que as línguas decaem, se corrompem, empobrecem por conta da ação des-cuidada ou da falta de inteligência de seus falantes.

(E) Como argumento secundário, o autor insiste na ideia de que os falantes atuam sobre a língua, promo-vendo, conforme suas necessidades comunicativas, alterações diversas, de modo que “novos modos de dizer” vão sendo introduzidos.

7

Através da análise dos recursos lexicais e gramaticais da coesão e da coerência do texto, podemos afirmar que: (A) No trecho: “Tudo o que acontece numa língua viva,

falada por seres humanos, tem uma razão de ser. E essa razão de ser não tem nada a ver com a preguiça”, a repetição do segmento sublinhado prejudica a continuidade do tópico precedente. (B) A maior parte do segundo parágrafo se constitui de

uma enumeração (observe o segmento em negrito), o que tira do foco a ideia principal do texto, comprometendo-se, assim, a coesão e a coerência previstas em um texto expositivo.

(C) Em: “A língua é uma instituição social, ela é parte integrante da vida em sociedade, por isso as mudanças que ocorrem na língua resultam da ação coletiva de seus falantes”, os elementos destacados promovem a ligação relativamente a outras referências já feitas ao objeto ‘língua’.

(D) Palavras da mesma área semântica concorrem para a coesão e a coerência do texto, como, por exemplo, ‘língua’, ‘falante’, ‘linguagem’, ‘palavra’, ‘sentido’. Essas palavras de significados afins criam verdadeiras redes de coesão e concorrem para a coerência do texto. (E) Em: “A mudança linguística é resultado da interação

entre fatores internos (...) e fatores externos à língua, ou seja, fatores sociais e culturais”, a expressão sublinhada indica que, a seguir, retifica-se algum conceito anterior-mente expresso. Trata-se, pois, de um recurso coesivo.

8

A análise dos aspectos semânticos do vocabulário em uso nos permite afirmar que:

(A) A enumeração feita em: “a preguiça, o descaso, a corrupção moral, a falta de inteligência” não envolve aspectos semanticamente negativos ou desprestigiados. (B) Em: “Essa razão de ser não tem nada a ver com a

preguiça, o descaso, a corrupção moral, a falta de inteligência, a mistura de raças, e outras alegações preconceituosas”, o segmento em negrito resume ou engloba os itens citados antes. A expressão “outras alegações” funcionou como um hipônimo.

(C) Em: “Uma transformação que nada tem de fortuito, de casual, nem de aleatório”, os termos sublinhados constituem uma retificação, uma vez que expressam sentidos sinônimos.

(D) Em: “as mudanças que ocorrem na língua resultam da ação coletiva de seus falantes”, o termo em destaque contraria a ideia de que as ‘mudanças não são aleatórias’.

(E) Em: “A mudança linguística é resultado da interação entre fatores internos (...) e fatores externos à língua”, percebe-se uma oposição, embora não seja explicitada por nenhum recurso linguístico.

(4)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 4 TEXTO

O maiúsculo e o minúsculo

(1) É lastimável quando alguém simplifica em demasia as realidades complexas: perde a proporção dos fatos e se põe a fazer afirmações desprovidas de qualquer fundamento. Enquanto essas simplificações permanecem nos limites estritos do idiossincrático, parece não haver maiores problemas, afinal cada um acredita naquilo que bem lhe apraz. Contudo, quando essas simplificações ultrapassam tais limites e começam a sustentar ações com repercussão para além do idiossincrático, a situação se torna, no mínimo, preocupante.

(2) É o que tem ocorrido ultimamente com certa discussão em torno da língua. Nessa área, há, sem dúvida, questões maiúsculas a serem enfrentadas. O Brasil precisa desencadear um amplo debate com vista à elaboração de uma nova política linguística para si, superando os efeitos deletérios de uma situação ainda muito mal resolvida entre nós.

(3) Essa nova política deverá, entre outros aspectos, reconhecer o caráter multilíngue do país (o fato de o português ser hegemônico não deve nos cegar para as muitas línguas indígenas, europeias e asiáticas que aqui se falam, multiplicidade que constitui parte significativa do patrimônio cultural brasileiro). Ao mesmo tempo, deverá reconhecer a grande e rica diversidade do português falado aqui, vencendo, de vez, o mito da língua única e homogênea.

(4) Será preciso incluir, nessa nova política, um combate sistemático a todos os preconceitos linguísticos que afetam nossas relações sociais e que constituem pesado fator de exclusão social. E incluir, ainda, um incentivo permanente à pesquisa científica da complexa realidade linguística nacional e à ampla divulgação de seus resultados, estimulando com isso, por exemplo, um registro mais adequado, em gramáticas e dicionários, da norma-padrão real, bem como das demais variedades do português, viabilizando uma comparação sistemática de todas elas, como forma de subsidiar o acesso escolar (hoje tão precarizado) ao padrão oral e escrito.

(5) Apesar de termos essas tarefas maiúsculas à frente, foi uma questão minúscula que, a partir de uma grosseira simplificação dos fatos, acabou por tomar corpo em prejuízo de todo o resto: a presença de palavras da língua inglesa em nosso cotidiano.

(6) Uma observação cuidadosa e honesta dos fatos nos mostra que, proporcionalmente ao tamanho do nosso léxico (composto por cerca de 500 mil palavras), esses estrangeirismos não passam de uma insignificante gota d’água (algumas poucas dezenas) num imenso oceano. (7) Mostra-nos ainda mais (e aqui um dado funda-mental): muitos deles, pelas próprias ações dos falantes, estão já em pleno refluxo (a maioria terá, como em qual-quer outra época da história da língua, vida efêmera).

(Carlos Alberto Faraco. Folha de S. Paulo. 13/05/2001.)

9

A compreensão global dos sentidos e das intenções identificáveis no texto não permitem concluir que: (A) O autor desenvolve seu texto sob a perspectiva de

uma dicotomia, embora seu propósito comunicativo seja o de defender a inconsistência e a irrelevância de um dos lados da questão.

(B) Uma metáfora, expressa desde o título, sustenta sua argumentação. Nesse quadro metafórico, ganham relevo o plurilinguismo da realidade brasileira e seu caráter diversificado.

(C) Fruto de uma visão ampla, a incorporação ao léxico português de estrangeirismos não deve assumir um caráter de questão fundamental, encobrindo problemas maiores da realidade linguística nacional. (D) Segundo o autor, devem ter prioridade, no âmbito

das ações linguísticas relevantes, as questões que, apesar de parecerem periféricas, se fundamentam em uma percepção de caráter idiossincrático.

(E) Os ideais de uma língua nacional única e homogênea constituem um dos principais objetivos a serem pretendidos, como forma de assegurar a continuidade do patrimônio cultural brasileiro.

10

No tocante ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa adequada:

(A) Rascunhava todos os seus textos à lápis para depois escrevê-los à máquina.

(B) Não há dúvidas de que, com novos óculos, ele veria a distância do perigo, aquela hora do dia.

(C) Ela se com ternura ao menino, afeto às meninas da sala e, com respeito, a várias pessoas menos íntimas. (D) Aquela distância, os carros só poderiam bater; não

obedeceram as regras do trânsito. (E) Fui à Maceió provar um sururu à região.

11

Sobre a colocação pronominal estão corretas as seguintes proposições:

I. Diante de pronomes relativos, que, quem, qual, onde etc., o uso da próclise é obrigatório.

II. Diante das conjunções subordinativas que, como, embora etc., o uso da próclise é facultativo.

III. Verbo no gerúndio, precedido de preposição em, torna o pronome átono enclítico.

IV. A mesóclise só é obrigatória quando se combinam dois fatores: verbo no futuro iniciando a oração e ausência de palavra atrativa exigindo próclise. (A) II, III e V.

(B) I e IV. (C) II, IV e V. (D) III e IV.

(5)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 5 12

Assinale o período que está pontuado corretamente: (A) Pedimos aos candidatos que respondam às

perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos concursos.

(B) Pedimos aos candidatos, que respondam, às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos concursos.

(C) Pedimos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos concursos.

(D) Pedimos, aos candidatos que respondam às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos concursos.

(E) Pedimos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos concursos.

13

As alternativas a seguir, apresentam paroxítonas que, segundo determinada regra do Novo Acordo Ortográfico, não devem ser acentuadas. Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica:

(A) Crimeia – Eneias – Leia – releia

(B) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia; (C) apoia – corticoide – jiboia – tipoia;

(D) Assembleia – ideia – ateia – boleia; (E) aldeia – baleia – lampreia – sereia. 14

Observe as seguintes orações:

I. Ela partiu sem me esclarecer o porquê de seu descontentamento.

II. Sei que você se aborreceu comigo, só não sei por quê. III. Meu coração, não sei porque, bate feliz quando te vê. Está correto o emprego da forma sublinhada SOMENTE em (A) III. (B) II e III. (C) I e II. (D) I e III. (E) I. 15

“O jogador não está em campo para bater no adversário, e sim para bater o adversário, usando para isso sua paciência e seus recursos técnicos. ” (José G. Couto. Folha de São Paulo, 24 abril. 2000 p. 5-7.).

No período acima, o autor emprega duas vezes o verbo bater. Após análise do enunciado, podemos concluir que: I. O verbo apresenta o mesmo sentido nas duas

ocorrências.

II. O verbo apresenta sentidos diferentes, mas a mesma regência.

III. Apesar de apresentar regências diferentes, o verbo apresenta o mesmo sentido nas duas ocorrências. IV. O verbo apresenta sentido e regências diferentes.

V. Na primeira aparição, o verbo é Transitivo Direto e Transitivo Indireto na segunda.

Estão corretas: (A) I e II; (B) II, III e IV; (C) Apenas a IV; (D) Apenas a V;

(E) Todas estão corretas.

16

Assinale a alternativa que completa os períodos a seguir: I. Você _________ disse que não participaria mais. II. Vão em ________ os registros.

III. A moça estava _________ aborrecida.

IV. É _________ muita cautela para atravessar a avenida. V. Nesta sala, estudam a terceira e a quarta ____ do

primeiro grau.

(A) mesmo anexos meia necessário série. (B) mesma anexos - meio necessária séries. (C) mesmo - anexo - meio necessário séries. (D) mesma anexos - meio necessário séries. (E) mesma - anexos - meia necessário séries.

17

Levando em consideração o uso do vocábulo SE, identifique a alternativa correta:

(A) Tratavam-se de assuntos fundamentais. (B) Vendeu-se terrenos no interior (C) Precisam-se de enfermeiros. (D) Reformam-se roupas.

(E) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

18

O processo de análise sintática é definido pela relação estabelecida entre palavras ou grupos de palavras dentro de um determinado contexto. Partindo desse pressuposto, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, a fim de obter a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA: 1. Objeto direto

2. Objeto indireto 3. Complemento nominal 4. Agente da passiva

( ) “ A miséria pode determinar a supressão de uma delas.”

( ) “ A raiva não atinge o princípio universal e comum.” ( ) “ Uma das tribos será exterminada pela outra.” ( ) ... sempre necessitam de mais mantimentos. (A) 3, 1, 4, 2

(B) 1, 2, 3, 4 (C) 2, 4, 1, 3 (D) 4, 3, 2, 1 (E) 3, 4, 1, 3

(6)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 6 19

Assinale a opção cujo preenchimento das lacunas ocorre com as formas adequadas dos verbos entre parênteses. Assim que vocês ....I.... (refazer) o projeto, ....II.... (receber) o pagamento combinado.

Se ele ....III.... (poder) cumprir os prazos, ....IV.... (ficar) liberado mais cedo.

(A) refazerem receberiam puder ficara (B) refazerem receberão pode ficou (C) refizerem receberão pudesse ficaria (D) refizerem receberiam pôde ficava (E) refizessem receberão podia ficará

20

Na a oração a seguir, analise a opção que apresenta a relação adequada entre as orações: “Fazia um calorão parado tão imenso que se escutava o sininho de vidro dos gafanhotos.”

(A) A segunda oração é causa da primeira.

(B) Existe uma relação de proporcionalidade entre as duas orações.

(C) A primeira oração é consequência da segunda. (D) Existe uma relação de finalidade entre as duas

orações.

(E) A segunda oração é consequência da primeira.

MATEMÁTICA

21

Comprei 72 fitas de vídeo por R$ 2.405,00. Constatei que sete dessas fitas estavam estragadas. Por quanto devo vender as restantes, de modo a obter um lucro de R$ 520,00? (A) R$ 45,00 (B) R$ 40,00 (C) R$ 43,00 (D) R$ 48,00 (E) R$ 46,00 22

Um pai disse aos seus três filhos: no banco tem uma quantia, que vai ser dividida com vocês três. O mais velho ganha

2

1, o mais novo ganha 6

1 e o outro ganha o resto que é de R$ 12.000,00. Quanto é a quantia que tinha no banco? (A) R$ 36.000,00 (B) R$ 30.000,00 (C) R$ 40.000,00 (D) R$ 25.000,00 (E) R$ 45.000,00 23

Alguns objetos, durante a fabricação, necessitam passar por um processo de resfriamento. Para que isso ocorra, uma fábrica utiliza um tanque de resfriamento, como mostrado na figura.

O que aconteceria com o nível da água se colocássemos no tanque um objeto cujo volume fosse de 2400 cm3? (A) O nível subiria 0,2 cm, fazendo a água ficar com 20,2

cm de altura.

(B) O nível subiria 1 cm, fazendo a água ficar com 21 cm de altura.

(C) O nível subiria 2 cm, fazendo a água ficar com 22 cm de altura.

(D) O nível subiria 8 cm, fazendo a água transbordar. (E) O nível subiria 20 cm, fazendo a água transbordar.

24

Um mecânico de uma equipe de corrida necessita de que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros:

a) distância a entre os eixos dianteiro e traseiro; b) altura b entre o solo e o encosto do piloto.

Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente: (A) 0,23 e 0,16. (B) 2,3 e 1,6. (C) 23 e 16. (D) 230 e 160. (E) 2 300 e 1 600 25

Numa prova de matemática, contendo 20 questões, Lula fez 16 pontos. Sabe-se que ele ganhava 5 pontos para cada resposta certa e perdia 2 pontos para cada errada. O total de questões que Lula acertou na prova foi de: (A) 20

(B) 7 (C) 15 (D) 8 (E) 5

(7)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 7 26

60 das 520 galinhas de um aviário NÃO foram vacinadas, morreram 92 galinhas vacinadas. Para as galinhas vacinadas, a razão entre o número de mortas e de vivas é: (A) 1:4 (B) 1:5 (C) 4:1 (D) 4:5 (E) 5:4 27

Vinte e quatro operários fazem 5

2 de determinado serviço em 10 dias, trabalhando 7 horas por dia. Em quantos dias a obra estará terminada, sabendo-se que foram dispensados 4 operários e o regime de trabalho diminuído de uma hora por dia?

(A) 8 (B) 11 (C) 12 (D) 21 (E) 18 28

(CN) Uma fábrica de fósforos usa as seguintes definições: Caixa: conjunto de 45 fósforos

Maço: conjunto com 10 caixas Pacote: conjunto com 12 maços

Dividindo-se 13 pacotes, 5 maços, 8 caixas e 22 fósforos por 8, obtém-se um número p de pacotes, m de maços, c de caixas e f de fósforos, tais que p + m + c + f é igual a: (A) 25 (B) 26 (C) 27 (D) 28 (E) 29 29

Na sala de aula de Maria Eduarda, 60% dos alunos são meninos. Passado o 1º mês de aula, 10 alunos mudaram de sala. Depois da saída dos 10 meninos, a sala ficou com um número de meninos igual ao número de meninas. Qual era o total de estudantes (meninos e meninas) da sala de Maria Eduarda no inicio das aulas?

(A) 50 (B) 40 (C) 55 (D) 45 (E) 48 30

Um comerciante aplicou R$ 300.000,00 de duas formas distintas. Uma parte, à taxa de 2% a.a., durante 15 meses e o restante a 35% a.a., durante 2 meses. Observou que os rendimentos foram iguais. Quais os valores aplicados? (A) R$ 100.000,00 e R$ 200.000,00 (B) R$ 90.000,00 e R$ 210.000,00 (C) R$ 80.000,00 e R$ 220.000,00 (D) R$ 130.000,00 e R$ 70.000,00 (E) R$ 60.000,00 e R$ 140.000,00 31

Num determinado país, todo rádio amador possui um prefixo formado por 5 símbolos assim dispostos: 1 par de letras, 1 algarismo diferente de 0 (zero), e outro par de letras; por exemplo: PY – 6 – CF. O primeiro par de letras é sempre PY, PT ou PV; o segundo par só pode ser constituído das 10 primeiras letras do alfabeto, não havendo letras repetidas. Nesse país o número de prefixos disponíveis é: (A) 270 (B) 1230 (C) 2430 (D) 2700 (E) 2560 32

Para abrir um cofre eletrônico, deve-se digitar uma sequência formada por quatro algarismos distintos, sendo que o primeiro é o triplo do segundo. Uma pessoa que desconhece essa sequência pretende abrir o cofre. O maior número possível de sequências que ela deve digitar é: (A) 170 (B) 240 (C) 180 (D) 280 (E) 168 33

Qual é o vigésimo sétimo termo desta sequência (5,4,7,6,9,8,11,10...)?

(A) superior a 10 e inferior a 20 (B) superior a 20 e inferior a 30. (C) superior a 30 e inferior a 40. (D) superior a 40.

(8)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 8 34

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informa-ções diversas, foram postados “Contos de Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador” ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.

O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.

O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem “Contos de Halloween”.

Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de Halloween” é “Chato” é mais aproximada por

(A) 0,09. (B) 0,12. (C) 0,14. (D) 0,15. (E) 0,18. 35

Cinco quadrados de lado  formam a cruz da figura. A área do quadrilátero convexo de vértices A, B, C e D é:

(A) 2 5 2  (B) 2 4  (C) 2 3 4  (D) 2 5 (E)

6 

2

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

36

...Mário Augusto Teixeira de Freitas, um pensador atuante do Ministério da Educação, observou a necessidade de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País. Com a ajuda de outros homens ilustres, convenceu o presidente Getúlio Vargas a criar, em 1934, o Instituto Nacional de Estatística - INE. (Extraído de IBGE)

(A) Teixeira de Freitas foi um dos idealizadores do IBGE, mas era contra a fusão das áreas de Geografia e Estatística.

(B) Com a criação do INE, surgiram o Conselho Brasileiro de Geografia e o Conselho Nacional de Estatística. (C) Inicialmente, Getúlio Vargas optou por dar autonomia

total ao IBGE, assegurando sua independência do Gabinete Presidencial.

(D) No final dos anos 1960 o IBGE passa a condição de Fundação e é nesse momento que ocorre uma expansão de suas operações

(E) Na atualidade, a Fundação IBGE está fortemente centralizada, subordinando todas as rotinas das Unidades Estaduais e Agências ao gabinete do Presidente.

37

Estabelece as diretrizes sobre os projetos de Pesquisa para a construção da Base Territorial brasileira – BT. Estamos nos referindo a (o):

(A) Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE (B) Diretoria de Geociências- DGC

(C) Diretoria de Pesquisa e Estatística- DPE (D) Conselho Executivo

(E) Unidade Estadual do DF

38

Com o objetivo de cumprir sua missão, o IBGE realiza certas ações, EXCETO:

(A) Identifica, mapeia e analisa o território. (B) Conta a população.

(C) Mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas.

(D) Informa como a população vive.

(E) Estabelece políticas de combate a vulnerabilidade social.

(9)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 9 39

Na condição de Fundação IBGE, podemos definir esse órgão como:

(A) Uma Fundação, sendo pessoa jurídica de Direito Público vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

(B) Órgão da Administração Direta, ligado ao Gabinete da Chefia da Casa Civil.

(C) Empresa Pública, subordinada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

(D) Faz parte da Administração Indireta, sendo definida como Empresa Pública.

(E) Como é uma Fundação Pública, responde apenas ao Ministério da Fazenda.

40

Valores do IBGE. A despeito dos valores e princípios estabelecidos pelo IBGE, são considerados, EXCETO: (A) Ética (B) Parcialidade (C) Transparência (D) Responsabilidade (E) Excelência 41

A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas e assegura o caráter sigiloso das informações prestadas ao IBGE. A estrutura organizacional do IBGE distribuída no território brasileiro por si só já aponta para a necessidade de estabelecer não só controle de operação e treinamento de todos os agentes envolvidos, como também de conscientização sobre a importância da questão do sigilo das informações individuais coletadas durante a operação de campo e durante todo o processo de apuração, análise e divulgação de resultados.

A despeito disso, Assim, a questão do sigilo das informações deve estar presente:

I. Nos instrumentos de coleta, que compreendem os manuais de instrução e os questionários;

II. No processo de contratação, exceto nos treinamentos operacionais;

III. A definição facultativa dos procedimentos de segurança adotados para coleta e armazenamento dos dados;

IV. Na contratação de pessoal, por meio de termos de compromisso e termo de responsabilidade;

V. Na divulgação da legislação existente relacionada com o sigilo das informações;

Estão corretas no que se afirma em: (A) I, II e III apenas;

(B) III, IV e V apenas; (C) I, IV e V apenas; (D) IV e V apenas; (E) I e III apenas.

42

Para o desenvolvimento das chamadas Estatísticas Sociais e Demográficas, o IBGE precisa de um Núcleo Estruturador, que é a (o):

(A) Contagem da População.

(B) Pesquisa Anual por Amostra de Domicílio. (C) Censo Agropecuário.

(D) Censo Demográfico

(E) Sínteses Econômicas, Indicadores Sociais e Demográficas.

43

São Produtos desenvolvidos pela Diretoria de Geociências (DGC):

(A) Base Territorial e Pesquisa sobre Inovação Tecnológica.

(B) Área Territorial Oficial e a atualização do Atlas Nacional.

(C) Pesquisa sobre Turismo e Recursos Naturais (D) Cadastro único das Reservas Ambientais

(E) Pesquisa sobre Tecnologia da Informação e Variação de Preços

44

Apesar da relevância das Agências de Coleta para as ações do IBGE, há duas unidades da federação que ainda não possuem. Estamos falando do:

(A) Amapá e Rondônia (B) Roraima e Acre (C) Acre e Rondônia (D) Roraima e Amapá (E) Amazonas e Amapá

45

Sobre as atribuições das Agências de Coleta e seus servidores, é CORRETO afirmar que:

(A) Os Chefes da Agências estão insubordinados às suas respectivas Unidades estaduais.

(B) Visando otimizar suas funções, as Agências de Coleta procuram se interligar as Unidades Estaduais e Diretorias.

(C) O Chefe da Agência não tem autoridade para representar o IBGE em encontros com órgãos de suas áreas de circunscrição.

(D) A decisão sobre a abertura de novas Agências de Coletas é definida, primeiramente, pela área territorial do seu Estado.

(E) O Estado de São Paulo é atualmente a unidade que possui maior quantidade de agencias de coleta, pois é o 2º estado mais rico do país.

(10)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 10

GEOGRAFIA

46

"CARTOGRAFIA - no sentido lato da palavra não é apenas uma das ferramentas básicas do desenvolvimento econômico, mas é a primeira ferramenta a ser usada antes que outras ferramentas possam ser postas em trabalho."(1)

(1) ONU, Departament of Social Affair. MODERN CARTOGRAPHY - BASE MAPS FOR WORLDS NEEDS. Lake Success.

A produção de representações do espaço geográfico é de essencial importância. Usamos essa ferramenta constantemente para trabalho e para o cotidiano. Em relação a esta temática, assinale a alternativa correta:

(A) O conceito de geoide tenta representar o formato mais aproximado da Terra. Esta forma depende diretamente dos movimentos tectônicos e da força centrífuga desencadeada no planeta a partir do movimento de translação.

(B) Aerolevantamentos são baseados na utilização de equipamentos, como sonares e radares transportados no fundo de embarcações militares, prestando-se à descrição geométrica da superfície topográfica do fundo oceânico.

(C) O Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi desenvolvido visando oferecer total precisão quanto ao nível de detalhamento de informações para o levantamento cartográfico. Foi elaborado primeiramente para atender as necessidades da sociedade civil, sendo logo após levado para realização de ações militares.

(D) O Geoprocessamento consiste na etapa de tratamento das informações obtidas por meio do sensoriamento remoto e do sistema GPS para a produção de mapas, cartogramas, gráficos e sistematizações em geral.

(E) Os cartogramas representam com maior fidelidade informações socioeconômicas, tendo em vista que os ambientes naturais sofrem mudanças constantes, sobretudo no que se refere as áreas desmatadas para servir ao agronegócio.

47

Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações.

Na figura abaixo, vê-se uma dessas projeções. A partir de sua análise, indique a alternativa correta:

(A) Na projeção, é visível o objetivo de representar com mais precisão as áreas de baixas latitudes, obrigando as áreas de altas latitudes a se apresentarem com grandes deformações.

(B) A projeção é centrada no polo sul, localizado no interior do continente da Antártida, os meridianos são irradiados a partir deste centro em direção ao polo oposto.

(C) Nesta projeção, é visível parte do sul do Brasil, sobretudo aquela que se encontra ao sul do trópico de câncer.

(D) Por se tratar de uma projeção cônica, baseada na visão de Mollweide, os paralelos se apresentam como arcos concêntricos, elaborados a igual distância entre si.

(E) Há uma tendência natural, neste tipo de projeção, as regiões polares se apresentarem extremamente deformadas por servirem de ponto de projeção.

(11)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 11 48

Para que uma representação cartográfica seja precisa, ela deve tomar posse de diversos elementos técnicos que ajudarão na leitura e compreensão dos fenômenos que estão presentes no espaço geográfico.

A escala cartográfica é a proporção matemática entre um dado espaço geográfico e sua representação cartográfica, designando quantas vezes foi necessário diminuir aquela área para que ela coubesse no plano onde foi produzida.

Observe as imagens representativas do território brasileiro, desenvolvidas em duas escalas diferentes. A partir da interpretação das imagens, podemos afirmar corretamente que:

(A) O mapa 1, por ser produzido em uma escala de grandeza acentuada, é capaz de mostrar uma gama de informações muito mais precisas que o mapa 2, tendo em vista a escala do segundo mapa ser muito maior.

(B) No mapa 2, cada centímetro representado em sua forma gráfica, simbolizam 160 km em distãncia real. (C) A ordem de grandeza de uma escala cartográfica é

diretamente proporcional a riqueza de detalhes representado nele. Neste caso, o mapa 2 é muito superior no nível de detalhamento, quando comparado ao mapa 1.

(D) O mapa 1, foi produzido em uma escala maior, quando comparado ao mapa 2, o que lhe confere um maior nível de detalhamento.

(E) Apesar dos dois mapas apresentarem tamanhos e escalas diferentes, eles conferem a mesma capacidade de visualização do espaço, prestando-se assim para as mesmas funções e dando o mesmo nível de informações espaciais.

49

“Em 1999 chegamos à Amazônia para investigar a exploração ilegal de madeira. Não saímos mais. Muitas pesquisas e ameaças de morte depois, continuamos em campo. Aliados às comunidades locais, identificamos áreas sob pressão de desmatamento e denunciamos os responsáveis. Lutamos para que a produção de gado e soja, maiores vetores de devastação, parem de avançar sobre a floresta. Em 2014, voltamos a tratar do tema da exploração ilegal de madeira denunciando as fraudes no sistema que controla o setor”

Greenpiece Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia. Sobre estes aspectos negativos, assinale a alternativa correta:

(A) A redução de ciclagem d’água deve afetar apenas os ribeirinhos, tendo em vista que os “rios voadores” abastecem com grandes volumes pluviométricos a porção interior da floresta.

(B) A perda da capacidade produtiva dos ecossistemas é superada pela rápida capacidade de regeneração dos ambientes utilizados, sobretudo naqueles utilizados para pastagens.

(C) Ocorre um decréscimo na temperatura ambiente, tendo em vista a redução do efeito estufa natural. (D) Eleva-se a fertilidade natural dos solos devido a

elevação do processo de laterização.

(E) Têm-se um aumento do assoreamento de cursos fluviais, promovido pela expansão da agropecuária até as margens fluviais.

(12)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 12 50

Analisando a imagem referente a um dos grandes domínios naturais brasileiros, podemos afirmar corretamente que:

(A) A área de ocorrência deste domínio está relacionada com as regiões de maior distanciamento da linha do Equador no território brasileiro, tendo em vista que estas áreas, por apresentarem menores amplitudes térmicas, possuem ambientes mais frios e úmidos, necessários ao desenvolvimento deste padrão vegetativo.

(B) Domínio comum do Sul do Brasil e também de alguns pontos mais elevadas das serras do Sudeste do país. No sul, encontra-se bastante devastado, devido ao uso intensivo de sua madeira e de suas terras para a agropecuária, sobretudo após a chegada dos imigrantes europeus, a partir do século XIX.

(C) Vegetação de caráter homogêneo, cujos frutos secos são comumente explorados nas áreas mais elevadas no ecótono do pantanal mato-grossense.

(D) Trata-se de um domínio de transição entre a região do chaco argentino e uruguaio e os domínios tropicais do Centro-oeste brasileiro.

(E) Neste domínio natural, as temperaturas médias são inferiores a 10º durante o ano, com queda de neve pronunciada, daí o fato das suas folhas serem latifoliadas, para que se evite assim, a perda de água nos meses mais secos.

51

A estrutura climática é originada da conjugação de fatores climáticos diversos. Mesmo assim, foram propôs-tas classificações que, considerando as médias de tempe-raturas e chuvas coletadas em um período de pelo me-nos trinta ame-nos, estabeleceram os intervalos de tempera-tura e chuva que caracterizam os vários tipos de clima. Analise os climogramas hipotéticos a seguir e indique, dentre as alternativas, aquela que se mostra de forma correta:

(A) Os dois climogramas representam condições climáticas de ambientes naturais completamente diferentes, tendo em vista a condição básica representada no climograma I é de um clima quente e úmido com pequena variação de temperatura, enquanto o climograma II demonstra um clima mais frio, com temperaturas sempre negativas e com elevada variação térmica e pequeno índice pluviométrico.

(B) O climograma II pode ser considerado como subtropical, tendo em vista que os meses mais frios coincidem com os meses de inverno do sul do Brasil. (C) O climograma II, apesar de representar um clima

muito diferente em relação aos climas verificados no território brasileiro, apresenta grande semelhança em relação ao índice pluviométrico do clima semiárido nordestino.

(D) Tanto o climograma I quanto o climograma II podem ser considerados como climas subsumidos.

(E) O climograma I representa um clima encontrado em toda a região Norte, desde a porção norte do estado de Roraima, até o extremo sul do estado de Goiás.

(13)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 13 52

Leia o texto abaixo, extraído do romance O cortiço, que revela um grave e histórico problema habitacional dos centros urbanos brasileiros.

Um cortiço! Exclamava ele, possesso. Um cortiço! Maldito seja aquele vendeiro de todos os diabos! Fazer-me um corti-ço debaixo das janelas!... Estragou-me a casa, o malvado! [...] Noventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. [...]

[...] E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, e multiplicar-se como larvas no esterco. Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente.

(AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 3. ed. São Paulo: Ática, 1975. p. 20-21.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a realida-de urbana brasileira, assinale a afirmativa CORRETA: (A) Devido ao pouco investimento em políticas

habitacionais para as classes mais pobres, as moradias inadequadas são problemas que persistem no Brasil há muito tempo, tendo se acentuado bastante no último século.

(B) O problema relatado no texto é característico apenas em pequenos centros urbanos, uma vez que o governo federal aplica parcos recursos para construção de moradias.

(C) O texto revela uma opção de grande parte da população brasileira, que por motivos culturais prefere viver nos cortiços.

(D) Os cortiços não apresentam riscos à saúde nem à vida dos moradores, pois são construídos com padrões técnicos e arquitetônicos adequados.

(E) As formas de habitação relatadas no texto se mantiveram ao longo do tempo, mesmo havendo uma elevação significativa da renda recebida pela população mais pobre.

53

O Brasil possui seu sistema legislativo relacionado à existência de uma câmara dupla (sistema bicameral). Em relação aos dispositivos gerais do sistema legislativo brasileiro em todas as esferas da administração nacional, assinale a alternativa incorreta:

(A) Cabe ao legislador julgar processos que sejam de inte-resse da população e dos estados, bem como a admi-nistração direta dos municípios e do Distrito Federal. (B) O Senado federal é composto por um número

idêntico de representantes de cada estado e do Distrito Federal.

(C) Todos os cargos do legislativo são ocupados por membros que são eleitos via voto direto.

(D) Os vereadores representam os interesses da população junto à administração municipal.

(E) O legislativo é responsável pela criação de projetos que após passarem por discussões e votações poderão vir a se tornar lei.

54

Os cartogramas, a seguir, referem-se, respectivamente, à configuração do território brasileiro no século XIX e na atualidade.

Com base nesses cartogramas, identifique a alternativa correta:

(A) No cartograma I muitas das divisões político-administrativo brasileiras eram diferentes em relação a atualidade, como exemplo, vê-se no cartograma que a Comarca do São Francisco, hoje pertencente ao estado de Minas Gerais, pertencia nesta época ao estado de Pernambuco.

(B) A linha A-B, representada no cartograma I, mostra o local por onde passava a linha do Tratado de Tordesi-lhas, revelando onde seria a fronteira atual brasileira, caso não tivesse havido a intensa imigração de estrangeiros em nosso território durante o século XIX. (C) O Cartograma II mostra as divisões político-administrativas atuais, estabelecidas pela última regionalização desenvolvida pelo IBGE, na década de 1990, elaborada pelo geógrafo Pinchas Geiger. (D) Na regionalização desenvolvida pelo IBGE em 1969, a

região Leste foi extinta, fazendo com que os estados da Bahia e Sergipe fossem incorporados na região Nordeste e o antigo estado da Guanabara, incorporado ao estado de São Paulo.

(E) O estado do Tocantins, criado por força da Constituição de 1988, foi formado pelo desmembramento de aproximadamente 277 mil km² do território de Goiás, passando a fazer parte da região Norte do país.

(14)

Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I Página 14 55

O Sudeste brasileiro foi durante muitos anos a região brasileira que mais recebeu migrantes, no entanto, nas últimas décadas esse cenário mudou, atualmente a região Centro-Oeste é o principal destino para os fluxos migratórios. Essas regiões recebem migrantes de várias partes do Brasil. O complexo regional brasileiro que é a principal origem de emigrantes. Esta situação decorre: (A) Da construção de Brasília, da expansão da fronteira

agrícola e do crescimento dos investimentos em infraestrutura de transportes.

(B) Da expansão da produção da fruticultura irrigada nas margens do rio Paraguai.

(C) Da queda acentuada da produção industrial do Sudeste.

(D) Da elevação da concentração de renda gerada pelo desenvolvimento da produção de soja, sobretudo no estado de Rondônia.

(E) Do crescimento do padrão industrial, fortalecido pela ampla ligação ferroviária com os demais países do Mercosul.

56

Este bioma é considerado como uma das maiores extensões úmidas do planeta. Chega a ocupar uma área de aproximadamente 250 mil km2, quase 2% de todo o território brasileiro. Apenas dois estados do nosso país apresentam esse bioma, são eles: o Mato Grosso, que chega a ocupar aproximadamente 7% desse estado, e o Mato Grosso do Sul, que chega a ocupar aproxima-damente 25% desse estado. Esse bioma também faz parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

A partir da leitura do texto, podemos identificar o seguinte bioma: (A) Amazônia (B) Mares de morros (C) Campos de coxilhas (D) Caatinga hipoxerófila (E) Pantanal. 57

No Brasil, a polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana. Nessa condição, a concepção de metrópole Nacional abrange:

(A) extensas regiões, com influência que ultrapassa os limites da própria região onde está inserida determi-nando condições em todo o território brasileiro. (B) cidades médias e vilas dentro de um limite

determinado pelo centro regional.

(C) distritos, povoados, comunidades rurais e áreas vizinhas, no limite municipal.

(D) todo o território estadual, direcionando apenas a vida econômica e social local.

(E) centros regionais menores, com raio de ação inferior à esfera estadual.

58

Um indivíduo decide fazer uma viagem passando por alguns importantes centros urbanos brasileiros. As cidades escolhidas foram, respectivamente: Porto Alegre(RS)-Brasília(DF)-Salvador(BA)-Belém(PA).

Levando-se em consideração as direções tomadas, o indivíduo se deslocou pelas seguintes direções:

(A) Sul-leste-norte (B) Noroeste-norte-norte (C) Norte-nordeste-noroeste (D) Sul-oeste-norte (E) Noroeste-sudeste-leste 59

As pirâmides etárias a seguir, retratam a evolução populacional brasileira entre os períodos indicados. Analise a imagem e assinale a alternativa correta:

(A) a primeira pirâmide é típica de um país desenvolvido – maioria da população é jovem –, já a segunda aponta para um país subdesenvolvido, onde as altas taxas de mortalidade infantil fazem com que a população mais jovem “encolha”.

(B) a situação verificada na segunda pirâmide, deve-se exclusivamente as melhorias socioeconômicas estabele-cidas nas áreas rurais brasileiras nas últimas décadas. (C) as pirâmides mostram que o Brasil, ao longo dos trinta

anos que se passaram, passou pela a chamada transição demográfica, apresentando um envelhecimento de sua população.

(D) devido ao elevado número de jovens do país as alterações ocorridas na distribuição etária da população brasileira ao longo desses trinta anos não provocaram impacto algum na economia brasileira.

(E) não existem alterações substanciais na distribuição da população brasileira, já que a taxa de natalidade se manteve constante ao longo do período.

60

Ao considerar que a distância real entre duas localidades é de 150km e que a sua distância gráfica, em um mapa de escala não referida, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na seguinte escala:

(A) 1 : 1.200.000 (B) 1 : 2.500.000 (C) 1 : 12.500.000 (D) 1 : 20.500.000 (E) 1 : 48.000.000

Referências

Documentos relacionados

Reutilizar dois parafusos de cabeça cilíndrica (7) para instalar a tampa inferior de montagem da ficha da bateria (6) com a ficha da bateria.. Não apertar totalmente os parafusos

Rutilius Rufus( سوفور سوليتير مهئطاوتو داوقلا زجع ببسب اهلبح برطضا نأ دعب شيلجا فوفص يف ةعاطلا عاجرإ بعلاتلا لاو لجرلا اذه ةمذ ءارتشا هل نكيم لا هنأ ةطرغوي

A tabela 4.4 apresenta os valores de octanagem dos combustíveis calculados a partir dos valores de intensidade de detonação medidos no módulo experimental para cada um dos

Cada povo utilizava o Tengwar de seu jeito diferente, podendo existir até mesmo mais de um modo para a mesma língua, como ocorre, por exemplo, com o Sindarin.. Existem modos

1.000 MW (mil megawatts) no ano de 2029, para Estados que possuam ponto de suprimento de gás natural na data de publicação desta Lei, e de 1.000 MW (mil megawatts)

Quando Alexandre Magno conquistava o mundo, repreendeu um corsário, que houve às mãos, por andar infestando os mares da Índia com dez navios. Ele respondeu-lhe discreto:

Neste sentido, considerando esta problemática, esta tese tem por objetivo geral analisar o discurso de divulgação do Esperanto, proferido por Zamenhof ([1900] 1998),

E não esqueça: desde já, use as novas regras para escrever comunicados para os pais e alunos e também para produzir todo o material exposto nas!. paredes da escola (exatamente como