• Nenhum resultado encontrado

Ficha da Unidade Curricular Design de Comunicação III

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha da Unidade Curricular Design de Comunicação III"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Universidade do Algarve - ESEC Curso de Design de Comunicação

Unidade Curricular Obrigatória: Design de Comunicação III Área Científica: Design - Tipo: Semestral

Ano lectivo: 2009- 2010

Ciclo: 1º - Ano: 2º - Semestre: 1º - Tipologia: 1TP + 3P + 1,5 OT - ECTS: 9 Responsável pela UC: Joana Lessa (Coordenação da UC)

Docentes: Joana Lessa e Gabriela Soares

Ficha da Unidade Curricular Design de Comunicação III

1. Resumo

Nas unidades curriculares de Design de Comunicação, o aluno encontra um espaço de projecto onde irá centrar a sua formação de designer explorando um tema genérico. Design de Comunicação III versará sobre o Design Editorial, no âmbito da qual o aluno desenvolverá Projectos de composição editorial com um grau elevado de complexidade.

2. Competências a desenvolver 2.1 Instrumentais

Auto-disciplina, desenvolvimento do sentido de observação e de análise;

Sensibilidade para todos os aspectos em torno do uso da tipografia: suas características, variações, especificidades históricas;

Sensibilidade para a harmonia e equilíbrio visuais;

Prática do rigor no âmbito da composição visual, especificamente com o uso da tipografia, composição tipográfica e paginação;

Prática da auto-crítica como mecanismo necessário ao desenvolvimento do trabalho, e da crítica fundamentada e construtiva;

Domínio profundo ao nível da organização, da negociação e da transmissão de ideias, essenciais ao trabalho de equipa;

Compreensão da estrutura de papéis e responsabilidades na produção de um produto de paginação;

Entendimento de todo o processo de desenvolvimento do produto de paginação;

Uma visão pessoal inquieta e uma postura exigente e inconformada na prática do Design de Comunicação.

2.2 Interpessoais

Entender o trabalho cooperativo e o trabalho de equipa como fundamentais à futura prática profissional;

Capacidade de trabalhar com outros, em projecto ou actividades multidisciplinares;

Proficiência de organização, de negociação e de transmissão de ideias, necessárias ao trabalho de equipa.

(2)

2

2.3 Sistémicas

Entender o produto de Design, no seu enquadramento cultural, temporal e geográfico, e também na sua função, durabilidade e público-alvo.

3. Conteúdos Programáticos

A Paginação: significados; funções; produtos; breve historial que permitirá observar a evolução desta actividade e dos produtos daí resultantes;

Os diferentes produtos de paginação: características, as partes em que se compõe,

funcionalidade; os diferentes públicos-alvo; as aplicações comerciais e as aplicações culturais; O livro: natureza e função; a função e o poder afectivo do livro; breve historial do livro no Ocidente; análise de um livro – estudo de caso; unidade e diversidade dentro da paginação; As metodologias do Design aplicadas à questão da Paginação e toda a envolvência do processo: Pesquisa e análise do problema; confronto com o mercado; a relação com o cliente; o briefing; desenvolvimento de soluções fortemente enraizadas e justificadas (aspectos conceptuais e formais).

4. Estratégias / Métodos de ensino

Explanação teórica no âmbito dos projectos em realização; Realização de Projectos;

Visionamento e análise de documentação em suporte AV; Utilização das TIC para apresentação de conteúdos e pesquisa; Acompanhamento contínuo do trabalho do aluno, pelas docentes.

5. Tempo

5.1. Tempo de trabalho de contacto

Teórico-Prático + Práticas + Orientação Tutorial (TP+P+OT): 16 horas TP + 48 horas P + 1,5 horas OT

Docente Joana Lessa: 16 horas TP + 16 horas P + 16 horas OT; Docente Gabriela Soares: 32 horas P + 8 horas OT.

5.2 Tempo de trabalho independente

Pesquisa, investigação e desenvolvimento de exercícios teóricos e práticos: 64 horas

5.3 Tempo total

112 horas

6. Resultados esperados de aprendizagem

Distinção entre produtos de paginação diferentes, justificados por distintas funções, suportes, públicos-alvo e conteúdos;

Concepção de uma paginação adequada, para distintas funções, suportes, públicos-alvo e conteúdos;

Concepção de produtos de paginação com uma abordagem intuitiva;

Concepção de produtos de paginação com uma abordagem vincada numa prática rigorosa, harmoniosa e funcional;

Aplicação das regras e das estratégias de comunicação conducentes a um produto de paginação coerente e bem justificado;

(3)

3

Domínio profundo na escolha e manipulação dos aspectos formais: imagem, tipografia, cor, composição e dos conceptuais, tendo em vista a concepção de um produto graficamente coerente;

Identificação e descrição das características do público-alvo de um produto gráfico e capacidade de delinear uma estratégia de comunicação e um discurso gráfico, que vá de encontro a esse público;

Desenvolvimento de um projecto aplicando um visão metodológica, estabelecendo as etapas necessárias ao evoluir de um produto de design (aplicação de uma metodologia de Design); Exercício da auto-crítica como mecanismo necessário ao desenvolvimento do trabalho, e da crítica fundamentada e construtiva de produtos de Design (académicos e profissionais); Compreensão do produto de paginação, quer seja livro, revista ou jornal, enquadrado no seu contexto cultural, temporal e geográfico.

7. Métodos de avaliação / Cálculo da classificação final

A avaliação desta unidade curricular é distribuída sem exame final conforme o estabelecido na alínea b), do ponto 1, do artigo 11º do capítulo III, do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Algarve.

A avaliação é contínua e todos os trabalhos deverão ser acompanhados pelos docentes, pelo que os alunos utilizarão os espaços de aula para tal e são responsáveis pela sua apresentação de modo continuado aos docentes. Os trabalhos não acompanhados pelas docentes, não serão avaliados.

Para a aprovação a Design de Comunicação III: os alunos devem obter, através da avaliação aos elementos desenvolvidos durante o semestre (7.1, 7.2, 7.3 e 7.4), a média final com um valor igual ou superior a 9,5 . A média final é resultante da ponderação da avaliação aos elementos 7.1, 7.2, 7.3 e 7.4. A nota final será expressa em unidades. Reprovam os alunos que obtiverem como média final um valor inferior a 9,5.

Elementos de Avaliação:

7.1 Acompanhamento dos trabalhos, assiduidade e participação nas aulas: 10%

7.2 Projecto de paginação de Brochura Tipográfica impressa - de grupo: 30%: apresentação,

avaliação e entrega a 28.10.09 (apresentação = 10% da nota deste projecto; a articulação da apresentação entre todos os elementos do grupo é fundamental); mais dados serão facultados em documento específico disponibilizado na área da tutória electrónica;

7.3 Projecto de paginação de Livro impresso - de grupo: 30% : apresentação, avaliação e

entrega a 20.01.10 (apresentação = 10% da nota deste projecto; a articulação da apresentação entre todos os elementos do grupo é fundamental); mais dados serão facultados em documento específico disponibilizado na área da tutória electrónica;

7.4 Relatório final sobre os projectos desenvolvidos - individual: 30% : entrega a 20.01.10; O

relatório final deve, entre outros aspectos, incidir sobre o trabalho especificamente desenvolvido por cada aluno dentro dos grupos e acompanhado pelos docentes ao longo do semestre; mais dados serão facultados em documento específico disponibilizado na área da tutória electrónica) .

Classificação final: 7.1 + 7.2 + 7.3 + 7.4 = 100%

Alunos abrangidos por legislação especial: Os alunos abrangidos por legislação especial

deverão combinar com a coordenadora, nas primeiras duas semanas do semestre lectivo, um plano de trabalho alternativo na ausência do qual terão de respeitar o plano geral. O plano a combinar tem, no entanto de considerar um acompanhamento mínimo obrigatório pelas docentes, tal como os momentos formais de apresentação de trabalho.

(4)

4

8. Critérios de avaliação

Assiduidade e capacidade de trabalho; pontualidade, empenho, desempenho e colaboração com os colegas; apresentação e discussão com os docentes do trabalho, no espaço da aula; pesquisa e apoio teórico como base ao trabalho prático; soluções coerentes, criativas e fortemente justificadas; capacidade na resolução de problemas; capacidade de implementação dos conceitos em exercícios práticos (o que também implica domínio tecnológico).

9. Bibliografia

9.1 Bibliografia específica

Bringhurst, Robert (1997). The Elements of Typographic Style. Canada: Hartley & Marks Publishers. (1ª ed. 1992).

Brockmann, Muller (1992). Sistemas de reticulas. Barcelona: Gustavo Gili. 2ª ed.

Lupton, Ellen (2004 ). Thinking with Type: A critical guide for designers,writers,editors, & students. USA: Princeton Architectural Press.

Lupton, Ellen (2007 ). Thinking with Type . Consultado em 25 de Setembro de 2008, em Papress.com: http://papress.com/thinkingwithtype/

Sutton, James & Bartram, Alan (1998). Typefaces for Books. Rowman & Littlefield Publishers. Tschichold, Jan (1991). The form of the book: Essays on the morality of good design. Washington: Hartley & Marks.

Fawcett-Tang, Roger (2004). Diseño de libros contemporáneo. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.

Burkle, J. Christoph et al. (2002). Jost Huchuli: Printed matters, mainly books. Zurique: Niggli.

Frost, Chris (2003). Designing for newspaper and magazines. Routledge, an imprint of Taylor & Francis Books Lt.

Schmid, Helmut (editor) (2003). Typography today. Japan: Seibundo Shintosha (ed. orig. 1980)

(1997). The road to basel: Typographic reflections. Japan: Helmut Schmid Design. Klanten, Robert (2004). Type-one: Discipline and progress in typography. Berlim: Die Gestalten Verlag.

Bicker, João (2001). Manual tipográfico de Giambattista Bodoni. Coimbra: Editora Almedina, Émigre, Inc. (1995- 2006). Emigre. Consultado em 25 de Setembro de 2008, em Emigre: http://www.emigre.com/index.php.

Fontshop International. (2005). The Font Shop. Consultado em 25 de Setembro de 2008, em Fontshop: http://www.fontshop.com/.

Linotype, Gmbh (2006). Linotype: The source of the originals. Consultado em 25 de Setembro de 2008, em Linotype: http://www.linotype.com.

Coles, Stephen & Lurie-Terrell, Joshua (Ed.) (2006). Typographica (journal of

typography). Consultado em 25 de Setembro de 2008, em Tipografica: http://typographi.com/. McLean, Ruari (1980). The Thames and Hudson Manual of Typography. UK: Thames and Hudson.

Kane, John; (2002). A Type Primer. UK: Laurence King Publishing.

Heller, Steven, Ilic, Mirko (2004). Handwritten: expressive lettering in the digital age. Londres: Thames & Hudson.

McLean, Ruari (1996). Jan Tschichold – a life in typography. London: Lund Humphries. (1995). Joseph Muller-Brockmann: A pionner of swiss graphic design. Basel: Edited by Lars Muller.

(5)

5

Hall, Peter (2001). Sagmeister: Made you look. EUA: Bothh Clibborn Editons.

9.2 Bibliografia geral (Design)

Meggs, Philip B. (2002). History of graphic design. New York: John Wiley & Sons Inc. (3ª ed.). Hollis, Richard (1994). Graphic design: A concise history. UK: Thames and Hudson.

Nota: Mais referências para consulta disponibilizadas na área da tutória electrónica.

10. Fontes

Bibliotecas da UAlg (Penha e Gambelas); Bibliotecas de outras Universidades Nacionais; Bibliotecas Municipais e Nacionais;

Internet (páginas diversas de: designers, instituições de ensino, ateliês e empresas de design, associações de design, museus, bases bibliográficas, entre outras);

Material disponibilizado pelas docentes, através da página oficial on-line da Unidade Curricular;

Visualização de exercícios e projectos realizados por diferentes autores, relevantes para os temas a abordar.

11. Língua

Português e, no caso de estarem inscritos alunos Socrates/Erasmus, também o Inglês.

Referências

Documentos relacionados

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em