• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II. (Ato da Mesa nº 98, de 2001) ÁREA I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO II. (Ato da Mesa nº 98, de 2001) ÁREA I"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

ANEXO II

(Ato da Mesa nº 98, de 2001) ÁREA I

A

DIREITO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS FUNDAMENTAIS, GERAIS E SETORIAIS. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. ESTADO DE DIREITO E ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO.

B

PODER CONSTITUINTE: ORIGINÁRIO, DERIVADO E DECORRENTE. EMENDA, REFORMA E REVISÃO CONSTITUCIONAL. LIMITAÇÕES FORMAIS, TEMPORAIS, CIRCUNSTANCIAIS E MATERIAIS AO PODER REFORMADOR. CLÁUSULAS PÉTREAS.

C

VIGÊNCIA, VALIDADE E EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS E

INFRACONSTITUCIONAIS DO REGIME CONSTITUCIONAL ANTERIOR. RECEPÇÃO, REPRISTINAÇÃO, DESCONSTITUCIONALIZAÇÃO. CONFLITO DE LEIS NO TEMPO.

D

DIREITO ADMINISTRATIVO. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO, DOS

SERVIÇOS, DA FUNÇÃO E DOS BENS PÚBLICOS. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA FEDERAL.

E

DIREITO ELEITORAL E PARTIDÁRIO. DIREITOS POLÍTICOS. PARTIDOS POLÍTICOS. SISTEMAS ELEITORAIS. JUSTIÇA ELEITORAL. CRIMES ELEITORAIS.

F

MUNICIPALISMO. DIREITO MUNICIPAL. CRIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E EXTINÇÃO DOS MUNICÍPIOS. AUTONOMIA E ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL.

G

PODER LEGISLATIVO. PROCESSO LEGISLATIVO. REGIMENTO INTERNO. H

(2)

PODER JUDICIÁRIO. MAGISTRATURA. MINISTÉRIO PÚBLICO. ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO. DEFENSORIA PÚBLICA.

ÁREA II A

DIREITO CIVIL: OBRIGAÇÕES, CONTRATOS, RESPONSABILIDADE CIVIL. DIREITO DE AUTOR. DIREITO DE FAMÍLIA. DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. JUSTIÇA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE. REGISTROS PÚBLICOS E ATIVIDADE NOTARIAL.

B

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO. TRIBUNAIS INTERNACIONAIS E ARBITRAGEM INTERNACIONAL.

C DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

D

DIREITO PENAL: DIREITO PENAL MILITAR, DIREITO PENAL ECONÔMICO, DIREITO PENAL FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO. DELITOS DE TRÂNSITO. CRIMINALIDADE URBANA E RURAL. IMUNIDADE PARLAMENTAR. ANISTIA.

E

DIREITO DA EXECUÇÃO PENAL. SISTEMA E REGIME PENITENCIÁRIO. F

DIREITO PROCESSUAL PENAL. DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR. G

REGIMENTO INTERNO

H

DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA III

(3)

DIREITO TRIBUTÁRIO. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. TRIBUTOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. REPARTIÇÃO DE RECEITAS TRIBUTÁRIAS. ACORDOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA DE TRIBUTAÇÃO. INCENTIVOS FISCAIS.

ISENÇÕES, IMUNIDADES E NÃO INCIDÊNCIA. CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO E DE INTERESSE DE CATEGORIAS PROFISSIONAIS OU ECONÔMICAS. EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS.

B

ADMINISTRAÇÃO FISCAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL. C

FUNDAMENTOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO, CIVIL, COMERCIAL E PENAL. D

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E CONTABILIDADE. E

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA IV

A

FINANÇAS PÚBLICAS. POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS INSTRUMENTOS.

PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL. SISTEMAS E PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS. PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E LEI

ORÇAMENTÁRIA ANUAL. PLANOS NACIONAIS, REGIONAIS E SETORIAIS. B

TRIBUTAÇÃO. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. DÍVIDA PÚBLICA. DÉFICIT PÚBLICO. NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO DO SETOR PÚBLICO. REPARTIÇÃO DE RECEITAS.

C

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO SETOR PÚBLICO. D

CONTABILIDADE GERAL, PÚBLICA, COMERCIAL E BANCÁRIA. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. BALANÇOS ORÇAMENTÁRIO, FINANCEIRO E PATRIMONIAL. ANÁLISE CONTÁBIL.

(4)

E

FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA, PATRIMONIAL E OPERACIONAL. SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO. AUDITORIA: PRINCÍPIOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS. PRESTAÇÃO E TOMADA DE CONTAS. FUNÇÃO FISCALIZADORA DO PODER LEGISLATIVO: PRERROGATIVAS,

ESTRUTURAS E PROCESSOS. TRIBUNAIS DE CONTAS. F

FUNDAMENTOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO, COMERCIAL E PENAL. G

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO, DE ECONOMIA E DE MATEMÁTICA FINANCEIRA.

H

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO.

ÁREA V A

HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO. DIREITO COLETIVO DO TRABALHO. RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. CONTRATO DE TRABALHO. CONTRATO DE TRABALHO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA. FLEXIBILIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO.

TERCEIRIZAÇÃO. COOPERATIVA DE TRABALHO. SINDICALISMO. ORGANIZAÇÃO SINDICAL, DIREITO SINDICAL.

B

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO. FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E TREINAMENTO PROFISSIONAL. APRENDIZAGEM. PROMOÇÃO SOCIAL DO TRABALHADOR. EXERCÍCIO

PROFISSIONAL DE CARÁTER LIBERAL OU TÉCNICO E SUA REGULAMENTAÇÃO. C

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. JUSTIÇA DO TRABALHO. MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO. TRATADOS INTERNACIONAIS E ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS.

(5)

D

TEORIAS ECONÔMICAS DA DETERMINAÇÃO DOS NÍVEIS DE EMPREGO E DE SALÁRIO. TEORIA CLÁSSICA E TEORIA KEYNESIANA. SEGMENTAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO. IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS MERCADOS DE TRABALHO. POLÍTICAS ATIVAS E PASSIVAS PARA O MERCADO DE TRABALHO.

E

METODOLOGIAS DE MENSURAÇÃO DA OFERTA E DA DEMANDA POR TRABALHO: OIT, IBGE, SEADE/DIEESE. EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO A PARTIR DA DÉCADA DE NOVENTA.

F

SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL. SALÁRIO MÍNIMO E A QUESTÃO FISCAL: PREVIDÊNCIA SOCIAL E FINANÇAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS. FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO - FGTS E FUNDO DE AMPARO AO

TRABALHADOR - FAT: FONTES E USOS, EVOLUÇÃO RECENTE DO ATIVO E DO PASSIVO.

G

DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA VI

A

DIREITO AGRÁRIO. POLÍTICA AGRÁRIA, POLÍTICA AGRÍCOLA E POLÍTICA FUNDIÁRIA. DIREITO DE PROPRIEDADE E FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE. LEIS AGRÁRIAS. ESTATUTO DA TERRA. ATIVIDADE AGRÁRIA E AGRARIEDADE. ATIVIDADE EXTRATIVA. PRODUÇÃO AGRÁRIA E PROTEÇÃO AMBIENTAL. CLASSIFICAÇÃO DOS IMÓVEIS RURAIS. MÓDULO RURAL E MÓDULO FISCAL. REFORMA AGRÁRIA. COLONIZAÇÃO. TRIBUTAÇÃO AGRÁRIA E ITR. TERRAS DEVOLUTAS E TERRAS PÚBLICAS. AÇÃO DISCRIMINATÓRIA. USUCAPIÃO. POSSE AGRÁRIA. AÇÕES POSSESSÓRIAS. CONTRATOS AGRÁRIOS. PARCELAMENTO E LOTEAMENTO RURAL. REGISTROS PÚBLICOS. DESAPROPRIAÇÃO. ESPÉCIES DE DESAPROPRIAÇÃO. FASES DA DESAPROPRIAÇÃO. INDENIZAÇÃO. TÍTULOS DA DÍVIDA AGRÁRIA. JUSTIÇA AGRÁRIA. CONFLITOS AGRÁRIOS. TRABALHO RURAL. ENQUADRAMENTO SINDICAL. PREVIDÊNCIA RURAL.

B

DIREITOS INDÍGENAS. POLÍTICA E QUESTÕES INDIGENISTAS. REGIME JURÍDICO DAS TERRAS TRADICIONALMENTE OCUPADAS PELOS ÍNDIOS. DEMARCAÇÃO. ÁREAS RESERVADAS. ÁREAS REMANESCENTES DE QUILOMBOS.

(6)

C

DIREITO AMBIENTAL. CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. SISTEMA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE E SEUS INSTRUMENTOS. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. REGIME JURÍDICO DAS FLORESTAS. ÁREAS

ESPECIALMENTE PROTEGIDAS. RESERVA LEGAL. D

POLÍTICA AGRÍCOLA. ORGANIZAÇÃO DA VIDA RURAL. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO. AGRICULTURA FAMILIAR. PROTEÇÃO DO PEQUENO PRODUTOR RURAL.

E

RESPONSABILIDADE CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL EM MATÉRIA

AMBIENTAL. TOMBAMENTO. FUNDAMENTOS DE DIREITO CIVIL, PROCESSUAL CIVIL, ADMINISTRATIVO E PENAL.

F

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA VII

A

FINANÇAS. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. REGULAMENTAÇÃO E

FISCALIZAÇÃO. REGIMES ESPECIAIS DE INTERVENÇÃO. CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO. POLÍTICA MONETÁRIA E CAMBIAL: MOEDA, JUROS E CÂMBIO. REGIME JURÍDICO DO CAPITAL ESTRANGEIRO. FORMAS DE CAPTAÇÃO DE POUPANÇA. FINANCIAMENTO DE EMPRESAS E DO SETOR PÚBLICO.

FINANCIAMENTO HABITACIONAL: FINANCIAMENTO AGRÍCOLA. CONTRATOS DE CRÉDITO. LEASING. DÍVIDA PÚBLICA INTERNA E EXTERNA. REGULAMENTAÇÃO E CONTROLE. CONSÓRCIOS DE BENS. REGULAMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

B

MERCADO DE CAPITAIS. REGULAMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. NEGOCIAÇÃO DE TÍTULOS E DIREITOS.

C

SEGUROS PRIVADOS, CAPITALIZAÇÃO E PREVIDÊNCIA PRIVADA. REGULAMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

(7)

D

LOTERIAS E CONCURSOS DE PROGNÓSTICOS. SORTEIOS. BINGOS. JOGOS E CASSINOS-EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL.

E

DIREITO COMERCIAL. DIREITO SOCIETÁRIO. SOCIEDADES ANÔNIMAS. MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. DIREITO FALIMENTAR. CRIMES FALIMENTARES.

CONTRATOS MERCANTIS. ARRENDAMENTO MERCANTIL. FOMENTO MERCANTIL (FACTORING). CONTRATOS DE FRANQUIA. COMÉRCIO E TRÁFEGO MARÍTIMO. CRÉDITO NAVAL. MARINHA MERCANTE. DIREITO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. PATENTES E REGISTROS.

F

ORDEM ECONÔMICA. DIREITO ECONÔMICO E DIREITO PENAL ECONÔMICO. INTERVENÇÕES NO DOMÍNIO ECONÔMICO. DEFESA DA CONCORRÊNCIA. PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR.

G

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA VIII

A

DIREITO ADMINISTRATIVO. ATOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E SEU

CONTROLE. LICITAÇÕES. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO, DOS SERVIÇOS, DA FUNÇÃO E DOS BENS PÚBLICOS. A RESPONSABILIDADE NO CAMPO

ADMINISTRATIVO. O PROCESSO E O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO. INTERVENÇÃO NA PROPRIEDADE PRIVADA E NO DOMÍNIO ECONÔMICO. DESAPROPRIAÇÃO.

B

SERVIÇOS PÚBLICOS: COMPETÊNCIA, DESCENTRALIZAÇÃO E

DESCONCENTRAÇÃO. EXECUÇÃO DIRETA E INDIRETA. CONCESSÃO, PERMISSÃO E AUTORIZAÇÃO. PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO E PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO VINCULADA À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES, AGÊNCIAS REGULADORAS, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. CONTRATO DE GESTÃO. GESTÃO FISCAL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

(8)

AGENTES PÚBLICOS. REGIMES JURÍDICOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS. SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR. CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS. CARREIRAS. CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. REGIME JURÍDICO DOS MILITARES E DOS EX-COMBATENTES. ESTATUTO DOS MILITARES.

D

TEORIAS ORGANIZACIONAIS. ENFOQUE SISTÊMICO DA ORGANIZAÇÃO.

REENGENHARIA. QUALIDADE TOTAL. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DE MATERIAL. CONTROLES INTERNO E EXTERNO.

E

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA IX

A

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO. FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL E ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.

B

TEORIA DO CONSUMIDOR. TEORIA DA PRODUÇÃO E ESTRUTURAS DE MERCADO. TEORIA DO EQUILÍBRIO GERAL. TEORIA DOS JOGOS. ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA. ECONOMETRIA. ANÁLISE FINANCEIRA DE INVESTIMENTOS.

C

OFERTA E DEMANDA AGREGADAS. CONTABILIDADE NACIONAL. BALANÇO DE PAGAMENTOS. ECONOMIA MONETÁRIA. POLÍTICAS MONETÁRIA E FISCAL. TEORIA DAS FINANÇAS PÚBLICAS. TEORIA DA TRIBUTAÇÃO. SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. ORÇAMENTOS PÚBLICOS.

D

ECONOMIA INTERNACIONAL - TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. ORGANIZAÇÕES E REGRAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, BLOCOS

ECONÔMICOS. GLOBALIZAÇÃO. CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS. COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO E SEU FINANCIAMENTO. FLUXO DE CAPITAIS. SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL.

E

ECONOMIA BRASILEIRA - POLÍTICAS E PLANOS DE DESENVOLVIMENTO NACIONAL, REGIONAIS E SETORIAIS. MONOPÓLIOS DA UNIÃO.

(9)

DESESTATIZAÇÃO. CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS. REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA. DEFESA DA CONCORRÊNCIA. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL. MERCADO DE CAPITAIS, MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. TURISMO. ECONOMIA INFORMAL.

F

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA X

A

AGRICULTURA, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO RURAL. AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR. GARANTIA E ESTABILIDADE DE RENDA NA

AGRICULTURA.

B

POLÍTICA AGRÍCOLA. GASTOS PÚBLICOS NA AGRICULTURA. SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS. INCENTIVOS FISCAIS. CRÉDITO RURAL. PREÇOS MÍNIMOS. DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. RECURSOS GENÉTICOS, PROTEÇÃO DE CULTIVARES. REGISTROS GENEALÓGICOS.

COMERCIALIZAÇÃO, ABASTECIMENTO E ESTOQUE. BOLSAS DE MERCADORIAS. DEFESA SANITÁRIA VEGETAL E ANIMAL. AGROTÓXICOS. PADRONIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E INSPEÇÃO. INFRAESTRUTURA: TRANSPORTES,

ARMAZENAGEM, ENERGIZAÇÃO E ELETRIFICAÇÃO, IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, MECANIZAÇÃO RURAL, SEGURO AGRÍCOLA. DESENVOLVIMENTO FLORESTAL, DESENVOLVIMENTO PESQUEIRO E AGRICULTURA. BIOTECNOLOGIA.

AGROINDÚSTRIA.

C

INTERFACE ENTRE AGRICULTURA E MACROECONOMIA. D

MERCADOS EXTERNOS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. ACORDOS COMERCIAIS SOBRE AS ATIVIDADES RURAIS.

E

MERCADOS INTERNOS DE PRODUTOS E INSUMOS. MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSUMOS AGRÍCOLAS. FORMAÇÃO DE PREÇOS DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS.

(10)

F

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA PRODUÇÃO NA AGRICULTURA. TRABALHO NA AGRICULTURA. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO RURAIS.

G

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE. AGRICULTURA SUSTENTÁVEL. CAÇA, PESCA, EXTRATIVISMO VEGETAL E MEIO AMBIENTE.

H

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XI

A

FUNDAMENTOS DE GEOGRAFIA GERAL. GEOGRAFIA FÍSICA, HUMANA, ECONÔMICA, URBANA, AGRÁRIA E REGIONAL DO BRASIL. O BRASIL E A ANTÁRTIDA. SISTEMAS NACIONAIS DE INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS, GEOGRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS. ESTUDOS POPULACIONAIS. LIMITES TERRITORIAIS BRASILEIROS. ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA.

B

DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ORGANISMOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO. FUNDOS CONSTITUCIONAIS DE DESENVOLVIMENTO. FUNDOS DE INVESTIMENTOS REGIONAIS.

C

MEIO AMBIENTE E DIREITO AMBIENTAL. ECOLOGIA GERAL. CONSERVAÇÃO, MANEJO E USO DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. DIVERSIDADE BIOLÓGICA. ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS. BIOMAS BRASILEIROS.

BIOSSEGURANÇA. DEGRADAÇÃO E POLUIÇÃO AMBIENTAL. RESPONSABILIDADE POR DANO AO MEIO AMBIENTE. MANEJO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS. DESERTIFICAÇÃO. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. INSTRUMENTOS DE POLÍTICA AMBIENTAL. GESTÃO E USO DOS RECURSOS HÍDRICOS. IMPACTOS AMBIENTAIS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. DIREITO AMBIENTAL BRASILEIRO. TRATADOS, ACORDOS E OUTROS ATOS INTERNACIONAIS RELATIVOS A MEIO AMBIENTE.

D

DESENVOLVIMENTO URBANO. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO. INSTRUMENTOS DE CONTROLE URBANÍSTICO. PLANOS DIRETORES DE CIDADES.

(11)

PARCELAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO. INFRA-ESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS. REDE URBANA NACIONAL. REGIÕES METROPOLITANAS, AGLOMERAÇÕES URBANAS E MICRORREGIÕES. A QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA. POLÍTICA HABITACIONAL. ASSUNTOS RELATIVOS A ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL. DIREITO URBANÍSTICO.

E

SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL. ABASTECIMENTO DE ÁGUA. ESGOTOS SANITÁRIOS. RESÍDUOS SÓLIDOS. DRENAGEM URBANA. POLÍTICA DE

SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL. F

SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL. POLÍTICA DE COMBATE ÀS CALAMIDADES.

G

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XII

A

HISTÓRIA DO SETOR MINERAL BRASILEIRO. ESTRUTURA INSTITUCIONAL. AGENTES DO SETOR MINERAL NO BRASIL. NOÇÕES DE GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL. EXPLORAÇÃO E APROVEITAMENTO DOS RECURSOS MINERAIS. SETOR MINERAL E SUAS RELAÇÕES COM A ECONOMIA, O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, A TECNOLOGIA E O MEIO AMBIENTE. MINERAÇÃO INDUSTRIAL E GARIMPO. MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS. POLÍTICA MINERAL. RECURSOS DO MAR. PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS BENS MINERAIS. REGIME JURÍDICO DOS BENS MINERAIS.

B

HISTÓRIA DO SETOR ENERGÉTICO BRASILEIRO. ESTRUTURA INSTITUCIONAL. EMPRESAS ESTATAIS. INICIATIVA PRIVADA. PARTICIPAÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO. SETOR ENERGÉTICO E SUAS RELAÇÕES COM A ECONOMIA, O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, A TECNOLOGIA E O MEIO AMBIENTE.

DISPONIBILIDADE E APROVEITAMENTO DE RECURSOS ENERGÉTICOS DO PAÍS. RESERVAS NACIONAIS DE FONTES ENERGÉTICAS. BALANÇO ENERGÉTICO

NACIONAL. POLÍTICA ENERGÉTICA. MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL. PREÇOS E TARIFAS DE ENERGÉTICOS. ENERGIA ELÉTRICA. PETRÓLEO, GÁS NATURAL, XISTO. ENERGIA NUCLEAR. CARVÃO MINERAL. ÁLCOOL CARBURANTE. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA. REGIME JURÍDICO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS.

(12)

C

ÁGUAS DE SUPERFÍCIE E SUBTERRÂNEAS. CICLO HIDROLÓGICO. BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS. GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.

PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DAS ÁGUAS. REGIME JURÍDICO DAS ÁGUAS.

D

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XIII

A

TEORIA, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO SETOR DE TRANSPORTE.

MODALIDADES DE TRANSPORTE: RODOVIÁRIO, FERROVIÁRIO, AQUAVIÁRIO, AÉREO, DUTOVIÁRIO E URBANO. ASPECTOS FÍSICOS, OPERACIONAIS,

ECONÔMICOS, INSTITUCIONAIS E TECNOLÓGICOS DO SETOR DE TRANSPORTE. MULTIMODALIDADE. POLÍTICA NACIONAL DE TRANSPORTES. REGULAÇÃO DO SETOR DE TRANSPORTE. INTERFACE DO SETOR DE TRANSPORTE COM OUTROS SETORES. TRANSPORTES E INTEGRAÇÃO REGIONAL.

B

SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO. SEGURANÇA DE TRÂNSITO. VEÍCULOS AUTOMOTORES. MATÉRIAS TRATADAS NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. TRÁFEGO AÉREO. TRÁFEGO AQUAVIÁRIO. TRATADOS, ACORDOS E OUTROS ATOS INTERNACIONAIS RELATIVOS A TRÂNSITO, TRÁFEGO AÉREO E TRÁFEGO AQUAVIÁRIO.

C

DESENVOLVIMENTO URBANO. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO. INSTRUMENTOS DE CONTROLE URBANÍSTICO. PLANOS DIRETORES DE CIDADES. PARCELAMENTO, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO. INFRA-ESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS. REDE URBANA NACIONAL. REGIÕES METROPOLITANAS, AGLOMERAÇÕES URBANAS E MICRORREGIÕES. A QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA. POLÍTICA HABITACIONAL. ASSUNTOS RELATIVOS A ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL. DIREITO URBANÍSTICO.

D

SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL. ABASTECIMENTO DE ÁGUA. ESGOTOS SANITÁRIOS. DRENAGEM URBANA. RESÍDUOS SÓLIDOS. POLÍTICA DE

(13)

E

SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL. POLÍTICA DE COMBATE ÀS CALAMIDADES.

F

MUNICÍPIOS: QUESTÕES TERRITORIAIS, SOCIOCULTURAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E ADMINISTRATIVAS. CRIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS. AUTONOMIA E DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL.

G

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XIV

A

DIREITO DE COMUNICAÇÃO. MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E DA

INFORMAÇÃO. HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. PROPRIEDADE DE

EMPRESA JORNALÍSTICA E DE RADIODIFUSÃO. REGULAMENTAÇÃO E EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA. COMUNICAÇÃO DE MASSA. OPINIÃO PÚBLICA. PROPAGANDA. PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, TABACO E

MEDICAMENTOS.

B

HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL. ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO SETOR. POLÍTICA DE TELECOMUNICAÇÕES. REGULAÇÃO. PRIVATIZAÇÃO. REGIME DE EXPLORAÇÃO E OUTORGA DE SERVIÇOS. FISCALIZAÇÃO. REGIME TARIFÁRIO. QUALIDADE E UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE

TELECOMUNICAÇÕES. TELECOMUNICAÇÕES MUNDIAIS E ORGANISMOS

INTERNACIONAIS. DIREITO DE TELECOMUNICAÇÕES. NORMAS DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES EXPLORADOS EM REGIME PÚBLICO. POLÍTICAS

INDUSTRIAL E DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO SETOR. C

HISTÓRICO DA RADIODIFUSÃO. SERVIÇOS DE RADIODIFUSÃO. PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA E

RESTRIÇÕES DE HORÁRIO E CONTEÚDO. RADIODIFUSÃO EDUCATIVA. RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA. POLÍTICA E REGIME JURÍDICO DA RADIODIFUSÃO.

(14)

SERVIÇOS POSTAIS E DE TELEGRAMAS. POLÍTICA DE EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS. ORGANISMOS POSTAIS INTERNACIONAIS. REGIME JURÍDICO DOS SERVIÇOS POSTAIS E TELEGRÁFICOS.

E

POLÍTICA DE INFORMÁTICA. HISTÓRICO DA INFORMÁTICA NO BRASIL. INDÚSTRIA DE INFORMÁTICA. REGIME JURÍDICO DE PROGRAMAS DE

COMPUTADOR. REDES DE INFORMÁTICA. COMÉRCIO ELETRÔNICO. CRIMES DE INFORMÁTICA.

F

CIÊNCIA E TECNOLOGIA. PESQUISA BÁSICA E APLICADA. SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. PROGRAMAS E AÇÕES

GOVERNAMENTAIS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. FUNDOS SETORIAIS. INCENTIVOS FISCAIS. EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

G

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XV

A

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS HISTÓRICOS, ANTROPOLÓGICOS, SOCIOLÓGICOS E BIOPSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E ÉTICA. EDUCAÇÃO E CIDADANIA. PESQUISA EDUCACIONAL. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, PLANOS DE EDUCAÇÃO. POLÍTICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

REGIONAL E CULTURAL. EDUCAÇÃO E ETNIAS. EDUCAÇÃO E GÊNERO. B

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. AS GRANDES REFORMAS DO ENSINO. ENSINO PÚBLICO E ENSINO PRIVADO. SISTEMAS DE ENSINO. CONSELHOS DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO BÁSICA: INFANTIL,

FUNDAMENTAL E MÉDIA. EDUCAÇÃO SUPERIOR. UNIVERSIDADE E INSTITUTOS DE PESQUISA: AUTONOMIA, PRODUÇÃO DE CIÊNCIA, CULTURA E ARTE. ENSINO E EXTENSÃO. MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO, ATUALIZAÇÃO, CARREIRA,

REMUNERAÇÃO. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, DE PROGRAMAS E DE ENSINO. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. SALÁRIO-EDUCAÇÃO. RENDA MÍNIMA ASSOCIADA À EDUCAÇÃO.

(15)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ENSINO TÉCNICO. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. EDUCAÇÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. EDUCAÇÃO INDÍGENA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. EDUCAÇÃO ARTÍSTICA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

D

EDUCAÇÃO FÍSICA. DESPORTO. SISTEMA DESPORTIVO NACIONAL E SUA ORGANIZAÇÃO. RELAÇÕES DE TRABALHO NO DESPORTO PROFISSIONAL BRASILEIRO. JUSTIÇA E DIREITO DESPORTIVOS.

E

PATRIMÔNIO CULTURAL. PATRIMÔNIO HISTÓRICO, PAISAGÍSTICO, ARTÍSTICO, PALEONTOLÓGICO, ECOLÓGICO E CIENTÍFICO. DIVERSIDADE REGIONAL. PLURALIDADE ÉTNICA. CIDADANIA CULTURAL. POLÍTICA CULTURAL

BRASILEIRA. PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO NACIONAL. PRODUÇÃO INTELECTUAL E SUA PROTEÇÃO. DATAS COMEMORATIVAS, HOMENAGENS CÍVICAS.

F

CIÊNCIA E TECNOLOGIA. PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DE POLÍTICA CIENTÍFICA. PESQUISA BÁSICA E APLICADA. SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. POLÍTICA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO.

G

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XVI

A

ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA SAÚDE NO BRASIL. SEGURIDADE SOCIAL: OBJETIVOS, DIRETRIZES E FINANCIAMENTO. EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO BRASIL. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: CONCEPÇÃO,

UNIVERSALIDADE, CONTROLE SOCIAL, FINANCIAMENTO, DESCENTRALIZAÇÃO. SAÚDE EM NÍVEL INTERNACIONAL. PLANEJAMENTO EM SAÚDE. RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE. ACORDOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS.

B

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. NÍVEIS DE ATENÇÃO À SAÚDE: PROMOÇÃO, PREVENÇÃO, TRATAMENTO E REABILITAÇÃO. BIOESTATÍSTICA. PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE E MORBIDADE NO BRASIL. INFECÇÃO HOSPITALAR. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA. GRANDES

(16)

ENDEMIAS E DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS. DOENÇAS

CRÔNICO-DEGENERATIVAS. ACIDENTES E VIOLÊNCIAS. SAÚDE NO TRABALHO. DOENÇAS OCUPACIONAIS. ACIDENTES DE TRABALHO. SAÚDE INDÍGENA. NUTRIÇÃO. EDUCAÇÃO EM SAÚDE. MEIO AMBIENTE: SANEAMENTO BÁSICO, LIXO. VIGILÂNCIA SANITÁRIA. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA. INDÚSTRIA

FARMACÊUTICA. IMUNOBIOLÓGICOS. SANGUE E HEMODERIVADOS. RESÍDUOS PERIGOSOS, PATENTES, REGULAMENTO SANITÁRIO INTERNACIONAL.

TOXICOLOGIA DE ALIMENTOS.

C

ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE: SETOR PÚBLICO, SETOR PRIVADO E FILANTRÓPICO. ENTIDADES ASSISTENCIAIS. UTILIDADE PÚBLICA. PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE. ASSISTÊNCIA A GRUPOS ESPECÍFICOS. SAÚDE MENTAL. TABAGISMO. ALCOOLISMO. TOXICOMANIAS E

FARMACODEPENDÊNCIA. PSICOTRÓPICOS E ENTORPECENTES. D

ÉTICA PROFISSIONAL. BIOÉTICA: PESQUISAS, EUGENIA, ABORTO, TRANSPLANTES. REGULAMENTAÇÃO E EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES RELACIONADAS À SAÚDE.

E

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XVII

A

SEGURANÇA E DEFESA INTERNA. MEDIDAS DE DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. SEGURANÇA PÚBLICA E SEUS ÓRGÃOS INSTITUCIONAIS. POLÍCIA FEDERAL, MARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTEIRAS, RODOVIÁRIA, FERROVIÁRIA E PORTUÁRIA. REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES POLICIAIS CIVIS. POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. GUARDAS MUNICIPAIS. ACORDOS INTERNACIONAIS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.

B

SEGURANÇA E DEFESA EXTERNA. DEFESA TERRITORIAL, AEROESPACIAL E MARÍTIMA. ASSUNTOS REFERENTES ÀS FORÇAS ARMADAS E AUXILIARES: ASPECTOS INSTITUCIONAIS, ORGANIZACIONAIS E FUNCIONAIS. JUSTIÇA

MILITAR. MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR. ENSINO MILITAR. REGIME JURÍDICO DO MILITAR E DOS EX-COMBATENTES. EFETIVOS. MATERIAL BÉLICO. CONVOCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES E DOS CORPOS DE BOMBEIROS

(17)

MILITARES. SERVIÇO MILITAR E PRESTAÇÃO CIVIL ALTERNATIVA.

INTELIGÊNCIA E CONTRA-INTELIGÊNCIA. NARCOTRÁFICO E SEU COMBATE. POLEMOLOGIA. TERRORISMO E GUERRILHA. CONFLITOS REGIONAIS E DE BAIXA INTENSIDADE. DIREITO DE GUERRA E NEUTRALIDADE. ENVIO DE TROPAS

BRASILEIRAS PARA O EXTERIOR. PRESENÇA DE TROPAS ESTRANGEIRAS NO TERRITÓRIO NACIONAL. FAIXAS DE FRONTEIRA E ÁREAS INDISPENSÁVEIS À DEFESA NACIONAL. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. PRODUÇÃO E

COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAL BÉLICO. ACORDOS E ORGANISMOS INTERNACIONAIS EM ASSUNTOS MILITARES.

C

DIREITO MARÍTIMO, AERONÁUTICO E ESPACIAL. VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE. ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. NARCOTRÁFICO E SEU COMBATE. FAMÍLIA E DELINQÜÊNCIA. SISTEMAS LEGAL, JUDICIÁRIO E POLICIAL.

D

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XVIII

A

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. HISTÓRIA E FONTES DE DIREITO DOS TRATADOS. OBRIGAÇÕES E COMPROMISSOS INTERNACIONAIS. COSTUME INTERNACIONAL. ENTES DE DIREITO INTERNACIONAL. ESTADOS.

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. PERSONALIDADE INTERNACIONAL. DIREITO DO MAR. DIREITO INTERNACIONAL DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E DA

NAVEGAÇÃO AÉREA. DIREITO INTERNACIONAL AMBIENTAL. PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO. DIREITO ECONÔMICO INTERNACIONAL. DIREITO DE INTEGRAÇÃO. DIREITO DO MERCOSUL. DIREITO COMUNITÁRIO.

B

ORDENAMENTO JURÍDICO INTERNACIONAL. DIREITOS TERRITORIAIS DE JURISDIÇÃO. SANÇÕES NO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. CONFLITOS INTERNACIONAIS. SEGURANÇA COLETIVA E MANUTENÇÃO DA PAZ. DIREITO DE GUERRA E NEUTRALIDADE. SERVIÇO DIPLOMÁTICO E CONSULAR.

NACIONALIDADE, NATURALIZAÇÃO. REGIME JURÍDICO DO ESTRANGEIRO. C

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS. ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS. INTEGRAÇÃO

(18)

REGIONAL. GLOBALIZAÇÃO. BLOCOS ECONÔMICOS. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. GEOPOLÍTICA MUNDIAL.

D

ECONOMIA INTERNACIONAL. TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO. RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS. BALANÇO DE PAGAMENTOS. COMÉRCIO INTERNACIONAL. TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE COMÉRCIO. MOVIMENTOS INTERNACIONAIS DE CAPITAIS. CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS. ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE NATUREZA ECONÔMICA.

E

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XIX

A

CIÊNCIA POLÍTICA. TEORIA POLÍTICA. TEORIA DA DEMOCRACIA. REGIMES POLÍTICOS. SISTEMAS E FORMAS DE GOVERNO. REPRESENTAÇÃO POLÍTICA. PODERES E RELAÇÕES ENTRE PODERES: EXECUTIVO, LEGISLATIVO E

JUDICIÁRIO. SISTEMAS ELEITORAIS. TEORIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS.

SISTEMAS PARTIDÁRIOS. LEGISLAÇÃO ELEITORAL E PARTIDÁRIA. IDEOLOGIA. B

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CONTEMPORÂNEAS. INTEGRAÇÃO REGIONAL. BLOCOS ECONÔMICOS. POLÍTICA EXTERNA. GEOPOLÍTICA MUNDIAL.

C

SOCIEDADE E AÇÃO COLETIVA. PADRÕES DE CONFLITO E NEGOCIAÇÃO DE INTERESSES. ORDEM SOCIAL. SOCIEDADE E ESTADO. POLÍTICAS PÚBLICAS, BUROCRACIA E CLIENTELAS. MOBILIDADE SOCIAL, PROCESSO MIGRATÓRIO, EDUCAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO. CULTURA DE MASSA, IDENTIDADES MINORITÁRIAS. POLÍTICAS AFIRMATIVAS, RAÇA E GÊNERO. ORGANIZAÇÃO DE INTERESSES MINORITÁRIOS E REPRESENTATIVIDADE. VIOLÊNCIA,

CRIMINALIDADE, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS, FAMÍLIA E DELINQÜÊNCIA. SISTEMAS LEGAL, JUDICIÁRIO E POLICIAL E O CONTROLE SOCIAL.

DESIGUALDADE: DIMENSÕES SOCIAIS, ESPACIAIS E POLÍTICAS DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA. POBREZA E CIDADANIA.

(19)

D

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XX

A

REDAÇÃO PARLAMENTAR. DISCURSO PARLAMENTAR. B

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. GRAMÁTICA: FONÉTICA, MORFOLOGIA E SINTAXE. ESTILÍSTICA. FUNDAMENTOS DE

LINGÜÍSTICA. FUNDAMENTOS DE RETÓRICA. INTERPRETAÇÃO E RESUMO DE TEXTOS. CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E LEGISLAÇÃO SOBRE AS BASES ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

C

CONHECIMENTOS GERAIS RELACIONADOS À VIDA SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL.

D

FUNDAMENTOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO BRASILEIRO. ÁREA XXI

A

SEGURIDADE SOCIAL. EVOLUÇÃO E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DA

PREVIDÊNCIA SOCIAL. PREVIDÊNCIA SOCIAL URBANA E RURAL. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. PLANOS DE CUSTEIO E DE BENEFÍCIOS DA

PREVIDÊNCIA SOCIAL. REGIMES ESPECIAIS. CONVENÇÕES INTERNACIONAIS. PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO.

B

SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR PÚBLICO. PREVIDÊNCIA CONGRESSUAL. C

DIREITO ACIDENTÁRIO. ACIDENTE DO TRABALHO. D

(20)

PREVIDÊNCIA PRIVADA. FUNDOS DE PENSÃO. E

ASSISTÊNCIA SOCIAL. BENEFÍCIOS E SERVIÇOS. ENTIDADES FILANTRÓPICAS. DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO

ADOLESCENTE. POLÍTICA DO IDOSO. APOIO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

F

Referências

Documentos relacionados

0,438 Abertura de boca (qualitativa) versus Grupo Qui-quadrado de Pearson 0,662 corte axial direito versus Grupo e Deslocamento ANOVA Simples 0,037 T1 a direito versus Grupo

O resultado é um processo em Espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião pública e a segui-las até que uma opinião se estabelece como

O objetivo deste trabalho está pautado na investigação in situ de mecanismos de desgaste dos contatos de comutação e óleo isolante de um regulador de tensão, através do

Para visualizar o Termo de Compromisso, basta acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Termo de Compromisso, que se encontra no menu

As frutas in natura apresentaram espessura média de 0,95 cm, após os processos de secagem houve diferenciação na espessura, para secagem em estufa a espessura média foi de 0,24 cm e

Será considerada dispensa justificada ao trabalho, sem prejuízo da remuneração, um atraso ou 1 (uma) ausência do empregado, por semestre, para acompanhar filho

Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa: pelo menos 4,00 (quatro vírgula zero zero) pontos em Língua Portuguesa; e pelo menos 2,00 (dois vírgula zero zero)

• Wenn die Klage berechtigt ist und falls eine kostenlose Reparatur oder ein Austausch des Gerätes unmöglich ist, oder wenn die Kosten dafür unverhältnismäßig sind, kann