• Nenhum resultado encontrado

Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome: Login: CA: Cidade: UF CARTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CARTÃO – RESPOSTA

QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA

A 1 2 3 4 F 1 2 3 4 B 1 2 3 4 G 1 2 3 4 C 1 2 3 4 H 1 2 3 4 D 1 2 3 4 I 1 2 3 4 E 1 2 3 4 J 1 2 3 4 INSTRUÇÕES:

 A prova está composta de 10 questões de A a J, e 4 alternativas enumeradas de 1 a 4.  Utilize caneta esferográfica azul ou preta para preenchimento do cartão-resposta.  O cartão-resposta deve ser preenchido, assinado, destacado e entregue ao Tutor.  Questões rasuradas serão anuladas.

 Sem o devido preenchimento do CAMPO DE IDENTIFICAÇÃO, o cartão-resposta não terá validade.  Somente terão acesso às notas lançadas no boletim os acadêmicos regularmente matriculados.

 Os acadêmicos têm três dias após a divulgação do gabarito oficial para requerer revisão de questões (recursos). Devem constar os seguintes dados para análise: Tipo da avaliação, Etapa, identificação da questão e justificativa do pedido. Mais esclarecimentos acerca dos procedimentos para pedidos de Recursos acessem a página WWW.unitins.br/logisticaavaliacao.

_____________________________________ ______________________________________

Assinatura do acadêmico Assinatura do Tutor

__________________________________________, _____/_____/2009

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 – 3º PERÍODO - 6º MÓDULO

AVALIAÇÃO A1 – DATA 28/05/2009 SISTEMAS EMPRESARIAIS

Dados de identificação do Tutor:

Nome: _______________________________________ Login:___________ CA:__________________ Cidade:__________________UF______________ Dados de identificação do Acadêmico:

Nome: _______________________________________ Login:___________ CA:__________________ Cidade:____________________________UF____

(2)

SISTEMAS EMPRESARIAIS PROF. FREDSON VIEIRA COSTA

PROFª. LILY SANY SILVA LEITE PROF. MARCELO LIBERATO SOUZA PROF. SILVANO MANECK MALFATTI

A. A respeito dos níveis de informação dentro de uma organização, podemos afirmar.

1. O nível estratégico é composto por um conselho de diretores e comitê executivo, formado pelo presidente e principais executivos. No nível gerencial estão os membros das equipes autodirigidas ou os gerentes de operações que desenvolvem planos de curto prazo. Por último o nível operacional é composto por equipes autodirigidas e os gerentes de unidade de negócios.

2. No nível estratégico estão os membros das equipes autodirigidas ou os gerentes de operações que desenvolvem planos de curto prazo. O nível gerencial é composto por equipes autodirigidas e os gerentes de unidade de negócios. Por último o nível operacional é composto por um conselho de diretores e comitê executivo, formado pelo presidente e principais executivos.

3. O nível estratégico é composto por um conselho de diretores e comitê executivo, formado pelo presidente e principais executivos. O nível gerencial é composto por equipes autodirigidas e os gerentes de unidade de negócios. Por último no nível operacional estão os membros das equipes autodirigidas ou os gerentes de operações que desenvolvem planos de curto prazo.

4. O nível estratégico é composto por um conselho de diretores e comitê executivo, formado pelo presidente e principais executivos. O nível gerencial estão os membros das equipes autodirigidas ou os gerentes de operações que desenvolvem planos de curto prazo. Por último o nível operacional é composto pelos operários da organização.

Comentário: A resposta correta é a de número 3. Conforme podemos observar na figura 1, da página 480 da apostila. No parágrafo logo abaixo da figura, descreve de forma correta os 3 níveis de informação que temos dentro das organizações. Na alternativa 1, as definições de nível gerencial e operacional estão invertidos, tornando a alternativa incorreta. Já na alternativa 2, a definição do nível estratégico está incorreta, assim como o de nível operacional. Na alternativa 4, o nível gerencial está incorreto, conforme o parágrafo citado acima, assim como o nível operacional também está incorreto.

B. Sobre a evolução nos sistemas de informação dentro de uma organização, assinale a alternativa que traz as seis fases em sua correta ordem correta.

1. Iniciação, contágio, controle, integração, administração de dados e maturidade. 2. Iniciação, controle, integração, administração de dados, contágio e maturidade. 3. Iniciação, contágio, controle, integração, maturidade e administração de dados. 4. Contágio, iniciação, integração, controle, administração de dados e maturidade.

Comentário: A alternativa correta nesta questão é a de número 1. As fases na sua sequência correta, podem ser encontrados ao final da página 483 da apostila. Sendo que a sequência correta está descrita na alternativa 1. Em todas as outras alternativas, as fases estão citadas de forma correta, mas a sequência das mesmas está falsa.

C. Qual a principal estratégia da gestão do conhecimento para promover o desempenho global de uma organização:

1. Manter a consistência dos dados e realizar a manutenção dos equipamentos. 2. Implementar novas estratégias de marketing.

(3)

3. Identificar, disseminar e documentar toda a informação considerada estratégica para a organização.

4. Realizar pesquisas de opinião para descobrir as necessidades do cliente.

Comentário: segundo a página 492 da apostila, o papel da gestão do conhecimento é implementar tecnologias e sistemas que apóiem a comunicação empresarial visando a sua identificação, documentação e disseminação. Portanto a alternativa correta é a de número 3. Sendo assim, as questões 1, 2 e 4 estão erradas. A questão 1 identifica atributos dos sistemas de informação operacional. O item 2 “Marketing” é a principal estratégia para promover o desempenho global da empresa. O item 4 “pesquisas de opinião pública” não contribuem para promover o desempenho global da organização, e sim para identificar as demandas dos clientes. D. A definição de estratégias de competitividade com base em várias fontes de informação

caracteriza o conceito de: 1. vantagem competitiva 2. business intelligence 3. gestão das competências 4. inteligência empresarial

Comentário: a resposta desta questão pode ser obtida na página 494 da apostila onde Barbieri afirma que o conceito de business intelligence pode ser entendido como a utilização de várias fontes de informação empregadas para definir estratégias de competitividade. Assim, a alternativa correta é a 2. A resposta 1 é uma consequência da utilização dos sistemas de business intelligence. A alternativa 3, gestão das competências é um dos focos da gestão do conhecimento. A alternativa 4, inteligência empresarial, é o produto da utilização dos sistemas de business intelligence.

E. Quais ferramentas a seguir são consideradas sistemas de informação de nível operacional? 1. controle de estoque, folha de pagamento, sistemas de data mining

2. data warehouse, OLAP, EIS

3. controle fiscal, folha de pagamento, controle de estoque 4. folha de pagamento, data mining, data warehouse

Comentário: ferramentas de nível operacional caracterizam-se por desempenhar tarefas repetitivas e rotineiras. Estas característias podem ser encontradas nos softwares presentes na alternativa 3 (conforma página500 da apostila). A alternativa 1 erra ao citar os sistemas de data mining. Na alternativa 2, nenhum dos sistemas citados é considerado de nível operacional. A alternativa 4 erra ao citar sistemas de data mining e data warehouse, considerados de nível estratégico.

F. Sistemas de informação de nível operacional trabalham com 1. dados brutos, processamento pouco complexo e repetitivo 2. dados brutos, processamento altamente complexo e repetitivo

3. a informação já extraída a partir dos dados, processamento pouco complexo e repetitivo 4. a informação já extraída a partir dos dados, processamento altamente complexo e repetitivo. Comentário: a alternativa correta é a de número 1, dados brutos, processamento pouco complexo e repetitivo (conforme apresentado na teleaula 3) . A alternativa 2 erra ao afirmar que um SIO

(4)

realiza processamento complexo. As alternativas 3 e 4 erram ao afirmar que o SIO trabalha com a informação já extraída dos dados.

G. Sobre as características de um sistema de informação operacional, analise as assertivas a seguir: I. Exigem grande espaço para o armazenamento

II. Trabalham com um grande número de usuários III. São tolerantes a falhas

IV. Trabalham com grandes quantidades de dados 1. Apenas as assertivas I e III estão corretas.

2. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 3. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 4. Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Comentário: A alternativa correta é a de número 3 (conforme apresentado na teleaula 3), pois os SIOs não são tolerantes à falhas, sendo que caso estas ocorram haverá um grande prejuízo para a empresa, tornando assim, a assertiva III falsa. Com isso, apenas as assertivas I, II e IV estão corretas, tornando a alternativa 3 a única correta.

H. Sobre as três funções básicas que um sistema de informação gerencial deve subsidiar, analise as seguintes assertivas.

I. a resolução de problemas, mediante o equacionamento e proposta de soluções, para apoiar o dirigente da empresa a atuar como agente transformador da sua organização; II. a produção do conhecimento pela obtenção de informações armazenadas, que seriam de difícil acesso por outros procedimentos;

III. a tomada de consciência, propiciando a sensibilização para um problema da organização e o desenvolvimento da consciência da coletividade sobre a sua solução a curto e médio prazo.

1. Apenas as assertivas I e II estão corretas. 2. Apenas a assertiva II está correta.

3. Apenas as assertivas II e III estão corretas. 4. Todas as assertivas estão corretas.

Comentário: A alternativa correta a ser assinalada é a de número 4. As três funções básicas de um sistema de informação gerencial, estão descritas na página 510 da apostila. Assim, podemos observar que todas as assertivas estão corretas, tornando assim, apenas a alternativa 4 a correta. I. Com base nas entradas e saídas dos sistemas de informações gerenciais, podemos afirmar que: 1. Os dados inseridos nos sistemas de informações gerenciais, têm fontes apenas internas, advindas dos sistemas de informação operacional.

2. Sistemas de comércio eletrônico mostram-se uma importante entrada de dados para sistemas de informação gerencial.

3. As saídas dos sistemas de informação gerenciais são geralmente relatórios distribuídos ao presidente da organização.

4. Relatórios de demanda resumem as atividades críticas do dia anterior, geralmente disponíveis no início de cada jornada de trabalho.

(5)

Comentário: A alternativa correta é a 2. Conforme podemos observar nas seções 4.3 da apostila, o comércio eletrônico é uma ferramenta bastante importante para a entrada de dados em sistemas de informação gerencial. Na alternativa 1, encontramos um erro, pois os dados podem ser inseridos nesse tipo de sistema, tanto por fontes internas como externas. Na alternativa 3, os relatórios produzidos nesse sistema são distribuídos aos gerentes das organizações e não apenas ao presidente, tornando a alternativa incorreta. Na alternativa 4, os relatórios de demanda disponibilizam informações de acordo com as exigências da gerencia e não resumos das atividades criticas do dia anterior. Assim, a alternativa 4 também está incorreta.

J. Comparando os sistemas de informação de nível operacional e gerencial, podemos afirmar que: 1. No nível operacional o processamento pode atualizar e ordenar listas, enquanto no gerencial, esse mesmo processamento gera resumos de relatórios.

2. Os tipos de saídas de sistemas de nível operacional são: relatórios mensais, registros históricos, relatórios detalhados e resumidos.

3. O tipo de decisão tomado nos sistemas de nível gerencial, podem ser citados como predefinidos e altamente estruturados.

4. As entradas dos dois sistemas são as mesmas e podem ser definidas como transações rotineiras da organização como um todo.

Comentário: A alternativa 1 é a correta. Conforme quadro 4, que consta na apostila, no início da página 516, o processamento dos dois tipos de sistemas, é o que consta na alternativa 1, fazendo da mesma a correta. A alternativa 2 está incorreta, pois os tipos de saídas dos sistemas de nível operacional são apenas os relatórios detalhados e resumidos, e não todos que contam na alternativa. Já na alternativa 3, encontramos o erro de que os tipos de decisão no nível gerencial são de planejamento, controle e tomada de decisão, os quais são desestruturados em relação ao nível operacional, fazendo com que a afirmação encontrada na alternativa seja errônea. Na alternativa 4, as entradas dos sistemas são diferentes conforme encontra-se no quadro acima citado.

Coordenação do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas UNITINS - EAD

Referências

Documentos relacionados

E se a violência pode ser entendida, na concepção de André Duarte (2004, p. 35-36), também como “instância central de definição de toda relação política entre os homens”,

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &

Essa descoberta influenciou nossa escolha do Twitch, pois os sites de streaming de games requerem um tipo de expertise diferente daquele que é requerido para a interação

a) Não, pois na mensagem publicitária não apare- cem os muitos recursos sonoros do provérbio, como a aliteração (bela viola), a assonância (fora-viola/dentro-bolorento), a

a) Segundo o texto, o país dos Ciclopes é um país de "homens sem leis". Nas cidades-estado gregas havia regras estabelecidas de convívio so- cial e político, portanto

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos

Nesse ponto da narrativa, há a preparação para o oitavo estágio da jornada, chamada por Campbell (2007) de apoteose e por Vogler (1996) como provação suprema, que seria