• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUITINGA PE CONCURSO PÚBLICO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUITINGA PE CONCURSO PÚBLICO 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

15 QUESTÕES DE PORTUGUÊS

A entrada dos prisioneiros foi comovedora (...)

Os combatentes contemplavam-nos entristecidos. Surpreendiam-se; comoviam-se. O arraial, in extremis, punha-lhes adiante, naquele armistício transitório, uma legião desarmada, mutilada faminta e claudicante, num assalto mais duro que o das trincheiras em fogo. Custava-lhes admitir que toda aquela gente inútil e frágil saísse tão numerosa ainda dos casebres bombardeados durante três meses. Contemplando-lhes os rostos baços, os arcabouços esmirrados e sujos, cujos molambos em tiras não encobriam lanhos, escaras e escalavros – a vitória tão longamente apetecida decaía de súbito. Repugnava aquele triunfo. Envergonhava. Era, com efeito, contraproducente compensação a tão luxuosos gastos de combates, de reveses e de milhares de vidas, o apresamento daquela caqueirada humana – do mesmo passo angulhenta e sinistra, entre trágica e imunda, passando-lhes pelos olhos, num longo enxurro de carcaças e molambos...

Nem um rosto viril, nem um braço capaz de suspender uma arma, nem um peito resfolegante de campeador domado: mulheres, sem-número de mulheres, velhas espectrais, moças envelhecidas, velhas e moças indistintas na mesma fealdade, escaveiradas e sujas, filhos escanchados nos quadris desnalgados, filhos encarapitados às costas, filhos suspensos aos peitos murchos, filhos arrastados pelos braços, passando; crianças, sem-número de crianças; velhos, sem-número de velhos; raros homens, enfermos opilados, faces túmidas e mortas, de cera, bustos dobrados, andar cambaleante.

(CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. Edição Especial. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.)

01- É correto afirmar que:

A. Foi natural que com tamanha resistência ainda houvesse tantos combatentes saindo dos casebres após a rendição.

B. Os bombardeios demonstraram a ineficiência dos soldados que foram ali combater, pois não deram os resultados esperados.

C. Foi triste ver que o inimigo contra o qual lutavam não oferecia perigo e estavam desarmados.

D. Todo fim de combate é deprimente, pois percebe-se que em ambos os lados só há soldados frágeis e mutilados.

E. Um assalto gerou o combate, daí a desproporcionalidade da reação dos soldados.

02- “...a vitória tão longamente apetecida decaía de súbito .” A partir da leitura do trecho e observando o ponto de vista dos soldados vitoriosos, é correto afirmar que eles:

A. Envergonharam-se ao ver a fragilidade do inimigo. B. Surpreenderam-se por terem munição suficiente

durante três meses.

C. Admitiram a incapacidade de lutar contra um inimigo desarmado.

D. Comoveram-se com os casos de mutilação que encontraram antes da luta.

E. Desistiram de lutar, mesmo antes da rendição, só ao avistar a condição da tropa inimiga.

03- No último parágrafo do texto:

A. O autor empregou o recurso estilístico da repetição para enfatizar a dramaticidade na descrição dos prisioneiros.

B. O autor optou por frases indicativas de ação (orações), a fim de caracterizar a lentidão dos movimentos dos rendidos.

C. A predominância de sentenças nominais se deu pela opção do autor em enfatizar a rápida rendição dos derrotados.

D. Ao ressaltar o tom lento e arrastado do caminhar dos prisioneiros, o autor cria uma quebra de expectativa em relação ao início do texto, no qual somos levados a acreditar que a luta se reiniciaria.

E. O excesso de adjetivação cria uma atmosfera de fantasia, tornando difícil o leitor identificar traços de verossimilhança.

04- Em qual dos trechos foi empregada palavra ou expressão em sentido conotativo?

A. “A entrada dos prisioneiros foi comovedora”

B. “Nem um rosto viril, nem um braço capaz de suspender uma arma, nem um peito resfolegante...” C. “Era, com efeito, contraproducente compensação a tão

luxuosos gastos de combates...” D. “...os arcabouços esmirrados e sujos...”

E. “faces túmidas e mortas, de cera, bustos dobrados, andar cambaleante”

05- A condição em que se encontravam os prisioneiros:

A. Absolve os poderes públicos da responsabilidade sobre as populações que se rebelam.

B. Aponta mais para uma questão social e não militar. C. Implica na necessidade de desmilitarização de

diversos setores da sociedade.

D. Denuncia que os crimes de guerra não são revelados até que estejam prescritos.

E. Revela que a pobreza extrema e a fome sempre suscitam nas populações vitimadas o desejo de guerrear.

06- Em qual das alternativas abaixo NÃO há um par de sinônimos? A. Armistício – destruição B. Claudicante – manco C. Reveses – infortúnios D. Fealdade – feiura E. Opilados – desnutridos

(2)

07- O texto:

A. Revela humor e crítica social ao quebrar padrões preestabelecidos sobre o matrimônio.

B. Mostra uma quebra de expectativa entre o início do texto e o que vem entre parênteses. Também há ironia, já que o tuiteiro declara o contrário do que inicialmente deixou transparecer.

C. Tem a proposta de ironizar os valores cultivados pela sociedade e faz isso estabelecendo uma relação intrínseca entre posturas contrárias de acordo com o ambiente em que o autor está.

D. Abusa dos recursos expressivos mais comuns, incluindo o emprego de letras minúsculas para infantilizar a mensagem contida ao declarar-se incapaz de cozinhar bem.

E. Faz emprego do jogo fonético para confundir o leitor do twitter que só ao final da leitura é capaz de encontrar relações de sentido e referências fora da realidade virtual.

08- Acerca dos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta:

A. O excesso de letras minúsculas foi empregado para dar a ideia de que o autor da mensagem está gritando de acordo com a „etiqueta‟ que vigora na internet. B. Em lugar dos parênteses o autor poderia empregar

apenas dois pontos após „casar‟. Estaria correto no sentido da coesão textual, porém alteraria o efeito de sentido pretendido inicialmente e também o seu público alvo.

C. A vírgula antes do elemento coesivo „pois‟ era opcional, por isso o autor está correto ao não empregar o sinal.

D. A grafia de „horrorozo‟ está errada já que a terminação „ozo‟ – „oza‟ é usada em adjetivos derivados de substantivos.

E. No trecho entre parênteses houve a omissão da indicação de um estado dentro da perspectiva temporal que ligasse o sujeito e seu predicativo.

09- Em qual dos trechos a seguir a flexão do verbo reflete um uso adequado da língua:

A. “Enquanto a campanha de vacinação contra o H1N1 não começa, especialistas recomendam que a população se precavenha redobrando os cuidados com a higiene e evitando aglomerações e o contato com muitas pessoas.”

B. “Cinco pássaros receberam transmissores para monitorar sua adaptação à vida selvagem e se obter financiamento para cinco novos transmissores, dez novos pássaros serão libertados.”

C. “A mulher requereu o benefício em abril de 2014. Ela apresentou diversos atestados médicos que comprovavam sua situação delicada e seu histórico de risco, mas o pedido foi indeferido.”

D. “‟A polícia interviu nos confrontos entre adeptos ingleses, russos e franceses‟, disse o chefe local da polícia, que teve de dispersar os apoiantes das duas seleções e cidadãos franceses pelo terceiro dia consecutivo.”

E. “A cada dois meses acumulados, ele sugere que investidor se presentei com algo que deseja, para se sentir motivado a manter a reserva.”

“A tragédia que iniciou com o rompimento da barragem de rejeitos de minérios em Mariana-MG e se estendeu até o Leste do Espírito Santo, mar adentro, nos faz refletir quais ações poderiam ter sido executadas para evitar esse desastre.

A maioria dos especialistas afirma que rompimentos de barragens são eventos muito lentos, que sinais já haviam sido detectados sobre o problema em Mariana. Todos dizem que houve negligência e consequentemente o desastre; agora, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas, mesmo após tantos dias.

Ao olharmos para o estado da Bahia, temos vinte e quatro barragens de rejeitos semelhantes à Barragem do Fundão. E com informações de que quatro delas apresentam dano potencial elevado, sendo duas localizadas no município de Jacobina e duas em Santa Luz, estando todas sob constante vigilância da Departamento Nacional de Produção Mineral.” (http://www.tribunafeirense.com.br/noticias/11162/por-pedro-americo-lopes-e-preciso-aprender-com-os-desastres.html) 10- “agora, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas”

Em qual das alternativas o trecho acima está reescrito sem alteração do sentido inicial ou desobediência das normas gramaticais vigentes?

A. “por isso, a maioria das informações sobre o que realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” B. “nem sempre, a maioria das informações sobre o que

realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” C. “como sempre, a maioria das informações sobre o que

realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” D. “portanto, a maioria das informações sobre o que

realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” E. “entretanto, a maioria das informações sobre o que

realmente aconteceu não foram ainda disponibilizadas” 11- No período “Todos dizem que houve negligência”:

A. Há um sujeito oracional.

B. Há uma oração que tem a função de objeto direto da oração principal.

C. Há um objeto indireto regido de preposição. D. A primeira oração não tem sujeito.

(3)

12- Assinale a alternativa correta:

A. “nos faz” poderia ser empregado no plural se o autor preferisse fazer a concordância com “rejeitos de minérios”.

B. “esse desastre” concorda com “o rompimento da barragem”.

C. “afirma” só pode concordar com o núcleo do sujeito “a maioria”.

D. “sinais” retoma “rompimentos”.

E. “delas”, “duas” e “todas” referem-se a “barragens”. 13- “mesmo após tantos dias”

Em qual das alternativas o vocábulo „mesmo‟ foi empregado no mesmo sentido que no texto?

A. Foi ela mesmo que me perguntou sobre a reunião. B. E quem confirma que foi ele mesmo que cometeu a

infração?

C. Fui aprovada mesmo sem estudar.

D. A despeito de tantos anos morando fora podemos afirmar que ele ainda é o mesmo.

E. É mesmo alguém de muita importância aquele que se faz esperar.

14- Qual a função da linguagem predominante no texto? A. Referencial

B. Expressiva C. Conativa D. Poética E. Fática

15- Em qual das alternativas houve erro na colocação pronominal:

A. “Desconhecido pela maioria dos turistas, um impressionante caldeirão de chamas amarelo brilhante e sem fumaça nunca se apaga.”

B. “Delicadeza é aquilo que nos alcança sem nos tocar. É a melodia que nos embala mesmo em silêncio. É quando a boca empresta um sorriso aos olhos sem que nenhuma cobrança seja feita.”

C. “Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.”

D. “Ao final, se chegou ao livro digital, com textos e dezenas de imagens coloridas.”

E. “Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa”

25 QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16- A terra é envolvida por uma crosta sólida com espessura variável. Esta crosta está dividida em enormes pedaços chamados placas tectônicas. Em relação a essas placas pode-se afirmar que, EXCETO:

A. Algumas são continentais, outras oceânicas, isto é, estão no fundo dos oceanos.

B. As placas estão sobre o magma, que se move lentamente abaixo da crosta.

C. Quando pressionadas pelo magma, a partir do manto, essas placas não sofrem atrito nem se deslocam. D. O local onde se originam os abalos sísmicos,

formam-se ondas sísmicas tanto na superfície como em profundidade. Essas ondas, são registradas por um aparelho chamado sismógrafo.

E. As ondas sísmicas propagam o abalo que ocorreu no interior da crosta. Quando chegam até a superfície terrestre, acontecem os terremotos ou abalos sísmicos, quando o abalo ocorre sob o mar, ocasiona maremoto. 17- Para facilitar a leitura dos mapas, os cartógrafos convencionaram representar cada elemento do espaço sempre com os mesmos símbolos. Por isso, muitos dos símbolos usados nos mapas são chamados de:

A. Escala gráfica.

B. Convenções cartográficas. C. Legendas.

D. Escala numérica. E. Simbologia.

18- No Brasil o horário de verão vigorou pela primeira vez em 1931, porém não foi usado continuamente. As datas que marcam o início e o fim do horário de verão são estabelecidas a cada ano pelo governo. Nos estados onde é adotado, os relógios são adiantados em uma hora do dia marcado para o início. Sobre o horário de verão é INCORRETO afirmar que:

A. O principal objetivo do horário de verão é a redistribuição dos horários em que a energia elétrica é mais consumida.

B. O maior risco para o sistema ocorre entre 19 a 20 horas, quando a iluminação pública é ligada e ao mesmo tempo ocorre um pico de consumo doméstico. C. As pessoas iluminam suas residências, ligam

chuveiros elétricos, televisores e eletrodomésticos e as empresas do setor elétrico são obrigadas a utilizar todas as suas unidades geradoras para atender a demanda.

D. O horário de verão não contribui para redução de energia elétrica, causando um prejuízo significativo para o país.

E. As pessoas ao chegarem em casa mais cedo e tomarem banho antes que as luzes das ruas se acedam, evitam a sobrecarga do sistema.

(4)

19- Julgue as alternativas, sobre a bacia do rio da Prata ou Platina, onde “V” é verdadeiro e “F” é falso:

( ) A bacia do rio Paraná, em termos energéticos, é a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica.

( ) A bacia platina é a sétima maior bacia hidrográfica do planeta e inteiramente brasileira, é formada pelas bacias dos rios: Grande, Paraná e Paranaíba.

( ) Na bacia do rio Paraná foi construída a hidrovia Tietê- Paraná, via de navegação situada entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, permitindo a navegação e transporte de carga e passageiros nos rios Tietê e Paraná. ( ) O principal rio da bacia Platina, o rio Paraná é formado

pela confluência dos rios Paranapanema e Ivinhema, na junção dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, região conhecida por pontal do Paranapanema. A sequência correta é: A. V, F, V, F B. V, V, F, F C. F, F, V, V D. F, V, F, V E. V, V, V, F

20- As principais consequências do desmatamento são, EXCETO:

A. Erosão dos solos.

B. Desertificação e arenização.

C. Aumento do índice de chuva e diminuição da temperatura.

D. Proliferação de pragas e doenças provocadas pelo desequilíbrio nas cadeias alimentares.

E. Assoreamento dos rios e intensificação das enchentes, provocando desequilíbrios no ecossistema aquático e comprometimento da navegação.

21- Considere as afirmações sobre a reforma agrária:

I. No Brasil há uma excessiva concentração da terra em mãos de uma minoria de proprietários, esse tem sido um grande problema do campo brasileiro e ainda mais se considerarmos que boa parte dessas terras são as mais férteis e ocupadas por produtos destinados a exportação.

II. A situação no campo brasileiro é explosiva e historicamente, tem gerado muitos conflitos sociais. III. Para concretizar a reforma agrária é preciso,

desapropriar grandes propriedades pouco ou nada produtivas para distribuir lotes de terra às famílias de trabalhadores rurais que não as possuem.

IV. A reforma agrária é um processo simples, tornando mais justa a distribuição da terra.

Estão corretas: A. Apenas I B. Apenas II e III C. Apenas I, II e III

D. Apenas II, III e IV E. I, II, III e IV

22- O termo globalização tem sido usado para designar um fenômeno que trouxe profundas transformações à economia, à cultura e à organização geopolítica internacional. Este período da globalização possibilita a circulação de mercadorias, bens e serviços com maior fluidez e sem grandes obstáculos. Em relação a globalização pode-se afirmar que, EXCETO:

A. O termo globalização começou a ser empregado nos anos de 1980, por consultores de escola de administração de universidade norte-americana. Inicialmente servia para estratégias de expansão global para empresas transnacionais.

B. A partir dos anos 1990, esse termo foi amplamente divulgado pela mídia e passou a fazer parte do dia a dia de países, empresas, instituições multilaterais, trabalhadores e da população em geral, embora fosse um conceito um tanto incompreendido.

C. Apesar de ter suas origens mais imediata na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra Mundial e na Revolução Técnico-científica iniciada nos anos 1970, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista, que vem ocorrendo desde o início da expansão marítima europeia.

D. A globalização é o nome da atual fase de mundialização do socialismo: ela está para seu atual período informacional assim como o colonialismo esteve para sua etapa comercial e o imperialismo para a indústria financeira.

E. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta em um sistema único, formando o chamado sistema-mundo. Mundo e planeta tornaram-se sinônimos, que, por sua vez, são sinônimos de globo, palavra da qual se originou o vocábulo globalização.

23- Os países emergentes que formam o G20, vem ganhando importância no cenário econômico mundial, entre eles os que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). Em relação a esses países pode-se afirmar que:

A. Apresentam uma base tecnológica elevada.

B. Para as próximas décadas apresentam características econômicas promissoras.

C. São capazes de alavancar a economia mundial, apresentando similaridade cultural.

D. Apresentam mais acentuados índices de igualdade social e econômica.

E. Apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.

24- O Brasil em razão de sua grande extensão territorial e da predominância de climas úmidos, possui uma extensa e densa rede hidrográfica e os seus rios apresentam diversos usos, tais como: abastecimento rural e urbano, irrigação, lazer, pesca, transporte, além de um grande potencial hidrelétrico. São características da hidrografia brasileira, EXCETO:

(5)

A. Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas,

possuem regime simples pluvial.

B. Considerando-se rios de maior porte, só encontramos regimes perenes no Sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são temporários.

C. Predominam os rios de planaltos, muitos dos quais escoam por áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água proporcionam grande potencial hidrelétrico.

D. Todos os rios do país são Exorreicos, possuem drenagem que se dirige ao oceano, para fora do continente. Mesmo os endorreicos, que ocorrem para o interior do continente, tem como destino final de suas águas o oceano.

E. O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares. Em nosso território só há lagos de várzea e lagunas ou lagoas costeiras, além de centenas de represas e açudes resultantes da construção de barragens.

25- A qualidade do solo é definida por valores relativos à sua capacidade de cumprir uma função específica, no entanto pode ser afetada diretamente pelos processos erosivos, podendo ser determinadas para diferentes escalas: Campo, propriedade agrícola, ecossistema e região. A erosão química se caracteriza por:

A. Perda de nutrientes e/ou matéria orgânica, desbalanço de nutrientes, salinização, acidificação, poluição. B. Redução da biomassa, redução da biodiversidade. C. Perda de horizontes superficiais, deformação de

terreno, movimento de massa, deposição.

D. Compactação, salamento ou encrostamento superficial, inundação, aeração deficiente, excesso ou falta de água. E. Todas as alternativas anteriores estão erradas.

26- Julgue as alternativas em relação ao clima brasileiro, onde “V” é verdadeiro e “F” é falso:

( ) O Brasil possui 92% do território na zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral com forte influência das massas de ar oceânicas, apresentando predominância de climas quentes e úmidos.

( ) Em apenas 8% do território brasileiro, ao sul do trópico de Capricórnio, ocorre clima temperado, apresentando uma menor variação térmica e estações do ano mais bem definidas.

( ) Em grande parte da Amazônia, como em Belém, o clima é quente e úmido o ano inteiro, pois lá atuam somente massas quentes e úmidas (mEc e mEa). O índice de chuvas apresenta grande variação entre os meses do ano, mas a umidade relativa do ar permanece elevada mesmo nos períodos em que chove menos.

( ) Quando mTa e mPa se encontram, forma-se uma frente fria e há ocorrência de chuvas.

A sequência correta é: A. V, F, V, F B. V, V, F, F C. F, V, F, V D. V, V, V, F E. V, F, V, V

27- O período da Guerra Fria foi marcado por conflito geopolítico e ideológico entre as duas superpotências, a União Soviética e Estados Unidos. Esta situação caracterizou-se pelo(a):

A. O fim dos regimes autoritários. B. Difusão do fundamentalismo Islâmico. C. Formação do mundo bipolar.

D. Enfraquecimento dos movimentos nacionalistas. E. Aceleração da Integração regional.

28- Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007-2008, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a partir de 2005, o Brasil passou a fazer parte dos países com desenvolvimento elevado, ocupando o último lugar desse grupo (70º lugar), em 2012 o país estava no 85º lugar. De acordo com as variáveis usadas para o cálculo do IDH, a que apresentou maior contribuição para melhorar o índice brasileiro foi:

A. O avanço na educação. B. A longevidade.

C. A melhoria nas condições de moradia. D. A renda.

E. A melhoria nas condições de trabalho.

29- Presença de duas estações uma seca e uma chuvosa, solo com baixo pH e baixo teor de nutrientes, vegetação constituída por gramíneas e plantas de pequeno porte, com galhos retorcidos e casca espessa. A qual das regiões fitogeográficas brasileiras se referem estas características?

A. Pantanal. B. Caatinga. C. Mata atlântica. D. Mata de araucária. E. Cerrado.

30- Considere as afirmações sobre os fatores que contribuíram para a urbanização brasileira no século XIX:

I. A construção de ferrovias ligadas à economia cafeeira. II. A intensificação da ocupação do território através da lavoura do café, da exploração da borracha na Amazônia, da colonização europeia no Sul e da expansão do comércio de gado no Nordeste.

III. O fim da escravidão e a introdução do trabalho assalariado, que tornaram mais do que nunca a cidade um local de moradia, de trabalho e de acesso ao mercado.

IV- Apesar do desenvolvimento da indústria a partir da década de 1940, houve um retrocesso no processo de urbanização no país.

(6)

A. Apenas I e II B. Apenas II e III C. Apenas III e IV D. Apenas I, II e III E. I, II, III e IV

31- A Primavera Árabe foi uma série de manifestações e protestos ocorrido entre 2011 e 2012, aconteceu principalmente em países situados no(a):

A. América do Norte e Norte da África. B. África Subsaariana e Oriente Médio. C. Oriente Médio e África do Sul. D. Leste da Europa e Sudeste da Ásia. E. América do Sul e Oriente Médio.

32- Julgue as alternativas sobre o processo de industrialização brasileiro, onde “V” é verdadeiro e “F” é falso.

( ) A organização sindical e a designada “guerra fiscal” contribuíram para a desconcentração verificada a partir do último quarto do século XX.

( ) O desenvolvimento desigual brasileiro reflete-se na disparidade da especialização industrial do país.

( ) Um dos motivos que levou à concentração industrial no Sudeste foi devido à ocorrência de combustíveis fósseis, em especial o carvão.

( ) O desenvolvimento industrial paulista foi favorecido pela concentração de capitais proporcionada pela economia cafeeira. A sequência correta é: A. V, V, F, F B. V, V, V, F C. V, V, F, V D. F, F, V, V E. F, V, F, V

33- O solo é formado, num processo contínuo, pela desagregação física e decomposição química das rochas. São fatores determinantes para a origem e evolução do solo, EXCETO: A. Rocha Matriz. B. Película mineral. C. Clima. D. Relevo. E. Organismos.

34- O comércio é a atividade econômica que consiste na compra e venda de produtos. Em relação ao comércio é INCORRETO afirmar que:

A. Quanto maior o desenvolvimento de um país, maior a quantidade de produtos de alta intensidade tecnológica que se exporta, como é o caso dos Estados Unidos, Japão e Alemanha.

B. Um grande número de países exportam apenas produtos de baixa intensidade tecnológica, como a grande maioria dos países africanos.

C. Embora produza numerosos bens de média intensidade, o Brasil se destaca pela exportação de produtos de baixa intensidade tecnológica.

D. No Brasil, apenas com o avanço industrial ocorreu maior integração entre as regiões, pois cada uma delas exerce um papel diferenciado no conjunto da economia brasileira.

E. Na maior parte da Amazônia e no interior do nordeste, por exemplo, a produção de riquezas é muito grande e por isso há muita comercialização.

35- A mudança do campo para a cidade é a mais importante migração interna e acontece em todos os países do mundo. Em relação à migração interna no Brasil é INCORRETO afirmar que:

A. No Brasil, a migração do campo para a cidade é chamada de êxodo rural, pois se trata de um movimento que vem ocorrendo em grande escala.

B. As cidades exercem grandes atrações sobre os habitantes dos campos e muitos ainda tem a ilusão de que elas oferecem mais facilidades de emprego, escolas, assistência médica, lazer, etc.

C. Ao chegar as cidades, as pessoas vindas do campo sempre encontram as facilidades que esperavam.

D. Uma das consequências do êxodo rural no Brasil tem sido o surgimento de bairros muito pobres em volta das grandes metrópoles.

E. De acordo com o lugar, os bairros pobres e miseráveis formados pelo êxodo rural recebem nomes diferentes: favelas no Rio de Janeiro e São Paulo, maloca em Porto Alegre, mocambos em Recife.

36- Julgue as afirmativas em relação à formação geológica do território brasileiro, onde “V” para verdadeiro e “F” para falso:

( ) As províncias Mantiqueira, Tocantins e Borborema resultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozoico.

( ) O Brasil não apresenta dobramentos modernos, mas apresenta vestígios de antigos dobramento do Pré-Cambriano.

( ) Entre as principais bacias sedimentares brasileiras estão as províncias Xingu, São Francisco pelo ciclo orogenético e Guiana Meridional.

( ) A Serra do Mar foi formada pelo ciclo orogenético ocorrido no quaternário. A sequência correta é: A. F, V, F, F B. V, F, V, F C. F, F, V, V D. V, F, V, V E. V, V, V, F

(7)

37- As rochas metamórficas, assim como as magmáticas formam-se no interior da crosta terrestre, em condições de pressão e temperaturas elevadas, as metamórficas resultam da transformação de rochas preexistentes. Das alternativas propostas a que apresenta apenas rocha metamórfica é: A. Micaxisto e basalto. B. Gnaisse e calcário. C. Mármore e ardósia. D. Granito e arenito. E. Basalto e granito.

38- Complete as lacunas no enunciado abaixo e assinale a alternativa correta:

Nos meses de inverno, no Brasil é frequente a ocorrência de ___________ no sudeste, ___________no centro-oeste e ___________ no sul.

A. neve - chuva - inundação. B. inversão térmica - seca - geada. C. geada - chuvas frontais - inundação. D. chuvas convectivas - seca - neve.

E. Inundação - inversão térmica - chuvas convectivas. 39- Em uma floresta, as árvores servem de anteparo para as gotas de chuvas que escorrem pelos seus troncos, infiltrando-se no subsolo. Além de diminuir a velocidade de escoamento superficial, as árvores evitam o impacto direto da chuva no solo, a retirada da cobertura vegetal prejudica o solo, expondo-o aos fatores do intemperismo e à erosão, tendo como consequências, EXCETO:

A. Aumento do processo erosivo e empobrecimento do solo.

B. Possível aumento dos índices pluviométricos e da evapotranspiração.

C. Assoreamentos de rios e lagos, resultante do aumento no volume de sedimentos, o que provoca desequilíbrio nos ecossistemas aquáticos.

D. Redução ou fim das atividades extrativas vegetais e inviabilização do turismo ecológico.

E. Elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera por causa do solo exposto.

40- Mais de 80% da poluição oceânica vem do continente, trazida pelos rios, chuvas e ventos. Entre os principais poluentes estão, EXCETO:

A. Esgotos lançados sem tratamento, principalmente em países mais pobres e povoados do Terceiro Mundo, como a Índia, o Paquistão, a Indonésia, etc.

B. Produtos agrotóxicos utilizados em plantações. C. Lixo radioativo depositado por alguns países no fundo

do mar.

D. Aumento da quantidade de algas principalmente nas regiões costeiras.

E. Óleo e petróleo derramados devido a acidentes com navios-tanque, rompimentos de dutos e emissários submarinos.

Referências

Documentos relacionados

Quadro 15 – Monitorização do concentrado de osmose inversa Frequência Semestral Parâmetros a monitorizar pH COT Condutividade Nitritos CQO Nitratos Cloretos Fluoretos

Esta figura mostra a taxa de inflação – a variação percentual do nível de preços – medida pelo deflator do PIB e pelo índice de preços ao consumidor usando dados anuais a

É como se a xilogravura Não se fazem mais famílias como antigamente se transportasse para a minha própria sala, para um lugar que, não sendo um lugar geográfico, é um

• Compreender a dimensão global de alguns problemas ambientais; • Compreender a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais; • Debater

Adicione todos os ingredientes num bowl pequeno e com a ajuda de um fouet (batedor de claras) misture os ingredientes até obter uma massa homogênea.. Unte a frigideira e

Além disso, o também esteve reunido com alguns munícipes em seu gabinete, no qual a intenção era colher algu- mas ideias que viessem por parte dos moradores sobre novos

Neste ponto a minuta da PEC tratava das regras relativas ao cálculo do valor dos proventos de aposentadoria dos policiais civis e agentes penitenciários

Além disso, o Projeto de Lei nº 647/2020, que possibilita o saque do FGTS, em situações de emergência ou calamidade pública e também nos casos de pandemia