• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZ TRIENAL DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL 2017 A 2019 PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA NOVA CIVILIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZ TRIENAL DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL 2017 A 2019 PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE DA NOVA CIVILIZAÇÃO"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZ TRIENAL DO MOVIMENTO DA

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

2017 A 2019

PARA A CONSTRUÇÃO DA

BASE DA NOVA CIVILIZAÇÃO

(2)
(3)
(4)
(5)

Aprendemos na Seicho-No-Ie que o mundo criado por Deus é per-feito, não havendo nenhum tipo de problema no homem, tampouco na natureza. Entretanto, ao examinarmos o nosso redor, no mundo fenomênico, encontramos problemas em todas as partes.

Como exemplo podemos citar os furacões que ocorreram recentemente nos Estados Unidos da América e no Haiti, os terremotos em diver sas re-giões do Japão, na Nova Zelândia e em outras partes do mundo. As chu-vas torrenciais e os tufões atingem várias partes do planeta. No Brasil, também têm acontecido muitos pro-blemas relacionados à natureza, como chuva excessiva em algumas regiões, e grande seca em outras. Houve tam-bém o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, MG, conside-rado a maior tragédia ambiental da história do Brasil. Essa tragédia provo-cou a liberação de 62 milhões de me-tros cúbicos de rejeitos e a formação de uma onda de lama de aproxima-damente 10 m de altura, que foi dei-xando rastros de destruição e morte.

Ao percebermos a situação atual do Brasil, temos a impressão de que o país está conturbado: políticos total mente desacreditados, retirada forçada da presidente da república, senadores e deputados cassados, eco nomia desequilibrada, empresas

fechando suas portas, alta taxa de desem prego etc. É realmente uma situa ção muito difícil a que o país atra-vessa.

Aprendemos que tudo isso é o resultado das ações dos seres huma-nos que, esquecendo-se da relação Deus-natureza-seres humanos, pas-saram a viver pensando que podem fazer o que quiserem, desde que seja para o seu próprio bem ou para a hu-manidade, sem pensar nas conse-quências para a natureza. Sabemos que, como o ser humano faz parte da natureza, ao prejudicarmo-la, estare-mos prejudicando nós mesestare-mos.

Para ficarmos livres dos proble-mas que nos cercam, temos que tra-balhar utilizando corretamente as leis mentais: “Dá e receberás”; “Os seme-lhantes se atraem, os não semelhan-tes se repelem”; “Poder da palavra”; “Manifesta-se o que reconhecemos”. É hora de pormos em prática, com mais humildade, os ensinamentos do Supremo Presidente – com base no princípio “Deus, natureza e seres hu-manos são originariamente unos” –, e de colocarmos em ação o trabalho de união (Musubi), imbuídos do verdadei-ro amor em relação a todas as coisas do céu e da terra.

Feliz aquele que conhece essas leis e as pratica. Mas quantas pessoas de nosso conhecimento são realmen te

Diretriz Trienal do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Para a Construção da Base da Nova Civilização

(Plano de Ação Global para o triênio 2017-2019)

(6)

felizes por conhecerem e praticarem essa Verdade?

Nós, da Seicho-No-Ie, apren-demos por meio das orientações dos sagra dos Mestres e do nosso Su-premo Presidente a importância de cuidar mos da natureza. Na SEICHO--NO-IE DO BRASIL, viemos traba-lhando em prol dessa prática: implan-tamos na Sede Central, na Subsede e na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho--No-Ie, em Ibiúna, SP, a ISO 14001, norma internacional de padroniza-ção da gestão ambiental; e cuidamos atenta mente de agir conforme essas normas, visando preservar a natu-reza. Ainda resta muito a se fazer. A SEICHO-NO-IE DO BRASIL atuará intensamente para ir além das exi-gências da norma para a concretiza-ção do mundo ideal. Foi para atender a essa situação que traçamos a dire-triz da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. E estamos seguindo inteiramente a orien tação da Sede Internacional da Seicho-No-Ie.

Até o ano de 2014, a diretriz da SEICHO-NO-IE DO BRASIL era trienal e independente da diretriz da Sede Internacional. Seguia a orien-tação básica da Sede Internacional, mas era independente. Porém, houve a orientação segundo a qual a Seicho--No-Ie de todo o mundo deveria se-guir a diretriz da Sede Internacional, que era quinquenal. A SEICHO-NO--IE DO BRASIL passou a seguir essa diretriz a partir do exercício de 2015, portanto, já no 4o ano de sua vigência na Sede Internacional. Seguimos essa diretriz da Sede Internacional nos

seus 4o e 5o anos, ou seja, em 2015 e 2016. Por esse motivo, a diretriz da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, que era composta de quatro pilares (I – Sei-cho-No-Ie aberta; II – SeiSei-cho-No-Ie dinâmica e sólida; III – Seicho-No-Ie que cresce rumo ao futuro; IV – Sei-cho-No-Ie em harmonia com a nature-za) e que deveria ser válida até o ano de 2015, foi alterada para a diretriz constituída de dois pilares (I – Contri-buição para a solução do problema da paz, do meio ambiente e dos recursos naturais; II – Realização de um “Mo-vimento Organizacional de Alta Quali-dade”) e colocada em prática até o ano de 2016.

Concluída a diretriz quinquenal, a Sede Internacional passou a adotar a diretriz trienal, a partir de 2017, com o título “Plano Trienal para a Cons-trução da Base da Nova Civilização”. Essa diretriz é composta de dois pila-res: I – Movimento para a construção da base da Nova Civilização; II – Prá-tica do estilo de vida para a constru-ção da base da Nova Civilizaconstru-ção e contribuição social.

O Supremo Presidente, prof. Masanobu Taniguchi, escreveu o se-guinte sobre a Nova Civilização:

O caminho para a Nova

Civiliza-ção está bem na nossa frente.

Talvez ele tenha sido igno rado, menosprezado e evitado ao lon-go do processo de otimização, economia de trabalho e auto-mação priorizadas na velha

ci-vilização, mas ele se encontra

nas atividades que vieram sendo praticadas desde antigamente pela humanidade. Em palavras

(7)

simples, trata-se de utilizar

ade-quadamente o próprio corpo. (...)

Para manifestarmos a nature-za verdadeira de filho de Deus, devemos agradecer ao corpo carnal e utilizá-lo ao máximo, cuidando bem dele. Mas isso não significa seguir os desejos carnais. Devemos manifestar a

natureza verdadeira de filho de Deus, que é uno com a

nature-za, controlando os desejos car-nais. (Masanobu Taniguchi, “O que é a Nova Civilização?”, re-vista Seicho-No-Ie, jul. 2015) No VIII Curso Nacional para as Dirigentes da Associação Pomba Branca da Seicho-No-Ie, realizado em 29 de abril de 2016, a Suprema Pre-sidente da Associação Pomba Bran-ca, profa. Junko Taniguchi, orientou as participantes falando o seguinte sobre a vida de baixo carbono:

Quando propomos a vida de baixo carbono, não estamos in-centivando uma vida cheia de restrições: “não faça isso”, “não faça aquilo”. Estamos visando concretizar uma vida rica e feliz na qual vivificamos as inúmeras dádivas que temos recebido no momento, agradecendo-lhes e desfrutando delas. Esse modo de viver cultiva a consciência de biosfera e possibilita a con-cretização de um mundo de paz onde podemos prosperar junto com todos os seres vivos e tam-bém com todas as pessoas do mundo. (Junko Taniguchi, “Uma vida rica que vivifica todas as

coisas”, revista Seicho-No-Ie, ju-nho de 2016)

Seguindo essas orientações do Supremo Presidente e da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, visamos à concretização da Nova Civilização, na qual “a alimenta-ção de baixo carbono e sem carne”, “o modo de viver de baixo carbono que economiza os recursos” e “as ativi-dades expressivas de baixo carbono que valorizam a natureza” se incorpo-rem ao estilo de vida normal de todas as pessoas do mundo.

A seguir, exporemos a diretriz da SEICHO-NO-IE DO BRASIL. Ela volta a ser trienal e segue a orientação e a tendência da Sede Internacional para o período que começa em 2017 e se estenderá até 2019. Baseia-se tam-bém nos mesmos dois pilares desse período. Com esta diretriz, visamos manifestar no mundo a perfeição exis-tente no mundo da Imagem Verda-deira.

I. Movimento para a construção da base da Nova Civilização

1. Divulgação do princípio “Deus, natureza e seres hu-manos são originariamente unos”.

2. Seminário da Luz e Confe-rência da Luz.

3. Fortalecimento da camada jo-vem e das pessoas de meia--idade (Soonen e Wakahato). 4. Semana da Paz e do Meio

(8)

5. “Interpretação da natureza” nos seminários das Acade-mias.

6. Domingo da Seicho-No-Ie. 7. Participação no Curso

Inter-nacional da Seicho-No-Ie, em 2018, para formação e capacitação de preletores.

II. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Civilização e contribui-ção social

1. Viver como “cidadão ético”. 2. “Carbono zero” até 2020 na

Sede Central, na Subsede e na Academia de Ibiúna.

3. Encontro Nacional dos Re-presentantes.

4. “Banco de alimento” e contri-buição para eliminar a fome no mundo.

5. “Campanha de arrecadação verde” – colaboração na pre-servação da Mata Atlântica. 6. Colaboração com outras

re-ligiões e ONGs voltadas à preservação do meio am-biente.

I. Movimento para a construção da base da Nova Civilização

1. Divulgação do princípio

“Deus, natureza e seres hu-manos são originariamente unos”. Em todas as atividades

da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL, será divulgado o princípio “Deus, natu reza e seres huma-nos são origi nariamente uhuma-nos”

para que todas as pessoas se conscientizem dessa Verdade.

2. Seminário da Luz e Confe-rência da Luz. Os Seminários

da Luz são atividades realiza-das com o objetivo de transmi-tir a Verdade “Homem, filho de Deus” a pessoas que ainda não conhecem o Ensinamento da Seicho-No-Ie. São realizadas uma vez a cada dois anos nas Regionais Doutrinárias, com regra específica. A SEICHO--NO-IE DO BRASIL continuará dando total importância a tais seminários.

Nas Regionais em que seja di-fícil atingir o número mínimo de participantes, será realizada a Conferência da Luz nos moldes semelhantes aos do Seminário da Luz, com o mesmo objetivo e com regras preestabelecidas, inclusive no que se refere aos orientadores.

Nesses seminários, uma das palestras será destinada a tra-tar da necessidade de mudar-mos nosso modo de viver, vol-tando-o para a construção da base da Nova Civilização.

As Regionais envidarão esforço total na realização desses semi-nários.

3. Fortalecimento da ca mada jo-vem e das pessoas de meia--idade (Soonen e Wa kahato).

“O futuro do país depende dos jovens”; “Quando os jovens mudarem, o mundo se

(9)

transfor-mará” – são diversas as frases que citam a importância dos jovens no destino de um país e da humanidade. O Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi também viu com muita espe-rança a atuação dos jovens no movimento da Seicho-No-Ie, tanto é que existem hinos es-pecíficos, um para a Associa-ção dos Jovens e outro para o movimento juvenil. Sabendo que os jovens são as pessoas que darão continuidade ao tra-balho desen volvido pelas As-sociações Fraternidade e Pom-ba Branca, é natural que se dê tal importância ao movimen-to jovem e que se leve o En-sinamento para pessoas dessa faixa etária. A SEICHO-NO-IE DO BRASIL dará toda impor-tância à Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie, e as Asso-ciações Fraternidade, Pomba Branca e da Prosperidade da-rão total apoio a essa organi-zação. Uma parcela bastante importante no desenvolvimento desse trabalho está sendo feita pela Comissão Central da Dina-mização Organizacional, a qual tem coordenado as ações de todas as organizações para que todas elas possam se desenvol-ver de maneira harmoniosa e em igualdade.

4. Semana da Paz e do Meio Ambiente. A Semana da Paz e

do Meio Ambiente se tornou um evento de grande repercussão

na sociedade, e a SEICHO-NO--IE DO BRASIL continuará rea-lizando-o com o envolvimento cada vez maior de pessoas. Es-tas serão convidadas a partici-par tanto das atividades diárias da semana como das ativida-des de limpeza e preservação do meio ambiente.

5. “Interpretação da natureza” nos seminários das Acade-mias. Nas Academias de

Trei-namento Espiritual, tomando como exemplo a experiência vi-vida pelos participantes da Con-ferência Especial da Seicho-No--Ie pela Paz Mundial, realizada no Escritório na Floresta em 2016, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL incluirá na programa-ção dos seminários de cinco dias ou mais de duração e nos Seminários de Oferenda de Tra-balho a atividade de vivenciar o contato com a natureza e de interpretá-la, a fim de propor-cionar aos participantes desses seminários a oportunidade de sentir a Verdade da união

(Mu-subi), segundo a qual “Deus,

natureza e seres humanos são originariamente unos”. Para essa atividade, receberemos orientação por meio de um ma-nual a ser elaborado pela Sede Internacional.

6. Domingo da Seicho-No-Ie.

O Domingo da Seicho-No-Ie é uma atividade muito

(10)

impor-tante. É realizada por todos os Núcleos e Regionais visando proporcionar aos participantes que no cotidiano vivem se es-quecendo de sua natureza ver-dadeira de filho de Deus a opor-tunidade de, pelo menos uma vez por semana, estudar o En-sinamento e voltar sua mente para Deus. Ao frequentar essa atividade, o participante tem a possibilidade de viver domin-gos tranquilos e de iniciar as semanas disposto a enfrentar os desafios da vida. A SEICHO--NO-IE DO BRASIL continuará desenvolvendo esse evento e estudando novas programa-ções atraentes para que um nú-mero maior de pessoas possa frequentá-lo e iniciar a semana com a mente voltada para a luz.

7. Participação de preletores e líderes da iluminação no Cur-so Internacional da Seicho--No-Ie (Escritório na Floresta) em 2018, para que se fortale-çam. Seguindo a orientação da

Sede Internacional, a SEICHO--NO-IE DO BRASIL dará ênfase na formação e no fortalecimen-to de prelefortalecimen-tores e líderes da ilu-minação, que são considerados o “sangue” da organização e imprescindíveis no desenvolvi-mento das Associações Locais. Fará todo esforço para a maior participação possível de prele-tores e líderes da iluminação no Curso Internacional da

Seicho--No-Ie (Escritório na Floresta), que será realizado no ano de 2018 sob a orientação do Su-premo Presidente.

II. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Ci-vilização e contribuição social 1. Viver como “cidadão ético”.

Como “cidadãos éticos”, os lí-deres, que são os dirigentes das organizações (preletores, divulgadores e demais líderes), viverão no seu cotidiano uma vida religiosa de união

(Musu-bi) com a natureza, visando,

por meio do Ensinamento da Seicho-No-Ie, à construção da base da Nova Civilização, na qual o ser humano viverá em perfeita harmonia com a nature-za. Em termos concretos, será uma vida com base na alimen-tação sem carne, com baixa emissão de CO2 e baixo consu-mo de recursos naturais.

2. “Carbono zero” na Sede Cen-tral, Subsede e Academia de Ibiúna até 2020. Seguindo a

orientação da Sede Interna-cional, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL atuará intensamente na concretização do “carbono zero” até 2020 na Sede Cen-tral, na Subsede e na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, em Ibiúna, SP, por meio de reflores-tamento e outros meios disponí-veis, como a utilização de

(11)

ener-gia solar. Estão excluídas desse plano as emissões de CO2 das viagens doutrinárias, uma vez que estas são necessárias. As-sim como são concebidas hoje, elas perdurarão após o ano de 2020. Depois dessa data, conti-nuarão, mas haverá a compen-sação da emissão de CO2 que gerarem. Isso será feito com o plantio de árvores ou por outro meio até que, em 2025, tam-bém nas viagens doutrinárias, a emissão desse composto quí-mico seja completamente anu-lada.

3. Encontro Nacional dos Re-presentantes. A

SEICHO--NO-IE DO BRASIL realizava, até o ano de 2016, o Encontro Nacional dos Representantes duas vezes ao ano, sendo uma em abril e outra em novem-bro. Visto que no mês de no-vembro não havia tempo hábil para o treinamento dos presi-dentes regionais das organi-zações, esse treinamento era realizado nos meses de abril e novembro. Visando reduzir a emissão de CO2 das viagens de representantes, definiu-se que tal encontro será realizado somente no mês de novembro, quando ocorrerá também a As-sembleia Geral e o Curso para Líderes da Seicho-No-Ie com a orientação de um ou mais pre-letores enviados pela Sede In-ternacional. No mês de abril, ocorrerá somente a Assembleia

Geral prevista no estatuto, e o treinamento para os presiden-tes regionais será realizado de maneira descentralizada, na própria Regional ou em um lo-cal estratégico em que se con-centrem presidentes de Orga-nização de diversas Regionais próximas, aproveitando a reali-zação de outras atividades.

4. “Banco de alimento” e contri-buição para eliminar a fome no mundo. A fome é um

pro-blema muito sério em âmbito mundial, e no Brasil também existem muitas pessoas nessa situação. Seguindo a orienta-ção da Sede Internacional, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL colaborará com as entidades governamentais e não governa-mentais que trabalham para ex-tinguir tal problema.

5. “Campanha de arrecadação verde” – colaboração na pre-servação da Mata Atlântica. A

Sede Internacional realiza uma campanha de arrecadação de fundos para colaborar no proje-to do WWF (World Wildlife Fund ou, em português, Fundo Mun-dial da Natureza) de preserva-ção da Floresta da Indonésia. Seguindo esse exemplo, a SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL tam-bém realizará uma campanha de mesma natureza visando à preservação principalmente da Mata Atlântica, ameaçada pela devastação, e participará de

(12)

ou-tros projetos similares com os quais colaborará com o objetivo de reduzir o carbono na atmos-fera. Tal iniciativa será levada à prática em consonância com o plano de ação do “carbono zero” até 2020 (item 2 anterior-mente citado).

6. Colaboração com outras reli-giões e ONGs voltadas à

pre-servação do meio ambiente.

A SEICHO-NO-IE DO BRASIL colaborará com a Sede Inter-nacional na pesquisa e procu-ra de organizações religiosas e ONGs com as quais a Seicho--No-Ie poderá trabalhar em conjunto na área de ecologia, diversidade ambiental, ética ecológica etc.

(13)

Plano de Ação para o ano de 2019

I. Movimento para construção da base da Nova Civilização

A. Novos planos para 2019

1. Estudar intensivamente os

assuntos tratados na Con-ferência Especial de 2018 (Estudo da universalidade do Musubi) por meio de ma-teriais que serão publicados pela Sede Internacional.

2. Capacitar os preletores e

lí-deres da iluminação, reali-zando cursos virtuais com maior frequência.

3. Divulgar para todos os

adep-tos os ensinamenadep-tos trans-mitidos pelo Supremo Presi-dente na sua mensagem por ocasião de:

a) Mensagem de Ano Novo

2019 (1/01).

b) Solenidade Comemorativa

da Fundação da Seicho--No-Ie e Transmissão da Sagrada Tocha da Verda-de (1/03).

c) Cerimônia para “Orar pela

Grande Harmonia entre Deus, natureza e seres humanos (11/03).

d) Cerimônia de

Acolhimen-to de Acolhimen-todas as Religiões (7/07).

4. Energia limpa.

B. Planos em continuidade aos anos anteriores

1. Divulgação do princípio “Deus, natureza e seres hu-manos são originariamente unos”.

2. Seminário da Luz (em

portu-guês e japonês) e Conferên-cia da Luz (em japonês).

3. Fortalecimento da cama-da jovem e cama-das pessoas de meia-idade (inclusive

Soo-nen e Wakahato).

4. Semana da Paz e do Meio

Ambiente – Festa das Dádi-vas da Natureza.

5. “Interpretação da natureza”

nos seminários das Acade-mias de Treinamento Espiri-tual.

6. Revisão das práticas e

ceri-mônias da Seicho-No-Ie.

II. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Ci-vilização e contribuição social A) Novos planos para 2019

1. Auxílio mútuo entre adeptos

e entre Regionais doutriná-rias.

2. Banco de alimentos e

contri-buição social.

B) Planos em continuidade aos anos anteriores

(14)

2. Desenvolvimento do Sistema

Baseado em Projetos (PBS).

3. “Carbono zero” na Sede Central, Subsede e Acade-mia de Ibiúna até 2020, e zerar o carbono emitido na movimentação doutrinária de preletores, escalados pela Sede Central da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, até o ano de 2025.

4. “Campanha de arrecadação

verde” – colaboração na pre-servação da Mata Atlântica.

5. Colaboração com outras

re-ligiões e ONGs voltadas à preservação do meio am-biente.

6. Três Práticas Religiosas

Im-portantes.

Detalhamento

I. Movimento para a construção da base da Nova Civilização

A. Novos planos para 2019

1. Estudar intensivamente os assuntos tratados na Con-ferência Especial de 2018 (Estudo sobre a universali-dade do Musubi) por meio de materiais que serão pu-blicados pela Sede Interna-cional. A Sede Internacional

deverá publicar os textos de teses apresentadas pelos preletores da Sede Interna-cional do Japão nos idiomas japonês, inglês, português, espanhol e chinês. Assim,

nós do Brasil incentivaremos os preletores e líderes da ilu-minação a fazerem intenso estudo, a fim de se inteirarem do rumo que o movimento atual está tomando e pode-rem orientar corretamente os adeptos.

2. Realizar cursos virtuais

para preletores e líderes da iluminação com maior fre-quência, para capacitá-los a desenvolver tanto palestras de conteúdo mais profun-do, como também orienta-ções complexas.

3. Divulgar para todos os adeptos os ensinamentos transmitidos pelo Supremo Presidente na sua mensa-gem por ocasião de:

a. Mensagem de Ano Novo

2019 (1/01/2019).

b. Solenidade comemorativa

da fundação da Seicho--No-Ie e Transmissão da Sagrada Tocha da Verda-de (1/03/2019). No Brasil, esta Solenidade será rea-lizada no dia 10/03/2019. Domingo da Seicho-No-Ie e no site da SEICHO-NO--IE DO BRASIL.

c. Cerimônia para “Orar pela

Grande Harmonia entre Deus, natureza e seres humanos” (11/03/2019), que, no Brasil, será trans-mitida no dia do Curso

(15)

para Divulgadores de 23 de março de 2019.

d. Cerimônia de

Acolhimen-to de Acolhimen-todas as Religiões (07/07/2019). No Brasil, será transmitida no dia 14 de julho de 2019, no dia do Seminário para Di-vulgadores nas principais Academias de Treinamen-to Espiritual e nas ativida-des do Domingo da Sei-cho-No-Ie.

Existem quatro ocasiões no ano em que o Supre-mo Presidente transmite uma mensagem a todos os adeptos, e que são transmitidas ao vivo por meio da internet. São as datas anteriormente rela-cionadas e, como pode-mos ter acesso a essas mensagens, estudaremos amplamente esses con-teúdos a fim de orientar corretamente os adeptos. A mensagem de Ano Novo será disponibilizada a to-dos no site oficial da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, mas as outras três serão exibidas aos participan-tes de eventos que serão realizados em todo Brasil nas datas próximas à ce-rimônia, quando tais men-sagens serão transmitidas uma única vez.

4. Energia limpa. Sabemos da

possibilidade da utilização da energia solar para geração de energia elétrica. Realiza-remos campanha para ins-talação de tais sistemas de geração de energia em todas as Academias de Treinamen-to Espiritual do Brasil, inclu-sive em locais de atividades diárias das Fundações man-tidas pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

B. Planos em continuidade aos anos anteriores

1. Divulgação do princípio “Deus, natureza e seres humanos são originalmen-te unos”. Por meio do

En-sinamento da Seicho-No-Ie, sabemos que, apesar de os seres humanos estarem se-parados uns dos outros, essa situação é apenas no aspec-to físico, que o corpo carnal não é o ser humano verda-deiro, e que, quando vemos o verdadeiro ser humano, que é a Vida de Deus, percebe-mos que essa Vida de Deus é uma só, que se manifesta de diferentes formas em di-versos locais. Essa Vida é a mesma Vida que se aloja em todos os vegetais e animais. Quando nós, seres humanos, atacamos e prejudicamos a natureza, no fundo estamos prejudicando a nós mesmos.

(16)

É sob essa ótica que deve-mos cuidar da natureza.

Divulgaremos amplamente essa Verdade.

2. Seminário da Luz (em por-tuguês e japonês) e Con-ferência da Luz (em japo-nês). O Seminário da Luz é

a atividade mais importante em nível regional. É uma ati-vidade voltada para divulgar o Ensinamento para pessoas que ainda não o conhecem, e existem regras bem definidas para sua realização. A partir de 2019, esses seminários serão realizados somente nas Regionais que atingiram no seminário anterior um núme-ro mínimo de 500 participan-tes, e a periodicidade de rea-lização passará a ser de uma vez a cada três anos.

3. Fortalecimento da cama-da jovem e cama-das pessoas de meia-idade (inclusive Soo­

nen e Wakahato). Os jovens são as pessoas que mais pre-cisam conhecer a Verdade “Homem, filho de Deus, pos-suidor de capacidade infinita”, pois têm muita vida pela fren-te, quando poderá aproveitar a vida para desfrutar da ca-pacidade infinita. Consideran-do que são os jovens de hoje que darão continuidade ao nosso movimento, daremos total apoio ao movimento dos

jovens e ao pessoal da fai-xa etária conhecida como de meia-idade, incluindo os gru-pos Soonen e Wakahato, da organização em japonês.

4. Semana da Paz e do Meio Ambiente e Festa das Dá-divas da Natureza. O

even-to que envolve a divulgação de revistas da Seicho-No-Ie e a limpeza de locais públicos na Semana da Paz e do Meio Ambiente se tornou um even-to muieven-to importante da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL, e será dada continuidade com uma programação atraente para o público geral.

Será programada, também nesse período, a realização da Festa das Dádivas da Na-tureza, com toda a programa-ção voltada para lembrar das dádivas que recebemos da natureza e da necessidade de sua preservação. As Re-gionais que já programaram a festa em outras datas não terão necessidade de mudar, podendo realizar conforme programado.

5. “Interpretação da natureza” nos seminários das Acade-mias de Treinamento Espiri-tual. Esta atividade realizada

dentro da programação dos seminários nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie tem surtido grande impacto nas pessoas

(17)

que tomam contato com a na-tureza, muitas pela primeira vez. É uma atividade muito importante, por meio da qual os participantes mergulham mentalmente no interior da natureza para fazer reflexões sobre a importância dela. Continuaremos dando bas-tante valor a essa atividade.

6. Revisão das Práticas e Ce-rimônias da Seicho-No-Ie.

A Seicho-No-Ie é uma orga-nização viva, portanto, é na-tural que acompanhe as al-terações e as necessidades da sociedade e seus usos e costumes. Atendendo a es-sas necessidades, a Sede Internacional alterou algumas atividades constantes das Práticas da Seicho-No-Ie, li-mitando somente às práticas realizadas nas Academias de Treinamento Espiritual. Se-guiremos suas orientações.

II. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Ci-vilização e contribuição social A. Novos planos para 2019

1. Auxílio mútuo entre adep-tos e entre Regionais dou-trinárias. Estão ocorrendo

com frequência fenômenos da natureza como terremotos, furacões, tufões, tornados, calor intenso, frio intenso, inundações, secas etc., tudo

em proporções anormais em todas as partes do mundo, causando sérios problemas para os moradores. Conside-rando que a Seicho-No-Ie é uma organização de caráter social e filantrópico, é impor-tante que todas as Regionais estejam preparadas para poderem ajudar as pessoas que estiverem necessitando receber ajuda em razão de terem sido vitimadas por es-ses fenômenos da natureza, sejam elas em sua região de doutrinação, seja em outras localidades. Os membros per-tencentes aos clubes do PBS serão os coordenadores des-sas atividades de apoio soli-dário.

2. Banco de Alimentos e

con tribuição para

elimi-nar a fome no mundo. É

dito que existem no mundo mais de 800 milhões de pessoas passando fome. Considerando que esse número equivale a quatro vezes a população do Bra-sil, será desenvolvida uma campanha para fazer contri-buição financeira e enviar o valor arrecadado para uma instituição que atua na aju-da a essas pessoas. O valor será definido como uma parte da campanha de fim do ano (Pró-Natal), realizada tradi-cionalmente pela

(18)

SEICHO--NO-IE DO BRASIL. Entre os adeptos, deve ser incentiva-da a prática de, uma vez ao mês, efetuar a refeição sim-ples para solidarizar-se com as pessoas em situação de fome, e o valor corresponden-te à diferença entre a refeição normal e a refeição simples ser depositada numa conta que, por sua vez, será pos-teriormente enviada à Sede Central, que se encarregará de enviar à instituição ante-riormente citada.

B. Planos em continuidade aos anos anteriores

1. Viver como “Cidadão Éti-co”. Como cidadãos éticos,

todos os líderes e adeptos da Seicho-No-Ie devem viver uma vida religiosa de união (Musubi) com a natureza, participar ativamente do Sis-tema Baseado em Projetos (PBS), e divulgar o Ensina-mento, aproveitando todas as ocasiões de contato com as pessoas que ainda não co-nhecem a Seicho-No-Ie, se-jam em reuniões ou fora dela.

2. Desenvolvimento do Sis-tema Baseado em Proje-tos (PBS). Tendo sido

regu-lamentadas as atuações do PBS, atuaremos seguindo orientações recebidas da Sede Internacional.

3. “Carbono zero” na Sede Central, Subsede e Aca-demia de Ibiúna até 2020, e zerar o carbono emitido na movimentação doutri-nária de preletores escala-dos pela Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL até 2025. Este é um

com-promisso da SEICHO-NO-IE DO BRASIL perante a Sede Internacional. A Diretoria da Administração Central está trabalhando ativamente nes-te projeto, foram plantadas durante o ano de 2017 árvo-res na Mata Atlântica, pela Fundação SOS Mata Atlânti-ca, em quantidade suficiente para atender a primeira par-te. Atualmente, estamos tra-balhando no atendimento da segunda parte e, para isso, foi criada uma comissão for-mada por membros da Direto-ria da Administração Central e por funcionários da Sede Central para desenvolver tal projeto, que desejamos con-cluir seu planejamento até o final de 2019.

4. Campanha de arrecadação do verde. Dando

continuida-de à campanha continuida-desenvolvida nos anos anteriores, desen-volveremos a campanha vi-sando à preservação da natu-reza.

5. Colaboração com outras re-ligiões e ONGs. A

(19)

SEICHO--NO-IE DO BRASIL continua-rá colaborando com a Sede Internacional na pesquisa e na procura de organizações religiosas e ONGs com as quais a Seicho-No-Ie pode-rá fazer parceria na área de ecologia, diversidade ambien-tal, ética ecológica etc.

6. Três Práticas Religiosas Im-portantes. Líderes e adeptos

realizarão diariamente as Três Práticas Religiosas Im-portantes, vivificando o

Diá-rio do Relógio de Sol,

estu-dando detidamente os textos doutrinários transmitidos pelo Supremo Presidente e pela Suprema Presidente da Asso-ciação Pomba Branca, para divulgar o Ensinamento para as pessoas de seu relaciona-mento, convidando-as para as diversas atividades da Sei-cho-No-Ie, como a Festa das Dádivas da Natureza, Semi-nário da Luz (em por tuguês e japonês), conferências etc.

(20)

Metas 2019

Descrição Organizações Fraternidade (português) Fraternidade (japonês) Pomba Branca (português)

Pomba Branca (japonês)

Jovens (português) Jovens (japonês) Prosperidade Total (português) Total (japonês) Total Geral

Associação Local (realizado 2018)

418 105 919 232 225 33 271 1.833 370 2.203

(+) Associação Local (novos 2019)

16 9 8 0 7 3 11 42 12 54

(=) Associações Locais (meta total 2019)

434 11 4 927 232 232 36 282 1.875 382 2.257 Divulgadores (novos) 80 20 170 60 100 30 130 480 11 0 590 Revistas 797.664 209.052 2.315.184 442.788 302.943 26.668 690.921 4.106.712 678.508 4.785.220 Missão Sagrada (R$) 5.682.698,40 1.168.279,80 18.880.995,22 3.136.350,28 2.075.814,16 21 1.41 1,75 5.292.238,97 31.931.747 4.516.042 36.447.789

(21)

Metas 2019

ACADEMIA DE TREINAMENT O ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Ibiúna-SP Santa Tecla-RS Santa Fé-BA Curitiba-PR Amazônia-P A Goiás-GO Minas Gerais-MG Total Participação Fraternidade 745 200 195 230 52 60 --- 1.482 7% Fraternidade (japonês) 445 --- ---20 --- 15 --- 480 2% Total 1.190 200 195 250 52 75 --- 1.962 9% Pomba Branca 2.200 670 578 460 194 200 --- 4.302 21%

Pomba Branca (japonês)

900 --- --- 100 --- 33 --- 1.033 5% Total 3.100 670 578 560 194 233 --- 5.335 26% AJSI 2.370 645 370 495 11 0 60 --- 4.050 19% AJSI (japonês) 175 --- --- 70 --- --- --- 245 1% Total 2.545 645 370 565 11 0 60 --- 4.295 20% APSIB 715 400 235 285 10 10 --- 1.655 8% Educadores 300 --- --- --- --- 300 1%

(22)

ACADEMIA DE TREINAMENT O ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL Ibiúna-SP Santa Tecla-RS Santa Fé-BA Curitiba-PR Amazônia-P A Goiás-GO Minas Gerais-MG Total Participação

Seminários Gerais: - Fraternidade

730 238 187 144 72 58 --- 1.429 7% - Pomba Branca 1.168 382 299 230 11 6 93 --- 2.288 11 % - AJSI 292 96 75 57 29 23 --- 572 3% - APSIB 730 239 186 144 72 58 --- 1.429 7% - Educadores --- --- --- --- --- ---0% Total 2.920 955 747 575 289 232 --- 5.718 28% Preletores 500 150 180 250 50 80 --- 1.210 6% Preletores (japonês) 100 --- - - --- 100 1% Total 600 150 180 250 50 80 --- 1.310 7% América Latina --- 350 --- --- ---350 1% Total Geral 11.370 3.370 2.305 2.485 705 690 --- 20.925 100%

(23)

PLANO DE AÇÃO DA ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE

DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Pontos principais do movimento da Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para 2019

deixará de ser realizado a partir de 2019.

A Associação Fraternidade dedi-cará grandes esforços para que todos os líderes de nossa organi-zação participem maciçamente do Treinamento para Preletores, Divul-gadores e Dirigentes (Presidentes de Regionais, Presidentes de AL e membros de Diretoria), que será realizado simultaneamente em to-das as Regionais do Brasil nos dias 1 e 2 de junho de 2019.

Estão ocorrendo com frequência fenômenos da natureza como terre-motos, furacões, tufões, tornados, calor intenso, frio intenso, inunda-ções, secas etc., tudo em propor-ções anormais em todas as partes do mundo, causando sérios pro-blemas para os moradores. Consi-derando que a Seicho-No-Ie é uma organização de caráter social e fi-lantrópico, é importante que todas as Regionais estejam preparadas para poderem ajudar as pessoas que necessitem receber tal ajuda por serem vitimadas desses fenô-menos da natureza, sejam elas em sua região de doutrinação, seja em outras localidades. Os membros pertencentes aos clubes do PBS Em 2019, a Associação

Fraterni-dade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL realizará prioritariamente as seguin-tes atividades, com base no “Plano Trienal para a Construção da Base da Nova Civilização” e “Plano de Ação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL”, visando à conscientização de que Deus, na-tureza e seres humanos são unos na sua origem.

1. Movimento para a construção da base da Nova Civilização

Nova iniciativa a partir de 2019

Realizar o “Curso para Líderes da Associação Fraternidade da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL (Frater-nos em Ação)”. Este curso é des-tinado para líderes da Associação Fraternidade de todo o Brasil na Academia de Ibiúna, num período de cinco dias no mês de agosto, com o objetivo de capacitar todos os líderes da organização tanto em questões administrativas como doutrinárias. Anteriormente, apenas os presidentes de Federação e pre-sidentes de Associação Local par-ticipavam desse curso que ocorria em paralelo ao Seminário de Trei-namento Espiritual para Homens com Oferenda de Trabalho (Semi-nário do Sucesso sem Limites) que

(24)

serão os coordenadores de tais ati-vidades de ajuda.

Visando ao processo de atualiza-ção constante em 2019, a revista

Fonte de Luz terá todo o projeto

gráfico revitalizado de maneira a acompanhar as tendências atuais e que possa, de modo adequa-do, atender às necessidades de nossos leitores. Na nova revis-ta, serão inseridas novas seções, como “Homem na atualidade”, “Educação da Vida em família”, “Economia & profissão”, “Ensina-mentos básicos, praticar a Seicho-No-Ie é...”, para difundirmos o correto conceito da relação entre Deus, natureza e seres humanos e o desenvolvimento do conceito de cidadão ético, a partir das famílias dos leitores.

Iniciativas de anos anteriores que continuaremos dando ênfase

(1) Em 2019, continuaremos in-centivando o trabalho conjunto entre Regionais vizinhas e/ou Regionais “coirmãs” (português e japonês), para realizar treina-mentos, conferências e seminá-rios, visando a uma integração maior entre os adeptos e asso-ciados.

(2) Para se adequar a essa nova estrutura, as Federações da Associação Fraternidade pro-moverão reuniões de planeja-mento, vivificando a relação de cooperação com as Regionais

com as quais formarão equipes, e realizarão intercâmbios com estas, apresentando casos de experiências bem-sucedidas, ações de boas práticas, entre outros, e trocando informação sobre esses casos.

(3) As Federações da Associação Fraternidade aprofundarão o intercâmbio com as Regionais com as quais formarão parce-ria, por meio da troca de infor-mações e outras atividades. Juntas podem estimular o retor-no da realização de seminários e de conferências nas Associa-ções Locais, nos Núcleos e nas Regionais, bem como a realiza-ção da Festa das Dádivas da Natureza, os encontros das As-sociações Locais e das confe-rências que receberão as pes-soas que ainda não conhecem o Ensinamento. Desse modo, a base do movimento na comuni-dade será fortalecida.

(4) As Associações Fraternidade e Pomba Branca da SEICHO-NO--IE DO BRASIL trabalharão em sistema de cooperação mútua no que tange às orientações e às assistências aos dirigen-tes e aos líderes das Associa-ções Locais, Núcleos e Regio-nais. Atuarão em conjunto com os respectivos Departamentos de Desenvolvimento Regional (DDR), para melhorar os tra-balhos de expansão e o menor deslocamento de pessoas, o

(25)

que implicará na redução do CO2.

(5) Em 2019, as Associações Fra-ternidade e Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL promoverão atividades em con-junto: Encontro Nacional do De-partamento de Casais em Per-nambuco, no mês de setembro; Intercâmbio entre Regionais do Departamento Soonen e

Waka-hato, em Presidente Prudente,

SP; no mês de abril; Encontro Nacional em Prol da Pequena Vida em nível regional, no mês de outubro, que será realizado dentro das programações do Domingo da Seicho-No-Ie.

(6) As Federações da Associação Fraternidade, em conjunto com a Associação Pomba Branca e a Associação Regional dos Educadores, realizarão eventos em escolas a fim de colaborar para a divulgação dos Ensina-mentos da Seicho-No-Ie para as pessoas de meia-idade, e os alunos do CEEV serão esti-mulados a desenvolver projetos com base na Educação da Vida com pessoas dessa faixa etária e com os avós, que atualmente se apresentam, em grande nú-mero, como responsáveis por cuidar dos netos.

(7) Serão inclusas nas programa-ções dos Seminários das Aca-demias atividades que bus-quem desenvolver o lado direito

do cérebro, ou seja, atividades artísticas e culturais para uma educação estético-espiritual que reflita a Verdade, o bem e o belo, assim como a recém--apresentada atividade de inter-pretação da natureza.

(8) Redução do consumo de carne e a prática das Quatro Mentes Imensuráveis.

(9) Publicação mensal dos artigos na seção “Construção de uma Nova Civilização”, implantada na revista Fonte de Luz desde fevereiro de 2015, e a inclusão de novas seções, como “Ho-mem na atualidade”, “Educação da Vida em família”, “Economia & profissão”, “Ensinamentos bá-sicos, praticar a Seicho-No-Ie é...”, para difundirmos o correto conceito da relação entre Deus, natureza e seres humanos e o desenvolvimento do conceito de cidadão ético com as famílias dos leitores.

(10) Incentivaremos a adoção da alimentação sem carne em todos os eventos que a Asso-ciação Fraternidade da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL irá promover em todos os âmbi-tos: nacional, regional e local. (11) Continuaremos a adotar pelo

menos uma “refeição simples” em nossos eventos (em portu-guês e japonês), em especial nas Academias de

(26)

Treinamen-to Espiritual. A economia obti-da por essa prática será desti-nada a instituições que cuidam de pessoas materialmente desfavorecidas.

(12) As Federações Regionais se-rão incentivadas e orientadas a atuar com grande vigor em conjunto com outras organi-zações, na organização e na divulgação do Seminário da Luz (em português e japonês). Além disso, realizarão, por volta de duas vezes ao ano, em cooperação com outras organizações, uma conferên-cia com duração de aproxima-damente duas horas ou mais abordando temas relaciona-dos. Esse evento será des-tinado a receber as pessoas que participaram pela primeira vez do Seminário da Luz, da Conferência da Luz (em japo-nês) e da Festa das Dádivas da Natureza, além de pessoas de meia-idade, e a transmitir o Ensinamento às pessoas que ainda não o conhecem, difun-dindo amplamente, assim, a Verdade à sociedade.

(13) Para o aumento de adep-tos e associados, os dirigen-tes transmitirão os Ensina-mentos da Seicho-No-Ie por meio da dedicação de amor ao próximo. Portanto, valori-zarão o contato com os par-ticipantes das reuniões, rea-lizando o contato face a face,

aproximando-se dos adeptos, compartilhando experiências, apresentando a liderança e ex-plicando o que é a Seicho-No--Ie.

(14) Incentivaremos também a rea-lização de reuniões de vizi-nhança na casa de adeptos, associados e líderes, para que mais pessoas possam ter con-tato com os Ensinamentos. (15) A Associação Fraternidade,

junto com as demais organiza-ções, firmando laços de mútua colaboração, empenhar-se-á na consolidação e no aumen-to das Reuniões de Crianças e Kodomokai em todo o Bra-sil para que, com base nelas, haja condições no futuro de se formarem Reuniões de Juve-nis, Junias, Jovens e Seinen. Com tais medidas, contribui-rá com a formação de suces-sores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

(16) Continuaremos estimulando a divulgação mensal de revistas da Seicho-No-Ie na modali-dade “corpo a corpo”. Cuida-remos de, nessa divulgação, assegurar o preenchimento e o recolhimento no ato do Car-tão de Bênção preenchido e, no caso da revista Fonte de

Luz, os Cartões de Visita de

Bênção, para encaminharmos à Regional e, posteriormen-te, entrar em contato com as

(27)

pessoas abordadas, convi-dando-as para participarem de atividades como Seminário da Luz (em português e japo-nês), Conferência da Luz (em japonês), Festa das Dádivas da Natureza e outros eventos regionais ou das Associações Locais. A Associação Fraterni-dade também continuará par-ticipando ativamente nos dias de divulgação de revistas da Seicho-No-Ie predetermina-dos pela Sede Central, como Semana da Paz e do Meio Ambiente, Dia D, entre outros. Continuaremos acompanhan-do as melhorias acompanhan-do Sistema de Pedido de Revistas.

(17) A Associação Fraternidade promoverá ações visando à ampliação da base de novos contribuintes e à conscientiza-ção da importância dos adep-tos e associados aumentarem o valor de sua contribuição da Missão Sagrada, seja em for-ma de aumento de cotas, seja mudando para categorias su-periores. Desse modo, pode-rão contribuir com a expansão da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL por meio da gratidão pelas graças recebidas e da retribui-ção destas.

(18) Serão incentivadas também a continuidade da realização das Visitas de Bênção nas residên-cias de adeptos, dirigentes e líderes.

2. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Ci-vilização e contribuição social Iniciativas de anos anteriores que continuaremos dando ênfase

1. Adeptos e associados se cons-cientizarão claramente de que a fé no Deus único e absoluto constitui o centro do Ensinamen-to e, ao mesmo tempo, focaliza-rão o trabalho de união (Musubi) com a natureza. A finalidade dis-so é manifestar no mundo terres-tre a paz e a riqueza por meio da ampliação da consciência de que eu e os outros constituí-mos uma unidade e aprofundar a consciência de unidade originá-ria entre Deus, natureza e seres humanos. Assim, manifestare-mos no cotidiano a consciência de unidade com a natureza por meio de escolhas de temas que tratem a respeito disso nas nos-sas atividades das Associações Locais, dos Núcleos, das Regio-nais, das Academias e dos even-tos nacionais.

2. Adeptos e associados realiza-rão as Três Práticas Religiosas Importantes (Meditação

Shinso-kan, leitura de sutras sagradas,

cantos em louvor e livros da Sei-cho-No-Ie e dedicação de amor ao próximo) e praticarão o Prin-cípio do Relógio de Sol, orando pela concretização da grande harmonia entre Deus, natureza e seres humanos. Eles também farão a leitura atenta dos livros

(28)

e artigos traduzidos do Supremo Presidente, prof. Masanobu Tani-guchi, e da Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, profa. Junko Taniguchi, e com-partilharão a Verdade com as pessoas que ainda não conhe-cem o Ensinamento. Transmiti-rão a alegria de praticar a fé no dia a dia para as pessoas com quem têm contato, bem como para as pessoas da comunida-de, conduzindo-as a atividades da Seicho-No-Ie, como a Fes-ta das Dádivas da Natureza, as conferências, as reuniões das Associações Locais, os Seminá-rios da Luz (em português e ja-ponês), as Conferências da Luz (em japonês), os Seminários do Livro, entre outros.

3. Fortalecimento da camada das pessoas da meia-idade, Soonen

e Wakahato, casais etc. É

reco-nhecida a importância das pes-soas dessa faixa etária no desti-no de um país e da humanidade. Sabendo que são elas que darão continuidade ao trabalho desen-volvido pelas Associações Fra-ternidade e Pomba Branca, é na-tural que se dê tal importância e que se leve o Ensinamento para pessoas dessa faixa etária. Esse trabalho será realizado tanto para as Regionais em português como em japonês.

4. Adeptos e associados divulga-rão as iniciativas ambientais do Escritório na Floresta, da Sede

Central e Subsede da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, assim como as da Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna, visando à difusão dessas práticas voltadas para a cons-cientização e a mudança de há-bitos e de estilo de vida, e tendo como alvo a concretização da grande harmonia entre Deus, na-tureza e seres humanos.

5. Adeptos e associados farão doa-ções aos projetos e campanhas propostos pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL, visando à preser-vação (principalmente) da Mata Atlântica, ameaçada pela de-vastação, e outros projetos si-milares, e colaborando para a redução do nível de carbono na atmosfera.

6. Serão arrecadadas também doações para Projetos de Ener-gias Limpas (geração de energia sem emissão ou baixa emissão de carbono), sob a gerência da Sede Internacional, visando ao abandono da energia nuclear e à prevenção do aquecimento glo-bal. Além disso, pelo Fundo para o Combate à Fome, gerenciado pela Diretoria do Órgão Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, outras entidades serão apoia-das. Assim, contribuiremos para solucionar os problemas de po-breza.

7. Quando o manual para a introdu-ção da educaintrodu-ção ambiental

(29)

pró-pria da Seicho-No-Ie, que adota o método de assimilação “inter-pretação da natureza”, for forne-cido, as Federações Regionais irão utilizá-lo para introduzir esse método nos programas de even-tos, como seminários e cursos. 7.1. A Associação Fraternidade

atualizará gradativa mente os manuais existentes de treinamento para líderes (Manuais de orientação do Departamento de Casais, Manuais de orientação do Departamento Infantil, Ma-nuais de orientação para reuniões específicas para homens, Departamento da Terceira Idade, entre outros, adicionando orientações organizacionais referentes a: educação ambiental, Princí-pio do Relógio de Sol, prática do estilo de vida para a cons-trução da base da Nova Civi-lização e contribuição social, alimentação de baixo car-bono e sem carne, modo de viver de baixo carbono que economiza os recursos, e ati-vidades expressivas de bai-xo carbono que valorizam a natureza. Procuraremos

de-talhar exemplos práticos de aplicação cotidiana desses conceitos nas atividades das Federações Regionais, Nú-cleos e Associações Locais. 8. Realização em conjunto com

as demais organizações do

Se-minário para Divulgadores nas Academias de Treinamento Es-piritual da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, das Reuniões Mensais para Divulgadores nas Regio-nais, do Curso Presencial para Divulgadores nas Regionais em março e do Curso Virtual para Divulgadores em setembro.

9. Realização do curso para líde-res da Associação Fraternidade “Curso Fraternos em Ação” na Academia de Ibiúna, em agosto. 10. Em 2019, o Seminário do

Su-cesso (em português) será realizado simultaneamente em todas as Academias de Treina-mento Espiritual da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, no final de semana de 6 e 7 de abril. Exceto na Academia de Minas Gerais.

11. Continuidade da transmissão das aulas virtuais para diri-gentes da Associação Frater-nidade com conteúdos que auxiliem no desempenho das atividades locais.

12. Dirigentes e associados, na condição de “cidadãos éticos” com base na fé, praticarão nas bases da Seicho-No-Ie da re-gião onde vivem e no local em que realizam suas atividades a “alimentação de baixo car-bono e sem carne”, o “modo de viver de baixo carbono que

(30)

economiza os recursos” e as “atividades expressivas de bai-xo carbono que valorizam a natureza” para cooperar com a consolidação de uma socie-dade na qual a natureza e os seres humanos se harmoni-zem. Ao mesmo tempo, eles transmitirão o Ensinamento da Seicho-No-Ie pelos meios des-critos a seguir:

(12.1) Faremos campanha de conscientização dos nossos dirigentes e as-sociados para que, ao adquirirem ingredientes alimentares, lembrem--se de consumir produ-tos locais e da época, o que diminui a “distância percorrida” pelos pro-dutos. Optar-se-á por alimentos naturais, não processados, e alimen-tos orgânicos, contri-buindo para desenvol-ver as indústrias locais de pesca e agricultura. (12.2) Incentivaremos nossos dirigentes e associa-dos a vivenciarem a experiência de cultivar hortas caseiras pró-prias, de participar do cultivo de hortas comu-nitárias, de tomar parte em reflorestamentos e plantio de árvores, e a experimentarem

pes-soalmente a conexão entre vidas individuais e natureza, sendo gratos às dádivas da natureza. (12.3) Orientaremos e

incen-tivaremos nossos di-rigentes e associados para, sempre que pos-sível, utilizarem meios de transporte coletivos e darem preferência a combustíveis que cau-sem menor impacto ambiental, de modo que possam produzir econo-mia de recursos natu-rais e baixa emissão de carbono.

(12.4) Motivaremos nossos di-rigentes, associados e adeptos a reduzirem a emissão de CO2, pro-curando, na medida do possível, energias lim-pas, como a solar para aquecimento da água do chuveiro e da cozi-nha. Iremos incentivá--los também a substi-tuírem a gasolina e o gás natural por etanol. Na troca de seus veí-culos, dentro de suas possibilidades, iremos estimulá-los a optarem por modelos de menor emissão de CO2, como os “híbridos” ou “elétri-cos”.

(31)

A prioridade é a redu-ção do uso de combus-tíveis fósseis e, na se-quência, sempre dentro das possibilidades, a utilização de geradores fotovoltaicos ou eólicos.

Eventos organizados pela Sede Cen-tral

• Seminário do Sucesso (todas as Academias de Treinamento Espi-ritual).

• Seminário do Sucesso (em idio-ma japonês), Academia de Ibiú-na, SP.

• Curso para Líderes da Associa-ção Fraternidade da SEICHO--NO-IE DO BRASIL (Fraternos

em Ação), Academia de Ibiúna, SP.

• Convenção Nacional da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL em idio-ma japonês (Palácio de Conven-ções do Anhembi, SP).

• Aulas virtuais mensais para diri-gentes (11 aulas).

Eventos organizados pela Regional, planejados e orientados pela Sede Central.

• Treinamento para dirigentes de todas as organizações nas Re-gionais.

• Visitas de Assistências em par-ceria com a Associação Pomba Branca.

METAS 2019

Descrição PortuguêsRegionais Regionais Japonês

Associações Locais (realizado em

2018) 418 105

Associações Locais (novas) 16 9

Associações Locais (meta total) 434 114

Divulgadores (novos) 80 20

Revistas da Seicho-No-Ie 797.664 209.052

(32)

META DE PARTICIPANTES NAS ACADEMIAS DE TREINAMENTO ESPIRITUAL

2019

Academia PortuguêsRegionais RegionaisJaponês Seminários Gerais

Ibiúna 745 445 730 Santa Tecla 200 --- 238 Santa Fé 195 --- 187 Curitiba 230 20 144 Amazônia 52 ---- 72 Goiás 60 15 58 TOTAL 1.482 480 1.429

(33)

PLANO DE AÇÃO DA ASSOCIAÇÃO POMBA BRANCA DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Pontos principais do movimento da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para 2019

humanos são originariamente unos”.

2) Difundiremos amplamente as

seis práticas de vida de um fi-lho de Deus ético, transmitidas pela nossa Suprema Presidente da Associação Pomba Branca, profa. Junko Taniguchi, a todas as nossas líderes, associadas e adeptas. Faremos essa difusão por meio de nossa página no site da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, da revista Seicho-No-Ie Mulher

Feliz, de nossos treinamentos

nacionais e regionais, seminá-rios, conferências, além das re-uniões de Associação Local. Eis as mencionadas práticas:

(1a) Realizar as “Três Práticas Religiosas Importantes da Seicho-No-Ie” na busca do aprofundamento da fé em Deus único e absoluto; (2a) Viver o Princípio do

Reló-gio de Sol;

(3a) Viver conscientes do tra-balho de união (Musubi), para manifestar na vida cotidiana um modo de vida

Em conformidade com a Diretriz Trienal da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (triênio 2017-2019), o nosso Pla-no de Ação atenderá aos dois pila-res:

I. Movimento para a construção da base da Nova Civilização.

II. Prática do estilo de vida para a construção da base da Nova Ci-vilização e contribuição social. Nova iniciativa a partir de 2019

Conferências para Mulheres, com temas diferenciados, nas Asso-ciações Locais, com o objetivo de atrair o público feminino mais jo-vem (35 a 50 anos).

Iniciativas do ano anterior que continuaremos dando ênfase

1) Difundiremos amplamente a men sagem transmitida pelo nos so Supremo Presidente da Seicho-No-Ie, prof. Masanobu Taniguchi, a fim de vivermos na prática a manifestação da “gran-de harmonia entre Deus, nature-za e seres humanos” e do prin-cípio “Deus, natureza e seres

(34)

segundo o princípio “Deus, natureza e seres humanos são originariamente unos”; (4a) Praticar o amor de unidade

entre o eu e o outro, abs-tendo-se da alimentação à base de carne;

(5a) Praticar o consumo dos produtos da terra, cultivar hortas caseiras e produzir artefatos manuais;

(6a) Adotar um modo de vida que não agrave o aqueci-mento global.

3) A Diretoria do Órgão Central da

Associação Pomba Branca esta-rá lado a lado da nossa liderança na implantação da Festa das Dá-divas da Natureza, que aconte-cerá nas Regionais Doutrinárias com orientações por meio virtual e/ou pessoal.

4) Realizaremos reuniões virtuais

com todas as Presidentes de Federação (em português e ja-ponês) e suas respectivas direto-rias, Presidentes de Associação Local e suas respectivas dire-torias, e membros da Comissão Executiva Central da Associação Pomba Branca da SEICHO-NO--IE DO BRASIL, a fim de estrei-tarmos nossa comunicação.

5) Desenvolveremos ações con-juntas com a Associação Frater-nidade da SEICHO-NO-IE DO

BRASIL, para treinar nossa lide-rança em suas respectivas Re-gionais, intensificando o trabalho de união (Musubi) e impulsio-nando a expansão do Movimen-to.

6) Nos Seminários para Mulheres,

nos Seminários da Associação Pomba Branca (em japonês) e nos Seminários Criança Feliz, em todas as Academias de Trei-namento Espiritual, buscaremos introduzir na programação a ati-vidade de “interpretação da na-tureza” e outras atividades de cunho ambiental, para

possibili-tar a vivência prática da unidade entre Deus, natureza e seres hu-manos.

7) Junto com o Gabinete de

Marke-ting e Comunicação e com o Ga-binete do Meio Ambiente, contri-buiremos para ampliar a difusão da mensagem de uma vida em harmonia com a natureza, va-lendo-nos de vídeos educativos a serem transmitidos em nossos eventos no “Momento Meio Am-biente”.

8) Incentivaremos, no âmbito da

Regional, o diálogo com as reli-giões da comunidade que man-têm iniciativas voltadas à preser-vação do meio ambiente, a fim de promover atividades em par-ceria com estas.

9) Participaremos ativamente da campanha da SEICHO-NO-IE

(35)

DO BRASIL, visando à preser-vação (principalmente) da Mata Atlântica, e contribuiremos com outros projetos similares por meio do nosso Departamento de Meio Ambiente.

10) Incentivaremos nossas

adep-tas, associadas e líderes a implantarem também em seus lares, com a periodicidade de uma vez por mês, o dia de “re-feição simples”. Assim, sen-tirão que “eu e o outro somos um” de maneira mais intensa e real.

11) Em nossa revista Mulher Feliz

e no Jornal Querubim, conti-nuaremos enfatizando a im-portância da preservação do meio ambiente. Neles, publi-caremos artigos e relatos de ações que estão sendo de-senvolvidos nesse sentido. Colheremos esses relatos acionando a nossa lideran-ça e executando um plano de ação específico para cada re-gião. Assim, incentivaremos em nossos leitores uma vida de esforço para a redução da emissão de gás carbônico (CO2).

Continuaremos publicando em nossas seções “Gastronomia e espiritualidade” e “Mestre Cuquinha” somente receitas sem o uso da carne. Continua-remos também com os artigos atuais da profa. Junko Tanigu-chi, a fim de permanecermos

alinhadas com a orientação da nossa Suprema Presidente da Associação Pomba Branca.

12) Além de todos os nossos

se-minários nas Academias de Treinamento Espiritual terem um cardápio sem carne, ins-tituiremos no Curso para Lí-deres da Associação Pomba Branca e nos Seminários para Mulheres um dia de “refeição simples”.

13) Continuaremos realizando o

“Momento Meio Ambiente” em todas as nossas reuniões se-manais nas Associações Lo-cais, nas Reuniões de Crian-ças, na Reunião de Estudos para Mães, na Reunião da Terceira Idade, na Reunião da Família Feliz (Soonen e

Wa-kahato) e nos Domingos da

Seicho-No-Ie. A consciência ecológica será desenvolvida por meio de vivências e trocas de experiências que estimulem “a redução, a reutilização e a reciclagem” de materiais. Utili-zaremos, além de nossos ma-teriais por escrito, os vídeos produzidos pelo Gabinete de Marketing e Comunicação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL em conjunto com o Gabinete de Meio Ambiente.

14) Vivendo uma vida com base

na alimentação sem carne, com baixa emissão de CO2 e baixo consumo de recursos

(36)

naturais, continuaremos nos esforçando para a elimina-ção da carne bovina e suína do cardápio das atividades promovidas pela Associação Pomba Branca, principalmente quando estas atividades forem voltadas às nossas dirigentes, e sempre de maneira bastan-te conscienbastan-te. Além disso, nos empenharemos também, na medida do possível, na dimi-nuição do consumo da carne de aves em nossas ativida-des. Incentivaremos também para que as nossas dirigentes e associadas coloquem em prática, na medida do possí-vel e de maneira consciente, essa mesma conduta na sua vida cotidiana. Incentivaremos a veiculação do vídeo “A Paz a partir da Mesa de Refeição”, produzido pela Sede Interna-cional, em nossas atividades locais.

15) Utilizaremos também o vídeo

“A Paz a partir da Mesa de Refeição” em nossos seminá-rios nas Academias de Treina-mento Espiritual, entre outros. Além disso, em nossos semi-nários específicos nas Acade-mias, continuaremos e intensi-ficaremos as oficinas de meio ambiente com aprendizagem de compostagem, plantio de sementes e mudas e reapro-veitamento de materiais reci-cláveis.

16) Capacitaremos a CEC da

As-sociação Pomba Branca para multiplicar as orientações so-bre educação ambiental que recebemos na Conferência Es-pecial da Seicho-No-Ie para a Paz Mundial, no Escritório na Floresta, em julho de 2016.

17) Incentivaremos nas

Associa-ções Locais o aumento de reuniões específicas cujas programações contemplem a explicação e a prática da culi-nária sem o uso de carne, e sejam estimulados o uso de produtos locais e o cultivo de hortas caseiras.

18) Coletaremos receitas sem o

uso de carne, aproveitando, principalmente, o cardápio uti-lizado nos Seminários para Mulheres de todas as Acade-mias, e pediremos a colabora-ção dos adeptos e dirigentes para a elaboração do livro “De Dar Água na Boca”.

19) Para o aumento de

associa-das, as líderes e adeptas, im-buídas do espírito de união (Musubi), valorizarão seus contatos com pessoas de sua comunidade, realizarão a co-municação face a face (encon-tros e conversas, cooperação, compartilhamento de experiên-cias e outros), e transmitirão os Ensinamentos da Seicho--No-Ie distribuindo pessoal-mente as revistas, os livros e

(37)

outras publicações da Seicho--No-Ie. Na reunião da Associa-ção Local, falaremos da gra-tidão pelo Ensinamento e do sentimento de retribuição por ser associada, incentivando as participantes a serem cotistas de pelo menos uma revista da Seicho-No-Ie e contribuintes da Missão Sagrada.

20) Angariaremos novos

contri-buintes da Missão Sagrada, valendo-nos da explicação so-bre a sua importância, periodi-camente, nas reuniões sema-nais.

Também realizaremos um tra-balho por meio de Visitas de Bênção e orações, utilizando a listagem de contribuintes por Regional e por Associação Lo-cal fornecida pela Superinten-dência da Missão Sagrada e Oração da Cura Divina.

21) Para o aumento de adeptas

da meia-idade (35 a 55 anos), atuaremos por meio do Depar-tamento de Casais em conjun-to com a Associação Fraterni-dade, iniciando reuniões nas Federações que ainda não as realizam. Por meio do Depar-tamento Wakahato, incentiva-remos o aumento das reuniões específicas para mulheres dessa faixa etária, iniciaremos um trabalho para casais, im-plantaremos Reuniões de Es-tudos para Mães nos finais de semana e/ou durante a

sema-na à noite para que as jovens senhoras das organizações em japonês e em português, que trabalham fora de casa, possam participar. Ademais, promoveremos atividades es-pecíficas para mulheres de meia-idade.

22) Formação de sucessores:

As Associações Locais se em-penharão em promover a par-ticipação de suas associadas, dirigentes e adeptas no Mó-dulo de Estudos da Seicho--No-Ie, no Ciclo de Estudos da Prosperidade e no Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV), habituando-as ao constante estudo da Ver-dade e formando divulgadoras e preletoras da Seicho-No-Ie. Também incentivaremos as divulgadoras na participação das reuniões de estudo para divulgadores, cursos e semi-nários específicos para divul-gadores.

A Federação promoverá a re-união mensal de Divulgadores da Seicho-No-Ie, unindo num só recinto os divulgadores de todas as organizações. Esse encontro poderá ser paralelo à Reunião Mensal da Associa-ção Regional dos Preletores. Com as demais organizações, firmando laços de mútua cola-boração, trabalharemos para a consolidação e o aumento das Reuniões de Crianças e

(38)

condições para a continuidade do Movimento pela formação das Reuniões de Juvenis,

Ju-nias e Jovens. Realizaremos

as seguintes ações:

a) Com o apoio do

Departa-mento Infantil Nacional (As-sociações Pomba Branca e Fraternidade), realizaremos treinamentos nas Regionais para preparar orientadores e coordenadores para as atividades infantis utilizan-do nossos manuais.

b) Realizaremos

treinamen-tos para coordenadores e orientadores de Reunião de Crianças, com a participa-ção das demais organiza-ções.

c) Atualizaremos as “52

pro-gramações para Reunião de Crianças” disponíveis no site do Domingo da Sei-cho-No-Ie, para que sirvam de modelos a todas as reu-niões.

23) Fortalecimento das

Associa-ções Locais:

Vivenciaremos em nossas re-uniões as Três Práticas Reli-giosas Importantes da Seicho--No-Ie: Meditação Shinsokan, leitura de sutras sagradas, can-tos e livros da Seicho-No-Ie e dedicação de amor ao próximo. Estimularemos também o viver segundo o Princípio do Relógio de Sol por meio de atividades

nas quais o público exponha suas vivências de alegria ou escreva-as no Diário do Relógio

de Sol. Citaremos a seguir as

propostas relacionadas às Três Práticas Religiosas Importantes da Seicho-No-Ie:

a) Ao final de todas as

reu-niões nas Associações Lo-cais, deverá ser realizada a Meditação Shinsokan básica por 10 minutos, em substituição à oração de encerramento, exceto nos dias em que, após a pa-lestra, for realizada uma das práticas simplificadas, ou nos dias de práticas ou cerimônias, em que não será realizada a oração de encerramento (Material do CDOR 12/2012).

b) Leitura de livros da

Seicho--No-Ie, de outras publica-ções e divulgação:

• Uma vez ao mês, um grupo de dirigentes fará a divulgação de revistas da Seicho-No-Ie nas pro-ximidades da Associação Local.

• A Associação Pomba Branca também continua-rá participando ativamen-te de todos os dias de di-vulgação de revistas da Seicho-No-Ie predetermi-nados pela Sede Central, como Semana da Paz e

Referências

Documentos relacionados

Este foi parte do enquadramento que concorreu para a formulação do objeto principal do projeto de investigação que se enunciou. Para se atingir o objetivo principal foram

Sob influência de princípios como os da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Agenda Europeia para a Cultura, da

Usando técnicas como modelação matemática para analisar situações complexas, a Investigação Operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efectivas e

sujeitar a “mídia” hospedada a uma carga não usual de demanda de visitação, tais como, mas não restritas a: campanha publicitária pela mídia, lançamento de novos produtos,

Neste artigo é apresentada pela primeira vez uma aplicação da análise de componentes principais para identificação dos fatores que influenciam o comportamento, e

Especial, em que para além de um trabalho mais individualizado e especializado com o aluno pode ainda servir de ponte entre a escola e a família e entre o aluno e

Tendo em vista que atualmente vivemos uma era em que as drogas, lícitas ou ilícitas, estão inseridas na sociedade, um número significativo de adolescentes já

Garantindo , até ao limite do valor fixado nas Condições Particulares, os danos ou prejuízos causados a quaisquer máquinas elétricas, transformadores, aparelhos e instalações