• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Agosto 20114; revisto Fevereiro 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Agosto 20114; revisto Fevereiro 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Agosto 20114; revisto Fevereiro 2017

O apóstolo João tem estas palavras de encorajamento e de ensinamento a todos os que buscam alcançar a misericórdia/graça do Altíssimo:

1.João 1:5-7 – “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade [a Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142, 151]. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

Mas, a que “luz” se estava a referir João? Que “luz” será essa que ilumina o caminho do ser humano de forma tão perfeita, que de todos os que andam debaixo dela Se agrada O Altíssimo? O apóstolo dá-nos aqui algumas pistas quando compara aquela “luz” com as trevas de que ele também aqui fala. Pensamos que o pensamento do apóstolo pode ser correctamente entendido retirando das suas palavras o seguinte entendimento:

 Andam em trevas todos os que andam desviados da “luz” (instrução; conselho) que provém do Alto e Sublime.

 Ora, andar em trevas é não praticarmos a verdade, é andarmos desviados dessa “luz”, segundo as palavras de João.

Mas, tal como Pilatos perguntou a Yeshua, também muitos poderão perguntar: “o que é

a verdade?” A resposta a esta pergunta que tem inquietado tantos seres humanos

(2)

Salmo 119:142, 151-2 – “A tua justiça [Yeshua, a Torá viva] é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade... Tu estás perto, ó YHWH, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre”.

Fica então bem claro, para nós, que a Lei/Torá de YHWH é a Verdade a que os profetas e servos do Altíssimo se referiam e pela qual viviam. Daí podermos concluir que todos os que caminham foram destes preceitos de vida eterna (que Ele fundou para sempre), caminham em trevas. Por isso não podemos dizer que temos comunhão com O Pai e permanecermos desobedientes aos Seus preceitos eternos. Se essa for a nossa opção de vida é porque ainda caminhamos em trevas espirituais, no mesmo engano em que caminham as multidões deste mundo.

Mas, e a “luz”? Que “luz” será essa então? Já acima apontámos que tal “luz” é a Lei/Torá, mas agora vamos confirmar este entendimento pela leitura da Palavra. Diz-nos ela de forma categórica que tal “luz” é a Lei/Torá de YHWH:

Salmo 119:105-109 – “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó YHWH, segundo a tua palavra. Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó YHWH; ensina-me os teus juízos. A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei”.

Mas podemos ir ainda mais longe na nossa compreensão, pois Yeshua HaMashiach disse-nos que Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”. Então vemos aqui uma simbiose perfeita entre a Lei/Torá de YHWH (A Palavra) e O Verbo divino Yeshua, a Torá viva. Sim, a Torá viva (Yeshua HaMashiach) é tudo em todos. Ele é Aquele por Quem foram criadas todas as coisas. Ele foi sempre O Executor da expressa Vontade do Pai. Ele faz parte do Elohim Altíssimo (“Eu e O Pai somos “Um” – “echad”, unidade composta). Porque por Ele e para Ele são todas as coisas.

Paulo fala-nos claramente deste mistério e das maravilhas que foram revelados em Yeshua HaMashiach, não podendo a Sua divindade ser refutada: Romanos 11:36; 1:Coríntios 8:6; 15:27-28; Efésios 1:10-11; 4:10; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:1-6; 2:9-12; Apocalipse 4:11.

Já David rogava:

Salmo 43:3 – “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos”.

Quando David escreveu rogando por “luz” e “verdade”, ele estava rogando ao Elohim Todo-Poderoso que lhe desse os ensinamentos da Sua Lei/Torá e o guiasse nessa “luz” e nessa “verdade”. Possamos nós rogar o mesmo, também. Do mesmo modo, seu

(3)

Provérbios 6:23 – “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correcção são o caminho da vida”.

Guardemo-nos pois dos falsos ensinadores, homens (e mulheres) mentirosos, que ensinam os seus rebanhos que a Lei/Torá do Eterno foi abolida com a morte de Yeshua. O próprio Adonai Yeshua nos diz que até que os céus e a terra passem, nem um jota ou um til será omitido da Lei sem que tudo seja cumprido…o que sabemos ainda não ter acontecido.

Então, prossigamos em aperfeiçoar os nossos caminhos na “luz” em que O Messias andou obedientemente. Caminhemos por fé e obediência em todos os preceitos de vida que O Pai nos deu na Sua Lei/Torá e nas palavras que os Seus profetas nos transmitiram para que alcancem o galardão da vida eterna – a grande recompensa de que nos fala Salmo 19:7-11. Sim, são estes preceitos que nos tornam sábios para a vida eterna. Tais conselhos tornam-nos mais sábios que os nossos companheiros:

Salmo 119:98-100 – “Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos”.

Todos eles são o caminho da vida que devemos seguir se queremos ter vida. Falando para os responsáveis religiosos do Seu tempo, Yeshua recrimina-os dizendo:

João 5:39-40 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida”.

Muitos homens daquele tempo como muitos outros dos dias de hoje continuam às apalpadelas, incapazes de reconhecer as virtudes insondáveis do Messias Salvador Yeshua que nos foi enviado para voltar a abrir o caminho (através Dele) que nos pode reconciliar com O Pai. Porém, tal reconciliação só é possível quando Lhe revelamos a nossa insuficiência para chegar a Ele e declaramos a nossa total dependência do sacrifício que Ele realizou no nosso lugar. Sim, só através do Filho podemos chegar junto do Pai.

E, tendo agora a certeza que O Filho era e é a Lei/Torá viva, podemos então concluir que só poderemos alcançar a graça do Pai se andarmos, humildemente, por obediência e por fé, em todos os Seus preceitos de vida eterna, nos quais O Filho também andou.

Até os profetas e servos fiéis da antiguidade “viram” a glória do Filho, séculos antes Dele ser revelado ao mundo, como foi o caso de Enoque (Judas 1:14), Job (Job 19:25-26) de Isaías (João 12:40-41) ou de Abraão (João 8:56), por exemplo.

(4)

Hoje, estando a humanidade a viver os tempos da apostasia do fim, os homens caminham como cegos e, sendo escarnecedores, falam do que não sabem. Procedendo assim são néscios. E, a maior estupidez (ou cegueira) das suas vidas é recusarem a salvação gratuita que O Alto e Sublime proporcionou ao homem através do sacrifício de Seu Filho Yeshua HaMashiach. Mas, sabemos que a Sua obra gloriosa só aproveita a um pequeno rebanho, os que confiam no Seu Nome, os que anda por fé e obediência nos Seus caminhos de vida eterna (na Sua Lei/Torá), e que aceitam o testemunho de Yeshua para se salvarem.

Satanás obscureceu o entendimento da larga maioria dos seres humanos. Judas fala-nos destes néscios (espiritualmente cegos) como estando sujeitos ao juízo do Rei vindouro:

Judas 1:15-16 – “Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse”.

Também Paulo ao escrever à congregação dos fiéis que estava em Roma lhes (nos) diz:

Romanos 3:12-18 – “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.

Não há quem faça o bem [guarde a Lei/Torá], não há nem um só. A sua

garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz [os preceitos da Lei/Torá]. Não há temor de Deus diante de seus olhos”.

Podemos admitir que o homem de hoje está espiritualmente mais desviado dos caminhos de vida de YHWH do que os homens dos dias de Paulo, uma vez que os dias de hoje são comparados aos dias do tempo de Noé, em que a iniquidade (pecado ou transgressão da Lei/Torá) predominava no mundo. Por isso dizemos que o diabo cegou o entendimento dos homens, incluindo neste número muitos dos líderes religiosos dos nossos dias.

Mas um remanescente foi chamado a fazer parte do corpo dos remidos no sangue de Yeshua, o povo salvo, a nação santa, o povo adquirido, a Israel de YHWH, a Noiva do Cordeiro. Este mesmo povo foi adquirido através desse mesmo sangue redentor. Tal povo é oriundo de todas as nações, tribos, povos e línguas, em todas as épocas…uns poucos aqui e outros além. A eleição pertence ao Elohim Todo-Poderoso: João 17:6-12, 24; 18:9.

(5)

Provérbios 3:1-8 – “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia em YHWH de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme a YHWH e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos”.

A palavra de Yeshua e dos santos profetas chama-nos para a essa luz maravilhosa. O termo “luz” pode adquirir significados um pouco distintos consoante o contexto em que é empregue. Mas, espiritualmente, “luz” significa: Verdade, Lei/Torá, Caminho, Veredas Antigas, Yeshua HaMashiach (a Torá viva), conforme já vimos e ainda iremos desenvolver. Continuamos a confirmar na Palavra que esta “luz” tem como significado a Lei/Torá.

Nas profecias para os dias vindouros, os do no Reino Messiânico de Yeshua, O Rei Eterno, no 7º Milénio:

Isaías 2:2-3, 5 – “E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da

casa de YHWH no cume dos montes [o Reino em Sião/Jerusalém], e se

elevará por cima dos outeiros [povos, nações]; e concorrerão a ele todas

as nações. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas [a Sua Lei/Torá]; porque de Sião sairá a lei, e de

Jerusalém a palavra de YHWH... Vinde, ó casa de Jacob [estando as 12

tribos a ser reunidas], e andemos na luz de YHWH”.

Estas palavras proféticas mostram-nos com toda a clareza a perenidade e intemporalidade da Lei/Torá dada através de Moisés, a mesma que será restaurada por completo no Reino Messiânico milenar, e que virá a reger todos os povos da Terra, pois todos eles passarão a andar debaixo desta “luz” (ao contrário de hoje). Consolidemos esta certeza em:

Salmo 119:97, 101-104 – “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia… Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua

palavra [a Tua Lei/Torá]. Não me apartei dos teus juízos, pois tu me

ensinaste. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho”.

Todo o ser humano que despreza a Lei/Torá de YHWH, está a desprezar O Filho, a Torá viva. E, se despreza a Vontade do Altíssimo está a condenar-se à destruição, pois não se torna apto para o reino vindouro. A sua rebeldia o condenará.

(6)

Como podem alguns falsos ensinadores ensinar que hoje vivemos no tempo da graça…ao mesmo tempo que ensinam que a Lei/Torá de YHWH foi abolida? Onde é que tal vem escrito? Se O próprio Adonai Yeshua, a Torá viva, nos diz que não a veio abolir, como se atrevem alguns (néscios) a dizer que a eterna lei com as disposições do Eterno para o homem foi abolida? Como podem eles alcançar misericórdia (graça) sendo rebeldes? Temos obrigação de nos desviar destes falsos mestres e ajudar outros a encontrar o caminho da Verdade, da Lei/Torá.

Disse ainda A Palavra (Aquele que Se veio a revelar como Yeshua):

Isaías 8:16, 20 – “Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos… À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”.

Tenhamos então muito cuidado, pois desse cuidado pode depender a nossa salvação ou condenação.

O próprio Adonai Yeshua na alegoria que contou acerca do rico e do pobre Lázaro, recomendou, de forma bem categórica, aos do Seu (e nosso) tempo:

Lucas 16:29 – “Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”. Ora, se nós ouvirmos Moisés e os profetas, de que nos falam eles? Falam-nos dos caminhos de vida que é a Lei/Torá, a qual contém os preceitos do Altíssimo, i.e. os Seus mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos, i.e. as veredas da justiça.

Jeremias 6:16 – “Assim diz YHWH: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e

perguntai pelas veredas antigas [a Lei/Torá de YHWH], qual é o bom

caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele”.

Este é o conselho que O Alto e Sublime ainda nos dá hoje. Se queremos fazer parte dos que hão-de herdar a vida eterna por Yeshua HaMashiach, a Torá viva, então temos de viver por estes preceitos…pois por eles viveu também O nosso Salvador.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade para que a guardemos.

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma

A proposta de lei do Orçamento Geral do Esta- do para 2016 (OGE 2016), entregue diretamente pelo Vice-Ministro das Finanças, Hélder Lopes, ao Presidente do Parlamento

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões