• Nenhum resultado encontrado

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 34

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 34"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

QUESTÃO 17

Com relação à cárie dentária, é CORRETO afirmar:

a) Tudo indica que a infecção primária na criança advém da mãe (transmissão vertical), mas isso não assegura a perpetuação da espécie nos novos hospedeiros.

b) Essa doença infecciosa não mata o hospedeiro, produzindo um quadro agudo e nunca subclínico.

c) Existe um período de máxima susceptibilidade à infecção cariogênica, chamado de “janela de infectividade” (Caulfield, 1993), que acontece na criança entre 4 e 8 meses de idade.

d) Todos os homens, praticamente, são infectados, mas nem todos apresentam lesões cariosas, o que confirma que infecção é diferente de doença infecciosa e que a doença cárie é de natureza multifatorial.

INSTRUÇÃO: Observe a figura abaixo para responder à questão 18.

Lesão com cavidade em dentina atingindo a polpa Lesão com cavidade em dentina

Lesão com cavidade no esmalte

Lesão no esmalte sem cavidade

Lesão subclínica TEMPO

(2)

QUESTÃO 18

A figura mostra a evolução dos sinais clínicos da doença cárie, uma combinação dos estágios progressivos da perda mineral com o tempo decorrido. Com relação a essa evolução, podemos afirmar:

a) A lesão subclínica e a lesão no esmalte sem cavidade são invisíveis e reversíveis.

b) A lesão no esmalte sem cavidade e a lesão no esmalte com cavidade já são visíveis clinicamente, porém só a primeira é reversível.

c) A lesão com cavidade no esmalte e a lesão com cavidade em dentina, embora visíveis, apenas a primeira é reversível.

d) A diferença entre uma lesão subclínica e a lesão no esmalte sem cavidade é que a primeira é reversível e a segunda não.

QUESTÃO 19

Com relação ao controle da cárie dentária, podemos afirmar:

a) Quando é feita uma aplicação tópica de flúor profissional em um dente recém erupcionado, ou na dentina logo após uma raspagem radicular, há uma dissolução da apatita carbonatada com reestruturação mineral do dente.

b) O pH crítico, na presença do flúor, é diferente quando da sua ausência. Existe uma faixa de segurança de pH entre 6,5 e 5,5, na qual o flúor exerce um dos seus efeitos para controlar o desenvolvimento da cárie dentária no esmalte.

c) O resultado da simples presença de flúor no meio ambiente bucal será uma redução de perda de minerais, interferindo diretamente com a desmineralização do esmalte, o que nos leva a supor que o uso do flúor possa compensar qualquer consumo de açúcar.

d) A concentração maior de carbonato na dentina e no esmalte dos dentes permanentes do que nos decíduos explica por que há uma progressão mais rápida da cárie nesses locais, o que não quer dizer que a cárie não possa ser controlada em dentina e nos dentes permanentes.

QUESTÃO 20

Marque a afirmativa INCORRETA:

a) A placa dental formada pela presença de sacarose tem menores concentrações inorgânicas de cálcio, fosfato e flúor.

b) A placa dental formada pela presença de sacarose é mais cariogênica do que aquela formada por glicose e frutose separadamente, apesar destes serem os componentes da sacarose.

c) Os produtos amiláceos podem ser considerados de baixa cariogenicidade para a dentina e não cariogênicos para o esmalte, mesmo quando usados simultaneamente com a sacarose.

d) As bactérias, particularmente as do grupo mutans, possuem enzimas chamadas de glicosiltransferase que, a partir da sacarose, produzem polímero extra celulares que facilita a aderência das bactérias mesmo em superfícies lisas.

(3)

Com relação ao uso do flúor, é INCORRETO afirmar:

a) O flúor, quando em excesso na cavidade bucal, é capaz inclusive de elevar o pH da placa, devido ao seu efeito de tamponamento.

b) O flúor não é capaz de interferir nos fatores responsáveis pela doença, portanto, o flúor, isoladamente, não impede a doença cárie.

c) A ação do flúor está na redução da manifestação da doença, em termos de seus sinais, sendo um fenômeno essencialmente físico-químico.

d) O resultado do efeito do flúor no processo de desmineralização e remineralização é que ele, reduzindo a primeira e ativando a segunda, propicia uma perda menor de mineral do que se não houvesse sua presença.

QUESTÃO 22

Assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Uma das dificuldades para o sucesso da fluoretação da água é o controle da concentração adequada.

b) Para se obter um bom desempenho do flúor sistêmico, basta que as pessoas o utilizem até os 13 anos, quando todos os dentes permanentes já estão formados, não precisando mais de sua utilização, a não ser de forma tópica.

c) Acreditava-se que o flúor atingia os dentes em formação, sendo incorporado, mineralizando os dentes em um efeito pré-eruptivo. Atualmente, é reconhecido que a fluoretação da água é um dos meios de saúde pública para manter flúor constante na cavidade bucal.

d) No passado, devido à aplicação do flúor na água, chegou a ser verificada uma redução de até 50% na prevalência da cárie. Hoje esse efeito tem sido diluído por outras medidas de controle da doença e o impacto se reduziu para valores de 20%.

QUESTÃO 23

Hoje se sabe que “o responsável pelo efeito do flúor tópico é um mineral do tipo fluoreto de cálcio (“CaF²”), o qual, funcionando como um reservatório, tentaria manter o flúor constante no meio para intervir com o desenvolvimento da cárie” (Cury, 2001).

Com relação ao que diz respeito ao Fluoreto de cálcio, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Haverá menor formação de fluoreto de cálcio no dente com lesão de cárie do que no dente hígido.

b) Quanto maior a concentração de flúor da aplicação, maior a formação de fluoreto de cálcio, portanto, uma relação diretamente proporcional.

c) Quanto menor o pH do meio durante a aplicação, maior a formação de fluoreto de cálcio, portanto, uma relação inversamente proporcional.

d) Quanto maior o tempo de aplicação, maior a formação de fluoreto de cálcio, portanto, uma relação diretamente proporcional.

(4)

QUESTÃO 24

Com relação a técnica do ART (Tratamento Restaurador Atraumático), assinale a afirmativa INCORRETA:

a) À medida que essa técnica evolui, torna-se evidente que sua aplicação não se restringe às comunidades carentes, mas deve fazer parte dos recursos dos profissionais da odontologia.

b) A abordagem da técnica do ART foi, originalmente, proposta para atingir alguns dos problemas da doença cárie, apesar de ter alguns problemas, como não utilizar equipamentos odontológicos mais modernos.

c) É reconhecido pela Organização Mundial de Saúde o grande potencial que essa técnica oferece para o controle e tratamento da cárie dentária, podendo ser previsto como a qualidade da atenção com a saúde bucal se tornará disponível a muito mais pessoas.

d) A ART é baseada na escavação das lesões de cárie com instrumentos manuais e os resultados das pesquisas, publicados na literatura científica, mostraram que a ART era viável e aceitável em populações tão diversas quanto da Tanzânia, Paquistão, China e Estados Unidos.

QUESTÃO 25

São vantagens da aplicação da técnica de ART, EXCETO:

a) Pouco desconforto, reduzindo muito a necessidade de anestésico local. b) É recomendada em dentes permanentes, para restaurações de uma só face. c) Os preparos cavitários são mínimos, conservando o máximo de tecido dentário. d) São usados apenas instrumentos manuais facilmente disponíveis e com custo

reduzido. QUESTÃO 26

Com relação ao Programa de Saúde da Família (PSF), é CORRETO afirmar:

a) As equipes de saúde da família são responsáveis pelas visitas domiciliares e atividades coletivas e individuais de prevenção a doenças, enfermidades, patologias em geral, enquanto a atividade curativa fica por conta de outros profissionais de apoio.

b) Nas cidades onde funciona o PSF, o comando das ações fica por conta do Secretário Municipal de Saúde, exceto quando o prefeito é da área da saúde (médico, dentista, etc).

c) O Agente Comunitário da Saúde é, necessariamente, um morador da localidade onde trabalha e, por isso, está totalmente identificado com sua comunidade, com seus valores, seus costumes e sua linguagem.

d) Um dos pontos fortes do PSF é a busca ativa: a equipe, quando é solicitada, e quando o médico tem disponibilidade, vai às casas das pessoas, vê de perto a realidade das famílias e toma providências.

(5)

Pensando nas ações do Programa da Saúde da Família, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) É importante perceber que o Programa da Saúde da Família faz parte de um processo maior, que é o Sistema Único de Saúde (SUS); portanto, devemos entender a Saúde da Família como uma estratégia de mudança, que significa repensar práticas, valores e conhecimentos de todas as pessoas envolvidas no processo de produção social da saúde.

b) A conquista da saúde como direito legítimo de cidadania é um fundamento básico da estratégia da saúde a família. Os profissionais das equipes, convivendo com as comunidades em que atuam, podem desencadear mudanças significativas na sua área de abrangência, se observarem o cotidiano dessas pessoas com base nas teorias e conceitos do SUS.

c) A capacidade para diagnosticar a realidade local é o primeiro ponto para o planejamento das ações, e nesse diagnóstico é preciso estar atento para o potencial que as pessoas da comunidade têm para resolver os seus problemas, inclusive o da saúde.

d) A equipe de saúde da família deve conhecer os fatores determinantes do processo saúde-doença do indivíduo, das famílias e da comunidade, e, de posse desse conhecimento, encaminhar para instâncias superiores o processo de avaliação.

QUESTÃO 28

Marque a afirmativa CORRETA:

a) Recomenda-se que cada equipe de saúde da família acompanhe entre 600 e 1.000 famílias, não ultrapassando o limite máximo de 4.500 pessoas, lembrando que onde o risco é maior recomenda-se que a população atendida seja menor. b) A equipe de saúde da família é composta de, no mínimo, 1 médico generalista, 2

enfermeiros, 2 auxiliares de enfermagem e 2 a 4 agentes comunitários de saúde, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

c) Quando criada, a equipe de saúde bucal da família teria que obedecer a proporção de 1 equipe de saúde bucal para 2 de saúde da família, exceto para municípios com mais de 6.900 habitantes, onde a proporção pode ser de 1 para 1.

d) A equipe de saúde bucal da família deve ser composta por 1 cirurgião dentista, 1 auxiliar de consultório dentário, 1 técnico de higiene dental e 1 técnico de prótese dentária dentro da modalidade tipo II e 1 cirurgião dentista e 1 auxiliar de consultório dentário na modalidade tipo I. Todos os profissionais devem cumprir 40 horas semanais.

(6)

QUESTÃO 29

Dentre as atribuições da Equipe de Saúde Bucal da Família, marque a afirmativa INCORRETA:

a) Estimular ações básicas de vigilância epidemiológica em sua área de abrangência.

b) Organizar o plano municipal de saúde dentro do processo de trabalho de acordo com as diretrizes do PSF.

c) Participar do processo de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no território adscrito e identificar as necessidades e expectativas da população em relação à saúde bucal.

d) Estimular e executar medidas de promoção de saúde, desenvolvendo ações intersetoriais com atividades educativas e preventivas em saúde bucal.

QUESTÃO 30

Com relação às atribuições dos profissionais que integram as equipes, marque a afirmativa INCORRETA:

a) Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada e identificar as situações de risco mais comuns aos quais aquela população está exposta é papel do enfermeiro no PSF.

b) Elaborar, com participação da comunidade, um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde e fatores que colocam em risco a saúde, além de realizar consultas clínicas aos usuários da sua área adstrita são atribuições do médico.

c) Realizar visitas domiciliares de acordo com o planejamento e realizar levantamento epidemiológico para traçar o perfil de saúde bucal da população adstrita são atribuições do Técnico em Higiene Dental (THD).

d) Valorizar a relação com o usuário e com a família para a criação de vínculo de confiança, afeto e respeito, além de encaminhar e orientar os usuários que apresentarem problemas mais complexos a outros níveis de assistência, prescrevendo medicamentos de acordo com o diagnóstico é papel do Cirurgião dentista no PSF.

(7)

Uma equipe de saúde bucal da família foi implantada no Centro de Saúde Irmã Carolina, na periferia de um grande centro urbano. A equipe, Tipo II, tinha na sua área de abrangência uma população extremamente carente, que procurava sempre a unidade de saúde com problemas de urgência, principalmente crianças e adolescentes. Com relação à população adulta, não tinham informações sobre a necessidade, mas desconfiavam, pois havia um dentista prático na região que era famoso por extrair dentes das pessoas mais velhas.

Baseado nesse texto, como a equipe de saúde bucal deveria proceder?

a) Trabalhar com a população o planejamento das ações, inclusive trazendo o profissional prático para o processo de trabalho da equipe.

b) Garantir, de imediato, uma infraestrutura necessária ao seu funcionamento,com relação a recursos materiais e equipamentos.

c) Partir de imediato para um atendimento clínico, visando minimizar o número de urgências nas crianças e adolescentes e o número de exodontias do adulto.

d) Utilizar instrumentos que possibilitem o conhecimento real das necessidades e expectativas da população da sua área de abrangência, e planejar a melhor forma de atendimento a essa população.

QUESTÃO 32

Dentre as responsabilidades dos níveis federal, estadual e municipal para que o PSF possa ser implantado e funcione adequadamente, assinale a afirmativa CORRETA: a) Compete ao nível federal selecionar, contratar e remunerar os profissionais que

compõem as equipes multiprofissionais.

b) Alimentar os bancos de dados nacionais com os dados produzidos pelo sistema municipal de saúde é uma competência do nível estadual.

c) Compete ao nível estadual prestar assessoria técnica aos Estados e Municípios no processo de implantação e expansão do programa.

d) Ao nível federal compete definir e rever normas e diretrizes para implantação do PSF, na medida em que forem acumulando experiências que apontem essa necessidade.

(8)

QUESTÃO 33

Um paciente com 10 anos de idade, que está em manutenção no Centro de Saúde, sob a responsabilidade de uma determinada equipe, apresentou 5 novas lesões de cárie no último ano. Qual o tipo de fluorterapia essa equipe recomendaria para esse paciente?

a) Por ser um paciente de moderado risco, seria suficiente o uso de pasta fluoretada 2 vezes ao dia.

b) Além da escovação diária, seria conveniente um bochecho diário de fluoreto de sódio a 0,2%.

c) Deveria ser feita, além da pasta fluoretada e do bochecho diário, uma aplicação tópica de flúor profissional em intervalos regulares, preferencialmente após profilaxia.

d) Seria necessária apenas uma escovação diária com pasta fluoretada e aumento da retenção de flúor, evitando bochechos com água após a escovação.

QUESTÃO 34

Dentre as estratégias de sustentação para se promover saúde bucal na prática, é necessária uma reorientação dos serviços dentários e dos currículos das faculdades de odontologia, bem como o fortalecimento de ações comunitárias. Movimentos nesse sentido são possíveis quando o grupo de profissionais da odontologia aceita para si os princípios dos cuidados primários de atenção em saúde bucal, capacitando os auxiliares através de treinamento e apoio no trabalho comunitário para, EXCETO:

a) alcançar pessoas desfavorecidas, levando seus serviços a elas, e não esperar que elas procurem o serviço odontológico.

b) reformular os currículos das escolas de odontologia para permitir o treinamento de seus estudantes, ajudando-os a mudar o seu foco, hoje centrado em pessoas inseridas na comunidade para pacientes que necessitam de tratamento.

c) fazer um equilíbrio entre prevenção e cura, utilizando procedimentos bem pesquisados como o ART, e assegurando que esses procedimentos e os programas sejam implementados com o mais alto padrão.

d) envolver-se na linha do pensamento crítico sobre doenças bucais e os determinantes da saúde bucal, e fazê-lo participativamente com as pessoas do local.

QUESTÃO 35

Com relação às prováveis razões para o declínio da cárie nos últimos 30 anos, em países industrializados ricos, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Uso de pasta dental fluoretada. b) Mudanças no diagnóstico de cárie.

c) Mudanças nas condições socioeconômicas. d) Ênfase na estratégia preventiva populacional.

(9)

Dentre as etapas do tratamento odontológico, a fase de adequação do meio visa preparar o indivíduo para a saúde. As medidas a serem adotadas na fase de adequação podem variar de indivíduo para indivíduo, de acordo com atividade da doença e são as seguintes, EXCETO:

a) Restauração provisória de resina composta, principalmente em dentes posteriores, para suportar os efeitos da mastigação até a restauração definitiva. b) Implementação de medidas para o controle da placa bacteriana (escovação, fio

dental e limpeza profissional). Estudos recentes revelam que as instruções especiais de limpeza fornecidas aos pais podem prevenir as lesões de cárie nas fissuras do primeiro molar, durante o período de erupção.

c) Conscientização do paciente e/ou de seus responsáveis com relação aos efeitos do consumo freqüente de carboidratos fermentáveis e a relação disso com uma alta incidência de lesões de cárie em âmbito populacional.

d) Remoção dos fatores e/ou nichos que favorecem a retenção e o acúmulo de placa bacteriana. Nesse sentido, é aconselhável o selamento das cavidades abertas, a remoção de excessos de material restaurador, a substituição de restaurações deficientes e o selamento de cicatrículas e fissuras em pacientes com alto risco ou atividade de cárie.

QUESTÃO 37

Quando diagnosticadas, as lesões tradicionalmente chamadas de classe III, cavitadas, ainda estritamente proximais, deverão ser abordadas, preferencialmente, através de um acesso direto viabilizado pela separação dental ou por um acesso palatal. As vantagens da abordagem direta por proximal ou palatal são, EXCETO: a) Conservação do tecido dental sadio, em especial o esmalte vestibular.

b) Possibilidade de manter o esmalte vestibular sem apoio dentinário.

c) Permite uma forma de contorno por palatal apropriada ao envolver uma área de contato com o dente antagonista.

d) Eliminação da necessidade de executar bisel, o que, além de implicar em conservação de estrutura dental sadia, evita a exposição da resina composta em áreas visíveis.

(10)

QUESTÃO 38

Algumas lesões cariosas proximais em dentes posteriores podem ser abordadas com instrumentos rotatórios a partir da superfície oclusal e sem sacrificar a crista marginal. Ela implica na execução de um túnel oblíquo ou vertical, que viabiliza acesso à lesão de cárie e sua remoção total, enquanto permite a manutenção intacta da parede proximal do esmalte e da crista marginal. Com relação às cavidades tipo túnel, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Confere maior resistência ao dente, uma vez que os preparos tradicionais que envolvem o sacrifício da crista marginal reduzem a resistência do dente em uma proporção maior que a restauração tipo túnel.

b) Uma de suas desvantagens deve-se ao fato de que, em alguns casos, pode ser difícil, ou mesmo impossível, a remoção total do tecido infectado através da pequena cavidade de acesso oclusal.

c) A cavidade tipo túnel pode ser restaurada apenas com cimento de ionômero de vidro, pois esses materiais apresentam união química com a estrutura dental, liberam e são recarregados com flúor e propiciam diminuição dos níveis de Streptococcus mutans na placa adjacente às restaurações proximais em relação às resinas compostas.

d) É contra-indicado em alguns casos de lesões cariosas relativamente amplas e com cavitação macroscópica localizadas nas superfícies proximais de pré-molares e pré-molares que apresentam contato com os dentes antagonistas localizados diretamente na crista marginal intacta.

QUESTÃO 39

“Uma avaliação do modelo tradicional de atendimento odontológico mostra que o tratamento restaurador apresenta muitos problemas e que, com o tempo, tende a gerar ainda mais necessidades restauradoras. A compreensão científica e a postura dos pacientes estão fazendo com que os dentistas adotem uma abordagem crescente menos invasiva no controle da cárie dentária e nos procedimentos restauradores.” (Elderton, 2001). Baseado nisso, são indicações específicas para tratamento restaurador, EXCETO:

a) Sintomas de dor pulpar advindos de cárie ou quando se antecipe que tais sintomas podem ocorrer em breve.

b) Caso se acredite que o processo carioso esteja detido, mas que seja possível que o dente esteja sob algum risco de a lesão se tornar novamente ativa.

c) Prejuízo da oclusão ou função, que pode ser superado com vantagem para o paciente, ou a aparência é insatisfatória e pode ser retificada efetivamente com benefício para o paciente.

d) A saúde dos tecidos periodontais adjacentes pode ser significativamente melhorada por tratamento restaurador, a fim de permitir cuidado domiciliar mais efetivo.

(11)

“Apesar das condutas preventivas se mostrarem efetivas, muitas vezes o dentista se defronta com a necessidade de substituir ou reparar as restaurações defeituosas. Estudos clínicos têm demonstrado que a substituição das restaurações freqüentemente é feita sem corrigir as falhas cometidas, e, além disso, sabe-se que a cada substituição de restaurações mais tecido dental sadio é removido.” (Pimenta, 2001). Com relação ao reparo de restaurações, é INCORRETO afirmar:

a) É mais prudente e indicado o reparo, e não a substituição, nas restaurações de resina, quando houver suspeita da existência de microinfiltração ou de cárie secundária.

b) Quando se faz o reparo de restaurações com compósitos, é necessário o condicionamento ácido nas margens do esmalte, para criar retenções e também sobre o material remanescente, para promover limpeza superficial.

c) Sabe-se hoje que um dos principais fatores necessários para o sucesso dos reparos com amálgama é a confecção de preparos com forma de resistência e retenção adequadas.

d) Nos reparos de restauração de amálgama, do ponto de vista mecânico, a resistência de união não é afetada de maneira decisiva pelo tipo de liga de amálgama utilizada.

QUESTÃO 41

As lesões cervicais não cariosas devem ser restauradas, EXCETO quando: a) houver risco de exposição pulpar.

b) houver ausência de lesão cariosa associada.

c) a integridade estrutural do dente estiver ameaçada.

d) a dentina estiver hipersensível e essa sensibilidade não desaparecer com os tratamentos não restauradores.

(12)

QUESTÃO 42

Com relação à epidemiologia da doença periodontal, é CORRETO afirmar:

a) O levantamento epidemiológico de 1986 no Brasil mostrou que a manutenção dos dentes na boca por um período maior de tempo implicou, por conseqüência lógica, em um aumento na prevalência de doenças periodontais.

b) Ao se utilizar o CPITN para avaliar a prevalência da doença periodontal, verificou-se que bolsas com profundidade de sondagem maior ou igual a 6 mm são relativamente presentes em adolescentes.

c) A associação entre doença periodontal e classe social apresenta uma alta consistência, sendo a prevalência de doenças periodontais mais alta nas classes sociais baixas que nas classes sociais altas.

d) Estudos realizados em outros países mostram uma relação diferente da do Brasil, ou seja, não se verifica um aumento da prevalência doença periodontal em classe sociais mais baixas.

QUESTÃO 43

“É uma característica comum de muitas doenças infecciosas que uma espécie patogênica possa colonizar um hospedeiro e, ainda assim, o hospedeiro possa não manifestar aspectos clínicos da doença durante certos períodos de tempo, que variam de semanas, décadas ou para sempre. Assim, parece que a progressão da doença periodontal depende da ocorrência simultânea de vários fatores...” (Socransky & Haffajee 1992,1993), EXCETO:

a) O hospedeiro deve ser susceptível, principalmente no nível local, não importando muito a situação sistêmica.

b) O meio também deve sempre contribuir para a expressão dos fatores de virulência pelo patógeno.

c) O(s) patógeno(s) deve(m) atingir números suficientes para iniciar ou causar a progressão da infecção em um determinado indivíduo e meio local.

d) O meio local deve conter espécies bacterianas que acentuam a infecção ou que, pelo menos, não inibem a sua atividade patogênica.

(13)

São fatores de risco ou suscetibilidade para a periodontite crônica:

a) O risco de contrair a doença é aumentado pelo fumo, mas a resposta da terapia periodontal não é prejudicada em fumantes.

b) Como a prevalência da doença periodontal aumenta com a idade, é provável que o envelhecimento aumente a suscetibilidade para a doença periodontal.

c) A periodontite crônica pode ser classificada como generalizada, quando menos de 30% dos sítios são afetados, e localizada, quando excede esse índice.

d) Microrganismos específicos têm sido considerados como possíveis patógenos periodontais, mas é evidente que, embora sejam necessários, sua simples presença pode não ser suficiente para que ocorra atividade da doença.

QUESTÃO 45

Com relação ao abscesso periodontal, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A formação do abscesso periodontal ocorre geralmente devido ao fechamento marginal de bolsas periodontais profundas e à falta de drenagem natural.

b) O tratamento do abscesso periodontal geralmente abrange dois estágios: o controle da lesão aguda e o tratamento apropriado da lesão original e/ou residual, uma vez que a situação esteja controlada.

c) O diagnóstico diferencial para outros casos agudos como o abscesso periapical, ou cistos periapicais laterais e alveolites sempre deve ser realizado e a ausência de vitalidade do dente e exames radiográficos contribuirão para essa distinção. d) Embora alguns autores recomendem apenas tratamento mecânico, incluindo

drenagem cirúrgica através da bolsa, ou raspagem e alisamento radicular e compressão e debridamento da parede de tecido mole, esse tratamento puramente mecânico pode causar danos irreversíveis ao tecido periodontal sadio adjacente à lesão.

QUESTÃO 46

A informação obtida através de uma investigação epidemiológica em periodontia deve, EXCETO:

a) esclarecer aspectos relativos à etiologia e aos fatores determinantes de desenvolvimento dessas doenças.

b) dar uma resposta quanto à prevalência mundial da doença periodontal, que se mostra com uma tendência de aumento.

c) atender à incumbência de fornecer dados sobre a prevalência das doenças periodontais em diferentes populações.

d) proporcionar a documentação referente à eficácia das medidas preventivas e terapêuticas direcionadas contra tais doenças em uma determinada população.

(14)

QUESTÃO 47

Com relação ao controle químico da placa dental, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A ação das substâncias químicas pode se encaixar em quatro categorias: antiadesiva, antimicrobiana, removedora de placa e antipatogênica.

b) As pastas dentais parecem ser o método para controle químico da placa mais prático e com melhor relação custo-benefício na maioria dos indivíduos.

c) Hoje, podemos prever a susceptibilidade para a doença periodontal em uma idade precoce, e aí o controle químico, como medida de prevenção, deverá ser amplamente recomendado.

d) Os agentes antimicrobianos podem inibir a formação de placa através da inibição da proliferação bacteriana, de uma forma bacteriostática, direcionada à placa primária.

QUESTÃO 48

Com relação ao índice CPO tradicional, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Considera-se dente extraído quando a perda se deu por cárie dentária e se aplica também à dentição temporária.

b) Considera-se dente cariado quando este apresentar evidência de esmalte socavado e em casos onde há uma restauração, mas o explorador penetra entre o dente e a restauração.

c) Considera-se extração indicada quando se verifica uma lesão que atingiu a câmara pulpar.

d) Quando o dente foi extraído por outras razões que não a cárie dental, como fratura, correção ortodôntica, doença periodontal ou necessidade protética, ele é excluído do CPO.

(15)

O Índice de Diagnóstico e Registro Periodontal é uma simplificação do Índice Periodontal Comunitário para utilização em epidemiologia e para a obtenção de informações clínicas em consultório, sugerindo tipos de tratamento. Com relação a esse índice e o tratamento indicado, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) O periodonto é considerado sadio, com ausência de sangramento e parte colorida da sonda inteiramente visível e o tratamento indicado é a manutenção da saúde.

b) Quando há presença de cálculo e/ou de fatores retentivos de placa, mas com faixa colorida da sonda inteiramente visível, o tratamento indicado é instrução de higiene oral, controle de placa e remoção dos fatores de retenção.

c) Quando se verifica bolsa com 6 mm ou mais de profundidade e a faixa colorida da sonda não está visível, além de instruções de higiene oral e controle de placa, é necessária terapia adequada com provável tratamento complexo.

d) Quando há sangramento por sondagem e a parte colorida da sonda está inteiramente visível, além da instrução de higiene oral e controle de placa, é necessário exame clínico e terapia adequada para o sulco gengival, como curetagem subgengival.

QUESTÃO 50

Com relação à determinação de necessidades de tratamentos odontológicos, embora os critérios clínicos normativos, baseados no julgamento profissional ainda dominem amplamente a estimativa das necessidades de tratamento dentário, é cada vez mais reconhecido que existem áreas em que este enfoque tem deficiências. As principais deficiências do modelo de necessidades normativas são, EXCETO:

a) A necessidade definida de modo normativo é quantificável. Em geral, é uma avaliação objetiva, feita pelo profissional que procura decidir se uma pessoa irá ou não se beneficiar com um determinado procedimento.

b) Do ponto de vista das definições contemporâneas de saúde, o CPO e o IPC têm sérias limitações; elas não nos dizem nada a respeito do funcionamento da cavidade bucal ou da pessoa como um todo, nem sobre os sintomas percebidos subjetivamente, como dor e desconforto.

c) A norma padrão de diagnóstico de doença aceita pelos cirurgiões dentistas, que são traduzidas em necessidade de tratamento, nem sempre é a norma em termos de dimensão funcional ou social das pessoas examinadas.

d) Os problemas de saúde bucal, provavelmente, têm muito mais semelhança com a qualidade de vida do indivíduo e conforto pessoal do que com a habilidade da pessoa de realizar atividades diárias habituais e a satisfação dentária das pessoas tem pouca relação com a avaliação clínica da condição bucal.

(16)

ATENÇÃO

COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE:

Referências

Documentos relacionados

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, autoriza os Afastamentos do País das seguintes servidoras: Débora Correia Rios e Gisela Estela Rapp..

A minha fala estará centrada na análise do lugar que ocupa (ou deveria ocupar) a Didática, enquanto ciência, na formação de professores tendo como referência a noção

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Além destas questões, o inquérito continha igualmente perguntas sobre diversas características rele- vantes das empresas, como sejam: informações sobre o mercado principal da

Nesse sentido, o curso “Língua portuguesa para estrangeiros: língua e cultura” tem como principal proposta oferecer subsídios linguísticos (sobretudo da

Ao longo das seguintes seções, foi-se igualmente estudado sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis para smartphones, e os diferentes sistemas operacionais,

A nota para aprovação do/a estudante em cada semestre onde ocorre o Estágio será produto da avaliação do/a Professor/a e Orientador/a da disciplina, com a