• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAÇÃO DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DE PESO EM INDIVÍDUOS OBESOS: UMA REVISÃO NARRATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UTILIZAÇÃO DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DE PESO EM INDIVÍDUOS OBESOS: UMA REVISÃO NARRATIVA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UTILIZAÇÃO DA AURICULOTERAPIA NA REDUÇÃO DE PESO

EM INDIVÍDUOS OBESOS: UMA REVISÃO NARRATIVA

Elizama Maria Dias Barbosa de Souza1; elizama.barbosa1988@hotmail.com Renata Muniz Gonçalves de Azevedo1;

renatamunizazevedo@gmail.com Pedro Murilo Pontes da Silva2;

ftpedropontes@gmail.com Carmindo Carlos Cardoso Campos3

karlloscardoso@yahoo.com.br

RESUMO: A obesidade é uma doença multifatorial tornando-se uma epidemia mundial. No Brasil, um quarto da população, possui problemas de saúde relacionadas a este fato. Existem vários tipos de tratamento como: dietas, cirurgias e inclusive a auriculoterapia, usada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que trabalha na estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular, através de agulhas e sementes, objetivando a homeostase do organismo. A presente pesquisa teve como objetivo verificar os benefícios da Aurículoterapia na perda de peso em obesos. Trata-se de uma revisão bibliografica tipo narrativa realizada de janeiro a maio de 2020. Foram selecionados dez artigos para análise relacionando-os à diminuição de peso com auticuloterapia, comparando os métodos e pontos auriculares utilizados, sendo os mais empregados: shenmen e estômago. A média percentual de perda de peso com sementes foi 19,59%, e com agulhas de 6,06%. Em relação a pesquisa, a escolha dos pontos, o material utilizado, e a frequência de aplicação podem resultar em diferentes resultados, mas são necessarios estudos mais aprofundados. PALAVRAS -CHAVE: auriculoterapia, obesidade, fisioterapia

ABSTRACT: Obesity is a multifactorial disease becoming a worldwide epidemic. In Brazil, a quarter of population, has health problems related to this fact. There are several types of treatment such as: diets, surgeries and even auriculotherapy, used in Traditional Chinese Medicine (TCM), which works in stimulation of specific points in the ear, using needles and seeds, aiming at organism homeostasis. This research aimed to verify the benefits of Auriculotherapy in the weight loss in obese people. This is a narrative-type bibliographic review carried out from January to May 2020. Ten articles were selected for analysis relating to weight loss with auticulotherapy, comparing the methods and ear points used, the most used: shenmen and stomach. The average percentage of weight loss with seeds was 19.59%, and with needles 6.06%. Regarding research, the choice of points, the material used, and the frequency of application may result in different results, but further studies are needed.

KEYWORDS: auriculotherapy, obesity,physiotherapy

_________________

(2)

INTRODUÇÃO

A obesidade tem se tornado uma epidemia mundial, apresentando um aumento de sua incidência em quase todas as etnias. Apontada como a mais antiga doença metabólica, ocorrendo relatos deste distúrbio em múmias egípcias e nas esculturas gregas (Francischi

et al. 2000; Rasia et al. 2007). No Brasil, um quarto da população geral, possui

problemas de saúde relacionadas ao excesso de peso. O que pode provocar diversos tipos de doenças, especialmente as relacionadas com a síndrome metabólica, dentre elas: doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, hipertensão arterial, apnéia do sono, câncer, entre outras. Além disto, os segmentos osteoarticulares dos indivíduos obesos sofrem com maior carga articular proporcionando uma sobrecarga mecânica dos ossos e articulações pelo excesso de peso, acasionando distúrbios e desgastes (Garcia et al. 2013; Bonizol et al. 2016; Souza et al. 2005).

Sendo a obesidade uma doença multifatorial, a medicina tradicional utiliza-se de diversos recursos para o tratamento de indivíduos obesos, tais como: dietas, medicamentos e hormônios, além das cirurgias bariátricas: banda gástrica, gastrectomia vertical e bypass gástrico; os quais são métodos traumáticos e agressivos, o que ocasiona em efeitos desagradáveis (Rasia et al. 2007; Garcia et al. 2013). Por este motivo vem crescendo a procura por recursos terapêuticos mais naturais, que além de reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionam um bem estar físico e psicológico, auxiliando na adesão do tratamento. E é exatamente neste sentido, que o tratamento para obesidade através da auriculoterapia tem sido visto, como um grande diferencial quando comparado com os demais tipos de intervenções. Através da auriculoterapia é possível regular o intestino, aumentar o metabolismo, reduzir a fome e diminuir a ansiedade sendo justamente neste ponto que a técnica tornou-se chamativa devido a grande obtenção de bons resultados (Goyatá et al. 2016; Moura et al. 2018).

A etimologia da palavra auriculoterapia é proveniente do latim, onde auris é orelha, aurícula, pequena orelha; e therapien que vem do grego significa tratamento (Souza et al. 2014) Sendo esta terapia usada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que tem uma metodologia e prática específica sobre as problemáticas existentes no corpo humano, trabalha na estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular, através de agulhas, esferas e sementes, objetivando a homeostase do organismo (Moura et al. 2018; Souza, 2013; Enfermería et al. 2012).

Segundo a MTC, o pavilhão auricular representa a posição de um feto de cabeça para baixo, quando os pontos auriculares são estimulados, transmitem sinais para o sistema nervoso central, através de ramificações do sistema nervoso, este estimulo será conduzido através das terminações nervosas seguindo até o tronco cerebral, posteriormente irá se direcionar à uma determinada área do córtex que se correlaciona com o órgão ou atividade específica; em seguida sinais são enviados à glândula hipófise, a qual comanda todas as glândulas do organismo, estimulando-as, a fim de tratar várias desordens físicas, mentais e emocionais, modulando e harmonizando as funções fisiológicas, através da liberação de substâncias endógenas e neurotransmissores (Bonizol et al. 2016; Souza, 2013; Jimenez et al. 2014).

(3)

Esta técnica é relatada no Oriente e Europa Antiga. No antigo Egito as mulheres faziam uso de pontos auriculares como forma contraceptiva (Souza, 2013). O clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo, publicado há mais de 2000 anos, já descrevia a aurículoterapia como forma de tratamento (Goyatá et al. 2016; Moura et al. 2018). Já no Brasil a técnica da auriculoterapia era praticada pelos guerreiros indígenas, onde foi observado que os mesmos realizavam perfurações com estilete na orelha exatamente nos pontos que estavam relacionados com a agressividade (Souza et al. 2014).

A pesquisa em questão se justifica pela problemática que a obesidade representa no Brasil, utilizando assim a auriculoacupuntura como mais uma forma de tratamento para a redução de peso, melhorando o quadro de ansiedade e nervosismo, muito comuns durante o processo de perda de peso, na maioria das vezes devido a dietas restritivas. Bem como, regulação do metabolismo devido a liberação de substâncias endógenas, que promovem a homeostase metabólica.

A partir deste contexto, o presente estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica tipo narrativa, a fim de identificar os benefícios da auriculoterapia para a redução do peso em indivíduos obesos.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa realizada de janeiro a maio de 2020. Para elaboração desta pesquisa foram determinadas as seguintes etapas metodológicas: definição da pergunta norteadora; seleção e obtenção dos artigos por meio dos critérios de elegibilidade; avaliação dos estudos pré-selecionados; discussão dos resultados e apresentação da revisão bibliográfica. Os critérios de inclusão deste estudo foram artigos cientificos publicados na íntegra e nos idiomas inglês, português e espanhol, nos anos de 2010 a 2020, artigos que apresentassem aplicaçoes da auriculoterapia em individuos obesos comparando os grupos controle, experimento e placbo afim de obter um valor mais preciso da eficacia do tratamento; e adquiridos de forma gratuita. Foram exclusos estudos que abordavam pesquisas em animais, artigos não indexados em revistas eletrônicas, artigos incompletos, artigos publicados a mais de 10 anos, revisões bibliográficas, teses de mestrado ou doutorado.

Como base de dados, foram Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Centro Latino – Americano e do Caribe de informações em Ciências da Saúde (BIREME), LILACS, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e PERIODICOS CAPES. Utilizando as seguintes palavras chaves: Aurículoterapia, Auriculotherapy, Obesidade, Obesity. Com estratégias de busca: aurículoterapia AND obesidade, aurículoterapia AND excesso de peso, com combinações em português, inglês, e espanhol. Após as buscas nas bases de dados estipuladas, foram encontrados 128 artigos sobre o tema. O organograma abaixo demonstra as diversas fases da pesquisa de dados (Figura1).

(4)

Figura 1 : Organograma da coleta de dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram selecionados 10 artigos para análise dos dados como apresenta a Tabela1.

Tabela 1 : Tabela de estudos utilizados para análise.

Artigo/ano n Aplicação Sessões Pontos Resultados

Auriculoterapia en el tratamiento de la obesidad exógena en niños /

2013

Garcia et al

Total:100 E: 50 C: 50

Sementes 10 sessões, uma vez por semana, permanecendo com a semente durante 7

dias e estimulando 3 vezes ao dia por 10 segundos cada ponto.

Shenmen; Atrial Ansiedade; Estômago Melhora de 94% no grupo E e 78% no grupo C

Effects of auricular acupressure on weight reduction and abdominal obesity in asian young

adults: randomized controlled trial /2011 Hsieh et al Total:55 E: 27 C: 28 Sementes e Ponto Magnético

8 sessões, uma vez por semana pelo período

de 8 semanas Shenmen; Boca Estômago; Intes. delgado; Endócrino Melhora de 54,54% no grupo E e de 50,87% no grupo C Auriculoterapia no tratamento da

obesidade na atenção básica / 2019

Vilaça et al

Total:30 Sementes 5 sessões, uma vez por semana pelo período

de 5 semanas Shenmen; Coração Ansiedade; Fome Metabolismo Fígado; Estômago Sede; Endócrino Melhora da obesidade grau I e grau II de 6,67%, no grau III teve melhora de 3,33% Efficacy of Two Different

Materials used in Auricular Acupressure on Weight Reduction and Abdominal

Obesity / 2012 Hsieh Total:56 E: :27 C: 29 Sementes e ponto magnético 8 sessões de 10 minutos, uma vez por

semana durante 8 semanas Shenmen; Boca Estômago; Intes. delgado; Endócrino Melhora de 3,10% grupo E e de 0,2% no grupo controle

Effects of auricular acupressure using sinapsis alba seeds on

obesity and self-efficacy in female college students /2014

Kim et al

Total: 49 E: 25 C: 24

Sementes 4 sessões, uma vez por semana pelo período

de 4 semanas Shenmen; Boca Estômago; Intes. delgado; Endócrino 4,72% do grupo E relataram melhora, e 0,29% no grupo C.

(5)

Continuação daTabela 1 : Tabela de estudos utilizados para análise.

Artigo/ano n Aplicação Sessões Pontos Resultados

Effects of auricular acupressure on obesity in adolescents with obesity / 2019 Cha et al Total: 58 E: 32 C: 26

Sementes 8 semanas Shenmen; Fome

Estômago; Baço Endócrino 5,76% de perda de peso após tratamento no grupo E e 4,3% no grupo C The effects of auricular

acupuncture on weight reduction and feeding-related cytokines: a

pilot study / 2015 Ito et al Total:10 E: 5 P:5 Agulha

permanente 4 sessões, uma vez porsemana pelo período de 1 mês.

Estômago;

Fome Melhora de10,80% no grupo E e 1,6%

no grupo placebo. Randomised clinical trial of five

ear acupuncture points for the treatmentof overweight people / 2014 Yeo et al Total: 58 G1: 5 pts G2: 1pts G3: P

Agulha 8 sessões, uma vez por semana durante pelo período de 8 semanas Shenmen; Baço Estômago; Fome; Endócrino Melhora de 6,1% e 5,7% nos grupos 1 e 2 respectivamente, o grupo 3 não obeteve resultado expressivo Tratamento da obesidade com

auriculoterapia: relato de casos / 2016

Bonizol et al

Total: 4 Agulhas

permanente 8 sessões, uma vezpor semana pelo período de 8 semanas Shenmen; Rim; Fome; Simpatico; Ansiedade; Vicio; Metabolismo; Hipotálamo; Nervo vago; Estomago Melhora de 4,67% em 50% dos pacientes

The effects of auricular electroacupuncture on obesity in female patients — A prospective randomized placebo-controlled pilot study/ 2014 Schukro et al Total: 56 E: 28 P: 28 Agulha com eletro-estimulação

6 sessões, uma vez por semana pelo

período de 6 semanas Fome; Estômago; Cólon Melhora de 3,73% no grupo E e de 0,70% no grupo P Legenda - P: grupo placebo; E: grupo experimento; C: grupo controle

No total desta pesquisa foi verificada uma amostra de 476 indivíduos submetidos a auriculoterapia. Dos trabalhos analizados observou-se várias opções de material utilizado, havendo variação em mais de um no mesmo estudo, sendo a maior parte com sementes (60%), em seguida o uso de agulhas (30%), ponto magnético (20%) agulhas semi-permanentes (20%), e por fim eletroestimulação com 10% cada (Garcia et al. 2013; Bonizol et al. 2016; Schukro et al. 2014; Vilaça et al. 2019; Ito et al. 2015; Yeo et al. 2014; Hsieh et al. 2011; Hsieh et al. 2012; Kim et al. 2014; Cha et al. 2019).

No que diz respeito aos pontos utilizados pode-se destacar, o ponto estômago (100%), e shenmen (80%) ambos os pontos abordam as questões emocionais e de bem estar. Também os pontos fome e endócrino ambos com 60%, seguido dos pontos: ansiedade, boca e intestino delgado com 30% cada. Os pontos metabolismo e baço foram utilizados em 20% dos artigos e por fim os pontos de menor utilização nos estudos foram: rim, simpático, hipotálamo, vício, nervo valgo, atrial, coração, fígado, sede e cólon com 10% de utilização nos estudos (Garcia et al. 2013; Bonizol et al. 2016; Schukro et al. 2014; Vilaça et al. 2019; Ito et al. 2015; Yeo et al. 2014; Hsieh et al. 2011; Hsieh et al. 2012; Kim et al. 2014; Cha et al. 2019).

(6)

Nos trabalhos que utilizaram sementes pôde-se destacar o artigo de Garcia et al que obteve um resultado de 94% de melhoras no grupo tratamento (GT) e 78% no grupo controle (GC), seguido por Hsieh et al cujo o resultado obtido chegou a 54% no grupo tratamento e 50,87% no grupo controle. No entanto o estudo de Garcia et al mostrou uma diferença de 16% enquanto o de Hsieh et al obteve uma diferença de apenas 3,7% quando comparados os grupos tratamento e controle. Os demais apresentaram os seguintes resultados em relação ao grupo tratamento e controle: Vilaça et al 6,67% e 3,33%, Hsieh 3,10% e 0,2%, Kim et al 4,72% e 0,29% e por fim Cha et al com 5,76% e 4,3. Destes estudos pode-se notar um resultado de mais expressão entre os grupos tratamento e controle nos artigos Hsieh et al e Kim et al, tendo no grupo tratamento resultados superiores se comparados ao grupo controle. O estudo de Cha et al apresentou uma pequena diferença entre o GT e o GC, de 1,46% (Garcia et al. 2013; Vilaça et al. 2019; Hsieh et al. 2011; Hsieh et al. 2012; Kim et al. 2014; Cha et al. 2019).

A respeito da duração e aplicação das sementes a maioria dos artigos utilizaram de métodos semelhantes utilizando a aplicação por 8 sessões uma vez por semana, com exceção do Garcia et al que prolongou o tratamento por 10 semanas, o Vilaça et al com 5 semanas e o Kim et al com 4 semanas (Garcia et al. 2013; Vilaça et al. 2019; Kim et

al. 2014).

Os seis artigos que usaram sementes tiveram como os pontos mais utilizados o Shenmen e estômago com 100%, seguido do endócrino com 66,67%, intestino delgado e boca com 50% cada. Os pontos ansiedade e fome foram usados em 33,33% e por fim os pontos atrial, metabolismo, coração, figado, sede e baço com 16,67% (Garcia et al. 2013; Vilaça et al. 2019; Hsieh et al. 2012; Kim et al. 2014; Cha et al. 2019).

Os artigos que fizeram uso de agulhas pode-se destacar os ponto mais utilizados: Estomago e fome com 100% dos estudos, seguidos dos pontos Shenmen, Rim, Simpático, Metabolismo, Hipotálamo, Vício, Ansiedade, Nervo vago e Cólon. Nestes trabalhos, se destacaram os estudos de Ito et al com 10,80% de melhora no grupo tratamento e 1,6% no grupo placebo e o Yeo et al com 6,1% e 5,7% nos respectivos grupos; onde o primeiro trabalho fez uso de cinco pontos auriculares e o segundo com apenas um, o ponto fome, já o grupo 3 de Yeo et al foi o grupo controle, que não obteve resultado significativo. Os trabalhos que apresentaram menor resultado foram os de Bonizol et al e Schukro et al. No primeiro houve relato de melhora de 4,67% enquanto o segundo apresentou resultado de 3,73% (Bonizol et al. 2016; Schukro et al. 2014; Ito et

al. 2015; Yeo et al. 2014).

Em relação ao tempo de aplicação os estudos Bonizol et al e Yeo et al utilizaram-se de uma utilizaram-sessão por utilizaram-semana por 8 utilizaram-semanas enquanto o estudo Schukro et al realizou 1 vez por semana durante 6 semanas e o Ito et al 1 sessão por semana pelo tempo de 4 semanas ((Bonizol et al. 2016; Schukro et al. 2014; Ito et al. 2015; Yeo et al. 2014).

(7)

Por fim comparando os estudos de melhor resultado entre os materiais semente e agulha pode-se destacar o de Garcia et al que fez uso dos pontos Shenmen, atrial, ansiedade e estômago; já o de Ito et al utilizou apenas dois pontos, o estômago e ponto fome. Ambos os estudos mostraram bons resultados na redução de peso. Quanto ao tempo de aplicação foram 1 vez por semana por 10 semanas sendo a semente estimulada 3 vezes por dia durante sete dias enquanto o Ito et al fez quatro sessões uma vez por semana durante quatro semanas. O estudo Garcia et al apresentou melhora de 94% no grupo tratamento, enquanto o de Ito et al melhorou 10,80% (Garcia et al. 2013; Ito et

al. 2015).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ficou explícito que a escolha dos pontos, o material utilizado, e a frequência de aplicação podem apresentar diferentes resultados. Entretanto os grupos tratamento de uma forma geral apresentaram melhores resultados. Sugere-se mais estudos sobre o uso da auriculoterapia de forma padronizada quanto a pontos auriculares especificos, duração do tratamento e de sessões, uma maior amostra, e ao material de escolha (agulhas, sementes, pontos magneticos, eletroestimulação), como forma de minimizar os vieses das pesquisas afim de obter melhor resultado.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

Bonizol, WL; Salvi, JO; Valiatti, TB; Dalcin, MF. Tratamento da obesidade com auriculoterapia: relato de casos. AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH, 2016: 19-24 Cha, HS; Park, H. Effects os auricular acupressure on obesity in adolescents with obesity, 2019: 35: 316-322.

Enfermería, EDE. Auriculotherapy Effectiveness in the Redution of Anxiety in. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2012: 1200-1206.

Francischi, RPP et al. Obesidade: atualização Sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Revnutr. ; 2000: 13:17-28.

Garcia, SHH; González, MC; Arencibia, MAR; Hernández, MAR; Gómez, JRH. Auriculoterapia en el tratamiento de la obesidad exógena en niños. Rev. Ciencias Médicas, 2013: 17(3):25-37.

Goyatá SLT, Avelino CCV, Santos SVM dos, Souza Junior DI de, Gurgel MDSL, Terra F de S. Efeitos da acupuntura no tratamento da ansiedade: revisão integrativa. Rev Bras Enferm , 2016: 69(3):602-9.

(8)

Hsieh, CH; Su, TI; Fang, YW; Chou, PH. Efficacy of two different materials used in auricular acupressure on weight reduction and abdominal obesity, 2012: 40(4): 713-720. Ito, H; Yamada, O; Kira, Yuji; Tanaka, T; Matsuoka, R. The effects of auricular acupuncture on weight reduction and feeding-related cytokines: a piloty study. Rev. BMJ Open Gastroenterology, 2015: 2(1):13-20.

Jimenez, RN; Carvalho, RA; Lopes, SS; Suliano, LC. Análise do efeito imadiato da auriculoterapia no sistema nervoso autônomo. Rev Bras Terap e Saúde, 2014: 5(1):15-20.

Kim, D; Ham, OK; Kang, C; Jun, E. Effects of auricular acupressure using sinapsis alba seeds on obesity and self-efficacy in female college students. German journal of acupunsture & related techniques, 2014: 20(4): 258-264.

Moura, LES; Amorim, FIM; França, PGA; Raposo,OFF; Santos, FAS. Efeitos da auriculoterapia na redução do estresse em acadêmicos do curso de fisioterapia de uma instituição privada. Rev inspirar, movimento & saúde. 2018: 45(5): 16-22.

Rasia, J; Berlezi, EM; Bigolim, SE; Schneider, RH. A relação do sobrepeso e obesidade com desconfortos musculoesqueléticos de mulheres pós-menopausa. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 2007: 28-38.

Schukro, RP; Heiserer, C; Sauberer,AM; Gleiss, A; Sator-katzenschlager, S.The effects of auricular electroacupunture on obesity in female patients - A prospective randomized placebo-controlled piloty study.Journal complementary therapies in medicine, 2014: 22:21-25.

Souza MP. Tratado de Auriculoterapia. Editora: Novo horizonte; Brasília (DF); 2013: 27-69.

Souza, EMD; Trindade, AKF; Pereira, IC; Auriculoterapia: Terapia Milenar e Eficiente no Tratamento de Enfermidades. REV Conceitos. 2014: 21(3): 01-08.

Souza, LM; Junior, JSV. A efetividade de programas de exercício físico no controle do peso corporal. Rev. Saúde.com, 2005: 1 (1): 71-78.

Vilaça, SPO; Coutinho, DJG. Ariculoterapia no tratamento da obesidade na atenção básica. Rev. Ibero-americano de humanidades, ciências e educação, 2019: 5(3):1-17. Yeo,S; Kim,KS; Lim,S. Randomised Clinical trial of five ear acupuncture points for the

Referências

Documentos relacionados

Foram demonstrados os processos de criação de fatura com meio de pagamento em FI (cobrança eletrônica), execução do programa de pagamento automático para de geração de arquivo

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS [Brasil] Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, São João. Del

Lees deze handleiding grondig door voor u het toestel in gebruik neemt.. Werd het toestel beschadigd tijdens het transport, installeer het dan niet en raadpleeg

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

TRANSPORTE DOS ANIMAIS ATÉ O ABATEDOURO. a) O transporte dos animais vivos provenientes do manejo realizado sob qualquer sistema com fins comerciais até o abatedouro

Se a readmissão ocorreu no segundo ano após o desligamento, destaca- ram-se os jovens com menos de 17 anos, com a 8ª série concluída ou ainda em andamento, remuneração média de um

O trabalho de Ziul já teve destaque na mídia nacional diversas vezes, a exemplo da revista ‘Guitar Player’ brasileira (junho de 2010), a revista virtual GuitarLoad (janeiro de 2011),

13 De modo geral, pode-se observar que o setor de linha branca enfrenta constantemente a sazonalidade do mercado, que é motivado por diversas datas