• Nenhum resultado encontrado

Perfil econômico e religioso de usuários de substâncias psicoativas em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas no município de Aracaju/SE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil econômico e religioso de usuários de substâncias psicoativas em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas no município de Aracaju/SE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Anais 2016: 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar

Perfil econômico e religioso de usuários de substâncias psicoativas em

um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas no

município de Aracaju/SE.

Nicolle Castro Barroso

1

(PROVIC-Unit); e-mail: nicolle_barroso@live.com;

William Alves de Oliveira

2

(FAPITEC – UNIT); e-mail: william_mandelly@hotmail.com;

Marcela Bernd Leão de Souza

1

(PROBIC-Unit), e-mail: marcybls@yahoo.com.br;

Oscar Donovan Casas Patiño

3

(Orientador/ UAEM), e-mail: capo730211@yahoo.es;

Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior

2

(orientador/UNIT); e-mail:

ricardo_albuquerque@unit.br

Cristiane Costa da Cunha Oliveira

2

, (orientadora/UNIT) e-mail:

criscunhaoliva@yahoo.com.br);

1

Universidade Tiradentes/Psicologia/Aracaju, SE.

2

Universidade Tiradentes/Pós-graduação em Saúde e Ambiente/Aracaju, SE.

3

Universidad Autónoma del Estado de México/Prosgrado en Sociologia de la Salud/

Amecameca – Edo. Mex.

4.02 – Ciências da Saúde 4.06 – Saúde Coletiva

RESUMO: O uso problemático de substâncias psicoativas (SPA) causa reflexos na sociedade atual e em diferentes âmbitos. O consumo pode estar associado, dentre outros fatores, aos aspectos econômicos e religiosos. Portanto, esta pesquisa tem analisado o perfil econômico e religioso de usuários de substâncias psicoativas em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no município de Aracaju, Sergipe. Os dados estão sendo coletados por meio de uma ficha sócio demográfica que contém dados referentes a (sexo, idade, ocupação, renda, religião e prática religiosa). A amostra corresponde a 151 sujeitos e no presente momento o estudo conta com 142 (94%) sujeitos, sendo 118 (84%) do sexo masculino e 24 (16%) do sexo feminino. Está sendo realizada análise descritiva com levantamento das médias e desvio-padrão, resultantes da análise de distribuição de frequência das variáveis sócio demográficas dos usuários e das variáveis do número de usuários participantes. Os resultados parciais apontam que 62 (43,7%) dos usuários estão desempregados, seguido pelos empregados 63 (44,4%). A religião católica apresentou predominância entre estes sujeitos, com 68 (47,8%), seguida pelos que não possuem religião 36 (25,3%), 35 (24,6%) evangélicos e 3 (2,1%)

espíritas. As conclusões parciais deste estudo parecem demostrar que o uso de substâncias psicoativas pode estar associado a situação de desemprego e que possui uma religião pode auxiliar na minimização de sentimentos negativos de culpa em relação ao uso.

Palavras-chaves: Centro de Atenção Psicossocial, Transtorno por uso de substâncias psicoativas, perfil sócio demográfico.

INTRODUÇÃO

O consumo de substância psicoativa (SPA) - aquelas que atuam no sistema nervoso central e modifica a percepção e o comportamento dos indivíduos – tem permanecido estável em proporções mundiais, todavia considerado alto. Entende-se -se ainda, que uma a cada 200 pessoas consomem SPA de maneira problemática e aproximadamente 27 milhões de pessoas são dependentes químicos (UNODC, 2016).

Pesquisas realizadas no âmbito brasileiro podem ser observadas através dos Levantamentos Domiciliares sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil (2001 e 2006). No estudo mais recente, observou-se queda da religião católica (66% para

(2)

Anais 2016: 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar alimentado a Ciência”. 24 a 28 de outubro de 2016.

ISSN: 1807-2518 58,2%, de 2001 para 2005) e a expansão da

comunidade católica (de 20,3% para 24,5%).

De acordo com o II Levantamento (2006), 27,6% da população do Nordeste já fez uso na vida de alguma droga, exceto Tabaco e Álcool. Prevalecendo nessa população, a religião católica e de classe econômica baixa.

A organização relacionada às instituições para o tratamento do uso problemático dessas substâncias foi feita a partir da Portaria N° 3.088/2011 (Ministério da Saúde 2011). Destaca-se nesse momento o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), que assume o papel estratégico na organização da rede comunitária de serviços terapêuticos e comunitários (Ministério da Saúde 2004).

O objetivo desta pesquisa é analisar o perfil econômico e religioso de usuários de substância psicoativa de um CAPS AD, no município de Aracaju, Sergipe.

MATERIAL E MÉTODOS

Delineamento do estudo

Este é um estudo do tipo levantamento de dados (“survey”), com abordagem analítica quantitativa no período de julho de 2016 a outubro de 2016, que está sendo realizado no Centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD), na cidade de Aracaju, Sergipe.

População do estudo

A população do estudo foi estimada por meio do número de atendimentos de usuários do CAPS AD III (12.033), em um período de seis meses – semestre antecedente ao início da pesquisa (novembro de 2015 a abril de 2016).

Amostra

O cálculo amostral foi estimado de acordo com a média de atendimentos dos meses de novembro 2015 a abril de 2016 (seis meses), semestre anterior de início da pesquisa que correspondeu a 2006 atendimentos. A média de usuários atendidos mensalmente foi calculada de acordo com a média mensal de atendimentos dividida pelo número mínimo de (oito) atendimentos para cada usuário durante o mês. O número de sujeitos atendidos foi estimado em 251 sujeitos. Após a estimativa, foi realizado o cálculo de Barbetta (2010), que correspondeu a 154 sujeitos no total.

Critérios de inclusão e exclusão

Foram incluídos usuários com idades iguais ou maiores de 18 anos, em uso de substâncias psicoativas. E excluídos da amostra, aqueles que apresentavam possíveis sintomas de intoxicação por substâncias psicoativas e/ou alterações das faculdades cognitivas que os impossibilitassem de responder a ficha sócio demográfica. As características relacionadas ao início, tipo de substância consumida, tempo de envolvimento, frequência, e tempo de acompanhamento no CAPA foram investigados por meio dos prontuários, sendo que o padrão de consumo das substâncias psicoativas foi classificado segundo os critérios estabelecidos pela OMS (uso leve, uso pouco frequente, uso frequente e uso pesado).

Etapas do estudo

A primeira etapa constitui no treinamento dos pesquisadores para aplicação da ficha sócio demográfica e coleta de dados nos prontuários. A segunda etapa correspondeu a uma visita ao CAPS AD para explicação dos objetivos e estratégia de coleta de dados. A terceira etapa consistiu no agendamento para aplicação dos instrumentos, em seguida, foram agendadas as datas e os respectivos horários para a coleta dos dados. A quarta etapa refere-se à assinatura da carta de consentimento. Após a aceitação e autorização dos sujeitos os dados puderam ser coletados.

Análises estatísticas

Após a criação e consistência interna do banco, foram rotuladas as variáveis de acordo com os questionários e submetida a análises descritivas e inferenciais. Os dados foram ponderados, considerando-se peso amostral. Foi realizada análise descritiva com levantamento das médias e desvio-padrão, resultantes da análise de distribuição de frequência das variáveis sócio demográficas, das variáveis do perfil de uso de substâncias psicoativas entre os usuários e das variáveis do número de usuários participantes.

Para análise da existência de possíveis associações entre variáveis categóricas será utilizado o teste de qui-quadrado. Para análise da existência de correlação entre variáveis quantitativas, será aplicado o teste de correlação de Pearson. As correlações e associações foram consideradas significativas quando o valor de p foi

(3)

Anais 2016: 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar menor que 0,05.

Aspectos éticos

Este estudo teve a aprovação do comitê de ética na Universidade Tiradentes aprovado com parecer de número 1.573.834. Os voluntários tiveram direito à privacidade, sendo assim (nome e sobrenomes) não serão divulgados. Os voluntários puderam retirar a carta de consentimento a qualquer momento, deixando de participar deste estudo, desde que sintam algum desconforto. A carta de consentimento foi assinada pelos sujeitos em duas vias para que os resultados possam ser apresentados em possíveis congressos e publicações em periódicos de âmbito nacional, bem como internacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O presente estudo conta com 142 sujeitos, 118 (84%) masculino 24 (16%) feminino, com idades entre 34 e 49 anos.

Observa-se a predominância dos homens neste estudo. No entanto, de acordo com o I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil (2001), a presença feminina está próxima ao quantitativo masculino no quesito de utilização das substâncias psicoativas (SPA).

De acordo com a faixa etária, a maioria dos participantes encontra-se entre idades de 34 e 49 anos. Estes dados corroboram com o estudo de Fonseca (2014), realizado na capital paraibana em que se observou a frequência dessa mesma faixa etária nos usuários do serviço.

Tabela 1 – Sexo e faixa etária dos usuários do CAPS AD

Primavera, município de Aracaju/SE, 2016.

Sexo Faixa Etária

n (%) 18-33 34-49 ≥ 50 Total M 31 (26,2%) 46 (38,9%) 41 (34,7%) 118 (100%) F 9 (37,5%) 8 (33,3%) 7 (29,1%) 24 (100%) Total 40 54 48 142

Os dados deste estudo mostram que em relação à ocupação 63 (44,3%) estão empregados e correspondente à maior parcela dos participantes. Estes possuem renda familiar aproximada a um salário mínimo (33,8%). Para a ocupação estudante, 8 (5,6%) participantes foram classificados e 9 (6,3%) aposentados.

O perfil dos usuários observado na pesquisa de Almeida (2014) realizada em João Pessoa/PB, em que a maioria dos participantes da pesquisa estavam desempregados, é próximo à realidade encontrada em Aracaju/SE, 62 participantes estavam desempregados. A partir do número próximo entre participantes empregados e desempregados, observa-se que o perfil dos usuários pode oscilar nesse quesito, sendo recomendado o levantamento posterior para comparar os dados.

Tabela 2 – Ocupação e renda mensal dos usuários do CAPS

AD Primavera, município de Aracaju/SE, 2016).

OCUPAÇÃO n (%) Empregado 63 (44,3%) Desempregado 62 (43,6%) Estudante 8 (5,6%) Aposentado 9 (6,3%) RENDA MENSAL n (%)

Menor que um salário

mínimo 35 (24,6%) Um salário mínimo 48 (33,8%) Entre 1 e 3 salários mínimos 31 (21,8%) > 4 salários mínimos 12 (8,4%) Não Respondeu 18 (12,6%)

Em sua maioria, os sujeitos participantes deste estudo do afirmam ser católicos 68 47,8%, isso pode ser relacionado com a construção história da cidade de Aracaju que possui base religiosa na igreja católica. Um dado observado é “Não possui”, que caracterizou 36 participantes do estudo,

De forma equivalente, no II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Substâncias Psicotrópicas no Brasil (2005) observou-se a predominância do

(4)

Anais 2016: 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática interdisciplinar alimentado a Ciência”. 24 a 28 de outubro de 2016.

ISSN: 1807-2518 catolicismo como religião dos usuários de SPA. No

entanto, o levantamento analisou que (11%) dos participantes afirmaram não possuir religião, no CAPS AD de Aracaju, foi observado que 36 (25,3%) usuários encaixam-se nesse quadro, quantitativo que ultrapassa o de evangélicos, 35 (24,6%).

Tabela 3 – Sexo e religião dos usuários do CAPS AD Primavera,

município de Aracaju/SE (julho-setembro 2016).

Sexo Religião

Não possui Evangélico Católico Espírita Total

M 28 28 61 1 118

F 8 7 7 2 24

Total 36 35 68 3 142

CONCLUSÕES

Houve predominância masculina na utilização do serviço em comparação com as mulheres. No quesito ocupação, o quantitativo de usuários empregados e desempregados são próximos, e foi observado que o perfil desses usuários é de renda igual a 1 salário mínimo e que contribui na responsabilidade social do Estado em auxiliar esses sujeitos.

Conclui-se que há uma necessidade de intervenções que possam possibilitar aos indivíduos uma melhoria em relação a ocupação desses sujeitos, pois muitos estão ociosos devido à falta de emprego o que pode afetar no processo de tratamento desses indivíduos

REFERÊNCIAS

I Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil : estudo envolvendo as 107 maiores cidades do país : 2001 / E.A. Carlini ... [et al.]. -- São Paulo : CEBRID – Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas : UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, 2002.

II Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil : estudo envolvendo as 108 maiores cidades do país : 2005 / E. A. Carlini (supervisão) [et. al.], -- São Paulo : CEBRID - Centro Brasileiro de Informação sobre

Drogas Psicotrópicas: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2006.

ALMEIDA, R.A. Perfil dos usuários de substâncias psicoativas de João Pessoa. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 102, p. 526-538, Sept. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi d=S010311042014000300526&lng=en&nrm=iso>. CARLINI, E. A., GALDURÓZ, J. C. NOTO A. R., CARLINI, C. M., OLIVEIRA, L. G., NAPPO, S. A., MOURA, Y. G. SANCHEZ, Z. V. D. M. II Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil: estudos envolvendo as 108 maiores cidades do país – 2005. São Paulo: Páginas & Letras, 2007.

Classificação de Transtornos mentais e de

Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e diretrizes diagnósticas – Coord, Organiz. Mund. Da Saúde; trad. Dorgival Caetano – Porto Alegre, 1993.

DANCEY, C.P. Estatística sem matemática para psicologia; trad. Lorí Viali – Porto Alegre: Artmed, 2006. FILHO, O. F., TURCHI, M. D., LARANJEIRA, R.; CASTELO, A. Perfil sócio demográfico e de padrões de uso entre dependentes de cocaína hospitalizados. Revista de Saúde Pública, v.37, n. 4, p.751-759, 2010.

FONSECA, F.N.; GONDIM, A.P.S.; FONTELES, M.M.F. Influência dos grupos terapêuticos em Centro de Atenção Psicossocial entre usuários com dependência de cocaína/crack. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 38, n.

102, p. 551-561, Sept. 2014. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S 010311042014000300551&lng=en&nrm=iso>.

HORTA, R.L.; HORTA, B.L. Perfil dos usuários de crack que buscam atendimento em Centros de Atenção Psicossocial. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro,

27(11):2263-2270, nov, 2011. Disponível em: <

http://repositorio.caminhosdocuidado.org/handle/handle/4 03>

MARTINEZ, L. F.; FERREIRA, A. I. Análise de dados com SPSS – Primeiros Passos. Porto: Escolar Editora, 2007. Ministério da Saúde Portaria N 3.088/2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt30 88_23_12_2011_rep.htm

MONTEIRO, C.F.S. et al. Perfil sócio demográfico e adesão ao tratamento de dependentes de álcool em CAPS-AD do Piauí. Escola Anna Nery, v. 15, n.1, p.90-95, 2011.

(5)

Anais 2016: 18ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes. “A prática PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J.N. Análise de dados para

ciências sociais - A complementariedade do SPSS. 6ª ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2014.

Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,

Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. –

Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

UNODC. United Nations office on Drugs and Crime. Word Drug Report, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Neste contexto, os objetivos deste experimento foram verificar a influência da cor do pelame na adaptabilidade ao calor em ovinos da raça Santa Inês, variedades de pelame

Além disso, também a dramaturgia de Taianã se beneficiou do exercício: devido à abrangência de sua orientação, suas ações na rua adquiriram um caráter mais

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira

Este projeto tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção para os usuários, da Unidade de Saúde Diamante e Vida do Município de Diamantina, com sobrepeso e obeso

Qualitative analysis o f participant interviews identified eight m ajor themes: “Writing habits,” “Writing strategy,” “ Previous training and writing

The physical methodology proposed, for the determination of correspondences between two objects, using optimization techniques on the matching phase, when compared with the

Embora o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção sobre os Direitos da Criança não contemplem a segurança nacional como razão para a limitação da

The present study aims to characterize the diversity, abundance, taxonomic and taphonomic structure of the recent benthic Foraminifera assemblages from different beaches from