• Nenhum resultado encontrado

propriedadehorizontal[1]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "propriedadehorizontal[1]"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NOÇÃO:

A noção de propriedade horizontal implica que tudo aquilo que se constrói num certo terreno pertence a um único proprietário, que é simultaneamente o

proprietário desse mesmo terreno.

Contudo, há propriedade horizontal quando as fracções autónomas componentes de um prédio pertençam a proprietários diferentes. Esses proprietários diversos são chamados de condóminos. Cada condómino é proprietário exclusivo da sua fracção e comproprietário das partes comuns do prédio (art.1420/1).

Actualmente, isto tem uma importância maior, especialmente nos grandes centros urbanos que crescem verticalmente, e com o acentuar dessa tendência também se acentua a importância da propriedade horizontal.

Os requisitos da propriedade horizontal são assim de ordem material e referem-se ao objecto:

a) Uma construção organizada de modo a que o edifício possa ser fraccionado e em que as fracções resultantes possam ser autónomas e independentes entre si;

Autónomas no sentido de que cada uma delas ser auto-suficiente para o fim a que se destina; independente por cada uma delas dever garantir a necessária privacidade para o fim a que se destina;

b) O edifício, para além de ser fraccionado em partes com as características indicadas, tem que ter partes comuns.

A propriedade horizontal pressupõe a sua aplicação aos aldeamentos turísticos.

Modos de constituição da propriedade horizontal

Encontram-se previstos no art.1417º e são "negócio jurídico, usucapião ou decisão judicial proferida em acção de divisão de coisa comum ou em processo de inventário".

a. Usucapião

Pode dar-se quando, num prédio com todas as características necessárias para a propriedade horizontal, haja sobre ele uma situação de posse.

(2)

b. Decisão judicial

Havendo um edifício em compropriedade, um dos meios de proceder à sua divisão, em acção de divisão de coisa comum, é a constituição de uma propriedade horizontal, desde que, em termos materiais, se verifiquem os requisitos da propriedade horizontal. Também pode haver constituição da propriedade horizontal em processo de partilhas. Até porque a instituição da propriedade horizontal é a única forma que se conhece para dividir um prédio.

c. Negócio jurídico

Neste caso podem acontecer uma de duas situações:

1º - Existir um prédio já construído cujo proprietário decide submetê-lo por qualquer razão, ao regime da propriedade horizontal. Para tanto, há que

celebrar um título constitutivo que consiste numa escritura que o notário lavrará com base no documento que a entidade competente para verificar os requisitos materiais da propriedade horizontal, atesta.

A partir do momento de celebração do título constitutivo, as fracções autónomas estão aptas para serem adquiridas.

O direito pleno e exclusivo do proprietário do edifício altera-se, já que as vicissitudes da coisa afectam o direito. Então, deixa de existir um direito de propriedade para passarem a existir vários direitos de propriedade, tantos, quantas as fracções autónomas existentes.

O fraccionamento do edifício implica automaticamente o fraccionamento do direito, o que significa que, ainda que haja um só proprietário, existem vários direitos de propriedade, tantos, quantas as fracções autónomas.

2º - Edifícios construídos tendo em vista a aplicação desde o inicio do regime da propriedade horizontal. Neste caso, a constituição da propriedade horizontal só surge a partir do momento em que o edifício está em condições de cumprir o fim a que se destina.

Conteúdo obrigatório do acto de constituição

O art.1418º indica os aspectos que têm que constar obrigatoriamente do título

constitutivo:

(3)

 Valor de cada fracção relativamente ao todo, determinado em percentagem ou permilagem.

A fracção autónoma é objecto de um direito de propriedade exclusiva, enquanto que as partes comuns são objecto de compropriedade.

A expressão "propriedade horizontal" designa um regime jurídico que vai dar lugar à figura do condómino.

Por força da realidade material, o direito de condómino tem uma estrutura bipartida e complexa, porque engloba:

a. Um direito de propriedade exclusiva sobre a fracção autónoma; b. Um direito de compropriedade sobre as partes comuns.

O condómino não tem 2 direitos, tem um único direito que possui esta

estrutura complexa, ou seja, o direito do condómino é integrado por 2 direitos que se fundem para dar origem a um direito diferente. Nesta fusão, ambos os direitos perdem algumas das características que lhe são fundamentais, quando considerados isoladamente.

Assim:

 O direito de propriedade, além das limitações normais da propriedade em geral, encontra-se neste caso também limitado por outras limitações constantes do art, 1422º, sendo a principal, a limitação pelo fim

específico a que a coisa se destina;

 Também a compropriedade sofre alterações importantes, visto que se trata de uma compropriedade forçada, no sentido de que, aqui, a regra é a impossibilidade de divisão. Além disso, os condóminos não gozam do direito de preferência na aquisição.

Frequentemente, o título constitutivo não identifica quais as partes comuns. Porém, tudo aquilo que não seja devidamente especificado no título como fracção autónoma, considera-se parte comum e, como tal, pode ser usado por todos. Existe ainda a possibilidade de consignar, no título constitutivo, a

utilização exclusiva de uma parte comum por uma fracção autónoma. As partes comuns encontram-se definidas pelo art.1421º e, nem todas as partes comuns têm a mesma natureza:

- Há partes obrigatoriamente comuns (nº1); - Há partes presumidamente comuns (nº2).

Face a esta disposição, o título constitutivo que especifica se alguma das partes obrigatoriamente comuns como inteirando uma fracção autónoma, será

(4)

nulo quanto a tal indicação. No entanto, o título constitutivo pode afectar uma destas partes obrigatoriamente comuns ao uso exclusivo de um titular de uma fracção autónoma.

Relativamente às partes presumidamente comuns, se o título executivo nada disser, presumem-se comuns. Porém, este título pode identificar qualquer destas partes como parte integrante de uma fracção autónoma.

No que concerne às partes obrigatoriamente comuns, nenhum dos condóminos pode negar-se ao pagamento dos encargos de conservação e fruição.

Não há propriedade horizontal sem que existam partes comuns e fracções autónomas.

O título constitutivo tem ainda que indicar qual o fim que se destina a propriedade horizontal.

Administração das partes comuns

As partes comuns de um edifício em propriedade horizontal são administradas por 2 órgãos, a saber:

- A assembleia dos condóminos; - A administração dos condóminos.

Da assembleia dos condóminos fazem parte todos aqueles que são proprietários de uma fracção autónoma.

As decisões desta assembleia são tomadas validamente segundo 3 tipos de maiorias:

 Em regra, maioria simples;

 Para deliberar sobre inovações, maioria qualificada (art.1425º);

 Para modificar o título constitutivo, unanimidade (art.1419º).

Para dispor de uma parte comum exige-se também, a unanimidade e isto porque a disposição de uma parte comum implica a alteração do título constitutivo.

Extinção do Condomínio

Como tudo na vida, também o regime de propriedade horizontal nasce, desenvolve-se e morre:

Nasce pela criação do seu título constitutivo, nos termos dos artº 1417, 1418 e 1419, desenvolve-se pela actuação dos seus órgãos administrativos, a

(5)

assembléia de condóminos (artº 1431 a 1434) e o administrador (artº 1435 a 1438º) e morre pela sua extinção.

A extinção pode dar-se por força de três circunstâncias distintas:

A destruição do edifício (prevista no artº 1428)

Aqui a extinção corresponde à conversão por efeito do desaparecimento do edifício, do regime de propriedade horizontal para a compropriedade normal do terreno e dos materiais que tenham subsistido.

A concentração das propriedades singulares nas mãos de uma só pessoa

Para que se extinga a propriedade horizontal é necessário que expressamente seja manifestada essa intenção no próprio título de concentração ou cancela, no registo predial, a inscrição do título constitutivo.

Expropriação do edifício por utilidade pública

Se o edifício sujeito ao regime de propriedade horizontal for expropriado por utilidade pública, extingue-se a propriedade horizontal, uma vez que o prédio fica afecto ao fim público que provocou a expropriação.

Aqui termino este trabalho, que penso no geral, ter abarcado todo o regime da propriedade horizontal.

Espero que possa de alguma forma vir a contribuir para o estudo da disciplina de Direitos Reais de alguns dos meus colegas.

Desejo nesse sentido que se revele tão útil, como o foi para mim.

Herdade da Aroeira 11 de Maio de 2003.

Bibliografia:

Almeida, L. P. Moitinho de – Propriedade Horizontal, Almedina, 1996. Ascensão, José de Oliveira – Direito Civil Reais, Coimbra Editora, 1993.

Fernandes, Luís A. Carvalho – Lições de Direitos Reais, Quid Júris Sociedade Editorial, 2003.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Ao apresentar essa interpretação das relações econômicas travadas no modo de produção capitalista, Marx fortalece sua base de sustentação para comprovar como os trabalhadores

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Nessa linha de pesquisa, no Brasil encontram-se os estudos realizados por Ferreira e Ellery (1996), Azzoni (2001), Souza e Porto Júnior (2002), e há ainda o de Lopes

Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não uivou (19).. No entanto, era evidente (20) que os cães também se

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Se não possui um vídeo compatível com T- V- LINK, pressione o botão AZUL para sair do menu.. DAR NOME A UM

c) Intermediário – quando a largura for igual ou superior a 2,40m de forma a garantir largura mínima de 1,20m para cada lance. •Para auxílio aos deficientes visuais, os

2 – A falta de acordo para alteração do título constitutivo quanto a partes comuns, pode ser suprida judicialmente sempre que os votos representativos dos