(1)FICHA DE ORTOGRAFIA 1

Download (0)

Loading.... (view fulltext now)

Full text

(1)

FICHA DE ORTOGRAFIA

1. Ouve o texto com atenção e completa-o com as palavras em falta.

A viagem (1) foi longa e, como pararam várias vezes pelo caminho, chegaram a Celorico de Basto a altas horas da noite.

– As ruas estão desertas (2), as luzes (3) das casas apagadas, não se vê ninguém, como é que tencionas (4) encontrar a pousada onde vamos dormir?

– Esqueceram-se (5) de que tenho um GPS? – respondeu o Lucas apontando o ecrã (6).

– Até já estamos perto.

A carrinha parou adiante, junto de uma antiga estação de comboio que tinha sido aproveitada e arranjada (7) para receber visitantes (8).

– É aqui.

– Que bom! Estou mesmo a precisar (9) de esticar as pernas.

Apearam-se, todos igualmente satisfeitos (10), pegaram nas mochilas, soltaram os cães, dirigiram-se (11) à casinha onde em tempos funcionavam as bilheteiras.

– Que gira!

– Lembra um brinquedo (12).

– Impecável (13).

– Mas para pousada não será pequena? Terá quartos para todos?

– Não sei – disse o Lucas. – Logo se vê.

A noite estava linda, com o céu de um azul-escuro aveludado (14), lua cheia tão perfeita e luminosa (15) que transmitia energia (16), vontade de cantar e dançar. Os cães sentaram-se nas patas traseiras (17) e ergueram (18) a cabeça de focinho para cima. Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não uivou (19). No entanto, era evidente (20) que os cães também se sentiam felizes.

MAGALHÃES, Ana Maria e ALÇADA, Isabel. (2015). Uma Aventura na Pousada Misteriosa. Alfragide, Caminho.

(2)

FICHA DE ORTOGRAFIA

1. Ouve o texto com atenção e completa-o com as palavras em falta.

A ____________________ (1) foi longa e, como pararam várias vezes pelo caminho, chegaram a Celorico de Basto a altas horas da noite.

– As ruas estão ____________________ (2), as ____________________ (3) das casas apagadas, não se vê ninguém, como é que ____________________ (4) encontrar a pousada onde vamos dormir?

– ____________________ (5) de que tenho um GPS? – respondeu o Lucas apontando o ____________________ (6). – Até já estamos perto.

A carrinha parou adiante, junto de uma antiga estação de comboio que tinha sido aproveitada e ____________________ (7) para receber ____________________ (8).

– É aqui.

– Que bom! Estou mesmo a ____________________ (9) de esticar as pernas.

Apearam-se, todos igualmente ____________________ (10), pegaram nas mochilas, soltaram os cães, ____________________ (11) à casinha onde em tempos funcionavam as bilheteiras.

– Que gira!

– Lembra um ____________________ (12).

– ____________________ (13).

– Mas para pousada não será pequena? Terá quartos para todos?

– Não sei – disse o Lucas. – Logo se vê.

A noite estava linda, com o céu de um azul-escuro ____________________ (14), lua cheia tão perfeita e ____________________ (15) que transmitia ____________________ (16), vontade de cantar e dançar. Os cães sentaram-se nas patas ____________________ (17) e ____________________ (18) a cabeça de focinho para cima. Faial, que parecia mesmo um lobo, abriu e fechou a boca várias vezes, mas não ____________________ (19). No entanto, era ____________________ (20) que os cães também se sentiam felizes.

MAGALHÃES, Ana Maria e ALÇADA, Isabel. (2015). Uma Aventura na Pousada Misteriosa. Alfragide, Caminho.

Figure

Updating...

References

Related subjects :