• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

1ª Série-EM

Profa. Vanusa Lima disponibiliza atividade de revisão para a prova parcial Querido(a) aluno(a).

Língua Portuguesa - Revisão Profa. Vanusa Lima

Com o objetivo de testar seus conhecimentos, responda todas as questões propostas. Só ao final, confira as respostas. Caso tenha alguma dúvida, consulte seu livro e os TDs trabalhados em sala. Bons estudos!

Texto 1 (para as questões 1 e 2) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA

O ano de 2008 iniciou-se de modo trágico para a Amazônia. Após um recuo de desmatamento desde 2005, imagens do INPE alertaram a sociedade e o governo para um acelerado ritmo de devastação, principalmente no estado do Mato Grosso. Esse fato gerou a primeira crise no governo neste início de ano. Divergências públicas entre os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, passando por governos dos estados, ocuparam as páginas dos jornais e mais uma vez foi colocado na ordem do dia um problema que se arrasta há décadas.

O processo de devastação da floresta, ao longo do século passado, seguiu, grosso modo, um padrão geral. Ele começava com a apropriação de terras públicas devolutas (terras que não têm habitantes, desocupadas, vazias). Em um primeiro momento, madeireiros irregulares adentravam as terras, abriam caminhos clandestinos e retiravam o quanto podiam de árvores de alto valor comercial. Quando a área encontrava-se esgotadas, ela passava a ser ocupada por fazendeiros, que realizavam queimadas e plantio de capim para a criação de gado. Essas terras ocupadas, então, por gados, tornavam-se propriedade legal do pecuarista, através da grilagem, o que envolvia corrupção e forja de documentos ilegais. Quando a área deixava de ter qualquer vestígio de floresta, ela podia, então, ser vendida para grandes produtores rurais, em especial sojicultores, que passavam a ocupar terras que outrora foram uma floresta.

Revista Mãe Terra, 2010.

1. De acordo com a leitura do texto 1, use INFERÊNCIA AUTORIZADA ou INFERÊNCIA NÃO AUTORIZADA.

a) _______________________________________ O primeiro parágrafo do texto enfatiza a reversão do processo de recuo do desmatamento da Amazônia.

b) _______________________________________ O processo de devastação da floresta está relacionado com a busca da legalidade da terra, conseguida por meios ilegais.

c) _______________________________________ A devastação da floresta mantém relação com a grilagem que é uma forma legal de se regularizarem as terras.

(2)

2. Identifique a que se referem os termos destacados e escreva entre os parênteses:

(REFERÊNCIA ANAFÓRICA): se o termo em que se apoia a referência estiver expresso anteriormente;

(REFERÊNCIA CATAFÓRICA): se o termo em que se apoia a referência estiver expresso posteriormente;

(REFERÊNCIA EXTRATEXTUAL OU EXOFÓRICA): se o termo em que se apoia a referência estiver expresso fora do texto ou no contexto.

a. (_________________________________________) “Esse fato gerou a primeira crise no governo neste início de ano.” (linhas 3-4)

Refere-se ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ b. (_________________________________________) “Esse fato gerou a primeira crise no governo neste início de ano.” (linhas 3-4)

Refere-se ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ c. (_________________________________________). “O processo de devastação da floresta, ao longo do século passado, seguiu, grosso modo, um padrão geral” (linhas 8-9)

Refere-se ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ d. (_________________________________________). “Ele começava com a apropriação de terras públicas devolutas” (linha 9)

Refere-se ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ e. (_________________________________________) “ela passava a ser ocupada por fazendeiros, que realizavam queimadas e plantio de capim” (linha 12-13)

Refere-se ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ Texto 2 (para as questões 3 a 7)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA Cristovam Buarque

Durante debate ocorrido no mês de novembro/2000, em uma Universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia. O jovem introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Segundo Cristovam, foi a primeira vez que um debatedor determinou a ótica humanista como o ponto de partida para a sua resposta:

"De fato, como brasileiro, eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a Humanidade. Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado.

(3)

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46

que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito, um milionário japonês decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhattan deveria pertencer a toda a Humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveriam pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os atuais candidatos à presidência dos EUA têm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de ir à escola. Internacionalizemos as crianças, tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar; que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa."

Disponível em: <http://www.portalbrasil.net/reportagem_amazonia.htm>. Acesso em: 2 nov. 2015.

3. Analise as afirmativas a seguir e coloque o código:

CONFERE: para as informações que podem ser inferidas a partir da leitura do texto;

NÃO CONFERE: para as informações que não podem ser inferidas a partir da leitura do texto. (a) ____________________________________ Os Estados Unidos interferem e prejudicam a atuação das Nações Unidas.

(b) ____________________________________ Os brasileiros e os americanos representam uma ameaça para o mundo inteiro.

(c) ____________________________________ Os Estados Unidos atribui o mesmo valor para a Amazônia e as crianças do mundo inteiro.

(4)

4. Marque (X) conforme a informação expresse uma explicitação, extrapolação ou implicitação: INFORMAÇÃO EXPLICITAÇÃO EXTRAPOLAÇÃO IMPLICITAÇÃO a) Cristovam Buarque nunca havia

respondido uma pergunta do ponto de vista de um humanista.

( ) ( ) ( )

b) O jovem já esperava que Cristovam Buarque se mostrasse contra a internacionalização da Amazônia se respondesse sua pergunta como brasileiro.

( ) ( ) ( )

c) O jovem esperava que Cristovam Buarque fosse a favor da internacionalização da Amazônia ao pedir uma resposta do ponto de vista de um humanista.

( ) ( ) ( )

d) Ninguém nunca havia solicitado que Cristovam Buarque respondesse a um questionamento sob o ponto de vista humanista.

( ) ( ) ( )

5. Avalie o emprego dos vocábulos e use (V) para a análise verdadeira e (F) para a falsa. Em seguida, corrija as assertivas falsas.

a. ( ) Em “ Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não seu preço” (linhas 14-15), a expressão destacada faz com que a informação desse período indique uma hipótese do anterior.

______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b. ( ) No trecho “ De fato, como brasileiro, eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia”( linhas 7-8), a locução sublinhada expressa uma ideia contrária ao parágrafo anterior.

______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ c. ( ) No período “ Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado” (linhas 15-16), a locução em destaque poderia ser substituída por de maneira idêntica, estabelecendo uma comparação com o período anterior.

______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ d. ( ) Na passagem “ Se a Amazônia, sob uma ótica humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro” (linhas 11-12), o termo em negrito pode ser substituído por inclusive e expressa ideia de inclusão.

(5)

6. Reconheça a que se referem os termos em destaque e informe o tipo de referência (anafórica, catafórica ou exofórica).

ENUNCIADOS REFERENTE TIPO DE

REFERÊNCIA a) “Durante debate ocorrido no mês

de novembro/2000, em uma Universidade, nos Estados Unidos, o

ex-governador do Distrito Federal,

Cristovam Buarque, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia” (linhas 1-3)

b) “Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas” (linhas 35-36)

c) “lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa." (linhas 45-46)

7. Escreva DENOTAÇÃO ou CONOTAÇÃO, conforme os enunciados tenham sido usados em sentido literal ou em sentido figurado.

a) ______________________________________ “Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação” (linhas 19-21)

b) ______________________________________ “um milionário japonês decidiu enterrar com ele um quadro de um grande mestre” (linhas 26-27)

(6)

Confira suas respostas! Questão 01

a) INFERÊNCIA AUTORIZADA. b) INFERÊNCIA AUTORIZADA. c) INFERÊNCIA NÃO AUTORIZADA. d) INFERÊNCIA NÃO AUTORIZADA Questão 02

a) REFERÊNCIA ANAFÓRICA – Refere-se às imagens do INPE alertaram a sociedade e o governo para um acelerado ritmo de devastação, principalmente no estado do Mato Grosso b) REFERÊNCIA ANAFÓRICA – Refere-se ao ano de 2008

c) REFERÊNCIA EXTRATEXTUAL OU EXOFÓRICA – Refere-se ao século XX

d) REFERÊNCIA CATAFÓRICA – Refere-se ao terras que não têm habitantes, desocupadas, vazias

e) REFERÊNCIA ANAFÓRICA – Refere-se aos fazendeiros.

Questão 03 a) CONFERE b) NÃO CONFERE c) NÃO CONFERE d) CONFERE Questão 04 a) EXTRAPOLAÇÃO b) IMPLICITAÇÃO c) IMPLICITAÇÃO d) EXPLICITAÇÃO. Questão 05

a) F – seja oposta ao período anterior.

b) F – a locução sublinhada confirma a ideia subentendida do paragrafo anterior. c) V

d) V

Questão 06

a) Refere-se a Cristovam Buarque / Referência catafórica. b) Refere-se a arsenais nucleares / Referência anafórica.

c) Refere-se a Cristovam Buarque e todos os brasileiros / Referência exofórica. Questão 07

Referências

Documentos relacionados

6.10 Mapa de permeabilidade vertical do caso base do modelo PUNQ-S3 99 6.11 Curvas de produ¸c˜ao de ´agua dos casos alvo e base do modelo.

O teste de intenção de compra apresentou resultados que correspondem às médias das notas atribuídas no teste de aceitação, pois mais de80% dos julgadores responderam que ou

Figure 6 is reproduced from Goessling and Reick (2011) and represents schematically the three major mechanisms by which evapotranspiration (and its changes due to land cover

O homem foi trabalhado pelo ordenamento jurídico sob uma ótica humanista: a vida humana é o auge do Estado e alcançar sua dignidade deve ser encarada como fim, não como

 Todo uniforme utilizado pela criança, inclusive o que esta na mala, deve ser identificado com caneta para tecido ou bordado... OBS: Os materiais com (*),entregar para a

Autores: Regina Araujo, Ângela Corrêa da Silva e Raul Borges Guimarães Editora: Moderna.. Jornadas.cie: Ciências

Autores: William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães Edição: 8ª - Ano: 2014..

a) crescimento da população em idade ativa. b) aceleração do crescimento vegetativo. c) redução do índice de envelhecimento. d) aumento da mortalidade infantil. e) diminuição