• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA DE VEREADORES DE PENHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA DE VEREADORES DE PENHA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

22ª reunião ordinária - 10/05/2016 PEQUENO EXPEDIENTE – ART. 129 R.I.

Discussão e votação da ata da reunião anterior.

INDICAÇÕES

Nº 262/2016 do Vereador JESUEL FRANCISCO CAPELA, solicita força tarefa nos

cemitérios municipais devido ao acúmulo de lixo.

Nº 263/2016 do Vereador JESUEL FRANCISCO CAPELA, solicita a Secretaria de

obras que faça programação especial quanto a limpeza das ruas do centro da cidade, visto a semana festiva da 180ª Festa do Divino Espírito.

Nº 264/2016 da Vereadora ÁUREA MÁRCIA DOS SANTOS PINHEIRO,

Manutenção e pintura interna de todas as unidades de saúde do Município.

Nº 265/2016 da Vereadora ÁUREA MÁRCIA DOS SANTOS PINHEIRO, solicita a

colocação de tapetes térmicos nas salas de aula em todas as creches do município.

Nº 266/2016 da Vereadora ÁUREA MÁRCIA DOS SANTOS PINHEIRO, solicita

limpeza dos terrenos baldios de propriedade da prefeitura, bem como fiscalização quanto a aplicação de lei municipal vigente, com notificação e multa aos proprietários de terrenos baldios que encontram-se cheios de mato e entulho. Tal solicitação se justifica como forma de contribuir para a não proliferação de ratos, caramujos africanos e outros.

Nº 267/2016 do Vereador ANTONIO ALFREDO CORDEIRO FILHO, solicita força

tarefa com a devida manutenção para a Rua conhecida por Rua do Sertão, no Bairro Santa Lídia, com limpeza das laterais, patrolamento e macadamização, verificação da rede de iluminação pública bem como limpeza dos córregos e valas existentes.

Nº 268/2016 do Vereador SÉRGIO DE MELLO, solicita patrolamento,

macadamização e limpeza das laterais do trecho não pavimentado na Rua Nilo Anastácio Vieira.

Nº 269/2016 do Vereador SÉRGIO DE MELLO, solicita limpeza, macadamização e

patrolamento da Rua Anibal de Lara Cardoso que inicia na rua Nilo Anastácio Vieira até a Rua Tiradentes.

Nº 270/2016 do Vereador SÉRGIO DE MELLO, solicita o conserto e manutenção da

Rua Geral Santa Lídia, sendo que do início no encontro com a Rua João Luis Justino, até o túnel, houve retiradas e afundamento de lajotas e ainda um trecho que está sem calçamento causando grandes transtornos chegando a estar intransitável em alguns trechos.

Nº 271/2016 da Vereadora MARIA JURACI ALEXANDRINO, solicita em caráter de

urgência, manutenção e desobstrução dos bueiros existentes em diversas Ruas do Município de Penha.

(2)

Nº 272/2016 da Vereadora MARIA JURACI ALEXANDRINO; solicita criação de

Cursos profissionalizantes específicos para o público jovem. Lembrando que os jovens têm direito de competir em pé de igualdade, uma vez que é dado a oportunidade e a garantia de ingressar em cursos que atendam seu anseios e necessidades específicas.

Nº 273/2016 da Vereadora MARIA JURACI ALEXANDRINO; “As Inscrições Enem

2016 começaram em maio! O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a data oficial do período de inscrição do Enem 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio. Os registros deverão ser realizados entre as 10h do dia 09 de maio até as 23h59min do dia 20 do mesmo mês, levando em conta o horário oficial de Brasília/DF. Ao fazer a inscrição, o candidato à certificação deve indicar o número do CPF e preencher o questionário socioeconômico. As provas serão aplicadas neste ano nos dias 05 (Sábado) e 6 de novembro. Caso atinja a pontuação mínima exigida - 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação - terá direito ao certificado independente de ter concluído o Ensino fundamental ou Médio. Solicito com urgência que a Prefeitura Municipal de Penha, Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação e Cultura que estabeleçam parcerias com as demais secretarias do município bem como a imprensa escrita e falada para divulgar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade própria, terão o direito de fazer a prova do ENEM sem ter concluído o Ensino fundamental, médio nem a educação de jovens e adultos. A condição para obter a certificação é ter 18 anos completos na data de realização da primeira prova. Cabe ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) receber as inscrições dos candidatos, aplicar e corrigir as provas. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação.”

Nº 274/2016 do Vereador JEFFERSON ADEMIR CUSTÓDIO: “Devido a denúncias

de pais e professores da Escola Maria Emília da Costa, da comunidade da Praia de São Miguel, solicito atenção para solucionar diversos problemas ocorrentes nesta comunidade escolar. Segundo a denúncia de alguns pais a Secretaria de Educação não tem conseguido atender às solicitações daquela comunidade escolar que necessitam de atenção em alguns departamentos como: Contratação de servente para ajudar a suprir a demanda de serviços daquela comunidade escolar; Concerto em torneiras do banheiro; A denúncia que a presidente da APP daquela comunidade escolar não está morando mais na comunidade. Se esta informação é verídica solicito que sejam tomadas as devidas providências com urgência para que a escola não seja prejudicada, etc”.

Nº 275/2016 do Vereador JEFFERSON ADEMIR CUSTÓDIO: solicita a construção

das cabeceiras das pontes sobre os córregos do bairro de Santa Lidia que se encontram totalmente danificadas colocando em risco a vida da população.

Nº 276/2016 do Vereador JEFFERSON ADEMIR CUSTÓDIO, solicita a continuidade

da instalação das placas de identificação das vias públicas do município que parou sem explicação.

GRANDE EXPEDIENTE –ART. 130 R.I.

Leitura do Projeto de Lei Ordinária nº 12/2016 do Executivo, em regime de Urgência :

(3)

Leitura do Projeto de Lei Complementar nº 1/2016 de autoria dos Vereadores MARIA

JURACI ALEXANDRINO e SÉRGIO DE MELLO: DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES DESTINADAS A FEIRAS E EVENTOS TEMPORÁRIOS NO MUNICÍPIO DE PENHA

REQUERIMENTOS

Nº 95/2016 do Vereador SÉRGIO DE MELLO, Visto que ao municipalizar a

distribuição de água esta administração vislumbrou um cenário de economia para o povo, em que iniciar-se-ia inclusive a implantação de saneamento de esgoto, considerando a lucratividade que teria o negócio. Visto que conforme o termo nº 1496778 - TERMO DE ASSUNÇÃO, RECONHECIMENTO E CONFISSÃO DE DÍVIDA, esta mesma administração acumulou um saldo negativo de R$12.409.844,00(doze milhões, quatrocentos e nove mil e, oitocentos e quarenta e quatro reais) mês a serem pagos em 91 parcelas mensais de R$ 119.888,40(cento e dezenove mil, oitocentos e oitenta e oito reais e quarenta centavos) para as próximas administrações, com acréscimo de juros mais atualização monetária, até o mês de setembro do ano 2023. O Vereador infra-assinado, REQUER ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, a prestação de contas da Águas de Itapocoroy, balancetes mensais e balanço anual, com relatórios demonstrativos, desde seu início até o fechamento contábil. Justifica-se ainda, que a distribuição de água era cobrada do munícipe e recebida pela Águas do Itapocoroy a importância devida. O que justifica acúmulo desta dívida, que comprometerá futuramente os cofres públicos até o ano de 2023, comprometendo recursos que poderiam ser aplicados em diversas áreas trabalhando a melhoria na qualidade de vida da população?

Nº 96/2016 da Vereadora MARIA JURACI ALEXANDRINO, O Plano municipal de

Cultura, construído no ano de 2013, tem como Estratégia e Ação: Implantar o Sistema Municipal de Cultura, e seus respectivos elementos principais, nos moldes do sistema nacional de cultura, bem como:

* Instituir um órgão gestor exclusivo de cultura;

* Instituir o fundo municipal de cultura, sob deliberação e fiscalização do conselho municipal de cultura, conforme indicações do Sistema Nacional de Cultura;

* Instituir o Conselho Municipal de Cultura, consultivo, deliberativo e fiscalizador, com paridade entre os representantes da sociedade civil (segmentos culturais) e do poder público e com eleições democráticas dos representantes da sociedade civil.

Diante do exposto, requer saber:

1. Foi elaborado projeto para criação da Fundação Municipal de Cultura? Cópia do projeto 2. Qual o valor investido em políticas públicas culturais nos anos de 2013, 2014, 2015? Quais ações e programas foram investidos nesses anos?

3. Foi instituído programa de eventos e circulação da produção cultural local? 4. Quais ações de incentivo foram criadas para produção artística local? Para o cumprimento do Plano Municipal de Cultura, Estratégia 1-

* Quais As ações para 2016 serão implementadas atendendo aos requisitos exigidos para os Planos Plurianuais, incorporando dados básicos de enunciado, prazo, localização, órgão responsável e valor.

* De acordo com o Departamento de Cultura, em Penha ainda não existe um Conselho Municipal de Cultura. Contudo, em 2012, foi instituído o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural, através da Lei de Conservação do Patrimônio Cultural e

(4)

Natural (PENHA, 2010). Este conselho tem caráter consultivo e deliberativo, tem uma composição paritária entre os membros representes do poder público (07 representantes) e da sociedade civil (07 representantes).

* Requer nomes dos representantes bem como ata das reuniões.

Nº 97/2016 do Vereador JEFFERSON ADEMIR CUSTÓDIO: Requer a convocação

do Presidente do CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE), conforme segue: “A exigência de constituição do CAE pelos estados, municípios e DF, em 1994, ano que iniciou o processo de descentralização dos recursos para a execução do PNAE, representou uma grande conquista no âmbito deste Programa, pois é considerado um instrumento de controle social. Ele é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar e garantir boas práticas de sanitárias e de higiene dos alimentos. A composição do CAE deverá ser a seguinte: um representante do poder executivo; dois representantes das entidades de trabalhadores da educação e discentes; dois representantes de pais de alunos; e dois representantes das entidades civis organizadas. Cada membro titular deverá ter um suplente do mesmo segmento. Recomenda-se que o CAE dos estados e dos municípios que tenham alunos matriculados em escolas localizadas em áreas indígenas ou em áreas remanescentes de quilombos tenha em sua composição pelo menos um membro representante desses povos ou comunidades tradicionais. A duração do mandato é de quatro anos e é considerado serviço público relevante não remunerado. Entre as atribuições desse Conselho, destaca-se a análise da prestação de contas do gestor, registrada no SIGPC ONLINE, para a emissão do Parecer Conclusivo acerca da execução do Programa no SIGECON Online. O CAE é tão fundamental para a execução do Programa, que caso não seja constituído -ou deixarem de sanar suas pendências- e não apresentarem a prestação de contas dos recursos recebidos, o FNDE poderá suspender o repasse dos recursos do PNAE! Como pode ser observado, a atuação do Conselho é de fundamental importância para o funcionamento correto do PNAE e consequentemente para que os seus objetivos sejam alcançados. Para quaisquer esclarecimentos, estão disponíveis endereços eletrônicos em <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-contatos. Após a várias discussões sobre o tema e também sobre algumas denúncias de pais, tenho como objetivo dar mais transparência em relação às licitações, a qualidade e à distribuição da alimentação escolar no município, sendo assim solicito e requeiro a convocação do Presidente do CAE do Município de Penha, Sr. Ayres Manoel dos Santos Júnior para esclarecimentos sobre a ALIMENTAÇÃO ESCOLAR do município de Penha. Solicito que a Secretaria de Educação e o CAE possam agendar esta reunião com máxima urgência para esclarecermos este assunto a este parlamento, as comunidade escolares e a nossa população.”

MOÇÕES

Nº 51/2016 do Vereador ISAC HAMILTON DA COSTA, Como cristão e Vereador,

sabendo da importância das Igrejas na sociedade da perseguição que os missionários cristãos vem sofrendo pelo mundo, não poderia deixar de congratular o trabalho dos Gideões Missionários da Última Hora pelo apoio as mais de 1 300 famílias ao redor do mundo que levam a palavra do amor de Jesus, de fé, e de esperança aos mais carentes e necessitados. tem por objetivo principal, à divulgação do evangelho de Cristo no Brasil e no mundo. Para tanto, prepara e envia missionários em busca das almas. São obras sociais, barco clínico, escolas, ambulatório médico, leprosário, natal missionário. Entre tantas outras. Este evento de evangelização acontece há 34 anos, trazendo turistas de todo o Brasil, e do mundo, que se

(5)

hospedam em nossa cidade, visitam o Parque Beto Carrero, e sendo um evento de fé movimentam os evangélicos de nossa cidade. Sob a presidência do PR Cesino presidente, e Reuel Bernardino Vice presidente, este ano o evento contou com a participação de mais de 120.000 pessoas. Solicito moção de louvor a ser concedida ao ilustre PR Cesino e Reuel Bernardino Vice presidente, em reconhecimento a magnitude do Congresso dos Gideões já ultrapassa a questão religiosa, aquecendo a economia da região, através da concentração da multidão nos dias do evento.

Nº 52/2016 do Vereador JEFFERSON ADEMIR CUSTÓDIO; solicito o envio de Moção de Congratulação ao Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB) que assumiu a Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor. Um dos assuntos abordados no início da gestão é a discussão do requerimento do próprio deputado sobre a suspensão dos serviços do WhatsApp pela justiça brasileira.

ORDEM DO DIA – ARTIGO 131 R.I.

Em Única Discussão E Votação O Regime De Urgência Ao Projeto De Lei Ordinária Nº 12/2016 Do Executivo; SUPRIMI O ARTIGO 5º DA LEI MUNICIPAL Nº 2797

DE 18.12.2015.

Referências

Documentos relacionados

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Preenchimento do requisito do inciso II (aprovação por uma das duas classes existentes), bem como do inciso III (na classe que rejeitou o plano, aprovação por mais de

nós vivemos intensamente preocupados com o sustento do nosso lar A vida não está fácil. Ganhar o pão de cada dia custa muito trabalho e esforço. Ficamos tão preocupados com isso.

El tramo de la vía rápida entre Machico y Caniçal tiene una longitud total de cerca de 7,1km, con secciones a cielo abierto y en túnel, y presenta un perfil transversal

Este exercício permitiu abordar algumas questões referentes à Arte Contemporânea como suporte alternativo (balão), o diálogo entre as linguagens por meio do exercício com o

a) DNA apenas. d) Os três tipos de RNA apenas. 13ª Questão: Após um processo de tradução podemos encontrar todas as situações abaixo exceto. a) Muitas proteínas no citoplasma. b)

Gráfico 23 – Taxa de redução em função do tempo de exposição a 1000 W de potência irradiada de micro-ondas no máximo campo elétrico e no máximo campo

Solução.. Portanto, foram compradas 9 garrafas. Mas pode- mos tranquilamente substituir os valores dos coeficientes na fórmula de Bhaskara, obtendo assim as mesmas soluções.. E a