• Nenhum resultado encontrado

Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comu ção& dade DOCUMENTAÇÃO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Dissertações e teses

do PósCom-Umesp

No 1o. semestre de 2005, foram defendidas, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, 23 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado.

O Curso de Mestrado, em funcionamento desde 1979, já produziu um total de 453 dissertações até junho de 2005, tendo a primeira sido de 1981. O Curso de Doutorado, autorizado em 1995 e aprovado em 1999, gerou 51 teses, a primeira das quais em 1997.

MESTRADO

O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: UMA ANÁLISE DE REVISTA COMCIÊNCIA

Autor: Rodrigo Bastos Cunha

Data da defesa: 11 de fevereiro de 2005

Orientador: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Sírio Possenti (Unicamp)

Resumo: Sob a perspectiva da linha francesa da análise do discurso, este trabalho analisa as generalidades e as singularidades em cinco gêneros do discurso de divulgação científica veiculados na revista eletrônica

(4)

gêneros aqui abordados, principalmente no que diz respeito à sua estrutura composicional.

Palavras-chave: Divulgação científica – Jornalismo científico – Linguagem – Análise do discurso – Internet.

O FOTOJORNALISMO NA WEB

Autor: Jorge Carlos Felz Ferreira

Data da defesa: 01 de março de 2005

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. Atílio José Avancini (ECA-USP)

Resumo: Este trabalho faz um breve histórico do desenvolvimento da fotografia, do fotojornalismo e da fotografia digital. Descreve a evolução do processo fotográfico analógico e da tecnologia fotográfica digital. Aponta vantagens e desvantagens no emprego da fotografia digital no fotojornalismo e especialmente no fotojornalismo desenvolvido na web. Além disso faz uma análise técnico-estética de imagens fotojornalísticas exibidas pelos webjornais e sítios noticiosos na web.

Palavras-chave: Fotografia – Fotografia digital – Web – Fotojornalismo. MÍDIA IMPRESSA NA TRÍPLICE FRONTEIRA: ESTUDO DO JORNAL LOCAL A GAZETA DO IGUAÇU

Autora: Mônica Resende de Oliveira

Data da defesa: 30 de março de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia Maria. Krohling Peruzzo (presidente), Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp), Profa. Dra. Maria Otília Bocchinni (ECA-USP)

(5)

cultural (estudos culturais) e de questionamentos acerca da comunicação local e regional. As técnicas utilizadas foram, além da revisão bibliográfica, a análise de conteúdo do jornal A Gazeta do Iguaçu e entrevistas semi-estruturadas. Entre as conclusões encontradas, verificou-se que a cobertura da fronteira é uma pauta prioritária, mas que, ao mesmo tempo, perde espaço para o jornalismo de opinião, através das diversas colunas de opinião e sociais, que ocupam a maior parte do noticiário cotidiano local.

Plavras-chave: Mídia local – Jornais de interior – Fronteira – Opinião. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS EXPRESSA ATRAVÉS DOS RÓTULOS DE SUAS EMBALAGENS

Autora: Sandra Cristina Salgado

Data da defesa: 31 de março de 2005

Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (presidente), Prof. Dr. Wilson Bueno (Umesp), Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (ECA-USP)

Resumo: A importância, o papel e a responsabilidade das embalagens mudam na velocidade e na proporção das necessidades, das expectativas e dos valores do mercado. Conter, proteger, identificar, expor, comunicar e vender são as tarefas que a embalagem atual precisa desempenhar com eficiência para fazer com que o produto se mantenha num cenário cada vez mais competitivo. Na maioria dos casos a embalagem é a única forma de comunicação das empresas com os públicos com os quais interage. Este projeto visa verificar como estas utilizam especificamente os rótulos das embalagens de seus produtos ou eventualmente embalagens que cumprem a função dos rótulos como estratégia de comunicação e disseminação das praticas de responsabilidade social através da inclusão de informações que reflitam a preocupação com tais práticas.

Palavras-chave: Estratégias de marketing – Comunicação – Embalagem – Responsabilidade social.

O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS: A EXPERIÊNCIA DA ESTAÇÃO CIÊNCIA

Autora: Carla de Oliveira Tozo

(6)

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

Banca examinadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (presidente), Profa. Dra. Maria Cristina Gobbi (Umesp), Prof. Dr. Cidoval Morais de Sousa (Unitau)

Resumo: Este trabalho analisa a divulgação científica realizada pela Estação Ciência (USP). Os objetivos principais foram: recuperar a história e descrever as atividades desenvolvidas pela instituição; identificar a linguagem usada para a divulgação dos conceitos científicos; verificar o processo de aprendizagem dos alunos (3ª e 4ª séries) de uma escola pública durante e após a visita; observar e analisar como os professores preparam seus alunos antes da visita à Estação Ciência; e examinar o comportamento (curiosidade/interesse) do público-alvo na visita. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, juntamente com a técnica de grupo focal. O universo da pesquisa foi composto por alunos do Ensino Fundamental I (4ª série), professor responsável e coordenador pedagógico da escola selecionada, além do diretor e ex-diretor da Estação Ciência, assim como os monitores e coordenadores responsáveis pelas atividades desenvolvidas. A pesquisa concluiu que há dificuldade por parte dos professores em trabalhar conceitos científicos, o que justifica a importância dos centros de ciências como apoio paradidático às escolas. No entanto, a divulgação científica realizada pela Estação Ciência tem sido pouco aproveitada pelas crianças, já que o conteúdo não é trabalhado de forma aprofundada na escola. Além disso, crianças e professores sentiram falta de um apoio pedagógico maior do centro à escola. Criticaram a inadequação da linguagem dos monitores e a escassez de tempo de visita, o que impede que os assuntos sejam trabalhados de forma mais adequada.

Palavras-chave: Comunicação – Divulgação científica – Educação – Centros de ciências.

A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DE VENDA LIVRE: UM ESTUDO DO DISCURSO E DAS QUESTÕES ÉTICAS

Autora: Maria Rita Resende Martins da Costa

Data da defesa: 05 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (presidente), Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp), Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (ECA-USP)

(7)

o seu conteúdo, as questões éticas e as normas legais que orientam a comercialização desses medicamentos. O corpus de análise é constituído de 31 peças publicitárias de mídia impressa, de merchandising em pontos de venda – PDVs, em campanhas de divulgação/comercialização de medicamentos de venda livre por um laboratório nacional – EMS Sigma Pharma, e um multinacional – Aventis Pharma. A metodologia de investigação é a análise do discurso subjacente às mensagens veiculadas nas peças de PDV, tendo como orientação os pressupostos dos teóricos de linha francesa, além dos fundamentos da propaganda e da legislação que a rege, bem como dos direitos do consumidor. A investigação mostra que a propaganda de medicamentos de venda livre, com seus argumentos altamente persuasivos para seduzir o consumidor, não evidencia uma preocupação responsável com relação a este e trata os medicamentos como quaisquer outros produtos, restringindo-se ao cumprimento das determinações legais em seus aspectos mínimos. Os princípios éticos e os valores sociais são ignorados, na maioria das peças, o que vale dizer que os emissores pecam por omissão na construção de seu discurso.

Palavras-chave: Comunicação – Linguagem – Análise do discurso – Medicamentos – Propaganda.

TURISMO ON-LINE: AS VIAGENS ATRAVÉS DO MOUSE

Autor: Edson Lopes de Oliveira

Data da defesa: 06 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Presidente), Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp), Prof. Dr. José Roberto Yasoshima (Senac)

Resumo: Este trabalho está inserido no conjunto de questões tratadas

(8)

permitido que as pessoas “viagem” sem que tenham que sair de casa. A internet já faz parte do cotidiano de milhares de pessoas em todo o mundo. Neste sentido, o projeto pretende verificar até que ponto esse meio de comunicação traz benefícios à atividade, discutindo os aspectos positivos e negativos de cada situação, à luz de critérios concretos. Afinal, a internet é um instrumento que presta serviços à comunidade envolvida com o turismo ou é apenas mais uma ferramenta que contribui para a desinformação? Seria a internet um meio de comunicação eficaz para o desenvolvimento da atividade do turismo? Ela se prestaria a viabilizar o “sonho” de viajar dos internautas (aqui chamados de turisnautas) ou seria ela própria apenas uma via no ciberespaço.? Estaria esta informação em consonância com a natureza da mensagem e as características do público objetivado, satisfazendo suas necessidades de evasão e entretenimento? Dentro desta realidade, será que para cada segmento de público e, conseqüentemente, segmento do turismo, há que ser elaborada uma estratégia de comunicação mais segmentada ou mais dirigida? Este projeto trata de analisar uma série de sites (e, eventualmente, políticas de promoção de sites) ligados à atividade do turismo, notadamente de regiões ou localidades turísticas, objetivando avaliar e discutir aspectos inerentes ao desenvolvimento do segmento em todo o território nacional, solidificando conceitos relacionados com práticas de sucesso na internet, associando-os com casos concretos que possam ser utilizados como exemplos positivos e negativos, dentro de um contexto (ou conceito) de viagem virtual. Se viajar significa movimento e encontro de pessoas – onde o que se consome são paisagens e momentos fugazes –, invariavelmente com objetivos em comum, sendo em si mesmos instrumentos de comunicação, como o uso das novas tecnologias pode criar uma maior aproximação entre os seus usuários e, conseqüentemente, permitir a troca de informações dentro de uma condição virtual?

Palavras-chave: Turismo – Tecnologia – Internet – Virtualização. MAS ISTO É UM CLIPE? RETRATOS DA TELEVISÃO NOS VIDEOCLIPES

Autor: Guilherme Vieira Rodrigues Maciel

Data da defesa: 11 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (presidente), Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp), Prof. Dr. Edson Leite (USP)

(9)

encontra profundamente associado à televisão, com a utilização de elementos do discurso pós-moderno se apresenta como um dos espaços da mídia de massa onde a criatividade e a imaginação se encontram a serviço do mercado, gerando produtos que ao mesmo tempo são inusitados e inquietantes e que funcionam como vitrine eficaz de artistas da indústria fonográfica. O videoclipe insere em sua construção imagética ou sonora aspectos diversos sobre a televisão, mediante a inserção do aparelho televisor, imagens tipicamente televisivas, utilização dos códigos do discurso televisivo ou ainda recursos intertextuais, como a metalinguagem, a paródia e o pastiche. Através de uma análise de conteúdo, esta pesquisa relata as diversas maneiras em que a televisão é retratada pelos videoclipes e propõe uma discussão acerca desses retratos. A crítica à televisão, questão de interesse principal do autor na retratação da televisão pelos videoclipes, aparece sob diversas formas nos mais variados exemplares. Percebe-se, no entanto, que as críticas endereçadas à televisão nos videoclipes se baseiam em uma visão muito ortodoxa (e por algumas teorias ou escolas de comunicação contestada) sobre os meios de comunicação de massa ou sobre seu espectador.

Palavras-chave: Videoclipe – Televisão – Metalinguagem – Intertex-tualidade – Pós-modernidade.

DO LIVRO À TV: PERSONAGENS FEMININAS EM OS MAIAS, DE EÇA DE QUEIRÓS

Autora: Flávia Daniela Pereira Delgado

Data da defesa: 11 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimã

Banca examinadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (presidente), Prof. Dr. Antonio Carlos Ruótolo (Umesp), Profa. Dra. Sueli Fadul Flory (Unimar)

(10)

foi a análise de conteúdo.

Palavras-chave: Adaptação – Literatura – Televisão – Personagens femininas – Eça de Queirós.

TELEFONE CELULAR: A NOVA MÍDIA DE MASSA A SERVIÇO DA PUBLICIDADE SEGMENTADA

Autor: Luciano Bonetti

Data da defesa: 12 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Banca examinadora: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano (presidente), Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp), Prof. Dr. Mitsuru Yanage (ECA-USP)

Resumo: Ao final do ano 2004 o Brasil atingiu o número de mais de 50 milhões de aparelhos celulares, ultrapassando até o número de telefones fixos. No mesmo período, as operadoras de telefonia móvel lançaram o sinal de televisão para serem recebidos nestes aparelhos, que são pessoais e portáteis. O objetivo deste trabalho é verificar se, em virtude deste crescimento na base de usuários e da alta tecnologia, o aparelho de telefone celular tem potencial como mídia publicitária, sendo capaz de segmentar suas mensagens de acordo com o perfil dos clientes.

Palavras-chave: Publicidade – Propaganda – Celular – Mídia – Marketing móvel.

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO E A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autor: André Sathler Guimarães

Data da defesa: 25 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (presidente), Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Prof. Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim (Unimep)

(11)

atualidade. Foi feita uma pesquisa exploratória, qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Como fontes da pesquisa documental foram utilizadas revistas de negócios brasileiras:

Exame, Info, Infocorporate. Na pesquisa bibliográfica, delinearam-se um panorama conceitual da comunicação organizacional e seus principais tópicos, destacando-se as interfaces com as teorias da comunicação. Também se procurou refletir, por meio da pesquisa bibliográfica combinada com a pesquisa documental, sobre os impactos das novas tecnologias nos instrumentos tradicionais de comunicação organi-zacional. Foram levantadas algumas organizações como exemplos, com o objetivo de tipificar transformações induzidas pelas novas tecnologias. A pesquisa concluiu que as novas tecnologias de informação e comu-nicação, embora de adoção recente, sinalizam para profundas trans-formações nos processos comunicativos organizacionais.

Palavras-chave: Comunicação – Comunicação organizacional – Novas tecnologias.

GESTÃO E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA LEITURA CRÍTICA

Autora: Juliana Nogueira Sabbatini

Data da defesa: 26 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)

Resumo: Utilizando a revisão de literatura como principal ferramenta metodológica, o objetivo desta dissertação foi apresentar os limites e avanços no campo da comunicação empresarial, especialmente anali-sando a importância do papel hoje adquirido por esta ferramenta na gestão organizacional das empresas. Além disso, buscou-se propor uma tipologia que pudesse auxiliar as empresas na análise dos processos e das estratégias comunicacionais, no intuito de mapear as características necessárias para a consolidação e o desenvolvimento de uma comu-nicação empresarial reconhecida como eficaz e de um ambiente democrático, flexível e orgânico.

(12)

O PERFIL DOS USUÁRIOS DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR (CMC): UMA ABORDAGEM

PSICOLÓGICA

Autora: Leila Urioste Rosso

Data da defesa: 26 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (presidente), Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp), Profa. Dra. Antonia Cristina Peluso de Azevedo (Unisal)

Resumo: A comunicação mediada por computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via internet. Este modo de comunicação, que atinge pessoas que buscam se conhecer e interagir sem o limite da distância, atualmente está sendo objeto de estudos interdisciplinares que se interessam pelas influências da CMC no comportamento dos usuários. Esta dissertação é um estudo caracterizado como exploratório, baseado em dados coletados através de uma pesquisa bibliográfica. Seu objetivo é refletir sobre os efeitos gerados pela difusão da CMC no perfil de seus usuários, além de apresentar as contribuições da psicologia frente aos questionamentos provindos da utilização da CMC e discutir as ambivalências (ganhos e perdas) de seu uso no comportamento de seus usuários. Percebe-se que os internautas estão transformando a forma de interação social em um ambiente desprovido de limites espacio-temporais. Este trabalho estuda as novas formas de interação, buscando compreender esse novo homem, pois, se a tecnologia traz mudanças, o indivíduo muda junto com ela. Todas essas transformações que têm influenciado o homem e suas novas formas de relacionamento estão motivando o surgimento de novas formas de contribuição da psicologia ao estudo da CMC.

Palavras-chave: Comunicação – Internet – Comportamento – Psicologia. MÍDIA E IGREJA: DO PENSAMENTO À AÇÃO

COMUNICACIONAL DE FREI ROMEU DALE

Autor: José Aurélio Chiaradia Pereira

Data da defesa: 28 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (presidente), Profa. Dra. Anamaria Fadul (Umesp), Profa. Dra. Joana Puntel (PUC-SP)

(13)

da instituição para o mundo, consolidado durante o Concílio Vaticano II. Mudou-se a forma de analisar a mídia, que passou a ser encarada como instrumento de evangelização, e o jeito de se olhar o receptor da mensagem, que ganhou importância. A relação com os meios de comunicação alterou a convivência da Igreja com os comunicadores, que também passaram a ser tratados de forma diferente, à luz do Evangelho. Frei Romeu Dale trabalhou no setor da comunicação da Igreja do Brasil no período em que ocorreram essas modificações e é considerado um dos responsáveis pela implementação das diretrizes do Concílio Vaticano II no país. O contexto brasileiro de ditadura política desfavoreceu qualquer inovação, o que valorizou o trabalho de Dale, cuja trajetória comunicacional é mostrada nesta dissertação. As técnicas utilizadas no trabalho foram de história de vida e análise de conteúdo. Dale abriu caminho para a atual situação em que se encontra a comunicação social da Igreja no país.

Palavras-chave: Midiologia – Comunicação eclesial – Igreja Católica – Frei Romeu Dale – Biografia.

REDES DE TELEVISÃO NO BRASIL E NOS EUA: UM ESTUDO COMPARADO

Autora: Larissa Perfeito Barreto Redondo

Data da defesa: 28 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul (Umesp)

Banca examinadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul (presidente), Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro (ECA-USP)

(14)

e entrevistas. As principais conclusões apontam para grandes diferenças no tipo de programação (horizontal ou vertical), nos gêneros (séries, seriados e telenovela), na audiência e no desenvolvimento e na contri-buição que cada uma gerou durante anos de produção.

Palavras-chave: Redes nacionais de televisão – Programação – Horário nobre – CBS; Rede Globo – Novas tecnologias – Estudo comparado – EUA – Brasil –1993-2002.

CASTELLO BRANCO, O CONSPIRADOR. A COMUNICAÇÃO QUE PERMITIU O GOLPE DE 1964 E A NOMEAÇÃO DO PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

Autor: Livio Sakai

Data da defesa: 02 de maio de 2005

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (presidente), Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA)

Resumo: Com base em pesquisa bibliográfica e documental, procurou-se pesquisar o período político anterior à assunção da presidência da República pelo marechal Castello Branco, iniciando-se nas manobras que possibilitaram a queda do governo democrático do presidente João Goulart. O bem-sucedido golpe de 1964 foi destrinchado como uma estratégia de comunicação na qual o governo, partidos, militares, organizações civis e empresas privadas desempenharam papéis que, observados como peças de um grande mosaico, ganham formas bem definidas e permitem a visualização de uma orquestração no que tange à comunicação. Destacam-se nesta pesquisa a propaganda ideológica e a atuação do IPES (Instituto de Pesquisas Sociais).

Palavras-chave: Comunicação social – Propaganda política – Propaganda ideológica.

AGÊNCIA E CLIENTE: O CULTIVO DE UMA RELAÇÃO EM BUSCA DE RESULTADOS. A ÉTICA NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO

Autora: Lina Maria Moreira Garai da Silva

Data da defesa: 02 de maio de 2005

Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

(15)

Dr. Antonio Carlos Ruótolo (Umesp), Prof. Dr. Leandro Leonardo Batista (ECA-USP)

Resumo: O estudo explora a relação entre agência de publicidade e cliente do setor de varejo, aqui representado pelo segmento de cerveja. É uma análise que busca entender o profissional de atendimento da agência quanto à sua rotina de trabalho com o cliente. Ele é responsável pela troca de informação entre a agência e o cliente, gerenciando a equipe da agência e de fornecedores de serviços para a produção da campanha. O estudo foca a compreensão do profissional de atendimento quanto à sua função, identificando dilemas éticos na sua relação com o cliente e como orienta sua conduta. Foram entrevistados profissionais de atendimento publicitário de agências de São Paulo que lidam com marcas de cerveja, no período de 2000 a 2004. Utilizou-se a técnica de entrevista de profundidade para captar as opiniões dos entrevistados sobre o assunto. Pode-se concluir que este profissional diz optar por clarificar suas atitudes mais próximas da verdade com o seu cliente e equipe da agência. Há indícios de que o comportamento verificado junto ao profissional de atendimento publicitário em relação à ética no relacionamento com seu cliente se espelha no comportamento de seus superiores.

Palavras-chave: Relacionamento cliente-agência – Ética na propaganda – Atendimento publicitário.

CAMPOS SALLES E O POSITIVISMO: UM ESTUDO SOBRE A COMUNICAÇÃO POLÍTICA DO SEGUNDO PRESIDENTE CIVIL BRASILEIRO

Autor: Victor Kraide Corte Real

Data da defesa: 02 de maio de 2005

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (presidente), Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA)

(16)

Palavras-chave: Comunicação social – Propaganda política – Campos Salles.

A LEGITIMAÇÃO DA DITADURA: IMPRENSA E PROPAGANDA NA ELEIÇÃO E POSSE DO PRESIDENTE MÉDICI

Autor: Kleber Nogueira Carrilho

Data da defesa: 03 de maio de 2005

Orientador: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Banca examinadora: Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (presidente), Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano (Umesp), Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA)

Resumo: No fim de agosto de 1969, Costa e Silva foi impedido de continuar na presidência da República por motivos de saúde. Nos dois meses seguintes, foram preparadas as condições políticas para a chegada do novo presidente. Enquanto o alto comando das Forças Armadas decidia a sucessão, gerava-se uma campanha para apresentar o novo mandatário e para legitimar o regime. O objetivo deste trabalho é verificar como os discursos de Médici e a cobertura da imprensa fizeram parte desta campanha de propaganda. A investigação se deu primeiramente através de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas para a compreensão do momento histórico. Em seguida, foram feitas leituras de discursos televisivos, jornais e revistas, para observar a presença de componentes de propaganda ideológica na legitimação do poder.

Palavras-chave: Propaganda política – Imprensa – Totalitarismo – Regime militar – Médici.

A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DA FEBRE AMARELA NO FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DOS SÉCULOS XX E XXI

Autora: Soraya Lodoña Moraes Gois

Data da defesa: 09 de maio de 2005

Orientador: Prof. Dr. Isaac Epstein

Banca examinadora: Prof. Dr. Isaac Epstein (presidente), Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Profa. Dra. Marta de Almeida (Mast)

(17)

pontos que se distanciam em mais de cem anos. Como objetos de estudo foram analisadas duas teses de medicina e onze artigos jor-nalísticos que representaram a comunicação entre cientistas e a comunicação voltada para o público leigo. Através da análise de conteúdo foi possível verificar que houve uma grande diferença na maneira de dirigir a mensagem sobre ciência tanto entre os especialistas quanto para o público massivo.

Palavras-chave: História – Comunicação primária e secundária – Jornalismo científico.

TRAJETÓRIA DA COMUNICAÇÃO ECLESIAL PROTESTANTE NO BRASIL: O PENSAMENTO E A AÇÃO DE REINHARD BROSE

Autor: Hebert Rodrigues de Souza

Data da defesa: 07 de junho de 2005

Orientador: Prof. Dr. José Marques de Melo

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (presidente), Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos (Umesp), Prof. Dr. Francisco de Assis Fernandes (Unitau)

(18)

Palavras-chave: Midiologia comparada – Comunicação eclesial – Protes-tantismo – Biografia – Reinhard Brose.

A LINGUAGEM DO VIDEOCLIPE: DECIFRANDO O CÓDIGO SECRETO DOS JOVENS

Autor: Marcos Goss Scharf

Data da defesa: 08 de junho de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves

Banca examinadora: Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp) Prof. Dr. Antonio Adami (Unip)

Resumo: A dissertação estuda a linguagem do videoclipe, analisando a articulação de seus elementos sonoros e imagéticos que constituem a sua sintaxe e significação no cenário da indústria cultural contemporânea. Utilizando como método de pesquisa a seleção de uma produção do gênero de cada década (no período de 1960 a 2000) e tendo como base a visão pós-estruturalista e as pesquisas semiológicas nas áreas televisiva e cinematográfica, o trabalho analisa o videoclipe como uma linguagem especializada que se manifesta por meio de um “texto” audiovisual consumido e assimilado especificamente pela juventude, que compreende, decodifica e interage de forma singular com a “gramática” audiovisual do formato. A dissertação investiga as estruturas lingüísticas do gênero e conclui que o videoclipe é um enunciado cultural complexo, coerente e heterogêneo, produzido em um contexto que leva em conta a subjetividade, o consumismo dos jovens, as condições sociais de produção e a realidade histórica na qual os sujeitos produtores (artistas, diretores e gravadoras) e consumidores (telespectadores) estão inseridos.

Palavras-chave: Videoclipe – Linguagem – Comunicação – Discurso – Semiologia.

ILUSÃO E REALIDADE EM IVAPORUNDAVA: A TELEVISÃO NA CULTURA QUILOMBOLA. ANÁLISE A PARTIR DA FOLKMÍDIA

Autora: Eliane de Souza Almeida

Data da defesa: 21 de junho de 2005

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

(19)

Resumo: Este estudo de caso, a partir de pesquisa de campo, de pesquisa bibliográfica e de entrevistas abertas, tem com objetivo observar como a televisão, enquanto meio de comunicação de massa, transforma ou influencia a cultura de uma comunidade quilombola. O objeto desta análise é a comunidade quilombola de Ivaporunduva, na área rural da cidade de Eldorado Paulista, na região do Vale do Ribeira, no interior do Estado de São Paulo. Seus modos de vida têm sido constantemente ameaçados pela intenção da construção de barragens na cabeceira do rio Ribeira de Iguape, na margem do qual se localizam diversas comunidades quilombolas, inclusive Ivaporunduva; pela falta de políticas públicas que resguardem verdadeiramente seus direitos; e pela falta de trabalho, o que acarreta a saída dos jovens da comunidade em busca de novos horizontes. A televisão faz parte de um novo universo na realidade quilombola e entra na vida desses homens e dessas mulheres do campo como veículo de entretenimento. Ela è uma porta para um mundo de ilusões e realidades onde buscam encontrar-se e muitas vezes encontrar-se frustram. A cultura quilombola e suas trans-formações depois da entrada da televisão em Ivaporunduva são analisadas a partir da folkmídia, espaço teórico que analisa a maneira pela qual os meios de comunicação abstraem elementos da cultura popular e vice-versa. É o vice-versa que aqui nos importa.

Palavras-chave: Folkmídia – Folkcomunicação – Quilombo – Resistência – Identidade cultural – Televisão.

DOUTORADO

HISTÓRIAS REAIS E NOTÍCIAS DE FICÇÃO: UM OLHAR FOLKMIDIÁTICO SOBRE O JORNALISMO E A LITERATURA INFANTIL

Autora: Rosangela Marçolla

Data da defesa: 15 de fevereiro de 2005

Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten (presidente), Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp), Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp), Profa. Dra. Gisely Vaz Hime (Uni-FiamFaam), Prof. Dr. Walter Lima Junior (Uni-FiamFaam)

(20)

infantil pode ser encontrada até nas notícias policiais sobre os crimes mais violentos divulgados pela mídia e, por outro, como subsídio para a construção do texto jornalístico, elevando o entrevistado que vive no anonimato à condição de herói dentro de sua história. Retirar da literatura infantil a estrutura e o conteúdo para enriquecer os textos jornalísticos, quer na habilidade de desenvolver matérias em forma de história, quer na construção de perfis e biografias de pessoas comuns da sociedade, é a contribuição que este trabalho pode oferecer para os estudos na área da comunicação, sobretudo do jornalismo. Utiliza-se, como recurso metodológico, o estudo de caso a partir de um grupo de estudos, formado por alunos de jornalismo, com o objetivo de con-frontar a teoria com a prática. Esse reforço ao exercício da criatividade e da fruição textual deve ser sedimentado em bases sólidas do conhe-cimento, advindas da tradicionalidade cultural do homem. Por isso o estudo é fundamentado na folkcomunicação, processo comunicacional que privilegia a cultura popular, e na folkmídia, a sua reverberação através dos meios de comunicação de massa.

Palavras-chave: Jornalismo – Literatura infantil – Folkmídia – Folkco-municação – Histórias de tradição oral.

JORNALISMO LOCAL NO RÁDIO: ESTUDO DAS EMISSORAS DE RÁDIO LOCAL DE SANTOS (SP)

Autora: Rúbia de Oliveira Vasques

Data da defesa: 12 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (pre-sidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp), Profa. Dra. Sonia Virgínia Moreira (UERJ), Prof. Dr. Antonio Adami (Unip)

(21)

com os profissionais responsáveis pelo departamento de jornalismo das emissoras analisadas. Conclui-se que, devido à ausência de investimento, há poucos programas jornalísticos produzidos localmente e os exis-tentes são de baixa qualidade.

Palavras-chave: Jornalismo – Local – Rádio – Programação. O RÁDIO ENTRE O LOCAL E O GLOBAL: FLUXO,

CONTRAFLUXO E IDENTIDADE CULTURAL NA INTERNET

Autor: Fernando Kuhn

Data da defesa: 13 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul

Banca examinadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul (presidente), Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra (Umesp), Profa. Dra. Sônia Virginia Moreira (UERJ), Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro (ECA-USP)

Resumo: A pesquisa busca aferir se o advento da transmissão radiofônica através da internet exerce alguma influência sobre o sentido dos fluxos internacionais de comunicação, além de acompanhar como se dá a inserção das webrádios na dinâmica que envolve as instâncias global e local. Combinando métodos quantitativos e qualitativos, promove em sua primeira etapa um levantamento que visa identificar manifestações de natureza local no conteúdo veiculado por 378 webrádios de 145 países, com base em informações constantes de seus respectivos sites. A etapa qualitativa desenvolve-se por meio de estudos de caso, com consulta documental e audição de programas de três webrádios selecionadas a partir dos subsídios encontrados na fase anterior. Completando a triangulação das metodologias, o conteúdo da programação é analisado em perspectiva com a teoria da “glocalização” formulada por Robertson (1995), dos fluxos midiáticos estudados por Nordenstreng e Varis (1974), da radiodifusão internacional de que se ocuparam Hamelink (1983), Mayo (1980), Browne (1982) e Kuhn (2000) e, ainda, da comunicação intercultural investigada por Sitaram e Cogdell (1976) e Samovar e Porter (1997).

(22)

A FORMAÇÃO DAS COMUNIDADES DE COMPARTILHAMENTO SOCIAL NO CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE

Autor: Adilson Vaz Cabral Filho

Data da defesa: 15 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Profa. Dra. Anamaria Fadul (Umesp), Prof. Dr. Dênis de Morais (UFF), Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro (São Marcos)

Resumo: Analisa-se a formação de comunidades de compartilhamento a partir da utilização da internet por parte do Centro de Mídia Independente (CMI), uma organização sem fins lucrativos com coletivos de ativistas em vários países, inclusive o Brasil, que promove uma espécie de revitalização dos princípios de luta pela democratização dos meios de comunicação e da afirmação de uma mídia independente. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com base no levantamento bibliográfico e documental, bem como na pesquisa participante e em entrevistas com integrantes de diversos coletivos no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Ressalta-se a importância da internet para a consolidação das atividades do CMI como prática comunicacional horizontalizada e como espaço de compartilhamento social e político.

Palavras-chave: Comunidades de compartilhamento social – Democratização da comunicação – Mídia independente – Comunicação comunitária – CMI – Participação – Internet – Comunidade.

A INCORPORAÇÃO DE VALORES DA SOCIEDADE DA INORMAÇÃO EM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DOS CIGARROS FREE

Autor: Gleber Paula

Data da defesa: 18 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (presidente), Prof. Dr. Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Umesp). Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano (Umesp), Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (IMES), Profa. Dra. Elizabeth Regina Jesumary Gonçalves (Unifae)

(23)

veiculados em televisão, desde o lançamento do produto, em 1984, até o ano de 1998, e as mensagens institucionais da Souza Cruz, veiculadas na revista Exame, entre os anos de 2001 e 2004. Além disso, colhe o ponto de vista da empresa, através do gerente de marketing da marca, quanto às diversas ações de comunicação publicitária utilizadas. Com isso, desvenda em que medida os valores da sociedade da informação estão incorporados aos anúncios dessa marca de cigarros.

Palavras-chave: Comunicação publicitária – Propaganda de cigarros – Sociedade da informação.

INTERNACIONALIZAÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ABRIL

Autora: Eula Dantas Taveira Cabral

Data da defesa: 29 de abril de 2005

Orientadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul

Banca examinadora: Profa. Dra. Anamaria Fadul (presidente), Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão (Umesp), Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP), Profa. Dra. Maria Cecília Guirado (Unimar)

Resumo: O objetivo da tese é analisar o processo de internacionalização da mídia brasileira, fazendo um estudo de caso do Grupo Abril, um dos maiores grupos midiáticos da América Latina, que tem como focos principais de atuação as mídias impressa, audiovisual e interativa. Trata-se de uma pesquisa que adota o método qualitativo, fazendo um estudo de caso descritivo. Como resultado da investigação, chegou-se às seguintes conclusões: o Grupo Abril é um grupo de mídia atípico, tendo surgido no cenário brasileiro, em 1950, com características internacionais (conteúdos e proprietários estrangeiros), completamente diferentes das dos outros grupos midiáticos brasileiros; o processo de internacionalização do grupo vem se dando “de fora para dentro”, desde o lançamento da primeira publicação, O Pato Donald, de Walt Disney, e “de dentro para fora”, com investimentos feitos no exterior como a Editorial Morumbi, lançada em Portugal em 1980; com a crise econômica no setor midiático brasileiro, o Grupo Abril reorienta sua estratégia, concentrando seus investimentos no Brasil.

(24)

CIDADANIA DIGITAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA BRASILEIRO PARA A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autor: Juliano Maurício de Carvalho

Data da defesa: 29 de abril de 2005

Orientador: Prof. Dr. José Salvador Faro

Banca examinadora: Prof. Dr. José Salvador Faro (presidente), Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas (Umesp), Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Prof. Dr. Murilo César Ramos (UnB), Prof. Dr. Ruy Gomes Braga Neto (FFLCH-USP)

Resumo: A pesquisa analisa o Livro verde, publicado em 2000 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, buscando compreender as ações do Estado na introdução do país na sociedade da informação. Enfocam-se as iniciativas de inclusão digital estatais e não-governamentais e sua relação com a ampliação da cidadania. Utiliza-se o método documental e a abordagem histórico-crítica para interpretar a ação dos atores públicos e privados na formulação das políticas públicas que definem os objetivos estratégicos e as metas do Brasil para a área das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, foram estudadas as plântulas e plantas jovens de Erythrina speciosa (Phaseoleae), Holocalyx balansae e Sophora tomentosa (Sophoreae), Swartzia langsdorffii

Resumo: O objetivo central dessa tese é examinar o processo de internacionalização da mídia brasileira, por meio de uma pesquisa sobre o jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo1.

designado de OSIP, é de utilização livre e de uma alargada compatibilidade. O trabalho apresentado nesta tese visa o melhoramento do OSIP com vista a permitir

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

TAVARES, Débora Cristina; STIEG, Vanildo; CAVALCANTI, Eduardo Rubi; BASSO, Eliane Corti; SOUZA, Elisângela de; NOVAES, Gilson Alberto; DIAS, Gisélle Bessa de Nogueira; PICOLIN,

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de