• Nenhum resultado encontrado

Projecto Teatro em Cena apresenta: Sinopse:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projecto Teatro em Cena apresenta: Sinopse:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Projecto Teatro em Cena apresenta:

(2)

Introdução ao Projecto

Sobre a autora em que baseamos o nosso texto:

Florbela Espanca nasceu no Alentejo, em Vila Viçosa, a 8 de Dezembro de 1894. Filha ilegítima de uma "criada de servir" falecida muito nova, alegadamente de "nevrose", foi registada como filha de pai incógnito, marca social ignominiosa que haveria de a marcar profundamente, apesar de curiosamente ter sido educada pelo pai e pela madrasta, Mariana Espanca, em Vila Viçosa, tal como seu irmão de sangue, Apeles Espanca, nascido em 1897 e registado da mesma maneira.

Estudou em Évora, onde concluiu o curso dos liceus em 1917. Mais tarde vai estudar para Lisboa, frequentando a Faculdade de Direito. Colaborou no Notícias de Évora e, embora esporadicamente, na Seara Nova. Foi, com Irene Lisboa, percursora do movimento de emancipação da mulher.

Os seus três casamentos falhados, assim como as desilusões amorosas em geral e a morte do irmão, Apeles Espanca (a quem a ligavam fortes laços afectivos), num acidente com o avião que tripulava sobre o rio Tejo, em 1927, marcaram profundamente a sua vida e obra. Em Dezembro de 1930, agravados os problemas de saúde, sobretudo de ordem psicológica, Florbela morreu em Matosinhos. O seu suicídio foi socialmente manipulado e, oficialmente, apresentada como causa da morte, um «edema pulmonar».

(3)

Interessou-nos Florbela Espanca por ser um “mito” e símbolo da poesia portuguesa, uma mulher revolucionária na sua época, revelando e expondo os seus sentimentos íntimos. Na perspectiva deste espectáculo, procuramos essa intimidade, não ao nível da exposição, mas na ligação com o público. Utilizamos as palavras de Florbela, a personagem de Florbela para contactarmos directamente com o público de forma a seduzi-lo ao questionamento da sua consciência relativamente aos seus sentimentos. Partimos de uma abordagem pessoal de quem pode ter sido Florbela, para uma transposição geral da mesma, ou seja, recriamos uma Florbela que poderá encaixar nos dilemas existenciais de qualquer um de nós.

A vontade de trabalhar esta autora no âmbito do espectáculo reside na aspiração de abordar, no teatro e a partir de textos não teatrais, autores portugueses, levando-os, sob a forma de espectáculo teatral, a zonas mais pequenas do país, onde não exista um forte culto ao Teatro.

(4)

Exploração do projecto

Tudo na poesia de Florbela Espanca, poesia concupiscente do uso interno das sensações, nos encaminha para esta subida ao zénite da sua realidade arquetípica. Só quando talhada no mármore da morte a sua virgindade essencial, cessará o crescendo do gesto histriónico em que ela encarna o pathos da sua vontade de tragédia. (...) Actriz do seu ser mítico de que está assombrada, Bela representa-se como diva do simbolizante feminino.

(...)

Desprende-se deste diário o aroma das flores e perfumes do camarim em que a actriz se prepara para entrar na última cena: a morte. Bela enfeita-se para seduzir o absoluto. (...) Examina-se feição por feição. Como pode aquela amálgama grosseira e feia, grotesca e miserável fazer versos? O espelho só lhe mostra os truques carnais de caçadora de emoções...

Lisboa, 13 de Julho de 1981

Natália Correia

As palavras de Natália Correia, no prefácio do Diário do Último Ano de Florbela Espanca, questionam a vida da autora e aproximam-nos de uma metáfora teatral predominante em Espanca. Alegam uma analogia para além do seu desgosto e trágico destino.

É partindo deste livro – Diário do Último Ano de Florbela Espanca – e em cartas da autora, que baseamos a nossa dramaturgia, num trabalho de desconstrução com o intuito de reconstruir um texto a partir da nossa visão do espectáculo. Estas palavras constituem a trama da história através de analepses e prolepses.

A exploração dramaturgica baseia-se na intenção de mostrarmos um lado mais quotidiano de Florbela, menos formal e menos poético, desenvolvendo e evidenciando os seus pensamentos, ambições e desilusões.

(5)

Ficha Técnica

Dramaturgia Ana Margarida Leitão Juliana Conde

Encenação Ana Margarida Leitão

Interpretação Ana Margarida Leitão Juliana Conde

Música e Luz Miguel Alegria

Produção Ana Manuel

Miguel Alegria

(6)

Espectáculo:

Estreia – Cidade de Peniche dia 21 de Agosto de 2007

Espaço – Uma sala de Café-Teatro (é um espectáculo criado para espaços relativamente pequenos, não convencionais, de café teatro).

Duração – 30 / 35 minutos

Contactos:

965014968 - Ana Margarida Leitão 963730611 - Juliana Conde EMAIL: teatro_em_cena@sapo.pt

Referências

Documentos relacionados

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

“A revista é um desdobramento do poder diretivo do empregador e o seu intuito é evitar qualquer ato do empregado para dilapidar o patrimônio do empregador,

[r]

1 - Origem Geográfica das Escolas Lisboa Beja Faro Bragança Santarém Castelo Branco Coimbra Évora Leiria Portalegre Setúbal Viseu Estrangeiro... 55 e 56 – Memórias Terrenas de um

b) original de um dos seguintes documentos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social

[r]

[r]