• Nenhum resultado encontrado

Nos últimos 8 anos, as Pessoas têm sido o princípio e o fim de toda a nossa ação política.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nos últimos 8 anos, as Pessoas têm sido o princípio e o fim de toda a nossa ação política."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO Caras e caros amigos,

O exercício do poder é o superior desígnio de servir. Servir no presente com os olhos postos no amanhã.

Servir, protegendo os mais frágeis, olhando cada vez mais para as famílias e para as empresas que vivem sufocadas pelos impostos nacionais e pelas sequelas da crise pandémica.

Nos últimos 8 anos, as Pessoas têm sido o princípio e o fim de toda a nossa ação política.

O que para nós conta são as Pessoas, a sua Saúde e Bem-Estar!

Seguimos Juntos para garantir que Ovar é um Município para Todos, prosseguindo o dinamismo que temos vindo a implementar desde 2013 nas mais variadas áreas.

Sabemos que muito foi feito, mas que muito falta fazer para confirmar Ovar como um território de oportunidades para Todos.

Por isso, continuamos empenhados em proporcionar um território que privilegie a qualidade de vida e o índice de felicidade de todos, mais inclusivo e socialmente mais justo para crianças, jovens, seniores, mulheres e homens. Um território cada vez mais sustentável e resiliente, que honre as suas tradições e tenha no seu tecido empresarial um pilar de crescimento.

É nesse contexto que apresentamos os eixos que pretendemos dinamizar nos próximos 4 anos, na certeza de que é necessário, no presente, construir os alicerces dum futuro mais auspicioso, assegurando melhores perspetivas aos jovens e às gerações vindouras, para poderem ficar, viver e fazer.

Assim, com contributos de vários quadrantes da sociedade, incluindo independentes, dividimos a nossa atuação em 5 eixos:

(2)

1. Um Município de Valores, Socialmente mais Justo e Inclusivo Construir um Município socialmente mais justo e inclusivo passa por dar particular destaque a áreas fulcrais como a Saúde, a Educação, o Desenvolvimento Social, a Habitação, o Desporto, o Associativismo, a Juventude e o Voluntariado.

[saúde]

No que toca à Saúde, continuaremos a contribuir para mais e melhores serviços de saúde disponíveis para a população. E temos provas dadas. Foi assim na construção da USF de Válega e no Polo de Maceda, bem como na adaptação dos postos médicos do Furadouro, São Vicente e Arada, sempre suportando verbas que eram responsabilidade do Governo. Cientes da importância do setor da Saúde, entendemos que o caminho é agir em defesa do Serviço Nacional de Saúde, sem esquecer o sector social e privado, adotando uma postura de colaboração e abraçando novos desafios, como é o caso do Sistema Local de Saúde, um projeto que visa implementar serviços que fomentem o bem-estar e a qualidade de vida, apostando mais na prevenção, rastreio e monitorização, e colocando o utente como ponto focal de toda a nossa ação.

Educação

Pugnamos por um ensino de excelência no Município. Por isso, requalificámos diversos equipamentos da nossa rede escolar, como aconteceu com a Escola Secundária Júlio Dinis, e como está a acontecer com as Escolas do Gavinho, de São João e do Furadouro, implementámos atividades nas pausas letivas com projetos educativos de enorme mérito e custeámos parcialmente as despesas com os manuais e fichas escolares, aliviando as despesas das famílias.

Para o próximo mandato, para além da parceria com a Universidade de Aveiro para instalar um Polo do Ensino Superior no nosso Município, é nosso intuito acentuar a requalificação do parque escolar,

(3)

melhorando os edifícios e dotando-os dos equipamentos indispensáveis para que crianças e jovens tenham o melhor Ensino possível.

Intensificaremos, também, a participação no Programa de Estágios da Administração Local, bem reforçaremos o Programa de Bolsas de Estudo, possibilitando bolsas de mérito e de investigação, em Portugal ou na União Europeia, para Mestrados ou Doutoramentos.

Ação Social

O Desenvolvimento Social sempre foi uma das nossas prioridades. Fomos nós que criámos o Fundo de Emergência Social; que tornámos clara e transparente a atribuição dos apoios sociais; que conquistámos as distinções de Autarquia Amiga das Famílias, das Crianças e de Município Amigo da Juventude. Fomos nós que abrimos a porta da Câmara Municipal para que qualquer pessoa, independentemente da sua etnia, condição social ou orientação sexual, fosse recebida pelo Presidente.

No próximo mandato, é nossa intenção continuar a reforçar o apoio social, acudindo a todas as situações de emergência social, seja através do apoio ao arrendamento, em medicamentos, alimentos ou na comparticipação de despesas indispensáveis.

Habitação

No que toca à Habitação, o nosso desígnio é Habitação para Todos! Pretendemos investir ainda mais em Habitação, com o objetivo dar a todos os vareiros a possibilidade de terem uma habitação digna. Para tal, vamos concretizar, no terreno, a Estratégia Local de Habitação do Município de Ovar, que foi aprovada pela Administração Central e contará com mais de 22 milhões de euros.

Sendo a Habitação um direito fundamental, é também nosso objetivo reforçar o apoio ao arrendamento habitacional, com programas e projetos que facilitem o arrendamento e a aquisição de habitação no Município de Ovar.

(4)

Desporto

No Desporto, a nossa estratégia assentou na modernização das instalações desportivas de forma descentralizada em todo o Município, no reforço progressivo dos apoios financeiros para as instituições e coletividades desportivas e na captação de eventos de índole nacional e internacional. Os resultados são visíveis, com o Município a voltar a ter grandes provas de dimensão nacional e internacional no nosso Território.

No próximo mandato, prosseguindo a estratégia de desenvolvimento desportivo que temos vindo a implementar, é nosso intuito aproximar o Desporto da Escola e continuar a dotar as instituições desportivas de condições para que estas possam apostar na formação de atletas, reforçando a prática das modalidades tradicionais e possibilitando que cada vez mais jovens e adultos possam praticar novas modalidades, aumentando assim a oferta existente no Município.

Ao mesmo tempo, apostaremos na construção de skateparks, como forma de potenciar uma modalidade em largo crescimento no Município.

[movimento associativo]

Sabendo que o Associativismo é um fator dinamizador de qualquer Município, desde a primeira hora que aumentámos o apoio financeiro e logístico a todas as Associações e Coletividades do Concelho, reconhecendo-as, valorizando o seu meritório trabalho e fazendo delas parceiras ativas no desenvolvimento do território.

No próximo ciclo autárquico, pretendemos reforçar a parceria com as instituições, coletividades e associações do concelho, revendo o Regulamento de Apoio ao Associativismo, para o tornar cada vez mais adequado às necessidades de todas as instituições e dos seus beneficiários.

(5)

Juventude

Na Juventude, implementámos o Conselho Municipal de Juventude, tornando-o um parceiro vital da autarquia; dignificámos as comemorações do Dia Internacional da Juventude; lançámos atividades de orientação vocacional para alunos e jovens; dinamizámos formações preparando os jovens para o mercado de trabalho; impulsionámos a aquisição de softskills pelos jovens; apostámos em áreas de futuro como a robótica; e premiámos o talento jovem. Para o próximo mandato, é nossa intenção continuar a desenvolver políticas com a Juventude, para a Juventude e a partir da Juventude, premiando o talento, estimulando a formação, promovendo hábitos saudáveis, potenciando o Associativismo Jovem e construir um Plano Municipal de Juventude em co-gestão com os jovens do concelho.

Voluntariado

O Voluntariado é outra das áreas que tem merecido especial enfoque da autarquia, pela sua importância social e comunitária. Para o futuro, é nossa intenção formalizar a criação do Banco Municipal de Voluntariado, transversal a várias áreas da comunidade e da autarquia, como forma de garantir a promoção de um voluntariado participado, qualificado e relevado socialmente.

(6)

2. Um Município ainda mais Empreendedor e Empregador

Um território de futuro deve ter na economia local um motor decisivo, fazer uma gestão responsável dos seus recursos financeiros e a apostar na qualificação das suas Pessoas.

[apoio à atividade económica]

No que toca ao Desenvolvimento Económico, ampliaremos os esforços para acompanhar, auxiliar e apoiar as atividades económicas, a agricultura, a indústria, o comércio e os serviços, dinamizando programas de desenvolvimento da economia local, com apoios à atividade e ao arrendamento.

Para esse fim, prosseguiremos com a requalificação do espaço urbano, reabilitando as Zonas de Atividades Económicas existentes, concretizando as novas Zonas de Atividades Económicas previstas no PDM e melhorando a rede viária de suporte a estas atividades, sem esquecer o reforço da promoção dos produtos produzidos no concelho. [impostos]

Quantos aos Impostos, importa recordar que não gerimos os impostos da nação. Apenas temos interferência nos impostos municipais. E nesse campo, reduzimos o IMI, reduzimos a taxa de comparticipação no IRS e isentámos de derrama todas as nossas empresas. Tudo para apoiar as pessoas, empresas e associações.

Mesmo assim, consideramos indispensável o desígnio de aprofundar o alívio da Carga Fiscal, sem descurar a saúde financeira da Autarquia, cuidando de tornar mais forte a sociedade civil e as suas organizações, para que possam libertar-se e realizar a construção da sua vida.

(7)

Pólo Universitário

Sabendo que o futuro dos territórios dependerá muito do seu potencial humano endógeno, estamos a trabalhar com várias empresas locais, com a Universidade de Aveiro e com os Agrupamentos de Escolas para implementar, no Município, um polo da Universidade de Aveiro, proporcionando Licenciaturas e Mestrados em áreas específicas com elevada taxa de empregabilidade, como o software, a robótica e as novas tecnologias de informação.

A excelente saúde financeira da Autarquia e o sucesso alcançado na boa execução e negociação dos fundos comunitários permitirão, uma vez mais, elevar os níveis de investimento público e a capacidade de concretização do Município de Ovar.

(8)

3. Um Município ainda mais coeso

Dedicamo-nos diariamente para promover a equidade e a coesão territorial. Para garantir que não existem Munícipes de primeira e de segunda. Para nós, todos são iguais.

Por isso, realizámos investimentos estruturantes em todas as freguesias do concelho, reduzindo as assimetrias e fazendo justiça com freguesias que tinham sido prejudicadas no passado.

Freguesias

Para o próximo mandato, pretendemos reforçar e aprofundar o relacionamento com as Juntas de Freguesia, concretizando a entrega de recursos e competências para que possam trabalhar e auxiliar nessa nobre tarefa de criar qualidade de vida para Todos.

Acompanharemos ainda o processo de desagregação de freguesias, pugnando por recuperar as 8 freguesias e reivindicando junto do Poder Central que se faça respeitar a vontade das populações.

É nossa intenção proceder à construção e requalificação de diversos equipamentos municipais nas freguesias, de forma equitativa, por forma a potenciar o desenvolvimento de cada parte do território.

Mobilidade

A Mobilidade é uma área que requer particular atenção. Pretendemos expandir os incentivos ao uso das bicicletas e potenciar as ciclovias, trabalhar para dotar o Município de uma rede de transportes urbanos, proceder à construção de novos parques de estacionamento automóvel e prosseguir o esforço de requalificação das vias de comunicação do nosso território.

(9)

Território

O próximo mandato ficará marcado pela aceitação total da Delegação de Competências da Administração Central, o que constitui um desafio mas, também, a possibilidade de ser a Câmara Municipal a decidir sobre várias questões decisivas que dizem respeito ao nosso território – em temáticas tão fundamentais como a Educação ou a Saúde - com benefícios para a população. Continuaremos atentos e reivindicativos quanto a problemas que afetam o nosso território, desde logo no que toca à Estrada Nacional 109, à linha de caminhos-de-ferro e à erosão costeira, pugnando por medidas de proteção e defesa da costa. Ao mesmo tempo, continuaremos a pugnar por obras complementares ao desassoreamento da Ria e da Barrinha. Prosseguiremos os esforços de intervenção, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, para a concretização de projetos intermunicipais que potenciem o dinamismo do nosso território.

Urbanismo

No Urbanismo, preconizamos a revisão do Plano Diretor Municipal e do Regulamento Municipal Urbanização e Edificação, adaptando-os às novas realidades e aumentando o seu carácter potenciador de um desenvolvimento sustentável do território.

Prosseguiremos os esforços de regeneração urbana, elaborando Planos de Urbanização nos nossos núcleos urbanos e definindo novas Áreas de Reabilitação Urbana nas várias freguesias.

(10)

4. Um Município ainda mais atrativo

Construir um Município ainda mais atrativo passa por impulsionar a Cultura, honrar as Tradições e valorizar o nosso Património.

Cultura

Acreditamos que a Cultura é um fator imprescindível para o desenvolvimento do território e para a promoção da coesão territorial, uma via para concretizar um Território de igualdade de oportunidades para Todos.

Sem esquecer ninguém, temos proporcionado Cultura literalmente para todos.

Não só descentralizando as atividades culturais e investindo na renovação dos seus espaços, bem como com uma programação cultural ecléctica, sem descurar áreas menos populares, mas decisivas como a Literatura, o Bailado, a Música, o Cinema a Poesia.

Ovar é já Município de referência no roteiro nacional da Cultura, mas queremos usar ainda mais a Cultura também como forma de promover e projetar o nosso território.

Tradições

Para o próximo mandato, temos como intenção continuar a respeitar e honrar a nossa história e afirmar as nossas Tradições, promovendo cada vez melhor o nosso património e as nossas marcas identitárias: o pão-de-ló, o azulejo, o Carnaval, os reis, as procissões quaresmais, as praias e o nosso mar, a ria, a barrinha, a floresta, a arte xávega, a cordoaria e a tanoaria.

A projecção do território passará também pela progressiva aposta na dinamização da Estação Náutica do Município como forma de potenciar a atração turística e o crescimento das atividades marítimo-turísticas no território.

(11)

Património

No que respeita ao Património, pretendemos prosseguir a dinamização de espaços históricos e simbólicos da identidade vareira, aprofundar a reabilitação do património arquitetónico e cultural do Município, e acentuar a consolidação da Rede Molinológica no concelho, em particular em Cortegaça, Maceda, Arada e Válega.

Inserida nesta estratégia de promoção cultural e patrimonial está ainda a aquisição e reabilitação de diversos edifícios classificados, bem como a promoção do concelho em feiras nacionais e internacionais.

5. Um Município ainda mais verde e mais sustentável

Os imperativos de sustentabilidade ambiental já fazem parte do nosso quotidiano.

Construímos o Ecocentro. Plantámos mais árvores. Aumentámos os espaços verdes e construímos mais ciclovias. Reduzimos o trânsito automóvel nos centros urbanos e apostámos na recolha seletiva de resíduos.

Estamos, pois, a caminhar para a redução da nossa pegada ecológica.

Ambiente

Para o futuro, seguiremos empenhados em atingir a neutralidade carbónica ainda antes da meta prevista pelas organizações internacionais; continuaremos o processo de substituição gradual da iluminação pública; aprofundaremos o aumento dos espaços verdes; intensificaremos a aposta na eficiência energética e nas energias renováveis; e continuaremos a apostar na recolha selectiva dos resíduos, na sua reutilização e valorização.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de