• Nenhum resultado encontrado

Não permita em seu estabelecimento as seguintes atitudes:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Não permita em seu estabelecimento as seguintes atitudes:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Acidentes em elevadores podem causar conseqüências trágicas.Para isso, precisamos saber como nos prevenir. Logo abaixo, damos dicas de prevenção. Leia com bastante atenção!

Não permita em seu estabelecimento as seguintes atitudes:

Puxar a porta do pavimento sem a presença da cabine no andar; Apressar o fechamento das portas;

Apertar várias vezes o botão de chamada; Chamar vários elevadores ao mesmo tempo; Fumar dentro do elevador;

Movimentos bruscos dentro do elevador;

Lotar o elevador com o peso acima do permitido; Bloquear o fechamento das portas com objetos.

O excesso de lotação e de carga é perigoso e acarreta desgaste prematuro do equipamento. O elevador não é lugar de brincadeiras, portanto oriente seus funcionários que, por sua vez, deverão orientar as crianças, para não acionar os botões desnecessariamente;

Não dar pulos ou fazer movimentos bruscos dentro da cabine; Nunca colocar as mãos na porta;

Não entrar primeiro no elevador, assim que a porta se abre.

É importante que as crianças nunca usem o elevador quando não estiverem acompanhadas de adultos.

Exija da empresa de conservação que o acesso à porta do elevador seja bloqueado quando ele estiver em reparos ou revisão técnica.

Se o elevador parar entre dois andares os ocupantes devem manter a calma, pois o perigo não é iminente;

Acionar o botão de alarme e/ou utilizar o interfone para pedir ajuda;

Solicitar que chamem o zelador e, se necessário, a empresa conservadora ou o /Corpo de Bombeiros;

Nunca a porta deverá ser forçada;

Se o elevador parar entre andares e a porta abrir, não tente sair pela abertura. O elevador pode voltar a funcionar no momento em quem estiver saindo. Recomenda-se aguardar a sua estabilização. É muito comum as pessoas se apressarem ao tomar o elevador. É importante que quando a porta do elevador abrir, prestar atenção antes de entrar, verifique se a cabine do elevador está no andar. Falhas mecânicas permitem, as vezes, que a porta abra sem a presença do elevador, o que já provocou muitos acidentes fatais. Entre no elevador e saia dele devagar, para evitar colisão com outros usuários. Não tente entrar no elevador enquanto os ocupantes estiverem saindo.

Ao entrar no elevador e ao sair dele, cuidado para não tropeçar nos degraus que se formam quando ele pára desnivelado com o pavimento.

(2)

Trechos selecionados da lei municipal de São Paulo, SP (10.348, 04/091987)

Instalação, Conservação e Funcionamento Penalidades

Importante

- Juntamente com o Alvará de Instalação do elevador, é fornecida chapa de identificação de registro, na Prefeitura, do aparelho de transporte, a qual deverá ser colocada em local visível.

- Todo elevador instalado no Município de São Paulo deve ser conservado por uma empresa especializada cadastrada na Prefeitura, sendo ela responsável pela manutenção desses aparelhos.

Denúncias sobre falta de segurança no funcionamento de elevadores: Departamento de Controle do Uso de Imóveis/Contru 03 (Gabinete) R. São Bento, 405 - 19º andar - Ed. Martinelli. - 01011-000 Telefone: 239-1818 ou 239-1109

Elevadores dificilmente causam acidentes, mas podem trazer grandes problemas ao condomínio quando acontecem. Se alguém cair no poço do elevador, o condomínio pode ter de indenizar em valores altíssimos o acidentado e sua família.

- A responsabilidade sobre acidentes em elevadores é do condomínio, a não ser que seja comprovado o mau uso, como ignorar sinais de advertência ou exceder o peso ou lotação máximos. Um acidente com um morador, visitante ou funcionário será de

responsabilidade do condomínio, e não da conservadora. No caso de acidente com funcionário da conservadora, o condomínio pode ser citado como co-responsável.

PROCEDIMENTO EM CASO DE ELEVADORES PARADOS APÓS A QUEDA DE ENERGIA

1) Sem passageiros retidos no interior da cabina:

Certificar que não há passageiros retidos nos elevadores, mesmo que a campainha de alarme ou interfone não tenham sido acionados; Desligar a chave geral dos elevadores, com o objetivo de reduzir os riscos de danos elétricos aos

componentes do elevador , no momento do retorno da energia elétrica;

2) Com passageiros retidos no interior da cabina:

Localizar em que andar se encontra a cabina; Tranqüilizar os passageiros que estão retidos, informando-os que a cabina possui ventilação suficiente e que o socorro está sendo providenciado; Ligar para a KONE Elevadores informando que o elevador está parado e que existem passageiros retidos na cabina; Desligar a chave geral dos elevadores; O resgate somente poderá ser realizado pela KONE Elevadores, Corpo de Bombeiros ou pessoas treinadas

e certificadas pelos mesmos. As situações de resgate efetuadas incorretamente representam a grande maioria dos acidentes em elevadores; Em casos de urgência não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros; Após a liberação dos passageiros retidos , puxe todas as portas de pavimento utilizadas no resgate, certificando-se que as mesmas estejam

fechadas e travadas.

(3)

 Com 15 minutos de antecedência , posicione os elevadores no andar principal e desligue-os através da chave geral.

RECOMENDAÇÕES PARA O RETORNO DA ENERGIA

 Nunca ligue os elevadores de imediato, aguarde a estabilização da rede elétrica por aproximadamente 5 min;

 Caso algum elevador apresente anormalidade no funcionamento certifique-se que: - Há energia elétrica;

- O elevador não está sendo retido com porta aberta; - Não existem fusíveis queimados no quadro de força do prédio. Caso contrário , chame a Assistência Técnica da KONE Elevadores.

O elevador é um equipamento de transporte vertical automático extremamente seguro e a integridade do usuário estará garantida , em razão dos sistemas de segurança serem independentes da falta de energia,

desde que as recomendações acima sejam adotadas.

A KONE Elevadores está tomando todas as ações preventivas possíveis, no sentido de minimizar o transtorno ocasionado pelo racionamento de energia.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA A ECONOMIA DE ENERGIA NO ELEVADOR

 Em caso de botoeiras com dois botões, acione apenas o botão do sentido desejado, evitando paradas desnecessárias;

 Para subir um ou descer dois andares utilize as escadas;

 Em caso de mais de uma botoeira de chamada no pavimento, acione apenas uma, evitando a viagem desnecessária de ambos elevadores;

 Evitar que as crianças utilizem o elevador desacompanhadas , pois poderão acionar vários botões de chamada desnecessariamente.

 maiores esclarecimentos , colocamos nossa área técnica a sua disposição.

O "elevador de segurança" como hoje é conhecido nasceu em 1893. Nesta

data Elisha Graves Otis desenvolveu um dispositivo de segurança que

evitava a queda de plataformas. Este dispositivo precursor dos atuais freios

de segurança foi apresentado ao público no Palácio de Cristal em 1859,

sede da Feira Mundial de Nova York. A credibilidade dos elevador como

meio de transporte seguro cresceu de forma notável. Apesar do elevador

ser considerado um equipamento seguro, é comum acontecimento de

acidentes fatais.

(4)

o órgão de fiscalização da prefeitura vistoriar regularmente como empresas

e condomínios estão cuidando de seus elevadores.

Principais Causas de Acidentes com Elevadores:

1 - Porta pantográfica.

2 - Abrir porta de pavimento sem presença da cabina.

3 - Interferência de pessoa não qualificada.

4 - Queda ao poço saindo da cabina com carro entre os andares.

5 - Carro partindo com as portas abertas.

6 - Má conservação.

7 - Defeito nos fechos eletromecânicos.

8 - Excesso de Carga.

9 - Brincadeiras nos elevadores.

Usar elevador sem manutenção é mais perigoso

Junte descaso, omissão, despreparo técnico e equipamentos velhos. Pronto, estão criadas as condições que colocam em risco a vida de quem utiliza elevadores. Equipamentos indispensáveis para quem mora em edifícios, eles também podem ceifar vidas e deixar seqüelas profundas. O casal Letícia Maria Maciel e Carlos Augusto Pierre Pontes tenta superar o trauma da perda do filho Gabriel Maciel Pontes, de 8 meses. O bebê morreu prensado por um dos elevadores do bloco J da 214 Sul, no início de setembro.

Foi preciso ocorrer mais uma morte provocada por elevadores para que as autoridades voltassem sua atenção para os descasos que ocorrem na área. Não há qualquer órgão público que fiscalize a manutenção dos mais de 60 mil elevadores, segundo o Corpo de Bombeiros, existentes em Brasília. Fica mais difícil entender essa omissão quando se tem conhecimento que a Câmara Legislativa aprovou a Lei 1.576, em julho de 1997, estabelecendo que a fiscalização dos elevadores seria atribuição de um órgão do Governo do Distrito Federal(GDF).

DESCASO - A lei é de autoria do, agora deputado Federal, Geraldo Magela(PT-DF). O texto estabelece que a fiscalização de elevadores em edifícios comerciais e residenciais é atribuição do GDF, através de um órgão a ser definido pelo próprio executivo As empresas de manutenção ficam obrigadas a fornecer todas informações à fiscalização. Só que até hoje a lei não foi regulamentada. "Acredito que a não regulamentação é fruto da omissão do governo anterior e do atual", alfineta o deputado Geraldo Magela. O parlamentar acredita que uma fiscalização mais severa evitaria muitos dos acidentes com elevadores, principalmente a morte de pessoas como o pequeno Gabriel. Na opinião do deputado, a tarefa poderia ficar sob a responsabilidade da Defesa Civil. Magela pede aos moradores, principalmente aos síndicos, para que acionem a Defesa Civil, através do telefone 223-5800, cobrando a fiscalização.

(5)

há muitos casos em que a pane é provocada pelo mau funcionamento do equipamento", afirma o Tenente.

Atualmente o Corpo de Bombeiros só fiscaliza os elevadores no momento de conceder o Habite-se. São verificadas as instalações da casa de máquinas, que deve ser bem ventilada, equipada com extintor de incêndio e livre de qualquer material de combustão, como tintas, madeira e papel. Os bombeiros verificam também a presença do dispositivo para liberar o freio caso o elevador fique desnivelado, o comando de emergência junto ao térreo para ser operado em caso de incêndio e placas de orientação aos usuários.

ALERTA - O Ten. Lagares ressalta que os bombeiros não testam o funcionamento dos elevadores. "O correto funcionamento e manutenção são de responsabilidade do síndico. Cabe a ele tomar todas as medidas quanto à segurança interna do condomínio", enfatiza Lagares. Ele observa que o Estado não pode obrigar o síndico a contratar uma empresa de manutenção sem que haja dispositivo legal para tanto.

O diretor da DST, Cel. Nilton acredita que a regulamentação da Lei 1.576 pode sair ainda neste ano e que a tarefa vai caber aos bombeiros. O Cel. Nilton reconhece que, hoje os Bombeiros não dispõem de estrutura e pessoal para realizar a fiscalização, principalmente sob o aspecto técnico. Mesmo assim o diretor da DST diz que boa parte da culpa por acidentes com elevadores cabe aos síndicos que não contratam empresas para a manutenção. Problema que se agrava nos prédios construídos há mais tempo. Ele também critica as empresas que atuam no setor afirmando que elas estariam mais preocupadas com o aspecto financeiro do que com a segurança dos usuários. O Cel. Nilton cita como exemplo a precária sinalização quando o elevador está em manutenção. "Um pequeno aviso é colocado no térreo, enquanto muitos andares ficam sem qualquer alerta. E não adianta colocar uma plaquinha. É preciso isolar a área em todos os andares com cavaletes apropriados", ensina o diretor da DST.

Na próxima edição o Jornal do Síndico vai publicar uma matéria especial sobre os principais cuidados que os condomínios devem seguir quanto ao uso e manutenção de elevadores.

O Cel. Nilton acredita que a fiscalização vai ser feita pelos

bombeiros

A falta de sinalização aumenta os riscos

(6)

Segurança e Disponibilidade

Atendimento Avançado é segurança. Todo mês, cada um de nossos técnicos cumpre sua rota de manutenção preventiva. Cada elevador é vistoriado, levando em consideração a segurança, a

disponibilidade e a performance dos equipamentos.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é estruturada de acordo com cada equipamento. Isso é possível porque o Atendimento Avançado utiliza bancos de dados completos sobre cada equipamento fabricado. Seu elevador Atlas Schindler tem um raio X completo em nosso sistema de informática, que avisa aos técnicos quando um determinado componente deve ser trocado, ou quando uma regulagem deve ser feita.

Essas informações, mais as avançadas técnicas utilizadas e a aplicação de peças 100% originais garante que seu Atlas Schindler continue com a qualidade e a segurança que ele tinha quando saiu

de nossa fábrica.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é feita 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nossos técnicos são altamente especializados, apoiados por veículos e equipamentos de intercomunicação de última geração. Isso

garante o mais rápido e eficiente atendimento.

(7)

Nossa prioridade máxima

Oferecer segurança e qualidade através de seus serviços é o principal objetivo do Atendimento Avançado Atlas Schindler. Em um completo banco de dados estão mapeados todos os equipamentos mantidos pelo Atendimento Avançado. Com ele, é possível detectar um possível problema ou desgaste natural de peças, possibilitando a troca por novos componentes antes mesmo de uma

paralisação ou anormalidade nos equipamentos.

O Comitê de Segurança Atlas Schindler analisa os equipamentos e procedimentos do Atendimento Avançado, e produz melhorias constantes para aumentar cada vez mais a segurança dos usuários. Todas as ocorrências na manutenção são analisadas e utilizadas na concepção de novas peças e componentes dos produtos Atlas Schindler, garantindo satisfação a seus clientes. Tudo isso faz do Atendimento Avançado o serviço de manutenção mais seguro e confiável do mercado. Clique nos links abaixo e saiba mais sobre a segurança e o uso correto de elevadores, escadas e esteiras rolantes:

Segurança em elevadores

Segurança em escadas e esteiras rolantes

Uso correto do elevador

(8)

Segurança em Elevadores O elevador é o meio de transporte público mais usado e mais seguro do mundo.

As viagens diárias de elevador superam muito o número de viagens feitas por avião, trem ou em estradas, por exemplo. E mesmo assim, o número de acidentes em elevador é muito menor que nos outros meios de transporte. Você pode aumentar ainda mais sua segurança. Basta seguir as dicas abaixo.

Antes de entrar no elevador, verifique se a cabina está no pavimento

Grande parte dos acidentes ocorre quando a porta se abre sem que a cabina esteja no pavimento. Verifique sempre sua chegada antes de entrar no elevador.

Não force as portas

A porta é um componente de segurança. Não exerça peso ou pressão e nem retenha a cabina nos andares.

Não exceda o limite de peso da cabina

Todo elevador é projetado para transportar um limite máximo de peso. Verifique a placa de capacidade no interior da cabina.

(9)

Cuidado com os degraus

Às vezes, formam-se degraus quando a cabina não pára nivelada com o pavimento. Ao entrar e sair do elevador, tome cuidado com os degraus.

Crianças devem viajar sempre acompanhadas

Proteja as crianças. Jamais permita que elas andem sozinhas no elevador.

Em caso de incêndio, use as escadas

Nunca entre no elevador em caso de incêndio. Use sempre as escadas.

Fique tranqüilo e aguarde o socorro

(10)

Segurança em Escadas Rolantes

Andar em escadas e esteiras rolantes é muito fácil e seguro.

Acidentes são raros, desde que você siga alguns procedimentos simples. Devemos tomar cuidados especiais com as crianças, que devem aprender desde cedo como se portar nesses equipamentos. Siga as dicas abaixo.

Como usar corretamente as escadas

Olhe para a frente, no centro do degrau. Não coloque os pés

perto dos cantos da escada.

Segure no corrimão. Tome cuidado ao entrar e sair da escada.

Apenas passageiros

Não carregue caixas, grandes objetos ou carrinhos de bebê nas

escadas rolantes.

Para esse fim, use o elevador.

Suba e desça com cuidado

Ao entrar e sair da escada, cuidado com a junção dos pentes com os degraus. Passageiros usando lentes bifocais devem prestar atenção especial nesse momento. Ao usar sapatos com salto ou roupas compridas, cuidado com os partes móveis da escada.

Segure-se nos corrimãos

Os corrimãos servem para dar segurança durante o movimento das escadas. Use-o sempre.

Saia rapidamente da área de descida

Quando chegar ao final da escada, saia rapidamente para não atrapalhar o desembarque das demais pessoas.

(11)

Uso racional dos elevadores

O elevador é um meio de transporte rápido, seguro e eficiente, desde que seja usado de maneira racional. Aqui você encontra algumas dicas de utilização que melhoram o aproveitamento do elevador pelos usuários. Tomando pequenos cuidados, o elevador trabalha mais rápido e melhor.

Não fume no elevador

Isso é proibido por lei. Acabe de fumar ou apague o cigarro antes de entrar no elevador.

Aperte o botão uma vez

Para chamar o elevador, aperte o botão uma única vez. A insistência não aumenta a velocidade e danifica o equipamento.

(12)

Aperte apenas o botão do andar desejado

Sua viajem será mais rápida e confortável se você pressionar apenas o botão do andar desejado.

Espere as pessoas saírem para entrar

Só entre quando as pessoas saírem do elevador. Isso melhora o fluxo de passageiros e aumenta a eficiência no transporte.

Não jogue objetos no poço

Antes de entrar no elevador, use o depósito de lixo mais próximo. Objetos jogados no poço podem danificar o equipamento.

Não segure a porta do elevador

A porta é um componente de segurança. Não exerça peso, pressão e nem a segure aberta. Isso prejudica os demais passageiros.

Antes de chamar o técnico

Referências

Documentos relacionados

O município de São João da Barra, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, passa atualmente por um processo de apropriação do seu espaço por um ator que, seja pelo

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR