• Nenhum resultado encontrado

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 02/2018/IFCE/Grupo de Pesquisa Arte Um/IFCE/CNPq

2º SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – Campus Fortaleza (IFCE).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Fortaleza (IFCE) / Curso de Licenciatura em Artes Visuais / Grupo de Pesquisa Arte Um/CNPq/IFCE torna público o presente Edital que regulamenta o concurso para seleção de trabalhos do 2º Salão Universitário de Artes Visuais do IFCE (SUAV-IFCE).

1.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O 2º SUAV-IFCE ocorrerá do dia 17 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro do ano vigente de 2019 no espaço expositivo do Museu de Arte da UFC - MAUC, Fortaleza, CE.

2.

OBJETO

O 2º SUAV-IFCE tem como objetivo evidenciar a produção visual de artistas universitários do Nordeste, por intermédio de uma exposição coletiva, composta por trinta trabalhos que serão selecionados por uma comissão julgadora, conforme os termos deste Edital.

3.

JUSTIFICATIVA

(2)

cenário alarmante, fez-se necessário a implementação de uma ação que visasse preencher esta lacuna histórica. Surge assim, na culminação de diversas ações que visam promover os artistas locais dos cursos de Artes Visuais do Nordeste, a criação do 2º SUAV-IFCE.

4.

DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição será aberta a graduados, graduandos, mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de cursos na área de Artes domiciliados no Nordeste. 4.2. A taxa de inscrição terá o valor de R$: 25,00 (vinte e cinco) reais, sendo todo

o montante arrecadado, destinado aos custos do evento, incluindo a premiação. 4.3. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela modalidade online, no período de 05 de setembro a 14 de outubro de 2018, no sítio http://maximiano.ifce.edu.br/II_salao_universitario/II_salao_unversitario. html, onde se encontrará o formulário para a inscrição, que deverá ser preenchido, bem como, o boleto via pagseguro a ser pago até 14 de outubro de 2018.

4.4. O valor da inscrição não será reembolsado sob nenhuma hipótese.

4.5. O proponente realizará inscrição em apenas uma categoria com uma única proposta. Em caso de erro no envio, consideraremos apenas a última proposta. 4.6. Documentos obrigatórios:

4.6.1. Cópia da cédula de identidade civil (RG);

4.6.2. Cópia do comprovante de endereço residencial atualizado; 4.6.3. Declaração de matrícula ou diploma;

4.6.4. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. 4.7. Procedimentos para inscrição:

(3)

4.7.2. Proposta enviada fora do padrão do modelo (apêndice 1) será automaticamente desclassificada;

4.7.3. Proposta sem envio do apêndice 2 devidamente assinado será automaticamente desclassificada;

4.7.4. Este arquivo deve ser anexado no tamanho máximo de 05 (cinco) megabytes, com a resolução mínima de 300 dpi, deverá estar em formato PDF.

4.8. Dimensões máximas das obras: 4.8.1. Obras bidimensionais: 1m x 1m.

4.8.2. Obras tridimensionais e instalações: 2m alt. x 2m larg. x 2m.

4.8.3. Para performance, os artistas deverão apresentar: conceito e memorial descritivo, acompanhados de registro e/ou esboço ilustrativo (storyboard), especificando como a mesma será realizada e o tempo de duração da sua apresentação.

4.8.4. Para a categoria vídeo, o artista deve disponibilizar o link de acesso à plataforma digital onde a obra se encontra hospedada (Youtube,

Vimeoetc.).

5.

DOS IMPEDIMENTOS

Não poderão concorrer à seleção e participação no 2º SUAV-IFCE, os membros da comissão organizadora e julgadora do evento, bem como os proponentes que não estejam matriculados ou formados em um curso de graduação em Artes Visuais no Nordeste.

6.

DA SELEÇÃO E COMUNICAÇÃO DO RESULTADO

6.1. O resultado da seleção será divulgado nos sítios eletrônicos: http://maximiano.ifce.edu.br/II_salao_universitario/II_salao_unversitario. html, e no

(4)

6.2. Todos os artistas selecionados serão comunicados via e-mail e terá até três (03) dias úteis após o resultado da seleção para entrar em contato com a Comissão Organizadora do 2º SUAV-IFCE, caso contrário, será automaticamente desclassificado.

6.3. Qualquer comunicação com a comissão organizadora será efetuada somente por e-mail suavifce@ifce.edu.br.

6.4. É de responsabilidade do artista proporcionar as condições necessárias para manutenção e funcionamento da sua obra durante a exibição no Salão. Nos casos de trabalhos que utilizem equipamentos e requeiram montagem especial, as instruções para o mesmo, deverão ser enviadas com instruções clara para que a mesma seja executada corretamente. Caso o artista não se responsabilize pela manutenção dos equipamentos de sua obra, é direito da Comissão Organizadora do 2° SUAV-IFCE retirá-la da exposição.

6.5. Os critérios de seleção adotados pela Comissão Julgadora seguirão conforme a seguinte tabela:

6.6. Os 30 (trinta) trabalhos selecionados serão expostos e concorrerão ao prêmio principal e menção honrosa.

7.

DA PREMIAÇÃO

7.1. Os 30 (trinta) trabalhos expostos no salão serão avaliados pela Comissão Julgadora.

7.2. O primeiro colocado, dentre os trinta selecionados, receberá a seguinte premiação:

7.2.1. um kit de material artístico.

Critérios Pontos

Conceito 5

Domínio técnico 5

(5)

7.2.2. certificado. 7.2.3. um troféu.

7.3. O segundo, terceiro e quarto colocados receberão, cada um, Certificado de Menção Honrosa.

7.4. Os demais selecionados receberão Certificado de Participação do 2º SUAV-IFCE 2018.

7.5. Os critérios de julgamento para premiação adotados pela Comissão Julgadora seguirão conforme a seguinte tabela:

Critérios Pontos Conceito 5 Domínio técnico 3 Apresentação do trabalho 2 Total de Pontos 10

8.

COMISSÃO ORGANIZADORA

8.1. Compete a Comissão Organizadora:

• triagem das propostas que atendem aos critérios deste regulamento; • encaminhamento das propostas homologadas para a comissão julgadora; • análise dos recursos;

• organização e montagem do salão.

9.

COMISSÃO JULGADORA

(6)

10.

DA ENTREGA DAS OBRAS

10.1. Após a divulgação do resultado, os selecionados deverão entregar pessoalmente seu trabalho ou enviar pelos correios.

10.1.1. Os artistas que desejarem entregar suas obras pessoalmente deverão fazê-lo no período de 22/10 a 11/11/2018, no seguinte endereço: Av. 13 de maio, nº 2081, bairro Benfica, CEP: 60040-215, Fortaleza, CE. (Departamento de ARTES). 8h às 11:30 e 14h às 17h.

10.1.2. As obras enviadas pelos correios deverão chegar no endereço supracitado até o dia 11/11/2018.

10.2. Os vídeos serão entregues em 3 DVDs, no mínimo, para garantir a eficiência da apresentação; não havendo limite de duração de exibição do mesmo, que obrigatoriamente devem estar em looping ou repetidos até o final do DVD. 10.3. É de exclusiva responsabilidade do(s) artista(s) selecionado(s) a entrega,

transporte e/ou os custos de envio e retorno de sua obra.

10.4. No ato do recebimento, a Comissão Organizadora verificará se a obra está em conformidade com as características descritas na ficha de inscrição e com os termos do Edital. Se verificado qualquer irregularidade, a obra será impedida de ser avaliada e automaticamente desclassificada.

11.

DA RETIRADA DAS OBRAS

11.1. Para os artistas residentes em Fortaleza:

11.1.1. a retirada das obras será de responsabilidade dos mesmos, dentro do prazo máximo de cinco (05) dias úteis, após o encerramento do Salão. 11.2. Aos que enviarem suas obras pelos correios:

(7)

11.3. Objetivando a preservação da integridade física da obra, os artistas deverão anexar instruções de embalagem para que a sua devolução seja realizada nos mesmos moldes de sua entrega.

12.

DA MONTAGEM E EXPOSIÇÃO

12.1. Caberá exclusivamente à Curadoria, o conceito para a montagem das obras selecionadas para o 2° SUAV-IFCE, que será realizada conjuntamente com a Comissão Organizadora.

12.2. Os equipamentos, materiais especiais, necessários à montagem e apresentação da obra, serão fornecidos pelo artista, sendo também, de sua total responsabilidade as condições de operacionalização e de manutenção dos mesmos.

12.3. Obras danificadas durante o transporte para o 2º SUAV-IFCE, somente serão expostas, se houver tempo hábil para a sua restauração pelo próprio artista ou por um representante por ele legalmente constituído.

12.4. A Comissão Organizadora do 2° SUAV-IFCE estará isenta de qualquer custo gerado pela necessidade de recuperação de qualquer obra selecionada.

12.5. O artista selecionado na categoria instalação poderá acompanhar a montagem de sua obra no local determinado pela curadoria, em data a ser comunicada, posteriormente a seleção. As despesas referentes a esse acompanhamento serão do artista.

12.6. Somente serão expostas no 2° SUAV-IFCE as obras selecionadas pela Comissão Julgadora, não sendo permitida substituição, modificação total ou parcial das mesmas, após a seleção.

(8)

13.

DA DESCLASSIFICAÇÃO

13.1. Será motivo de desclassificação a proposta que:

13.1.1. estiver em desacordo com a categoria informada na ficha de inscrição; 13.1.2. copiar (total ou parcial) de terceiros;

13.1.3. sugerir ou encorajar atividade ilegal: divulgação de marcas, produtos, logomarcas, nomes, dentre outros protegidos por direitos autorais e a divulgação de informações que não possam ser transmitidas por motivos legais ou contratuais.

13.1.4. modificar total ou parcialmente a obra após a seleção;

13.1.5. foi produzida antes de 2017, (sendo automaticamente desclassificadas obras que venham a participar, concomitantemente, de outra mostra ou evento similar até o início da exibição do 2º SUAV-IFCE).

13.1.6. utilizar materiais perecíveis ou que ponha em risco tanto o espaço expositivo quanto o público.

14.

SEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS

(9)

15.

DA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO AOS PREMIADOS

Os premiados no 2° SUAV-IFCE deverão encaminhar a documentação no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da notificação eletrônica (via

e-mail) da Comissão Organizadora, com o objetivo de viabilizar o pagamento da

premiação. Qualquer inconformidade à regra acarretará na perda do direito ao mesmo, não cabendo indenização.

16.

Cronograma

16.1. Lançamento do Edital: 03/09/2018 16.2. Impugnação do Edital: 04/09/2018

16.3. Período de inscrições: 05/09/2018 a 14/10/2018 16.4. Seleção dos trabalhos: 15 a 16/10/2018

16.5. Divulgação da lista dos trabalhos selecionados: 17/10/2018 16.6. Período de recurso dos trabalhos reprovados: 18/10/2018 16.7. Divulgação do resultado dos recursos: 19/10/2018

16.8. Envio pelo correio e/ou entrega dos trabalhos selecionados: 22/10 a 11 /11/2018

16.9. Julgamento da premiação: 12/11/2018

16.10. Recurso do julgamento da premiação: 13/11/2018

16.11. Divulgação do resultado do recurso do julgamento: 14/11/2018 16.12. Abertura do Salão e entrega da premiação: 17/12/2018

(10)

17.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. Após a divulgação do resultado de seleção, o candidato terá um prazo de um (1) dia para entrar com recurso por meio de e-mail à Comissão organizadora (suavifce@ifce.edu.br). Estas solicitações serão avaliadas pela Comissão Organizadora, que apresentará seu parecer no prazo de dois (2) dias;

17.2. O encerramento das atividades da comissão de curadoria ocorrerá com a abertura da exposição oficial do Salão;

17.3. O ato da inscrição implica a automática e plena concordância com as normas deste edital.

17.4. Uma vez dissolvida à comissão de curadoria, ficará a cargo da Comissão Organizadora do 2°SUAV-IFCE qualquer deliberação posterior aos casos previstos e omissos neste edital, inclusive.

Fortaleza, 31 de agosto de 2018.

_______________________ _____________________________ Prof. Dr. Maximiano Arruda Prof. Dr. Sebastião de Paula

(11)

APÊNDICE I

2º SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE).

Modelo de proposta

Dados da proposta

Fotos: tamanho mínimo de 9 x 13 cm cada;

Título da obra:

Insira o título do trabalho;

Ano da obra:

Insira o ano do trabalho;

Técnica: Insira a técnica utilizada no trabalho;

Dimensões (cm): Especifique as dimensões da obra;

Categoria: Insira a categoria;

Processo (passo-a-passo):

(12)

Conceito da obra

(de uma a duas laudas):

(13)

APÊNDICE II

Termo de Ciência, Concordância e Responsabilidade

Eu,____________________________________________________________________ __, portador do RG ________________ e do CPF________________, declaro que estou ciente e concordo com todos os termos do EDITAL Nº 02/2018/IFCE/Grupo de Pesquisa Arte Um/IFCE/CNPq, em especial que:

1. A minha participação será cancelada caso eu não encaminhe — ou envie fora dos prazos estipulados — a documentação necessária para habilitação ou demais informações solicitadas.

2. É de minha responsabilidade o transporte adequado dos objetos de exposição desde a origem até o espaço de exposição — e itinerário inverso, estando o IFCE e Museu da UFC isentos de pagamento dos custos ou de responsabilidade por danos resultantes desse processo.

3. As obras não retiradas no período previsto no cronograma serão encaminhadas ao depósito, sem garantia de condições de armazenamento que assegurem sua integridade física, podendo ser descartadas ou alienadas após 30 dias.

Declaro que são de minha autoria e/ou responsabilidade as obras que farão parte da exposição. Autorizo o uso da imagem das obras de minha autoria e/ou responsabilidade a serem expostas nas dependências do Museu da UFC, bem como de minha imagem, para efeito de divulgação nos meios disponíveis ou em qualquer outro veículo de comunicação. Afirmo, também, que todas as informações constantes do Formulário de Inscrição são verdadeiras, estando ciente de ser passível de sanções cíveis e penais em caso de falsidade comprovada. Declaro ainda que, até a presente data, inexistem fatos impeditivos para habilitação do projeto no presente processo seletivo e que estou ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

Referências

Documentos relacionados

Existem dois conjuntos de linhas tracejadas que percorrem o campo de uma linha lateral à outra, paralelas e a 10 metros de distância de cada lado da linha de meio-campo.. Estas são

TALES HENRIQUE PELINSARI 027.52.002851/20 UEMG - UNIDADE JOÃO MONLEVADE - FAENGE ENGENHARIA AMBIENTAL GRADUAÇÃO -. TALLES ROSA DAS DORES 027.53.002852/20 UEMG - UNIDADE JOÃO MONLEVADE

Este Plano de Ação da Coordenação do curso de bacharelado em Engenharia de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza,

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Jaguaribe, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Iguatu, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as disposições da legislação

- As atividades de comércio a retalho não alimentar e de prestação de serviços em estabelecimentos em funcionamento (estabelecimentos que disponibilizam bens de primeira necessidade

Segundo apontam os PCN, a avaliação teria nesse sentido as seguintes funções: i) diagnóstica: favorece o professor na organização do trabalho, possibilitando novas estratégias

Pensando nisso, alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus