• Nenhum resultado encontrado

ANO XVI - Nº MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 27 e 28 de setembro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO XVI - Nº MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 27 e 28 de setembro de 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.235

MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 27 e 28 de setembro de 2021

Motoristasde Montes Claros se uniram emcoope-rativa e criaram o próprio aplicativo para atender a população. O “Yes Brasil” já tem 400 condutores ca-dastrados. Ideia é melhorar remuneração e ainda gerar impostos para a cidade.PÁGINA 5

Acúrcuma,temperotambémconhecidocomoaça- frão-da-terra,tempropriedadesantibacteriana,anti-inflamatóriaeantioxidante.Serviu dematéria-prima naproduçãodebandagensusadasnotratamentopara curarferidas.PÁGINA8

Novo app de

transporte

Da cozinha

para a medicina

Setor foi destaque, ao lado da construção civil, na criação de postos de trabalho em Montes Claros em julho. Foi o melhor resultado para o mês desde 2013. Avanço da vacinação aumentou a confiança dos empresários e dos consumidores, que voltaram às compras.PÁGINA 4

Comércio impulsiona

geração de emprego

PAULO CHAGAS/DIVULGAÇÃO

PÁGINA 3

CIÊNCIA - Curcumina é o princípio ativo EM CONTA - Preço da corrida deve ser mais baixo

Profissionais de saúde poderão tomar terceira dose, após seis meses da imunização completa

LEO QUEIROZ

Saldo por setor

485

POSTOS DE TRABALHO É O

SALDO ENTRE CONTRATAÇÕES E

DEMISSÕES EM MOC EM JULHO

56%

DAS CONTRATAÇÕES FORAM

DE HOMENS, QUE TAMBÉM

LIDERAM AS DEMISSÕES

205

171

103

60

-54

Comércio

Construção

civil

Serviços

Indústria

Agronegócio

(2)

POEIRA NA CARA

Alcolumbre perdeu apoio popular, e os moradores continuam a comer poeira. Na tentativa de salvar algo, se reaproximou do líder do governo, Eduardo Gomes (MDB-TO), e o presidente Bolsonaro vai ten-tar resolver.

CHUVA E RAIOS

A chuva de sexta-feira na seca Brasília, após meses de espera, não foi só alívio. Um raio matou um indígena da etnia Guajajara na reserva Tekohaw, no bairro Noroeste.

SAÚDE E FÉ

Segue internado num hospital de Brasília o Cardeal Arcebispo Emérito José Freire Falcão. Teve piora na luta contra a Covid-19 e precisou ser entubado.

PANDEMIA, CASA ...

No 15º Ofício de Notas, maior cartório do Estado do Rio de Janeiro, a busca por divórcios e testamentos não para de crescer, segundo levantamento feito para a Coluna. Entre janeiro e agosto de 2020, as duas unidades registraram 165 testamentos e 238 divórcios. No mesmo período deste ano, a procura por esses dois atos passou para 245 e 318, respecti-vamente. Um aumento de 48,5% nos testamentos e 33,6% nos divórcios.

...E CAMA

“A convivência extrema e as altas taxas de mortali-dade geraram problemas nos casamentos e tam-bém o temor de deixar desamparados os entes que-ridos. A busca por soluções para essas questões se-gue em alta, apesar da melhora percebida na saúde da população”, afirma Michelle Novaes, Substitu-ta Legal do 15º Ofício de NoSubstitu-tas.

DELCÍDIO, O CAMALEÃO

O ex-senador Delcídio do Amaral é um camaleão. Descolou-se do PT, e dirige hoje o PTB em Campo

Grande (MS). Vai se candidatar a deputado federal. É o único ex-petista em quem o dono do PTB, Rober-to Jefferson, confia.

ESA NO PARANÁ

O Exército pode investir em Ponta Grossa (PR) pa-ra sede da nova Escola de Sargentos de Armas, que deixa Três Corações (MG). Outra opção é Santa Ma-ria (RS). Sem contrapartidas, Recife foi descartada na Reunião do Alto Comando do Exército. Em Pon-ta Grossa, a Embrapa local ofereceu suas terras, mas há dentro um acampamento do MST do qual os generais desconfiam. Os sem-terra avisaram que são bem-vindos.

PAES COM LULA

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) quer ser vice de Lula na chapa presidencial, e tem chances se seu processo na Lava Jato cair – é o que espera. Ele é suspeito de ser o “Nervosinho” na pla-nilha e na delação de Marcelo Odebrecht.

OPÇÕES DE MOURÃO

O vice-presidente Hamilton Mourão autorizou o PRTB do Rio de Janeiro a fazer sondagens sobre seu nome para o governo do Estado. O presidente local do partido,AntônioCarlos,espalhaqueMourãoserácan- didatoseaparecerliderandoempesquisasdedoisinsti-tutos. Mourão vai bem na praça, mas tem ainda opção de se lançar ao Senado pelo DF.

ECO PAUTA

Mais de dez instituições da área ambiental e setor produtivo se uniram para propor caminhos para desenvolvimento inclusivo e de baixo carbono. A iniciativa “Clima de Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030” reúne líderes políticos e de movi-mentos sociais, para incluir o tema na pauta das eleições 2022. O governador gaúcho e presidenciá-vel Eduardo Leite (PSDB) já palestrou. O próximo será Flávio Dino.

Uma luz se acende no fim do túnel para quem sabe selar a paz entre os poderes no Brasil, que têm gastado tempo e energia em brigas que estão longe de trazer qualquer benefício para a população. Um dos temas que mais tem gerado atrito é o voto im-presso auditável.

Ao que parece, uma parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Universidade de São Paulo pode trazer a solução, ao garantir aos eleito-res a possibilidade de conferir que seu voto existiu e foi computado.

Pode não ser o ideal para quem deseja o voto im-presso e auditável, mas é uma terceira via. Através de um código, o eleitor poderá acessar, ao final da votação, o site do TSE e comprovar que está incluí-do na totalização. No entanto, não será possível verificar para quem foi dado o voto.

Essa é uma forma de proteção ao eleitor, para evitar que o Brasil retroceda e volte ao tempo do coronelismo e dos currais eleitorais, quando o cida-dão não tinha liberdade de escolher seus represen-tantes, já que tinham que

votar em quem o “chefe” mandasse.

Além de criar esse siste-ma de conferência, a coo-peração técnica entre TSE e USP pode trazer mais transparência ao processo eleitoral, ao pre-ver a possibilidade da adoção do “black chain”, sistema utilizado pelas criptomoedas e que per-mitirá que agentes exter-nos auditem as eleições. O sistema poderá trazer ainda mais segurança pa-ra as eleições,

fortalecen-do a democracia, que ainda engatinha no Brasil. É certo que o tema ainda vai ser gerador de mui-tos debates, mas a adoção dos dois processos a se-rem criados pelos técnicos da USP pode ser a ban-deira branca que vai selar paz no Brasil, permitin-do que setores como o econômico e o social possam receber a atenção que de fato merecem e precisam ter nesse momento de tamanha fragilidade pelo qual passa o país.

Portanto, espera-se que, em nome da democracia e do cidadão, o bom senso impere e que as eleições sejam mais do que transparentes e seguras, mas cumpram seu objetivo, que é levar o povo a esco-lher seus representantes.

Parceria entre o

TSE e a

Universidade de

São Paulo pode

garantir aos

eleitores a

possibilidade de

conferir que seu

voto existiu e foi

computado

reportagem@colunaesplanada.com.br

Cadê o trator?

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Presidente da CCJ e responsável por agendar a sabatina do indicado André Mendonça à vaga no STF, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) segura a pauta por birra com o governo. No início deste ano, ainda presidente do Senado, Alcolumbre espalhou outdoors por Macapá e fez barulho nas redes sociais anuncian-do que o batalhão de obras anuncian-do Exército asfaltaria 300 km da estrada da capital para o município de Laranjal do Jari; e outros 100 km de Macapá para Oiapoque na BR 156 – demandas de décadas dos amapaenses. Foi uma festa. Mas ele deixou a presidência do Congresso, caiu de volta no baixo-clero, e o ministro da Infraes-trutura, Tarcísio Freitas, não o recebe. Alcolumbre se vinga e segura a sabatina de Mendonça, que nada tem a ver com as obras.

Terceira via

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net Uma publicação da Indyugraf CNPJ 41.833.591/0001-65 Gerente Administrativa: Daniela Mello daniela.mello@funorte.edu.br Editora: Janaina Fonseca Coordenação de redação: Adriana Queiroz (38) 98428-9079 Departamento Comercial: Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante: (31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net

Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

(3)

PRETO NO

BRANCO

Profissionais da

saúde receberão

reforço contra Covid

Durante a semana comentaremos e analisare-mos trechos da reforma eleitoral, que na prática resultará no fim dos chamados partidos nanicos. Entretanto, de uma forma mais ampla, se a Lei for sancionada pelo presidente, o Norte de Minas, in- clusive,correoriscodediminuirsuarepresentati-vidade na Assembleia Legislativa. Se as eleições fossem hoje, dos atuais seis parlamentares que compõem a bancada regional, somente três apa-receriam no “holofote do processo”. Isto não quer dizer que os demais ficariam fora, vai depender de como conduzirão a campanha de agora em diante. Por questões de ética, preferimos não ci-tar nomes.

Bloco-8 e o governo

Recentemente, o governador Romeu Zema (No-vo) fez comentários em relação ao Projeto Blo-co-8, liderado pelo grupo chinês e que tem sido representado pela SAM- Sul Americana de Metais S.A. Quem conhece o projeto sabe que, após im-plantado, será a redenção dos municípios da re- giãodeGrãoMogol,conformejáhavíamoscomen-tado. A este respeito, o que mais chama a atenção é o fato de o chefe do Executivo mineiro ter cruza-do os braços para o empreendimento, sequer ma- nifestandosobreaburocraciaeafaltadeboavon-tade dos órgãos ambientais do Estado, que sim-plesmente sentaram em cima do projeto, sem dar parecer,oujustificandoo queestá portrás detan-ta demora. Aliás, a este respeito, vale chamar a atençãotambémdosdeputadosvotadosnoNorte de Minas, que deveriam ser os mais interessados.

Vacina Eurofarma

Nas redes sociais, diversas pessoas continuam alimentando a informação deque a partir dopró-ximo ano a fábrica de medicamentos da Eurofar-ma, que está sendo construída em Montes Cla-ros, será uma das responsáveis pela fabricação de vacinas da Pfizer, conforme acordo feito com a empresa americana. A este respeito, este jorna-lista fez contato com integrante da direção da empresa recebendo a informação de que, num primeiro momento, tal possibilidade não existe. No próximo ano, a responsável pelas vacinas se-rá a fábrica da Eurofarma de São Paulo, já que a de Montes Clarossó estará concluídae em opera-ção a partir de 2023.

CPI da Covid

Vários leitores questionando sobre o prazo de duração da CPI da Covid-19 instalada pelo Sena-do Federal. Primeiro, trata-se de um assunto que não costumamos comentar, principalmente por saber que o viés é puramente baseado em conve-niência política da maioria dos seus membros e para alimentarsetores da imprensa. O certo é que a novela deve esticar até a proximidade das elei-ções de 2022, de forma que a conclusão gere sus- peitasobreosenvolvidos.Trata-sedoquechama-mos de condenação antecipada. Do ponto de vis-ta da população, o assunto não tem interessado, em face do histórico da direção dos trabalhos.

Saúde

Terceira dose deve ser aplicada seis meses

após o profissional ter a imunização completa

u

Reforma eleitoral

NOVA ETAPA- Profissionais da saúde devem receber preferencialmente a vacina da Pfizer

Da Redação*

Depois de começar a aplicar a terceira dose contra Covid em idosos e imunossuprimidos, o Ministério da Saúde li-berou o reforço tam-bém para os profissio-nais de saúde.

A medida é conside-rada fundamental pa-ra reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente no combate à pande-mia. E foi definida na última sexta-feira (24) em reunião na Câma-ra Técnica de Assesso-ramento em Imuniza-ção (CTAI - Covid).

Anovaetapadaimuni-zação deve ser realizada preferencialmente com avacinadaPfizer.Ogru-po deverá receber a no-va dose seis meses após o profissional ter com-pletado o ciclo vacinal.

“Acabamos de apro-

varadosedereforçopa-ra profissionais de saúde, preferencialmente com o imunizante da Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Es-sa é a maior campanha de vacinação da história do Brasil: já são quase 230 mi-lhões de doses aplicadas. Brasil unido por uma #PátriaVacinada”, publi-cou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no Twitter.

Na última semana, o M i n i s t é r i o d a S a ú d e distribuiu um lote de 2,2 milhões de doses pa-ra o reforço de idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos.

Esse foi o público priori-tário determinado pela pasta até o momento para receber o reforço na imu-nização. Até agora, 412,5 mil brasileiros já recebe-ram a dose de reforço ou adicional do imunizante. A dose de reforço, para o público-alvo contempla-do neste momento, é

reco- mendadaparaquemseva-cinou com qualquer imu-nizante usado na campa-nha de vacinação.

Diante das novas eta-pas da campanha, com do-ses de reforço e a vacina-ção de adolescentes, o Mi-nistério da Saúde reforça ainda mais a necessidade de estados e municípios respeitarem as recomen-dações da pasta, pactua-das entre a União, Conse-lho Nacional de Secretá-rios de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Se-cretarias Municipais de Saúde (Conassems) e pre-vistas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Co-vid-19 (PNO).

O planejamento do Mi-nistério é feito para que todos os entes federati-vos avancem de forma equânime na campanha e para que não falte vaci-nas para completar o es-quema vacinal de toda po-pulação brasileira.

MONTES CLAROS

Desde o último sábado (25), Montes Claros imuni-za com a terceira dose pes-soas imunossuprimidas dealtograudetodasasida- des.Podemreceberorefor-ço aqueles que já comple-taram 28 dias da segunda dose ou da dose única.

Parareceberoimunizan-te, é preciso levar carteira de identidade, cartão SUS, cartão de vacina, compro-vante de residência e laudo médico, que ficará retido no ato da vacinação.

A cidade também dispo-nibilizou, desde as 12h de ontem, 1.800 doses da As-traZeneca para completar a imunização de quem re-cebeu a primeira dose des-se laboratório.

Por causa da falta do imunizante, o município autorizouaplicaçãodaPfi-zer em substituição à se-gunda dose da AstraZene-ca, para quem quiser.

*Com informações do Ministério

da Saúde Jornalista, articulista, analista político e empresarial

PEDRO GONTIJO/IMPRENSA MG

(4)

Criação de vagas em julho

é a melhor em oito anos

“A gente espera que os resultados referentes a agosto sejam melhores, em função das

melhorias dos indicadores da pandemia e, com isso, haja retomada econômica. Por outro lado, a situação de crise, conflito e incertezas pode gerar um arrefecimento nesse ritmo de

crescimento de empregos com reflexo em Montes Claros, porque a cidade está crescendo menos que o Norte de Minas, ainda que represente quase 50% dos empregos formais na região”, avalia Roney Sindeaux.

Cautela

para agosto

Montes Claros apresenta saldo positivo de 485 postos de trabalho

u

u SAIBA MAIS

NOVO FÔLEGO - Com avanço da vacinação, consumidores voltam às lojas e empresários contratam para atender a clientela

Márcia Vieira

Repórter

A geração de postos de trabalho em Montes Claros surpreendeu em julho deste ano. O saldo entre demissões e con-tratações foi de 485 va-gas, melhor resultado para o mês desde 2013.

Os destaques foram os setores de comércio e construção civil, se-gundo Boletim do Ob-servatório do Trabalho do Norte de Minas, da Unimontes.

De acordo com o pro-fessor Roney Sindeaux, coordenadordoDeparta- mentodeCiênciasdaAd-ministração, que realiza a pesquisa, o desempe-nho da construção civil foi puxado por obras pú-blicas e pela construção de edifícios e blocos de condomínios na cidade.

O saldo nesse setor foi de 171 vagas, ultra- passadoapenaspeloco-mércio, que ficou com uma diferença positiva de 205 vagas.

“Isso é interessante porqueaconstrução,ge-ralmente, mantém um período de contrata-ções, que começa com a fundação até as etapas seguintes, com outro ti-po de trabalhador”, diz Roney.

Para ele, houve sur-presa nesse crescimen-to considerável do se-tor de construção e, na contramão, o setor de serviços, que ficou com um crescimento mais

baixo (103 vagas de saldo entre contratação e desli-gamento). Nessa área, não houve ampliação de va-gas, mas substituição da mão de obra.

COMÉRCIO

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Er-nandes Ferreira, reforça que a liderança do comér-cio na geração de vagas de trabalho é um reflexo da vacinação contra a Covid na cidade. A imunização tem gerado esperança e há uma boa expectativa para recuperação da economia. “Nestes três últimos me-ses, o comércio começou a ter mais contratações e es-tabilidade. Tem lojas gran-des abrindo aqui e a reto-mada de algumas lojas e atividades que estavam maisrestritivas. Sãopositi-vos os números, não só de empregos, mas a solicita-ção de abertura de está-gios tem aumentado”, afir-ma Ernandes.

Segundo o gestor da CDL, com a ampliação da vacinação e diminuição doscasosdadoença,perce-be-se mais segurança por parte dos investidores.

Sara Nadine, de 23 anos, foi uma das montes-cla-renses que conseguiram um posto de trabalho no comércio.

“Estoumuitofeliz pores-tartrabalhando no comér- cio.Alojaapostanamoder-nidade e sempre faz pro-moções e sorteios de brin-desnasdatas comemorati-vas. Isso ajuda a atrair a

clientela e anima o traba-lhador”, diz. “Agora vem o ‘Outubro Rosa’ e todas as clientes vão ganhar brin-de da loja”, conta Sara, ani-mada com os preparativos para a campanha.

MOVIMENTAÇÃO

O levantamento mostra ainda que em julho houve u m am o v i m e n t a ç ã o maior no mercado de tra-balho em Montes Claros em relação a maio e junho,

com crescimento tanto das contratações como das dispensas.

Porém, o aumento das admissões foi percentual-mente (18,3%) acima do crescimento dos desliga-mentos (8,7%).

Apesardoresultadoposi-tivo, Roney Sindeaux des-taca que o crescimento do saldo no mercado formal deempregodeMontesCla-ros permanece na média do Estado e da própria

re-gião Norte de Minas. Isso representa, na avaliação do professor, uma preocu- paçãoquantoaoritmolen-to de recuperação do mer-cado de trabalho local.

(5)

CONVERSA

INTELIGENTE

Novo aplicativo

de transporte

chega a MOC

“Yes Brasil” já conta com aproximadamente

400 motoristas cadastrados na cidade

u

Economia

Leonardo Queiroz

Repórter

Passageiros de Mon-tes Claros têm uma nova opção de aplica-tivo para o transpor-te na cidade. Já está em operação o “Yes Brasil”, um app cria-do por motoristas cria-do município que se uni-ram para formar a Cooperativa dos Mo-toristas por Aplicati-vo de Minas Gerais (CooperApp).

O objetivo da nova plataforma é oferecer melhores condições de trabalho aos coopera-dos e contribuir para a economia local. Eles contam com patrocí-nio de uma empresa do segmento de proteção veicular.

Com a iniciativa, que já está em operação, os motoristas ficam com o valor integral das corri-dasrealizadas em Mon-tes Claros, bem diferen-te dos outros apps, em que o condutor deixa 40% do valor do serviço com a plataforma.

Onegóciofoiumasaí-da para liOnegóciofoiumasaí-dar com os constantes aumentos do combustível e as al-tas taxas cobradas pe-los outros apps.

Inicialmente, a coo-perativa está atuando

apenas em Montes Cla-ros, mas a ideia é que, gra-dativamente, o serviço se-ja expandido para as de-mais cidades mineiras.

AVALIAÇÃO

“O processo de avalia-çãodos motoristas é tão ri-goroso quanto a seleção realizada pelos aplicati-vos tradicionais. Diría-mos que até mais, pois, co-mo teco-mos uma sede física, conseguimos fazer uma entrevista com os interes-sadosemaderirà platafor-ma”, explica o diretor

ad-ministrativo da cooperati-va, Gener Soares.

A cooperativa está em funcionamento há menos de dois meses e já conta com mais de 400 motoris-tas cadastrados, o que está permitindomaiordisponi-bilidade de motoristas em determinados horários.

Para ser motorista pela CooperApp, além de pos-suir na CNH a observa-ção EAR - Exerce Ativida-de Remunerada, é neces-sário possuir um veículo com até 13 anos de fabri-cação e em bom estado

de conservação.

“Sendo a primeira coo-perativa do Estado de Mi-nas Gerais, e a única com o próprioaplicativo,apopu-lação será diretamente be-neficiada com viagens compreçojusto e indireta-mente com a geração de emprego”, afirma Gener Soares.

Segundo ele, cerca de R$ 2 milhões gerados com os apps em opera-ção deixarão de sair da cidade. “Isso trará um aquecimento para o co-mércio local”, acredita.

A ex-deputada Raquel Muniz tem recebido elo-gios como apresentadora de televisão. Seu pro-grama (D’elas) no Canal Universitário da Funorte e na Intertv, além de valorizar a boa informação, promove arte e a cultura regional.

Progressistas

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tem dito que acredita na filiação do presidente Jair Bolso-narono seu partido,Progressistas, paraa disputa de 2022.

Sem partido

Bolsonaroestáhá23mesessempartido.Elepre-cisa se filiar até abril do ano que vem, seis meses antes da eleição, caso pretenda disputar a reelei-ção ou a qualquer outro cargo.

Enxugamento

Analistas estimam que, em cinco anos, o país deixará de ter 33 partidos para um total de 12 siglas.

Republicanos

O partido Republicanos aposta suas fichas em busca da filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Ausente

Mesmo vacinado contra a Covid-19, vai comple-tar dois anos que o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), não pisa os pés na prefeitura, evitando contato popular.

Cuidados

O prefeito de Montes Claros permanece em casa sob cuidados médicos. Vive seu primeiro ano do segundomandatodasobrasinacabadasedodis-curso do asfalto.

Lista

Como nem tudo é um mar de rosas, o montes-clarense começou a cobrar, com a crise, transpor-te público com qualidade, saúde, reabertura do restaurante popular, limpeza pública, manuten-ção das praças e logradouros públicos.

Votos

Com a reforma política, os votos das mulheres e negros eleitos serão contados em dobro para o fundopartidário.Atendênciaéadeque,agora,os partidos tenham maior interesse em elegê-los.

D’elas

SIMULAÇÃO - Pelo aplicativo “Yes Brasil”, uma corrida do Centro ao bairro Planalto ficaria em R$ 10, enquanto em outro app sairia por R$ 12

LEO QUEIROZ

Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

(6)

Leonardo Queiroz

Repórter

O curso de Jornalis-mo do Centro Universi-tário Funorte promo-ve, na próxima quinta-feira (30), uma live com o ator, produtor, diretor e professor Marcos Breda. O even-to será transmitido pe-lo canal “Eu Jornalis-ta”, no Instagram.

Com o tema “Novela no Jornalismo”, a live faz parte da proposta das disciplinas de Web-jornalismoe Assessoria de Imprensa. A ideia é promover momentos d e a p r e n d i z a d o e interação dos alunos comprofissionaisreno-mados da área, haven-do a troca de conheci-mento e preparação profissional para os es-tudantes que estão che-gando ao mercado de trabalho.

As lives fazem parte das aulas previstas na gradecurricular docur-so e a escolha do tema “Novela no Jornalismo” irá possibilitar aos aca-dêmicos reforçar os conteúdos estudados em Teledramaturgia e estimular a discussão sobre o comportamen-to da sociedade através das novelas. A novela é um produ- toaudiovisualqueabor-da a ficção e discute te-mas reais, polêmicos e atuais, por isso é pauta

constante para o jornalis-mo cultural. Durante a li-ve/entrevista, serão abor-dadasquestõescomo aim-portância do jornalismo para os folhetins, suas ca-racterísticas e evolução ao longo dos anos.

Graduado em Letras pe-laUniversidadeFederaldo RioGrandedoSul(UFRGS) e pós-graduado (mestrado) emTeatropelaUniversida-de do Rio emTeatropelaUniversida-de Janeiro (UNI-Rio), Marcos Breda possui em seu currículo dezenas detrabalhosemteatro,tele-visão, cinema e publicida-de, ao longo de uma carrei-ra iniciada em 1981.

Em 40 anos de experiên-cia, Breda já teve atuações importantes para a histó-ria do país, contadas atra-vés das artes e registradas pelo jornalismo.

PAPÉIS

Em1986,Bredafoiconvi-dado para protagonizar, ao lado de Malu Mader, o filme“FelizAnoVelho”, di-rigido por Roberto Ger-vitz, pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado.

Mas, o que o tornou co-nhecido em todo o país foi sua atuação na telenovela Mandala, da TV Globo. Com o sucesso, vieram ou- trosconviteseatuaçõesca-da vez mais marcantes na memória novelesca do po-vo brasileiro.

Entre as premiações, Marcos Breda recebeu o Kikito de Melhor Ator em Gramado, por

Sargen-to Garcia, e também é vencedor do Prêmio Qua-lidade Brasil como me-lhor ator de comédia pela peça “Arlequim, Servi-dor de Dois Patrões”.

O bate-papo vai aconte-cer de forma que o público possa perceber as relações

deinfluênciaentre asocie-dade e as telenovelas.

Os responsáveis pela or-ganização deste evento são os acadêmicos Isabel Lôpo e Pablo Nogueira. A live acontecerá às 19h30 e a programação é gratuita e aberta ao público.

Marcos Breda fala sobre

novela e jornalismo

Ator participa de live nesta quinta-feira pelo Instagram “Eu Jornalista”,

promovida pelo curso do Centro Universitário Funorte

u

LIVE -Evento é gratuito e aberto ao público, basta acessar o Instagram @eujornalista

DIVULGAÇÃO

(7)

“Uirapuru” é uma memória tão remota, que não sei se a conheci no rádio ou na TV. Os indivíduos maduros a identificam, sabem ser ela cantada por várias vozes, destacam a voz grave do refrão, mas desconhecem Noriel Vilela.

Cantor nascido no Rio de Janeiro em 3 de maio de1936, Noriel Vilela deArantes teve uma infância pobre em Lins de Vasconcelos e morreu em 20 de janeiro de 1975, aos 38 anos. Duas versões: teria morrido deanemia em consequênciada leucemia ou teria tido um choque anafilático numa inter-venção dentária.

Antesdesetornarcantor,foitorneiromecânico.Era dono de uma voz tão grave que realçavano universo musical,porserumbaixoprofundodiferente.Parecia usar truques para conseguir tal resultado.

Foi calouro do Programa de Ary Barroso e depois participou durante algum tempo do Conjunto Vocal NiloAmaroeSeusCantoresdeÉbano,umcoromascu- linoefeminino,cujoscomponenteseramnegros,con-sistindo de uma soprano, uma mezzo soprano, uma contralto,doisbaixos,umtenoredoisbarítonos.Des-se grupo, o disco “Os Anjos Cantam”, de 1961, é uma produção fundamental para a MPB.

Nilo Amaro, na verdade Moisés Cardoso Neves, valorizava a técnica de cantar. A trupe musical tornoueternasasmúsicas“OUirapuru”e“Levaeu saudade”, ainda executadas com frequência e re-verência. Nelas, Noriel Vilela chamava a atenção pela qualidade da sua participação.

Cantando “Dezesseis toneladas” – “Sixteen

tons”, de Ernie Ford e Merle Travis, de 1947, versão de Roberto Neves em 1971, uma folk song, Noriel Vilela fez sucesso nacional. Interpretava músicas brasilei-ras e norte-americanas, e deixou compactos com canções de matriz africana e samba-rock.

Sua enorme extensão vocal é caso para estudos, indo de A1 até F4, grave a agudo, cantando também em falsete. Os entendidos saberão traduzir o que vem a ser isso, fato surpreendente, pois o baixo pro-fundo costuma ter menor alcance vocal.

Caso tivesse vivido mais, teríamos maior diversidade musicalparapresentearnossosouvidos,emespecialos ávidosporvozesgraves.Essevultodanossamúsica,do-nodeespetacularemelodiosavoz,comváriastoneladas detalento,marcouasvelhasgeraçõeseinfluenciacanto- resdoséculoXXI,porissoprecisaserlembradoevaloriza-do. Pesquisei e divulguei.

Uirapuru com Noriel Vilela

Frida e Pagu

Sua enorme extensão vocal é caso

para estudos, indo de A1 até F4,

grave a agudo, cantando também

em falsete. Os entendidos saberão

traduzir o que vem a ser isso, fato

surpreendente, pois o baixo profundo

costuma ter menor alcance vocal

Mara Narciso

(8)

Tempero que

Tempero que

cicatriza

cicatriza

Pesquisadores desenvolvem curativo

Pesquisadores desenvolvem curativo

antibacteriano à base de açafrão-da-terra

antibacteriano à base de açafrão-da-terra

MATÉRIA-PRIMA - Empregado na culinária para evidenciar o sabor de molhos e carnes, por exemplo, o açafrão tem também características medicinais

u

Tempero muito utili-zado na culinária bra-sileira, o açafrão-da-terra (ou cúrcuma), que carrega proprie-dades antibacteriana, anti-inflamatória e a n t i o x i d a n t e , t a m -bém tem potencial pa-ra servir de matéria-prima na produção de curativos para trata-mento de feridas cau-sadas por machuca-dos ou queimaduras.

A estratégia de pesqui-sadores da Embrapa, em conjuntocomaUniversi-dade Federal de São Car- los(UFSCar)eaUniversi-dade de São Paulo (USP), foi de combinar mate-riaisbiodegradáveis com curcumina – subs-tância com ação medici-nal extraída do açafrão-da-terra –, possibilitan-do a liberação controla-da do princípio ativo.

Apesar de a aplicação limitada da curcumina, por ser pouco solúvel e facilmente degradada na presença de luz, os pesquisadores conse-guiram vencer essas barreiras com a criação deumnanomaterialba-seado em membranas poliméricas (mistura biodegradáveldemicro-fibrasde poliácidolácti-co e borracha natural), que permite a liberação lenta da curcumina.

O resultado de quatro anos de pesquisa foi uma manta fina e ama-rela como o açafrão, que consegue proteger lesõesdeaçõesexternas comoexposiçãoàluzso-lar e contaminação por microrganismos.

FLEXIBILIDADE

Além disso, o produto apresenta flexibilida-de, elasticidaflexibilida-de, bio-compatibilidadee capa-cidade de realizar tro-cas gasosas, o que auxi-lia no processo de

cica-trização da pele.

A vantagem do modelo diante de outros curativos tradicionaisé queo produ-to ajuda a preservar o meio ambiente, já que é fa-bricado a partir de plásti-cos biodegradáveis.

Orientador da pesquisa, o pesquisador da Embra-paDanielSilva Corrêa ain-da explica que o curativo apresenta duas camadas. A inferior, que entra em contato com a pele, é com- postaporumamisturabio-degradável de microfibras de poliácido láctico (PLA) e de borracha natural (BN), contendoocompostobioa-tivo curcumina.

“Já a camada superior, exposta ao meio externo, composta apenas por na-nofibras de PLA, cumpre função dupla: faz a prote-ção da curcumina – conti-da na camaconti-da inferior – contra a fotodegradação e evita a penetração bacteria-na exterbacteria-na”, acrescenta o

pesquisador.

Em experimentos in vi-tro no laboratório com pe- ledeporcos,ospesquisado-res constataram que o curativo evitou a penetra-ção de bactérias por dez dias e demonstrou forte açãocontraaStaphylococ-cus aureus, bactéria geral-mente presente em feri-das cutâneas e associada a infecções de pele.

O próximo passo é testar onovocurativoempacien-tes e buscar parcerias para começar a produção em larga escala. O estudo foi publicadonarevistacientí-fica Science Direct.

*Especial para o Hoje em Dia

MEIO AMBIENTE - Curativo inteligente, além de eficaz no tratamento, é

(9)

INVICTO FORA DE CASA – Equipe de Abel Ferreira ainda não perdeu no torneio como visitante

Por vaga na final

u

Gustavo Andrade

@gfandrade

Para se classificar pa-ra sua segunda final de Copa Libertadores sem depender de cobranças de pênaltis, o Atlético precisa vencer o Pal-meiras nesta terça-fei-ra, às 21h30, no Minei-rão. Do lado alvinegro, está um retrospecto de 86,6% de aproveita-mento emcasa na com-petição sul-americana.

Em cinco jogos disputa-dos no Gigante da Pampu-lha, o Galo venceu quatro vezes. O único empate foi comoBocaJuniors,nasoi- tavasdefinal,por0a0,pla-car que leva o duelo com o time alviverde para deci-são em penalidades máxi-mas. Qualquer outro em-pate elimina o time co-mandado por Cuca.

Além da igualdade com o Boca, em casa, o Atlético venceu América de Cali (2 a 1) e Cerro Porteño e

De-portivo La Guaira (ambos por 4 a 0), na fase de gru-pos, e River Plate (3 a 0), nas quartas de final. As-sim, são 13 gols marcados e somente um sofrido no Mineirão.

O retrospecto como mandante, especialmente odefensivo,éumdosmoti-vos que levam o técnico Cuca a rechaçar qualquer pressão pela vitória. “A gente não pode nos pres-sionar para jogar futebol. Não funciona assim.

Fun-ciona ter equilíbrio em to-dos os sentito-dos. É jogar uma partida sem se pres-sionar”, destacou.

O alto rendimento atle-ticano como mandante não se restringe à Liberta-dores. Na Copa do Brasil, o Galo venceu todos os três jogos que disputou no Mineirão, com cinco gols marcados e um sofri-do. Já no Brasileirão, o ti-m e d e C u c a s o ti-m o u 81,48% dos pontos, com sete vitórias, um empate

e apenas uma derrota. O ataque balançou as redes adversárias 19 vezes, en-quanto a defesa sofreu cinco gols.

VOLTA DA TORCIDA

Outro aliado do time al-vinegro estará nas arqui-bancadas. Diante do Pal-meiras, o Atlético conta-rá com o apoio do torce-dor pela segunda vez em 2021. Assim como na vitó-ria sobre o River Plate, foi permitida a ocupação

de até 30% da capacidade do Mineirão.

Em campo, o Galo deve-rá ter mudanças no ata-que. Diego Costa sofreu uma lesão na coxa es-querda no primeiro jogo contra o Palmeiras, e sua escalação não está confir-mada. Keno, que se recu-pera de uma virose, tam-bém é dúvida. Em contra-partida, o Galo poderá contar com o retorno de Savarino, recuperado de lesão na coxa direita. MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO – Cuca não confirma quais atacantes serão os

titulares no Atlético

Atuação em casa e apoio da torcida impulsionam o Galo contra Palmeiras

CESAR GRECO/PALMEIRAS PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

(10)

A internet da

sua empresa não é

Vox? Tá perdendo

tempo, hein?

Dicas do MOC Tivi

Aproveiteofertasexclusivasdaprovedoradein-ternet com DNA de negócios! Com a VOX 100% Fi- brasuaempresaganhamaisvelocidade,seguran-ça e super wi-fi. Tá esperando o quê? Fale com um de nossos consultores especialistas! Vem pra Vox você também!!

O MOC Tivi tem o intuito de informar a você o que acontecedemelhoremnossacidade.Notícias,festas, inaugurações,eventosdeumamaneirageral,barese restaurantes,gentebonita,moda,saúdeebelezasão apenasalgunsdosdetalhesqueoMOCTiviproporcio-na a você diariamente. Que tal conferir??

“Não seja tolo e se prenda em uma teia de reclamações e lamúrias. Por mais que a vida não esteja da maneira que você queria, eu tenho certeza que você tem diversos motivos pelos quais ser grato. Foque neles e deixe que a gratidão tome conta do seu coração. Trabalhe pra mudar o que te incomoda, mas jamais deixe de agradecer pelo que já tem”

O verão Sapazio chega cheinho de novidades incríveis, para a mulher que faz questão de sair por aí desfilando bom gosto, sempre. Visite a loja virtual no Instagram da loja @Sapazio89 Um pouco de cor para alegrar a

nossa coluna.

A T-shirt manga longa AG é perfeita para sua performance, além da modelagem ajustada e decote alto, que oferecem mais conforto e proteção.

Difícil não se apaixonar, né?!

O buffet do Octoo Restaurante é conhecido pela graaaande variedade e mistura de sabores! Ideal para quem quer um almoço equilibrado e saudável daquele jeitinho que a gente gosta: se cuidando!

(38) 3214-3557

Montes Claros Shopping (avenida Donato Quintino,90, Cidade Nova)

Iniciando mais uma reabilitação oral com implantes múltiplos do tipo “Protocolo”. As cirurgias da Oral Prime são realizadas em bloco cirúrgico com total controle nos processos assépticos de biossegurança. Na foto, nossa implantodontista e coordenadora da

Implantodontia do Hospital Odontológico Oral Prime, Emanuelle Delamary. @oralprime.ho

Repare o visual espetacular de Lorem Carneiro que cortou e foi aplaudidíssima com o “morena iluminada” pelas mãos do expert Murilo Freitas. Confere lá e marque o seu horário: @studiomurilofeitas

Referências

Documentos relacionados

NÃO DEIXE PARA DEPOIS - Quem fizer as compras agora ainda pode conseguir preços melhores, o que não vai acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro.. “Aqui na Papelaria Xodó

No presente estudo, dois pacientes deficientes ao reteste (22,22%), portadores de deficiência isolada de HC, apresentaram níveis séricos de proteína C reativa elevados; porém um

Nem a lei e nem as projeções populacionais que indicam que quase 15% dos brasileiros são idosos e que a expectativa é de que em 2050 esse percentual seja de 30% têm sido capazes

A Rede de Enfrenta- mento à Violência Con- tra as Mulheres busca apoio para regulamen- taro atendimentoàs víti- mas.Oserviçoéprestado no município desde

Montes Claros abriu nesta segunda-feira a vacinação com a tercei- ra dose contra a Co- vid-19 para os idosos com mais de 70 anos, que completaram o es- quema vacinal há mais de

Para o funcio- namento, algumas medidas precisam ser tomadas de acordo com o novo decreto da Prefeitura Municipal de Montes Claros, como o uso obrigatório de máscara em todo

MAIS UM PASSO - Lavínia, Wander Emanuel, Caio Henrique e João Gabriel encaram o desafio e se deram bem: seguem para segunda fase da

Por 48 horas, parte da população se esquece da importância do isola- mento social para que possamos, juntos, impedir que o coronavírus se alastre ainda mais.. A pandemia, que no