• Nenhum resultado encontrado

Comissão de Direitos Humanos vai a Ouro Preto apurar denúncias contra policiais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "Comissão de Direitos Humanos vai a Ouro Preto apurar denúncias contra policiais"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Com issão de D ire itos Humanos va i a Ou ro P re to apu ra r denúnc ias con t ra po l ic ia is

A prisão de um guia tu- rístico em Ouro Preto, durante o Carnaval, e o conseqüente conflito entre policiais milita- res e civislevaram a Comissão de Direitos Humanos da Assem- bléia Legislativa de Minas Ge- rais a realizar uma audiência pública ontem na cidade. Os parlamentares também foram apurar denúncias de agressões, arbitrariedades e desvios de conduta por parte de PMs.

Para o deputado Padre João (PT), parece estar mon- tado em Ouro Preto e em Mariana um sistema de tortu- ra, baseado naimpunidade e na proteção dos agressores por seus superiores. Enquan- to o deputado Durval Ângelo (PT) conduzia a audiência pública, ele e o deputado João Leite (PSDB) aproveitaram

P lenár io encerra d iscussão de um veto e recebe mensagens do governador

O Plenário encerrou on- tem de manhã a discussão so- bre o Veto Total à Proposição de Lei 18.024/07, que estabe- lece normas de segurança e mecanismos defiscalização no uso de técnicas de engenharia genética e está nafaixa cons- titucional (prioridade de vota- ção na pauta).

Também está na faixa constitucional o Veto Parcial à Proposição de Lei 18.073/07, que teve sua discussão inicia- da emreunião anterior e esta- belece normas para instalação de ar-condicionado em ambi- entes coletivos.

Durante a discussão, o deputado Antônio Júlio (PMDB)fez críticas ao que cha- mou de excesso de normas proibitivas no Estado e no País, o que, para ele,reflete a

incapacidade de fiscalização por parte do poder público. Citou como exemplos a proibi- ção de venda de bebidas alco- ólicas em rodovias federais e as medidas tomadas pelo Mi- nistério Público para discipli- nar o comportamento das tor- cidas no Mineirão – assunto quetambémrecebeu críticas de Gustavo Valadares (DEM). Imóveis – Na Reunião Ordinária da tarde, foram recebidas 12 mensagens do governador. Nove sereferem a projetos delei que prevêem doações de imóveis a municípios mineiros. Outras duas apresentam processos ru- rais a serem alienados ou con- cedidos pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), e uma encaminha projeto delei dando denominação a uma es- cola de Jenipapo de Minas.

Três parlamentares ocupa- ram a tribuna. Getúlio Neiva (PMDB) questionou a vinda ao Estado, hoje, da CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional. De acordo com ele, está havendo uma ação orquestrada por São Paulo contra Minas, com o obje- tivo deimpedir que o governador Aécio Neves seja o candidato do PSDB à Presidência da República. Já Paulo Cesar(PDT) para- benizou os empresários do setor calçadista de Nova Serrana. Segun- do números apresentados, a ci- dade é o segundo pólo calçadista do Brasil, gerando 20 mil empre- gos diretos e 20 milindiretos.

Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), por sua vez, lembrou o centenário de nascimento do jurista Olavo Bilac Pinto, nas- cido em Santa Rita do Sapucaí, em 8 defevereiro de 1908. para ouvir em sigilo os depoi-

mentos dos cabos Cláudio de Araújo e José Carlos Ribeiro,

ambos do 3º Pelotão de Mariana, acusados de ter pro- movido uma troca de tiros em

que foi morto um menor en- volvido em tráfico de drogas e pequenosfurtos. Página 3

Passe livre : proposta quer

acabar com exigência de

atestado de pobreza para idosos

Página 4

Aprovada rea lização

de três audiências púb licas em Ipatinga , no

Va le do Aço

Página 5

Lia Priscila

Reunião aconteceu na Câmara Municipal. População reclama de truculência policial

(2)

2

quinta-feira – Assembia Informa

COMISSÕES

21 de fevereiro de 2008

L icença amb ienta l para bota-fora em Nova L ima mot iva aud iênc ia e v is ita

O licenciamento am- biental concedido à empresa Top Empreendimentos Ltda. para a realização de bota- fora na região de Nova Lima deve ser debatido em audi- ência pública da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Naturais. O requerimento do debate, apresentado pelo deputado Fábio Avelar (PSC), foi aprovado na reunião de ontem e propõe também uma visita aolocal.

De acordo com o autor dorequerimento, olugar uti- lizado para o despejo de ter- ras está situado em área residencial e o bota-fora tem sido alvo de reclamações dos moradores, que queixam do grande tráfego de caminhões. Além disso, de acordo com o deputado, o local está muito próximo de umaregião de pre- servação ecológica, compro- metendo o meio ambiente

A comissão também aprovou requerimento da de- putada Elisa Costa (PT), que pede arealização de audiên- cia pública em Governador Valadares para discutir as condições de funcionamen- to do aterro sanitário muni- cipal e asirregularidades de- tectadas pela Superintendên-

cia Regional de Meio Ambi- ente e Desenvolvimento do Leste Mineiro (Supram). Paracatu – Os fatos que en- volvem a expansão da Rio Paracatu Mineração S.A., em- presa de capital canadense controlada pela Kinross Gold Corporation, devem ser deba- tidos em audiência pública no município de Paracatu. O requerimento da reunião foi apresentado pelo deputado Elmiro Nascimento (DEM). De acordo com ele, a atividade mineradora é, para a comu-

nidade, uma fonte perma- nente de conflito entre a pre- servação do meio ambiente e a produção de riquezas.

Preocupado com essa situa- ção, segundo Elmiro Nasci- mento, o vice-prefeito da ci- dade, João Jesus Macedo, pediu que o assuntofosse dis- cutido pela ALMG.

Durante areunião, tam- bém foi votado requerimento do deputado Almir Paraca (PT) pedindo que a presiden- te da Fundação IBI Tecnologia Alternativa, Maria Auxiliadora

Alvarenga, fosse ouvida pela comissão. Ela entregou aos deputados um DVD que mos- tra agressões das mineradoras ao ecossistema, sobretudo na Serra da Moeda e no Par- que do Rola-Moça, onde existemimportantes nascen- tes para a região de Belo Ho- rizonte. Íntegra na internet Presenças – Deputados Sávio Souza Cruz (PMDB), presiden- te; Fábio Avelar (PSC), vice; Almir Paraca (PT), Wander Borges (PSB) e Vanderlei Jangrossi (PP).

Gu imarães Rosa será tema de debate

A Comissão de Educa- ção, Ciência, Tecnologia e Informática aprovou ontem dois requerimentos do depu- tado Carlin Moura (PCdoB): um para arealização de um Ci- clo de Debates com o tema

“100 anos de Guimarães Rosa”

e o outro para solicitar reu- nião afim de discutir ques- tões relacionadas ao Pro- grama Poupança Jovem do Estado de Minas Gerais. O deputado Dalmo Ribeiro Sil- va (PSDB) também teve re- querimento aprovado, em que solicita uma audiência

pública para discutir a im- plementação da Lei 17.348, de 2008, que cria mecanis- mos de incentivo à inova- ção tecnológica por parte do Estado.

Também foram aprova- dos um projeto de lei e 17 requerimentos que dispensam apreciação do Plenário. Presenças – Deputadas Maria Lúcia Mendonça (DEM), vice- presidente; e Ana Maria Resende (PSDB); e os depu- tados Carlin Moura (PCdoB), Vanderlei Jangrossi (PP) e Ruy Muniz (DEM).

Ac identes e Saúde entram na pauta

A Comissão de Saúde aprovou, na reunião de on- tem, requerimento de auto- ria de seu presidente, depu- tado Carlos Mosconi (PSDB), solicitando audiência públi- ca conjunta com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas para deba- ter os altos índices de aci- dentes nas estradas mineiras. Minas Geraisliderou o núme- ro de acidentes e de mortes nas rodovias federais entre o Natal e o Ano Novo.

Em outro requerimento aprovado, a deputada Rosân-

gela Reis (PV) também solicita audiência pública conjunta da comissão com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, na cidade de Ipatinga. O objetivo do en- contro é avaliar a situação da saúde na Região Metropoli- tana do Vale do Aço e dos tra- balhadores da área.

Foram aprovados ainda 11requerimentos que dispen- sam a apreciação de Plenário. Presenças – Deputados Carlos Mosconi (PSDB), pre- sidente; Carlos Pimenta (PDT), e Doutor Rinaldo (PSDB).

Meio Ambiente vai realizar três audiências públicas nointerior

Alair Vieira

(3)

Deputados invest igam conf l itos de au to r idade e v io lênc ia da PM em Ou ro P re to

Um confronto armado entre policiais civis e militares esteve prestes a ocorrer em Ouro Preto durante o Carnaval. O pivô da crise foi o guia turístico Ricardo Gonçalves de Matos, detido, algemado e agredido durante a madrugada do dia 5 defevereiro por uma guarnição da PM com histórico de violên- cias, segundo denúncias.

O cabo PM Fernando Ri- beiro se recusou a retirar as algemas do preso e ofendeu o delegado de plantão, Felipe Cordeiro, que deu voz de pri- são ao militar por desacato. Em minutos, várias viaturas da 8ª Cia. Independente cerca- ram a delegacia, e os poli- ciais civis e militares se po- sicionaram para uma troca de tiros, quefoi evitada graças à prudência do delegado.

Esserelatofoifeito di- ante dos deputados da Co- missão de Direitos Humanos, queforam ontem a Ouro Pre- to para apurar agressões con- tra cidadãos daquela cidade e também de Mariana.

O guia Ricardo Matos se emocionou várias vezes ao confirmar a ocorrência. Nore- latório lido pelo deputado

Padre João (PT), o delegado Cordeiro afirmajamais ter vis- to tamanha violação dos di- reitos humanos, nem tama- nho desrespeito a uma auto- ridade policial que tentava prestar socorro, dentro de sua própria delegacia, a um pre- so algemado, espancado e agredido com gás pimenta.

Para o presidente do Sin- dicato dos Policiais Civis (Sindipol), Antônio Marcos Pe- reira, essefoi mais um alerta so- bre uma situação potencial- mente explosiva que podelevar as duas corporações àruptura.

“Há de seis a oito casosrecen- tes de desrespeito à autoridade da Polícia Civil, e os confrontos sãofreqüentes”, denunciou. Fora das ruas – Para o depu- tado Padre João, parece estar montado na cidade um siste- ma de tortura, baseado na impunidade e na proteção dos agressores por seus superio- res. “As denúncias de arbitra- riedades e violações apontam sempre para os nomes dosir- mãos Fernando Ribeiro e Ge- raldo Magela Ribeiro, ambos cabos, e para o Sargento Ronilson Magalhães. O capi- tão que os comanda, Anderson

Coelho, também oferece pés- simo exemplo de desobedi- ência à autoridade civil, mas os três policiais não podem ficar nas ruas e para onde forem transferidosle- varão essa agressividade”, alertou. Dois vereadores da Comissão de Direitos Huma- nos da Câmara de Ouro Preto apresentaram outras denúnci- as contra os três PMs. Mariana – Enquanto o depu- tado Durval Ângelo conduzia a audiência pública, os depu- tados João Leite (PSDB) e Padre João se dirigiram a uma sala anexa para ouvir em sigi- lo os depoimentos dos cabos Cláudio de Araújo e José Carlos Ribeiro, ambos do 3º Pelotão de Mariana, acusados de ter promovido uma troca de tiros em quefoi morto um menor envolvido em tráfico de drogas e pequenos furtos. A mãe do menor estava presen- te e assegurou que seu filho jamais andou armado e quejá havia sido espancado várias vezes pelos PMs num lugar ermo chamado Quebra-Caixão, no caminho de Ponte Nova. Defesa – O tenente-coronel Marco Antônio Janeiro, co-

mandante da 8ª Cia. Indepen- dente da PMMGinformou que, conforme Boletim de Ocorrên- cia, os policiais alegam uma agressão. “Ricardo Matos acer- tou um soco na boca do ca- dete que o abordou elhe apli- cou umarasteira. Só então os PMsintervieram em socorro do colega”, afirmou.

O comandante afirmou que os irmãos Ribeiro estão recolhidos ao quartel em ta- refas administrativas, mas vá- rias pessoas da platéia se le- vantaram para protestar e as- segurar que estão nas ruas, inclusive fardados.

O representante do Co- mando Geral da PM, coronel Ricard Franco Gontijo, elo- giou a conduta do tenente- coronel Janeiro,quefoi desig- nado para Ouro Preto em 2001. “Em 2002, foram registrados na cidade 239 cri- mes violentos. Ouro Preto ocu- pava o 18º lugar no ranking da violência no Estado. Em 2007, as ocorrências foram apenas 107, e a cidade caiu para o 280ºlugar no ranking.”

Para ele, embora o alto coman- do não compactue com des- vios de conduta, os resulta- dos operacionais da 8ª Cia. seriam “excelentes”.

No fim da reunião, o presidente Durval Ângelo dis- se que os três policiais acusa- dos de truculência serão con- vidados ou convocados a se explicarem. Ele quer asfichas pessoais e asfolhas de servi- ço deles e dos dois de Ma- riana acusados de participa- ção no tiroteio em que mor- reu o menor. Durval ofereceu- se ainda para realizar uma audiência para ouvir queixas de agressões aos PMs e anunciou que pretende apurar também denúncias de violência por parte dos guardas municipais de Ouro Preto. Íntegra na internet Presenças – Deputados Durval Ângelo (PT), presiden- te; João Leite (PSDB) e Pa- dre João (PT).

Deputados Durval Ângelo e João Leite ouvem explicações de representantes da PM

Lia Priscila

(4)

4

quinta-feira – Assembia Informa

COMISSÕES

21 de fevereiro de 2008

Passe l ivre para def ic ientes f ís icos e idosos d iv ide op in iões

A proposta de fim da exigência de atestado de po- breza para que idosos e defi- cientes tenham direito ao passe livre notransporteintermunicipal dividiu opiniões na reunião da Comissão de Fiscalização Finan- ceira e Orçamentária.

A comissão analisou on- tem o Projeto de Resolução (PRE) 716/07, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que susta dispositivos do Decreto 32.649, de 1991, de modo a acabar com a obrigatoriedade do atestado de pobreza. O relator, deputado Sebastião Helvécio (PDT), opinou pela aprovação da proposta, mas o parecer nãofoi votado por causa de um pedido de vista do depu- tado Antônio Júlio (PMDB).

Antônio Júlio demons- trou preocupação com a pro- posta de Sargento Rodrigues, por entender que a gratuidade pode onerar os custos das passagens de ônibus. Ele querin-

formações do Departamento de Estradas de Rodagem(DER-MG)so- bre osimpactos da proposta para o Estado, passageiros e concessioná- rias detransporte coletivo.

O deputado Jayro Lessa (DEM) apoiou Antônio Júlio.

“Quem paga a conta do transporte gratuito é o usu- ário”, comentou.

Sargento Rodrigues en- tende que a legislação esta- dual assegura o passe livre independentemente da apre- sentação de atestado de po- breza. Ele e a deputada Elisa Costa (PT) acrescentaram que o Estatuto do Idoso garante a gratuitade desde 2003, por- tanto o decreto estadual de 1991 precisa ser modificado.

Sebastião Helvécio também defendeu a aprova- ção do PRE 716/07 e infor- mou que existe uma rubrica orçamentária que pode viabilizar a indenização das empresas de ônibus.

O Decreto 32.649 regu- lamenta a Lei 9.760, de 1989, que garante passe livre para idosos e deficientes físicos e visuais no transporte coletivo intermunicipal. Para o depu- tado Sargento Rodrigues, o Poder Executivo invadiu a competência do Legislativo no momento da regulamentação, ao exigir atestado de pobreza

“expedido por autoridade com- petente” para os beneficiários fazeremjus ao direito garanti- do em lei. Outro dispositivo que o PRE 716/08 pretende sustar é a previsão deindeni- zação, pelo Estado, às conces- sionárias daslinhas de ônibus intermunicipais.

A Comissão de Constitui- ção e Justiça tinha concluído pela constitucionalidade do PRE 716/07. Na Comissão de Trans- porte, Comunicação e Obras Pú- blicas, no entanto, o projeto recebeu parecer pelarejeição. Audiências públicas – O PL

392/07, do deputado Antônio Júlio (PMDB), que dispõe sobre a quitação de créditotributário com precatórios, não foi anali- sado porque o relator, deputa- do Sebastião Helvécio, pediu prazo para elaborar seu parecer. Doação – Recebeu parecerfa- vorável de 2o turno o PL 1.806/

07, do governador, que auto- riza doação de terreno do DER- MG localizado em Conselheiro Lafaiete (Região Central). Em 1o turno,receberam pareceres favoráveis osPLs 521/07 e 991/

07. Ambos são do deputado Di- nis Pinheiro (PSDB) e benefi- ciam os municípios de Passa- Tempo (Região Centro-Oeste) e Gonzaga (Vale do Rio Doce), respectivamente.

Presenças – Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; Jayro Lessa (DEM), vice; Antônio Júlio (PMDB), Sebastião Helvécio (PDT), Sávio Souza Cruz (PMDB), Sargento Rodrigues (PDT) e deputada Elisa Costa (PT).

Projeto de resolução analisado quer acabar com o atestado de pobreza

Alair Vieira

Doação de imóve is

A FFO aprovou pareceres favoráveis de 2o turno de sete projetos delei (PLs) do gover- nador que autorizam doação de imóveis de propriedade do Es- tado a diversas prefeituras:

• PL 1.604/07, para o municí- pio de Santo Antônio do Monte (Região Centro-Oeste);

• PL 1.631/07, para o município de Barbacena(Região Central);

• PL 1.632/07, para o muni- cípio de Campo Belo (Região Centro-Oeste);

• PL 1.673/07, para o muni- cípio de Taiobeiras (Norte de Minas);

• PL 1.674/07, para o município de Carangola(Zona da Mata);

• PL 1.675/07, para o muni- cípio de Brasília de Minas (Norte de Minas);

• PL 1.682/07, para o município de Varginha(Sul de Minas).

(5)

Com issão do Traba lho va i rea l izar três aud iênc ias púb l icas em Ipat inga

Nareunião de ontem, a Comissão do Trabalho, da Pre- vidência e da Ação Social aprovou três requerimentos de audiências públicas em Ipatinga, todos da deputada Rosângela Reis (PV). Com da- tas ainda a serem definidas, cada audiência serárealizada em conjunto com outra co- missão. São elas: Saúde, Se- gurança Pública e Transpor- te, Comunicação e Obras Pú- blicas. A deputada explicou que pretende realizar as au- diências para discutir os pos- síveis impactos e soluções para aregião, motivados pela criação da Região Metropoli- tana do Vale do Aço (RMVA) e pelo já anunciado aumen- to da produção da Usiminas. O deputado Domingos Sávio (PSDB) parabenizou a ini- ciativa e elogiou o compro- metimento da deputada.

Outros dois requeri- mentos também foram apro- vados. O deputado Célio Moreira (PSDB) solicita au- diência pública para deba- ter as conseqüências da extinção do Programa Mo- catu, da Secretaria de Esta- do de Desenvolvimento So- cial, que promove a in- tegração sociocultural de crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) pede a participa- ção de Lourival Soares Ri- beiro, funcionário da Co- teminas, na audiência a ser realizada em Montes Claros para debater as demissões coletivas na Cotenor, em- presa têxtil do grupo.

Tambémfoirecebido pela comissão o “Livro Negro da Previdência Social”, uma pu- blicação da Associação Nacio-

nal dos Servidores da Previdên- cia Social, quefaz umregistro analítico das ações da Previdên- cia Social brasileira no ano 2006. Íntegra nainternet

Presenças – Deputada Ro- sângela Reis (PV), presiden- te; deputados Domingos Sávio (PSDB) e Antônio Carlos Arantes (PSC).

Rosângela Reis apresentou três requerimentos

Alair Vieira

Deputados conhecem obras de cr ianças v ít imas do ho locausto

Paisagens coloridas, uma partida defutebol, o enforcamen- to de um homemjudeu. Esses são exemplos de desenhosfeitos por criançasjudias que viveram e mor- reram no campo de concentração nazista de Terezin, perto da atual capital da República Tcheca.

Os desenhos, feitos por crianças de 10 a 15 anos, es- tão sendo expostos no hall da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, até o dia 10 de mar- ço. Ontem, deputados que in- tegram duas comissões da ALMG participaram da abertura da exposição “Os desenhos das cri- anças de Terezin”, que tem o apoio do Legislativo mineiro.

Mais de 135 mil judeus passaram pelo Campo de Terezin, inclusive 15 mil crianças. Des- tas, pouco mais de cem sobre- viveram à Segunda Guerra Mun- dial. Durante a abertura do evento, o presidente do Ihim, Jacques Levy, lembrou que os

nazistas chegaram ao poder pelo voto, e que a exposição é importante para conscientizar as pessoas sobre o passado.

O deputado Durval Ân- gelo (PT), presidente da Co- missão de Direitos Humanos, afirmou que a exposição é

uma demonstração de força da esperança, que sobrevive nas piores situações. Já a de- putada Maria Lúcia Mendon- ça (DEM), que representou a Comissão de Cultura, louvou a memória do professor que teve a sensibilidade de pre-

servar a arte produzida pelas crianças prisioneiras. Presenças – Deputado Durval Ângelo (PT), presidente da Co- missão de Direitos Humanos; de- putada Maria Lúcia Mendonça (DEM); deputados João Leite (PSDB) e Vanderlei Jangrossi(PP).

Guilherme Bergamini

Exposição éfruto dofruto do esforço do Instituto Histórico Israelita Mineiro (Ihim). A ALMG apóia ainiciativa

(6)

6

quinta-feira – Assembia Informa

COMISSÕES

21 de fevereiro de 2008

Com issão de Segurança Púb l ica pede esc larec imentos sobre l ic itação da PM

Os deputados Sargento Rodrigues e Paulo Cesar, am- bos do PDT, Luiz Tadeu Leite (PMDB) e Délio Malheiros (PV)reuniram-se ontem com o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, para obter esclarecimentos sobre denúncia dojornal O Tempo, de 11 de fevereiro, arespeito de umalicitação para a aqui- sição de viaturas para a área de segurança. Segundo ojor- nal, o Estado estaria perden- do R$ 3 milhões com alicita- ção feita. O secretário foi ques-tionado sobre o motivo de a Comissão Especial de Li- citação da Polícia Militar (PMMG) desconsiderar a pro-

posta do Consórcio Deva, que cobrava R$ 3 milhões a me- nos que a empresa declarada vencedora, a Júlio Simões Transportes e Serviços.

De acordo com o deputa- do Sargento Rodrigues, presi- dente da Comissão de Seguran- ça Pública, eles ouviram as ex- plicações necessárias sobre o assunto e, aofinal, o presiden- te da Comissão de Licitação, major Prado, entregou vários documentosrelativos ao proces- so da licitação. “Preliminar- mente, as explicações convence- ram. Vamos analisar a documen- tação e manifestar nossas con- clusões em nome da comissão”, afirmou Sargento Rodrigues.

Marcelo Metzker

D iretoras de esco las d iscutem

part ic ipação no Expresso C idadan ia

Diretores de 40 escolas estaduais erepresentantes de 15 superintendências regio- nais de ensino participaram ontem de encontro realizado na Assembléia para discutir aspectos operacionais do Ex- presso Cidadania. O projeto, desenvolvido pela ALMG com o apoio da Secretaria de Es- tado de Educação, do Tribu- nal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público Esta- dual, vairealizar 14 encontros nointerior de Minas e na Ca- pital para estimular a partici- pação política dosjovens e o exercício consciente do voto. O eventofoi aberto pelo presidente da Assembléia, de- putado Alberto Pinto Coelho (PP), pela secretária de Esta- do de Educação, Vanessa Gui- marães Pinto, e pelo juiz di- retor-executivo da Escola Ju- diciária Eleitoral, Paulo Tamborini. Também estiveram presentes a deputada Cecília Ferramenta (PT), o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), o

secretário de Esportes e da Juventude, deputado Gustavo Corrêa (DEM), além do secre- tário adjunto de Educação, João Antônio Filocre Saraiva, e do ator Marcos Frota.

O presidente da Assem- bléia agradeceu o engaja- mento das diretoras e de re- presentantes de outros ór- gãos. Após os pronunciamen- tos, os diretores assistiram a apresentações sobre aimpor- tância da participação das escolas no Expresso Cidada- nia. Técnicos da Assembléia realçaram aspectos práticos dos encontros: a estrutura que será montada nas cida- des; os serviços e oficinas que serão oferecidos, além de questões operacionais, como o transporte de alunos e os horários. As ações de comu- nicação e marketing também foram enfatizadas.

Alberto Pinto Coelho adiantou que a Assembléia estáfazendo gestões para que o ator Marcos Frota participe

do Expresso Cidadania e te- nha suaimagem associada ao evento. “Além de ótimo ator, ele sempre se envolve com cau- sasimportantes para a socie-

CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA

dade”, justificou. Mineiro de Guaxupé, Frota salientou que cidadania é sentimento e ati- tude e que não basta se emo- cionar com os acontecimentos.

William Dias

O ator Marcos Frota e o presidente Alberto Pinto Coelho

(7)

O deputado Dinis Pinheiro (PSDB)fez menção a uma pes- quisarealizada pela Confedera- ção Nacional dos Municípios que foi publicada pelo jornal Estado de Minas na semana passada. Essa pesquisa desta- cou 15 cidades mineiras e o deputado registrou que Ibiritéfoi considerada a mais bem administrada em Minas

ção emrelação ao Brasil. “Isso vem coroar o trabalho do pre- feito Toninho Pinheiro, um homem guerreiro, que admi- nistra com carinho o dinhei- ro do povo”, comemorou Di- nis. Para ele, os recursos da cidade são muito beminves- tidos, principalmente na edu- cação e na saúde. “Em 2006, 34% dos recursos próprios da

saúde e 30% na educação”, afirmou. Em aparte, o depu- tado Ademir Lucas (PSDB) cumprimentou o parlamentar e parabenizou o prefeito de Ibirité pelo trabalho realiza- do. O deputado Bráulio Braz (PTB) também parabenizou Dinis. O deputado Ivair No- gueira (PMDB) concordou com o discurso.

Febre amarela

O deputado Carlos Mosconi (PSBD) relatou a audiência pública sobre a febre ama- rela que foi realizada na ter- ça-feira (19) pela Comissão de Saúde. Segundo o depu- tado, apesar de a situação estar sob controle no Esta- do, essa doença ainda pre- ocupa muito. “Infelizmen- te a população ainda tem que conviver com essa do-

ença”, lamentou o deputa- do. Mosconi informou que, há dois anos, quando a fe- bre amarela começou a se propagar, o governo minei- ro ofereceu 100% de cober- tura para a população com as vacinas que foram disponibilizadas. “A maior segurança que se pode ofere- cer é a vacina, ela éindispen- sável”, disse. Mosconi ainda declarou que só será possível

a erradicação dessa e de ou- tras doenças, como a den- gue, cominvestimentos em saneamento básico. O depu- tado também comentou o destaque que a cidade de Poços de Caldas obteve na pesquisa realizada pela Con- federação Nacional dos Mu- nicípios. Em aparte, o de- putado Carlos Pimenta (PDT) parabenizou Mosconi pelo pronunciamento.

MG-050

O deputado Doutor Rinaldo (PSB) disse que solicitou anteontem à Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da ALMG uma audiência pública so- bre a MG-050. Eleinformou que, a partir do dia 1º de julho deste ano, vão seini- ciar as cobranças dos pedá- gios na rodovia, mas a po-

pulação não possui as in- formações necessárias sobre as obras e o cronograma a ser seguido. “A população precisa saber do cro- nograma, uma vez que as obras são pagas com o di- nheiro do povo”, declarou.

Rinaldo fez um convite aos deputados das cidades cor- tadas pela MG-050, no sen- tido de viajaremjuntos pela

rodovia, detectando quais pontos precisam de melhorias. “Só assim tere- mos dados concretos para debater na audiência pú- blica”, disse Rinaldo. Em aparte, o deputado Domin- gos Sávio (PSDB) parabeni- zou o pronunciamento. O deputado Rêmolo Aloise (PSDB) também concordou e parabenizou Rinaldo.

SecaO deputado Carlos Pimen- ta (PDT) relatou que, na úl- tima terça-feira (19), par- ticipou em Brasília de uma audiência com o vice-pre- sidente, José Alencar. A pauta foi a seca no Norte de Minas. Segundo Carlos Pimenta, a reunião contou com a presença de deputa- dos federais, prefeitos, além dos deputados estaduais

Paulo Guedes (PT) e Gil Pe- reira (PP). Foi entregue ao vice-presidente um docu- mento que apresentou to- das as dificuldades enfren- tadas pelos trabalhadores rurais. O deputado relatou alguns pontos que foram abordados no documento:

negociação de dívidas com os bancos, pedidos de fi- nanciamento de estruturas hídricas, liberação de re-

cursos federais para recupe- ração das pastagens, entre outros. O parlamentar in- formou que José Alencar acatou prontamente a to- dos os pedidos. Pimenta se mostrou satisfeito com ore- sultado da reunião. “Agora podemos enxergar umaluz no fim do túnel”, comemorou o parlamentar. Em aparte, o de- putado Paulo Guedes (PT) parabenizou o discurso.

(8)

8

quinta-feira – Assembia Informa 21 de fevereiro de 2008

TV ASSEMBLÉIA PAINEL

MESA DA ASSEMBLÉIA Deputado Alberto Pinto Coelho Presidente

Deputado Doutor Viana 1º-Vice-Presidente Deputado José Henrique 2º-Vice-Presidente

Deputado Roberto Carvalho 3º-Vice-Presidente Deputado Dinis Pinheiro 1º-Secretário Deputado Tiago Ulisses 2º-Secretário

Deputado Alencar da Silveira Jr. 3º-Secretário

SECRETARIA Eduardo Vieira Moreira Diretor-Geral

José Geraldo de Oliveira Prado Secretário-Geral da Mesa ASSEMBLÉIA INFORMA Editado pela Diretoria de

Comunicação Institucional da ALMGDiretor: Lúcio Pérez

(jornalista – Rg.MTb 3.552/MG) Gerente-Geral de Imprensa e Divulgação: Cristiane Pereira Edição: Anderson Vieira (editor-geral) e

Aline Figueiredo Revisão: Larissa de Freitas Diagramação: Mylène Marques Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30 CEP: 30190-921 BH/MG Tel.: (31) 2108-7715 Impresso pela Gerência-Geral de Suporte Logístico (ramal 7763) www.almg.gov.br

P res idente pa rt ic ipa de posse da d i reto r ia da Assoc iação M ine i ra de Supe rme rcados

O presidente Alberto Pinto Coelho (PP) participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Mineira de Supermercados (Amis), na noite da última terça-feira (19). José Nogueira Soares Nunesfoireconduzido à presi- dência para o biênio 2008-2009.

Alberto Pinto Coelho disse que o segmento supermercadistarepresenta mais de 10% do PIB mineiro e gera 110 mil empregos diretos. “O setor é formador e qualificador de mão-de-obra, por oferecer o primeiro emprego à maioria dosjovens”, disse.

O eventofoirealizado na sede da Câmara de Dirigen- tes Lojistas. Aolado, além do presidente da Assembléia, es- tão o vice-prefeito de BH, Ronaldo Vasconcelos; o presidente da Amis; o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio de Araújo Lacerda; e o presidente da CDL, Roberto Alfeu.

ORDEM DO DIA

Marcelo Metzker

ACONTECE HOJE

9 horas

• Comissão de Direitos Humanos (Auditório) – discutir e votar parecer de 1o turno sobre o Projeto de Lei (PL) 961/07, do deputado Carlin Moura, que dispõe sobre reserva de vaga para afro-brasileiros em peça publicitá- ria da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais 9h30• Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública (Auditório) –

audiência pública conjunta para discutir as empresas clandestinas de segurança no Estado. Convidados: comandante-geral da Polícia Mi- litar, coronel Hélio dos Santos Júnior; chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro Castro; ouvidor de Polícia, Paulo Vaz Alkimim;

promotor de Justiça Rodrigo Filgueira de Oliveira; presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado, Edilson Silva Pereira; vice-presidente do Sindicato dos

Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado, An- tônio Carlos Sobrinho; e a chefe de Departamento de Controle de Segurança Privada, Fátima Zumira Rodrigues. Requerimento do de- putado Durval Ângelo

10 horas

• Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (Confins/MG) – visita ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves para verificar os pre- ços praticados pelos fornecedores de lanches e refeições no terminal. Requerimento do deputado Délio Malheiros

14 horas

• Reunião Ordinária (Plenário) 14h30

• Comissão de Participação Popular (Auditório) – discutir e votar 102 propostas de ação legislativa que dispensam a apreciação do Plenário

6h30 Horário da Câmara Municipal de Belo Horizonte 7h30 Repórter Assembléia

8h Mundo Político

8h30 Panorama (ao vivo) – Alfabetização de jovens e adultos 9h Assembléia ao Vivo

12h Assembléia Debate – Exportação de carne 13h Mundo Político

13h30 Repórter Assembléia – 1ª edição (ao vivo) – O que acontece na Assembia e as principais notícias do Estado

14h Assembléia ao Vivo

14h15 Plenário (ao vivo) – Reunião Ordinária, com os pronuncia- mentos, discussão e votação de proposições

18h Horário da Câmara Municipal de Belo Horizonte

19h Panorama – Alfabetização de jovens e adultos

19h30 Repórter Assembléia – 2ª edição (ao vivo) – O que acontece na Assembia e as principais notícias do Estado

20h Compacto Pinga-Fogo 20h15 Visão Parlamentar

21h Sala de Imprensa (inédito) – Eleições americanas 22h Repórter Assembléia

22h30 Mundo Político (inédito) – Entrevistas, comentários e notas sobre a movimentação política no País

23h Plenário (reprise)

1h Panorama – Alfabetização de jovens e adultos 1h30 Repórter Assembléia

2h Encerramento Reunião Ordinária (14 horas)

Veto Total à Proposição de Lei 18.024

Dispõe sobre os organismos geneticamente modificados no Estado (faixa constitucional). Votação em turno único

Veto Parcial à Proposição de Lei 18.073

Estabelece normas parainstalação e manutenção de sistemas de ar-con-

dicionado em ambientes de uso coletivo (faixa constitucional). Prosse- guimento da discussão em turno único

PL 89/07

Do deputado Alencar da Silveira Jr., que proíbe a venda e o consumo de bebida alcoólica nas dependências de estádios defutebol das administrações públi- cas direta eindireta do Estado nos dias dejogos. Discussão emturno

Referências

Documentos relacionados

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

sanguinis regula funções biológicas como a formação de biofilmes, alterações de morfogênese, produção de peróxido de hidrogênio, liberação de DNA genômico para

Assim, ao longo do trabalho viu- se que a região do Lago Chade pode ser apontada como uma localidade onde os efeitos das mudanças climáticas, principalmente através da degradação

Foram realizadas vivências em ins tuições históricas e que con nuam em funcionamento, tais como: Santa Casa de Misericórdia; Hospital Psiquiátrico São Pedro

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A Placa é uma película que gruda nos dentes e gengiva, formada por restos de alimentos, saliva, e bactérias. Assim que acabamos de comer qualquer coisa ela já está formada. Porém,

Porém essa mudança positiva ocorrerá apenas no caso de um projeto bem implantado, onde as orientações e práticas de saúde bucal sejam repetidas a cada dia (como a

Este aumento de temperatura do condensado formado na permuta entre o ar dos peixes e o vapor, aumenta o excesso de energia no depósito de recolha de condensados, o que permite