• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- CMDCA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- CMDCA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- CMDCA

Rua de Santana Nº. 95 – Centro, São José de Ribamar – MA, CEP: 65.110-000 FONE: (098) 3224- 6808 E-mail: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

EDITAL 001/2015

Dispõe sobre a regulamentação do processo de escolha de Conselheiros Tutelares no Município de São José de Ribamar – MA, para o mandato de 2016 - 2020.

Acatada a decisão do Poder Judiciário, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, deliberou por republicar o Edital 001/2015-CMDCA, com alterações e retiradas nos artigos: 3º, incisos IX e XII, 4º, 5º, inciso VII, e anexos I, III, IV e VI.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto na Lei Federal nº 8.069/90 – ECA e suas alterações; as Leis Municipais nº 423/2001 e nº 1.012/2013; Resolução n°

170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e o Adolescente - CONANDA, que dispõe sobre o processo de escolha em data unificada em todo território nacional dos membros do Conselho Tutelar a partir da vigência da Lei 12.696/12.

RESOLVE

TORNAR PÚBLICO a abertura das inscrições para candidatos (as) à função de Conselheiro (a) Tutelar no Município de São José de Ribamar, Estado do Maranhão e estabelecer as normas do processo de escolha dos membros de 02 (dois) conselhos tutelares para o período de 2016 – 2020, conforme área de abrangência constante no Anexo II.

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - O presente Edital dispõe sobre o processo de inscrição dos candidatos; da prova de aferição de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente; da eleição através de sufrágio universal e voto direto, secreto e uni nominal; do estudo dirigido, da avaliação e capacitação dos aprovados bem como

(2)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

estabelecer normas de propaganda eleitoral dos candidatos (as) à conselheiros tutelares que forem considerados aptos na primeira etapa do procedimento de escolha.

§1º – O processo de escolha se refere a 10 (dez) vagas para Conselheiro Tutelar titular com convocação imediata e 10 (dez) vagas para os respectivos suplentes aptos que participaram do pleito, conforme ordem de votação.

§2º – Os conselheiros mais votados serão destinados ao conselho de sua escolha (Conselho 1 e Conselho 2). E os demais conselheiros subsequentes serão lotados conforme a disponibilidade de vagas.

§3º – O mesmo critério estabelecido no parágrafo anterior será aplicado aos conselheiros suplentes.

DAS INSCRIÇÕES

I - DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS:

Art. 2º - O período para a inscrição de candidatos à função de Conselheiro Tutelar será de 27 de abril a 06 de maio de 2015, com o preenchimento do formulário disponível na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de inteira responsabilidade do candidato, conforme Anexo I.

§1°- Os formulários preenchidos e as cópias dos documentos deverão ser entregues, mediante protocolo, no período acima estabelecido, no horário de 9h às 15h, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situado na Rua de Santana, 95 – Centro – São José de Ribamar- MA.

§2°- A numeração do candidato será de acordo com a ordem de inscrição.

Art. 3º - Para inscrever-se no processo de seleção o candidato deverá possuir os requisitos abaixo e na falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados, haverá impedimento na inscrição e demais etapas do certame.

I - Ter reconhecida idoneidade moral;

II - Possuir idade superior a 21 (vinte e um) anos;

III - Residir no município de São José de Ribamar há pelo menos 2 (dois) anos;

IV- Estar no gozo dos direitos políticos;

V – Instrução equivalente ao ensino médio;

VI- Reconhecida experiência na defesa, proteção, assistência social e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, há no mínimo dois anos;

(3)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

VII – Comprovada a participação e aproveitamento em processo de capacitação e avaliação a cerca dos direitos infanto juvenis, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no decurso do processo de escolha;

VIII- Ser referendado por entidade de reconhecida atuação no Município;

IX- Bons antecedentes comprovados por certidões do cartório distribuidor, civil e criminal da comarca de São José de Ribamar e pela Justiça Federal;

X- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

XI- Ser eleitor do Município, pelo menos no último pleito;

§1º- Serão impedidos de se inscrever para servir junto ao Conselho Tutelar, parentes ou afins, tais como: marido e esposa, companheiro e companheira, sogro, genro, nora, irmãos, cunhados, tios ou sobrinhos, padrasto e madrasta, enteado, estendendo-se este impedimento, em relação à autoridade judiciária, aos membros do CMDCA e ao representante do Ministério Público na Comarca de São José de Ribamar - MA, com atuação na área da Justiça da Infância e Juventude.

Art. 4º - Para efetuar a inscrição os candidatos deverão preencher o formulário disponível no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São José de Ribamar, situado na Rua de Santana, 95 – Centro – São José de Ribamar, no prazo determinado no Art. 2° deste Edital, acompanhados dos documentos abaixo relacionados:

I. Cópia da cédula de identidade ou documento oficial com foto;

II. Duas fotos 5x7;

III. Cópia do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;

IV. Cópia de comprovação de residência;

V. Declaração, que comprove atuação profissional ou voluntária, da experiência na defesa, proteção, assistência social e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, há no mínimo dois anos (Anexo III);

VI. Cópia do diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente;

VII. Currículo.

§1°- Serão aceitos como comprovante de residência: contas de água, luz, telefone fixo ou móvel emitidas em nome do candidato; correspondência ou documento expedido por órgão oficial das esferas Municipal, Estadual ou Federal;

correspondência de instituição bancária Pública ou Privada; correspondência de administradora de todos os cartões de crédito, fatura de plano de saúde ou boletos de

(4)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

condomínios cuja identificação (nome e endereço do titular) esteja impressa na própria fatura ou correspondência.

§2°- A comprovação, correspondente à atuação do candidato que trata o inciso V, deverá ser apresentada por declaração ou através de carteira de trabalho, contrato de prestação de serviço ou contrato de voluntariado (conforme a Lei Federal N.º 9.608 de 18 de fevereiro de 1998), acrescida de relatório de atividades, comprovando os trabalhos efetivos, mencionando as atividades desenvolvidas com o público alvo (crianças e/ou adolescentes) conforme modelo do Anexo IV.

§3°- A Instituição ou Órgão emitente da declaração e do relatório indicado no parágrafo anterior deverá estar com registro vigente no CMDCA - São José de Ribamar até a data da publicação deste Edital, ou em órgão competente, conforme o caso. O Relatório citado deverá ser apresentado no original, em papel timbrado oficial da Instituição, e assinado por pelo menos 03 (três) membros da Diretoria da Instituição não-governamental. No caso de órgãos públicos, pela chefia imediata ou substituto legal, bem como pelo Gestor do órgão.

§4°- Será punida na forma disposta no art. 299, do Código Penal, a instituição pública ou privada que emitir declarações falsas.

§5°- Os candidatos que já exerceram e/ou estão na função de Conselheiro Tutelar deverão apresentar um relatório conclusivo das ações desenvolvidas no período de seu mandato, devendo constar o início e o término de seu exercício, conforme modelo Anexo V. O Relatório deverá ser apresentado no original.

§6°- Os documentos, quando não prevista a apresentação no original, poderão ser apresentados em cópia, podendo, no entanto, ser solicitado a qualquer tempo, a exibição do original dos documentos apresentados.

§7°- Se os documentos apresentados não tiverem prazo de validade declarado no próprio documento, da mesma forma que não conste previsão em legislação específica, sua emissão deverá ter ocorrido há, no máximo, 90 (noventa) dias, contados da data da apresentação do requerimento de inscrição de que trata o presente artigo.

§8º - No ato da inscrição, não será aceita documentação parcial e\ou incompleta.

Art. 5° – Terminado o período para as inscrições dos pré-candidatos, iniciará o prazo para pedido de impugnação junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, através da Comissão Especial Eleitoral-CEE do Processo de Escolha do Conselho Tutelar.

(5)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

§ 1°- O pedido de impugnação às inscrições de pré-candidatos poderá ser solicitado por qualquer cidadão, pelo Ministério Público e pelo próprio CMDCA, de forma escrita e fundamentada.

§ 2°- O pedido de impugnação deverá ser apresentado no período de 14 e 15 de maio de 2015. O período para manifestações de defesa do pré-candidato será de dois dias de acordo com cronograma, Anexo VI.

§ 3°- Os pedidos de impugnações serão analisados pela Comissão Especial Eleitoral, podendo ser deferidos ou indeferidos, se o candidato não cumprir as exigências legais contempladas neste edital. A relação definitiva de pré-candidatos será publicada em data estabelecida no cronograma, conforme Anexo VI.

§ 4°- Cabe à Comissão Especial Eleitoral publicar, no site oficial da Prefeitura de São José de Ribamar, www.sjr.ma.gov.br e afixar na Sede dos Conselhos (CMDCA), a relação final dos pré-candidatos aptos às demais fases do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares.

§ 5°- Serão automaticamente indeferidos, pelo CMDCA - São José de Ribamar, os pedidos de inscrição que, porventura, estejam com documentação incompleta ou inadequada.

DA CAMPANHA ELEITORAL

Art. 6° - Os candidatos poderão fazer propaganda da sua pretensão ao cargo de Conselheiro Tutelar a partir da publicação da relação definitiva dos candidatos aptos, por meio de Resolução da Comissão Especial Eleitoral.

§1º- Será permitida a propaganda eleitoral até três dias antes do pleito.

§2º- Toda propaganda será sob a responsabilidade de cada candidato, imputando-lhe responsabilidade solidária nos excessos praticados por seus simpatizantes.

Art. 7º - Fica expressamente proibida a propaganda que consista em pintura, pichação e a fixação de letreiros, outdoor, folders, cartazes ou panfletos em prédios públicos, nas vias públicas, muros, postes, monumentos e paredes de prédios públicos.

Parágrafo Único: Caberá ao CMDCA fornecer material de propaganda coletiva, contendo fotografia, nome e/ou apelido, número dos candidatos.

Art. 8º - É permitida a propaganda mediante faixas, que somente poderão ser afixadas dentro de propriedades particulares, mediante autorização escrita do proprietário, vedando-se a sua colocação em bens públicos ou de uso comum.

(6)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 9º - Será permitida a distribuição de panfletos ou “santinhos”, vedada a distribuição no interior de prédios públicos, os quais somente poderão ser distribuídos até três dias antes do pleito de votação.

Parágrafo Único – Os candidatos poderão manter página na Internet (redes sociais), como mecanismo de propaganda, sendo proibido qualquer tipo de propaganda em páginas de provedores de serviços de acesso à internet.

Art. 10 - É vedado ao candidato favorecer o transporte de eleitores no dia da votação.

Art. 11 - No dia da eleição é proibido qualquer tipo de propaganda nas proximidades das zonas eleitorais, em atitude de “boca de urna”.

Parágrafo Único - Considerando-se ilícita no dia da eleição a propaganda feita por meio de camisetas, bonés e broches ou qualquer outro tipo de propaganda que vincule o nome ao número do candidato.

Art. 12 - É vedado uso de carro de som ou similar para propaganda e divulgação do nome e número do candidato.

Art. 13- É vedada a vinculação de propaganda dos candidatos nos canais de TV a cabo, TV aberta ou rádios.

Art. 14 - Fica expressamente proibido o uso da máquina administrativa pública para divulgar ou vincular propaganda do candidato, bem como qualquer tipo de troca de favores em prol do voto.

Art. 15 - Compete à Comissão Especial Eleitoral processar e decidir sobre as denúncias referentes à propaganda eleitoral, podendo inclusive liminarmente, determinar a retirada ou suspensão da propaganda, o recolhimento do material e a cassação da candidatura.

Art.16- No dia da eleição é vedado qualquer tipo de propaganda, sujeitando-se o candidato que promovê-la direta ou indiretamente, com apoio de terceiros, à cassação de seu registro de candidatura mediante processo a ser instaurado perante o CMDCA, sem prejuízo de remessa de peças ao Ministério Público para adoção de medidas judiciais cabíveis.

Parágrafo Único - Os casos de conduta irregular de candidatos apurados durante o processo eletivo serão imediatamente comunicados ao Ministério Público para averiguação dos fatos, independente do procedimento investigativo da comissão organizadora.

(7)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 17 - A decisão tanto da Comissão Especial Eleitoral quanto da averiguação realizada pelo Ministério Público deverá ser publicada até 10 dias antes da posse dos novos conselheiros.

DA PROVA DE AFERIÇÃO

Art. 18 - A Prova de Aferição de Conhecimentos Específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que integra o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares, conforme previsão do art. 22, da Lei Municipal nº 423/2001 e art. 3º da Resolução de nº 03 do CMDCA/2015, será realizada por profissionais sob a supervisão da Comissão Especial Eleitoral para elaboração, aplicação e correção da prova, além da apreciação dos recursos, se houver, aplicação do estudo dirigido, capacitação dos selecionados e comunicação do resultado à Comissão Especial Eleitoral para as devidas providências e publicações com as normas estabelecidas que rejam o certame.

Parágrafo Único – A sessão de estudo dirigida será realizada antes da prova e será obrigatória aos candidatos aptos na fase de pré-candidatura com apresentação de documentos oficiais com foto.

Art. 19 - As Provas de Aferição, de caráter eliminatório acontecerá na data estabelecida no cronograma de eleição, Anexo V e consistirá de questões objetivas, discursivas e Redação, versando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, legislações afins e teste prática em informática.

DA ELEIÇÃO

Art. 20 - A realização do Processo de Votação para a Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de São José de Ribamar acontecerá no dia 04 de outubro de 2015, pelo sufrágio universal, voto direto, facultativo, secreto e uni nominal, no horário de 8h às 17h, nos locais de votação a serem divulgados posteriormente.

Art. 21 – Poderão votar todos os eleitores do município de São José de Ribamar, quite com a justiça eleitoral, munidos de título de eleitor e documento oficial com foto.

Art. 22 - Nos locais de votação deverão estar presentes o Coordenador do posto de votação, assim como os integrantes das mesas receptoras de votos, devidamente identificado.

(8)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 23 - Não comparecendo alguns dos integrantes das mesas receptoras de votos, o Coordenador do Posto de Votação designará, para as mesmas, cidadãos de ilibada conduta que aceitem o encargo;

Art. 24 - Cada mesa receptora será composta por um presidente e dois mesários. O Presidente da mesa receptora iniciará o processo de votação às 8h, com a abertura da Ata Circunstanciada e encerrará às 17h, sendo a urna lacrada com as rubricas dos membros da mesa e transportadas pelo Coordenador do Posto de Votação.

Art. 25 - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA/São José de Ribamar providenciará junto ao Tribunal Regional Eleitoral a cessão de urnas para votação, as quais ficarão sob a responsabilidade, no dia da votação, do Coordenador do Posto de Votação.

Art. 26 - Será afixado em cada Posto de Votação 01 (uma) relação em ordem alfabética com os nomes dos candidatos e seus respectivos números.

Art. 27 – Somente para a fiscalização de votação, cada candidato poderá credenciar, por posto de votação, 01 (um) fiscal e 01(um) suplente de fiscal. Para tal deve apresentar requerimento junto ao CMDCA - São José de Ribamar, no prazo de até 10 dias antes da eleição.

§1° - Só poderão atuar como fiscais pessoas idôneas e maiores de 18 anos de idade, que deverão apresentar-se ao Coordenador do Posto de Votação, no dia da eleição, munido de documento oficial com foto, para recebimento da sua credencial.

§2°- Os fiscais terão atuação exclusiva junto às mesas de recepção de votos do posto ao qual estarão credenciados. Vedada a atuação em outro posto de votação. O Suplente só poderá fiscalizar na ausência do Titular.

Art. 28 - Todos os candidatos são fiscais natos, podendo atuar junto a qualquer posto de votação, mediante apresentação de documento de identificação e credencial.

§1°- Os Fiscais e Candidatos, ao atuarem junto às mesas receptoras de votos, deverão manter à vista sua credencial e não poderão portar nenhum objeto de propaganda eleitoral.

§2°- Sempre que solicitados deverão apresentar ao Presidente da Mesa, ao Coordenador do Posto de votação ou a qualquer outra Autoridade Pública documento de identificação, juntamente com a credencial.

§3° - Será retirado do local de votação qualquer indivíduo, inclusive candidato e/ou fiscal, que mantiver conduta incompatível com os trabalhos de votação ou agir com descortesia com quaisquer dos integrantes dos postos de votação.

(9)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 29 - Encerrada a coleta de votos o presidente da mesa receptora deverá lacrar a urna, rubricando o lacre juntamente com os mesários.

Art. 30 - A Ata Circunstanciada deverá ser preenchida pelo presidente da mesa e assinada por todos os integrantes da mesa receptora de votos e ser devidamente acondicionada em envelope lacrado.

Art. 31- Todo o material deverá ser entregue ao Coordenador do Posto de Votação, que passará ao responsável pela recepção das urnas e apuração dos votos, devidamente credenciado e identificado pela Comissão Organizadora.

§1°- O material será entregue no local onde será instalada a Central de Apuração, cujo endereço situado na Rua João Alves Carneiro, s/nº, Moropóia, no salão de múltiplo uso da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Renda - SEMAS.

§2°- Todo o material da votação será conduzido em veículos fornecidos pela Administração Municipal devidamente identificados. Nos veículos, além do motorista, deverá estar presente o Coordenador do posto de votação ou um Conselheiro Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e um Guarda Municipal ou agente designado pela segurança das urnas.

§3°- Não será permitida a locomoção, junto com o material de votação, de candidatos ou fiscais ou qualquer outra pessoa estranha ao procedimento da eleição.

DA APURAÇÃO

Art. 32 - A apuração de votos será realizada em local determinado como Central de Apuração, tendo início da contagem de votos, imediatamente após a chegada e regular entrega do material da primeira urna, assim sucessivamente até o término da contagem.

Art. 33 – O processo de apuração deverá ser acompanhado por representante do Ministério Público, pelos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelos candidatos e seus fiscais, por autoridades públicas ou outras pessoas devidamente credenciadas pela Comissão Especial Eleitoral ou pelo presidente do CMDCA - São José de Ribamar.

Parágrafo Único: Serão utilizadas para acesso à Central de Apuração as mesmas credenciais utilizadas no processo de recepção de votos. Para o acesso à Central de Apuração, todas as pessoas deverão apresentar, juntamente com a credencial, um documento de identificação.

(10)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 34 - Caberá ao Presidente do CMDCA - São José de Ribamar, ou pessoa por ele (a) indicada, a coordenação de Trabalho da Mesa Apuradora.

Art. 35 – Na hipótese de votação manual, serão abertas as cédulas oficiais, examinadas e lidas em voz alta por um dos componentes da mesa apuradora.

§1°- Nos casos de declaração dos votos em branco será posto na cédula, no lugar correspondente à indicação do voto, a expressão “em branco“, além da rubrica do Presidente da mesa apuradora.

§2°- O mesmo procedimento será realizado nos casos de votos nulos.

Art. 36 - Após a totalização dos votos serão novamente colocados em envelopes e lacrados os votos e os mapas de totalização de cada urna eleitoral.

Art. 37 - Serão considerados eleitos como Conselheiros Tutelares titulares, os 10 (dez) candidatos que obtiverem a maioria do número de votos e considerados suplentes os 10 (dez) candidatos, de acordo com o número de votos recebidos.

Parágrafo Único: Havendo empate de votos, considera-se eleito o candidato que possuir maior idade.

Art. 38 – Será publicado imediatamente o resultado final da votação, com os nomes dos candidatos eleitos titulares e suplentes para integrarem o Conselho 1 e Conselho 2 de São José de Ribamar, para o mandato de 2016 a 2020 e o número de votos recebidos por cada um deles.

DO CARGO E DA REMUNERAÇÃO:

Art. 39 - Os conselheiros exercerão mandato eletivo e não serão considerados do quadro de servidores da Administração Pública.

Art. 40 – O Servidor Público Municipal que vier a exercer mandato de Conselheiro Tutelar, cuja jornada de trabalho seja igual ou superior a 20 (vinte) horas semanais, ficará licenciado de seu cargo efetivo, podendo, entretanto optar por sua remuneração.

Parágrafo Único – O tempo de serviço que prestar como Conselheiro Tutelar será computado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

Art. 41 - Os Conselhos Tutelares funcionarão em suas respectivas sedes, nos dias úteis, das 8h às 18h, com uma carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, e nos demais dias e horários, em regime de plantão para os casos emergenciais.

§1°- O sobreaviso dar-se-á a partir das 18h até às 8h do dia seguinte e deverá ser cumprido por, no mínimo, 01 (um) conselheiro.

(11)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

§2°- Tanto o plantão como o sobreaviso não estarão incluídos na carga horária de 40 (quarenta) horas semanais de cada conselheiro.

Art. 42 - Competem aos Conselheiros Tutelares as atribuições descritas na Lei Federal n° 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Municipal n°

423/01 e suas alterações, sem prejuízo de outras atribuições definidas no Regimento Interno do Conselho Tutelar.

Art. 43 - A remuneração dos conselheiros será equivalente a 3 (três) salários mínimos de acordo com a Lei Municipal n° 1.012/2013, Art. 28 observadas as alterações e direitos assegurados pela Lei Federal n° 12.696/12.

DO CURSO DE CAPACITAÇÃO OBRIGATÓRIA

Art. 44 - Os 05 (cinco) candidatos mais votados, por Conselho Tutelar, eleitos titulares e os 05 (cinco) candidatos suplentes serão convocados para um curso de capacitação acerca das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente e legislação correlata, bem como sobre as peculiaridades e aspectos práticos do exercício da função de Conselheiro Tutelar.

§1°- O conteúdo, carga horária e metodologia serão informados aos candidatos pelo CMDCA.

§2°- A capacitação será obrigatória para os Conselheiros Tutelares eleitos, conforme acima descrito. O não comparecimento implicará na perda dos direitos de posse ao cargo, salvo apresentação de justificativa fundamentada, por escrito, cabendo ao CMDCA aceitar ou não.

DA POSSE

Art. 45 - O candidato só poderá tomar posse mediante frequência integral na capacitação referida no artigo 45 do presente edital.

Art. 46 - O chefe do Poder Executivo dará posse aos Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes devidamente capacitados, no dia 10 de janeiro de 2016, com local e horário a ser publicado e amplamente divulgado.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 47- O Cronograma do Processo de Escolha do Conselho 1 e Conselho 2 contempla as datas de todo o processo eleitoral e será alterado, sempre que se fizer necessário, com ampla divulgação das novas datas.

(12)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

Art. 48- A Comissão Especial Eleitoral formada para o Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de São José de Ribamar, para o mandato de 2016 a 2020, se dissolverá 30 (trinta) dias após o término do processo eleitoral, ou seja, 30 (trinta) dias após a publicação do resultado final da votação.

Art. 49 - Os bairros e localidades não citados nas relações do anexo II e localidades que vierem a existir deverão localizar-se conforme orientação no referido anexo.

Art. 50- Os casos omissos surgidos durante todo o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares para o Conselho 1 e Conselho 2 serão resolvidos pela Comissão Especial Eleitoral formada para este fim ou; se necessário pela plenária do CMDCA - São José de Ribamar, sob a orientação e fiscalização do Ministério Público Estadual.

Art. 51 - Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

São José de Ribamar, 21 de agosto de 2015.

Thaíse Moraes Barbosa Reis

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em exercício.

(13)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

À Comissão Organizadora do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de São José de Ribamar – MA.

Eu ___________________________________________________________________________, conhecido(a) como (apelido) ________________________________, identidade n.º ______________________, expedida pelo_______________________, em _____________________, CPF: ______________________________________ brasileiro(a), estado civil _________________, profissão _________________________, residente e domiciliado à____________________________________________________________________, n.º__________, complemento ______________________________________________________, bairro __________________________, Tels. (fixo) _____________ (celular) _________________,

na cidade de São José de Ribamar, e-mail

______________________________________________, venho requerer a Vossa Senhoria que se digne conceder minha inscrição como candidato (a) à Conselheiro (a) Tutelar no Município de São José de Ribamar na forma da Lei Federal 8069/90, combinado com a Lei Municipal nº 423/01 e suas alterações e Edital 001/2015 – CMDCA e, para tal, anexo a documentação necessária, abaixo relacionada, declarando satisfazer as condições estipuladas na legislação vigente.

Documentos Comprobatórios:

( ) cédula de identidade ou documento oficial com foto;

( ) duas fotos 5x7;

( ) título de eleitor;

( ) comprovante de quitação eleitoral;

( ) comprovação de residência;

( ) declaração, que comprove atuação profissional ou voluntária, da experiência na defesa, proteção, assistência social e/ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, há no mínimo dois anos;

( ) relatório de atividades de acordo com o Art. 3º, inciso VI, comprovando os trabalhos efetivos, mencionando as atividades junto ao público alvo.

( ) diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente;

( ) bons antecedentes criminais comprovados por certidões do cartório distribuidor, civil e criminal da comarca de ( ) São José de Ribamar e ( ) pela Justiça Federal;

( ) Currículo.

São José de Ribamar - MA ... de ... de 2015.

...

Assinatura do Requerente

(14)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

ANEXO II

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CONSELHO 1 e CONSELHO 2

CONSELHO TUTELAR 1 Contempla a sede do Município até São José dos Índios e demais localidades situadas à margem direita da MA 201 no sentido São José de Ribamar a São Luís.

LOCALIDADES

Sede, São José dos índios, Vila Roseana Sarney, Itapary da Maroca, Itapary do Mar, Panaquatira da Ponta, Panaquatira, Mojó do Apicum, Vila São José, Sítio do Apicum, Cruzeiro, Caúra, Timbubinha, Gambarrinha, São Raimundo, Vila J. Câmara, Vieira, Mirititiua, Canavieira, Outeiro, Campina, Parque Canavieira, Moropóia, Maracajá, Vila Dr. Julinho, Pitangueira, Jardim Araçagi, Cohatrac V, Jardim Alvorada, Conunto Itaquará, Itapiracó, Trizidela, Parque São José, Espaço Sideral, Cohabiano I, II, Alto do Itapiracó, Alto do Turu I, II, III, Alto Alegre, Novo Cohatrac, Parque Jair, Parque das Palmeiras, Vassoural, Aragão, Mato Escuro, Alto do Jaguarema, Parque Araçagi, Araçagi Sítio, Vila Sergio Tamer, Queimadas, Parque Bob Kennedy, Parque Florêncio, Cajual, Boa Vista, Novo Araçagi, Vila Alonso Costa, Miritiua.

CONSELHO TUTELAR 2 Contempla as localidades a partir da Estrada do Residencial Turiúba, situadas à margem esquerda da MA 201 no sentido São José de Ribamar a São Luís.

LOCALIDADES

Pindaí, Riozinho, Itaparipeua, Rio São João, Boa Viagem, Turiúba, Quinta, Vila Santa Terezinha, Laranjal, Ubatuba, Vila São Luís, Vila Sarney Filho I e II, Vila Operária, Vila J. Lima, Vila Cafeteira, Vila Kiola Costa, Tijupá Queimado, Paranã, Mata, Matinha, Residencial São José, São Braz Macaco, Maiobinha, Vila Jardim Tropical I e II, Vila Flamengo, Saramanta, Santana, Salina, Nova Terra, Guarapiranga, Santa Maria, São Lourenço, Catatiua, Iguai, Unicamping, São Paulo, Bom Jardim I e II, Jussatuba, Andiroba dos Gouveias, Jaguarema Sítio, Preçoeira, Jaguarema Povoado, Baiacu.

(15)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

ANEXO III

MODELO DE DECLARAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL OU VOLUNTÁRIA, QUE DEVERÁ SER APRESENTADO EM PAPEL TIMBRADO DA INSTITUIÇÃO.

Nome da Instituição:

Nº do Registro CMDCA:

Nome Completo do Profissional ou Voluntário e respectivo documento de identidade:

Período do exercício:

Resumo das Atividades Desenvolvidas (máximo de 8 linhas):

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

São José de Ribamar - MA, ______ de ______________ de 2015.

_________________________________________

Assinatura 1 do diretor da Instituição

_________________________________________

Assinatura 2 do diretor da Instituição

_________________________________________

Assinatura 3 do diretor da Instituição

(16)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

ANEXO IV

MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CANDIDATO A CONSELHEIRO TUTELAR EMITIDO PELA INSTITUIÇÃO

Emitida em papel timbrado da Instituição – Art. 4º, § 3º do presente Edital.

Nome Completo:

Período de realização das atividades:

Resumo das Atividades Desenvolvidas (mínimo de 30 e máximo de 40 linhas).

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

São José de Ribamar, MA ,_______de ________________de 2015.

______________________________

Membro da Diretoria 1

_______________________________

Membro da Diretoria 2

_______________________________

Membro da Diretoria 3

(17)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

ANEXO V

MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOS CANDIDATOS QUE JÁ EXERCERAM E/OU ESTÃO NA FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR

 Nome Completo:

 Instituição Social que o referendou:

 Período do Exercício do Mandato:

Resumo das Atividades Desenvolvidas (mínimo de 30 e máximo de 40 linhas).

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

São José de Ribamar, MA, ______de ______________de 2015.

___________________________

Conselheiro Tutelar

(18)

Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA – Eleição Conselho Tutelar 2015 Rua de Santana, 95 – Centro.

CEP 65.110-000 – São José de Ribamar – MA

Tel. (98) 3224-6808 – email: sededosconselhos.sjribamar@hotmail.com

ANEXO VI

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHOS TUTELARES 1 e 2

Nº DE

ORDEM ATIVIDADES PRAZOS DATAS

1 REUNIÃO DO CMDCA – APROVAÇÃO DO EDITAL, CRONOGRAMA DO PROCESSO DE ELEIÇÃO E

RESOLUÇÃO E ESCOLHA DA COMISSÃO ELEITORAL. 01 DIA 31/03/15 2 ORÇAMENTO E ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA DAS

ELEIÇÕES. ATÉ 02/04/15

3 CONTATOS E ARTICULAÇÃO COM TRIBUNAL REGIONAL

ELEITORAL- TER -

30/04/15 4 REPUBLICAÇÃO DE RESOLUÇÃO, EDITAL E

CRONOGRAMA DO CMDCA, QUE DISCIPLINA AS ELEIÇÕES UNIFICADAS DOS CT’S.

O6 MESES ANTES DA DATA

P/ ELEIÇÃO

21/08/15

5 RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES DE PRÉ-CANDIDATOS 2 DIAS ÚTEIS 24/08 e 25/08 6 APRECIAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO DOS PRÉ-

CANDIDATOS 02 DIAS ÚTEIS 26/08 e 27/08

7 PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS 01 DIA 28/08/15 8 PERIODO DE IMPUGNAÇÃO DE PRÉ-CANDIDATURAS 01 DIA 31/08/15 9 PERIODO PARA MANIFESTAÇÃO/DEFESA DO

CANDIDATO IMPUGNADO. 01 DIA

01/09/15 10 PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DEFINITIVA DOS PRÉ-

CANDIDATOS 01 DIA

02/09/15

11

- REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS P/ APRESENTAÇÃO DAS REGRAS DO CERTAME E TIRAR DÚVIDAS.

- ESTUDOS DIRIGIDOS PARA OS PRÉ-CANDIDATOS

02 DIAS 03/09 e 04/09 12 PROVA DE AFERIÇÃO DE CARÁTER ELIMINATÓRIO 01 DIA 04/09/15 13 PUBLICAÇÃO DA RELAÇÃO DEFINITIVA DOS

CANDIDATOS 01 DIA

09/09/15 14 PERIODO PARA PEDIDO DE RECURSOS (CANDIDATO

REPROVADO) 01DIA

10/09/15 15 PUBLICAÇÃO DE RESULTADOS DOS RECURSOS 01 DIA 11/09/15 16 RODAS DE CONVERSAS SOBRE ECA NAS COMUNIDADES

COM CANDIDATOS 22 DIAS

15/09 a 03/10 17 PERIODO PARA CAMPANHA DOS CANDIDATOS 22 DIAS 15/09 a 03/10 18 ELEIÇÃO, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS ELEITOS 01 DIA 04/10/2015 19 PUBLICAÇÃO DE RELAÇÃO DOS ELEITOS 04/10/2015 04/10/2015 20 PERIODO PARA RECEBIMENTO DE RECURSOS 02 DIAS 06 E 07/10/15

21 JULGAMENTO DOS RECURSOS 02 DIAS 08 E 09/10/15

22 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DOS RECURSOS 01 DIA 12/10/15

23 POSSE DOS CONSELHEIROS 01 DIA 10/01/2016

Referências

Documentos relacionados

Art. 4º O requerimento de inscrição, dirigido à Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, disponível na sede do CMDCA e no site www.urandi.ba.gov.br

Quanto à escolha do setor supermercadista como objeto da pesquisa, seria interessante citar que, conforme Kasper (1991), apesar de ser um setor extremamente significativo para a

O teste de Kruskal-Wallis parece ser congruente com esta dissonância, uma vez que se verificou que, no índice total da EAPH, nos factores F1, F3, F4 e F5, são

Após o estágio de 3-4 folhas trifolioladas, as amostragens devem ser realizadas com o pano de batida branco, com 1 m de comprimento por 0,5 m de largura, com um suporte de cada lado.

Para tanto, a questão norteadora do presente estudo de revisão integrativa consistiu na questão: Qual a produção científica nacional e internacional acerca dos riscos

5º - Trimestralmente e ao final do Projeto deverá ser enviado ao CMDCA, em 02 (duas) vias impressas e mídia digital (CD), o relatório das atividades

Em razão do presente TERMO DE COLABORAÇÃO a Organização da Sociedade Civil executará, durante a vigência da parceria, as ações previstas no Projeto, aprovado e classificado

conforme modelo Anexo I, fornecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, à Rua Florisbela Rosa da Penha, nº. 2º, para a formação do