• Nenhum resultado encontrado

LICITAÇÃO SENAI MODALIDADE CONVITE EDITAL Nº 0067/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LICITAÇÃO SENAI MODALIDADE CONVITE EDITAL Nº 0067/2021"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

LICITAÇÃO – SENAI MODALIDADE CONVITE

EDITAL Nº 0067/2021

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI, Departamento Regional de Alagoas, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº 03.798.361/0001-13, estabelecido na Avenida Fernandes Lima, nº 385, 2º andar, Edifício “Casa da Indústria Napoleão Barbosa”, Farol, Maceió, CEP 57.055-902, torna público, para conhecimento dos interessados que, realizará, no dia 14 de julho de 2021, às 09:00 horas, na sala da Comissão de Licitação, localizada no 1º andar do Edifício “Casa da Indústria Napoleão Barbosa”, situado à Avenida Fernandes Lima, nº 385, Farol, Maceió, Alagoas, CEP 57.055-902, certame licitatório na modalidade CONVITE, tipo MENOR PREÇO GLOBAL, para a contratação de empresa especializada em prestação de serviços de treinamento e consultoria em pré-aceleração de negócios inovadores, o qual reger-se-á pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, bem como pelas disposições deste Edital, o qual será também disponibilizado no Portal da Transparência do SENAI, no seguinte endereço eletrônico:

https://al.senai.com.br/transparencia, com a finalidade de possibilitar a participação de outros interessados.

01 - DO OBJETO

1.1 – Este convite tem por objeto a contratação de empresa especializada em prestação de serviços de treinamento e consultoria em pré-aceleração de negócios inovadores, tudo em conformidade com os termos, condições, especificações e demais exigências previstas no Termo de Referência – Anexo I e demais anexos deste Edital;

1.2 – todos os custos necessários à execução do objeto deste convite serão suportados pelo licitante vencedor, sem direito a reembolso.

1.3 – a contratação será realizada por um período de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogada a sua vigência, a critério do SENAI, nos termos do Parágrafo único, do art. 26, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI;

1.4 - Os recursos para a contratação estão disponíveis na conta orçamentária nº 31010602001.

02 – PRAZO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

2.1 - O prazo para impugnar este edital é de 02 (dois) dias, contados da data de sua disponibilização no Portal da Transparência do SENAI (https://al.senai.com.br/transparencia).

03 - CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1 - Não poderá participar da presente licitação:

a) Consórcio de pessoas jurídicas.

b) Pessoa jurídica impedida de licitar ou de contratar com qualquer uma das entidades que integrem o Sistema Indústria (FIEA, SESI, SENAI e IEL).

c) Pessoa jurídica em processo de recuperação judicial ou em processo falimentar.

d) Pessoa jurídica cujos diretores, responsáveis legais ou técnicos, membros de conselho técnico, consultivo, deliberativo ou administrativo ou sócio, sejam dirigentes ou empregados do(s) Órgão(s) e/ou da(s) Entidade(s) Regional(is) Licitadora.

(2)

e) Pessoa jurídica cujos empregados, consultores, técnicos ou dirigentes tenham colaborado, de qualquer forma, na elaboração deste Instrumento Convocatório e de seus Anexos.

f) Pessoa jurídica declarada inidônea pelo Tribunal de Contas da União, nos termos do art. 46 da Lei nº 8.443/1992.

3.2 - A licitante poderá se fazer representar nesta licitação por meio de pessoa física devidamente credenciada, nos termos do instrumento constante do Anexo II - Carta de Credenciamento - deste Instrumento Convocatório ou Procuração, que deverá ser apresentada à CPL fora dos envelopes relacionados no item 4.2 abaixo.

3.2.1 - No caso da Carta de Credenciamento ou Procuração Privada, a licitante deverá entregar à CPL uma cópia autenticada do Contrato Social ou instrumento equivalente que comprove a legitimidade de poderes da pessoa que a tiver assinado, sendo permitida a sua apresentação na forma do item 3.3 deste Instrumento Convocatório.

3.2.2 - Caso o representante da empresa, na sessão, seja sócio, este deverá apresentar a cópia do contrato social e a cópia da cédula de identidade e/ou carteira nacional de habilitação, não havendo necessidade da Carta de Credenciamento.

3.2.3 - A ausência da Carta de Credenciamento ou documento similar (conforme especificado no item 2.2.1) não impede a participação da licitante, mas, obsta a manifestação de representante.

3.2.4 - O não credenciamento e não comparecimento de representante, não inabilita a licitante, tampouco impede o prosseguimento das fases do certame.

3.3 - Nenhuma pessoa, ainda que munida de procuração, poderá representar mais de uma licitante, sob pena das demais outorgantes perderem o seu direito à representação nas sessões públicas.

3.4 - As licitantes, no dia, hora e local designados no preâmbulo, apresentarão toda a documentação exigida por este Instrumento Convocatório em 02 (dois) envelopes – A e B - lacrados, distintos e opacos, identificados no lado externo pelo nome da licitante e número da licitação, com os seguintes conteúdos:

ENVELOPE "A" – PROPOSTA DE PREÇOS - Convite Nº 0067/2021

- NOME DA LICITANTE: (Identificação da licitante) - CNPJ DA LICITANTE:

- EMAIL e TELEFONE:

ENVELOPE "B" – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO - Convite Nº 0067/2021

- NOME DA LICITANTE: (Identificação da licitante) - CNPJ DA LICITANTE:

- EMAIL e TELEFONE:

3.4.1 - Caso a licitante decida encaminhar os envelopes mediante postagem, esta deverá inserir os envelopes mencionados no item 3.4 acima, em um terceiro envelope identificado no lado externo, EXCLUSIVAMENTE, conforme disposto a seguir:

(3)

Destinatário: Comissão Permanente de Licitação (SESI/SENAI)

Endereço: 1º andar do Edifício “Casa da Indústria Napoleão Barbosa”, situado na Avenida Fernandes Lima, nº 385, Farol, Maceió, Alagoas, CEP 57.055-902.

3.4.1.1 - O descumprimento, pela empresa, da forma de postagem indicada no item anterior, será de sua exclusiva responsabilidade, eximindo a Comissão de Permanente de Licitação de quaisquer consequências decorrentes de tal descumprimento.

3.5 - A participação na presente licitação implica aceitação integral e irretratável dos termos e condições deste Edital e dos seus Anexos, bem como do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI/SENAI.

4. DA HABILITAÇÃO - ENVELOPE “B”

4.1 - Somente poderão participar desta licitação pessoas jurídicas legalmente estabelecidas no País, cujo objeto social expresso no estatuto ou no contrato social especifique atividade pertinente e compatível com o objeto da presente licitação.

4.2 - Para os fins de habilitação, todas as licitantes deverão apresentar os documentos relacionados neste tópico, na sua versão original ou em cópia autenticada.

4.2.1 - Os documentos relativos à habilitação jurídica da licitante que já tiverem sido apresentados por ocasião do credenciamento ficam dispensados de serem inseridos no envelope de habilitação.

4.3 - Os documentos apresentados em cópias simples deverão ser autenticados em cartório ou acompanhados de suas respectivas vias originais para serem conferidos pela Comissão Permanente de Licitação, exceto aqueles obtidos pela INTERNET.

4.3.1 - Todas as certidões apresentadas deverão ter sido emitidas em no máximo 90 (noventa) dias anteriores à data da abertura do certame, caso não possuam prazo próprio de validade.

4.4 - A CPL poderá efetuar diligências a fim de comprovar a veracidade das informações e dos documentos apresentados pelas licitantes, inclusive quanto à regularidade fiscal que poderá ser comprovada mediante pesquisa nos sítios oficiais na internet.

4.5 - Serão inabilitadas as empresas que não tenham atendido às condições estabelecidas neste item 3.

4.5.1 - Habilitação jurídica

a) Registro Comercial e suas alterações (Declaração de Firma Individual ou Contrato Social), devidamente registrados;

4.5.2 - Qualificação econômico-financeira

a) Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo Distribuidor da sede da empresa licitante, dentro do prazo de validade. Quando não constar na certidão o prazo de validade, será considerado o prazo de 90 (noventa) dias, da data de expedição;

(4)

4.5.3 - Regularidade fiscal

a) Registro Comercial (Declaração de Firma Individual ou Contrato Social e suas alterações) devidamente registrados;

b) Cartão de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

c) Cartão de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividades e compatível com o objeto;

d) Certidões negativas de débito para com as fazendas estadual e municipal do domicílio ou sede do licitante;

e) Certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN, referente a todos os tributos federais e à Dívida Ativa da União – DAU por elas administrados;

f) Certidão de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no cumprimento dos encargos instituídos por lei.

5. DA PROPOSTA DE PREÇOS - ENVELOPE "A"

5.1 - O Envelope “A” conterá a Proposta de Preços, que deverá ser datada, impressa e assinada, sem emendas, ressalvas, rasuras ou entrelinhas, além de atender às especificações deste convite, bem como:

5.2 - Ser redigida em português, devendo a última página ser assinada pelo representante legal da empresa;

5.2.1 – Indicar o valor unitário e valor total de cada item, quando for o caso e, valor global da proposta;

5.2.2 - Nos preços apresentados na proposta, deverão estar incluídos todos os tributos, impostos, descontos emolumentos, contribuições previdenciárias, fiscais, sociais e parafiscais, que sejam devidos em decorrência, direta e indireta na execução dos serviços. Não será considerado o item da proposta que apresentar qualquer possibilidade de acréscimo ao preço apresentado;

5.2.3 - Prazo de validade da proposta, de no mínimo 60 (sessenta) dias corridos, contados da data de sua entrega;

5.3 - A proposta deverá ser cotada por preço total, fixo e irreajustável, em moeda corrente nacional (Real), em algarismos e por extenso, incluindo todos os custos das obrigações da licitante.

5.4 - Na hipótese de discordância entre os preços apresentados, a cotação indicada por extenso prevalecerá sobre a numérica.

5.5 - É vedada a utilização de qualquer elemento, critério ou fato sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa, ainda que indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre os licitantes.

(5)

06 – DOS PROCEDIMENTOS

6.1 - A CPL receberá os envelopes da "Proposta" e da "Habilitação", em sessão pública, a ser realizada na Sala da Comissão Permanente de Licitação, localizada no 1º andar do Edifício

“Casa da Indústria Napoleão Barbosa”, situada na Avenida Fernandes Lima, nº 385, Farol, Maceió, Alagoas, CEP 57.055-902, até às 09:00 horas, do dia 14 de julho de 2021;

6.2 – Fica estabelecido que, a critério da CPL, poderá ser concedida uma tolerância de até 10 (dez) minutos, após o horário estabelecido para o início do certame (09:00 horas), para que os licitantes possam entregar os respectivos envelopes da "Proposta" e da "Habilitação".

6.3 - Não será aceita, em qualquer hipótese, a participação no certame de licitante retardatário, salvo na condição de ouvinte;

6.4 - Uma vez iniciada a sessão pública de recebimento dos envelopes "Proposta" e

"Habilitação", não serão permitidas quaisquer retificações que possam influir no resultado do certame.

6.5 - Os envelopes da “Habilitação” serão abertos pela CPL na presença dos participantes, que fará a conferência e, posteriormente, dará vistas de todos os documentos aos mesmos, os quais serão rubricados pelos membros da CPL, bem como pelos representantes legais dos licitantes presentes;

6.6 – Não havendo necessidade de suspensão da sessão para a realização de qualquer diligência no tocante aos documentos apresentados, bem como impugnação em relação aos mesmos, tal circunstância será registrada em ata, inclusive, fazendo constar que, a ausência de impugnação equipara-se a renúncia ao direito de impugnar tais documentos. Em seguida, ainda na mesma sessão, à CPL decidirá quais empresas foram habilitadas, como também as inabilitadas, prosseguindo com o julgamento, com a abertura dos envelopes da “Proposta”, declarando a licitante vencedora.

6.7 – Havendo impugnação aos documentos apresentados, essa circunstância será registrada em ata. Caso seja possível dirimir a impugnação na mesma sessão, à CPL decidirá acerca da aludida impugnação, declarando as empresas habilitadas e as inabilitadas. Caso não seja possível decidir acerca da impugnação na mesma sessão, a mesma será suspensa, sendo designada naquela assentada a data e hora da nova sessão, na qual será divulgado o resultado da fase de habilitação.

6.7.1 – Do resultado da fase de habilitação e do julgamento das propostas, caberá recurso, pelo licitante que se julgar prejudicado, no prazo de 02 (dois) dias úteis, dirigido ao Diretor Regional do SENAI, nos termos do art. 22, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI. Em caso de recurso, o certame será suspenso, oportunidade em que os envelopes das

“Propostas” devidamente rubricados no “fecho” pelos licitantes, ficarão sob a guarda da CPL, para serem abertos na próxima sessão que for designada, devendo os licitantes serem informados da nova data.

6.7.2 - A licitante que puder vir a ter a sua situação efetivamente prejudicada em razão de recurso interposto, poderá sobre ele se manifestar, no mesmo prazo recursal, que iniciará da comunicação da interposição do recurso, na forma do § 3º, do Art. 22, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

(6)

6.7.3 – Os recursos serão julgados pela autoridade competente ou por quem esta delegar competência, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, conforme previsto no art. 23, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

6.8 – Fica facultado à CPL, nos termos do Art. 16 do RLC do SENAI, inverter o procedimento, abrindo primeiramente as propostas, classificando os proponentes, e só então abrir os envelopes da habilitação do licitante classificado em primeiro lugar. Se o licitante classificado em primeiro lugar for inabilitado e, após julgados os eventuais recursos interpostos, proceder- se-á a abertura dos envelopes de habilitação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para que o seguinte classificado que preencha as condições de habilitação seja declarado vencedor.

6.9 – A inabilitação do licitante importa em preclusão do seu direito de participar das fases subsequentes do certame.

6.10 – À exceção das ressalvas contidas neste Edital, qualquer manifestação dos licitantes somente será aceita quando realizada durante as sessões.

07 - DO JULGAMENTO

7.1 - No julgamento da presente licitação, levar-se-á em conta o interesse do SENAI, no critério de menor preço global.

7.2 – Concluído o julgamento do certame pela CPL, o seu resultado será registrado na ata da sessão, sendo declarada a licitante vencedora. Após esta divulgação todas as licitantes presentes na sessão serão consideradas intimadas da decisão, iniciando-se a partir desta data o prazo recursal. As licitantes não presentes serão intimadas da decisão, iniciando-se o prazo recursal a partir da data de recebimento das respectivas intimações. Decididos os eventuais recursos apresentados, ou diante da sua renúncia, à CPL submeterá ao Diretor Regional do SENAI o resultado para homologação e posterior adjudicação conforme determina o Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, em seu art. 14, inciso IV.

7.3 - No caso de empate entre duas ou mais propostas, se fará, obrigatoriamente, um sorteio, em ato público, para o qual todos os licitantes serão convocados, sendo vedada qualquer outra forma de desempate.

7.4 – A licitante adjudicada será intimada para assinar o contrato, cuja minuta consta do Anexo III deste Edital, no prazo de 05 (cinco) dias, a contar de sua intimação. Sua recusa caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o à multa de 10% (dez por cento) do valor anual do contrato, sem prejuízo da aplicação das penalidades previstas nos art. 31, incisos I, II e III e, 32, todos do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

08 - DO PAGAMENTO

8.1 – O pagamento será realizado em 06 (seis) parcelas mensais, mediante a apresentação pela contratada da nota fiscal/fatura para as conferências e os atestados de recebimento pela área solicitante com no mínimo 15 (quinze) dias de antecedência da data de vencimento. O primeiro pagamento será realizado no mês seguinte ao início da execução dos serviços e assim sucessivamente, até o último pagamento. A Nota Fiscal deverá ser enviada no ato da entrega, junto ao Boleto Bancário e cópia do pedido de compra. Para o envio da Nota Fiscal

(7)

sem boleto, o pagamento será realizado via depósito/transferência apenas através de conta no Banco do Brasil, caso contrário o pagamento não será realizado. Para as Notas Fiscais de Serviço deverão ser emitidas entre os dias: 01 e 20 de cada mês.

09 - DAS PENALIDADES

9.1 - Pela inexecução total ou parcial da proposta de preços, o SENAI poderá, garantida a prévia defesa do contratado no prazo de 05 (cinco) dias úteis, aplicar as seguintes penalidades:

9.1.2 - ADVERTÊNCIA - sempre que forem observadas irregularidades de pequena monta para os quais tenha concorrido;

9.1.3 - SUSPENSÃO TEMPORÁRIA de participação em licitação e impedimento de contratar com o SENAI, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

9.1.4 - DECLARAÇÃO DE INIDONEIDADE para licitar ou contratar com o SENAI enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base na alínea anterior.

10 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 - Somente a CPL dirimirá as dúvidas e omissões decorrentes deste Instrumento Convocatório e seus Anexos, por escrito, aos pedidos de esclarecimentos sobre a licitação, que serão feitos diretamente à CPL e também poderão ser divulgadas às demais empresas licitantes.

10.2 – Após formalizada a entrega das propostas, não serão permitidos quaisquer adendos, acréscimos ou retificações aos mesmos.

10.3 - Nenhuma indenização será devida às licitantes pela elaboração e/ou apresentação da documentação relativa ao presente Convite.

10.4 - As licitantes deverão cumprir fielmente as prescrições deste Convite, cuja inobservância constitui motivo de invalidação irreversível das respectivas propostas.

10.5 - Não será classificada a licitante que, por inadimplência, tenha dado causa a rescisão de contrato anteriormente celebrado com o SENAI, e tenha sido aplicada qualquer das penas previstas no Art. 31, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, enquanto perdurarem os motivos determinantes da penalidade ou até que seja promovida a sua reabilitação.

10.6 – A CPL poderá solicitar, a seu critério, esclarecimentos e informações complementares ou efetuar diligências, caso julgue necessário, visando melhor desempenhar suas funções institucionais, desde que disso não decorra a posterior inclusão de documentos que deveriam constar originariamente dos envelopes entregues pelas licitantes.

10.7 - Qualquer alteração neste Edital será comunicada aos interessados pela mesma forma com que se deu a divulgação ao texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido,

(8)

exceto quando a alteração não afetar a formulação das propostas. Neste último caso, as alterações serão publicadas exclusivamente nas páginas do Portal da Transparência do SENAI, no seguinte endereço eletrônico: https://al.senai.com.br/transparencia.

10.8 - As empresas interessadas deverão manter-se atualizadas de quaisquer alterações e/ou esclarecimentos sobre o edital, através de consulta permanente ao endereço acima indicado, não cabendo ao órgão licitador a responsabilidade pela não observância deste procedimento.

10.9 - Na hipótese de não haver expediente no dia da abertura da presente licitação, ficará esta transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo local e horário anteriormente estabelecido.

10.10 - A participação da interessada implica na aceitação plena de todos os termos e condições descritas neste convite, independentemente de menções diversas contidas em sua proposta.

10.11 – O SENAI se reserva o direito de cancelar esta licitação antes da assinatura do contrato, mediante prévia justificativa, sem que caiba às licitantes qualquer reclamação ou indenização, nos termos do art. 40 do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

10.12 - Os envelopes das licitantes ainda lacrados e não utilizados no certame serão disponibilizados para retirada no prazo de até 30 (trinta) dias contados da assinatura do contrato. Decorrido esse prazo, poderá ser providenciada a sua destruição.

10.13 - Fica eleito o Foro da Comarca de Maceió, Alagoas, para dirimir eventual controvérsia que decorra da presente licitação.

10.12 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Licitações.

10.13 - Constituem partes integrantes e complementares deste instrumento os seguintes anexos:

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO II – MINUTA DE CARTA DE CREDENCIAMENTO ANEXO III – MINUTA CONTRATO

Maceió, 06 de julho de 2021.

Comissão Permanente de Licitação do Sistema FIEA.

(9)

CONVITE CONJUNTO Nº 67/2021 ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA

1.1. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TREINAMENTO E CONSULTORIA EM PRÉ-ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS INOVADORES.

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de treinamento e consultoria em pré-aceleração de negócios inovadores, por intermédio de uma metodologia própria e validada que contemple atividades de palestras, worskhops, diagnósticos, consultorias, cocriação, monitoramento, mentorias e pitchs, a serem aplicadas em 01 turma de até 15 projetos ideias inovadoras de negócios. Com treinamento da equipe interna de colaboradores da instituição.

2. IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE 2.1. Entidade:

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI, Departamento Regional de Alagoas

2.1.1 Conta Orçamentária: 31010602001 2.2. Endereço:

Avenida Fernandes Lima, nº 385, 3º Andar, Edifício “Casa da Indústria Napoleão Barbosa”, Farol, Maceió, Alagoas, CEP 57.055-902.

3. JUSTIFICATIVA

O estímulo ao empreendedorismo inovador de base tecnológica é uma forma inteligente e produtiva para proporcionarmos mais negócios inovadores. Esse estímulo/fomento pode acontecer na forma de projetos/ações de pré-aceleração para a promoção da inovação e geração de novos negócios inovadores. Essas ações servem para mitigar o risco tecnológico e assim incentivar o surgimento e/ou a consolidação de empresas inovadoras de base tecnológica, constituindo-se num importante impulso para os processos de desenvolvimento da maturidade dos negócios. A ação específica de pré-aceleração, ou seja, uma atuação prévia

(10)

visando capacitar o empreendedor, é fundamental, pois diversas são as dificuldades encontradas.

O estímulo ao empreendedorismo é um dos mais importantes mecanismos para o crescimento econômico, quando se trata em tirar uma ideia do papel e transformá-la em negócio.

Define-se pré-aceleração como um programa de orientação, acompanhamento, suporte e capacitação, para auxiliar empreendedores a transformar suas ideias de negócios em empresas formalizadas juridicamente, por meio de ferramentas, serviços de consultoria, mentoria, assessoria, cursos, apoio institucional, networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

É importante ressaltar que os empreendedores nessa fase não possuem uma empresa formalizada, um produto/serviço/processo pronto a ser comercializado, nem um plano de negócios definido. Dessa maneira, a pré-aceleração é destinada para a validação da ideia de negócio, auxiliando na constituição do mesmo para que ele esteja apto a desenvolver a sua maturidade e se inserir posteriormente no mercado. Portanto, a criação desses ambientes que potencializam e auxiliam os empreendedores a darem o primeiro passo no seu negócio, tornam-se relevantes para o Estado de Alagoas.

O objetivo principal é preparar projetos de idéias inovadoras para que possam se transformar em negócio, fomentar o espírito empreendedor, formar pessoas interessadas no empreendedorismo com viés da inovação e facilitar o acesso dos empreendedores inovadores às teorias e técnicas de implantação e gestão de negócios.

Portanto, além da meta evidente de criação de novas empresas, essa ação deverá disseminar pelo Estado novos atores de inovação, com competências e o conhecimento necessário para participar e contemplar editais de fomento em nível regional e nacional. Dessa forma, o projeto contribuirá diretamente para o fortalecimento do ecossistema estadual de inovação e indiretamente para a atração de investimentos nas empresas alagoanas.

4. OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO

4.1. Objetivo Geral

Contratação de empresa especializada que apresente proposta que contemple a execução do Programa de Pré-aceleração de Ideias Inovadoras em formato híbrido (presencial e online), voltado ao desenvolvimento de planos de negócio para produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores que resultem na criação de novas empresas, promovendo e fomentando

(11)

a inovação e o empreendedorismo inovador de base tecnológica no equilíbrio regional, no desenvolvimento econômico sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população do Estado de Alagoas.

4.2. Objetivos Específicos

 Incentivar projetos inovadores que possam levar em consideração as tecnologias atuais e as novas práticas de mercado relacionadas aos mais diversos segmentos;

 Desenvolver, por meio de mentorias, durante o período de execução do programa, as especificidades e necessidades para a pré-aceleração de 01 turma de ideias inovadoras no Estado de Alagoas;

 Apresentar, de maneira clara e detalhada, uma metodologia para pré-aceleração em formato híbrido (presencial e online) e desenvolvimento de ideias (amadurecimento dessas ideias para transformação em modelos de negócio) e que esteja em condições de executar com qualidade;

 As etapas presenciais deverão ser executas no Estado de Alagoas, no ambiente do Hub SENAI de Inovação (Unidade SENAI Gustavo Paiva – bairro Poço) e no Centro de Inovação do Parque Tecnológico (CIPT) no bairro Jaraguá, ambos na cidade de Maceió;

 Prover uma plataforma tecnológica para que seja possível o acompanhamento e monitoramento das atividades dos projetos, que permita o registro das atividades, contatos com as equipes de acompanhamento, monitoria e mentoria e feedback, além de ao final do programa de pré-aceleração os empreendedores acessem os documentos construídos dentro do programa;

 Disponibilizar acesso continuo e online, dentro das prerrogativas da LGPD, das atividades realizadas pelos projetos pré-acelerados ao SENAI-AL;

 Formar, capacitar e graduar 01 turma de pré-aceleração.

 Formar, capacitar e certificar a equipe de colaboradores do SENAI que atuarão diretamente no acompanhamento da execução do programa de pré-aceleração;

 Cada turma de pré-aceleração será formada por até 15 projetos de ideias inovadoras, cada um desses projetos de idéias será desenvolvida por uma equipe de até 05 (cinco) membros.

 Captar rede de mentores para atuação no programa.

 Realizar mentorias individuais com os projetos.

 O projeto visa estimular a geração de novos negócios (CNPJ´s) (ideias em negócios) e para isso deverão ser utilizadas diversas, técnicas e ferramentas dentro da metodologia a ser contratada, que apoiam a construção e/ou validação do espírito empreendedor nos participantes. A solução deverá se apoiar em ações presenciais e em ambiente virtual com realização de eventos (palestras, workshops e treinamentos), consultorias, reuniões de

(12)

cocriação, realização de diagnósticos, monitoramento dos trabalhos, mentorias e pitchs, para conseguir atingir seus objetivos.

5. ATIVIDADES1

ATIVIDADE FORMATIVA CARGA HORÁRIA

OFICINA DIAGNÓSTICO INICIAL 3

EVENTO DE CONSTRUÇÃO DE DNA EMPRESARIAL 5

OFICINA DE PROPÓSITO 3

WORKSHOP LEGO SERIOUS PLAY - FORMAÇÃO DE PERSONAS 12

WORKSHOP DE GESTÃO DE PROJETOS – KANBAN 5

PALESTRA DIREITO PARA STARTUPS 2

PALESTRA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA STARTUPS 2

WORKSHOPING NAMING 5

PALESTRA BRANDING 2

PALESTRA MENTORING 2

OFICINA DE VALIDAÇÃO 3

OFICINA PITCH 2

WORKSHOP BUSINESS MODEL CANVAS 5

CURSO DPI CANVAS 16

PALESTRA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – UX 2

PALESTRA MARKETING DIGITAL 2

PALESTRA SOBRE INOVAÇÃO 2

WORKSHOP DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 5

OFICINA DE PLANO DE NEGÓCIO 3

PALESTRA PLANEJAMENTO FINANCEIRO 2

PALESTRA CONTABILIDADE PARA STARTUPS 2

1 É importante observar que: (i) A toda atividade está associado um produto; (ii) não existe atividade sem produto ou produto sem atividade; (iii) um mesmo produto pode ser atribuído a diversas atividades e diversas atividades podem resultar em um único produto.

(13)

WORKSHOP PROTOTIPAGEM E MVP 5

PALESTRA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 2

PALESTRA VENTURE CAPITAL 2

OFICINA GESTÃO DE VESTING 2

PALESTRA RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES 2

CURSO VENDAS/TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 10

WORKSHOP PRECIFICAÇÃO 4

PALESTRA MOTIVACIONAIL I 2

PALESTRA MOTIVACIONAIL II 2

PALESTRA MOTIVACIONAIL III 2

PALESTRA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO REGIONAL 2

OFICINA ORATÓRIA 3

ACOMPANHAMENTO – MENTORIA 37

TOTAL DO TREINAMENTO (presenciais e a distância)

160 HORAS

Todo o processo de pré-aceleração deverá ser realizado no formato híbrido (presencial e online), sendo que as atividades presenciais devem ser realizadas em Maceió, no Hub SENAI de Inovação e Tecnologia e no CIPT.

Ao final do período de pré-aceleração/ideação os participantes deverão atingir os seguintes objetivos: validação do problema e segmento de clientes; validação da solução e modelo de negócios; e planejamento dos próximos passos para alavancar o crescimento do empreendimento.

Atividades:

 Realizar palestras, workshops e treinamentos coletivos:

Oferecer pelo menos 01 atividade síncrona de capacitação no formato de palestras, workshops, treinamentos coletivos por semana para todos os empreendedores, sobre os temas que envolvem o Ecossistema de empreendedorismo e inovação para orientar os participantes e suas equipes no desenvolvimento e condução dos futuros negócios, totalizando um mínimo de 20 atividades nos 6 meses da pré-aceleração.

(14)

 Validar a solução e modelo de negócios identificados pelos participantes em suas propostas de empreendimento:

Oferecer subsídios e recursos digitais e analógicos para instruir os empreendedores na validação de suas soluções e modelos de negócio, com o intuito de minimizar os riscos e fragilidades no momento de implantação.

 Validar o problema e segmento de clientes identificados pelos participantes em suas propostas de empreendimento:

Oferecer subsídios e recursos digitais e analógicos para instruir os empreendedores na validação do problema, e segmento de clientes para aumentar o potencial de assertividade da solução. A validação deve considerar a receptividade de público, mercado e solução.

 Acompanhamento das atividades desenvolvidas:

Oferecer suporte digital e analógico, e acompanhamento constante para o desenvolvimento dos projetos, orientando a condução das atividades, e monitorar o desempenho dos projetos. Deve-se acompanhar também a participação e constância do desenvolvimento de todos os projetos pré-acelerados. Para isso deve ser oferecida uma plataforma digital adequada para a atividade que permita o acompanhamento em tempo real dos gestores, organizadores e instituições parceiras.

 Mentorias individuais por projeto:

Captar e relacionar atores do ecossistema local para desempenhar o papel de mentores individuais para cada projeto/ideia aprovado/selecionado para participar da "pré- aceleração".

Os mentores da rede devem ser profissionais altamente capacitados e que ofereçam ampla experiência e rica formação aos projetos pré-acelerados.

Oferecer mentores individuais e exclusivos para cada projeto pré-acelerado, com disponibilidade de atendimento mínimo de 1 hora por semana. O mentor deve ser um agente local com know how nas áreas relacionadas ao projeto, e experiência empreendedora. O mentor deve ser complementar ao projeto, ou seja, satisfazer necessidades ausentes na equipe, porém, fundamentais ao desenvolvimento do projeto.

Todos os mentores deverão preencher um Termo de Aceite que explicite seu compromisso com a voluntariedade da atividade e com o sigilo das informações dos projetos que vier a mentorar. Todos os mentores deverão disponibilizar seus dados pessoais e profissionais.

(15)

Conforme mencionado no Termo de Referência, um dos pré-requisitos é possuir uma ampla de rede de mentores cadastrados com diferentes áreas de atuação, para atendimento aos projetos e para atender demandas específicas que possam surgir no decorrer da pré- aceleração.

 Mentoria coletiva:

Oferecer mensalmente no mínimo duas mentorias coletivas e temáticas com profissionais experientes no mercado sobre temas complementares de interesse coletivo e relacionados ao desenvolvimento dos negócios. Aproximar atores locais que possam suprir demandas específicas das turmas, totalizando um mínimo de 10 atividades nos 6 meses da pré- aceleração.

 Monitorias:

Realizar o monitoramento periódico dos projetos para acompanhar o desempenho no desenvolvimento dos critérios estabelecidos para a pré-aceleração. Deverá ser realizado total de 3 monitoramentos para a turma, acompanhando a evolução ao longo da pré- aceleração.

O acompanhamento da evolução de cada projeto deve ser realizado pela Plataforma Digital de Pré-aceleração.

Os resultados das monitorias devem ficar disponíveis para consulta e acompanhamento das equipes, seus mentores, da equipe de gestão do programa e do SEBRAE por meio da Plataforma Digital em tempo real.

 Palestras com profissionais de mercado, nas áreas de empreendedorismo, criatividade e inovação:

Realizar palestras com profissionais do mercado local para orientar os empreendedores sobre os temas envoltos ao desenvolvimento dos negócios, relacionados a empreendedorismo, criatividade e inovação, tais como branding, planejamento financeiro, propriedade intelectual. O número mínimo de palestras durante os seis meses não pode ser menor que 4 palestras.

 Oficinas práticas (workshop) com profissionais de mercado para a elaboração de plano de negócios:

(16)

Realizar, no mínimo 01 oficina por mês com foco na prática e suporte para o desenvolvimento do plano de negócios do projeto pré-acelerado, com atores do ecossistema local ou regional. O número mínimo de palestras durante os seis meses não pode ser menor que 6 workshops.

 Oficina prática (workshop) com profissionais de mercado para a elaboração do Pitch:

Realizar oficina prática de capacitação e orientação para elaboração do pitch final dos projetos pré-acelerados, capacitando os empreendedores quanto à estrutura ideal da apresentação (tópicos a serem apresentados), gestão do tempo disponível para as apresentações, habilidades e comportamentos indicados, e orientação para o desenvolvimento da apresentação visual.

 Apoio para a elaboração do Pitch:

Pitch é uma apresentação do negócio com o intuito de conquistar novos parceiros ou investidores. Dentre as informações apresentadas no Pitch podem-se destacar a Validação do Problema; a Proposta de Solução; o Tamanho do Mercado; a Concorrência; a Validação do MVP (Produto Mínimo Viável); o Modelo de Negócio; o Plano de Marketing; o Time envolvido; e, até, os Recursos Necessários.

Oferecer apoio na solução de dúvidas e práticas para o desenvolvimento do pitch final dos projetos, por meio de atendimento individual, mentoria coletiva e atividade(s) de treinamento (design, oratória, tecnologia e linguagem). Oferecer estrutura adequada (analógica e digital) de acordo com o formato das apresentações finais, compondo banca de avaliadores que ofereçam feedback para aprimoramento da apresentação final.

 Evento de apresentação dos Pitchs:

Realizar evento público (presencial e online) para a apresentação dos pitches finais dos projetos pré-acelerados, contendo banca avaliadora.

A turma de pré-aceleração deverá contar com uma banca de especialistas do ecossistema local/regional, os quais avaliam as apresentações e a viabilidade dos projetos, com transmissão pela internet (canal específico do Youtube), para promover transparência aos alagoanos e visibilidade aos projetos.

 Emissão e entrega dos certificados de aprovação:

Emitir certificados aos participantes do processo de pré-aceleração que atingirem indicadores mínimos e satisfatórios para a graduação no processo.

(17)

Os indicadores mínimos devem ser extraídos do processo de monitoramento que acontece na plataforma específica, podendo ser destacados:

a) Participação do projeto nas atividades oferecidas pelo Programa;

b) Comprovação de sua evolução no desenvolvimento das atividades propostas e apresentadas no âmbito da plataforma online;

c) Evolução satisfatória da Ideia/Projeto;

d) Pitch Final apresentado.

 Formar, capacitar e certificar a equipe de colaboradores do SENAI que atuarão diretamente no acompanhamento da execução do programa de pré-aceleração;

 FORMATO HÍBRIDO (PRESENCIAL E ONLINE)

Realizar atividades de forma presencial nos espaços do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia e no CIPT e online com apoio de uma Plataforma digital própria ou customizada e especializada, para melhorar o atendimento e participação dos projetos pré-acelerados, possibilitando uma melhor experiência no processo, independente da localização física do participante.

Por ser um público bastante diverso, a plataforma deve ter usabilidade adequada de fácil interpretação e uso para os pré-acelerados (UX Design).

 A Plataforma digital de acesso e acompanhamento dos Projetos Pré-acelerados precisará possuir, ao menos, as seguintes funcionalidades:

a) Permitir o acesso individualizado de todos os integrantes das equipes, inclusive mentores, de cada um dos Projetos aprovados no processo seletivo durante a pré- aceleração e para o acompanhamento das atividades online;

b) Apresentar um ambiente interativo composto por ferramentas automatizadas, necessárias ao desenvolvimento dos projetos no período de pré-aceleração;

c) Garantir o acesso único e exclusivo aos participantes da pré-aceleração, cujo cadastro é pessoal, sigiloso e intransferível, seguindo as normas de segurança previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais);

d) Possuir agenda compartilhável com centralização da programação das atividades, promovendo o fortalecimento do ecossistema alagoano de inovação e empreendedorismo;

(18)

e) Oferecer ferramenta de mensagens instantânea (chat), exclusiva para assuntos da pré-aceleração e disponibilizada aos participantes para uso no computador e no smartphone, permitindo a interação em tempo real entre os integrantes das equipes e dos projetos, de forma a complementar e centralizar a comunicação,

f) Oferecer um espaço para registro das atas de mentoria, de maneira a permitir o acompanhamento e a formalização dos assuntos abordados em reuniões com os mentores;

g) Permitir painéis e níveis de acesso diferenciados aos Mentores, não podendo interferir no resultado das ferramentas, mas podendo oferecer feedback ao final de cada fase/etapa de aplicação das ferramentas disponíveis na plataforma;

h) Permitir níveis e painéis de acesso específicos para a equipe de gestão da plataforma;

i) Apresentar uma área dedicada ao monitoramento dos projetos, discutida e aplicada em tempo real, nos diferentes momentos da avaliação de desempenho dos Projetos, devendo as notas ficarem disponíveis para consulta dos projetos pré- aceleração, mentores e também do SENAI-AL;

j) Disponibilizar processo de monitoramento automatizado na plataforma, por meio da geração de dados e informações, por Projeto, que facilitem uma rápida interpretação do maior desenvolvimento e/ou fragilidades em diferentes momentos do processo de pré-aceleração;

k) Possuir uma área para gestão visual dos projetos, onde podem ser atribuídas atividades e responsáveis ao realizar todas as fases/etapas da metodologia e também o acompanhamento de resultados e prazos;

l) Possuir e disponibilizar a todos os atores envolvidos, conteúdos para facilitar a pré-aceleração, como ebooks, vídeo aulas, vídeos instrucionais, exercícios para aplicação online da metodologia, indicação de referências bibliográficas, recursos para estimular e incentivar a co-criação, elaboração e registro dos resultados do uso da Plataforma;

m) A Plataforma deverá possuir Dashboard de acompanhamento dos projetos em tempo real pelo SENAI-AL, permitindo a extração de relatórios diversos;

n) Permitir a extração de relatórios numéricos e visuais (gráficos) de acesso, visitas, atualizações, logins, tempo de acesso por usuário, etc.;

(19)

o) Deverá estar hospedada em uma infraestrutura distribuída, arbitrariamente escalável, com controle de acesso por objeto (segurança) e garantia de máximo tempo operacional (uptime);

p) Deve oferecer a versão mobile (app ou webapp);

q) Deve disponibilizar Manuais em formato impresso e/ou online, estáticos e/ou dinâmicos (vídeos) de acesso e uso da plataforma e das ferramentas disponibilizadas.

6. ENTREGAS

Treinamento e consultoria, por intermédio de uma metodologia própria e validada que contemple atividades de palestras, workshops, diagnósticos, consultorias, cocriação, monitoramento, mentorias e pitchs, além de acesso a uma plataforma tecnológica para acompanhamento e monitoramento dos projetos. a serem aplicadas em 01 turma de até 15 projetos de ideias inovadoras, conforme dispostos nos itens 4.2 e 5.

7. FORMA DE APRESENTAÇÃO

A verificação da entrega do serviço em conformidade com as necessidades do contrato será evidenciada através de atesto mensal emitido pelo responsável designado pelo contratante.

O prazo de execução do processo completo de pré-aceleração para a turma com até 15 projetos de ideias inovadoras é de 6 meses, sendo considerado o primeiro mês para seleção de candidatos e 5 meses para realização das atividades de desenvolvimento dos projetos na pré-aceleração. Este processo é realizado de maneira sucessiva, totalizando 6 meses de atividades.

8. VIGÊNCIA DO CONTRATO

O prazo de vigência do contrato é de 06 meses podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

Após assinatura do contrato o serviço deverá ser iniciado imediatamente.

9. CUSTO E FORMA DE PAGAMENTO 9.1. Custos

9.1.1. – Custos de Responsabilidade do Contratado:

 Plataforma tecnológica

 Palestrantes

(20)

 Mentores

 Monitores para acompanhamento dos projetos

 - Todos os encargos trabalhistas;

 - Todos os envolvidos na prestação de serviços, obrigatoriamente serão do quadro de funcionários da contratada, com isenção dos mentores voluntários;

 - Cumprir integralmente toda legislação vigente relativa a saúde e segurança no trabalho.

 - Estar em situação regular junto às fazendas estadual e municipal, a fazenda nacional e ao FGTS, devendo apresentar as certidões de regularidade, GFIP, folha de pagamento + comprovante de pagamento e certidão negativa de débitos trabalhistas.

 - Aso, cartão de ponto, refeição/alimentação (comprovante de pagamento, vale transporte (comprovante de pagamento), vacina antitetânica, CPF, CTPS – identificação, qualificação e serviço, ordem de serviço e ficha de registro.

 - PPRA, PCMSO, registro de empregado, ficha de EPI - fardamento, ordem de serviço

(nr 01)

- Treinamento admissional – integração, análise ergonômica do trabalho e LTCAT.

9.1.2. – Custos de Responsabilidade do Contratante:

 Fornecer, em tempo hábil, todas as especificações e informações necessárias à execução dos serviços objeto deste contrato;

 Efetuar à contratada todos os pagamentos a que esteja obrigado em razão deste contrato, observado seus prazo e condições;

 Solicitar por escrito a retirada ou substituição do funcionário da contratada que venha a infringir as normas e regulamentos internos do contratante;

 Solicitar por escrito a retirada ou substituição do funcionário da contratada que não apresente capacidade técnica condizente com as atividades descritas neste termo de referência;

 Designar representante credenciado para acompanhar a execução dos serviços.

9.2. – Forma de Pagamento

Os pagamentos serão realizados em até 30 dias do mês subsequente após o envio das notas fiscais e a aprovação dos documentos solicitados.

9.3. – Perfil e Seleção do Fornecedor

(21)

Atestado de Capacidade técnica de atividade compatível com o objeto.

Comprovação de possuir uma plataforma tecnológica pronta para execução de acordo com a data de início do programa;

Glossário de Termos:

Pré-aceleração: período inicial do processo de desenvolvimento de um modelo de negócio inovador que abrange a validação da solução do problema, mediante mercado, clientes e viabilidade da proposta. São previstas atividades de validação do MVP e modelo de negócios.

Empreendedor: pessoa responsável pela iniciativa de um novo negócio, produto, serviço ou processo a partir da observação e intuição diante de oportunidades.

Mentor: profissional experiente que atua como facilitador, orientador ou conselheiro diante de uma equipe de um Projeto para o qual é destacado a permanecer pelo tempo da Pré-

aceleração.

Mentoria: processo em que um indivíduo experiente ajuda outro(s) a desenvolver seus objetivos e habilidades por meio de uma série de conversas, interações, troca de experiências e outras atividades de aprendizagem.

Monitoria: ato de monitorar, observar e avaliar o desempenho de um processo. Workshop:

evento responsável por apresentar de maneira didática um determinado assunto de interesse coletivo para um grupo de pessoas.

Pitch: Apresentação verbal da proposta explorando os principais indicadores de valor da solução de forma rápida e concisa, totalizando no máximo 5 minutos.

MVP: Minimum Value Product, ou mínimo produto viável, é a elaboração prática da proposta na sua versão mais simplificada compondo as principais funcionalidades de modo a possibilitar a utilização e a validação da solução com a aplicação reduzida de esforço.

Dashboard: É uma ferramenta de gestão da informação que ajuda no acompanhamento e exibição de indicadores chave de performance, métricas e dados que indicam a saúde de um negócio, setor ou processo.

(22)

ANEXO II – MINUTA CARTA DE CREDENCIAMENTO CARTA DE CREDENCIAMENTO (MODELO)

PREFERENCIALMENTE EM PAPEL TIMBRADO DA LICITANTE

Local e data

Ao SESI/SENAI Departamentos Regionais de Alagoas A/C da Comissão Permanente de Licitação

REF. Convite nº 67/2021

Pela presente fica credenciado o Sr(a) ________________, inscrito no CPF sob o nº __________, identidade nº ___________, expedida por _____________, junto ao SESI/SENAI/DR/AL para representar esta Empresa(...razão social...), inscrita no CNPJ sob o nº _______________ na licitação acima referida, a quem se outorga os poderes para rubricar propostas das demais licitantes, assinar atas e documentos, interpor recursos e impugnações, receber notificação, tomar ciência de decisões, recorrer, desistir da interposição de recursos, acordar, transigir, dar lances, enfim, praticar todo e qualquer ato necessário à perfeita representação ativa da outorgante no procedimento licitatório em referência.

_________________________________

LICITANTE

(nome da empresa com assinatura do seu(s) representante(s) legal (is) (com firma reconhecida)

(23)

ANEXO III – MINUTA DE CONTRATO

INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E TREINAMENTO QUE CELEBRAM O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI E (XXXX).

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI, Departamento Regional de Alagoas, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 03.798.361/0001-13, com sede na Casa da Indústria localizada a Av. Fernandes Lima, 385, 2º andar, Farol, Maceió, Alagoas, CEP 57055-900, neste ato representado por seu Diretor Regional CARLOS ALBERTO PACHECO PAES, brasileiro, casado, engenheiro civil, portador do CPF nº 348.718.104-53 e do RG nº 2002001162327, SSP/AL, doravante denominado CONTRATANTE e (XXXX), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º (XXXXX), estabelecida na (XXXXX), neste ato representada por seu (XXXXXX) ( X X X X X X ) brasileiro, (estado civil), (profissão), cadastrado no CPF nº (XXXX), RG nº (XXXXX), doravante denominada CONTRATADA, resolvem celebrar este instrumento particular de prestação de serviços de consultoria e treinamento, mediante as cláusulas e condições abaixo transcritas.

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO

1.1 – Em razão deste contrato a CONTRATADA se obriga a executar para o CONTRATANTE serviços de consultoria e treinamento em pré-aceleração de negócios inovadores, através de mentorias, bem como, desenvolver metodologia para pré-aceleração em formato híbrido (presencial e online), com estrita observância ao TERMO DE REFERÊNCIA identificado no Anexo I do respectivo Edital, o qual passa a integrar este contrato para todos os fins;

1.2 – em caso de divergência entre qualquer cláusula deste contrato e as disposições do TERMO DE REFERÊNCIA, prevalecerá sempre o TERMO DE REFERÊNCIA;

1.3 - os serviços a serem executados pela CONTRATADA para o CONTRANTE cumprirão uma carga horária correspondente a (XXXXXX) horas, assim distribuídas: (XXXXX);

CLÁUSULA TERCEIRA - OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

3.1 - Executar todos os serviços objeto deste contrato dentro dos prazos nele estabelecidos, seguindo rigorosamente as informações constantes do TERMO DE REFERÊNCIA, bem como as fornecidas pelo CONTRATANTE;

3.2 - fornecer uma plataforma tecnológica, conforme especificado no TERMO DE REFERÊNCIA, disponibilizando acesso para as equipes de projetos e à equipe do CONTRATANTE a todos os documentos dos projetos dos empreendedores, bem como aos

(24)

dados de conteúdos técnicos, monitoramento e gestão, permitindo que o acesso esteja disponível pelo período de 12 (doze) meses;

3.3 - formar, capacitar e graduar 01 (uma) turma de pré-aceleração;

3.4 - formar, capacitar e certificar a equipe de colaboradores do CONTRATANTE que atuarão diretamente no acompanhamento da execução do programa de pré-aceleração;

3.5 - fornecer os palestrantes de acordo com as temáticas das atividades previstas no TERMO DE REFERÊNCIA;

3.6 - fornecer mentores com dedicação mínima de 01:00 (uma) hora por semana, de acordo com as temáticas das atividades previstas no TERMO DE REFERÊNCIA;

3.7 - ofertar mensalmente 02 (duas) mentorias coletivas e temáticas com profissionais experientes no mercado sobre temas complementares de interesse coletivo e relacionados ao desenvolvimento dos negócios, totalizando no mínimo 10 (dez) atividades nos 06 (seis) meses da pré-aceleração;

3.8 - fornecer monitoria para acompanhamento dos projetos, realizando no mínimo 03 (três) acompanhamentos ao longo da pré-aceleração, conforme previsto no TERMO DE REFERÊNCIA;

3.9 - realizar eventos, palestras, workshops, oficinas, cursos e mentorias que totalizem carga horária mínima de 160 (cento e sessenta) horas;

3.10 - executar no mínimo 20 (vinte) atividades relacionadas à eventos, palestras, workshops, oficinas e cursos no decorrer da execução da pré-aceleração;

3.11 - realizar oficinas práticas (workshop) com profissionais de mercado para a elaboração de plano de negócios, totalizando no mínimo 06 (seis) workshops no período da pré-acelração;

3.12 - realizar oficina prática de capacitação e orientação para elaboração do pitch final dos projetos pré-acelerados;

3.13 - realizar evento público (presencial e online) para a apresentação dos pitches finais dos projetos pré-acelerados, contendo banca avaliadora e transmissão em canal específico do Youtube;

3.14 - fornecer os certificados, tanto para os projetos que concluírem o programa, quanto para a equipe do CONTRATANTE;

3.15 - autorizar o uso da metodologia, em sua íntegra ou adaptada para uso do CONTRATANTE, por prazo indeterminado;

3.16 - além do pagamento dos salários, recolhimento de FGTS e contribuições previdenciárias de todos os seus empregados porventura envolvidos na execução dos serviços objeto deste contrato, a estabelecer e manter sob sua exclusiva responsabilidade, seguro saúde, seguro acidentes e de vida ou outros tipos de seguros feitos obrigatoriamente por empregadores para seus empregados, nos termos da legislação em vigor;

(25)

3.17 – responder por todos os danos causados ao CONTRATANTE e terceiros, decorrentes da execução deste contrato, eximindo o CONTRATANTE de quaisquer ônus ou responsabilidade;

3.18 - fica expressamente esclarecido que a CONTRATADA é a única empregadora dos profissionais que utilizar para a execução dos serviços que vierem a ser desenvolvidos por força do presente contrato, inexistindo vínculo de qualquer natureza entre esses prepostos e o CONTRATANTE. Caso o CONTRATANTE venha a ser condenado judicialmente em razão de qualquer ação proposta pelos prepostos ou empregados da CONTRATADA, esta fica obrigada a indenizar o CONTRATANTE de todos os prejuízos sofridos.

CLÁUSULA QUARTA – OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

4.1 – Fornecer a CONTRATADA todas as informações necessárias à execução do objeto deste contrato;

4.2 – efetuar a CONTRATADA todos os pagamento devidos em decorrência da execução dos serviços objeto deste contrato;

4.3 – disponibilizar espaço físico e equipamentos necessários à execução do objeto deste contrato;

4.4 – designar preposto para acompanhar a execução do objeto deste contrato;

4.5 – fazer a indicação dos colaboradores do CONTRATANTE que participarão do repasse da metodologia da pré-aceleração.

CLÁUSULA QUINTA – VALOR E FORMA DE PAGAMENTO

5.1 Pela execução dos serviços objeto deste contrato o CONTRATANTE pagará a CONTRATADA a quantia de R$ (XXXXX), em 06 (seis) parcelas mensais, sendo a Primeira Parcela, no valor de R$ (XXXXX), até o dia (XXXX), do mês seguinte ao início da execução dos serviços e as demais parcelas, assim sucessivamente, até o último pagamento;

5.2 – o valor acima previsto somente será pago mediante a apresentação pela CONTRATADA da respectiva nota fiscal de serviço, bem como de fotocópia dos comprovantes dos recolhimentos previdenciários e do FGTS dos empregados envolvidos na execução deste contrato, referentes ao mês anterior ao da prestação dos serviços. O descumprimento das aludidas obrigações importará na suspensão do respectivo pagamento, até que sejam sanadas as irregularidades, sem que caiba a CONTRATADA qualquer indenização, seja a que título for;

5.3 - O atraso no pagamento das parcelas acarretará multa mensal de 2% (dois por cento) acrescida de juros de 1% (um por cento) e correção monetária;

5.4 - no preço estabelecido para o fornecimento objeto do presente contrato, além da remuneração da CONTRATADA, estão computados todos os valores correspondentes às despesas decorrentes da execução dos serviços, custos de apoio, ajuda de custo, encargos sociais, materiais de consumo, despesa de viagem, hospedagem, deslocamento e alimentação dos prepostos da CONTRATADA, não lhe cabendo nenhum direito de reivindicação quanto as mencionadas despesas.

(26)

CLÁUSULA SEXTA – TRIBUTOS

6.1 Todos os tributos (impostos, taxas, emolumentos, contribuições fiscais e parafiscais) porventura devidos em decorrência direta ou indireta do presente contrato ou de sua execução, serão de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA sem direito a reembolso. O CONTRATANTE, na qualidade de fonte pagadora, descontará dos pagamentos que efetuar e recolherá, nos prazos da lei, os tributos a que estejam obrigados pela legislação vigente.

CLÁUSULA SÉTIMA – VIGÊNCIA

7.1 – Este contrato tem vigência correspondente a 06 (seis) meses, contados da data de sua assinatura;

7.2 - o prazo de vigência deste contrato poderá ser prorrogado, mediante a assinatura de termo aditivo, respeitado o Parágrafo único, do Art. 26, do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

CLÁUSULA OITAVA – DENÚNCIA

8.1 – Qualquer das partes poderá denunciar este contrato mediante aviso prévio por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, a contar do respectivo recebimento, sem prejuízo das ações em curso, as quais deverão ser concluídas no prazo do aviso prévio.

CLÁUSULA NONA – RESCISÃO

9.1 – Qualquer das partes poderá rescindir este instrumento em caso de descumprimento de qualquer de suas cláusulas, respondendo a parte culpada por perdas e danos à parte inocente.

9.2 - o não cumprimento por qualquer das partes das disposições contratuais ora firmadas em decorrência de caso fortuito ou força maior, nos termos do Código Civil Brasileiro, não constitui motivo de rescisão contratual;

9.3 - podem as partes dispor acerca do presente contrato, compondo de comum acordo seus interesses.

CLÁUSULA DÉCIMA – DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

10.1 - As partes comprometem-se a não explorar qualquer forma de mão de obra infantil e a evitar, de todos os modos, a contratação e/ou aquisição de produtos e/ou serviços de pessoas físicas ou jurídicas que explorem, direta ou indiretamente, o trabalho infantil em qualquer localidade.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA NEGOCIAÇÃO DOS CRÉDITOS

11.1 - É vedado à CONTRATADA negociar com bancos, empresas de factoring, ou qualquer instituição financeira, inclusive pessoas físicas, seus créditos decorrentes deste contrato.

(27)

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – RETENÇÃO DE CRÉDITOS

12.1 - Caso o CONTRATANTE venham a ser demandado judicialmente por terceiros em razão deste contrato ou de sua execução, independentemente da natureza da demanda, ficam autorizado pela CONTRATADA a reter, a título de caução, dos pagamentos que lhes são devidos, o valor integral dos pedidos relacionados na aludida ação judicial, o qual poderá ser utilizado para quitar o débito judicial cobrado;

12.2 - se a CONTRATADA vier a solucionar a pendência judicial em questão, pondo fim ao litígio às suas exclusivas expensas, o valor retido a título de caução pelo CONTRATANTE será integralmente devolvido. Caso seja necessário utilizar o valor retido para por fim a questão judicial, somente será devolvido a CONTRATADA o valor remanescente, se houver.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DO FORO

13.1. As partes elegem o Foro da Comarca de Maceió, em renúncia a outro por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas do presente instrumento, que não forem resolvidas administrativamente.

E, por estarem justos e contratados, assinam o presente em 02 (duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito, na presença das testemunhas abaixo assinadas, maiores, capazes e conhecidas das partes.

Maceió, de julho de 2021.

CARLOS ALBERTO PACHECHO PAES Diretor Regional do SENAI/DR/AL

CONTRATANTE (XXXXXXXXXXXXXXXX)

CONTRATADA

Testemunhas:

1ª) ___________________________

CPF nº

2ª) ___________________________

CPF nº

(28)

Referências

Documentos relacionados

4.3.1 - Todas as certidões apresentadas deverão ter sido emitidas em no máximo 90 (noventa) dias anteriores à data da abertura do certame, caso não possuam prazo próprio de

4.3.1 - Todas as certidões apresentadas deverão ter sido emitidas em no máximo 90 (noventa) dias anteriores à data da abertura do certame, caso não possuam prazo próprio de

Assim quando Berenice Bento (2008) indica que a obsessão pela diferença entre travestis e transexuais talvez resida precisamente na proximidade dessas duas identidades, devemos

1 – OBJETO: A presente licitação na modalidade de Convite tem por objeto a contratação de Prestação de Serviços na elaboração de projetos para modernização

Com base nos dados não linguísticos que emergem desse excerto, pudemos refletir no visionamento acerca das próprias ações das colaboradoras e compreender o funcionamento

§ 2º A inscrição em determinada CNCDO não impedirá que o receptor se submeta a transplante ou enxerto em qualquer estabelecimento de saúde autorizado, se, pela lista sob controle

consciente e voluntário, ofereceu e prometeu vantagem indevida no valor total de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), para o então Senador da República

Para os críticos da expansão das ONGs, tal característica representa uma prova de que há organizações que atuam de forma distorcida, priorizando não o que é mais