• Nenhum resultado encontrado

Instituto Assistencial Dom Bosco Rua Caetano Vendrami, 303. Vila Carli. CEP Guarapuava, Paraná. Telefone: (42)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Instituto Assistencial Dom Bosco Rua Caetano Vendrami, 303. Vila Carli. CEP Guarapuava, Paraná. Telefone: (42)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

01- IDENTIFICAÇÃO - ENTIDADE PROPONENTE

ENTIDADE: Instituto Assistencial Dom Bosco CNPJ: 92.822.741/0003-38

ENDEREÇO: Rua Caetano Vendrami, nº 303 - Vila Carli CEP: 85040-050 TELEFONE: 42 3624-2318 FAX: E-MAIL: iedbosco@dombosco.net

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL: Aristides Girardi FUNÇÃO/CARGO: Diretor

INSCRIÇÃO COMDICA

NÚMERO: 001/94 DATA: 05/2016 VENCIMENTO: 2018

NOME DO PROJETO:

Educando as Novas Gerações PÚBLICO ALVO:

Adolescentes, jovens e seus familiares em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e/ou pessoal.

VALOR DO PROJETO:

R$ 245.669, 20

VALOR SOLICITADO AO FIA/DOAÇÃO/COMPLEMENTO R$ 245.669, 20

GERENCIADOR DO SIT E RESPONSÁVEL PELA PRESTAÇÃO DE CONTAS

NOME CPF/RG

Maria Sirlene Sydor 825.095.349-72

TÉCNICO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO SERVIÇO CONTINUADO

NOME CPF/RG

Marina Elvira Rocha Malheiros 078.905.909-62

Área de Atuação do Projeto

(conforme art.7º da Resolução 018/2018 do COMDICA)

( x ) garantia do direito à convivência familiar e comunitária;

( x ) atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco;

( ) atenção ao adolescente autor de ato infracional;

( ) garantia de direitos para crianças e adolescentes em situação de rua;

( x ) enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes;

( x ) erradicação do trabalho infantil;

( x ) promoção ao direito à saúde, à cultura, ao esporte, lazer, educação e à assistência social;

( ) prevenção e tratamento das necessidades decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas;

(2)

( ) atenção às crianças e aos adolescentes internados por motivo de saúde;

( x ) aprendizagem e qualificação profissional.

Resumo do Plano

Para que a entidade possa continuar a executar as nossas atividades temos algumas dificuldades, uma delas é o pagamento dos instrutores/educadores, visto que são contratados pela entidade.

Através do exposto no Plano de Trabalho deste projeto buscamos arrecadar doação do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) dirigida a nossa entidade, para que possamos continuar a desenvolver ações junto com a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Jovem Aprendiz com adolescentes, jovens e famílias, garantindo o direito a convivência familiar e comunitária, o enfrentamento as vivências de violência e a promoção ao direito a cultura, esporte, lazer e assistência social e acesso a direitos garantidos nas políticas intersetoriais.

O Projeto tem como objetivo geral executar ações/atividades voltadas à prevenção, à promoção integral, defesa e garantia dos direitos de adolescentes e jovens, conforme deliberado no art. 227 da Constituição Federal de 1988.

A execução do projeto contribuirá para o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens participantes, por meio da aprendizagem e vivências, propostas e qualificadas por profissionais capacitados.

____________________________

Representante Legal da Entidade Nome: Aristides Girardi

CPF: 283.444.300-97

RG: 9038061876 SSP/RS

(3)

ANEXO II

PLANO DE TRABALHO

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO Educando as Novas Gerações

Inspetoria Salesiana São Pio X / Instituto Assistencial Dom Bosco

Rua Padre Caetano Vendrami, 763 - Bairro Vila Carli - Guarapuava Paraná

2. DESCRIÇÃO DA REALIDADE

Pensar adolescentes e jovens em situação de risco social é abordar um problema que traz em sua complexidade as marcas da formação e do desenvolvimento social, político, econômico e cultural em nosso país, pois com as desigualdades econômicas e sociais, aliada a deficiência na aplicação das políticas públicas, observamos adolescentes e jovens sem referência para o pleno exercício da cidadania.

A Constituição Federal de 1988 em seu art. 227, conforme alteração dada pela redação da Emenda Constitucional nº 65/2010, sanciona que é "[...] dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão" (CF, 1989), abrangendo e valorizando as diferentes etapas de desenvolvimento e formação humana, respeitando as particularidades inerentes a cada uma delas.

Desse modo, o Instituto Assistencial Dom Bosco tem por finalidade atender de forma prioritária adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e/ou pessoal, visando a valorização das competências e o desenvolvimento do protagonismo, por meio de ações que contribuam com as trocas culturais e de vivências, o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, o fortalecimento dos vínculos familiares e o incentivo a socialização e a convivência comunitária, à luz de uma proposta preventiva e proativa, garantindo assim, a defesa e a afirmação dos direitos fundamentais.

Conforme o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010, atualmente Guarapuava possui uma população estimada de 180.334 (cento e oitenta mil trezentas e trinta e quatro) pessoas, sendo que destas 27,9%, ou seja, 46.751 (quarenta e seis mil setecentas e cinquenta e uma) pessoas, estão na faixa etária entre 10 (dez) a 24 (vinte e quatro) anos de idade, tendo a maior concentração na faixa etária dos 15 (quinze) aos 24 (vinte e quatro) anos de idade.

Desse modo, compreendemos a necessidade de desenvolver serviços que atendam de forma integral as necessidades apresentadas pelos mesmos, em conformidade com a Política de Assistência Social.

Localizado no Bairro Vila Carli, o Instituto Assistencial Dom Bosco, atende adolescentes e jovens dos diversos territórios do Município, oportunizando atividades de formação e exercício para cidadania, atividades socioeducativas, atividades socioesportivas e culturais, acompanhamento familiar e Programa de Aprendizagem (Jovem Aprendiz), buscando minimizar as desigualdades sociais e econômicas, proporcionando a reformulação de projetos de vidas, na busca do desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens atendidos, bem como de seus familiares.

Diante desse contexto, o Projeto "Educando as Novas Gerações" tem por objetivo atuar de forma responsável como sociedade civil organizada, no que diz respeito ao atendimento aos adolescentes e jovens. E para tanto, agregar no projeto um conjunto de ações de caráter preventivo, que trabalhe temas amplos que afetam

(4)

diretamente a experiência da juventude, tais como: o fortalecimento dos vínculos na convivência familiar e comunitária, a proposta do retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, a participação cidadã, a construção de novos conhecimentos, a formação de atitudes e valores, tais como a pluralidade e a singularidade da condição juvenil e uma formação geral para o mundo do trabalho, estimulando a capacidade comunicativa e a inclusão digital. Visando assim, diminuir a porcentagem desta população exposta a situações onde seus direitos são violados sistematicamente.

Para tanto, precisamos fortalecer e qualificar a equipe de profissionais que atua na Entidade e que integra a Rede de proteção e atendimento, buscando a ampliação dos serviços ofertados, melhorando continuamente as ações propostas. Para tanto, se faz necessário o ressarcimento monetário dos mesmos, para que não aja suspensão das atividades ou o sucateamento da política pública.

3. PÚBLICO-ALVO

Atuar com adolescentes, jovens e famílias que estão inseridas no Cadastro Único/Beneficiários do Programa de Transferência de Renda - Bolsa Família, que se encontram em situação de risco pessoal ou social e/ou o público prioritário das políticas públicas: indivíduo em situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência ou negligência, fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos, situação de acolhimento, cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, egressos de medida socioeducativa, situação de abuso e/ou exploração sexual, com medida de proteção do Estatuto da Criança e Adolescente, crianças e adolescentes em situação de rua e devido a demandas frequentes de busca espontânea a inclusão para o convívio social de alguns casos de crianças com hiperatividade/ déficit de aprendizado/ Deficiência Mental, intelectual, sensorial, altas, bem como, os referenciados pela rede de atendimento e proteção a crianças e adolescentes. Com faixa etária entre 12 anos aos 21 anos.

4. OBJETIVOS

Realizar atividades voltados à prevenção, promoção integral, defesa e garantia dos direitos de adolescentes e jovens, pautados na Constituição Federal de 1989, no Art. 227.

4.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Possibilitar um ambiente que valorize o adolescente e o jovem;

 Fortalecer o relacionamento da família e da comunidade através, das políticas públicas que compõe o sistema de garantia de direitos;

 Oportunizar aos adolescentes e jovens o ingresso no mundo do trabalho;

 Sensibilizar a família e a sociedade em prol dos Direitos dos Adolescentes e Jovens;

 Proporcionar a revisão ou alteração da legislação, contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento da rede de garantia de direitos.

5. METAS

 Meta qualitativa: ter atendimento qualificado aos adolescentes, jovens e suas famílias, possibilitando experiências significativas para o desenvolvimento humano e integral da vida social, familiar e pessoal.

(5)

 Meta quantitativa de adolescentes e jovens atendidos (as): 350 (rotatividade anual) - média mensal de participação continua nas atividades são de 300 usuários.

6. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

A abordagem dos destinatários como sujeitos de direitos como pessoas integrais em condições peculiares de desenvolvimento. Fomentando a participação e protagonismo da juventude nos processos pedagógicos e das famílias nos processos educativos. Todos as ações são inspiradas no carisma salesiano e como proposta metodológica a aplicação do Sistema Preventivo, desse modo todas ações são desenvolvidas a partir de plano de ação, planejando um itinerário de acompanhamento com os educandos(as), ações que integrem um plano com início, meio e fim.

Desenvolvido com base na educação social, possibilitando que o público atendido supere as dificuldades consequentes da desigualdade social.

7. METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será diária, sendo um dos critérios a serem avaliados é a presença. Além disso, os adolescentes e jovens realizam uma autoavaliação bimestralmente do seu desempenho, considerando critérios relacionados com a eficácia e efetividade das ações, após a realização da autoavaliação, os (as) educadores realizam diálogo individual com cada participante para refletirem e analisarem o desenvolvimento, reconhecendo o que já foi alcançando e orientando o que precisa ser melhorado.

Observamos também como avaliação:

• O envolvimento e participação dos adolescentes e jovens.

• O envolvimento das famílias.

• O envolvimento do comprometimento de cada ação que apreenderam no projeto.

• O envolvimento com algumas manifestações, demonstrando sua autoestima, liderança e poder de cidadania.

• Avaliação com instrumental participativo no período semestral e reavaliação continuada semanal.

• Capacitação continuada da equipe técnica envolvida no projeto;

Ademais, após cada atividade institucional, é aplicado com os grupos participantes um instrumental de avaliação com os itens: “QUE BOM” – neste item é descrito as características boas das atividades e ou evento. “QUE PENA” – neste item é descrito as características que não foram agradáveis nas atividades e ou evento; “QUE TAL” – neste item é descrito sugestões para melhoria das atividades e ou evento.

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS AÇÕES Objetivos Atividades/

Ações previstas

Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

(6)

Possibilitar um ambiente que valorize os adolescentes e jovens.

Criar um ambiente acolhedor onde possamos discutir e temas variados como prevenção às drogas, alcoolismo, violência sexual,

Prostituição.

Oferecer acesso à cultura, lazer, educação, compatíveis ao seu desenvolvimento;

despertar valores básicos de cidadania e direitos sociais;

X X X X X X X X X X X X

Fortalecer o relacionamento familiar e da

comunitário. Através das políticas públicas que compõe o sistema de garantia de

direitos;

Oferecer oficinas de artes para as mães trabalhando também temas pertinentes como a educação com os filhos, drogas, álcool, violências e outros, fazer encontros com os pais semestral,

X X X X X X X X X X X X

Oportunizar aos adolescentes e jovens o ingresso no mercado de trabalho;

Orientar e acompanhar os adolescentes no encaminhamento para o primeiro emprego, acompanha- lós na instituição, na escola, na família, criando espaços de diálogo e construção de competência para a vida.

Executamos o Programa Jovem Aprendiz.

Encaminhamento para emissão da carteira de trabalho e demais documentos pessoais (RG, CPF, TÍTULO DE ELEITOR).

X X X X X X X X X X X X

Sensibilizar a família e a sociedade em prol dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Jovem;

Realizarão ações que busquem promover o respeito à dignidade e a integridade das crianças, adolescentes e jovens.

X X X X X X X X X X X X

Proporcionar a revisão ou alteração de legislação

contribuindo de forma efetiva para o

fortalecimento da rede de garantia de

direitos.

Acompanhar os conselhos de direitos tanto da criança e adolescentes como de assistência social.

contribuindo para fortalecer a rede de apoio sócio assistencial do município,.

Participar das

conferências municipais

X X X X X X X X X X X X

(7)

do direito da criança e do adolescente, assistência social.

Assim, como de audiências públicas.

9. RECURSOS HUMANOS

EQUIPE DOS SERVIÇOS CONTINUADOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quantidade Função Nível e

Formação

Carga Horária

Natureza

1 Direção Salesiana Pós Graduado --- Salesiano

1 Direção Executiva Superior Completo

44 horas Contratada 1 Instrutor/ Educador

de Formação Humana

Ensino Médio 44 horas Contratada

1 Instrutor/ Educador Pedagógico

Superior Incompleto

44 horas Contratado 1 Coordenador

Administrativo

Pós Graduada 44 horas Contratada 1 Assistente Social Pós Graduada 30 horas Contratada

1 Coordenadora

Aprendizagem

Pós Graduada 44 horas Contratada 1 Instrutor/Educador

Digitação

Superior Completo

44 horas Contratada 1 Instrutor/Educador

Aprendizagem – Serviço Escritório

Superior Incompleto

44 horas Contratada

1 Instrutor/Educador Musicalização

Superior Completo

44 horas Contratado 1 Instrutor/Educador

Informática

Superior Completo

44 horas Contratada 1 Instrutor/Educador

Artes Manuais

Superior Completo

44 horas Contratado 1 Instrutor/Educador

Comunicação

Superior Incompleto

44 horas Contratado 1 Instrutor/Educador

de Esporte

Pós Graduado 44 horas Contrato/Prefeitura 1 Instrutor/Educador

Auxiliar de Escritório

Pós Graduado 44 horas Contratado

1 Instrutor/Educador - Serviços Externos

Pós Graduado 44 horas Contratado

1 Instrutor/Captação de Recursos

Superior Completo

44 horas Contratado 1 Serviços Gerais -

Manutenção

Fundamental Incompleto

44 horas Contratada 1 Servente - Limpeza

Interna

Ensino Médio 44 horas Contratada

1 Secretaria Superior

Incompleto

20 horas Contratado

1 Cozinheira Ensino Médio 44 horas Contratada

(8)

10. IMPACTOS ESPERADOS A PARTIR DA INTERVENÇÃO PARTICIPATIVA E INTERATIVA COM OS USUÁRIOS

Para atingir nossos objetivos, utilizamos uma avaliação continua, para assim, analisar com determinação e eficiência aquilo que foi planejado, bem como, o processo evolutivo/progressivo de conquistas da implementação das ações, reformulando os fracassos/limitações, com o objetivo fim de proporcionar aos atendidos momentos de convivência em grupo, desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

Fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, despertando a mente crítica de cada atendido através da formação integral deles, passando o conhecimento para que sejam cidadãos conscientes e capazes de lutar por seus direitos, ampliando o universo informacional, artístico e cultural de adolescentes e jovens, estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

Através do impacto das ações que são desenvolvidas na Entidade, observamos as mudanças que ocorreram com os adolescentes, jovens e suas famílias, bem como:

- Diminuição da evasão escolar, adolescentes e jovens;

- Diminuição de adolescentes e jovens nas ruas, da violência e do uso de drogas;

- Busca pela inclusão dos adolescentes e jovens no curso do Programa Jovem Aprendiz e o acompanhamento sistemático junto as empresas parceiras;

- O desenvolvimento da Participação Social e Política de adolescentes e jovens, por meio, dos espaços de Controle Social;

- Participação sistemática da Entidade na Rede sócio assistencial do Município, garantindo assim, o acesso e a efetivação dos direitos fundamentais de adolescentes e jovens;

________________________________

Representante Legal da Entidade Nome: Aristides Girardi

CPF: 283.444.300-97

RG: 9038061876 SSP/RS

(9)

Anexo III

01 - PLANO DE APLICAÇÃO ANUAL

RECURSOS ORIUNDOS DO FIA/COMPLEMENTO DESPESAS COM PESSOAL

(Obs: Precisa ser proporcional ao tempo de execução do termo de fomento)

DESCRIÇÃO VALOR

VENCIMENTOS E SALÁRIOS LÍQUIDOS (EDUCADORES SOCIAIS NAS DIVERSAS ÀREAS E ATIVIDADES, PEDAGÓGICO E FORMAÇÃO HUMANA

- 44 HORAS SEMANAIS)

R$ 227.669,20

INSS MANTENEDORA

FGTS MANTENEDORA

PIS MANTENEDORA

FÉRIAS MANTENEDORA

TOTAL R$ 227.669,20

DESPESAS DE CUSTEIO/CONSUMO

DESCRIÇÃO VALOR

OUTROS MATERIAS DE CONSUMO R$ 7.500,00

GÊNEROS ALIMENTICIOS R$ 10.500,00

TOTAL R$ 18.000,00

Guarapuava, 16 de outubro de 2018.

____________________________

Representante Legal da Entidade Nome: Aristides Girardi

CPF: 283.444.300-97 RG: 9038061876 SSP – RS

(10)

02 - ETAPAS/FASES

Programa/Serviço Data Início Data Fim Valor Previsto Serviços de Fortalecimentos de

Vínculos- Oficinas/Inclusão ao Mundo do Trabalho/Formação Humana e Cidadania

Fev/19 Dez/19 R$ 245.669,20

T O T A L R$ 245.669,20

03 - VALIDADE DO PLANO

VIGÊNCIA INICIAL FINAL

11 meses Fevereiro Dezembro

04 - MONITORAMENTO E INDICAÇÕES DE RESULTADOS QUE SERÁ CONSIDERADA NA AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES CONTÍNUAS

No que se refere atendimento qualificado dos adolescentes, jovens e suas famílias, serão realizadas avaliações de forma sistemática pela equipe da entidade, bem como, junto com os atendidos, conforme descrito no item 07.

Em relação a quantidade e frequência dos atendidos, são encaminhados mensalmente relatórios à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, bem como a prestação de contas apresentada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

05 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Mês/ Ano - Referência Valor Repasse

FEVEREIRO/2019 R$ 22.766,92

MARÇO/2019 R$ 26.766,92

ABRIL/2019 R$ 24.766,92

MAIO/2019 R$ 26.766,92

JUNHO/2019 R$ 24.766,92

JULHO/2019 R$ 22.766,92

AGOSTO/2019 R$ 26.766,92

SETEMBRO/2019 R$ 24.766,92

OUTUBRO/2019 R$ 22.766,92

NOVEMBRO/2019 R$ 22.766,92

TOTAL previsto R$ 245.669,20

Guarapuava,16 de outubro de 2018.

_________________________

Representante Legal da Entidade Nome: Aristides Girardi

CPF: 283.444.300-97 RG: 9038061876 SSP - RS

Referências

Documentos relacionados

Conclusion: Unsatisfactory safety climate, where the perception of dentists about safety in their work environment is deficient, demonstrating fragile management actions of support

O método escolhido para a avaliação da Lojas Renner a ser realizada neste trabalho foi o Fluxo de Caixa Descontado, já que tem sido a principal ferramenta de avaliação utilizada

The decrease of both the whole plant photosynthesis and transpiration at lower water availabilities is related to the smaller leaf area causing limitations to

Segundo a RDC n.º 306, de 7 de dezembro de 2004 (BRASIL, 2004), são enquadrados na classificação B2 todos os resíduos dos medicamentos ou dos insumos farmacêuticos quando

13 Limite máximo, em relação ao Patrimônio Líquido do Fundo, que pode ser aplicado em ativos financei- ros de responsabilidade de pessoas físicas ou jurídicas de direito

Considerando a importância que o programa confere à educação formal institucionalizada como forma de superação da pobreza, reconhecida desde a obrigatoriedade da frequência

O CFC (Cloro-Fluor-Carbono) é um gás que prejudica a camada de ozônio da atmosfera que protege o planeta de uma excessiva carga de raios solares. Quando for necessário comprar

documento de estratégia orçamental estavam previstas pressões orçamentais de apenas 0,3% do PIB, designadamente referiam-se a “(i) um conjunto de fatores específicos em cada Programa