• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TRIMESTRAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO TRIMESTRAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

1

RELATÓRIO TRIMESTRAL

DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

INSTITUIÇÃO: Casa do Puríssimo Coração de Maria

SERVIÇO: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

EDITAL/TERMO DE COLABORAÇÃO: nº 02/2018

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01 de janeiro de 2018 à 31 de dezembro de 2021 TÉCNICO RESPONSÁVEL: Mariana Brito Horta Nogueira

OBJETIVO: Contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva de 120 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de 2018 a 2021, por meio de atividades socioeducativas para que tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos.

NÚMERO DE ATENDIDOS: 120 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos

INFOR MAÇÕES DO RELATÓRIO

Número do relatório trimestral: 01

Período do Relatório (mês/ano): janeiro / fevereiro / março – 2020

(2)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

2 OBJETIVO ESPECÍFICO 1

Prestar atendimento de no mínimo 3horas diárias, especificando o turno e cinco vezes por semana.

ESTRATÉGIAS/IMPACTO SOCIAL

No mês de janeiro aconteceram as rematrículas e a atualização do estudo socioeconômico das famílias. Tivemos 110 crianças e adolescentes rematriculados no serviço e apenas 15 não realizaram a rematrícula.

De 21 a 27 de janeiro, realizamos um ciclo de novas matriculas, onde a seleção aconteceu de acordo com o público e situações prioritárias definidos pela política de assistência social e o SCFV. Nesse primeiro ciclo, realizamos um total de 34 novas matrículas, dividas entre 20 usuários no período da manhã e 14 no período da tarde.

Do dia 27 ao dia 31 de janeiro, realizamos a Semana de Formação da equipe, incluindo também os novos colaboradores da OSC. Com isso os educadores tiveram acesso as especificidades do SCFV, bem como possibilidade de se planejarem e se organizarem para o início das atividades com as referências teóricas e legais do SCFV e da pedagogia salesiana.

No início do mês de fevereiro os usuários puderam conhecer as novas oficinas (Educomunicação e Cultura&Culinária) e escolher de acordo com seu interesse. Dois novos educadores sociais também foram apresentados aos usuários, que logo de princípio demonstraram a afinidade com os novos integrantes da equipe.

No mês de fevereiro, destacamos a festa de carnaval, que reuniu as duas casas (Puríssimo e Betânia) foi um momento de convivência, fortalecimento de vínculos e alegria entre os usuários.

O mês de março foi um mês peculiar, pelo motivo da pandemia da Covid-19 e a partir do decreto da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e comunicado da Secretaria Municipal de Assistência Social, o SCFV realizado pelas OSCs tiveram suas atividades suspensas gradualmente (17/03) e suspensas totalmente (23/03). Como solicitado pelos órgãos público, desde a primeira orientação de isolamento social, mesmo que gradual, recomendamos (informativo Anexo I) aquelas famílias que já pudessem, que mantivessem as crianças/adolescentes em casa, tal motivo obviamente impactou no

(3)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

3 percentual de presença no mês.

As atividades aconteceram através das oficinas normalmente na primeira quinzena. No período de 17/03 a 20/03, com a primeira recomendação de isolamento, e o número reduzido de usuários, as atividades foram adaptadas para a recreação dirigida e conscientização das crianças adolescentes e funcionários sobre a Covid-19. E a partir do dia 23/03 iniciamos o trabalho remoto, com ciclo de formações e reuniões da equipe técnica/educadores por videoconferência.

O atendimento do Serviço Social, desde o isolamento social e conforme nota do CFESS de 18 de março de 2020 sobre o “Exercício profissional diante da pandemia de Coronavirus”, manteve-se em funcionamento, porém acontecendo de maneira absolutamente excepcional a distância, via telefone e Whatsapp, seguindo rigorosamente os protocolos exigidos e ao mesmo tempo prestando orientação e informação às famílias.

Destacamos que o grupo de familiares no Whatsapp e principalmente o Sistema Bússola, sistema este utilizado pela Rede Salesiana de Ação Social, vem contribuindo significativamente no sentido de garantir mesmo que a distância, todas as informações das famílias, através do prontuário informatizado (de acesso restrito para a assistente social).

OBJETIVO ESPECÍFICO 2

Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais responsáveis pela oferta dos serviços.

ESTRATÉGIA/IMPACTO SOCIAL

No dia 28 de janeiro realizamos a capacitação sobre “Habilidades/Competências” com a consultora em gestão, especialista em voluntariado corporativo e diversidade da Mosai&co, Rosângela Melato. A capacitação teve carga horária de 08 horas. No primeiro momento a palestrante apresentou o conteúdo teórico e no período da tarde foi proposto atividades práticas, onde toda a equipe pode trabalhar diversos temas, criando formas lúdicas de abordagem que poderão ser aplicadas junto as crianças e adolescentes do SCFV. Como resultado, o conteúdo gerado nessa atividade será copilado e disponível para prática de habilidades e competências nas diversas estratégias trabalhadas com os usuários.

No dia 11 e 12 de fevereiro a assistente social e responsável técnica da OSC participou da capacitação promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do

(4)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

4 Adolescente – CMDCA Guaratinguetá sobre a Rede Atendimento, Promoção e Proteção para Crianças e Adolescentes, ministrada pelo palestrante e especialista Luciano Betiate.

No dia 20 de fevereiro o coordenador, a auxiliar administrativo e a assistente social participaram da capacitação que teve como Tema: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Foco na execução das parcerias. O desafio da transparência pública aplicada às parcerias, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaratinguetá.

No mês de março, como parte da programação da semana internacional da mulher, no dia 05, recebemos na Casa do Puríssimo Coração de Maria a historiadora e militante dos direitos da mulher Géssica Regis, onde realizamos uma formação com toda equipe da Casa do Puríssimo Coração de Maria e da Casa Betânia (educadores, funcionários e equipe técnica) sobre a desigualdade de gênero e o importante papel da educação social no processo de empoderamento feminino e de desconstrução do machismo na sociedade.

Embora a meta seja apenas 1 capacitação anual para equipe, a OSC valoriza e se compromete com todos os momentos de formação oferecidos pela SMAS, conselhos, bem como a formação continuada oferecida pela Rede Salesiana de Ação Social e localmente pela equipe técnica. Tais momentos são fundamentais para trabalharmos cada vez mais alinhados as diretrizes do SCFV, respondendo em rede às demandas atuais, junto aos usuários, família e comunidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO 3

Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades.

ESTRATÉGIAS/IMPACTO

O ano se iniciou com atendimento no formato de colônia de férias, onde todos os inscritos no serviço podiam participar das atividades preparadas pelos educadores. O intuito das atividades eram o convívio entre eles bem como a ludicidade de uma forma direcionada para o bem-estar dos participantes. No final de janeiro ocorreu a semana de capacitação da Casa do Puríssimo Coração de Maria com temáticas norteadas pelas competências e habilidades, possibilitando um planejamento engajado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

(5)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

5 O mês de fevereiro foi o início do SCFV e de suas atividades em formato de oficinas, sendo assim um período de acolhida, socialização e adaptação para os novos e antigos usuários através de atividades recreativas, apresentações das oficinas, conhecimento e discussão das regras, escolha de oficinas, teatros e brincadeiras que contribuíram para um início tranquilo. Sendo assim as oficinas foram iniciadas e puderam ser abordadas temáticas específicas. Os usuários ficaram satisfeitos em saber que o questionário por eles respondidos no ano anterior foi atendido com as necessidades e preferencias colocadas por eles, possibilitando o início de atividades como Cultura e Culinária e Educomunicação. Ainda em fevereiro os usuários puderam socializar junto com os usuários da Casa Betânia em nossa já tradicional festa de Carnaval.

Em março as oficinas puderam trabalhar além das suas atividades especificas desenvolver também a temática referente ao dia mundial da Mulher com questões reflexivas sobre diversidade de gênero, luta feminina, conquistas, desafios e dificuldades como forma de empoderamento principalmente das meninas atendidas.

Neste mês as atividades foram interrompidas por decreto municipal referente as recomendações da Organização Mundial da Saúde relacionado a pandemia mundial do COVID 19. Nas semanas subsequentes de março os educadores bem como equipe Técnica da Casa do Puríssimo Coração de Maria, puderem neste tempo de isolamento trabalhar de forma de remota (homeoffice), onde através de encontros via Skype foram desenvolvidos debates sobre temas relevantes ao nosso trabalho e desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

OBJETIVO ESPECÍFICO 4

Articular junto a rede socioassistencial, dos demais órgãos e das demais políticas públicas.

ESTRATÉGIAS/IMPACTO SOCIAL

Seguindo a linha de compromisso junto a articulação da rede e participação em espaço de controle social, nesse trimestre a assistente social e técnica responsável participou das seguintes reuniões e ações:

Janeiro: 31/01/2020 – Assistente Social (responsável técnica) se reuniu com a coordenadora do CRAS São Francisco para discussão de casos e atualização da lista de usuários atendidos pelo cartão de transporte do SCFV. Nesse momento as técnicas também pensaram ações em conjunto (OSC e CRAS) para o ano de 2020.

(6)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

6 Fevereiro: 04/02/2020 – Reunião ordinária do CMAS – Nesta reunião a assistente social, que está em processo de desligamento da OSC protocolou formalmente seu desligamento enquanto membra titular do Segmento “Trabalhadores do SUAS” no CMAS de Guaratinguetá.

06/02/2020 – Reunião ordinária do CMDCA, onde foi tratado sobre a assembleia para escolha dos novos conselheiros que estão em vacância, atualização da legislação do CMDCA, comissão de ética, capacitação para rede de proteção e campanha de captação de recursos via Imposto de Renda para o fundo.

14/02/2020 – Reunião com o CREAS, para conhecimento da rede de proteção a mulher vítima de violência no município, bem como apresentar o SCFV realizado pela OSC, lembrando que o público do CREAS é prioritário no atendimento.

Março: 05/03/2020 – Participação da assistente social na reunião ordinária do CMDCA.

É importante destacar que partir do decreto de isolamento social, a assistente social, técnica responsável da OSC, articulou via grupos de whatsapp, junto a outras colegas do vale do paraíba, constantes trocas de informações sobre a política de assistência social durante a pandemia (decretos, informativos, portarias, recomendações etc).

A articulação em rede nunca foi tão importante como no atual contexto de pandemia. A técnica também se colocou à disposição da SMAS do município para apoio junto aos usuários, comunidade e no que se fizer necessário.

OBJETIVO ESPECÍFICO 5

Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários.

ESTRATÉGIAS/IMPACTO SOCIAL Família

No dia 30 de janeiro tivemos a primeira reunião do ano com as famílias. O tema do encontro foi: Integração das novas famílias e apresentação da proposta do SCFV para o ano de 2020. Tivemos a significativa presença de responsáveis por 83 usuários atendidos. A aquipe avaliou como um importante momento de integração e também participação das famílias. Ao final da reunião, foi servido um delicioso lanche às famílias.

(7)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

7 No encontro do dia 20 de fevereiro o tema abordado foi: "Benefícios Socioassistenciais". Fatima Aires, assistente social e coordenadora do CRAS São Francisco, orientou as famílias sobre o Cadastro Único, Programa Bolsa Família e os demais benefícios, programas e projetos, geridos pela secretaria de assistência social no município de Guaratinguetá. Tivemos a presença de responsáveis por 72 usuários, avaliamos que o encontro foi muito produtivo e as famílias participaram ativamente com perguntas e colocações.

O Dia Internacional de Luta da Mulher foi celebrado com muito aprendizado e confraternização com as mulheres, mães e responsáveis na Casa do Puríssimo Coração de Maria no dia 05/03. Na roda de conversa, refletimos sobre desigualdade de gênero, lei Maria da Penha, feminicídio, Relacionamento abusivo e o papel fundamental da educação (escola/SCFV/família) na desconstrução do machismo na sociedade.

Além do lanche, uma importante estratégia para acolhermos cada vez mais responsáveis nos encontros é mantermos um espaço (sob supervisão de um educador) para acolher as crianças e adolescentes, principalmente filhos de mães solos, que não tem com quem deixa-los para comparecer as reuniões Avaliamos que as estratégias adotadas têm surtido efeito, uma vez que temos um número cada vez mais crescentes de participantes nos encontros.

Oficina de Participação Social

Para introduzir a oficina de Participação Social pensou-se em uma atividade onde os usuários são convidados a expressarem seus desejos, seus sonhos e objetivos, assim podendo fazer uma reflexão diante dos desejos individuais, que são importantes, todos precisam ter e irem atrás, porém o foco foi refletir sobre os desejos que rompe a esfera individual, aqueles que englobam outras pessoas, mostrando para os educandos que esta oficina irá se caminhar desta maneira, as reflexões jamais serão realizadas pensando somente em uma pessoa, mas sim em todo o grupo ou sociedade, deixando claro que a minha participação social não tem consequências somente para um único individuo, mas sim para todos que estão ao redor, para finalizar esta atividade o grupo pensou e decidiu junto um desejo grupal, assim conversando sobre a participação de todos do grupo para alinharem um único desejo.

No mês de Março, começou-se a trabalhar sobre o dia das mulheres, ou melhor, a semana das mulheres, logo foi contada toda a história ao qual se refere a data comemorativa, através de rodas de conversas e vídeos, falando sobre o porquê de existir essa data, quais foram as causas e as lutas que levaram as mulheres a conquistarem essa

(8)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

8 dia internacional, em seguida a discussão foi direcionada para a luta das mulheres até os dias de hoje, pela garantia de seus direitos, onde foi mostrada uma “linha do tempo” das lutas feministas nos Brasil, falando do direito de voto, Lei Maria da Penha, da desigualdade salarial atual e o número de feminicídios no país nos anos atuais. Foi realizada também uma valorização das mulheres diante dessas discussões nas oficinas, lembrando de toda a importância das mulheres na sociedade, toda a injustiça com as mulheres e a necessidade de se respeitar e lutar por direitos todos os dias, não somente no dia oito de março e que essa tarefa é importante para as meninas realizaram, mas muito importante também os homens se engajarem nesta luta.

Juntamente com a responsável da Oficina de Protagonismo Juvenil da Casa do Puríssimo Coração, a qual está complementando a oficina de participação social com o nascimento de um Conselho da Juventude Salesiana local, onde através dele será possível proporcionar para os usuários uma organização democrática e coletiva, assim eles podendo participar mais afinco de questões dos munícipios, como também a articulação com jovens de outras Organizações Sociais Salesianas.

(9)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

9

ANEXO

(10)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

10 RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO

Guaratinguetá, 14 de março de 2020

_________________________ _____________________________

Terezinha dos Santos Mariana Brito Horta Nogueira RG 15.365.367-X Assistente Social

Presidente CRES 52.103

(11)

Casa do Puríssimo Coração de Maria

Av. João Pessoa,677 | Guaratinguetá. SP. CEP 12515-010 | Tel. e Fax: (12) 3125-7810 casadocoracao@terra.com.br. www.salesianasacaosocial.org.br

CNPJ 48.556.260/0001-74

11

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO

RELATÓRIO TRIMESTRAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

INSTITUIÇÃO: Casa do Puríssimo Coração de Maria

SERVIÇO: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

EDITAL/TERMO DE COLABORAÇÃO: nº 02/2018

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01 de janeiro de 2018 à 31 de dezembro de 2021 TÉCNICO RESPONSÁVEL: Mariana Brito Horta Nogueira

OBJETIVO: Contribuir para o fortalecimento da identidade pessoal e coletiva de 120 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de 2018 a 2021, por meio de atividades socioeducativas para que tenham seus vínculos familiares e comunitários fortalecidos.

NÚMERO DE ATENDIDOS: 120 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos

INFOR MAÇÕES DO RELATÓRIO

RECEBIMENTO:______________________________________________________

Número do relatório trimestral: 01

Período do Relatório (mês/ano): janeiro/fevereiro/março - 2020

Referências

Documentos relacionados

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

Tanto em sua paisagem física como em sua paisagem humana, o Mediterrâneo encruzilhada, o Mediterrâneo heteróclito apresenta-se em nossas lembranças como uma imagem coerente, como

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

Com a possibilidade de atendermos de forma presencial (autorizado pela Secretaria de Esportes, via FIEC), retomamos as oficinas de esportes com toda segurança e seguindo

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Introdução: A ventilação mecânica não invasiva (VNI) é uma estratégia usada para prevenir as complicações pulmonares que ocorrem no pós-operatório de pacientes submetidos

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da

(Total de doze oficinas) *Fortalecimento das relações entre as (os) participantes dos grupos *Reconhecimento de potencialidades e reflexões diante das realidades