• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE A GOVERNANÇA DE T.I COMO ELEMENTO DE MELHORIA EM PROJETOS ORGANIZACIONAIS A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS CORPORATIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO UNINOVE A GOVERNANÇA DE T.I COMO ELEMENTO DE MELHORIA EM PROJETOS ORGANIZACIONAIS A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS CORPORATIVOS"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

ADILTON DOS SANTOS SANTANA ALLAX S. GARCIA

EDISON YOSHIO MAKIMORE

A GOVERNANÇA DE T.I COMO ELEMENTO DE MELHORIA EM PROJETOS ORGANIZACIONAIS A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS

CORPORATIVOS

SÃO PAULO 2014

(2)

ADILTON DOS SANTOS SANTANA ALLAX S. GARCIA

EDISON YOSHIO MAKIMORE

A GOVERNANÇA DE T.I COMO ELEMENTO DE MELHORIA EM PROJETOS ORGANIZACIONAIS A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS

CORPORATIVOS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em 2014 da Universidade Nove de Julho como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em 2014.

Linha de Pesquisa: Planejamento estratégico e governança de T.I.

Orientador Prof. Dr. Leandro Zerbinatti

(3)

São Paulo 2014

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

T.I

Tecnologia da Informação (Conjunto de atividades e soluções providas por recursos de computação).

ITIL

Information Technology Infrastructure Library, (conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação

).

COBIT

É o acrônimo para Control Objectives for Information and related Technology (é um guia de boas práticas apresentado como framework, teste dirigido para a gestão de T.I).

ISACA

É o acrônimo para Information Systems Audit and Control Association (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação).

IBGC

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

CCTA

Agência Central de Telecomunicações e Comunicação

(4)

Sumário

1 Introdução ... 6

1.1 Delimitação do Tema ... 7

1.2 Problema ... 7

1.3 Hipóteses(s) ... 7

1.4 Objetivos ... 7

1.4.1 Objetivos Específicos ... 7

1.5 Justificativa ... 7

2 Revisão de Literatura ... 8

2.1 Governança ... 8

2.1.1 Governança Corporativa ... 8

2.2 Tecnologia da Informação ... 9

2.3 Governança de T.I ... 10

2.4 ITIL ... 10

2.5 COBIT ... 11

3 Metodologia ... 12

3.1 Comparativo ... 12

3.2 Pesquisa de Mercado ... 12

4 Cronograma ... 13

5 Referências Bibliográficas ... 14

(5)
(6)

6

1 Introdução

Para entendermos sobre como obter o sucesso em projetos organizacionais, vamos analisar e entender o que é Governança, Governança Corporativa,

Governança de T.I, Tecnologia da Informação e os métodos atuais para organizar projetos de T.I que são eles ITIL e COBIT. E seguir explicando sobre as ferramentas que o mercado de T.I disponibiliza para a governança de T.I atualmente.

Utilizando as práticas de governança de T.I, vamos defender a importância do alinhamento da Tecnologia da Informação aos requisitos do negócio, composta por métodos gerenciais e normas regulamentadas para implantação de Sistemas de informação imprescindíveis para prover organização da empresa.

A gestão estará focada na análise dos requisitos do cliente para entrega de produtos e serviços em conformidade com as expectativas e resultados planejados com 100% de entrega.

Usando artigos científicos, livros ferramentas do mercado e estudos de caso, vamos analisar os documentos e trazer a melhor forma para gestão de um projeto de T.I.

Sabe-se que muitos projetos de T.I que não seguiram normas e fases bem definidas não conseguiram obter resultados positivos, e, consequentemente não entregaram todas as funcionalidades levantadas na análise de requisitos feita com o cliente, gerando problemas na entrega do produto final no projeto e na satisfação do solicitante.

Implantando os métodos de gerenciamento de T.I, o tempo de um projeto de implantação de um produto ou serviço será reduzido, juntamente com a probabilidade de erros na entrega do produto final. Sendo assim o cliente estará satisfeito e o produto terá chances mínimas de problemas, ou seja, com menos erros.

O ponto de partida para um gerenciamento de T.I eficiente serão os métodos certificados COBIT e ITIL, garantindo que todo gerente de T.I que seguir estes métodos, obterá o sucesso ao final do projeto.

(7)

7

1.1 Delimitação do Tema

Gestão focada na analise de requisitos e entrega de produtos e serviços utilizando métodos e normas do mercado de T.I.

1.2 Problema

Um gestor de T.I que não utiliza métodos e normas poderá garantir o resultado desejado dentro do empresa?

1.3 Hipóteses(s)

Utilizando normas e processos do ITIL e COBIT o gestor terá maiores chances de garantir todas as funções que foram solicitadas pelo cliente/empresa visando obter melhorias e otimização nos processos da empresa.

1.4 Objetivos

Explicar a importância da utilização de normas, metodologias e boas práticas no gerenciamento da T.I, e mostrar que utilizando estes métodos, o mesmo será gerenciado de tal forma que a empresa possa crescer com o auxilio da Tecnologia da Informação.

1.4.1 Objetivos Específicos

Demonstrar os efeitos da utilização do ITIL e COBIT dentro do departamento de T.I, e como ele poderá auxiliar o gerente a garantir 100% das funcionalidades solicitadas, a fim de obter satisfação do cliente e qualidade na entrega.

1.5 Justificativa

Com base no modelo de governança de T.I vamos defender a importância do alinhamento do T.I aos requisitos do negócio, utilizando ciclos e normas.

(8)

8

2 Revisão de Literatura

2.1 Governança

Na definição de Alcindo Gonçalves. “A definição de governança segundo o Banco Mundial seria o exercício da autoridade, controle da administração e poder de governo” (acesso: 20/10/2014).

Seria o modo pelo qual o poder controla a administração dos recursos sociais e econômicos de um país, com o objetivo de desenvolvimento e com isto a capacidade de planejar, formular e criar políticas, e, cumprir normas. Sendo um meio e processo capaz de produzir resultados eficientes, sem necessariamente a utilização do direito de obrigar.

O conceito de governança não se restringe apenas aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado, muito menos, do funcionamento eficaz do aparelho do Estado, refere-se a padrões de articulações e cooperação de pessoas ligadas a grupos políticos, sociais e institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema político.

Com o conceito de Governança definido, vamos apresentar outro tópico, para entender o que é Governança corporativa.

CONCEITO DE GOVERNANÇA: Alcindo Gonçalves, 2009. Disponível em: <

http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/Anais/Alcindo%20Goncalves.pdf >

2.1.1 Governança Corporativa

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: “Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas /cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal” (2004 IBGC).

Com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da empresa, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivo como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos, esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Uma boa governança corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho da empresa.

(9)

9

Com a explicação de Governança Corporativa passaremos para outro tópico que será abordado que é o de Governança de T.I.

CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA: Bianchi. M, 2009.

Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/>

2.2 Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação (T.I), incluindo sistemas da Informação, é o uso de hardware, software, telecomunicações, automação e recursos multimídia utilizado pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento. (LUFTMAN at al., 1993; WEIL, 1992)

São todas as atividades e soluções relacionadas a recursos computacionais, configura-se como um recurso capaz de suportar o negócio das empresas, proporcionando agilidade, mobilidade e suporte à tomada de decisão. As organizações têm buscado o uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia da Informação, considerando-a uma forte ferramenta empresarial que representa investimento significativo e deve ter uma implementação bem-sucedida.

Com o desenvolvimento do hardware e software garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que alavancou o uso da T.I em diversos campos.

Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, chat, fóruns, agenda de grupo online, comunidades virtuais, webcam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.

Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe, com isto, o intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.

Nesse ambiente, dois dos principais esforços organizacionais são a identificação do valor estratégico dessa tecnologia e uma gerência efetiva de seus projetos a fim de aumentar suas chances de sucesso. A seguir definiremos a Governança de TI.

CONCEITO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Laurindo; Shimizu;

Carvalho & Rabechini Jr. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/gp>.

(10)

10

2.3 Governança de T.I

A governança de T.I é um conjunto de práticas, padrões assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com o objetivo de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança e desempenho.

Buscando atender à necessidade crescente das organizações de aperfeiçoar a aplicação de recursos, reduzir os custos e alinhar o setor de TI às suas estratégias de negócio.

Segundo Rau(“2004, p.35”) “ é a forma em que a direção da empresa interage com os lideres de TI para ter certeza que os investimentos em tecnologia permitem alcançar as estratégias de negócio de uma maneira efetiva e eficiente. “.

E é extremamente importante que essa governança, além de ser capaz de conduzir o monitoramento dos processos operacionais do dia-a-dia da T.I, possa também analisar se as atividades da TI, efetivamente, estão sendo executadas conforme o planejamento prévio, garantindo assim, o esperado retorno para a finalidade da empresa.

Na relação entre Governança x TI nas organizações, visto que se observa o surgimento da necessidade de recorrer a modelos e ferramentas que auxiliem no estabelecimento desta relação, garantindo o retorno sobre os investimentos realizados na área de TI e avaliando as vantagens que o uso da tecnologia pode trazer às organizações. A seguir definiremos o que é ITIL.

Fonte: CONTROLES DE GOVERNANÇA DE TI PARA TERCEIRIZAÇÃO DE

PROCESSOS: Luciano E.M; Testa M.G, Disponível em:

<http://scielo.br/pdf/jistm/v8n>.

2.4 ITIL

Significa Biblioteca de Infraestrutura de tecnologia, foi desenvolvida em 1980 pela agência central de computação e telecomunicações(CCTA), uma agência do governo britânico que escolheu as melhores práticas das maiores indústrias nos processos de gerenciamento de serviços de T.I. (acesso:

25/10/2014).

ITIL defende que os serviços de TI devem estar alinhados com as necessidades do negócio e apoio aos processos. Ele fornece orientações para as organizações

(11)

11

sobre como usá-lo, como uma ferramenta para facilitar a mudança de negócios, transformação e crescimento.

As melhores práticas do ITIL são hoje detalhadas dentro de cinco publicações principais que fornecem uma abordagem sistemática e profissional para a gestão de serviços de TI, permitindo que as organizações possam fornecer serviços adequados e continuamente garantir que eles estão cumprindo as metas de negócios e entregando benefícios.

Os cinco guias principais, mapear todo o serviço de ciclo de vida, a partir da identificação das necessidades dos clientes e motoristas de requisitos de TI, através da concepção e implementação do serviço em operação e, finalmente, para a fase de monitoração e melhoria do serviço.

A partir da década de 90, a ITIL tornou-se um padrão de fato, e hoje suas práticas são modelo em empresas de todo mundo.

Outra metodologia criada para servir de base para a governança de T.I foi o COBIT que veremos no tópico a seguir. Fonte: OGC

2.5 COBIT

O COBIT foi desenvolvido para pesquisar, desenvolver, publicar e promover um modelo de controle para governança de TI atualizado e internacionalmente reconhecido para ser adotado por organizações e utilizado no dia-a-dia por gerentes de negócios, profissionais de TI e profissionais de avaliação.

Um modelo de controle da governança de TI define as razões pelas quais a governança de TI é necessária, quais são as partes interessadas e o que esse modelo

precisa atingir. Cada

vez mais a alta direção está percebendo o significativo impacto que a informação tem no sucesso da organização. Os executivos esperam um alto entendimento sobre a forma como TI funciona e o quanto ela está sendo bem administrada para atingir vantagens competitivas. Em particular, os executivos precisam saber se as informações estão sendo gerenciadas pela empresa de modo a, atingir os objetivos, ter resiliência suficiente para aprender e se adaptar, gerenciar adequadamente os riscos encontrados, apropriadamente reconhecer as oportunidades e agir sobre elas.

Fonte: ISACA

(12)

12

3 Metodologia

Este capítulo apresenta a metodologia que será utilizada para coleta e apresentação dos dados e resultados.

O método de pesquisa foi do tipo coleta documental, visto que é um método que se baseia na coleta de dados através de documentos de arquivos públicos, particulares, dados estatísticos e etc. Sendo assim podemos analisar estudos de caso de empresas que utilizam a governança de T.I, e conseguiram obter sucesso no gerenciamento da T.I, e explorar a fundo as ferramentas disponíveis para chegar ao resultado desejado.

3.1 Comparativo

ITIL não é uma metodologia, e sim uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa. É um modelo bem estabelecido, amadurecido e focado em questões de qualidade operacional e produção de TI.

A ITIL oferece um framework para planejar os processos mais comuns, indicando as ligações entre eles e que linhas de comunicação são necessárias.

O COBIT usa quatro domínios principais que conduz ao uso da TI na organização, e também, uma auditoria que permite verificar, através de relatórios de avaliação, o nível de maturidade dos processos da empresa.

É focado no negócio, orientado a processos, baseados em controles e direcionado a métricas. É preciso adapta-lo ao negócio para atender as necessidades e alinhar TI ao negócio.

3.2 Pesquisa de Mercado

Foi realizada a pesquisa de mercado em que foram feitos os seguintes questionamentos:

1) Os lideres de T.I da empresa utilizam alguma norma ou metodologia de governança para gerencia-la a fim de obter o resultado desejado?

2) Quais os métodos adotados pelos lideres para gerenciar a T.I?

3) Você utiliza ITIL ou COBIT como método para auxilia-lo no gerenciamento?

(13)

13

4) A ITIL é um padrão de gerenciamento adotado por diversas empresas no mundo, e sabe-se que ela pode ser adaptada a necessidade do negócio. Se você utiliza este método, quais as dificuldades para implantação e/ou adaptação?

5) O COBIT visa promover um conjunto de boas práticas referente ao uso corporativo da T.I para os gerentes e auditores de T.I. Se você utiliza este método, quais as dificuldades para implantação e/ou adaptação?

6) Em quais pontos pôde ser notada à melhoria dentro da T.I?

7) Em sua opinião, qual metodologia adotada surtiu maior efeito positivo dentro do departamento?

8) Em algum momento da implantação/utilização das metodologias, elas possuem alguma relação para o bom funcionamento do negócio?

4 Cronograma

ATIVIDADE / ETAPA Ago/14 Set/14 Out/14 Nov/14 Dez/14 Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15

INTRODUÇÃO AO TCC I

ESCOLHA DO TEMA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

PROBLEMA DA PESQUISA

HIPÓTESES

CRONOGRAMA

OBJETIVO (GERAL E ESPECIFICO)

JUSTIFICATIVA

VARIÁVEL

REVISÃO DE LITERATURA

METODOLOGIA COMPARATIVO PESQUISA DE MERCADO

ANALISE DOS DADOS

DIGITAÇÃO DO TCC I

CONCLUSÃO DO TCC I

INTRODUÇÃO AO TCC II

ANALISE DOS DADOS

CONSTRUÇÃO TEXTUAL

FORMAT. TRABALHO

REVISÃO DE LITERATURA

ENTREGA DO TRABALHO

(14)

14

5 Referências Bibliográficas

 Alcindo Goncalves - O Conceito de Governança - Acesso: 11/10/2014 às 12h10m Site: www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/Anais/Alcindo%20Goncalves.pdf

 Douglas Novato – O que é governança de T.I – Acesso: 11/10/2014 às 12h45m Site: http://www.oficinadanet.com.br/post/12712-o-que-e-governanca-de-ti

 OGC - O que é ITIL? –– Acesso: 18/10/2014 a 15h00m Site: http://www.itil-officialsite.com/AboutITIL/WhatisITIL.aspx

 ISACA – Cobit Framework – Acesso: 18/10/2014 ás 17h03m

Site: http://www.isaca.org/Knowledge-Center/COBIT/Pages/Overview.aspx

 COBIT - Versão 4.1 – Framework for IT Governance and Control Autor: ISACA (Information Systems Audit and Control).

 Moraes, Altino Jose Mentzingen de. Proposta do M2A3-GOVTI – Modelo de Maturidade para Análise do Alinhamento das Atividades Relacionadas á Governança da TI em Conformidade com as Expectativas de Resultado Planejadas pela Organização. (01/02/2011)

 Gonçalves, André de Paiva. Análise das Relações entre Governança Corporativa e Governança de Tecnologia da Informação em Organizações Brasileiras.(01/10/2012)

 2009 AFFELDT, Fabrício Sobrosa and VANTI, Adolfo Alberto. Alinhamento estratégico de tecnologia da informação: Análise de modelos e propostas para pesquisas futuras.

 2001 ALBERTIN, Alberto Luiz. Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação.

 Eduardo Almansa, Sérgio Clementi, Tereza Cristina M. Governança de TI:

Comparativo entre COBIT e ITIL.

(15)

15

ADILTON DOS SANTOS SANTANA ALLAX S. GARCIA

EDISON YOSHIO MAKIMORE

A GOVERNANÇA DE T.I COMO ELEMENTO DE MELHORIA EM PROJETOS ORGANIZACIONAIS A FIM DE ATINGIR OBJETIVOS

CORPORATIVOS

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em 2015 da Universidade Nove de Julho como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em 2015.

Data:____/____/____ _______________________________

Orientador Prof.

OBSERVAÇÕES:_____________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

8 Os resultados da autoavaliação institucional permitem gerar informações valiosas para o processo de gestão, pois possibilitam diagnosticar com acuidade e detalhamento como está a

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

• São representados mais rapidamente que uma cobertura; foram desenvolvidos para ArcView, mais orientado para display que para edição e análise • São mais fáceis de