• Nenhum resultado encontrado

REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

PSICOLÓGICO E MOTOR DOS PRATICANTES DE KUNG FU NO ESTILO ESUL TENCO

Geraldo Avelino dos Santos Neto (FNC)1 Kamila Santos Ressurreição (USJ/MACKENZIE/FNC)2

Resumo

Este artigo está embasado em pesquisa bibliográfica e análise de dados empíricos. Estes foram coletados por meio de questionário aplicado aos pais de alunos praticantes de Kung Fu, no estilo Esul Tenco, e aos próprios alunos. O objetivo do estudo consiste em verificar as contribuições dessa modalidade ao desenvolvimento psicológico e motor dos alunos participantes.

Palavras-chave: Kung Fu. Esul Tenco. Desenvolvimento Psicológico. Desenvolvimento Motor.

Abstract

This article is based on bibliographic research and empirical data analysis. These were collected through a questionnaire applied to the parents of students practicing Kung Fu, in the Esul Tenco style, and to the students themselves. The aim of the study is to verify the contributions of this modality to the psychological and motor development of the participating students.

Keywords: Kung Fu. Esul Tenco. Psychological Development. Motor development.

Introdução

Este artigo tem como foco principal a evolução psicológica e motora dos alunos praticantes de Kung Fu do estilo Esul Tenco, criado e desenvolvido pelo

1 Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Faculdade Nossa Cidade (FNC). Contato:

esultenco_geraldoavelino@hotmail.com

2 Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJ). Graduada em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente, é docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Faculdade Nossa Cidade (FNC).

(2)

Professor Geraldo Avelino dos Santos Neto, conhecido como Mestre Tigre Selvagem.

O trabalho em questão aborda um sistema de treinamento, desde sua preparação pedagógica, até o mais alto nível alcançado das técnicas desenvolvidas pelo Mestre e aplicado aos discípulos.

Foram investigadas várias informações, junto aos pais dos alunos e junto aos próprios alunos praticantes do estilo, por meio de questionário, para que se pudessem constatar os resultados referentes ao método implantado, procurando-se responder as seguintes problemáticas: como o estilo Esul Tenco pode auxiliar no processo de desenvolvimento psicológico e motor dos alunos? Qual é a real importância da filosofia do estilo Esul Tenco nesse processo de desenvolvimento? O que a prática das artes marciais pode promover na vida de um aluno?

O estilo Esul Tenco tem início com um sistema de treinamento em sala de aula, passando pelos processos de iniciação, desempenho das técnicas e adaptação disciplinar. Sendo assim, o Esul Tenco tem, em seus princípios, características e conceitos fundamentais para a evolução dos alunos. As lutas ou artes marciais são trabalhadas com fundamentos rigorosos, em seu histórico de constituição, de forma lúdica, visando à capacitação e ao efetivo desenvolvimento dos praticantes.

No mundo atual, grande parte dos jovens esquece-se de participar de atividades coletivas que exigem uma aproximação com outras pessoas e acabam se isolando na frente de seus computadores ou jogos eletrônicos, preterindo os valores sociais que são conquistados nas relações face a face e que são de suma importância para todo ser humano.

A prática do Esul Tenco aproxima os discípulos em atividades coletivas e enfatiza os valores sociais, éticos e morais, tão necessários para a vida social. Segundo Santos Neto e Hirota (2014), a filosofia do Esul Tenco guia o aluno durante os seus treinos para que suas práticas não sejam vazias, para que a arte marcial não seja meramente mais um exercício, e sim um constante aperfeiçoamento físico, mental e espiritual.

Os alunos praticantes do estilo Esul Tenco seguem algumas especificações da filosofia do estilo, são elas: usar suas técnicas somente para defesa pessoal; respeitar

(3)

sempre os superiores e colegas de treino; ser honesto e sempre demonstrar cordialidade;

treinar sempre para que possa aperfeiçoar suas técnicas; evitar sempre demonstrações de lutas; nunca ser agressivo ou demonstrar maneiras rudes; jamais fazer uso de drogas;

evitar brincadeiras abusivas dentro e fora dos treinos; jamais ensinar ou demonstrar técnicas como exibicionismo e evitar a cobiça e a agressividade.

1 Breve histórico do Kung Fu

A palavra kung Fu é de origem chinesa e significa “tempo de habilidade”. O termo chinês que originou o vocábulo Kung Fu é gongfu, palavra de difícil tradução, cujo sentido está ligado à aquisição e ao aprimoramento de uma atividade esportiva ou artística. “Quando uma pessoa se torna especialista em qualquer prática mediante um treinamento árduo, pode-se dizer que ela ganhou gongfu” (ANDRAUS, 2010, p. 190).

No ocidente, este termo passou a ser sinônimo de arte marcial chinesa. No entanto, há uma sutileza importante. O termo Wu Shu é usado na China para designar arte marcial e Kuo Shu significa arte marcial chinesa. A principal diferença entre Wu Shu e Kuo Shu é que o primeiro se refere às artes marciais de uma forma geral, independente de sua origem. Já o segundo termo se refere às artes marciais de origem chinesa (TORRES; BUENO, 2011).

A história do gongfu é repleta de lendas que são transmitidas oralmente, de pai para filho, o que torna muito difícil a comprovação dos fatos, visto que existem poucas documentações escritas, e as mesmas são certamente muito mais recentes do que a época de origem desta arte marcial (ANDRAUS, 2010).

Diante da afirmação de Andraus (op. cit.), percebe-se a grande necessidade de expor as condições pedagógicas e o processo de desenvolvimento psicológico e motor do estilo Esul Tenco, e da extrema prioridade da divulgação desses dados para que não se perca a essência da concepção desta metodologia, inibindo qualquer outra ordem contraditória do desenvolvimento da arte.

Nos tempos atuais, as batalhas travadas não remetem mais àquelas existentes no contexto da China, originária do gongfu, mas são outras, visando outros interesses;

(4)

porém, não se foge muito do que acontecia no período dos imperadores chineses e se faz invisível ao olhar de pessoas que, muitas das vezes, preferem fechar os olhos para o fato de que não só as crianças, como também os jovens necessitam de orientação, disciplina e atividades físicas para ter uma vida melhor.

Assim como naquela época, podemos dizer que hoje as artes marciais transmitem segurança, por meio de um controle maior das percepções. O fato de saber se defender pessoalmente de um ataque, tanto físico, quanto verbal, traz a importante relevância de se optar pela aprendizagem dos segmentos das artes marciais; afinal, por meio das artes marciais os praticantes conseguem alcançar um nível muito maior em suas aptidões físicas e motoras, gerando um enorme benefício em suas vidas, já que a prática constante das artes marciais leva à interiorização da disciplina, tão necessária nestes tempos pós-modernos.

2 A concepção do estilo Esul Tenco

Compreendendo-se que, na China antiga, os estilos de kung Fu eram passados de geração em geração, de pai para filho, levando à condição de que em cada lugar do país seriam encontrados diferentes estilos praticados; assim, as adaptações iam acontecendo, de acordo com as necessidades, dentro do sistema defensivo. Por esse motivo, surgiu a ideia de que existiria um estilo melhor do que o outro, quando, na realidade, o que faz o lutador não é o estilo, mas sim, a dedicação e a prática de cada um.

No Norte da China, prevalecia o uso das pernas; afinal, viviam em regiões montanhosas e, no Sul, predominava o uso dos braços, pois os povos dessa localidade faziam muito o uso de barcos para se deslocarem de um lugar para o outro e havia ainda o trabalho braçal na semeadura do arroz nos pântanos; por esse motivo, adquiriram braços mais fortes.

Na China antiga, os estilos de Kung Fu também eram definidos como estilos internos e externos; um grande exemplo de um estilo interno é o Tai Chi Chuan que trabalha muito na essência total da energia Chi. Os estilos externos eram mais voltados

(5)

às caracterizações de movimentos mais rápidos, tratando, exclusivamente, das finalidades de combates corpo a corpo; um grande exemplo de estilo externo é o Wing Chun. Torres e Bueno (2011) escrevem sobre os “Oito Imortais Bêbados” que serviram como base para o estilo de Kung Fu conhecido como Chui Pa Hsien ou, simplesmente,

“Estilo do Bêbado”.

Segundo Santos Neto e Hirota (2014), o estilo Esul Tenco é a apresentação de uma nova concepção que também entra para o rol dos estilos já existentes dentro das artes marciais. Esul Tenco significa estilo seguido do único lendário e técnicas especializadas em normas de combate. O Esul Tenco foi criado pelo Mestre Tigre Selvagem (Geraldo Avelino dos Santos Neto) na cidade de Itapevi, São Paulo, Brasil, por meio de um pensamento, segundo o qual, não deveria existir nenhuma arte marcial melhor do que a outra, mas sim praticantes mais dedicados que outros, que fazem a diferença, por seu empenho e dedicação, podendo alcançar um nível mais adequado de aperfeiçoamento nas artes marciais.

O Mestre Tigre Selvagem iniciou seu trabalho de desenvolvimento do estilo Esul Tenco entre 2003 e 2013 e, atualmente, trabalha no desenvolvimento de técnicas mais avançadas, nessa modalidade. O desenvolvimento do Esul Tenco também ocorreu pela necessidade de quebra de preconceitos de modalidade para modalidade, uma vez que a cultura corporal do movimento humano deve fazer uso da amplitude e do acúmulo de movimentos (SANTOS NETO; HIROTA, 2014).

Ao transmitir este saber, entende-se que o trabalho desenvolvido nas artes marciais, com o intuito de promover a evolução do ser em questão, coloca em ênfase o objetivo aqui exposto da capacitação daqueles que buscam o conhecimento por via das artes marciais. Sendo assim, se faz necessária a libertação da mente dos que se encontram presos em um paradigma, dentro das artes marciais, com o pensamento de que são melhores do que outros; assim, seria providencial e profícua a interferência das lideranças das artes marciais, com o pensamento em prol da evolução de todos os praticantes.

(6)

3 Treinos de iniciação

Parulski Júnior (1996) relata que todo período de treinamento deve começar e terminar com exercícios de condicionamento e que existem muitos exercícios de condicionamento que podem ser feitos, da musculação à ioga. Os treinos para iniciação são sistematicamente programados, na medida em que o aluno vai evoluindo diante das suas condições físicas e de acordo com a necessidade de ampliação da sua aprendizagem.

O desenvolvimento das técnicas do estilo Esul Tenco segue um padrão ordenado; porém, quando o aluno tem necessidade de maior atenção, para que possa absorver mais conhecimentos (ou em determinadas condições em que não esteja se adaptando), a trajetória ou manifestação de técnicas lecionadas pelo mestre a este aluno também pode sofrer alterações, para que o discípulo adquira maior conhecimento, dentro de determinado treinamento.

Na busca de um ideal, ou seja, no afã de se obter resultados positivos e de se aperfeiçoar o método, pensou-se na possibilidade de verificar em que medida o Esul Tenco contribui para o desenvolvimento dos alunos. A intenção é ampliar e aprimorar os conhecimentos das artes marciais, com pleno rigor dos seus respectivos fundamentos, e assim fazer uma adaptação dos conhecimentos das lutas aos procedimentos da Educação Física. Para se alcançar esses objetivos, foi realizada coleta de dados empíricos, com a utilização de questionários, como passa a ser descrito a seguir.

4 Metodologia

Além da pesquisa bibliográfica que fundamenta a parte teórica deste artigo, também foi realizada pesquisa empírica, com a elaboração de dois questionários mistos contendo 10 questões cada, com dois direcionamentos: o primeiro, foi direcionado aos alunos praticantes do estilo Esul Tenco, que participam das aulas de um projeto social aos finais de semana, em uma escola estadual na cidade de Itapevi, localizada na Vila Dr. Cardoso. Estes alunos também frequentam os mesmos segmentos das aulas

(7)

ministradas na rede municipal de Itapevi, onde o idealizador desta pesquisa atua como Professor de Educação Física, sendo o responsável pela modalidade de Kung Fu na prefeitura do município. Os alunos têm idades que variam de 14 a 25 anos e todos os alunos sendo maiores ou não, tiveram a participação direta dos seus pais, nesta pesquisa, respondendo as outras dez questões que lhes foram direcionadas.

5 Resultados da pesquisa

Os resultados desta pesquisa se referem aos questionários aplicados a dez alunos praticantes do estilo Esul Tenco e aos pais destes alunos. Analisam-se, a seguir, os resultados obtidos por meio dos questionários aplicados aos alunos e, mais adiante, serão apresentados os dados coletados por meio do questionário aplicado aos pais destes alunos.

5.1 Questionário aplicado aos alunos

Quando perguntamos aos alunos na questão de nº 1 “Seus pais estão cientes que você pratica kung Fu?”. Os dez alunos, unanimemente, disseram que sim. Esses dados permitem intuir que os alunos entrevistados se preocupam com a participação de seus pais na prática do Kung Fu e que, com a permissão e o apoio dos mesmos, eles podem atingir maiores resultados nos treinamentos.

Na questão de nº 2 perguntou-se “Você acredita que o Kung Fu esteja alterando as questões de caráter pessoal na sua vida?”. Nove alunos responderam que sim e um respondeu que não. Logo, as respostas mostram que 90% dos entrevistados acreditam que o estilo Esul Tenco possa transformar, de alguma forma, o seu caráter no futuro.

Entende-se, com este resultado, que é de extrema e fundamental importância a prática esportiva e que, se a prática for proveniente das artes marciais, os alunos terão resultados relevantes no seu caráter, afinal, o Esul Tenco guia os alunos no caminho da evolução, lhes proporcionando a satisfação da prática. Segundo Parulski Júnior (1996),

(8)

ao contrário de qualquer outra arte marcial, o Kung Fu é um sistema integrado, levando em conta métodos físicos de combate, métodos de meditação, práticas de cura e até mesmo filosofias éticas e morais. Em resumo, Kung Fu é um modo de vida.

Quando perguntou-se aos alunos na questão de nº 3 “Você indicaria a prática do Kung Fu para alguém da sua família?”, os dez alunos em um posicionamento unânime responderam que sim. Logo, entende-se que o processo de desenvolvimento aplicado aos alunos do estilo Esul Tenco está sendo eficaz, e que ao indicar a modalidade para alguém de sua família, os alunos acreditam que, com as condições exatas de treinamentos e procedimentos aplicados a eles, também haverá resultados positivos, com uma melhor qualidade de vida, para os familiares.

Ao se indagar aos alunos na questão de nº 4 “Você indicaria a prática do Kung Fu para seus amigos (as)?”, 100% dos alunos responderam que sim. Portanto, compreende-se que diante das adversidades que a vida impõe, as artes marciais sejam um excelente caminho para crianças, jovens e adultos darem seguimento em sua jornada, levando em conta a real condição de evolução física e também psicológica que as artes marciais podem proporcionar nas suas vidas. Nessa perspectiva, Torres e Bueno (2011) relatam que os treinamentos no templo Shaolin elevavam o espírito dos monges e que um dos objetivos alcançados era o pleno conhecimento da luta e completo domínio da mente sobre o corpo.

Na questão de nº 5, quando se perguntou “Você tem preconceito contra homossexuais praticando Kung Fu ou qualquer outra modalidade de Artes Marciais?”.

Os 10 alunos responderam que não. Prontamente, se entende que é de extrema importância que não haja preconceito dos discípulos com relação a qualquer tipo de diferença ou diversidade, como obesidade, raça, cor, etnia, nacionalidade ou homossexualidade/transexualidade. O Esul Tenco trabalha, firmemente, com esta questão; afinal, a prioridade trabalho, nessa linha, sempre foi de formar grandes cidadãos, com a visão de um mundo melhor e sem preconceitos.

Quando se perguntou na questão de nº 6 “Você acredita que, no futuro, você possa se tornar um professor ou mestre do estilo Esul Tenco?”. Nove alunos responderam que sim e um aluno não respondeu. Logo, se compreende que esta questão

(9)

é muito importante, pois os alunos praticantes têm uma visão do futuro, por intermédio das artes marciais e, com este pensamento, eles terão grandes chances de crescimento, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. De acordo com Santos Neto e Hirota (2014), os benefícios resultantes da prática do Esul Tenco são voltados ao crescimento pessoal e espiritual do praticante. Em suma, pode-se dizer que o Esul Tenco é ótimo para o bem-estar do corpo e equilíbrio da mente, já que em paralelo à prática das técnicas, o aluno é incentivado a conhecer a cultura filosófica do Kung Fu, ampliando o seu nível de conhecimento.

A seguir são apresentados os gráficos das questões fechadas:

Gráfico 1

Entende-se, em análise ao Gráfico 1, que as evoluções alcançadas por intermédio da prática do Esul Tenco são provenientes dos benefícios que o exercício desta metodologia propicia à vida desses alunos. De acordo com Santos Neto e Hirota (2014), o Esul Tenco tem como fundamental finalidade a busca e a compreensão do nosso próprio corpo. Em sua prática, ele tem a capacidade de fazer com que o discípulo desenvolva a criatividade, a imaginação, o domínio do movimento, o equilíbrio, a coordenação motora, a flexibilidade, a tenacidade, a força e, principalmente, a sensibilidade corporal. Portanto, o Esul Tenco tem, em seus princípios, as propriedades que são necessárias e eficazes para auxiliar os alunos em sua evolução psicológica e motora.

(10)

Gráfico 2

Compreende-se que se 70% dos alunos afirmam que o seu desempenho está sendo muito bom, e outros 30% afirmam estar sendo bom, pode se inferir que os alunos estão seguindo um padrão adequado, no que se refere ao nível aceitável de evolução, dentro do sistema implantado. Nessa linha, segundo Santos Neto e Hirota (2014), os benefícios resultantes da prática do Esul Tenco são voltados ao crescimento pessoal e espiritual do praticante. Em suma, pode-se dizer que, no Esul Tenco, o aluno é incentivado a conhecer a cultura filosófica do Kung Fu, ampliando o seu nível de conhecimento.

Gráfico 3

Analisando-se o Gráfico 3, entende-se que os alunos, ao passarem por um processo de iniciação, no qual seguem um padrão ordenado, voltado, especificamente,

(11)

para a melhoria do desempenho de todos, é de estrema importância que eles compreendam que após a introdução das atividades, deve-se dar seguimento aos processos de desenvolvimento das técnicas, com comprometimento elevado em busca de sua evolução. Segundo Parulski Júnior (1996), o Kung Fu é volátil; quando deixado na reserva, dá à pessoa uma aparência de ânimo e, quando liberado, irradia energia e poder.

Gráfico 4

Entende-se que o conceito disciplinar aplicado no Esul Tenco tende a guiar o aluno para um caminho onde a humildade, a concordância e o respeito ao próximo o transformarão em um grande discípulo e em um cidadão capaz de defender os seus direitos. Segundo Santos Neto e Hirota (2014), o Esul Tenco também trabalha, dentro de sua disciplina, com ajuda no desenvolvimento socioafetivo do aluno, ampliando sua visão no que se refere à sociabilidade e, principalmente, ensina valores de como obter respeito do próximo, oferecendo respeito ao mesmo.

5.2 Questionário aplicado aos pais

Na questão de nº 1 direcionada aos pais perguntou-se: “O senhor (a) está ciente que seu filho (a) é praticante de Kung Fu?”. Todos responderam que sim, logo, entende- se que, ao se interessar pela prática esportiva, os alunos, de imediato, buscaram o apoio de seus pais para que assim pudessem realizar o treinamento do Esul Tenco, sabendo-se

(12)

que, para iniciar os treinamentos, todos os alunos menores que 18 necessitam da permissão dos pais para participarem das aulas. E se deram início, é porque seus pais apoiaram a iniciativa dos mesmos à prática esportiva.

Quando perguntamos na questão de nº 2: “O seu filho (a) apresentava alguma agressividade antes de iniciar a prática do Kung Fu?”. Prontamente, três responderam que sim e sete responderam que não. Compreende-se que os pais que perceberam a agressividade nas atitudes dos filhos, optaram por apoiar a iniciação dos mesmos na participação das aulas de Kung Fu, pois acreditaram que, de certa forma, as artes marciais os ajudariam a ter um controle maior do seu corpo e de sua mente, trabalhando suas emoções para se tornarem pessoas melhores. Parulski Júnior (1996) cita que, ao praticar o Kung Fu, o aluno deve ter a capacidade de permanecer enraizado ao chão (ao que se chama de fixação). Isto requer relaxamento e capacidade para suavizar os músculos, que, de modo geral, é um estágio mental, onde a mente força o corpo a relaxar.

Na questão de nº 3 quando indagamos aos pais: “Notou alguma diferença ou mudança nas atitudes do seu filho (a) referente aos deveres e afazeres de casa?”, sete responderam que sim e três responderam que não. Nota-se que 70% dos pais que participaram da pesquisa e fazem um acompanhamento diário das mudanças na vida dos filhos, perceberam mudanças nas atitudes dos mesmos, ao passar do tempo.

A conduta dos alunos que participam das aulas do Esul Tenco se torna positiva, logo no início dos treinamentos, quando são aplicados os procedimentos de doutrina, a serem seguidos dentro e fora do ambiente de treino, buscando a evolução do aluno.

Segundo Santos Neto e Hirota (2014), o estilo Esul Tenco tem como fundamental finalidade a busca e a compreensão do nosso próprio corpo e que estilos e técnicas de Kung Fu foram, são e serão sempre desenvolvidas com finalidades específicas.

Algumas, para expandir as artes marciais dentro de diversas culturas (no mundo) e outras para unificar corpo e mente, favorecendo melhor qualidade de vida aos participantes.

Quando perguntamos na questão de nº 4 “Seu filho (a) participava normalmente das aulas na escola antes de iniciar a prática do Kung Fu?”, nove

(13)

responderam que sim e um respondeu que não. Trata-se aqui, meramente de se obter informações da frequência dos discípulos na busca do conhecimento geral e, diante dos resultados, fazer com que eles continuem em busca de conhecimentos, aconselhando-os a irem para uma universidade, para que possam atingir resultados positivos, no futuro, tanto na carreira profissional, quanto na vida pessoal. Nesse sentido, o Kung Fu é uma arte marcial relevante que pode agregar grandes valores na vida dos seus praticantes. De acordo com Yu e Bueno (2011), a prática das artes marciais se baseia em três objetivos:

saúde física, elevação da capacidade de luta e aumento da inteligência.

Ao perguntarmos na questão de nº 5: “Você indicaria este mesmo tipo de treinamento que seu filho (a) participa para o filho (a) de um amigo (a)?”, 10 pais responderam que sim. Este resultado mostra que tanto o praticante, quanto os pais acham significante o método e apoiam a participação de seus filhos na atividade esportiva e que sim, indicariam aos amigos a prática deste esporte aos filhos deles, gerando assim uma grande confiança e credibilidade no trabalho desenvolvido pelo Esul Tenco.

Na questão de nº 6 onde se perguntou: “Em seu modo de ver, a prática deste estilo de Kung Fu poderá influenciar o caráter do seu filho (a) no futuro?”, nove responderam que sim e um respondeu que não. De acordo com Santos e Vieira (2012), diante dos novos desafios propostos pela sociedade, observa-se que o indivíduo deve estar preparado para uma vida de desafios constantes.

Valores morais, físicos e cognitivos podem e devem ser muito bem explorados nas aulas em que o tema lutas seja o objetivo principal. Logo, entende-se que a visão dos pais para com o futuro dos filhos é de que a prática do Kung Fu terá uma influência direta na vida deles e que, de um modo positivo, isso os tornar pessoas mais fortes, capazes de tomar suas próprias decisões sobre o melhor caminho a ser seguido.

A mente de um praticante de artes marciais é diferente, pois ele, em sua prática, está sempre em evolução constante, tanto no mundo da luta, quanto no mundo em que vive. Assim, torna-se proativo quando busca um novo caminho e, com muita dedicação, será capaz de atingir o seu objetivo, com as orientações de sábios que encontrará em sua jornada.

(14)

Gráfico 5

Compreende-se que, ao perceber os resultados que vão sendo adquiridos pelos seus filhos, na prática do Esul Tenco, os pais se sentem mais próximos deles, podendo auxiliar de forma positiva no incentivo à prática esportiva. Segundo Parulski Júnior (1996), os antigos mestres das artes marciais tinham como prática omitir dos alunos uma parte do conhecimento que lhes fora transmitido por seus próprios mestres.

Desta maneira, acreditavam que sempre manteriam vantagens, tanto mental, quanto fisicamente, sobre aqueles que treinavam. Quanto aos procedimentos dos antigos mestres, não se pode questionar; porém, o processo de desenvolvimento do Esul Tenco rege que nada será omitido, mas sim, passado progressivamente, de forma que os alunos possam adquirir um maior conhecimento com relevância positiva naquilo que se aprende, proporcionando mudanças positivas nas suas atitudes.

Gráfico 6

(15)

Entende-se que, com as mudanças no desempenho físico que os pais vêm percebendo nos seus filhos, podemos dizer que os objetivos estão sendo alcançados na maneira como, cada vez mais, os alunos vão se dedicando aos treinamentos e evoluindo, tanto no aspecto psicológico, quanto motor.

Gráfico 7

Como a maioria (70%) respondeu que o aproveitamento dos filhos é muito bom, entende-se que com o apoio dos pais, os filhos estarão mantendo a capacitação educacional adquirida, pois a doutrina aplicada dentro dos treinamentos dos praticantes do Esul Tenco é utilizada como ferramenta de apoio educacional, guiando-os para um futuro melhor.

Gráfico 8

(16)

Constata-se que os resultados estão acima da média, com o parecer dos pais ao informar que apoiam o trabalho que está sendo feito no Kung Fu, ao serem trabalhados os aspectos motor e cognitivo. Estes resultados mostram que com a evolução progressiva dos alunos e diante das condições de evolução de cada indivíduo, respeitadas as individualidades, se faz de extrema importância a continuidade da expansão deste trabalho visando alcançar, cada vez mais alunos, para que se possa transmitir este saber e proporcionar a capacidade de evolução para todos os adeptos do Kung Fu Esul Tenco.

Considerações finais

Conclui-se que o Esul Tenco é uma nova metodologia nas artes marciais, que vem evoluindo, com o passar do tempo, e essa evolução o conduz para uma condição atualizada de representação dos métodos de ensino da área de Educação Física, caracterizando-o dentro da perspectiva dos métodos inclusivos que o tornam tão pedagógico quanto qualquer outra modalidade esportiva que trabalhe com direcionamento à evolução psicológica e motora dos alunos.

Este artigo demonstrou que os alunos praticantes do estilo Esul Tenco estão tendo um grande desenvolvimento, não só no aspecto psicológico, como também no aspecto motor, o que indica que essa técnica influencia positivamente os discípulos, proporcionando uma melhoria progressiva, tanto dentro, quanto fora dos treinos, como, por exemplo, na escola, comprovando que a prática das artes marciais pode promover inúmeras mudanças positivas na vida de um aluno.

Referências bibliográficas

ANDRAUS, Mariana Baruco Machado. Kungfu/wushu Luta e Arte. São Paulo:

Annablume Editora, 2010.

PARULSKI JÚNIOR, George R. Os Segredos do Kung Fu. Rio de Janeiro: Recordes, 1996.

(17)

SANTOS, Anderson Fabiano; VIEIRA, Steve Augusto. Metodologia do Ensino da Prática de Lutas na Educação Física. São Paulo: Editora Nelpa, 2012.

SANTOS NETO, Geraldo Avelino; HIROTA, Vinicius Barroso. Uma nova concepção dentro do Kung Fu: o estilo Esul Tenco. Revista Digital EFDEPORTES, Buenos Aires, Ano 19, nº 193, Junho de 2014. Disponível em:

<http://www.efdeportes.com/efd193/nova-concepcao-do-kung-fu-esul-tenco.htm>.

Acesso em: 28 ago. 15.

TORRES, José Augusto Maciel; BUENO, Fábio Amador. Kung Fu: a Milenar Arte Marcial Chinesa. São Paulo: Editora On Line, 2011.

YU, Cai Wen; BUENO, Fábio Amador. Qi Gong Antiga Arte Marcial. São Paulo:

Editora On Line, 2011.

Recebido em: 20/09/2016 Aceito em: 10/10/2016

Referências

Documentos relacionados

A utilização do texto oral nas aulas de Português é bastante proveitosa, porque demonstra que a língua falada se fundamenta em recursos peculiares, possibilitando a

Nesse sentido, nos reportamos à Krug (2004) que manifesta que, a indisciplina dos alunos é um dos fatores que interfere negativamente na prática pedagógica dos professores de EF da

Nesse contexto, considera-se de suma importância a Educação Física escolar para crianças com TDAH, pois estas possuem dificuldades em se desenvolver juntamente e no mesmo

A utilização dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”

Esses trabalhadores, moradores, mulheres, jovens, homens, católicos ou não, ao lutarem por melhores condições de vida e de trabalho, foram descobrindo os meios e os canais

e, com isso, determinaremos condi¸c˜ oes necess´ arias e suficientes para que o conjunto (RG) σϕ (Defini¸c˜ ao 1.42) seja comutativo.. Iniciaremos a demonstra¸c˜ ao de algums

A obra Argumentação em contexto escolar: relatos de pesquisa, organizada pelas estudiosas da Linguística Aplicada Fernanda Coelho Liberali, Maria Cristina

E, todavia, nas duas últimas proposições, o termo tem suposição material; mas, quanto a essa se pode subdistinguir, porque [um termo] pode supor pela palavra falada