• Nenhum resultado encontrado

A Bíblia é a possessão mais inestimável da raça humana. Por que? Porque ela é o livro que veio de Deus, que contém a revelação de Deus ímpar e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Bíblia é a possessão mais inestimável da raça humana. Por que? Porque ela é o livro que veio de Deus, que contém a revelação de Deus ímpar e"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

A Bíblia é a possessão mais inestimável da raça humana. Por que? Porque ela é o livro que veio de Deus, que contém a revelação de Deus ímpar e completa, para o homem. Devido à própria natureza do caso, a Bíblia precisa ser inerrante, infalível e eterna. E ela é! Tais prerrogativas são satisfatoriamente provadas por muitas evidências. Através dos séculos, uma grande multidão de homens e mulheres colocou toda a sua confiança na veracidade da Bíblia. Alguns foram mortos porque não renunciaram a essa confiança.

Muitos mais viveram piedosa e abnegadamente, devido aos seus preceitos. Ela se levanta muito acima de qualquer outro livro. Ela convida à investigação. Ela desafia qualquer teste. Ela é inatingível pela destruição.

Ela é aplicável a qualquer raça. É perene em sua atração. É o Livro dos livros, vindo do Rei dos reis.

(3)

66 CHAVES PARA A BÍBLIA

f: proibida a reprodução dc tc li"f

sem a flcnm ão por escrilo UO!t.r.UllUn:~~ .

RODRIGUES

#to EDITORA BATISTA REGULAR

-Y

"Construindo Vidas na Palavra de Dcus Rua Kansas, 770 - IJrooklin - 0455S-002 - São Paulo -sr

o

QUE É UMA CHAVE

Considere da seguinte maneira: o Velho Testamento

~ uma biblioteca de 39 livros inspirados. São outorga- dos divinamente a fim de serem uma fonte de sabedoria e de instrução. Reunidos, formam um mosaico da reve~

lação de Deus para a era específica de que são parte.

Juntamente com o Novo Testamento, formam uma com- pleta e perfeita mensagem dirigida a toda a famíJia huma- na, em todas as eras.

Todos os 39 livros são necessários. Nenhum deles pode ser omitido, pois que a verdade revelada sofreria.

Reunidos, eles formam um todo; produzem um quadro da perfeita vontade e propósito de Deus. Você pode pen- sar neles, por exemplo, como um quebra-cabeça em que lodas as peças se interligam. Omita uma, e o quadro estará incompleto.

Não obstante, para o efeito da sua importância indi- vidual, todos eles são também graciosamente interdependentes. Gênesis depende de Êxodo; Josué in- Iroduz Juizes da maneira mais natural possível. Esdras e Neemias precisam ser lidos e entendidos conjuntamente.

Os Salmos propiciam brilhante compreensão a todo o período.

Como você vê, cada livro tem o seu caráter indivi- dual. Gênesis é o livro dos princípios; Josué, o livro da conquista. Ester fala da providência de Deus em terra estrangeira. O livro de Provérbios apresenta sabedoria de vida em forma de fácil percepção. Não há dois livros

3

(4)

que tratem do mesmo assunto. Individualmente, cada um contribui com sua parte para completar o todo da verda- de.

Por conseguinte, nenhum livro pode ser omitido le- vianamente num estudo sério, caso em que o estudante deixará de apreciar a completa mensagem de Deus. Isto inclui os livros que, sendo pouco conhecidos e compre- endidos, geralmente são passados por alto. Geralmente, a razão para esse descaso é meramente que o livro é desconhecido. Conhecer o coração do livro é estimular interesse. Quando você fica sabendo que Ageu era um profeta pós-exílio e, mais do que provavelmente, a cida- de de Jerusalém jamais teria sido completamente restau- rada após o exílio, se não fosse o ministério deste enér- gico profeta, você encontrará um interesse vital em co- nhecer a mensagem de Ageu.

Este é, portanto, o valor das "chaves": apresentar o coração do livro, ~ razão pela qual foi escrito, e a mensa- gem essencial dos capítulos, logo que você começa o estudo. Sem dúvida, a "chave" tão somente abre a por- ta. Ao entrar, você encontrará tesouros, bênçãos inco- mensuráveis, e instruções inexauríveis.

INTRODUÇÃO

II

A Bíblia é a possessão mais inestimável da raça hu- mana. Por que? Porque ela é o livro que veio de Deus, que contém a revelação de Deus ímpar e completa, para o homem. Devido à própria natureza do caso, a Bíblia precisa ser inerrante, infalível e eterna. E ela é! Tais prer- rogativas são satisfatoriamente provadas por muitas evi- dências. Através dos séculos, uma grande multidão de homens e mulheres colocou toda a sua confiança na ve- racidade da Bíblia. Alguns foram mortos porque não re- nunciaram a essa confiança. Muitos mais viveram piedo- sa e abnegadamente, devido aos seus preceitos. Ela se levanta muito acima de qualquer outro livro. Ela convida à investigação. Ela desafia qualquer teste. Ela é inatingí- vel pela destruição. Ela é aplicável a qualquer raça. É perene em sua atração. É o Livro dos livros, vindo do Rei dos reis.

O Velho Testamento compreende quase três quartos da Bíblia toda. Em grande parte, é obra de mais de 30 homens, inspirados por Deus. Foram gastos aproxima- damente mil e cem anos na sua composição. Em sua maior parte, é a história dos sucessos de uma raça semi- obscura, de um povo pequeno chamado judeu. Contu- do, Deus havia escolhido esta raça como veículo para a revelação do Seu caráter e da Sua vontade, e como por- ta-voz da verdade espiritual para o mundo. Em si mes- mo, o Velho Testamento é incompleto. Sendo progressi- vo no seu caráter, e profético em sua visão, ele antevê e

(5)

requer o cumprimento complementar e o desabrochar e a explanação da verdade, no Novo Testamento.

O Novo Testamento é, porém, inteiramente dependente do Velho. Ligado a este por centenas de citações diretas, referências indiretas, e cumprimento de tipos e figuras, ele é a segunda e última metade do todo da verdade reve- lada de Deus. Reciprocamente, o Velho é, da mesma forma, dependente do Novo. Pois todos os problemas, as dificuldades não explicadas e as questões não res- pondidas que o Velho Testamento deixa no ar, são redu- zidas a termo e completamente resolvidos antes que ter- mine o último livro, o de Apocalipse.

Cada Livro do Velho Testamento tem o seu caráter particular. No cânon sagrado, por ordem de Deus, cada livro tem o seu ministério específico. Por exemplo, o livro de Jó explica o mistério do sofrimento humano. O livro de Provérbios provê engastes nos quais podemos colocar as pequenas pedras preciosas de sabedoria de vida, tão fáceis de recordar. O livro dos Salmos oferece poemas para serem cantados em qualquer disposição de espírito que se possa imaginar. Vale a pena saber qual é a natureza intrínseca do livro, em particular, antes de tentar estudá-lo. Você deve saber quem o escreveu, porque o escreveu, para quem o escreveu, suas principais divi- sões, e as características principais.

Não Há Substituto para a simples leitura das Escritu- ras. Não é suficiente saber algo "acerca" do livro, ou do seu conteúdo. Esses fatos podem ser úteis e elucidativos.

Mas o livro precisa ser lido e relido. Sempre é melhor ler aquele livro de uma assentada, se possível. Desta forma,

6

o leitor pode apreender a mensagem global. Contudo, se isto não for sempre possível, o leitor deve lembrar-se de que a divisão em capítulos é "feita pelo homem," e pode ser que esteja no lugar errado, algumas vezes para o des- douro do pensamento do escritor.

Deus Está Interessado no uso do Seu Livro. Com este objetivo, oferece auxílio divino para a sua compre- ensão. Portanto, nenhum estudo deve ser empreendido sem primeiro buscar-se o Espírito Santo de Deus, pe- dindo a Sua incomparável iluminação.

O Nosso Plano é um curso que dê uma visão geral do Velho Testamento. O que significa isto? Desejamos apresentar os livros um por um, de forma que você pos- sa vê-los como um todo. Primeiramente, examine o livro em suas divisões principais e na sua mensagem central, de forma que mais tarde você possa examinar os deta- lhes mais fácil e eficientemente. Nosso estudo pode ser comparado com a chegada a uma nova cidade. Primeiro você precisa subir a um alto edifício ou a um monte vizinho, para traçar as principais divisões e a intersecção das ruas. Mais tarde, com mais vagar, você poderá per- correr as ruas e familiarizar-se com as zonas comerciais e residenciais, e com o povo.

Recomendamos Que Você dedique-se a ensinar o material que está estudando agora. É a maneira mais efi- ciente de gravar na memória estas verdades. Não se pre- ocupe de ter uma classe grande, ou mesmo que ela seja de adultos. Prepare-se para ensinar a qualquer pessoa que deseje ouvir. Peça ao Senhor para providenciar uma classe para você, ou como último recurso, ensine a uma

7

(6)

classe imaginária. Mas ensine.

Assegure-se de que o material que você está manu- seando agora, vai viver eternamente. Quando os grandes arranha-céus e as gigantescas pontes tombarem na poei- ra dos séculos, a Palavra de Deus ainda será brilhante e resplandecente como hoje.

ll,==. _=_. =._ .. =_ .. _ ... _ .. _= ... _.= .. _ .. __

=C-h-a-V-e-d-e-G-E-~

N_E_S_IS _ _ _ _ ___ o]

II

1. CENÁRIO:

O nome significa "começos" ou "origens". O escri- tor foi o legislador Moisés (Êx. 17:14; Dt. 31:24); época em que foi escrito: aproximadamente 1500 A.C. Gênesis é o primeiro livro do Pentateuco (que significa cinco li- vros); lugar em que foi escrito: sem dúvida, no deserto.

É o quarto maior livro da Bíblia, e cobre mais de 2.500 anos da história da humanidade.

2. TEMA:

Gênesis pinta o primeiro capítulo da vida. Aqui está a verdadeira história de como todas as cousas começa- ram. Aqui está o portal imponente da grandiosa estrutura de toda a Bíblia. Aqui está a introdução do homem à magnificência do Deus Todo-poderoso. Aqui está a tris- te história da introdução do pecado.

3. ESBOÇO:

Criação (1,2) Queda (3,4) Patriarcas (6-8) Nações (10,11)

Abraão (12-25) Isaque (21-27) Jacó (25-36) José (37-50) 4. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS:

Eis aqui um livro de honestidade simples e direta. Não há hesitação, nem suposição, nem desculpas. São fatos de Deus.

(7)

o

primeiro versículo é uma obra prima de toda a literatura. Incontáveis volumes tem sido escritos a res- peito destas nove palavras. Em que lugar há outra decla- ração que se assemelhe a esta?

Gênesis é ímpar devido à sua apresentação de co- meços. Tudo o que conhecemos, teve o seu início aqui.

O livro é eclético. Tendo decidido contar especialmente a história de uma família - Abraão; de uma nação - Israel, ele perpassa, no entanto, pela história de muitas nações.

s.

ENSINAMENTOS NOTÁVEIS:

Deus não tem princípio. Ele pré-existia a toda a cria- ção.

O fato do pecado é uma solene realidade. Toda a raça humana está incluída na Queda.

Deus está muito preocupado com a redenção do ho- mem. O Seu primeiro ato depois da Queda, foi prover túnicas de peles ..

Um exemplo horrível da depravação do homem, é o assassinato de Abel a sangue frio.

A humanidade deixada por sua própria conta duran- te vários milhares de anos, tornou-se tão depravada que já não havia mais remédio, a não ser a morte para todos

(Dilúvio) e um novo começo com Noé.

O julgamento da Torre de Babel é uma resposta lógi- ca para o problema de onde iniciaram-se as nações do mundo.

O Deus da eternidade descobriu prazer na comu- nhão com um homem feito do pó da terra. Abraão tor- nou-se "o amigo de Deus", por meio da sua fé (cap.

10

15).

José é o maior tipo bíblico do Salvador que haveria de vir, apresentando mais de 100 pontos análogos.

6. ASPECTOS INTERESSANTES

Gênesis 1: 1 refuta completamente: o ateísmo, o panteísmo, o politeísmo, o materialismo e o agnosticismo.

É possível que 25 milhões de pessoas pereceram no Di- lúvio.

Gênesis não conta a data da criação.

7. CHAVE DE COMPREENSÃO:

Gênesis são fatos frios e sóbrios. Leia-o e creia nele sem discussão. Reconheça que todas as verdades en- contradas mais tarde na Bíblia, tem a sua raiz aqui.

11

(8)

[ ____ -____ -_._-_ .... _-... _ .... _-_ .... ___ -___ -___

-~-_~

__

~-_~-e-d-e

__ ... _Ê_X_O_D_O _______

===1

1. CENÁRIO:

Cerca de 300 anos se passaram entre o fim de Gênesis e o começo de Êxodo. Os filhos de Israel se haviam multiplicado muito, até serem 3.000.000 de al- mas. Uma substituição da dinastia reinante no Egito, sen- tencio-os a uma cruel escravidão. Êxodo conta a história da sua "saída". O escritor é Moisés (24:4), e o período coberto pela sua narrativa é cerca de 80 anos, desde o nascimento dele.

2. TEMA:

O tema é tríplice: a fidelidade, o poder e a sabedoria de Deus. Primeiro, Deus foi fiel às Suas promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó. Assim, pelo Seu poder, Ele abriu as portas de ferro do Egito. Quando os israelitas chegaram ao Sinai, Deus proveu-Ihes com uma lei infinitamente sá- bia, pela qual os filhos de Israel deveriam viver.

3. ESBOÇO:

Preparativos para a libertação (1-13) Jornada até o Sinai (14-19)

Outorga das Leis (20-24) Tabernáculo (25-27;30, 31) Sacerdócio (28,29)

Idolatria (32,33) Concerto (34)

Levantamento do Tabernáculo (35-40)

4. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS:

Este livro transpira a presença de Deus. Ele estava cônscio da situação de Seu povo, e fez algo a esse res- peito.

Êxodo é um livro de um grande servo de Deus:

Moisés. Eis aqui um homem que falou com Deus face a face.

A Lei Mosaica é o máximo empenho de Deus para o Seu povo. Ela é sabedoria celestial simplificada para a vida terrena.

A viagem dos israelitas para a Terra Prometida tor- nou-se uma gigantesca lição objetiva para a vida cristã, hoje em dia.

Aqui começou a triste história (cap. 32) da falha do homem, que foi repetida continuamente na história de Israel.

5. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS:

A Vida de Moisés divide-se em três períodos: 40 anos nas escolas do Egito; 40 anos na escola de Deus (apascentando ovelhas no deserto); 40 anos em serviço.

Ao fim da sua vida, ele ainda estava forte e capaz (Dt.

34:7).

As dez pragas foram dirigidas contra o governo egíp- cio, mas também foram uma demonstração contra os deuses do Egito. Por exemplo, as duas primeiras pragas demonstraram que Jeová era superior ao deus do Nilo; a terceira contra o deus da terra, Sebe, e os sacerdotes que não puderam oficiar, tantos eram os piolhos que ha- via sobre eles.

(9)

Os israelitas não puderam ser libertadas, até que pas- saram por "sob o sangue" da Páscoa. Este é o fato central na relação com Deus, e uma recordação contínua do pecado e da necessidade de purificação.

Deus imediatamente fixou residência entre Seu povo.

Este podia ver o sinal da Sua presença na coluna de fogo e na nuvem.

Os Dez Mandamentos são dados como um resumo da lei, para mais fácil ensino e memorização.

6. ASPECTOS INTERESSANTES:

Quanto maná era necessário para 40 anos? (16: 15) Note como Deus é meticuloso a respeito de minúcias (Hb 8:5).

7. CHAVE DE COMPREENSÃO:

Êxodo é exato, geográfica e historicamente; creia nele inteiramente. Todavia, o maior valor dele, hoje em dia, é tomar as experiências, provas e libertações, e aplicá-las à vida cristã.

14

Chave de LEVíTICO 1. CENÁRIO:

O terceiro duma série de cinco (Pentateuco) escritos por Moisés (Rm. 10:5). O seu nome significa "pertinente ou concernente aos levitas." Eles eram membros da tri- bo de Levi, separada especialmente para a obra de Deus.

Escrito no Sinai. Período que cobre: um mês, ou menos.

Tipo do livro: possivelmente, como um manual de ins- truções para os sacerdotes.

2. TEMA:

Em vista da infinita santidade de Deus, como pode o homem pecador dEle aproximar-se, e andar diante dEle?

uma forma: através do sacrifício. Há uma vida: é atra- vés de separação. Tudo isto é ensinado através de sacri- fícios, festas, o Tabernáculo e leis.

3. ESBOÇO:

Ofertas (1-7)

Consagração dos sacerdotes (8,9) Nadabe e Abiú (10)

Pureza de Vida (11-15) Dia de Expiação (16,17)

Advertências contra o pecado (18-22) Festas descritas (23-25)

Obediência (26) Votos, dízimos (27)

15

(10)

4. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS:

Deus dá muita importância à adoração. Falhar nesse ponto é pecado (19:2).

O número sete é enfatizado: o sétimo dia, o sétimo ano, o ano do Jubileu (7 x 7), etc.

Levítico menciona especificamente alguns pecados horríveis. Era necessário essa franqueza, porque essas cousas estavam sendo praticadas por vizinhos iníquos.

O sacerdócio era, definidamente, uma parte do sis- tema velho-testamentário. No Novo Testamento, Cristo é o Sumo Sacerdote, e todos os crentes sacerdotes (I Pe 2:9).

5. ENSINAMENTOS NOTÁVEIS:

OS sacerdotes faziam parte integrante do plano de Deus para Israel. Deus fizera provisão para o seu susten- to, através de porções das ofertas, e através dos dízimos.

O resto dos levitas eram assistentes dos sacerdotes. Tor- naram-se professores, escribas, músicos, juízes, ofici-

aiS.

Deus mandou morte súbita para dois filhos de Arão (10:1,2). O pecado deles foi o de presunção profissio- nal. Eles entraram onde não deviam, e com fogo não tomado do altar. Deus não pode permitir desmazelo nas cousas divinas.

Deus requeria punição capital para muitos crimes.

Muitas ofertas eram puníveis até com a morte: homicí- dio, rapto, negligência, maldição contra pai ou mãe, ido- latria, etc. (veja os caps. 19 e 20).

Em 19:18 temos um dos pontos culminantes da lei,

geralmente considerado como verdade neo-testamentá- ria. Ao israelita era ordenado "amar ao seu próximo como a si mesmo."

Tremenda sabedoria era exibida na lei. Muitas provi- dências revelam que Deus desejava que os Seus filhos amassem a Ele, e uns aos outros. Quando fizeram isto, Ele supriu as suas necessidades temporais.

O grande dia do ano era o Dia da Expiação (cap.

16). Nessa época, o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados do povo.

6. ASPECTOS INTERESSANTES:

As festas anuais participavam da natureza dos feria- dos. Todos tinham três feriados anuais, um ano inteiro de férias em cada sete, e uma vez na vida o ano do jubi- leu, época de grande regozijo.

A escravidão não era proibida, mas restringida por consideração humana.

Em cada 50 anos, toda a terra revertia aos seus pro- prietários originais.

7. CHAVE DE COMPREENSÃO:

Se Deus nos desse uma lei hoje, seria esta. Todas as suas provisões são divinamente apropriadas às necessi- dades humanas. Algumas das maiores bênçãos que você recebe aqui, são as de relacionar estas leis terrenas às verdades espirituais, como o Dia da Expiação representa () Calvário.

Referências

Documentos relacionados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá