• Nenhum resultado encontrado

Inversão Térmica - Geografia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Inversão Térmica - Geografia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Inversão Térmica - Geografia

1. (Fuvest 2019) A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora.

O texto e a ilustração apresentados referem‐se a) à camada de ozônio.

b) à inversão térmica.

c) ao efeito estufa natural.

d) à chuva ácida.

e) ao smog fotoquímico.

2. (Uefs 2018) Nas áreas desérticas, a perda de energia é máxima e a evaporação é quase nula. Toda a energia solar recebida durante o dia serve para aquecer a superfície, que restitui quase imediatamente este calor às camadas inferiores da atmosfera por simples condução térmica.

(Fillipe T. P. Torres e Pedro J. O. Machado. Introdução à climatologia, 2011. Adaptado.)

Nas áreas desérticas, a relação entre radiação solar, temperatura e umidade provoca a) a ocorrência da inversão térmica.

b) a formação de ilhas de calor.

c) a ausência de biodiversidade.

d) a elevada amplitude térmica.

e) a formação de nevoeiros.

3. (Unisc 2017) __________ é um dos problemas ambientais urbanos que, apesar de ser um fenômeno natural, pode ser agravado pelas atividades humanas, especialmente aquelas ligadas à industrialização. Mais comum no inverno, caracteriza-se pela retenção de ar frio (mais denso) próximo à superfície do solo em função do ar quente (menos denso) agir como uma espécie de barreira que dificulta a sua circulação. Diante disto, a dispersão dos poluentes na atmosfera é dificultada e o ar nestas áreas se torna mais “pesado”, podendo ocasionar doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

a) Ilha de calor

b) Chuva ácida

c) Efeito estufa

(2)

d) Frente fria e) Inversão térmica

4. (Udesc 2016) Sobre o fenômeno da inversão térmica, assinale a alternativa correta.

a) Consiste no rápido resfriamento do ar próximo à superfície terrestre, o que torna a atmosfera estável e dificulta a dispersão de poluentes.

b) É provocado pela reação da água da chuva com ácidos lançados a partir da queima de combustíveis fósseis.

c) É provocado pela poluição das grandes cidades, a qual gera uma camada de ar frio próxima à superfície, enquanto o ar mais quente fica acima desta camada, agravando a concentração dos poluentes.

d) É formado pelo aquecimento diferencial de porções continentais e marítimas, fazendo com que o vento sopre do continente para o oceano durante a noite.

e) Pode agravar a ocorrência de enchentes e alagamentos nas zonas urbanas, pois situações de inversão térmica favorecem a ocorrência de fortes chuvas.

5. (Upe 2015) Observe atentamente a ilustração a seguir (Figuras 1 e 2):

A ilustração didática refere-se especificamente a duas situações atmosféricas. Quais são?

a) Figura 1- Um vórtice ciclônico; Figura 2- Uma onda de leste fria.

b) Figura 1- Um vórtice anticiclônico; Figura 2- Uma linha de instabilidade tropical quente.

c) Figura 1- Um gradiente vertical normal de temperatura; Figura 2- Uma inversão térmica.

d) Figura 1- Uma inversão térmica; Figura 2- Um vórtice ciclônico extratropical.

e) Figura 1- Um gradiente vertical normal de temperatura; Figura 2- Uma isoterma de baixa pressão.

6. (G1 - ifpe 2014) A figura abaixo representa dois fenômenos climáticos muito comentados na atualidade, cujos nomes

aparecem nas lacunas 1 e 2 do texto a seguir.

(3)

O _____1_____ ocorre naturalmente e é fundamental para a existência de vida no nosso planeta, pois equilibra a temperatura da Terra. Porém, quando agravado pela intervenção humana, através da emissão de poluentes, especialmente o CO ,

2

faz com que uma maior quantidade de radiação solar seja absorvida, elevando as temperaturas e provocando o _____2_____, que tem sido tema das muitas discussões sobre as mudanças climáticas da atualidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas 1 e 2 do texto.

Lacuna 1 Lacuna 2

a) Inversão térmica Efeito estufa b) Efeito estufa Aquecimento global c) Aquecimento global Inversão térmica d) Aquecimento global Efeito estufa e) Efeito estufa Inversão térmica

7. (Unesp 2013) A ampliação do uso de combustíveis fósseis para geração de energia contribui para o aumento da concentração de SO

3

que, ao reagir com H

2

O, presente na atmosfera, produz H

2

SO

4

. Esta solução é, também, responsável por danificar a cobertura vegetal próxima às fontes poluidoras, desequilibrar ecossistemas aquáticos e destruir monumentos históricos. Tal fenômeno climático é denominado

a) efeito estufa.

b) chuva ácida.

c) inversão térmica.

d) El Niño.

e) ilhas de calor.

8. (Uemg 2013) As ilustrações a seguir representam um ambiente em dois momentos diferenciados, associados ao

fenômeno meteorológico conhecido como Inversão Térmica.

(4)

Sobre esse fenômeno, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Acontece quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

II. Eleva as concentrações de poluentes em ambientes urbanos em função da presença das indústrias e da poluição atmosférica.

III. Promove a redução da temperatura do ar, gradativamente com a altitude, dispersando a fumaça das fábricas e veículos.

IV. Aumenta abruptamente a temperatura do ar na chamada “camada de Inversão Térmica”, sufocando o ambiente das áreas urbanas.

Estão CORRETAS a) todas as afirmativas.

b) apenas as afirmativas I e III.

c) apenas as afirmativas II e III.

d) apenas as afirmativas I, II e IV.

(5)

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[B]

A figura representa a inversão térmica, um fenômeno natural, mas que pode agravar a poluição do ar em áreas urbanas e industriais. No inverno, camada de ar frio próxima a superfície aprisiona os poluentes e piora a qualidade do ar. A consequência é o agravamento dos problemas de saúde (respiratórios e cardiovasculares) na população.

Resposta da questão 2:

[D]

A alternativa [D] está correta porque a umidade, responsável por reter o calor durante o dia e liberá-lo a noite é

insuficiente ou inexistente e, dessa forma, durante a noite, ocorre queda da temperatura. As alternativas incorretas são:

[A], porque a inversão térmica é um fenômeno meteorológico em que ocorre inversão das camadas atmosféricas, mantendo o ar aquecido em maiores altitudes e o ar frio, próximo ao solo; [B], porque ilhas de calor é o aumento da temperatura no centro das grandes cidades em razão da concentração de concreto e asfalto; [C], porque a ausência de biodiversidade não explica a relação entre os fatores apresentados no enunciado; [E], porque nevoeiros é a suspensão de gotículas de água ou gelo próximas ao solo.

Resposta da questão 3:

[E]

A inversão térmica é um fenômeno natural. No outono e inverno, o ar frio mais denso pode ficar próximo à superfície, aprisiona os poluentes, piora a qualidade do ar e aumenta a frequência dos problemas de saúde (infecções e alergias respiratórias; doenças cardíacas) na população. Este quadro é frequente em regiões metropolitanas como a de São Paulo.

Resposta da questão 4:

[A]

A inversão térmica é um fenômeno natural. No outono e inverno, a camada de ar frio (mais densa) fica próxima à superfície, aprisiona os poluentes emitidos em áreas urbanas e industriais, piora a qualidade do ar e se agravam os problemas de saúde na população, principalmente as alergias e as infecções respiratórias.

Resposta da questão 5:

[C]

A figura 1 representa o gradiente vertical normal de temperatura, isto é, quanto maior altitude, menor a temperatura. A figura 2 representa uma inversão térmica, ou seja, o ar frio próximo à superfície, principalmente no inverno, aprisiona os poluentes, piora a qualidade do ar e agrava problemas de saúde na população. Já o ar quente fica em camada superior.

Resposta da questão 6:

[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], o efeito estufa (1) é um processo natural onde parte da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra é absorvida por gases da atmosfera mantendo a estabilidade da

temperatura no planeta, ao passo que, o aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra em razão da

intensificação do efeito estufa, causado pelo excesso de emissão de CO .

2

Estão incorretas as alternativas seguintes

(6)

porque inversão térmica é um processo típico dos centros urbanos onde, a camada de ar frio fica retido próximo à superfície com grande concentração de poluentes.

Resposta da questão 7:

[B]

As chuvas ácidas se formam principalmente em regiões urbanas e industriais, onde os poluentes lançados na atmosfera combinados com a água nas nuvens levam à formação de ácidos. A chuva ácida causa problemas como danos à

biodiversidade e corrosão em edifícios e monumentos.

Resposta da questão 8:

[D]

Como mencionado corretamente nas afirmativas [I], [II] e [IV], a inversão térmica é um fenômeno onde a camada de ar

frio fica retida próxima à superfície com a sobreposição de uma camada de ar quente e, embora seja um fenômeno

natural, é agravado pela emissão de poluentes que ficam concentrados dando uma coloração cinza e espessa ao ar. A

afirmativa [III] está incorreta, porque a inversão térmica impede a dispersão dos poluentes.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente

· 12.6 Outros efeitos adversos Não existe mais nenhuma informação relevante disponível. SECÇÃO 13: Considerações relativas

II – não obtiver, na disciplina, nota mínima fixada pelo CEPE. O aluno, reprovado por não ter alcançado frequência ou média mínima exigida, deve repetir a disciplina, no

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor