• Nenhum resultado encontrado

MATURAÇÃO TARDIA E BOA PRODUTIVIDADE FAVORECEM A CULTIVAR DE CAFÉ ARARA J. B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MATURAÇÃO TARDIA E BOA PRODUTIVIDADE FAVORECEM A CULTIVAR DE CAFÉ ARARA J. B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

MATURAÇÃO TARDIA E BOA PRODUTIVIDADE FAVORECEM A CULTIVAR DE CAFÉ ARARA

J. B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira – Eng. Agrs Fundação Procafé e J. R. Dias e Lucas Franco – Engs Agrs. Fazenda Sertãozinho.

A presente nota técnica tem por objetivo mostrar as observações feitas, sobre a característica de cafeeiros da cultivar Arara, em relação à sua maturação tardia na safra de 2016.

Em julho de 2016, época em que, por efeito das chuvas e frio ocorridos, houve aceleração da maturação dos frutos de café, existia pouco café cereja nas variedades de café tradicionais, Mundo Novo e Catuai,, visando o preparo do cereja descascado-CD, permanecerem, com café maduro, as lavouras da cultivar Arara, de forma vantajosa, possibilitando o preparo de cafés especiais, requeridos pelo mercado.

A frutificação dos cafeeiros Arara, no inicio de julho, encontravam-se em pleno estágio de cereja, tendo frutos de coloração amarela, que contrastavam com o verde da vegetação vigorosa das plantas.

Foi posível, na ocasião, destacar a importância de contar com variedades de café com diferentes tipos de maturação, na composição dos cafezais de uma propriedade. A Arara tem a característica de maturação bem tardia, podendo ser colhida no final.

Alem disso, a cultivar Arara tem sido, nos campos de competição, em praticamente todas as principais regiões cafeeiras estudadas, a mais produtiva(ver quadro 1). Os seus frutos são grandes e a bebida é muito boa. Ela é, até o momento, imune à ferrugem e tem tolerância à Pseudomonas, assim com economia no controle dessas doenças.

A observação em lotes de cultivar Arara, de lavouras mais antigas, nas plantas da geração original e sua descendência, atualmente na faixa de 15 a 25 anos de idade, mostram a manutenção do elevado vigor das plantas.

Sua ramificação secundária é abundante e os ramos são mais grossos, produzindo frutos mesmo em parte dos ramos que produziram em anos anteriores.

Como a ramagem é muito vigorosa, com o tempo, recomenda-se manejar as plantas com esqueletamento, para desenbatumar o cafeeiro.

Pelo conjunto das suas boas características, a Arara pode ser utilizada, com vantagens, na composição de parte das variedades plantadas nas fazendas. Os bons resultados obtidos nos ensaios e campos de observação e a sua resposta positiva nas lavouras comerciais, já com várias safras, tem levado à grande procura por sementes dessa cultivar, na Fundação Procafé.

Assim, a nova cultivar de café pode, também, ser colocada , entre as indicadas para a necessária renovação de nossos cafezais.

Quadro 1- Comparativo de produtividade, números absolutos e colocação nos ensaios, em cafeeiros da cultivar Arara, em relação ao padrão Catuai, em diferentes localidades/ensaios.

Ensaios (localidades e numero de safras avaliadas)

Cultivar Arara Padrão Catuai

Colocação em relação às demais

Produtividade média(scs/ha)

Colocação em relação às demais

Produtividade média(scs/ha)

Varginha (3 safras) 46,4 37,6

Varginha (5 safras) 60,7 45º 33,8

Boa Esperança (6 safras) 33,2 12º 25,0

M. Soares – Cepec (6 safras) 40,3 21º 26,9

M. Soares – Cepec (9 safras) 71,0 27º 49,7

Araxá (6 safras) 64,6 24º 34,6

São Gotardo (7 safras) 59,5 15º 52,8

S.D das Dores (5 safras) 56,0 28º 45,3

Mal Floriano (3 safras) 42,3 35,4

Média 52,6 19º 37,9

Referências

Documentos relacionados

A produtividade média dos clones de Conilon de maturação precoce foi de 20,8 sacas de café beneficiado por hectare e por ano, dos de maturação média de 37,6 e dos de

Porcentagens de frutos em diferentes estádios de maturação verde, verde-cana, cereja, passa + seco e somatória de frutos em estádio cereja, passa + seco (Total) de cultivares de

Com suas boas características produtivas, aliadas à qualidade superior da bebida dos cafés produzidos, a cultivar Arara, desenvolvida por Técnicos do ex-IBC e da

Os melhores resultados da bebida são obtidos quando se processa o café cereja, ou seja, fase correspondente ao ponto certo da maturação total dos frutos, no qual a

Para a determinação da porcentagem dos estádios de maturação dos grãos de café verde, cereja, passa e seco foram coletadas amostras compostas aleatórias da

Estes grãos, pelo formato das lojas, têm um lado quase plano e outro convexo e, na prática, são chamados de grãos chatos.. Quando não ocorre fecundação em uma loja, o grão ao

No IAC foi registrada a cultivar Ibairi IAC 4761 , cujos cafeeiros apresentam porte médio; copa ramificada e compacta, folhas novas de coloração bronze; folhas

O café, por apresentar mais de uma florada, proporciona numa mesma planta frutos em diferentes fases de maturação (seco, passa, cereja, verde cana e verde); por isso