• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO. Padre Maurício de Oliveira Assessor Diocesano Setor Família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO. Padre Maurício de Oliveira Assessor Diocesano Setor Família"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)
(2)

APRESENTAÇÃO

Queridos irmãos, este ano vivemos o ano da Família e são diversas as propostas em que somos chamados a viver como família.

E, neste sentido, mais do que nunca precisamos renovar a Igreja Doméstica: o nosso lar, o nosso porto seguro, o lugar onde aprendemos a amar, que desenvolvemos as nossas dinâmicas relacionais.

A exortação apostólica “Amoris Laetitia” (A alegria do Amor), no segundo capítulo, fala dos desafios que as famílias passam. Por isso, queremos como Setor Família, oferecer este subsídio a toda Diocese, juntamente com as reflexões sobre o Sagrado Coração de Jesus que celebramos, no mês de junho, que é também Padroeiro da Diocese de Três Lagoas.

Vamos refletir sobre sobre as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus. Por volta de 1673 e 1675, que Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque. Nas aparições, Ele deixou mensagens para a humanidade e, inclusive, as promessas a todos que se dedicarem a esta devoção.

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e, principalmente, na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem, especialmente, essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”

12ª Promessa: “A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Queremos, juntos com vocês famílias, refletir sobre essas 12 promessas e que elas possam nos ajudar a crescer como Comunidade Cristã e como Família Diocesana.

Padre Maurício de Oliveira

Assessor Diocesano

Setor Família

(3)

MÊS DEDICADO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS ANIMADOR: Estamos aqui reunidos como Comunidade Cristã e queremos vos acolher.

TODOS: Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo!

Amém!

LEITOR-1 Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito do Pai, vós nos destes a vida e nos revelastes o amor do Pai, assumindo a nossa condição humana. Através do seu sagrado coração que nos amou, de modo humano, dando sua vida na Cruz, o seu coração foi traspassado pela lança na cruz acolhe-nos nesse mesmo coração e que Nele possamos encontrar consolação e força.

LEITOR-2 Façamos juntos a consagração da nossa casa ao Sagrado Coração de Jesus.

Eu me entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa, minha vida, minhas ações, sofrimentos e dores,

não querendo servir-me de nada de mim, se não para O honrar, amar e glorificar.

Eu vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único tesouro do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e inconstância, reparador de

todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte. Sede, ó Coração de bondade minha justificação para com Deus vosso Pai, e afastai de mim os castigos de sua justa cólera. Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou

resistir. Que o vosso puro amor se grave tão profundamente em meu coração, que eu não possa jamais esquecer-me nem separar-me de

Vós! Suplico-vos também, por vossa suma bondade que o meu nome se escrito em vosso

Coração, pois eu quero pôr toda a minha felicidade e minha glória, em viver e morrer convosco como vosso (a) servidor(a). Amém!

ANIMADOR (a): Rezemos ao Espírito Santo, que tantas vezes o Cristo nos prometeu.

Todos: Espírito Santo de Deus derramai em nós os sete dons: Temor de Deus, Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade.

ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO NO TEMPO DE

PANDEMIA

Ó Maria, tu iluminas sempre o nosso caminho, como sinal de salvação e de esperança. Nós nos

confiamos a Ti, saúde dos enfermos, que ao pé da Cruz estiveste associada à dor de Jesus, conservando firme tua fé. Tu, salvação de todos

os povos, sabes do que necessitamos, e temos certeza de que providenciarás, para que, como em Caná da Galileia, possa voltar a alegria e a festa, depois do tempo de provação. Ajuda-nos,

Mãe do Divino Amor, a nos conformar com a Vontade do Pai, e a fazer o que nos dirá Jesus,

Ele que tomou sobre Si nossos sofrimentos e carregou nossas dores para conduzir-nos, através da Cruz, à alegria da ressurreição.

Amém!

Na tua proteção buscamos refúgio, ó Santa Mãe de Deus, Não desprezes nossas súplicas, pois

estamos na provação, E livra-nos de todo pecado, ó Virgem gloriosa e bendita!

ANIMADOR (a): Deus, todo poderoso, abençoai na vossa bondade e infundi, em nós, a sabedoria

da salvação. Todos: Amém.

BÊNÇÃO FINAL

ANIMADOR (a): Deus, todo poderoso, abençoai na vossa bondade e infundi, em nós, a sabedoria

da salvação. Todos: Amém.

ANIMADOR (a): Sempre nos alimente com os ensinamentos da fé e nos faça perseverar nas

boas obras. Todos: Amém.

ANIMADOR (a): Orientai para Vós nossos passos e nos mostrai o caminho da caridade, da

paz e da verdadeira vocação. Todos: Amém.

ANIMADOR (a): Em nome do Pai, e do Filho e

do Espírito Santo. Todos: Amém.

(4)

1º ENCONTRO

“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração; estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias; lançarei bênçãos abundantes

sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.

Preparando o ambiente: Bíblia, vela acesa, uma imagem ou estampa do Sagrado Coração de Jesus (caso a família tenha)

MOTIVAÇÃO: Podemos nos perguntar o que significa para nós a bênção

"O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda- te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz! E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abençoarei”. Num 6, 24-26

CANTO: Oração pela família. (Pág. 11).

SAUDAÇÃO INICIAL

ANIMADOR (a): Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos juntos a Oração ao sagrado coração de Jesus. (Pág. 4).

FILHO (a): A Bíblia revela que Deus trata com pessoas e não apenas com nações. É o que aprendemos com a vida de Abraão. Na Antiga Aliança, as bênçãos contemplavam o presente, mas também apontavam para o porvir. Eram circunstanciais, porém, sinalizavam algo permanente. As bênçãos, portanto, eram tanto temporais como eternas.

CANTO: Abençoa Senhor as famílias, amém! Abençoa, Senhor, a minha também! (Bis)

FILHO (a): Queremos pedir as bênçãos de Deus sobre nós, sabemos o quanto é importante não perder a esperança e que a bênção nos chama a bendizer. A palavra bendizer significa também: Dizer bem; elogiar, enaltecer, gabar.

FILHO (a): Quando Deus chamou Abraão de Ur dos Caldeus, o patriarca não partiu motivado por expectativas materiais e financeiras, mas saiu para cumprir a vontade divina. No entanto, nem por isso Abraão deixou de ser abençoado com bens materiais (Gn 24.35). Ele sabia como lidar com o transitório, pois tinha a mente no eterno.

ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS.

ANIMADOR (a): Com a ajuda do Evangelho, vamos procurar compreender o que Jesus quis dizer a Santa Margarida Maria Alacoque quando revelou as 12 promessas.

CANTO: (Refrão) Palavra de salvação somente o céu tem pra dar, por isso meu coração se abre para escutar.

Por mais dificil que seja seguir, tua palavra queremos, ouvir. Por mais difícil de se praticar Tua palavra

queremos guardar (Refrão).

(5)

Texto bíblico: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize”. (Jo 14,27)

PARTILHA

1-O que significa para nós ter paz?

2-Conseguimos diferenciar a Paz que vem do mundo e aquela que vem de Deus?

ANIMADOR (a): A paz que vem do mundo podemos dizer que é aquela que alimenta em nós um desejo de perfeição, onde não existe os desencontros e os defeitos, limitações e fraquezas tudo isso teria que desaparecer, uma ausência de conflitos feita por um contrato, onde eu faço algo para receber algo, ou seja a minha paz depende de que tudo vá bem. Percebemos através da história que essa paz utópica não existe.

PRECES

ANIMADOR (a): Irmãos e irmãs, elevemos a Deus as nossas preces, na certeza de que Ele conhecendo nossa humanidade nos atenderá.

Todos: Sagrado Coração de Jesus, eu creio no vosso amor para comigo.

Mãe ou Pai. Por cada um de nós para que possamos cada dia bendizer a nossa vida e agradecer a Deus tudo o que vivemos mesmo diante daquelas situações difíceis e negativas. Rezemos ao Senhor.

Todos: Sagrado Coração de Jesus, eu creio no vosso amor para comigo.

FILHA (a) Para que possamos cada dia entender que a vida também traz consigo obstáculos e dificuldades, mas que confiando em Deus e colocando aquilo que Ele nos ensinou seremos capazes de superá-los. Rezemos ao Senhor.

Todos: Sagrado Coração de Jesus, eu creio no vosso amor para comigo.

Animador: Para que neste mês dedicado ao Coração de Jesus possamos, também nós, aprendermos a crescer no amor, amando uns aos outros com o mesmo amor que Cristo nos amou. Rezemos ao Senhor.

Todos: Sagrado Coração de Jesus, eu creio no vosso amor para comigo.

ORAÇÃO FINAL

(6)

2º ENCONTRO

“Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado; as pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”.

Preparando o ambiente: Bíblia, crucifixo, vela acesa, um coração desenhado (Símbolo do amor)

ACOLHIDA: Estar aqui, reunidos, significa para cada um de nós um passo importante. Deixamos nossos afazeres nosso lazer e nosso descanso para estarmos juntos por algo comum escutar e compreender o que Deus quer falar com cada um de nós hoje.

CANTO: Se ouvires a voz do vento.

ORAÇÃO INICIAL

MOTIVAÇÃO DO ENCONTRO

ANIMADOR (a): Hoje com todo o desenvolvimento que alcançamos e com todos os recursos que temos, poderíamos cair na tentação de dizer que podemos fazer muito mais, somente com a nossa inteligência e capacidade. Resumindo poderíamos dizer que não precisamos de Deus. Mas por experiência vemos que isso não é uma realidade e que mesmo com tudo o que fazemos a nossa humanidade continua necessitada.

CANTO: Eu preciso de ti Meu Senhor Eu preciso de Ti. Quero caminhar contigo e não mais andar sozinho. Eu preciso de ti (bis).

Leitor-1: Cada ser humano é amado e querido por Deus de forma particular e única. Por isso, não somos mais um número, a cada um foi confiada uma missão ser aquilo que eu sou, esse “ser” se realiza no exercício do discernimento do chamado a qual cada um vai descobrindo no decorrer da vida.

Leitor-2: Esse chamado vem de encontro com aquilo que eu sou, ele não é um peso, mas uma resposta diante de algo que parte do coração. Quando realizamos a nosso chamado nos tornamos felizes. Assim chegamos a um estado, ou seja, a algo que “eu sou e realizo”. A graça de estado seria uma graça especial enviada por Deus para que eu possa exercer esse ser e realizar.

ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS

ANIMADOR (a): Vamos escutar o que diz a palavra de Deus.

Canto: Eu vim para escutar, tua Palavra, tua Palavra, tua Palavra de amor.

PARA APROFUNDAR

ANIMADOR (a): Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo15,5)

Leitura: Romanos 12, 6-8. O que o texto diz? Qual o versiculo mais me chamou a atenção?

(7)

Meditação: O que Deus está nos falando? Como podemos compreender e discernir nosso chamado?

Cremos que Deus dê uma graça para que possamos exercer a missão que ele nos confiou? Podemos dar alguns exemplos de exercícios de serviço dentro de um chamado?

Oração: Agradecimento.

Senhor reconheço que tudo que tenho tu me destes.

Se hoje posso exercer esse serviço foi graças aos dons que me confiastes. Agradeço porque nos momentos de desafios e dificuldades quando pensei em desistir o Senhor mesmo me sustentou. Hoje peço que continues a me dar perseverança e, antes de tudo, que eu saiba ter sempre esse coração agradecido pelo bem que o senhor me confia e que posso fazer vivendo e sendo eu mesmo (a).

Contemplação: Qual o meu novo olhar a partir do texto? Que quando eu me coloco a serviço aquilo que Deus confiou a mim, mesmo que seja diferente do outro eu posso somar com a comunidade fazer crescer, edificar o bem. Não posso ficar alheio às situações, a minha contribuição de bem me realiza e realiza também os outros. Assim sinto-me participante do bem. Me sinto feliz.

ANIMADOR (a): Agradeçamos a Deus este nosso encontro e rezemos para que Deus confirme, cada vez mais, o nosso chamado e nos sustente para que possamos cumprir com nossa vocação até o fim.

Todos: Pai Nosso (...) Ave Maria (...) ORAÇÃO FINAL

3º ENCONTRO

“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte; os consolarei em todas as suas aflilitos e os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”.

Preparando o ambiente: Bíblia, crucifixo, vela acesa.

ACOLHIDA: Amado (a), Estamos aqui hoje reunidos como comunidade Crista para juntos refletirmos e partilharmos a graça de Deus e, de modo especial, encher o nosso coração de esperança.

CANTO: Ilumina, ilumina Nossos pais, nossos filhos e filhas! Ilumina, ilumina Cada passo das nossas famílias!

ORAÇÃO INICIAL

MOTIVAÇÃO DO ENCONTRO

Leitor-1: Quantas situações difíceis enfrentamos neste tempo: a dor, o sofrimento, o luto; estas

situações nos levam a muitos questionamentos sobre o sentido do sofrimento, da doença e,

principalmente, da morte. Do outro lado, o desafio de nos aproximarmos mais uns dos outros,

sabemos que com a situação da pandemia tivemos que estar mais tempo em casa e, muitos de nós,

talvez trouxesse dificuldades uns com os outros, tivemos que rever o nosso modo de nos relacionar,

de modo especial com as pessoas que estão mais perto de nós.

(8)

Leitor -2: As relações humanas são provocativas, no encontro com o outro é que vou experimentar os meus próprios sentimentos, de amor e de afeto, do mesmo modo que serei apoiado, elogiado, valorizado, ao contrário, também pode ser que não receberei apoio, mas serei criticado desprezado e desvalorizado. Todos necessitamos de ser compreendidos.

ESCUTA DA PALAVRA DEUS

ANIMADOR: Palavra de Deus se torna sempre uma fonte de compreensão para nós dos designo de Deus para a nossa vida.

CANTO: A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós! (2x) (Refrão) É feliz quem escuta a palavra e a guarda no seu coração (Refrão).

Texto bíblico: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei." (Mt 11,28) PARA APROFUNDAR

ANIMADOR (a):

Leitura: Mateus 11,28. O que o texto nos diz? No texto, Deus fala que se vamos até Ele experimentaremos o alívio e o descanso. Corremos o risco de dizer que, como diz o ditado popular:

“morreu descansou”, esse alívio e esse descanso vem do amor de Deus que nos sustenta, mesmo diante do sofrimento. Podemos compreender pelo fato que Deus mesmo se fez homem e sofreu em tudo a condição humana, exceto o pecado.

Meditação: O que Deus está nos falando? Existe muitas reações diante do sofrimento ou nos fechamos diante da ferida? Procuramos constantemente culpados, ou nos culpamos achando que aquilo que aconteceu foi por que eu fiz algo de errado e todas essas reações que partem das nossas feridas?

Oração: Tendo escutado e meditado a Palavra, o que vou dizer a Deus neste momento? Perdão se às vezes eu me voltei contra ti e contra os outros devidos aos acontecimentos que fazem parte da minha vida, pelas vezes que me senti culpado e me escondi atrás dos meus erros me envergonhando e não acreditando no amor de Deus e no seu perdão. Pelas vezes que disse que a morte é o fim, pelas vezes que não tive esperança e não acreditei no consolo de Deus.

Contemplação: Qual o meu novo olhar a partir do texto? A Olhar a vida como um dom que nas suas fragilidades e dificuldades sou chamado, com fé, a procurar viver cada situação por mais difícil que ela seja, sabendo que não estou sozinho, pois Cristo caminha comigo.

ANIMADOR (a): Obrigado Senhor pelo dom da vida.

Todos: Pai Nosso (...) Ave Maria (...)

ORAÇÃO FINAL

(9)

4º ENCONTRO

“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas; as almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição; darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os

corações mais endurecidos”.

Preparando o ambiente: Bíblia, vela acesa, fotos da família (Símbolo da criação no amor), Pedir para às crianças desenharem a família com palavras de educação que aprenderam dos Pais como: Por favor, obrigado, com licença, bom dia, etc.

ACOLHIDA: Estamos aqui reunidos para lembrar a importância de vivermos a fé. Ter uma devoção não é algo negativo, mas a devoção nos sustenta na caminhada, aprendendo a seguir os passos daqueles que assim como nós passaram por dificuldades e lutas, porém, através da devoção descobriram onde verdadeiramente e quem verdadeiramente poderia nos sustentar.

CANTO: Abençoa Senhor as famílias, amém! Abençoa Senhor, a minha também! (Bis)) ORAÇÃO INICIAL

MOTIVAÇÃO DO ENCONTRO

LEITOR-1: Ser devoto do Sagrado Coração de Jesus também se constitui em fazer do nosso coração, semelhante ao de Cristo, em um lugar ardente de amor, manifestado no serviço da família e dos mais necessitados, tal serviço também é retratado sobre as vocações, como o sacerdote que ama e serve a Deus através de suas ovelhas, por intermédio do cuidado com o povo de Deus, trazendo mais almas para o rebanho do Senhor, assim como foi dito: “Simão, filho de Onias, sumo sacerdote, foi quem, durante a sua vida, sustentou a casa do Senhor, e durante seus dias, fortificou o templo”.

(Eclesiástico 50,1).

LEITOR-2: “Aqueles que se desarmam ao amor de Deus, e os deixam ser guiados por Ele, recebem a verdadeira vida já nesta vida: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”, (Jo 10,10), pois, Ele é o Deus que tem a vida e a compartilha, a derrama sobre seus filhos, e os tira da tibieza da alma, os concede alegria e o fervor pelas coisas do céu, juntamente com a repugnância pelo pecado, horror por tudo aquilo que possa lesar o coração de Jesus.

ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS

ANIMADOR: A palavra de Deus nos ajuda a crescer e sair do comodismo da vida.

Canto: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar, Ela é luz de verdade, precisamos acreditar (...)

PARA APROFUNDAR ANIMADOR (a)

Leitura: Mateus 22,31. O que o texto diz? Ler a leitura, pausadamente, repetir um versículo, ou

uma palavra que mais chamou a atenção.

(10)

Meditação: O que Deus está nos falando? A devoção é tudo aquilo que se presta ao serviço e culto a Deus, através de um ato decidido de vontade, pois a verdadeira devoção é iluminada pela luz da razão, “dar a Deus o que é de Deus”.

e meditado a Palavra de Deus, o que vou dizer a Deus neste momento? Rezemos um instante para que possamos pensar como temos vivido a nossa relação de amizade com Deus na oração estamos vivendo uma verdadeira devoção?

Contemplação (Vida e ação): Qual meu novo olhar a partir do texto? Este valoroso ato também consiste no amor, pois é sustentado por ele, Jesus nos amou de todo coração, tanto com um amor divino, quanto com um amor humano, e seu coração arde por todos nós, pois é um amor na gratuidade. Por isso, devemos amá-lo de volta, pois Ele nos amou primeiro, esta é a divina maravilha do sagrado coração de Jesus, que possui um fogo que inflama nossas almas, e todo aquele que experimenta o amor de Cristo, jamais volta atrás, pois a pessoa anseia seu criador e, por isso, sabe e reconhece quando encontra verdadeira alegria e verdade.

ANIMADOR (a): Felizes o que guardam com esmero seus preceitos e os procuram de todo o coração”

(Sl 119:2) e, assim, conheceremos verdadeiramente o amor de Cristo e seu Sagrado Coração, não dependendo apenas das alegrias que acabamos recebendo pela graça, mas, principalmente, por Ele ser nosso Senhor, Deus e Criador. “

TODOS: Jesus, Manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso.

ORAÇÃO FINAL

(11)

ENCONTRO PARA SER FEITO NO DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Padroeiro da nossa Diocese.

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“A todos os que comungarem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Preparando o ambiente: Um poster do sagrado coração de Jesus. Bíblia aberta, velas e flores.

ACOLHIDA: Nesse mês estamos meditando as promessas do Sagrado Coração de Jesus e hoje, juntamente, com a nossa Diocese queremos celebrar a sua festa.

CANTO: Coração Santo, Tu reinarás...

ORAÇÃO INICIAL

MOTIVAÇÃO DO ENCONTRO

LEITOR-1: Toda primeira sexta-feira do mês, a Igreja honra o Sagrado Coração de Jesus, viver a devoção ao Sagrado Coração é um chamado para todos os católicos e um chamado à vida Cristã. A oração tem sido o sustento de muitas pessoas nestes tempos difíceis, rezar e cultivar uma amizade verdadeira e sincera com Deus. Deixar-se ser tocado por Ele, na medida que sinto o seu amor vou também colocando em prática os seus ensinamentos, serei um outro Cristo, serei sinal de

Bondade verdade e de beleza no mundo LEITOR-2:

Para sermos devotos ao Sagrado Coração de Jesus, devemos compreender e refletir sobre o que é a devoção, que é de exímia importância para bem vivermos espiritualmente, e recebermos das mãos do próprio Cristo, a realização das promessas feitas a santa Margarida Maria Alacoque.

ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS

ANIMADOR: Abramos o nosso coração para a acolhida da Palavra de Deus. Que ela possa produzir frutos e traga muitas bênçãos para as nossas famílias.

Canto: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar, Ela é luz de verdade, precisamos acreditar...

PARA APROFUNDAR ANIMADOR (a)

Leitura: JOÃO 10, 10. O que o texto diz? Ler a leitura, pausadamente, repetir um versículo, ou uma palavra que mais chamou a atenção.

Meditação: O que Deus está nos falando? Pensamos que ter vida é somente estar vivo, ter vida é

viver a dignidade daquilo que nós somos em toda suas dimensões; ter vida é ser feliz. Uma felicidade

que não está no prazer, mas, a verdadeira felicidade, aquela de repousar no bem, que se pode realizar

(12)

e colher desses mesmo bem a graça de poder dizer: “Obrigado(a), Senhor, por todos os bens que me deste e que agora semeado na terra vai produzir frutos conforme cada terreno que o acolheu.

Contemplação: Qual meu novo olhar a partir do texto? Por conta disso, devemos ter bons atos de devoção, colocando-nos a um verdadeiro serviço a Deus, pois de fato “quando amamos alguém, expressamos este amor em atos”, tanto grandes ações quanto as pequenas ações que, se feitas com amor e devoção, agradam nosso Deus, pois Ele é alguém ao qual se vale a pena entregar a vida e os atos, enxotar as paixões e fazer brotar a justiça.

ANIMADOR (a): O fogo do amor de Jesus, se manifesta de uma maneira especial na evangelização, pois aquele que realiza o trabalho da evangelização, é por que teve seu coração cheio de amor e fervor de Deus, e por isso não pode guardar para si, sente a necessidade de que os seus outros irmãos também possas gozar deste mesmo amor.

TODOS: Pai Nosso (...) Ave Maria (...)

ORAÇÃO FINAL

(13)

CANTOS 1. Refrão meditativo:

Ó luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós. (bis)

Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está. (bis)

2. Oração pela família

Que nenhuma família comece em qualquer de repente/Que nenhuma família termine por falta de amor/Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente/E que nada no mundo separe um casal sonhador!

Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte/Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois/Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte/Que eles vivam do ontem, do hoje em função de um depois!

Que a família comece e termine sabendo onde vai/E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai/Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor/E que os filhos conheçam a força que brota do amor! Abençoa, Senhor, as famílias! Amém! Abençoa, Senhor, a minha também (bis)

3. Coração de Jesus

No coração de Jesus, tenho tudo que eu quero No coração de Jesus, tenho a paz que eu preciso Tenho o abrigo perfeito contra qualquer perigo Tenho o apoio da mão do verdadeiro amigo Nele eu posso chorar e pedir seu perdão O coração de Jesus, é minha salvação Oh! meu sagrado coração de Jesus Que morreu por nós, coração de Jesus Filho de Deus e nosso irmão

Meu sagrado coração de Jesus

4. Vem, eu mostrarei

Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai. Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim.

De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também.

Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser

Eu creio em ti que crês em mim e a tua luz verei a luz

5. Coração santo

Refrão: Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás!

Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás!

Jesus amável, Jesus piedoso, Pai amoroso, frágua de amor!

Aos Teus pés venho, se Tu me deixas, Sentidas queixas, humilde expor!

Divino Peito, que amor inflama Em viva chama, de Eterna Luz!

Porque até em sempre, reconcentrada Não adorada, Doce Jesus!

Correi, cristãos, vinde adorar, Vinde louvar, O Bom Jesus!

Com grande ardor, Rendei-lhes preitos

Com os eleitos, na Eterna Luz!

Referências

Documentos relacionados

O espírito de amor e a graça de nosso Senhor Jesus Cristo ligarão coração a coração, se cada qual abrir as janelas do coração rumo do Céu e fechar as que contemplam o

Santa Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, Corredentora das almas, rogai por nós pecadores, e derramai as graças eficazes da vossa Chama de Amor, de vosso

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

O capítulo 3 compreende o desenvolvimento da pesquisa e apresenta de forma detalhada a descrição dos processos e subprocessos de implementação e manutenção de segurança

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Apesar de existirem diversas ferramentas computadorizadas de apoio ao ensino de programação, como foram citadas algumas, nenhuma delas oferece um processo de

Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós Coração de Jesus, no qual o Pai põe todas as suas complacências, tende piedade de nós

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus Cristo, por Vossas Benditas Chagas e pelo Preciosíssimo Sangue que derramastes, vos pedimos, com o Coração Doloroso e Imaculado de Maria,