• Nenhum resultado encontrado

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ícone feito pela Assessoria Litúrgico Sacramental/Comunidade Shalom

Promessa de Jesus Cristo para os devotos de seu Coração:

12ª Promessa:

“A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

(2)

A devoção da primeira sexta-feira

Entre as muitas e ricas promessas que Jesus Cristo fez aos que fossem devotos de seu Sagrado Coração, sempre chamou a atenção a que fez aos que comungassem em sua honra as nove primeiras sextas-feiras do mês seguidos. É tal, que todos a conhecem com o nome da

Grande Promessa

.

A Devoção ao Coração divino de Jesus Cristo começou a ser praticada, em sua essência, já no início da Igreja, pois os Santos tiveram muito presente, ao honrar a Jesus Cristo, que tinha manifestado seu Coração, símbolo de seu amor em momentos augustos. Contudo, esta devoção, em sua forma atual, deve-se às revelações que o próprio Cristo fez a Santa Margarida Maria Alacoque (1649-1690), sobretudo quando em 16 de junho de 1657, descobrindo seu Coração, disse-lhe:

“Eis aqui este Coração que amou tanto aos homens, que não omitiu nada até esgotar- se e consumir-se para manifestar-lhes seu amor, e por todo reconhecimento, não recebe da maior parte mais que ingratidão, desprezo, irreverências e tibieza que têm para mim neste sacramento de amor”.

Então foi quando Jesus deu a sua servidora o encargo de que se tributasse culta a seu Coração e a missão de enriquecer ao mundo inteiro com os tesouros desta devoção santificadora. O objeto e fim desta devoção é honrar o Coração adorável de Jesus Cristo, como símbolo do amor de um Deus para nós; e a vista deste Sagrado Coração, abrasado de amor pelo homens, e ao mesmo tempo desprezado por estes, nos deve mover a amá-lo e a reparar a ingratidão de que é objeto.

Entre as práticas que compreende esta devoção, conformes com o fim da mesma, sobressai a da Comunhão das

nove primeiras sextas-feiras do mês

, para conseguir além da graça da penitência final, segundo a promessa feita pelo próprio Sagrado Coração a Santa Margarida Maria, para todos os fiéis.

A Grande Promessa

Uma Sexta feira, durante a Sagrada Comunhão, disse estas palavras a sua devota serva:

“Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu Coração, que meu amor todo poderoso concederá a todos os que comungarem nove primeiras sextas feiras do mês seguidos a graça final da penitência; não morrerão em pecado nem sem receber os sacramentos, e meu divino Coração lhe será asilo seguro naquele último momento”.

(3)

O que é necessário fazer para obter esta graça:

Comungar nove primeiras sextas-feiras do mês seguidos em graça de Deus, com intenção de honrar ao Sagrado Coração de Jesus.

Como pode ser feita:

Pela manhã pode ter a Comunhão geral em boa hora, e à tarde uma função mais ou menos breve e solene ao Coração de Jesus expondo ao Santíssimo, explicando ou lendo a intenção do mês, o algo sobre ela, rezando as ladainhas ou algum ato de desagravo ou de consagração. Caso de se poder fazer isto à tarde, pode ser feito tudo pela manhã na Missa de Comunhão ou na Missa vespertina se houver.

Quando não há função ou culto público ou não se pode assistir a ele, faça-o em particular o que se faz por outros em público. Para o qual se pode rezar a oração que segue adiante, e além disso as ladainhas do Coração de Jesus ou alguma consagração ao Coração de Jesus.

Que o Sagrado Coração de Jesus cumule a cada um de nós com abundantes bênçãos.

Oferecimento

Meu dulcíssimo Jesus, que em vossa infinita e dulcíssima misericórdia prometestes a graça da perseverança final aos que comungarem em honra de vosso Sagrado Coração as nove primeiras sextas feiras do mês seguidos: recordai a vossa promessa, e a mim, indigno servo vosso, que acabo de receber-vos sacramentado com este fim e intenção, concede-me que morra detestando todos os meus pecados, esperando em vossa inefável misericórdia e amando a bondade de vosso amantíssimo Coração. Amém.

Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, tende piedade de nós.

Pai nosso…

Coração de Jesus, rico em todos os que vos invocam, tende piedade de nós.

Pai nosso…

Coração de Jesus, esperança dos que morrem em Vós, tende piedade de nós.

Pai nosso…

(4)

Consagração ao Sagrado Coração

Me entrego e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha pessoa e vida, ações, dores e sofrimentos para que utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar ao Sagrado Coração.

Este é meu propósito definitivo, único, ser todo d’Ele, e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo renunciar com todo meu coração qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor, o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstância, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.

Seja, Ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai, e livra-me de sua sabia ira. Ó Coração de amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua Divindade e Bondade.

Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça tua santa vontade, permite a teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti.

Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em tua bondade. Amém (Santa Margarida Maria Alacoque)

Ladainha do Sagrado Coração de Jesus

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, Filho do Pai eterno, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, majestade infinita, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, templo santo de Deus, tende piedade de nós Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, tende piedade de nós Coração de Jesus, casa de Deus e porta do Céu, tende piedade de nós

Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor, tende piedade de nós Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, tende piedade de nós

(5)

Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, tende piedade de nós Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós

Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, tende piedade de nós

Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós Coração de Jesus, no qual o Pai põe todas as suas complacências, tende piedade de nós Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, tende piedade de nós Coração de Jesus, desejado desde toda a eternidade, tende piedade de nós Coração de Jesus, paciente e de muita misericórdia, tende piedade de nós Coração de Jesus, rico para todos que vos invocam, tende piedade de nós Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, tende piedade de nós Coração de Jesus, propiciação por nossos pecados, tende piedade de nós Coração de Jesus, saturado de opróbrios, tende piedade de nós

Coração de Jesus, esmagado de dor por causa dos nossos pecados, tende piedade de nós Coração de Jesus, feito obediente até a morte, tende piedade de nós

Coração de Jesus, atravessado pela lança, tende piedade de nós Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, tende piedade de nós Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, tende piedade de nós Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, tende piedade de nós Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós

Coração de Jesus, salvação dos que em vós esperam, tende piedade de nós Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós, tende piedade de nós Coração de Jesus, delícias de todos os santos, tende piedade de nós

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Jesus, manso e humilde de coração. Fazei nosso coração semelhante ao vosso.

Oremos:

Deus Omnipotente e Eterno, olhai o Coração do vosso diletíssimo Filho e os louvores e reparações que pelos pecadores vos tem tributado; e aos que invocam vossa misericórdia, vós, aplacado, sede fácil no perdão, pelo mesmo Jesus Cristo que Convosco vive e reina para sempre, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(6)

Ato de Reparação ao Sacratíssimo Coração de Jesus

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão

ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos, mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do

Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.

Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniqüidades!

Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.

Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a vivência da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injúrias de Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possíveis.

Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até à morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

Autor: Papa Pio XI

(7)

Oração ao Coração de Jesus na Eucaristia

Coração de Jesus na Eucaristia, amável companheiro do nosso exílio, eu Vos adoro!

Coração Eucarístico de Jesus, Coração solitário, eu Vos adoro!

Coração humilhado, eu Vos adoro!

Coração abandonado, Coração esquecido, Coração desprezado, Coração ultrajado, eu Vos adoro!

Coração desconhecido dos homens, Coração amante, eu Vos adoro! Coração bondoso, eu Vos adoro!

Coração que desejais ser amado, Coração paciente em esperar-nos, eu Vos adoro!

Coração interessado em atender-nos, Coração desejoso de ser suplicado, eu Vos adoro!

Coração, fonte de novas graças, silencioso, que desejais falar às almas, eu Vos adoro!

Coração, doce refúgio dos pecadores, eu Vos adoro!

Coração, que ensinais os segredos da união divina, eu Vos adoro!

Coração Eucarístico de Jesus, eu Vos adoro!

Oração a Jesus Sacramentado

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, eis-me aqui em companhia da

Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu e dos justos da Terra, para visitar-- Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada. Creio firmemente que estais tão

presente, poderoso e glorioso como estais no Céu; e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna, seguindo em tudo Vossas divinas inspirações; e em agradecimento de Vosso divino amor, quero amar-Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.

Suplico-Vos, Salvador de minha alma, pelo Sangue precioso que derramastes em Vossa circuncisão e em Vossa Santíssima Paixão, que exerciteis comigo este ofício de Salvador, dando-me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, os dons da oração juntamente com a perseverança, para que, quando deixar esta vida, me guieis à glória eterna que gozais no Céu. Amém.

Referências

Documentos relacionados

No caso dos AA brasileiros, esses contratos foram utilizados como forma de explicitar e delimitar o poder de cada um dos grupos integrantes do bloco de controle e, no caso dos

15:11:59 Para OLIVEIRA E SOUZA COMERCIO DE PRODUTOS MEDICOS LTDA - ME - Senhor licitante, identificamos que o senhor está ofertando no ITEM 1 um esfigmomanômetro digital da

Firmado por assinatura digital em 04/11/2015 pelo sistema AssineJus da Justiça do Trabalho, conforme MP.. O agravo de instrumento é tempestivo, está subscrito por advogada

Assim, as curvas de nível são

Chegaremos ao Dique Cabra Corral, perto de Coronel Moldes, um lugar ideal para a prática de esportes aquáticos; passaremos por populações onde se desenvolve a

Capítulo III - A comunidade de parasitóides de lagartas do cerrado do Distrito Federal: riqueza de espécies e amplitude de dieta.. Figura

Encontrado os metabólitos responsáveis pela diferenciação na co-cultura, o próximo passo é identificar a estrutura desses metabólitos, e isso pode ser conseguido através

Desde a sua fundação em 2009, o Coro Casa da Música foi dirigido pelos maestros Simon Carrington, Nicolas Fink, Antonio Florio, Robin Gritton, Andrew Parrott, Marco Mencoboni,