• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP SERVENTE DE SERVIÇOS GERAIS

Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento

Este caderno de questões está assim constituído:

DISCIPLINAS Nº QUESTOES Língua Portuguesa Conhecimentos Gerais Matemática 10 10 5 Total de questões 25

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO (A):

• Confira devidamente o material (CARTÃO DE RESPOSTA e CADERNO DE QUESTÕES); se houver falha, solicite a presença do fiscal.

• Confira seus dados no CARTÃO DE RESPOSTAS: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e CARGO. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

• O CARTÃO DE RESPOSTAS deverá ser preenchido de caneta esferográfica, azul ou preta, ponta grossa, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

• Não amasse nem dobre o CARTÃO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. É vedada a substituição do CARTÃO DE RESPOSTAS decorrente de erro cometido por candidato.

• Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta. • O tempo de duração da prova será de até 03 (três) horas. O candidato somente poderá retirar-se

definitivamente do recinto de realização da prova após 1 (uma) hora, contada do seu efetivo início.

• Ao final dos trabalhos, DEVOLVA ao Fiscal de Sala o CADERNO DE PROVA e o CARTÃO DE RESPOSTAS devidamente preenchido e assinado.

• Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

• APÓS TÉRMINO DA PROVA, PROIBIDO A PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA. USO DOS BANHEIROS SOMENTE ANTES E DURANTE A PROVA.

Destaque aqui:

- - - PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DE VITERBO-SP-SERVENTE DE SERVIÇOS GERAIS. Marque aqui as suas respostas:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

(2)

2

RASCUNHO

________________________________________________

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto e responda as questões 1 e 2 Moça em prantos

O poeta encontrou uma pedra no meio do caminho, nunca esqueceu dessa pedra, que lhe deu assunto para o seu poema mais conhecido. Não sendo poeta, encontrei não uma, mas infinitas pedras no meio do caminho, e não só no meio, mas no início e no fim de cada caminho. Não me renderam um único poema, nem mesmo uma modesta crônica.

Mas jamais esqueci a primeira moça que vi chorando. Eu devia ter seis ou sete anos, achava que só as crianças podiam e deviam chorar, tinham motivos bastante para isso, desde as fraldas molhadas nos primeiros meses de existência até a inexpugnável barreira dos “não pode”, que emparedam a infância e criam neuras para o resto da vida.

Um adulto chorando era incompreensível para mim, um acontecimento pasmoso, uma aberração da natureza, pois os adultos podiam tudo e tudo lhes é permitido. E a moça era um adulto, ao menos para mim, embora ela fosse realmente moça, aí pelos 15 anos ou pouco mais.

E chorava. Não abrindo o berreiro como as crianças, mas dolorosamente, e na certa misturando motivos. Mesmo assim fiquei imaginando a causa do seu pranto. Faltara à escola e por isso ficara sem sobremesa? Fora proibida de brincar na calçada? Queria ganhar uma bicicleta e fora convencida a continuar com o insípido velocípede?

Vi muita gente chorando depois, homens feitos, mulheres maduras. Eu mesmo, quando levo meus trancos, repito o menino que ia para debaixo da mesa de jantar para poder chorar sem passar recibo da minha dor. Hoje, ficaria feio esconder-me debaixo das mesas, mas sei que é um bom lugar para isso. Melhor do que a cama, onde devemos fazer outras coisas. A moça que chorava não se escondera, chorava de mansinho, na verdade nem parecia estar chorando. Devia apenas estar muito triste porque misturava todos os motivos para a sua tristeza.

(Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 04/05/2003) 1) Assinale a alternativa CORRETA referente ao texto lido.

a) O texto lido refere-se à manifestação de sentimentos das pessoas.

b) O texto lido limita as ações dos adolescentes, como a moça de 15 anos.

c) O texto lido limita as ações de um bebe ou crianças, pois ambos choram bastante.

d) Nenhuma das alternativas.

2) Assinale a alternativa CORRETA, referente a classe de palavras dos seguintes vocábulos: Insípido, velocípede, fazer.

a) Substantivo, substantivo e verbo. b) Adjetivo, substantivo e verbo. c) Adjetivo, substantivo e verbo. d) Nenhuma das alternativas.

3) Assinale a alternativa em que a frase esteja INCORRETA, necessitando de correção no emprego do verbo haver.

a) Há possibilidades de ser escolhido para o cargo. b) Devem haver pessoas em casa.

c) Houve momentos de alegria.

d) Nenhuma das alternativas.

4) Assinale a alternativa em que o emprego dos verbos, ou seja o verbo utilizado nas frases abaixo esteja no modo indicativo.

a) Vendo esta propriedade. b) Ame os animais.

c) Se você tivesse vendido seu carro, teria dinheiro. d) Nenhuma das alternativas.

5) Assinale a alternativa CORRETA, referente a concordância nominal e verbal.

I) Eram mulheres e homens honestos.

II) O presidente com o ministro resolveram manifestar-se.

a) I- concordância nominal e II-concordância nominal. b) I-concordância nominal e II-concordância verbal. c) I- concordância verbal e II-concordância nominal. d) Nenhuma das alternativas.

6) Assinale a alternativa CORRETA, referente ao sinônimo de “ importante” e antônimo de ruidosa. a) Significativo, silenciosa.

b) Motor, ruído.

c) Aparelho, barulhento. d) Nenhuma das alternativas.

7) Assinale a alternativa CORRETA, referente a divisão silábica.

a) Ha-bi-tan-te, lá-bil, pa-ci-fi-ca-ção. b) Pa-ci-fi-ca-dor ,rua, as-be-do-ria. c) Xa-dre-z , aba-ca-te, lua.

d) Nenhuma das alternativas.

8) Assinale a alternativa CORRETA referente ao emprego das classes gramaticais, dos seguintes vocábulos: “ veementes, paisagem, todavia”.

a) Adjetivo, adverbio e substantivo b) Substantivo, substantivo, conjunção c) Adjetivo, substantivo, conjunção. d) Nenhuma das alternativas.

9) De acordo com o novo acordo ortográfico, assinale a alternativa em que todas as palavras estão CORRETAS.

a) Saída, faísca e boia.

b) Colméia, perdôo e asteróide. c) Idéia, jibóia e vôo

d) Nenhuma das alternativas.

10) Assinale a alternativa CORRETA referente ao sinônimo de excelente e antônimos de frustação . a) Magnifico e raivoso.

b) Maravilhoso e tedioso. c) Esplendido e alegre d) Nenhuma das alternativas. CONHECIMENTOS GERAIS

11) Há algumas ações essenciais do cidadão para ter um consumo consciente e contribuir com desenvolvimento sustentável, são chamadas de 3R’s, acerca dessas ações assinale a alternativa CORRETA: a) Os 3R’s são: Reduzir, reutilizar e reciclar.

b) Os 3R’s são: Remanejar, recriar e realizar. c) Os 3R’S são:Reciclar, Reabilitar e reformar. d) Nenhuma das alternativas.

(4)

4

12) O índice de desenvolvimento humano (IDH) é a medida utilizada para classificar o desenvolvimento de países, estados e cidades, levando em consideração expectativa de vida dos habitantes, nível de escolaridade e o poder de compra. Essa medida é dada em 0,300 é muito baixo e acima de 0,900 elevado. Assinale a respeito do IDH do município de Santa Rosa de Viterbo- SP.

a) O IDH do Município é de 0,470 considerado baixo. b) O IDH do Munícipio é de 0,770 considerado elavado. c) O IDH do Município é de 0,890 considerado elavado. d) Nenhuma das alternativas

13) Assinale acerca das ações governamentais do estado de São Paulo:

I) Bom prato é um programa de segurança alimentar do Governo do Estado de São Paulo foi criado em dezembro de 2000 para oferecer à população de baixa renda, refeições saudáveis e de qualidade a custo acessível.

II) Ação Jovem Estimular a conclusão da escolaridade básica aos jovens é o objetivo do programa Ação Jovem, que possibilita os beneficiários a continuarem o aprendizado para o desenvolvimento pessoal e a inserção no mercado do trabalho, além da preparação efetiva do exercício da cidadania.

III) Através dos Programas em Rede, prefeituras de todo o Estado podem se juntar ao Governo do Estado de São Paulo para diminuir o acesso da população a bens culturais de qualidade, promovendo uma exclusão cultural plena em todas as regiões paulistas.

Assinale as alternativas que correspondem a ações governamentais do estado de São Paulo.

a) I e III estão corretas. b) I e II estão corretas. c) III e II estão corretas. d) Nenhuma das alterrnativas.

14) Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a tribo indígena que habitava as terras da região que hoje é o Município de Santa Rosa de Viterbo-SP.

a) Índios tapajaras. b) Índios carajás c) Índios caiapós.

d) Nenhuma das alternativas.

15) Sobre os símbolos da Bandeira de Santa Rosa de Viterbo-SP, assinale a alternativa CORRETA.

a) O Machado, representa o instrumento de trabalho que foi utilizado pelos pioneiros na derrubada das matas, logo no início da cidade.

b) A faixa ondada, significa em heráldica os cursos de água, indicando a riqueza hidrográfica do Município, em especial o rio Pardo, que irriga as terras ubérrimas de Santa Rosa de Viterbo.

c) A cor blau (azul), é símbolo heráldico de águas, para valorizar o recursos hidrocos da cidade.

d) Nenhuma das alternativas.

16) No mandado do prefeito “Elias Baú“, em 1969 foi criado o primeiro conjunto habitacional do Município de Santa Rosa de Viterbo-SP, a respeito da localidade desse conjunto, assinale a alternativa CORRETA. a) O primeiro conjunto habitacional fica localizado na rua Silva Sobral, hoje anexado ao bairro Vila das Almas. b) O primeiro conjunto habitacional fica localizado na rua Pedro Barbosa hoje anexado ao bairro

c) O primeiro conjunto habitacional fica localizado na rua Piauí, hoje anexado ao bairro Jardim Boa Vista.

d) Nenhuma das alternativas.

17) Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de Globalização.

a) Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

b) Um método ou processo de construção e trabalho utilizando tecnologia.

c) Processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser, uma conexão entre o social e o pessoal.

d) Nenhuma da alternativas.

18) Qual bloco econômico o Brasil pertence? a) NAFTA.

b) ASEAN. c) MERCOSUL.

d) Nenhuma das alternativas.

19) Antes de 1930 no Brasil não havia industrias, o Brasil era considera um país:

a) Industrializado. b) Agroexportador.

c) Produtor de conhecimento e tecnologias. d) Nenhuma alternativa.

20) Assinale a alternativas CORRETA sobre a campanha de prevenção do estado de São Paulo “Chega de Bullying: Não Fique Calado”.

a) Atuar na prevenção do bullying nas mais de cinco mil escolas da rede estadual.

b) Atuar na prevenção de bullying nas escolas de todo Brasil.

c) Atuar no incetivo ao bullying nas escolas do estado de São Paulo.

d) Nenhuma das alternativas. MATEMÁTICA

21) Cinco carretas carregam 70 toneladas de uvas. Quantas carretas iguais a essas seriam necessárias para carregar 168 toneladas de uvas?

a) 12 carretas. b) 14 carretas. c) 15 carretas.

d) Nenhuma das alternativas.

22) Na granja de Joaquim existe 18 galinhas, cada uma bota 06 ovos por hora. Em 08 horas quantos ovos haverá na granja?

a) 800 ovos. b) 864 ovos. c) 924 ovos.

d) Nenhuma das alternativas.

23) Lúcio comprou 320 sacos de laranjas, cada saco contém 30 laranjas, 15% das laranjas estão podres. Quantas laranjas restaram para Lúcio?

a) 7.645 laranjas. b) 8.086 laranjas. c) 8.160 laranjas.

(5)

5

d) Nenhuma das alternativas.

24) Em um canil existem 430 cães. No mês passado foram adotados 20% desse total. Neste mês foram adotados mais 44 cães. Quantos cães restaram no canil?

a) 300 cães. b) 312 cães. c) 350 cães.

d) Nenhuma das alternativas.

25) Uma fábrica de colchões produz 40 colchões de casal e 60 colchões de solteiro por dia. Em 22 dias quantos colchões de solteiro será produzido pela fábrica?

a) 1.230 colchões. b) 1.320 colchões. c) 2.200 colchões.

Referências

Documentos relacionados

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

The aim of this study was to determine the association between polymorphisms in the TNFA, IFNGR1, IL8, IL1B, MIF and IL1RN genes and risk of development of CD in a