• Nenhum resultado encontrado

GENTE EDUCADA, CIDADE BONITA. Modelo de Projeto para Leopoldina Minas Gerais. Projeto de Atividades. 1º Edição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GENTE EDUCADA, CIDADE BONITA. Modelo de Projeto para Leopoldina Minas Gerais. Projeto de Atividades. 1º Edição"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GENTE EDUCADA,

CIDADE BONITA

Projeto de Atividades

1

º Edição

(2)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

1. INTRODUÇÃO

A educação atualmente não pode se restringir apenas ao ambiente escolar, o estudante do século XXI não se contenta em ler textos ou assistir audiovisuais, ele deseja e anseia participar de forma ativa em experiências sendo integrante ativo no processo de produção do conhecimento.

Afirmação cada vez mais presente entre os educadores e pesquisadores da área de Educação, estes enfatizam a importância de atividades complementares como forma de estimular a criação do pensamento crítico por parte dos alunos.

Hoje observamos que inúmeras inovações no campo democrático advêm das práticas geradas pela sociedade civil ao construir novas formas políticas de agir. Esses movimentos costumam emergir da juventude, e percebe-se que eles precisam apenas de ferramentas.

A arte urbana tem como objetivo chamar a atenção, as pessoas estão acostumadas a ver as coisas de uma só forma e a intervenção tem a capacidade de reajustar as coisas e gerar um novo olhar. É necessário ver a rua como um espaço de convivência e diálogo, ao invés de nos fecharmos, como vem acontecendo na sociedade como um todo.

Além disso, as atividades artísticas permitem uma aproximação ao real e podem ser significativos para o entendimento da interdependência entre os seres vivos e seu ambiente, podendo colaborar na construção de ações mais conscientes e coletivas.

Para elaboração do projeto foi utilizada como modelo uma escola rural do município de Leopoldina inserida em uma região considerada carente socioeconomicamente, tendo a escola como único referencial tanto em educação como lazer e cultura.

(3)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

2. OBJETIVOS

Este projeto tem como objetivo estimular a participação da juventude no processo de construção de uma cidade melhor, tornando alunos de regiões periféricas protagonistas no processo de mudança.

Utilizando como ferramentas intervenções urbanas diversas que estarão acontecendo juntas na mesma cidade todas produzidas por alunos, durante uma manhã, ações de incentivo a leitura e conscientização acerca dos patrimônios materiais.

Ao fim qualquer cidadão que percorrer Leopoldina, percebera uma cidade diferente, bonita. E a consciência e multiplicada, pois todos se sentem pertencendo ao espaço e assim passam a cuidá-lo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 Fornecer instrumentos de acesso a cultura e educação;

 Estimular a participação ativa dos estudantes;

 Estimular o pensamento crítico e a cidadania;

 Incentivar a leitura;

 Incentivar a preservação do patrimônio e da cidade.

 Multiplicadores

3. DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

Outro Olhar- Oficina de “fotografia da lata” ou Pin-Hole, essa técnica utiliza um recurso simples para a captação de imagens, através de um pequeno orifício em uma lata de alumínio as imagens são impressas com a entrada de luz. A foto da lata desperta o espírito criativo pela arte, a curiosidade e o seu

(4)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

envolvimento pela captação de fragmentos em imagens a integração espaço/sociedade onde seu olhar é real.

Dicionário infantil - Nesta oficina os alunos vão receber uma folha contendo palavras, que eles terão de definir, uma espécie de dicionário infantil. As crianças têm uma lógica diferente, uma maneira própria de entender o mundo e de revelar muitas coisas que os adultos já esqueceram. Atividade inspirada no livro "Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças" do autor colombiano Javier Naranjo.

As palavras serão compiladas num livreto e vão ser utilizadas para a confecção dos varais para a intervenção urbana “Rua de Cordéis”.

Palavras: Adulto Branco Negro Roça Cidade Amigo Céu Água Dinheiro Deus Paz Guerra Lua Sol Estrela Universo Violência Planeta

Oficina de Interpretação de Cinema (SUGESTÃO) - A oficina de interpretação para cinema, ministrada por Rafael Aguiar, trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento. Tem por objetivo proporcionar uma vivência prática e artística desta linguagem por meio de visões diferenciadas e, ao mesmo tempo, complementares sobre todas as áreas do fazer cinematográfico. Com textos de cinema, explica aos atores a construção de personagens, por meio de técnicas de interpretação. Rafaé Aguiar é é diretor e roteirista, além de ator. Seu curta-metragem Kit terror participou de festivais e mostras nacionais e internacionais, como: Primeiro Plano, Juiz de Fora-MG, Guaru-Fantástico, Guarulhos-SP, CurtaCopa,

(5)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

Rio de Janeiro-RJ, Mostra MultiCultural, Niterói- RJ, Mostra Brasil em Berlim - Madame Satã, Alemanha.

Dirigiu e escreveu o curta Soluço em caráter experimental e participou do Festival Primeiro Plano e da Mostra MultiCultural de Niterói.

Dirigiu o curta Destinatário, com o roteiro de Maria Estela Modena e produção de Marco Andrade, disponível no site do Canal Brasil.

4. DESCRIÇÃO DAS INTERVENÇÕES

Aqui Bate um Coração - Na vida cotidiana, os patrimônios materiais passam despercebidos aos olhos dos moradores, que muitas vezes se acostumam não se lembram, ou até mesmo não compreendem o significado e a riqueza histórica e cultural que esses símbolos representam.

Com o objetivo de inspirar e sensibilizar moradores, o movimento "Aqui bate um coração" vem acontecendo em cidades do mundo inteiro.

A ação consiste na colagem de corações em diversos pontos da cidade buscando despertar a curiosidade e atenção dos moradores, que, por sua vez, geram questionamentos sobre qual o significado da ação, sobre o que a cidade carrega no seu trajeto histórico e o posicionamento da população quanto a isso.

Patrimônios selecionados:

 Catedral - Nossa Senhora da Paz;

 Praça Felix Martins;

 Casa de Leitura;

 Igreja do Rosário;

 Conservatório;

 Museu Augusto dos Anjos;

(6)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org Edição Muriaé:

Biblioteca Livre - A leitura pode ser considerada uma pratica de inserção sociocultural, seu desenvolvimento é um ato valioso para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de ser uma forma de ter acesso às informações auxiliando no processo de compreensão da sociedade, estimulando a criatividade, ajudando a formação de um pensamento critico. Ler como andar apenas pode ser dominado depois de um longo processo de crescimento e aprendizado. Essa intervenção reuni duas ideias do coletivo, sendo elas:

 Leia No Ponto - realiza a instalação de caixas contendo livros nos principais pontos de ônibus do município, sendo o único critério utilizado para selecionar os pontos é a existência de cobertura de modo que impeça que os livros se molhem durante as chuvas.

(7)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

 Resfrie sua Mente - Consiste em colocar uma geladeira contendo livros em algum espaço público com grande circulação de pessoas, o nome da intervenção vem da seguinte frase que estará pintada na porta da geladeira “Resfrie sua mente – Leia um Livro”.

Pontos Selecionados:

 Praça do Urubu;

 Praça da Bandeira;

 Alto da Ventania.

(8)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org

Rua de Cordéis - O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda nas ruas, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.

Também com o objetivo de incentivar a leitura vão ser espalhados diversos varais pelo centro da cidade, estes vão conter as palavras definidas pelas crianças.

5. MATERIAL DE PRODUTO E DIVULGAÇÃO

As atividades vão ser divulgadas através das mídias sociais (Facebook, Youtube, twitter) , pela divulgação do curta produzido pelos alunos e fotografias tiradas durante o evento. Além disso vão ser compiladas as palavras definidas pelas crianças para posterior produção de um livreto a ser distribuído na rede municipal.

6. CRONOGRAMA

Primeiro Dia Atividade

Oficina Audiosivual Oficina Fotografia na Lata Oficina Dicionário Infantil

Segundo Dia Atividade

Oficina Audiosivual Oficina Fotografia na Lata Oficina Dicionário Infantil Pintura das Caixas e corações

(9)

www.motivaco.org

contato@motivaco.org Terceiro Dia

Atividade

Oficina Audiosivual Oficina Fotografia na Lata Oficina Dicionário Infantil Pintura das Caixas e corações Confecção dos Cordéis

Quarto Dia Atividade

Colagem dos corações Exposição Fotografias Exposição Cordéis

Instalação Biblioteca Livre

Produção do Curta e depoimento dos alunos

Referências

Documentos relacionados

Esse teto se aplica ao conjunto de processos que inclui as propostas de inscrição na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda e na

- Primeiro passo: Definição do problema - Durante o trabalho na Unidade Básica de Saúde Vicente Claudino Barbosa foi possível observar os principais problemas

Inalação : Não apresentou efeitos significativos ou riscos críticos.. Não apresentou efeitos significativos ou

-Reprodução: é o que garante a proliferação das espécies, pode ser feito por via assexuada (produz clones) e sexuada (produz seres diferentes). - Digestão:

Para criação de aplicativos, é fundamental que sejam usadas animações nas transições de tela, e que todo o conteúdo apresente um dinamismo para que o usuário não

IJJJJ CJJJJ JJJJ AJJJJ KJJJJ :&%6 IJJJJ CJJJJ JJJJ AJJJJ KJJJJ

Alguns pacientes com morféia generalizada podem também apresentar áreas de espessamento da pele em braços ou pernas característicos de esclerodermia linear.. Da mesma forma, placas

Essa Política vai de encontro com algumas obrigações assumidas internacionalmente pelo Brasil quando da assinatura e ratificação de acordos como a Convenção da Diversidade