• Nenhum resultado encontrado

Apostila do 2ºAno - 3ºBimestre. Aula 1: Membrana Plasmática e Funções Vitais: Plantas e Animais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila do 2ºAno - 3ºBimestre. Aula 1: Membrana Plasmática e Funções Vitais: Plantas e Animais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Apostila do 2ºAno - 3ºBimestre

Aula 1: Membrana Plasmática e Funções Vitais: Plantas e Animais

Todas as células vivas são protegidas por suas membranas celulares, as quais são formadas por uma bicamada fosfolipídica, proteínas, glicolípidos e colesterol. Ela possui permeabilidade seletiva, que é um processo fundamental para a manutenção de condições intracelulares adequadas para o funcionamento e, consequentemente, para a vida da célula. Atuando de maneira seletiva, determina quais são as substâncias que devem entrar e sair da célula, através dos processos de transporte ativo e passivo (com ou sem proteína carreadora).

As funções vitais são os processos que se realizam nos seres vivos para mantê-los vivos e que concorrem para a manutenção da espécie.

1) Nas Plantas:

Os órgãos das plantas podem se dividir em: -vegetativos: raiz, caule e folha, enquanto os - reprodutivos: flor, semente e fruta.

Os órgãos vegetativos são essenciais para manter a vida de uma planta. A raiz absorve a seiva bruta do solo, o caule serve de “cano” levando essa seiva até as folhas, aonde ocorre a

fotossíntese, produzindo seiva elaborada que o caule irá distribuir pela planta.

As sementes das plantas sofrem dispersão nos ecossistemas através de mecanismos: Algumas sementes são aladas e carregadas pelo vento; Outras são levadas pelas água; Pode um animal (ave, morcego, macaco,...) fazer a ingestão de sementes e depois as liberar em suas fezes; ou as mesmas ficam aderidas a sua boca, pele e pelos, e posteriormente caem. 2) Nos Animais:

-Reprodução: é o que garante a proliferação das espécies, pode ser feito por via assexuada (produz clones) e sexuada (produz seres diferentes).

- Digestão: transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos sofrem ao longo do sistema digestivo, para se converterem em compostos menores e absorvíveis que se transformaram em energia.

- Respiração: processo de inspirar o ar, permite ao corpo absorver o oxigênio que ele precisa para produzir energia e eliminar o gás carbônico resultante das reações químicas.

- Circulação: No intestino delgado o sangue recolhe nutrientes provenientes dos alimentos e no grosso a água. Através da circulação, que é o sangue fluindo por todo o corpo, abastecendo as células de todo nosso corpo com nutrientes e oxigênio, e também transportando dejetos das células para serem expulsos de nosso corpo. No pulmão o sangue "recebe" oxigênio e “dá” o gás carbônico.

- Excreção: Eliminação dos resíduos do metabolismo celular e das substâncias em excesso: urina, suor, toxinas, agentes patológicos e restos, que não podem ser aproveitados, do

metabolismo. *Portanto as fezes não constituem excreção, pois são originadas de produtos não digeridos e que não foram absorvidos pelas células.

* Os animais direta e indiretamente dependem das plantas para sua alimentação, a diversidade de animais está intimamente ligada à diversidade de plantas. Quando há muitas espécies de plantas, existem muitas espécies de animais.

Aula 2: Sistema Nervoso, Integrador e Endócrino

Tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes, que realizam

determinada função num organismo multicelular. O órgão é conjunto de tecidos que interagem para a execução de certas funções. Um Sistema é um conjunto de órgãos que interagem para a execução de certas funções. Vários Sistemas interagindo formam um Organismo.

1)Nervoso: É no sistema nervoso central , composto pelo encéfalo e medula espinhal, que ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.

O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Subdivide-se em: - O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de nossos

(2)

sentidos (audição, visão, paladar, olfato) ao SNC (sistema nervoso central), e, também, por conduzir os impulsos nervosos do SNC aos músculos esqueléticos. No caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente.

- O sistema nervoso autônomo envia informações de órgãos viscerais, ao SNC. Envia também impulsos nervosos do SNC ao músculo liso, músculo cardíaco e glândulas. Sua ação é

involuntária.

- O sistema nervoso entérico, localizado no intestino, controla todos os impulsos nervosos que ocorrem dentro deste. Seu funcionamento também é involuntário, pois não podemos controlá-lo.

2)Integrador: é o responsável pelo que é feito entre a sensação e a ação, está ligado a percepção, aprendizagem, memória e planejamento.

3)Endócrino:

É formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções (hormônios). Uma vez no sangue, os hormônios agem apenas em um determinado tipo de célula, as chamadas células alvo. Essas células são dotadas de proteínas chamadas de receptores hormonais, que se combinam a um tipo específico de hormônio. Dessa forma, cada tipo de hormônio se liga apenas a células com receptores complementares aos seus, sendo que a estimulação hormonal só ocorre se houver uma combinação perfeita. Uma vez no sangue, os hormônios agem apenas em um determinado tipo de célula, as chamadas células alvo. Essas células são dotadas de proteínas chamadas de receptores hormonais, que se combinam a um tipo específico de hormônio. Dessa forma, cada tipo de hormônio se liga apenas a células com receptores complementares aos seus, sendo que a estimulação hormonal só ocorre se houver uma combinação perfeita.

Quando ocorre esse encaixe, os receptores hormonais presentes nas células são ativados, provocando inúmeras reações químicas, sendo que o resultado de uma dessas reações pode ser visto no crescimento do corpo.

Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino

informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

Aula 3: Sistema Circulatório. e Excretor 4)Circulatório:

Composto pelo coração, os vasos sangüíneos e o sangue. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O coração bombeia sangue para todo o corpo, nos mamíferos e nas aves ele é formado por 4 cavidades: 2 átrios e dois ventrículos.

As artérias são vasos mais grossas que possuem sangue rico em oxigênio, já as veias são mais finas e possuem sangue rico em gás carbônico.

O sangue que passa pelo lado direito do seu coração é rico em CO2 (gás carbônico). Ele vem do corpo, entra no coração e segue para os pulmões.

O sangue que passa pelo lado esquerdo do coração é rico em O2 (gás oxigênio). Ele em dos pulmões e passa pelo coração, retornando ao corpo.

Ao passar pelos pulmões, no alvéolos pulmonares, o sangue rico em gás carbônico, deixa esse gás lá e recebe oxigênio, o nome dessa troca é hematose.

- CIRCULAÇÃO PULMONAR (pequena circulação) :

coração ( sangue venoso ) -> pulmão (o sangue é oxigenado ) -> coração ( sangue arterial ). - CIRCULAÇÃO CORPÓREA (grande circulação)

coração ( sangue arterial, vindo da circulação pulmonar ) ->

orgãos/corpo (o sangue passa pelos rins para ser "filtrado" e após isto leva nutrientes e oxigênio para o corpo e orgãos em sua passagem pelos intestinos assimila a água e os nutrientes absorvidos) -> coração ( retorna o sangue venoso, e daqui segue novamente para a circulação pulmonar para ser oxigenado ).

(3)

5)Excretor:

É formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, eles produzem e excretam a urina, que é o principal líquido de excreção do organismo.

1) Rins – são dois e têm a forma de um grão de feijão. Cada rim é formado de milhões de unidades filtradoras e removedoras de excretas do sangue, os néfrons (tubos).

2) Ureteres – dois canais que levam a urina dos rins para a bexiga. 3) Bexiga – Armazena temporariamente a urina.

4) Uretra - Conduzir a urina que vem da bexiga para ser expelida pelo corpo Aula 4 - Sistema Respiratório e Sistema Imunológico

6) Respiratório:

Sua principal função é garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. Através da ação de dois músculos, o diafragma e os intercostais conseguimos fazer o movimento de respiração. Além disso, esse sistema é formado pelos órgãos:

1) Fossas nasais: são duas cavidades, que começam nas narinas e terminam na faringe. No teto delas existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.

2)Faringe: é um canal comum aos sistemas digestivo e respiratório O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.

3) Laringe: A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.

* Neste local encontramos o “pomo-de-adão” nos homens.

4) Traquéia: é um tubo que bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Nele se aderem partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado.

5) Pulmões: Dentro dele encontramos os brônquios, que ramificam-se dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares, que tem como função trocar o oxigênio vindo do ambiente com o gás carbônico do sangue.

7)Imunológico:

Possui grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Ele também é responsável pela retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica.

Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses (multiplicação celular) anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.

Ex: leucócitos, mastócitos, etc. Aula 5: Sistema Ósseo e Muscular 8)Ósseo:

Possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções estão relacionadas à proteção e à sustentação. Também funciona como alavanca e apoio para os músculos, aumentando a coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular.

(4)

Com o envelhecimento, o tecido adiposo também vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente.

A extrema rigidez do tecido ósseo é resultado da interação entre o componente orgânico e o componente mineral da matriz. A nutrição das células que se localizam dentro da matriz é feita por canais. Tipos de ossos:

- Ossos longos, como as costelas, o fêmur, o úmero e outros ossos dos membros; - Ossos largos ou laminares, como escápula;

- Ossos curtos, de forma arredondada, possuem as três dimensões mais ou menos iguais e só são encontrados no tornozelo(tarso) e punho (carpo).

Ossos Irregulares, como as vértebras. 9)Muscular:

O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo

digestório, promover a circulação do sangue no organismo, piscar os olhos, rir, respirar... A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

Existem três tipos de músculo:

- Músculo estriado esquelético: possui tendões que ligam o músculo no osso, estão envolvidos com a postura geral e movimento, controle da voz e deglutição. São Voluntários.

- O músculo estriado cardíaco: é o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Involuntário

- Músculo liso é um tecido muscular de contração involuntária e lenta, encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como os vasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal. Ele é quem faz o peristaltismo (o movimento involuntário dos nossos intestinos e que permite a passagem dos alimentos ao longo do percurso do sistema digestivo até serem expelidos) Aula 6: Sistema Digestório e sua microbiota Imunológico

10)Digestório:

Formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas (salivares, pâncreas e fígado) e tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo.

A digestão é o conjunto de reações químicas, que transformam substâncias complexa em outras mais simples, para que possamos absorvê-las. Ela retira os nutrientes e as calorias dos alimentos ingeridos.

O primeiro passo deste complexo ocorre na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo que se continua no estômago e termina no intestino delgado, onde o alimento é transformado em seus componentes básicos, que são assim absorvidos. No intestino grosso há absolvição de água, e conseqüentemente as fezes tornam sólidas.

A microbiota intestinal, chamada de Flora Intestinal é o grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em vários processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças. Ela é fundamental para manter a saúde do organismo e prevenir problemas que possam causar patologias futuras. Existe uma diversidade enorme de bactérias espalhadas no sistema digestivo, utilizando o corpo humano como hospedeiro e nos ajudando a prevenir doenças como colesterol elevado.

O tubo digestivo é formado por:

1- Boca : É a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo é onde localizam-se os dentes, a língua e desembocam as glândulas salivais. Nela ocorrem transformações mecânicas (pela ação dos dentes e da língua, durante a mastigação) e químicas (pela atividade enzimática da saliva). Local aonde ocorre a digestão de alguns açúcares.

2 - Faringe: Tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe. Logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório.

3 - Esôfago : Tubo que empurra o bolo alimentar para o estômago.

(5)

produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas, produtoras do suco gástrico , contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas (suco gástrico). É o local aonde ocorre a digestão das proteínas.

5- Intestino delgado: Nele atua o suco pancreático (do pâncreas) e a bile (do fígado),

terminando o processo de digestão de açúcares e lipídeos (gorduras) as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo e vão para o sistema circulatório.

6- Intestino Grosso: O que sobrou do bolo alimentar chega nesse órgão, o qual vai reabsorver água. O material não digestivo, como as fibras, formaram as fezes, que serão eliminadas do organismo pelos anus.

Referências

Documentos relacionados

ram distribuídos aos domi- cílios. Mas, em vez de se pôr num saco de plástico, fize- ram-se embalagens com car- tão, a fingir que eram coe- lhos e tudo o mais. Há mui-

Sabendo que a educação Infantil é a Base para uma educação de qualidade, este material adquirido pela Secretaria Municipal de Educação visa contínuo aperfeiçoamento

observada reprodução sexuada, não porque não exista mas porque, provavelmente, este processo é pouco frequente.. Os processos de reprodução assexuada são os mais

Itens que não compõem a versão carregadeira: Lança, braço, caçamba traseira, braços e sapatas estabilizadores, cilindros da lança, do braço, da caçamba traseira,

JUSTIFICATIVA: Sugerimos modificar o texto atual, alterando o verbo “permanecerá”, para “poderá permanecer”, pois se trata de uma possibilidade e não de uma obrigatoriedade da

Dentre os Princípios Constitucionais mais importantes destacam-se os Fundamentos da República Federativa do Brasil, os quais estão elencados no artigo 1º da Constituição

“A história da ascensão da Monavie também revela um registro manchado de alegações exageradas de alívio de doenças graves e discutíveis afirmações de valores

The results were compared to a control sample (no treatment). With increasing temperature, there was degradation of phenolic compounds. The heat process can be controlled