• Nenhum resultado encontrado

Linha Agrícola MS 018 ENSILADEIRA MANUAL DE INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linha Agrícola MS 018 ENSILADEIRA MANUAL DE INSTRUÇÕES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Linha

Agrícola

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MS 018

ENSILADEIRA

MODELOS MS 018 – Ensiladeira

MS 018 – Ensiladeira com Cavalete 4 pés MS 018 – Ensiladeira com Cavalete Esticador MS 018 C – Ensiladeira com Cavalete Cardan

(2)

APRESENTAÇÃO

ATENÇÃO: Leia este manual antes de utilizar o produto.

Este manual tem por finalidade auxiliá-lo nas operações que envolvem o nosso produto, sendo seu guia de informação, utilização, manutenção e segurança. É

obrigatório antes de qualquer manuseio com o equipamento, a leitura e entendimento deste manual por inteiro.

Aqui estão contidas instruções necessárias de montagem, segurança, funcionamento e manutenção, que devidamente observadas, darão a garantia de um bom rendimento e durabilidade do produto.

A MESEL esta sempre a disposição de seus clientes, através de seus endereços e contatos, e disponibiliza assistência técnica rápida e eficiente aos seus clientes durante toda a vida útil de seus produtos.

As Ensiladeiras MESEL possuem alta resistência e durabilidade além de uma excelente capacidade produtiva. Proporcionam total aproveitamento do material processado, aumentando assim a produtividade e lucratividade.

Possuem rotor e carcaça de alta resistência, de simples manutenção e operação, seu alto desempenho gera em uma alta produtividade com baixo consumo de potência.

Modernos e eficientes, os equipamentos da Linha de Ensiladeiras MESEL podem ser utilizados para picar cana, capins, sorgo, milho e todas as demais espécies forrageiras, sendo ideais para encher silos e alimentação diária dos animais.

PRINCIPAIS COMPONENTES E ACESSÓRIOS

As Ensiladeiras Mesel podem ser equipadas com um dos três tipos de canal de saída, confira a figura abaixo, conforme a necessidade do cliente.

(3)

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Todos os equipamentos produzidos pela MESEL trazem uma etiqueta de identificação na qual conta o número de série, segue abaixo o modelo desta etiqueta, mas os dados encontrados na etiqueta estão transcritos abaixo..

Ao solicitar peças ou qualquer informação ao seu revendedor, mencione os dados a cima, a etiqueta encontra-se na lateral do equipamento.

Características Gerais

Motor a combustão necessário 5hp

Rotação 1800rpm

Navalhas 4 peças (190x60x4,76mm)

Produção 1500 a 2000kg/h

Dimensões, pesos e instalação

MS 018 MS 018 CP MS 018 CE MS 018 C Peso 60kg 65kg 67kg 104kg Largura 0,89m 0,89m 0,89m 0,89m Comprimento 0,90m 0,95m 1,15m 0,95m Altura 0,89m 1,29m 1,26m 2,07m Polia do rotor Ø 0,17m Cavalete Não acompanha Sim, cavalete quatro pés Sim , cavalete com esticador Sim, cavalete com suporte para cardan

OBS.: As produções acima são valores de referência, obtidos em

condições de teste podendo variar de acordo com o grau de umidade do produto, peso específico, qualidade do produto e condições do trabalho

(4)

INSTRUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA

– Leia e entenda por inteiro este manual de instruções antes de ligar a máquina. Na dúvida, entre em contato com a MESEL ou assistência técnica autorizada MESEL;

– Durante a operação, mantenha-se atento! Lembre-se de que a preservação da saúde e da integridade física deve vir sempre em primeiro lugar;

– Não troque ou altere peças e componentes originais da máquina;

– Observe os arredores da máquina, antes de colocá-la em funcionamento. Mantenha animais e espectadores a uma distância segura. Tenha especial cuidado com crianças. É proibida a permanência de pessoas sobre a máquina;

– Nunca permita que pessoas despreparadas operem ou façam manutenção na máquina;

– Use equipamentos de proteção individual – EPI’s, ao operar a máquina. A exposição prolongada ao ruído pode causar dano ou perda da audição. Use protetores auriculares e óculos de segurança e luvas;

IMPORTANTE: para assegurar a sua saúde verifique se a máquina esta montada na

sua totalidade, com a presença de todas as proteções, e que estas estão devidamente fixadas.

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DE SEGURANÇA

– Nunca abra a máquina com ela ligada, em funcionamento ou com partes móveis girando por inércia. Antes de tocar em qualquer componente, desligue a fonte de acionamento, olhe e ouça se não há evidências de movimento;

– Não altere as características originais da máquina, burlando sistemas de segurança ou dispositivos de proteção;

– Nunca tente regular, lubrificar ou efetuar manutenção na máquina ligada; – Prenda cabelos longos e não use roupas largas, ou com partes que possam prender-se nos componentes móveis. Mantenha mãos e pés afastados das peças móveis.

-

Não opere o equipamento sem que todas as proteções estejam devidamente posicionadas, e parafusadas;

- Sempre que equipamento estiver acoplado com cavalete cardan, verifique o comprimento do cardan, antes de realizar o engate, verifique também se o cardan está com todas as proteções. O acoplamento do cardan no trator só deve ser feito quando este estiver desligado.

- Certifique-se que nenhum objeto indesejado seja colocado no interior do equipamento.

- Quando a máquina for utilizada de forma estacionária, faça a fixação adequada, de forma que o equipamento se mantenha firme ao chão durante todo o processo.

(5)

Obrigatório à capacitação para operação segura de máquinas, a fim de

permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro. Solicite ao revendedor o treinamento.

Descrição e identificação dos riscos associados com a máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;

a) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; b) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e somente o pessoal capacitado em inspeção ou manutenção pode realiza-lo;

c) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; d) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; f) método de trabalho seguro;

g) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

ADESIVOS DE SEGURANÇA

Você encontrará no corpo do reservatório, os adesivos abaixo representados que devem ser observados e respeitados. Observe o que cada um significa:

MONTAGEM

MONTAGEM Montagem Cardan

Monte o cardan conforme instruções do fabricante, observe o esquema abaixo:

Perigo de corte de extremidades

CUIDADO – Mantenha mãos afastadas do movimento da máquina

AVISO – antes de usar este equipamento, leia o manual de

(6)

REGULAGEM DO ÂNGULO DE SAÍDA

Para regular o ângulo de saída do produto, para que este seja arremessado mais longe, ou mais perto do equipamento, esta regulagem é feita através da regulagem do direcionador do canal de saída.

Para posicionar o direcionador do canal de saída deve-se trocar a posição do parafuso preso pela porca borboleta. Pode-se observar pela imagem ao lado que esta é a abertura máxima do direcionador.

BOCAL DE ENTRADA

Para a montagem do bocal de entrada da ensiladeira MS-018, devem-se seguir os seguintes passos:

1 – Posicione o fechamento (4), sobre o bocal de entrada;

2 – Coloque os quatro parafusos (3), para a fixação do fechamento do bocal de entrada;

3 – Coloque as quatro porcas (1), e as quatro arruelas (2), e aperte com auxilio de uma chave de boca 7/16”;

Uma vez estes passos seguidos, coloque o bocal de entrada encaixando-o nos pinos colocados na máquina, e em seguida fixe o bocal com os parafusos 3/16”, disponibilizados junto a este manual.

IMPORTANTE: a fixação do bocal de entrada no equipamento é essencial para a garantia da segurança do operador.

FUNCIONAMENTO

As Ensiladeiras Mesel possuem um funcionamento simples e eficiente. Estão preparadas para picar cana, capim, sorgo, milho e todas as demais espécies forrageiras, sendo ideais para encher silos e alimentação diária dos animais.

O produto deverá ser colocado no canal de entrada onde será conduzido de encontro às navalhas, as quais se encarregarão de cortá-lo e jogá-lo para dentro da máquina, estas por sua vez jogarão o produto para fora da máquina através do canal de saída.

ACIONAMENTO

As Ensiladeiras da MESEL foram projetadas para serem acionada com motores a combustão ou por tratores através de eixos cardan. Os acessórios para estes acionamentos são constituídos por motores, eixos, cavaletes, polias e carreias e são configurados na hora da compra a pedido do cliente.

(7)

Para motores a combustão a instalação se resume a fixação correta do motor no cavalete ou em uma base apropriada, alinhamento das polias, tensionamento das correias e colocação de proteção, além de cumprir o escrito na NR12:

A instalação das máquinas estacionárias deve respeitar os requisitos necessários fornecidos pelos fabricantes ou, na falta destes, projeto elaborado por profissional legalmente habilitado, em especial quanto à fundação, fixação, amortecimento, nivelamento, ventilação, alimentação elétrica, aterramento, sistemas de refrigeração e alimentação pneumática e hidráulica.

Para acionamento por trator a instalação se resume apenas no acoplamento ao trator, por intermédio dos três pontos de engate do sistema hidráulico do mesmo e encaixe do respectivo eixo cardan.

IMPORTANTE: O eixo cardan deve possuir proteção adequada, em perfeito

estado de conservação em toda a sua extensão, fixada na tomada de força da máquina desde a cruzeta até o acoplamento do implemento ou equipamento.

INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO

Antes de colocar a máquina em funcionamento verifique:

1 – Se não há ferramentas ou objetos indesejados dentro do canal de entrada;

2 – Se não há pessoas em frente dos canais de saída; 3 – Se o sentido da rotação está correto;

4 – Se a máquina esta devidamente lubrificada;

5 – Se a distância entre a navalha e a contra-navalha está correta, em torno de 2 mm;

Partida e Parada da máquina:

1 – Acionar a máquina somente quando a mesma estiver vazia e após checados os itens a cima;

2 – Iniciar a alimentação apenas quando for atingida a rotação de trabalho; 3 – Não parar a máquina quando esta estiver sendo alimentada, ou quando ainda possuir forragem em seu interior.

Alimentação:

1 – A alimentação da ensiladeira deverá ser contínua e em quantidade suficiente para manter a máquina em trabalho constante, evitando sobrecarga ou falta de material, obtendo-se assim um melhor rendimento.

(8)

2 – Certifique-se que nenhum objeto estranho caia dentro do canal de entrada durante a alimentação e operação e que nenhum objeto estranho esteja em meio ao produto a ser processado.

LUBRIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CUIDADOS Contra navalha:

A contra-navalha pode ser utilizada em seus 4 lados, para isso é necessário vira-la quando necessário:

1 – Desligue a máquina da fonte de energia;

2 – Certifique-se que a mesma esteja completamente parada;

3 – Com auxílio de uma chave de boca ¾”, retire o parafuso para fazer a abertura da caixa, indicado pela seta na Figura 1;

4 – Incline a presilha para trás, a fim de liberar o prisioneiro da caixa, como mostrado na seta da Figura 2;

5 – Suspenda a tampa da caixa;

6 – Com o auxilio de uma chave de boca de 9/16", solte os 2 parafusos da contra-navalha e vire-a de modo que outro fio fique para cima e aproximadamente 2 mm da navalha, veja Figura 3.

7 – Recoloque os parafusos, aperte-os bem; 8 – Feche a tampa da caixa;

9 – Erga a presilha para frente, e coloque o parafuso ½”, a fim de prender o prisioneiro da caixa, devolvendo-o à posição original, Figura 1;

10 – Com auxílio de uma chave de boca 3/4” giro no sentido horário, e o aperte firmemente;

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Lubrificação:

Os rolamentos dos mancais devem ser lubrificados semanalmente, com graxa apropriada. É importante observar sempre, mesmo que a máquina seja utilizada com pouca frequência, pois a falta de lubrificação diminui a vida útil dos rolamentos. Os pontos de lubrificação estão indicados na figura abaixo. Para

(9)

lubrificar basta girar o copo da engraxadeira, quando necessário reponha graxa no copo da mesma.

Navalhas:

As navalhas devem ser afiadas sempre que estiverem com o fio gasto (arredondado), seguindo as seguintes instruções:

1 – Siga os itens 1, 2, 3, 4 e 5 das instruções de Contra navalha;

2 – Com o auxilio de uma chave de boca de 9/16", solte os 3 parafusos da navalha, indicados na Figura 5;

3 – Remova a navalha;

4 – Afie apenas o lado inclinado do corte, mantendo a mesma inclinação anterior, cerca de 30º, e 50º tendo como referência a base reta da navalha, veja Figura 6;

5 – Recoloque a navalha e os parafusos, aperte-os bem; 6 – Repita os itens 2, 3, 4 e 5 para as demais navalhas;

7 – Para finalizar siga novamente os itens 8, 9 e 10 das instruções de Contra navalha.

Figura 5 Figura 6 Correias:

Sempre que for necessário fazer a verificação, e tensionamento das correias, far-se-á necessário à retirada das proteções, é válido lembrar que todas as versões da ensiladeira MS-018, saem de fábrica com proteção.

(10)

Para a retirada das proteções é necessário fazer uso de uma chave de boca 7/16”, para a retirada dos parafusos que fazem a fixação da proteção.

IMPORTANTE: após a manutenção das correias é essencial que as proteções sejam colocadas novamente no devido lugar.

Observações:

1 – Quando não possibilitarem mais afiação e regulagem, as navalhas, contra-navalha deverão ser substituídas, removendo-as dos seus respectivos suportes, como descrito nos itens a cima, colocando-se e se e regulando-se as novas.

2 – Após toda a troca ou regulagem de navalhas ou contra-navalha gire o rotor manualmente para certificar-se que elas não se tocam e a distância entre elas está correta, cerca de 2mm.

3 – Caso possua mais de um jogo de navalhas, nunca misture peças novas e usadas, pois isto irá desbalancear o rotor e provocar vibração na máquina.

4 – Limpe semanalmente os resíduos que se acumulam dentro da caixa.

(11)

TERMO DE GARANTIA

A MESEL garante a funcionalidade e o acabamento de suas máquinas e equipamentos por um prazo legal de três meses, mais nove meses de garantia contratual, a contar da data de emissão da nota fiscal de compra, desde que os mesmos sejam utilizados de forma apropriada e de acordo com este Manual de Instruções. A garantia envolve defeitos de fabricação ou em matérias-primas, sujeitos a uma prévia análise por técnico da empresa ou um agente autorizado.

A garantia será anulada se o produto sofrer danos decorrentes de acidentes, uso indevido, descuidos, falta de manutenção e lubrificação, descumprimento das instruções contidas neste manual, se apresentar sinais de violação, ou se constatado o conserto realizado por pessoas não autorizadas pela empresa. A garantia será anulada, também, se o produto ficar exposto a intempéries, ou outros fenômenos naturais. Não serão cobertos pela garantia as peças que apresentarem desgaste natural ao longo do uso.

O comprador será responsável pelas despesas de embalagem e transporte até o serviço autorizado MESEL, mais próximo. Esta garantia é intransferível e válida somente se cumpridas às cláusulas do presente Termo de Garantia, é obrigatória a

apresentação da cópia da Nota Fiscal de compra.

Este produto estará sujeito a modificações de especificações técnicas e design, sem prévio aviso do fabricante.

CONTROLE DE TREINAMENTO

(12)

Referências

Documentos relacionados

Observar o sucesso na escolaridade entre os alunos das famílias de classes escolarizadas não muda a realidade do ensino das escolas públicas, nem serve de parâmetro para justificar

Estão habilitados para a docência na Educação Profissional Técnica de nível Médio, os profissionais graduados na área ou componente curricular do curso e licenciados

tinemia é também muito freqüentemente associada ao hipogonadismo. Os níveis plasmáticos de hPrl podem estar elevaaos em mulheres com ovarios policísticos, em pacientes com

a) Desmonte o cardan, remova a carenagem de proteção do cardan, para isso veja página 39 e conecte parte do tubo (1) ao eixo da tomada de potência e a parte da barra (2) no Lancer...

24º - Curso Normal Superior ou Pedagogia com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas, desde que conste do histórico escolar - Metodologia e Prática do Ensino de 1º

Utilize o Temporizador de Contagem De- crescente para definir apenas desta vez o tempo de funcionamento da zona de co- zedura.. Regule o Temporizador da Contagem Decrescente

Foram estimadas as prevalências do tracoma ativo para cada estado, referentes a municípios com IDH-M inferior à média nacional, com os respectivos intervalos de 95% de confi ança,

Foram coletados os dados históricos de demanda de vendas dos itens definidos para análise e, com a aplicação dos métodos de previsão por meio do Software SPSS, foi gerada a