• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO ORTODONTISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO ORTODONTISTA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANALISTA EM SAÚDE I

ANALISTA EM SAÚDE I

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

E RECURSOS HUMANOS

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 001/2006

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se

apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Em seguida,

verifique se ele contém 50 questões.

3. O c

é personalizado e não haverá substituição, em caso de erro.

Ao recebê-lo, verifique se seus dados estão impressos corretamente, caso

contrário, notifique ao aplicador de prova.

4. A dura

das provas é de 4 horas, já incluídos o tempo da marcação do

c

5. Você só poderá se retirar, definitivamente, da sala e do prédio, a partir das

16h10min.

2. Cada questão apresenta 4 alternativas de resposta, das quais apenas uma é a

correta. Preencha no cartão-resposta a letra correspondente à resposta

assinalada na prova.

artão-resposta

ção

artão-resposta, a leitura dos avisos e a coleta de impressão digital.

6. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTÃO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

C

O

N

C

U

R

S

O

P

Ú

B

L

IC

O

ORTODONTISTA

CIRURGIÃO DENTISTA

CIRURGIÃO DENTISTA

PROVAS QUESTÕES Conhecimentos Gerais em Saúde Pública 01 a 15 16 a 50 Conhecimentos Específicos

(2)

CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE PÚBLICA

QUESTÃO 01 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A cárie ainda é a principal doença bucal que acomete a po-pulação brasileira. Em relação à cárie, pode-se observar que (A) sua prevalência tem diminuído entre os grupos popu-lacionais de menor renda, mas sua incidência per-manece inalterada desde a década de 1990, en-quanto o oposto ocorre nos grupos de maior renda. (B) sua incidência tende sempre a aumentar, uma vez

que sua prevalência está aumentando.

(C) seu índice de incidência e prevalência não guardam relação entre si, pois esta é uma doença que não tem cura, apesar dos avanços tecnológicos da odon-tologia.

(D) seu índice de incidência e prevalência tem sofrido um significativo decréscimo nos levantamentos epidemio-lógicos realizados no Brasil a partir da década de 1990.

QUESTÃO 02 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Um dos fundamentos da promoção da saúde que tem sido preconizado também como uma das bases teóricas da Es-tratégia de Saúde da Família é a ação intersetorial, que pre-vê a atuação de diferentes setores da sociedade nas ações promocionais. Nesse sentido,

(A) embora seja dever do Estado, a saúde não deve ser vista como uma responsabilidade exclusivamente estatal. Assim sendo, os diferentes setores gover-namentais, as organizações não-governamentais (ONG), as empresas privadas e os grupos voluntá-rios constituem parceiros desejáveis nos projetos de promoção da saúde, nos quais há algum tipo de a-ção das equipes de saúde da família.

(B) no artigo que trata da saúde na Constituição Brasilei-ra está gaBrasilei-rantido que “saúde é direito de todos e de-ver do Estado”, assim, os planejadores de saúde bu-cal devem estar atentos para este dever estatal e devem evitar em suas ações a parceria com ONG, empresas privadas e grupos voluntários.

(C) nos projetos de promoção da saúde desenvolvidos na ESF devem ser estimuladas as ações conjuntas com outros segmentos sociais, porém o financia-mento das ações deve ser feito pelo setor da saúde, até porque esta é a única maneira de se garantir um controle efetivo das ações.

(D) embora a participação da comunidade seja um fun-damento da ESF, essa deve ser limitada e regulada porque cabe ao profissional da área da saúde a res-ponsabilidade pela condução das ações para que a participação comunitária não traga complicações à ação intersetorial.

QUESTÃO 03 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Ao planejar as ações, os profissionais da ESF devem respei-tar os níveis de intervenção da atenção em saúde básica, média e alta complexidade, atendendo às necessidades de referência e contra-referência da rede. Esse princípio é co-nhecido por (A) descentralização. (B) eqüidade. (C) hierarquização. (D) universalidade. ▬ QUESTÃO 04 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A epidemiologia é uma ciência que busca identificar a etiolo-gia das doenças. Em 1985, Hill propôs nove critérios de causalidade para distinguir uma associação causal de outra não-causal. Entre os critérios propostos por Hill, qual deles é indispensável para se afirmar a causalidade de uma doença em estudo?

(A) Plausibilidade biológica (B) Força da associação (C) Temporalidade

(D) Evidência experimental

QUESTÃO 05 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Voltada a fornecer informações aos médicos, pacientes, financiadores, gestores de serviços e outros tomadores de decisão a Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS)

permite orientar decisões estratégicas sobre as formas de cuidado aos pacientes, da cobertura de procedimentos e da alocação de recursos.

No campo da ATS destacam-se, nas tecnologias em saú-de, os atributos referentes às propriedades técnicas de segurança, eficácia e efetividade. Nesse sentido, é corre-to afirmar que efetividade é:

(A) A medida inversa da probabilidade de um resultado adverso e de sua severidade.

(B) Uma característica de performance.

(C) A medida da relação entre os custos e os benefícios da tecnologia na saúde dos pacientes.

(D) A medida dos benefícios de se usar a tecnologia sob condições rotineiras.

QUESTÃO 06 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Entre as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) quais devem ser indicadas para os profissionais da área de saúde?

(A) Vacinas contra hepatite A, hepatite C e tétano em qualquer idade.

(B) Vacinas contra hepatite C e BCG (tuberculose) em qualquer idade e contra o vírus da influenza (gripe) para os profissionais com idade superior a 59 anos. (C) Vacinas contra raiva e varicela em qualquer idade e

vacina contra poliomielite oral para os profissionais com menos de 30 anos de idade.

(D) Vacinas contra hepatite B, tétano e difteria (dupla tipo adulto) com reforços periódicos a cada 10 anos

(3)

QUESTÃO 07 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Na dinâmica de transmissão de doenças infecciosas pres-supõe-se que, se um microorganismo

(A) tem alta infectividade e alta patogenicidade, ele ten-de a infectar um número relativamente granten-de ten-de in-divíduos susceptíveis que tenham sido expostos. Um exemplo dessa situação é a introdução do sarampo em populações não vacinadas e poupadas pela do-ença, durante muitos anos.

(B) tem alta infectividade e baixa patogenicidade, ele tende a disseminar-se rapidamente entre os indiví-duos expostos. Um exemplo dessa situação ocorre na hanseníase entre indivíduos que tenham contato social com pacientes paucibacilares.

(C) tem baixa infectividade e baixa patogenicidade, ele tende a produzir surtos ou microepidemias em popu-lações susceptíveis, com muitos casos clinicamente evidentes. Um exemplo dessa situação é a diarréia por Salmonella sp de fonte alimentar comum.

(D) é passível de ser prevenido por imunização, a fre-qüência de casos da doença causada por ele está na dependência direta da sua infectividade e pato-genicidade e não depende da cobertura vacinal dessa população. Um exemplo dessa situação é a raiva canina.

QUESTÃO 08 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A tabela abaixo apresenta resultados parciais de um estudo de vigilância sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em jovens do sexo masculino, em determinado mu-nicípio do Brasil. A população-alvo era constituída de recru-tas de 17 a 19 anos que se alistaram em 2006.

Variável de exposição DST Presente Ausente Total Uso de preservativo

Sempre 1 1999 2000 Ocasionalmente 5 4995 5000 Nunca 5 995 1000 De acordo com os dados apresentados, o risco de DST (A) foi de 5% entre os jovens que referiam usar sempre

preservativo nas relações sexuais.

(B) foi 10 vezes maior entre os jovens que referiam nun-ca usar preservativo em comparação com o grupo que referiu usar sempre o preservativo.

(C) foi semelhante nos três grupos em relação à fre-qüência do uso de preservativo.

(D) foi 5 vezes maior entre os jovens que referiam usar ocasionalmente preservativo em comparação com o grupo que referiu usar sempre o preservativo.

QUESTÃO 09 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

No Brasil, uma campanha realizada de 1966 a 1973 foi re-conhecida como marco da institucionalização das ações de vigilância no país e fomentou a organização de unidades de vigilância epidemiológica na estrutura das secretarias esta-duais. A campanha referida é a de erradicação da

(A) varíola. (C) malaria. (B) dengue. (D) poliomielite.

QUESTÃO 10 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Segundo Paim (2003), “modelos assistenciais, modelos de atenção ou modos de intervenção em saúde são estrutura-dos em função estrutura-dos problemas epidemiológicos de saúde e que expressam necessidades sociais de saúde historica-mente definidas”. Nesse sentido, sobre modelo de atenção é correto afirmar:

(A) O modelo assistencial privatista é voltado predomi-nantemente para os indivíduos e é centrado na “ofer-ta organizada” a partir do SUS.

(B) O modelo de atenção na perspectiva da vigilância da saúde tem como prioridade o sanitarista que sabe planejar campanhas sanitárias, com ênfase nas a-ções de vigilância epidemiológica e vigilância sanitá-ria desarticuladas porque elas devem ter suas espe-cificidades preservadas.

(C) As políticas públicas saudáveis e as ações interseto-riais constituem estratégias a serem priorizadas pelo modelo de atenção que assume os pressupostos da promoção da saúde.

(D) A Constituição de 1988 e a Lei n. 8080 propõem a organização de redes regionalizadas e hierarquiza-das de serviços de saúde. Isso implica que o molo de atenção a ser construído deve priorizar a de-manda espontânea.

QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Antes da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, em 1988, havia um sistema de saúde extrema-mente excludente que atendia apenas aqueles que per-tenciam a determinadas categorias profissionais ou que estavam oficialmente registrados no mercado formal de trabalho, portanto contribuintes da previdência social. Embora todos os princípios do SUS sejam complementa-res e inseparáveis, pode-se afirmar que, entre esses prin-cípios, o que mais contribui para a superação do antigo modelo nesse aspecto é a

(A) universalidade da atenção. (B) integralidade.

(C) eqüidade.

(D) regionalização e hierarquização.

(4)

QUESTÃO 12 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As informações sobre a situação de saúde das populações contribuem para a formulação de políticas públicas e a avaliação de intervenções. A esse respeito observe a tabela a seguir.

Eventos de câncer de mama Número absoluto

Óbitos/ano 14 Doentes/ano 200

Com base nos dados dessa tabela, é possível calcular o seguinte indicador de saúde:

(A) Incidência (B) Prevalência (C) Letalidade (D) Mortalidade

QUESTÃO 13 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Analise o gráfico a seguir que mostra a mudança na estrutura de mortalidade ocorrida no país entre 1930 e 2000.

Considerando o comportamento das doenças do aparelho circulatório, das doenças infecciosas e parasitárias (DIP) e das neoplasias expressas no gráfico, é correto afirmar

(A) 1= neoplasias, 2= doenças do aparelho circulatório, 3= DIP (B) 1= DIP, 2 = neoplasias, 3 = doenças do aparelho circulatório (C) 1= doenças do aparelho circulatório, 2 = DIP, 3 = neoplasias (D) 1= DIP, 2 = doenças do aparelho circulatório, 3 = neoplasias

QUESTÃO 14 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Observe a fórmula apresentada abaixo.

Número de óbitos de crianças de 28 a 364 dias no ano de 2006 em Goiânia X 1000 Total de nascidos vivos no ano de 2006 em Goiânia

Essa fórmula é utilizada para o cálculo de qual indicador de saúde? (A) Mortalidade infantil

(B) Mortalidade pós-neonatal (C) Mortalidade neonatal tardia (D) Mortalidade neonatal precoce

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Ano % 1 2 3

(5)

QUESTÃO 15 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Observe a figura abaixo.

O gráfico apresentado demonstra os vários fatores que levaram o Ministério da Saúde a adotar programas de vigilância em doenças

(A) infecciosas.

(B) transmitidas por vetores. (C) crônico-degenerativas. (D) sexualmente transmissíveis. ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ RASCUNHO ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 Drogas ilícitas Deficiencia Ferro baixo peso Agua, Saneamento, e higiene Polução do ar Sexo não seguro Sedentarismo Alcool Falta Consumo de frutas e legumes Colesterol sobrepeso Hipertensão tabagismo Número de mortes (000s) Fonte: WHR, 2002 SVS/MS,

(6)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 16 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As variáveis cefalométricas empregadas na análise de Stei-ner são:

(A) 1-NA, 1.NA, ANB, P-NB, 1-NB e 1.NB (B) 1-NA, 1-NB, P-NB, ANB, SND e 1.NB (C) 1-NA, 1-NB, ANB, NAP, SNB e P-NB (D) 1-NB, 1.NB, ANB, SND,P-NB e NAP

QUESTÃO 17 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A linha H de Holdaway é formada pelos pontos:

(A) Pog´ e Sn (B) Prn e LS (C) Pog´ e LS (D) LS e Sn

QUESTÃO 18 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O ponto cefalométrico Ar (articular) representa

(A) a parte mais superior da cabeça do côndilo.

(B) a intersecção da borda posterior do ramo ascenden-te da mandíbula com a base do crânio.

(C) a parte mais superior e posterior da cabeça do côn-dilo.

(D) a bissetriz do ângulo formado pelas tangentes à borda posterior do ramo ascendente da mandíbula e à borda inferior do corpo da mandíbula.

QUESTÃO 19 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O plano oclusal mandibular compõem-se do ponto oclusal médio:

(A) da superfície de intercuspidação dos primeiros mola-res e do ponto incisal médio entre as bordas dos in-cisivos superior e inferior.

(B) dos molares e dos pré-molares ou molares decíduos, evitando-se o ponto representativo da borda incisal dos incisivos.

(C) da superfície de intercuspidação dos primeiros mola-res e do ponto repmola-resentativo da borda incisal do in-cisivo central inferior.

(D) da superfície de intercuspidação dos primeiros mola-res e do ponto repmola-resentativo da borda incisal do in-cisivo central superior.

QUESTÃO 20 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A fórmula da discrepância de modelo é:

(A) espaço presente – espaço requerido (B) espaço requerido – espaço presente (C) (espaço presente – espaço requerido) x 2

QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Na análise de modelo, o espaço requerido é obtido por meio (A) do somatório do maior diâmetro mésio-distal dos

dentes permanentes localizados de distal do primeiro molar permanente de um lado à distal do primeiro molar permanente do lado oposto.

(B) de um fio de latão que deve contornar o arco, de mesial do primeiro molar permanente de um lado à mesial do primeiro molar permanente do lado opos-to, passando sobre o maior número possíel de pom-tos de contato. Em seguida, retifica-se o fio sobre a régua milimetrada e mede-se o valor.

(C) do somatório do maior diâmetro mésio distal dos dentes permanentes localizados de mesial do ro molar permanente de um lado à mesial do primei-ro molar permanente do lado oposto.

(D) de um fio de latão que deve contornar o arco, de distal do primeiro molar permanente de um lado à distal do primeiro molar permanente do lado oposto, passando sobre o maior número possível de pontos de contato. Em seguida, retifica-se o fio sobre uma régua milimetrada e mede-se o valor.

QUESTÃO 22 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A análise de espaço de Moyers é realizada na dentadura: (A) decídua.

(B) permanente.

(C) decídua, mista e permanente. (D) mista.

QUESTÃO 23 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Os três ângulos formados pelo triângulo de Tweed são: (A) FMA, FMIA, SNA

(B) FMA, FMIA, IMPA (C) FMIA, IMPA, SNB (D) SNA, SNB, ANB

QUESTÃO 24 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Na análise de McNamara Jr., são características do retrog-natismo relativo:

(A) Comprimento efetivo da maxila (CoA) e comprimento efetivo da mandíbula (CoGn) normais e altura facial ântero-inferior (AFAI) aumentada.

(B) Comprimento efetivo da maxila (CoA) e comprimento efetivo da mandíbula (CoGn) normais e altura facial ântero-inferior diminuída.

(C) Comprimento efetivo da maxila (CoA) normal, com-primento efetivo da mandíbula (CoGn) menor e altu-ra facial ântero-inferior (AFAI) aumentada.

(D) Comprimento efetivo da maxila (CoA) normal, com-primento efetivo da mandíbula (CoGn) menor e altu-ra facial ântero-inferior (AFAI) normal.

(7)

QUESTÃO 25 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O índice da análise de Bolton é obtido pela divisão do soma-tório mésio-distal

(A) dos dentes inferiores pelo somatório mésio-distal dos superiores, e multiplicado por 100.

(B) dos dentes superiores pelo somatório mésio-distal dos inferiores, e multiplicado por 100.

(C) dos dentes inferiores pelo somatório mésio-distal dos superiores, e multiplicado por 2.

(D) dos dentes superiores pelo somatório mésio-distal dos inferiores, e multiplicado por 2.

QUESTÃO 26 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

São grandezas cefalométricas que verificam o padrão de crescimento:

(A) SNA, SNB, ANB (B) SND, SN.Gn, SN.GoGn (C) FMA, SN.Gn, BaN.PtGn (D) BaN.PtGn, Sn.GoGn, FMIA

QUESTÃO 27 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O desenvolvimento da dentição no período pré-natal apre-senta como características:

(A) o apinhamento na região de incisivos e caninos, visto que o desenvolvimento dos dentes precede o da mandíbula e maxila.

(B) o extenso crescimento transverso tanto na sutura palatina mediana quanto na sincondrose sinfisiana. (C) a mineralização da sincondrose sinfisiana e o

poten-cial de crescimento interstipoten-cial transverso da mandí-bula se extingue.

(D) o desenvolvimento transverso dos arcos torna-se coordenado após o estabelecimento da oclusão.

QUESTÃO 28 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A discrepância cefalométrica corresponde:

(A) à diferença entre a posição ideal do incisivo inferior e aquela apresentada pelo paciente.

(B) à posição onde o incisivo inferior deve se situar quan-do avaliaquan-do em um cefalograma lateral.

(C) à posição onde o incisivo inferior situa-se quando avaliado em um cefalograma lateral.

(D) ao espaço requerido – espaço presente.

QUESTÃO 29 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A reabsorção da mandíbula ocorre na seguinte região: (A) côndilo.

(B) mento.

(C) borda posterior do ramo ascendente. (D) borda anterior do ramo ascendente.

QUESTÃO 30 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O vetor de crescimento da maxila é:

(A) para frente e para baixo, porém seu deslocamento se faz para cima e para trás.

(B) para o mesmo sentido de seu deslocamento, para frente e para baixo.

(C) para cima e para trás, porém seu deslocamento se faz para frente e para baixo.

(D) para o mesmo sentido de seu deslocamento, para cima e para trás.

QUESTÃO 31 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

As seis chaves da oclusão normal de Andrews (1972) são:

(A)

Chave I : Relação interarcos Chave II : Angulação das coroas Chave III : Inclinação das coroas Chave IV : Rotações ausentes Chave V : Curva de Spee Chave VI : Contatos justos

(B)

Chave I : Relação interarcos Chave II : Inclinação das coroas Chave III : Angulação das coroas Chave IV : Rotações ausentes Chave V : Contatos justos Chave VI : Curva de Spee

(C)

Chave I : Relação interarcos Chave II : Angulação das coroas Chave III : Inclinação das coroas Chave IV : Rotações ausentes Chave V : Contatos justos Chave VI : Curva de Spee

(D)

Chave I : Angulação das coroas Chave II : Inclinação das coroas Chave III : Relação interarcos Chave IV : Rotações ausentes Chave V : Curva de Spee Chave VI : Contatos justos

(8)

QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O “Lee Way Space” refere-se à diferença

(A) entre o somatório mésio-distal dos caninos, primei-ros e segundos pré-molares permanentes e o soma-tório mésio-distal dos caninos, primeiros e segundos molares decíduos, sendo maior o valor no arco inferior. (B) entre o somatório mésio-distal dos caninos, primei-ros e segundos molares decíduos e o somatório mé-sio-distal dos caninos, primeiros e segundos pré-molares permanentes, sendo maior o valor no arco inferior.

(C) entre o somatório mésio-distal dos caninos, primei-ros e segundos molares decíduos e o somatório dos caninos, primeiros e segundos pré-molares perma-nentes, sendo maior o valor no arco superior. (D) entre o somatório mésio-distal dos caninos,

primei-ros e segundos pré-molares permanentes e o soma-tório mésio-distal dos caninos, primeiros e segundos molares decíduos, sendo o mesmo valor tanto para o arco superior como inferior.

QUESTÃO 33 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os espaços primatas na dentição decídua localizam-se no arco superior,

(A) entre o canino e o primeiro molar, e no arco inferior, entre incisivo lateral e o canino.

(B) e no arco inferior, entre caninos e primeiros molares. (C) entre o incisivo lateral e o canino, e no arco inferior

entre primeiro molar e o segundo molar.

(D) entre o incisivo lateral e o canino, e no arco inferior, entre o canino e o primeiro molar.

QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

São efeitos adversos da técnica de extração seriada:

(A) inclinação vestibular dos incisivos, mordida aberta anterior e mesialização dos dentes posteriores. (B) inclinação lingual dos incisivos, sobremordida e

me-sialização dos dentes posteriores.

(C) inclinação lingual dos incisivos, sobremordida e dis-talização dos dentes posteriores.

(D) inclinação vestibular dos incisivos, sobremordida e mesialização dos dentes posteriores.

QUESTÃO 35 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A seqüência correta dos indicadores de maturação das vér-tebras cervicais de acordo com o método de Hassel e Far-man (1995) é:

(A) Iniciação, Aceleração, Desaceleração, Maturação, Finalização.

(B) Iniciação, Transição, Aceleração, Desaceleração, Maturação, Finalização.

(C) Iniciação, Aceleração, Transição, Desaceleração, Maturação, Finalização.

(D) Iniciação, Transição, Aceleração, Maturação,

Desa-▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Nem todas as crianças que praticam o hábito de sucção desenvolvem uma mordida aberta anterior. O desenvolvi-mento desta má oclusão depende

(A) do padrão de crescimento e da intensidade, frequên-cia e duração do hábito de sucção.

(B) do padrão de crescimento e da posição dos incisivos superiores.

(C) da intensidade, freqüência e duração do hábito de sucção e da posição dos incisivos superiores.

(D) da intensidade, freqüência e duração do hábito de sucção e da posição dos incisivos superiores.

QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Define-se binário de força como

(A) duas forças paralelas não coincidentes, de igual magnitude e mesmo sentido.

(B) duas forças paralelas não coincidentes, de igual magnitude e sentido oposto.

(C) duas forças paralelas não coincidentes, de magnitu-de diferente e mesmo sentido.

(D) duas forças perpendiculares e de igual magnitude.

QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Os fios de aço inoxidável são muito utilizados durante os tratamentos ortodônticos. São características dos fios de aço inoxidável:

(A) alta rigidez, baixa flexibilidade, baixa formabilidade e soldabilidade.

(B) baixa rigidez, baixa flexibilidade, alta formabilidade e soldabilidade.

(C) alta rigidez, alta flexibilidade, alta formabilidade e soldabilidade.

(D) alta rigidez, baixa flexibilidade, alta formabilidade e soldabilidade.

QUESTÃO 39 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A ancoragem intrabucal pode ser classificada em:

(A) ancoragem composta, ancoragem estacionária, an-coragem recíproca, anan-coragem passiva e ancora-gem ativa.

(B) ancoragem simples, ancoragem estacionária, anco-ragem recíproca, ancoanco-ragem passiva e ancoanco-ragem ativa.

(C) ancoragem simples, ancoragem intermitente, anco-ragem contínua, ancoanco-ragem passiva e ancoanco-ragem a-tiva.

(D) ancoragem composta, ancoragem intermitente, an-coragem recíproca, anan-coragem passiva e ancora-gem ativa.

(9)

QUESTÃO 40 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A acromegalia é uma enfermidade caracterizada por uma maior produção crônica do hormônio de crescimento, com sinais e sintomas na face. É uma característica da acrome-galia:

(A) prognatismo mandibular. (B) fissura labiopalatina. (C) retrognatismo mandibular. (D) mordida aberta anterior.

QUESTÃO 41 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Criada nos anos 60 por Willian Buehler, as ligas de níquel-titânio apresentam atualmente em sua composição 52% de níquel, 45% de titânio e 2% de cobalto. Sendo assim, são propriedades mecânicas dos fios de níquel-titânio:

(A) alto módulo de elasticidade, baixo módulo de resili-ência, baixa tenacidade.

(B) baixo módulo de elasticidade, alto módulo de resili-ência, baixa tenacidade.

(C) alto módulo de elasticidade, alto módulo de resiliên-cia, baixa tenacidade.

(D) baixo módulo de elasticidade, alto módulo de resili-ência, alta tenacidade.

QUESTÃO 42 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

O protocolo para tratamento interceptivo do indivíduo padrão III mais utilizado é a expansão rápida da maxila seguida da protração maxilar. O objetivo dessa conduta de tratamento é

(A) aumentar as discrepâncias esqueléticas.

(B) melhorar a estética facial por causa do avanço man-dibular.

(C) reduzir a necessidade da cirurgia ortognática. (D) controlar o crescimento mandibular.

QUESTÃO 43 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Constitui característica do período intertransicional: (A) erupção dos incisivos permanentes.

(B) esfoliação dos caninos decíduos. (C) ausência de trocas dentárias.

(D) erupção dos segundos molares permanentes.

QUESTÃO 44 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Para diagnosticar uma deglutição atípica, tem-se que obser-var alguns aspectos no paciente durante o ato da deglutição, tais como:

(A) Posicionamento atípico da língua, contração dos masseteres, tamanho e tonicidade da língua

(B) Posicionamento atípico da língua, participação da musculatura perioral com presionamento do lábio, cuspir ou acumular saliva ao falar

(C) Posicionamento típico da língua, não participação da musculatura perioral com presionamento do lábio, cuspir ou acumular saliva ao falar

(D) Posicionamento atípico da língua, participação da musculatura perioral com presionamento do lábio, baba noturna

QUESTÃO 45 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A verticalização dos molares apresenta alguns efeitos cola-terais, tais como:

(A) extrusão, contatos prematuros e aumento da sobre-mordida

(B) extrusão, contatos prematuros e mordida aberta (C) intrusão, vestibularização dos incisivos e aumento da

mobilidade

(D) intrusão, contatos prematuros e aumento da mobili-dade

QUESTÃO 46 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Na expansão rápida da maxila além da sutura palatina me-diana, quais outras suturas são afetadas?

(A) Fronto-maxilar, zigomático-maxilar e têmporo-zigomática.

(B) Fronto-nasal, zigomático-maxilar e naso-maxilar. (C) Fronto-nasal, zigomático-maxilar e

têmporo-zigomática.

(D) Zigomático-maxilar, naso-maxilar e têmporo-zigomática.

QUESTÃO 47 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Em um tratamento ortodôntico com extração de pré-molares acontece o denominado efeito cascata, no qual se tem: (A) vestibularização e extrusão dos incisivos,

aumen-tando a sobremordida.

(B) lingualização e intrusão dos incisivos, diminuindo a sobremordida.

(C) vestibularização e intrusão dos incisivos, diminuindo a sobremordida.

(D) lingualização e extrusão dos incisivos, aumentando a sobremordida.

QUESTÃO 48 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

Como alterações morfológicas da interposição labial tem-se: (A) mordida cruzada posterior.

(B) mordida aberta anterior ou lateral.

(C) vestibularização dos incisivos superiores e inferiores. (D) vestibularização dos incisivos superiores e

(10)

QUESTÃO 49 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

A expansão rápida da maxila é um procedimento muito usa-do nos tratamentos ortodônticos, porém tem-se efeitos inde-sejáveis nesse procedimento, que são:

(A) rotação da maxila para baixo, vestibularização dos dentes posteriores e mordida aberta transitória. (B) rotação da maxila para cima, vestibularização dos

dentes posteriores e mordida aberta transitória. (C) rotação da maxila para baixo, vestibularização dos

dentes posteriores e mordida fechada (sobremordi-da) transitória.

(D) rotação da maxila para cima, vestibularização dos dentes posteriores e mordida fechada (sobremordi-da) transitória.

QUESTÃO 50▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

São conseqüências das inclinações e/ou impactações dos molares:

(A) defeitos e bolsas infra-ósseas verticais. (B) intrusão dos molares antagonistas. (C) defeitos ósseos horizontais.

(D) redução do espaço interradicular na mesial do molar inclinado.

Referências

Documentos relacionados

Buscamos avançar para além da aparente homogeneidade que as ideias menos dinâmicas de tradição comportam; frente a um arcabouço cultural de práticas, crenças e significados

Overall, the anticipated exceptional increase in activity and selectivity of PdZn supported on ZnO calcined in H2 atmosphere can be associated with the presence of different

A anomalia C cobre a maior área entre as seis, está localizada na região central do perfil próximo à superfície, porém em profundidade se estende até o extremo sul

O objetivo desta pesquisa é estimar, a partir do uso dos dados da PME e com a especificação de efeitos fixos, os impactos imediatos da Emenda Constitucional

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da

9 O período de duração do meu estágio curricular foi de 3 meses e desenrolou-se entre o dia 6 de Maio de 2013, até ao dia 6 de Agosto de 2013, no Gabinete de Informação e

Retornando ao seu painel, estarão disponíveis os campos para seleção dos processos, de modo que, ao selecionar em lote ou marcá-los individualmente, surgirá abaixo o botão

i) quando, durante a carga ou descarga, for derramado qualquer explosivo, o trabalho será interrompido e só recomeçado depois de limpo o local; (119.049-0 / I4) j) o trem