• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Instituto Politécnico- GIC (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Instituto Politécnico- GIC (Guarda)"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)
(2)

i

Ficha Técnica

Estagiária:Fernanda Monteiro Antunes Nº de Aluno: 5006865

Estabelecimento de Ensino: Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto Instituto Politécnico da Guarda

Curso: Comunicação e Relações Públicas

Docente Orientador:Prof. Doutor Victor Amaral

Local de realização do Estágio: Instituto Politécnico da Guarda

Gabinete de Informação e Comunicação Endereço: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 50 6300-559 Guarda Telefone: 271 220 112

E-mail: gic@ipg.pt

Responsável do Gabinete: Mestre Hélder Sequeira

Coordenador na Instituição: Mestre Catarina Ferreira Grilo Duração do Estágio: 3 meses

Data de Início: 6 de Maio de 2013 Data de conclusão: 6 de Agosto de 2013

(3)

ii

Agradecimentos

Agradeço à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), por me ter fornecido ferramentas e competências necessárias para me tornar licenciada em Comunicação e Relações Públicas.

A todos os professores e, particularmente, ao meu orientador de estágio professor Victor Amaral, o meu bem-haja pela competência de terem despertado em mim um maior gosto pela futura profissão de relações públicas.

Dirijo um agradecimento ao Gabinete de Informação e Comunicação (GIC) do IPG, em especial à Mestre Catarina Grilo. Mais do que uma coordenadora, foi uma amiga dedicada sempre disponível a ensinar-me e apoiar-me nas dificuldades. Ao Mestre Hélder Sequeira que alimentou a minha vontade de saber mais. E ao Exmo. Sr. Vice-Presidente, professor Gonçalo Poeta, que me garantiu a possibilidade de estágio no GIC. Agradeço, em especial, à minha mãe que fez tudo o que estava ao seu alcance, lutou sempre, acreditou nos momentos mais difíceis e nunca desistiu de mim. À melhor mãe do mundo, que sempre disse: “Posso não deixar-te nada, mas deixo-te o saber, porque esse não ocupa lugar e ninguém pode retirá-lo de ti.”

Por fim, e não menos importante, agradeço de coração aos amigos, companheiros, que acabaram por se tornar uma família e nunca me abandonaram, que me consolaram nos momentos menos bons e me acompanharam e criaram junto comigo os melhores momentos desta jornada. À Teresa, à Filipa, à Rita, ao Duarte, ao Topê, ao Lacerda, à Daniela, ao Rui, o meu muito obrigado!

(4)

iii

Resumo

O presente relatório contém todas as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular que representa a fase final do plano de estudos do curso de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico da Guarda. O estágio foi realizado no Gabinete de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico da Guarda, uma instituição de ensino superior localizada na cidade da Guarda. O Instituto Politécnico da Guarda tem como principal objetivo formar profissionais qualificados e preparados para um brilhante futuro profissional, que através dos seus sucessos difundam a boa imagem da instituição.

Ao longo do estágio desenvolvi atividades relacionadas com organização de eventos (conferências, palestras,…), elaboração de panfletos e cartazes sobre a oferta formativa, entrevistas para a rádio IPG FM, apoio aos jovens no gabinete de acesso ao ensino superior, clipping de todas as notícias presentes nos jornais regionais, entre outras tarefas. Entre todas as tarefas que realizei, o que me deu mais prazer foi sem dúvida lidar com o público. Durante os três meses de estágio fui desenvolvendo várias outras funções que me eram conferidas, todas elas foram realizadas no tempo estipulado. Para a execução deste relatório, procedi à aplicação de vários métodos de trabalho que adquiri ao longo da licenciatura e também a pesquisas na Web, bibliografia referente à área da Comunicação, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e conhecimentos que adquiri durante o estágio.

Palavras-Chave: Conferências, Palestras, Comunicação Interna, Comunicação Externa,

(5)

iv

Ficha Técnica ... i

Agradecimentos ... ii

Resumo ... iii

Lista de Siglas ... vii

Lista de Acrónimos ... vii

Introdução ... 8

1- Caracterização da Cidade da Guarda ... 11

1.1 Contextualização Histórica e Geográfica ... 11

1.2 Contextualização Económica ... 12

1.3 Caracterização Climática ... 13

1.4 Turismo ... 14

2- Caracterização da Instituição ... 16

2.1 Instituto Politécnico da Guarda ... 16

2.2 Localização Geográfica ... 17

2.3 Missão, visão e valores ... 17

2.4 Estrutura Organizacional ... 18 2.5 Identidade Visual ... 19 2.5.1 Nome ... 19 2.5.2 Logótipo ... 20 2.5.3 Slogan ... 22 2.6 Análise SWOT ... 23

2.7 Gabinete de Informação e Comunicação ... 24

2.8 Política Comunicacional ... 25 2.8.1 Comunicação interna ... 25 2.8.2 Comunicação externa ... 26 3- O Estágio ... 29 3.1 Plano de Estágio ... 29 3.2 Objetivos e estratégias ... 29 3.3 Cronograma ... 30 3.4 Atividades Desenvolvidas ... 30

3.4.1 Alterações na página Web do IPG ... 30

3.4.2 Participação no Seminário internacional sobre saúde e qualidade do ar na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda (TMG) ... 31

(6)

v

3.4.3 Clipping ... 31

3.4.4 Atendimento ao público ... 32

3.4.5 Acompanhamento das Jornadas de SAD ... 32

3.4.6 Dia dos Cursos ESECD ... 32

3.4.7 Organização do Arquivo GIC ... 33

3.4.8 Formulário de pedidos de certificados ... 33

3.4.9 Gabinete de Acesso ao Ensino Superior ... 33

3.4.10 11ª Edição do Concurso de Robótica - Robô Bombeiro ... 33

3.4.11 Conferências “O Presente e o Futuro dos Media – Cápsula do tempo 2050”………35

3.4.12 Conferências ENTEMP 2013 ... 35

3.4.13 Panfletos dos Mestrados e Pós Graduações ... 36

3.4.14 Trabalhos para a Rádio IPG FM ... 37

3.4.15 Elaboração de cartaz publicitário dos CET’s para o Diário de Aveiro .... 38

3.4.16 Alteração de publicidade para CET’s ... 39

3.4.17 Organização de Sacos de ofertas para Dia do Atletismo ... 39

Reflexão final ... 40

Bibliografia ... 41

Webgrafia ... 42

Listagem de Anexos ... 43

(7)

vi

Índice de Figuras

Figura 1 - Mapa da Cidade da Guarda ... 12

Figura 2 - Foto do Campus do IPG ... 17

Figura 3 - Mapa de localização do IPG ... 17

Figura 4 - Antigo logótipo do IPG ... 21

Figura 5 - Logótipo do IPG ... 22

Figura 6 - Logótipos do IPG para cada uma das escolas ... 22

Figura 7 - Análise SWOT do IPG ... 24

Figura 8 - Outdoor IPG (Exemplo de Comunicação Externa) ... 27

Figura 9 - Fotos da 11ª Edição do Robô Bombeiro ... 34

(8)

vii

Lista de Siglas

IPG - Instituto Politécnico da Guarda

TMG – Teatro Municipal da Guarda

Lista de Acrónimos

CET – Curso de Especialização Tecnológica

ESECD – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

ESEnf – Escola Superior de Enfermagem

ESS – Escola Superior de Saúde

ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão

ESTH – Escola Superior de Turismo e Hotelaria

GIC - Gabinete de Informação e Comunicação

PLIE – Plataforma de Logística de Iniciativa Empresarial

SAD – Secretariado e Assessoria de Direção

UBI – Universidade da Beira Interior

(9)

8

Introdução

O relatório que elaborei tem como finalidade apresentar todas as tarefas que elaborei ao longo de 3 meses de estágio, dar conhecimento da instituição que escolhi como local de estágio e relacionar todas as tarefas que realizei, com o conhecimentos que adquiri ao longo dos 3 anos da licenciatura em Comunicação e Relações Públicas. Resumindo, é o desfecho da Licenciatura em CRP e a aplicação de todos os ensinamentos que me foram lecionados ao longo do meu percurso académico.

A Instituição que escolhi para realizar o meu estágio curricular e consequentemente desenvolver todos os conhecimentos que adquiri ao longo da licenciatura em Comunicação e Relações Públicas, foi o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC), unidade orgânica do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Tendo em conta que no GIC desenvolvi muitos projetos e atividades relacionadas com o que aprendi, atividades essas que me proporcionaram muita satisfação ao realizar, foi mais fácil a minha integração e a execução de tarefas no meu local de estágio.

Na atualidade, encontramo-nos num mundo em que as relações sociais são apoiadas nos diversos meios de comunicação existentes, principalmente as relações entre uma instituição e o seu público interno e externo. Atualmente, todo o relacionamento que a empresa/ instituição tem com os consumidores é realizada através de meios como, televisão, rádio, jornais, revistas, páginas web na internet e sobretudo as muito faladas, redes sociais como por exemplo o Facebook. São as redes sociais, que nos permitem estar informados a todo o momento sobre novidades acerca de instituições, personalidades, etc. Os relações públicas, são quem cria a identidade corporativa da instituição para a qual trabalham, a imagem criada pelos Técnicos de Relações Públicas (TRP) vai contribuir para a visão que o público tem da “marca” e as funções dos TRP contribuem também para criar o melhor tipo de relações com os diferentes órgãos de

comunicação social.

Ao longo dos anos que frequentei o curso de C.R.P. adquiri conhecimentos importantes e decisivos para pôr em prática na profissão de Relações Públicas. Estas aprendizagens foram cruciais para o meu primeiro contacto com o mundo do trabalho, ou seja, no meu estágio no Gabinete de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico da Guarda.

(10)

9 O período de duração do meu estágio curricular foi de 3 meses e desenrolou-se entre o dia 6 de Maio de 2013, até ao dia 6 de Agosto de 2013, no Gabinete de Informação e Comunicação, onde se desenvolve todo o trabalho relacionado com a divulgação da informação referente ao Instituto Politécnico, desde a oferta formativa para CET’s, Licenciaturas e Mestrados, à organização de conferências, jornadas e eventos relacionados com o IPG, e também onde funciona a rádio IPG FM, onde são feitas as entrevistas e são gravados os programas.

Dividi o meu relatório em 3 capítulos. O primeiro é relativo à cidade onde desenvolvi o meu estágio curricular. Neste capítulo, é mencionada a contextualização histórica e geográfica da cidade da Guarda, a contextualização económica, a caracterização climática e o Turismo na cidade.

Seguidamente, no capítulo II, fiz uma apresentação da instituição onde realizei o meu estágio, o Gabinete de Informação e Comunicação do IPG. Neste capítulo mencionei a história, a missão, visão e valores, a localização geográfica, a estrutura organizacional, a identidade visual (nome, logótipo, slogan), a análise SWOT, as funções do GIC e a política comunicacional do IPG.

Por fim, o terceiro capítulo, revela o meu plano de estágio e detalhadamente todas as funções que desempenhei no GIC ao longo dos três meses de estágio curricular.

Termino o meu relatório, com uma reflexão final, onde desenvolvo conclusivamente um texto onde descrevo o meu estágio curricular e o final da licenciatura em Comunicação e Relações Públicas, que fez de mim uma pessoa com mais conhecimentos e competências, uma pessoa mais completa em todos os aspetos.

(11)
(12)

11

1- Caracterização da Cidade da Guarda

Este capítulo destina-se a fazer uma breve descrição da cidade da Guarda. Enquadrando a contextualização histórica, geográfica, económica, climática e o turismo e

relacionando a evolução da cidade com a evolução do Instituto Politécnico da Guarda.

1.1 Contextualização Histórica e Geográfica

Nos primeiros séculos da romanização da Península Ibérica habitavam a região da Guarda povos lusitanos. O nome de Guarda terá sido uma derivação de um castro sobranceiro ao Rio Mondego, o Castro de Tintinolho, identificada como a Ward visigótica.

Após o período romano seguiram-se períodos de ocupação por parte dos visigodos, pelo reino das Astúrias e também pela civilização islâmica. Só após o processo da reconquista é atribuído o foral, reconfirmando definitivamente a importância da cidade e da região1.

A Guarda é uma cidade portuguesa inserida no concelho homólogo com 712,11 km² de área e 42 541 habitantes2. Capital de distrito, a cidade da Guarda é composta por 14 concelhos (Figura 1) e tem no total uma população residente de 160 939 habitantes3. Situada no último contraforte Nordeste da Serra da Estrela, a 1056 metros de altitude, sendo a cidade mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal e pertence à sub-região estatística da Beira Interior Norte.

Possui acessos rodoviários importantes como a A25 que a liga a Aveiro e ao Porto bem como à fronteira, dando ligação direta a Madrid; a A23 que liga a Guarda a Lisboa e ao Sul de Portugal, bem como o IP2 que liga a Guarda a Trás os Montes e Alto Douro, nomeadamente a Bragança.

1

Informação retirada e adaptada do site http://www.mun-guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao =577&Action=seccao a 26/10/2013.

2

Informação retirada e adaptada do site www.mun-guarda.pt/index.asp?idSeccao=576& Action=secção a 26/10/2013.

3

(13)

12

Figura 1 - Mapa da Cidade da Guarda Fonte: Google.com

1.2 Contextualização Económica

Antes do 25 de Abril, a grande maioria da população do concelho habitava em aldeias e vivia da agricultura de subsistência. Com a democracia, começou a haver uma deslocalização dos meios rurais para a cidade e as pessoas começaram a trabalhar no sector dos serviços e da indústria.

Os 14 municípios do distrito da Guarda possuirão um total de 15 521 empresas, das quais 4 189 estarão sediadas no concelho da Guarda.

Atualmente, a crise paira na indústria desta cidade gerando milhares de desempregados4. Segundo uma notícia publicada em Março de 2013 no Jornal online urbietorbi, na Guarda não existe nenhum concelho que tenha visto o desemprego baixar, a Guarda apresenta nos últimos dois anos uma elevada taxa de crescimento do desemprego, apresentando assim valores como, uma taxa de desemprego de 14,5 e uma variação de 47,4. A principal empregadora a Delphi, fechou em 31 de dezembro de 2010, despedindo os últimos trabalhadores. No entanto, existem outras empresas do mesmo sector que poderão absorver alguns desses trabalhadores, como por

4

(14)

13 exemplo, o caso da empresa Coficab Portugal, subsidiária do grupo tunisino instalada em Vale de Estrela, que produz fios e cabos para os setores automóvel e do transporte de energia, prevê aumentar a sua capacidade produtiva e criar meia centena de postos de trabalho até ao final do ano 2013, numa unidade que já emprega 270 colaboradores. Os novos empregos estão associados a um investimento de cerca de 12 milhões de euros, que contempla a aquisição de novas instalações e o estabelecimento de três novas linhas de produção5.

A boa situação geográfica e as boas acessibilidades fazem da Guarda um excelente local para o armazenamento e transporte de mercadorias de Portugal para o resto da Europa (e vice-versa), nesse sentido foi criada a Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE), que é uma plataforma transfronteiriça que procura dinamizar a economia regional e a captação de fluxos e investimentos industriais, criada por várias entidades privadas em conjunto com a Câmara Municipal6.

1.3 Caracterização Climática

O clima da cidade é temperado, com influência mediterrânica, visto que no verão há uma curta estação seca. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperatura média de 17 °C, Agosto é também o mês mais seco, e os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com média de 3 °C, sendo Janeiro o mês mais chuvoso. É considerada uma das cidades mais frias de Portugal, experimentando em alguns dias do ano precipitações de neve e temperaturas negativas7.

5

Informação retirada e adaptada do site http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=674&id= 37088&idSeccao=8756&Action=noticia a 26/10/2013

6

Informação retirada e adaptada do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda#Economia a 26/10/2013. 7 Informação retirada e adaptada do site http://www.mun- guarda.pt/index.asp?idedicao=51&idSeccao

(15)

14 Atualmente a cidade da Guarda preocupa-se em proporcionar boas condições de trabalho e de vivência urbana aos seus habitantes. Pretende atrair pessoas e investimentos para a estruturação e a qualificação urbanística e ambiental, bem como a dinamização sociocultural da Cidade.

As Gentes da Guarda e alguns dos seus Monumentos com a Sé Catedral, a Capela do Mileu, a Igreja da Misericórdia, a Torre de Menagem continuam a ser bons motivos para uma passagem pela Cidade mais alta de Portugal.

Guarda, a Cidade dos 5 F' s: Farta, Forte, Fria, Fiel e Formosa, mas também hospitaleira. Aqui à boa maneira beirã, encontrará sempre porta aberta, mesa posta e cama feita8.

(16)
(17)

16

2- Caracterização da Instituição

2.1 Instituto Politécnico da Guarda

O projeto de introduzir o ensino superior na Guarda, remonta à década de 70, mas só em 1979 foi criada a Escola Superior de Educação, futuramente integrada no Instituto Politécnico.

O IPG, fundado em 1980, pelo Decreto-Lei n.º 303/80, de 16 de Agosto, só em finais de 1985 vê traçadas as suas bases de implementação definitiva. Em 1986, dá-se início às atividades letivas da Escola Superior de Educação e, no ano seguinte, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A 15 de Setembro de 1989, a Escola de Enfermagem, foi convertida em Escola Superior de Enfermagem (ESEnf). Foi através da publicação do Decreto-Lei n.º99/2001, de 28 de Março, que a ESEnf, foi integrada no IPG. No ano de 1999, foi criada a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações, implementada na cidade de Seia.

O Ensino Superior Politécnico na Guarda é, um fator determinante na luta contra a desertificação do interior. Este, continua a apostar na qualidade, na ligação aos meios empresarial, cultural e social da região, bem como na cooperação com universidades e politécnicos portugueses e instituições estrangeiras.

A qualidade e o rigor, as ótimas condições de trabalho, o excelente apoio na ação social escolar e o elevado índice de empregabilidade dos seus diplomados são apenas algumas das razões que tornam o Instituto Politécnico da Guarda uma Instituição de prestígio onde vale a pena estudar9.

9

Informação retirada e adaptada do site http://twintwo.ipg.pt/webapps/portal/frameset.jsp a 26/10/2013.

(18)

17 2.2 Localização Geográfica

O Instituto Politécnico da Guarda encontra-se situado na cidade da Guarda, como o próprio nome indica, mais concretamente na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, nº 50, cujo código postal é 6300-559 Guarda.

Figura 2 - Foto do Campus do IPG Fonte: google.com

Figura 3 - Mapa de localização do IPG Fonte: www.ipg.pt

2.3 Missão, visão e valores  Missão

A missão do IPG consiste em formar profissionais altamente qualificados, com espírito empreendedor e sólidas bases humanistas, e contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico da região e do país através de serviços formativos de qualidade sustentados em programas académicos pertinentes com um modelo educativo baseado em competências.

(19)

18 O Instituto Politécnico da Guarda pretende ser reconhecido como líder do desenvolvimento regional, em que os profissionais formados na instituição se distingam pela sua competência profissional, sentido de solidariedade, capacidade de servir responsavelmente a sociedade e atuação ética no trabalho, gerando conhecimento e uma presença cultural que contribua para a solução dos problemas regionais, num contexto global.

 Valores:

- Equidade, integridade e responsabilidade; - Competência, qualidade e excelência; - Inovação, criatividade e empreendedorismo; - Pluralismo, partilha e coesão.10

2.4 Estrutura Organizacional

Um organograma comporta a representação gráfica da distribuição de uma organização ou instituição, que ostenta os elementos que a formam, a relação entre esses elementos e as suas funções.

“Uma estrutura organizacional bem delineada e adequada é fundamental para que uma empresa ou instituição alcance os seus objetivos, uma vez que define a forma pela qual as actividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.” (Stoner, 1992:230)

Em relação ao organograma da Instituição onde realizei o meu estágio (ANEXO II), existe uma lacuna, pois o GIC divide-se em três serviços que deviam estar sinalizados: Gabinete de Informação e Comunicação, Serviços de Artes Gráficas e Reprografia e os Serviços de Audiovisuais. Os três pertencem ao Gabinete de Informação e Comunicação e trabalham em simultâneo apesar de não ocuparem todos o mesmo espaço físico.

10

Informação retirada e adaptada do documento “Manual de Acolhimento do IPG – Novos colaboradores (Docentes).

(20)

19 2.5 Identidade Visual

A identidade visual, funciona como um conjunto de elementos que descreve uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos, normalmente, tem por base o nome, o logótipo e o slogan.

A identidade visual representa uma imagem inicial da empresa para o exterior, ou seja “Constituída basicamente pela marca e pelo logótipo, a identidade visual de uma empresa pode ser a “porta aberta” para a introdução de novos produtos ou serviços em mercados competitivos. A associação psicológica a “algo” que se conhece e se respeita facilita a aquisição de novos “bens”.” (Beirão, et al; 2008:66) Quanto mais poderosa for a primeira imagem emitida, maior notoriedade e melhor posicionamento terá garantido a empresa aos olhos do público.

2.5.1 Nome

O nome é o elemento pertencente à identidade visual, que possui maior importância. Este, deve apresentar a marca, instituição ou produto, de forma a transmitir uma imagem de confiança, qualidade, excecionalidade do seu todo, para que uma imagem positiva seja recebida pelo público e assim permaneça. O nome deve ser escolhido mediante critérios rigorosos de seleção e deve transmitir os objetivos que a instituição detém.

Existem sete categorias de nomes, são elas: “Nome individual; associação de nomes; nome descritivo (no qual o nome descreve de imediato a área de atuação da empresa); nome abreviado (exemplo: IBERCOM); iniciais (nomes que contêm siglas que traduzem por extenso o nome da empresa); nome fabricado (ex. Kodak ou Nestlé); nome por analogia (ex. Jaguar o Iglo)” (Lampreia, 1998:49)

No caso da Instituição onde realizei o estágio, o nome por extenso Instituto Politécnico da Guarda, abreviadamente representado pela sigla IPG, refere-se ao nome da instituição e aos serviços que presta ao público, ou seja “Admite-se que um nome deva sugerir o posicionamento da marca. Deve significar a categoria dos produtos ou dos serviços. Quanto mais um nome significar o domínio da atividade e atributos da marca,

(21)

20 sua possibilidade de extensão a outros mercados.” (Lindon, et al; 2008:117).

O IPG é considerado um nome por iniciais, tal como o Gabinete de Informação e Comunicação, designado de forma abreviada como GIC.

2.5.2 Logótipo

O logótipo é o símbolo que identifica uma empresa. É o aditivo de uma marca, produto ou instituição e ao mesmo tempo a sua representação gráfica, apresentando um desenho inovador e original e um diferente tipo de letra.

No logótipo encontram-se inseridos aspetos característicos da própria empresa, a sua história, os seus valores, os objetivos, etc. É como um “bilhete de identidade” da instituição, ou seja, “O logótipo pode constituir a base de identificação global da empresa, confundir-se ou sobrepor-se á marca. É a imagem que sustenta a empresa e que aparece mesmo antes de um produto ser vendido ou de um serviço ser prestado.” (Beirão, et. al; 2008:68)

Considerando o logótipo que representa o Gabinete onde estagiei, pode ver-se que é o mesmo da instituição à qual pertence, pois, não é um gabinete independente e segue a identidade visual da instituição na qual está inserido.

Anteriormente, o IPG tinha como logótipo, a imagem com que a instituição foi fundada, um logótipo de forma circular, que possuía uma águia, a imagem da porta da Sé da Guarda, uma estrela numa das asas da águia, era composto pelas cores, laranja, azul, branco e preto e detinha a frase “scientia lucet omnibus”.

(22)

21

Figura 4 - Antigo logótipo do IPG Fonte: google.com

“O “Redesign” do Símbolo/Marca do Instituto Politécnico da Guarda tenciona manter no seu elemento simbólico a forma circular, dado ser o círculo entendido como uma forma harmoniosa. Simbologia que pretende consubstanciar o contributo deste estabelecimento de ensino superior politécnico no desenvolvimento regional, de forma precisa e harmoniosa.

As iniciais IPG aparecem na parte inferior do símbolo marcando de forma acentuada a sigla IPG.

Como figura central, o símbolo do IPG, integra uma águia, simbolizando as alturas — a Guarda é a cidade mais alta de Portugal, tornando-se esta sugestão numa ideia de elevação da sabedoria. A porta da Sé Catedral da Guarda, monumento que constitui o principal ex-líbris da cidade, surge em alguns momentos como elemento de apoio visual da marca, ora de forma mais elaborada, ora de forma simplificada, refletindo igualmente as tradições históricas, culturais e de ensino desta zona do Pais.

Entre as asas da águia surge um vale sugerindo a ideia de serra, o que reforça a ideia de ligação a esta zona geográfica, sugerindo o espaço geográfico beirão, numa identidade própria associada à Guarda”.11

11

Informação retirada de http://twintwo.ipg.pt/webapps/portal/frameset.jsp?tab_tab_group_id=_15_1 a 28 de Dezembro de 2013

(23)

22

Figura 5 - Logótipo do IPG Fonte: Arquivo GIC

Quando surge a representar as diferentes escolas pertencentes ao Instituto Politécnico da Guarda, o logótipo do IPG surge de cor cinza e acompanhada pela simbologia respetiva a cada uma das escolas.

Figura 6 - Logótipos do IPG para cada uma das escolas Fonte: www.ipg.pt

2.5.3 Slogan

O slogan deve ser uma frase curta, simples, concisa, criativa, de conotação positiva e de fácil memorização, para que rapidamente fique na mente do público. Este deve focar e conter a ideia essencial que a instituição pretende divulgar.

(24)

23 “Como grito de guerra que originariamente é, o slogan é uma fórmula que se apresenta numa breve frase, num sintagma ou mesmo numa simples palavra. Em alemão diz-se literalmente palavra para bater (“Schlagwort” do verbo schlagen = bater, golpear) e assim o slogan é uma palavra apropriada a bater, a golpear, e para tal pretende-se manuseável, feito à medida de quem o usa e do fim para que é usado. Não há slogans longos, pesados. Por definição e natureza o slogan é breve e facilmente manejável.” (Fidalgo et Grandim; 2005:212)

No que se refere ao IPG, o slogan institucional é “O teu sucesso é a nossa ambição” foi escolhido por ser esse mesmo o objetivo principal da Instituição, isto é, garantir as bases fundamentais para que todos os estudantes possam ter sucesso no futuro.

Apesar de existir um segundo slogan: “Voar mais alto” – que representa também o intuito da Instituição, ou seja, investir na formação dos alunos para que possam “voar mais alto” na carreira profissional. O GIC não tem slogan, porque trabalha em proveito da instituição, promovendo a marca IPG.

2.6 Análise SWOT

A análise SWOT tem como objetivo determinar as falhas e os aspetos favoráveis que caracterizam uma empresa e analisar possíveis sinais de concorrências externas. De um lado, apresentam-se os primordiais aspetos que diferenciam a organização dos seus concorrentes no mercado, do outro lado, identificam-se as perspetivas de evolução do mercado.

Os pontos fortes e os pontos fracos estão relacionados com fatores internos, alguns dos quais podem ser manipulados ou modificados. As oportunidades e as ameaças são fatores externos, que não podem ser modificados.

“De um lado, apresentam-se os principais aspectos que a diferenciam dos seus concorrentes no mercado considerado, identificando os pontos fortes e os pontos fracos da empresa. Do outro lado, identificam-se perspectivas de evolução do mercado, as principais ameaças e as principais oportunidades. Este diagnóstico apresenta-se sob a forma de dois quadros, um para as forças e fraquezas da empresa, e outro para as

(25)

24 concorrência.” (Lindon et al; 2008:451)

Figura 7 - Análise SWOT do IPG

2.7 Gabinete de Informação e Comunicação

De acordo com o Regulamento Orgânico dos Serviços Centrais, aprovado a 12 de Janeiro de 2010 pelo conselho de gestão do IPG e homologado a 1 de Fevereiro de 2010 pelo presidente do IPG, compete ao Gabinete de Imagem e Comunicação12:

12

Informação retirada de http://twintwo.ipg.pt/bbcswebdav/courses/TAB_INSTITUTO/

Regulamento%20org%C3%A2nico%20Servi%C3%A7os%20Centrais.pdf a 7 de janeiro de 2014.

Pontos Fortes Oportunidades

 Boa qualidade das infraestruturas (Escolas, Serviços de Ação Social);  Formação dos docentes/ reciclagem

profissional;

 Localização Geográfica (centralidade);  Boa relação entre docentes,

funcionários e alunos;

 Facilidade de acesso a materiais educacionais para realização de trabalhos/ investigações (camaras, gravadores, etc).

 Visitas de estudo á região centro e às instalações do IPG;

 PME’s da região;

 Estágios curriculares/ profissionais na região;

 Formação de equipas desportivas;  Facilidade em trabalhar em parceria

com os órgãos de comunicação social da região;

 Reformulação das opções na oferta formativa dos cursos;

Pontos Fracos Ameaças

 Pouca divulgação a nível nacional;  Distanciamento entre polos do IPG

(ESECD; ESTG; ESTH; ESS);  Estereótipo da região fria e antiquada;  Pouca diversidade na alimentação

oferecida nas escolas;

 Dificuldade de uso de transportes da escola face às necessidades dos alunos;

 Imagem pouco dinâmica e inovadora associada à instituição e à forma como esta se comunica.

 Estereótipo de Politécnico;  Outras instituições, com mais e

variadas ofertas formativas na região centro (UBI, IPCB, etc)

 Pouca população jovem;  Descentralização da população;

(26)

25 “1. (…) o tratamento de todas as questões respeitantes à imagem, marketing institucional e relações públicas e informação do Instituto e unidades orgânicas nele integradas.

2. Compete ainda ao GIC:

a. Prestar informações à comunidade em geral;

b. Promover acções que visem a divulgação da identidade da instituição;

c. Conceber e gerir actividades de divulgação e promoção das actividades de ensino e Investigação e Desenvolvimento (I&D);

d. Desenvolver a produção de materiais de divulgação; e. Representar o IPG em certames de promoção, feiras, etc.;

f. Organizar e encaminhar informação sobre actividade produzida no IPG com vista à sua divulgação interna e externa;

g. Sistematizar informação sobre actividade relevante de outras entidades com vista à sua divulgação interna;

h. Difundir informações aos órgãos de comunicação locais, regionais e nacionais das actividades e projectos desenvolvidos por toda a comunidade do IPG;

i. Coordenar a gestão de informação disponível dos diversos meios do IPG; j. Coordenar a edição, publicar e divulgar as publicações científicas do IPG; k. Organizar, gerir e divulgar os boletins informativos do IPG;

l. Organizar eventos científicos e culturais (conferências, seminários, encontros, etc.) que os órgãos competentes decidam realizar;

m. Realizar trabalhos de carácter informativo, cultural, pedagógico ou científico do IPG;

n. Apoiar a edição de conteúdos para o ensino à distância e providenciar serviços à comunidade quando solicitado”

2.8 Política Comunicacional

2.8.1 Comunicação interna

A Comunicação interna tem como objetivo proporcionar uma maior interação entre a instituição e seus respetivos funcionários através de ferramentas da comunicação institucional. Esta forma de comunicação com o público na organização, tem como

(27)

26 instituição, e expondo-lhes, que esta está atenta às questões mais relevantes e necessidades dos seus trabalhadores.

“A comunicação interna, durante muitos anos, foi definida como aquela voltada para o público interno das organizações (diretoria, gerências e funcionários), buscando informar e integrar os diversos segmentos desse público aos objetivos e interesses organizacionais.” (Curvello, 2012:22)

No que se refere ao IPG, como exemplos de comunicação interna existe a revista EGITANIA SCIENCIA, propriedade do Instituto Politécnico da Guarda, é uma publicação que tem como objetivo desenvolver a atividade de investigação. Estimular a investigação nos domínios da didática, pedagogia, cultura e técnica é o principal objetivo desta revista de divulgação científica. O IPG possui também folhetos com a divulgação da oferta formativa, comunica através de páginas que saem semanalmente nos Jornais Regionais. Possui um serviço de intranet (gestão documental) e um e-mail específico para todos os parceiros da instituição, bem como um telefone interno para facilitar o contacto com os colaboradores entre si e os órgãos de chefia. A comunicação direta e pessoal também é bastante utilizada graças ao bom entendimento entre os públicos internos. Há realização de teleconferências através do Skype.

2.8.2 Comunicação externa

Nesta área de atividade das Relações Públicas, inclui-se tudo o que favoreça as boas relações entre a organização e os públicos externos, em especial, os órgãos de comunicação social, os consumidores e fornecedores, os poderes públicos e o público em geral.

“Comunicação externa é aquela que abrange consumidores, clientes, fornecedores, acionistas e o público amplamente afetado por jornal, revista, rádio, televisão, agência de noticias, etc.”(Bahia Juarez, 1995:16)

Há diversos instrumentos de comunicação externa, são eles por exemplo, contactos pessoais, relações interpessoais, publicações, meios de comunicação de massas, rádio,

(28)

27 cinema e televisão, relacionamento com os media (Comunicados, conferências), realização de eventos, entre outros.

A comunicação externa no Instituto Politécnico da Guarda, é levada a cabo pelo GIC, o qual se encarrega do contacto com os meios de comunicação social regional através do envio de comunicados de imprensa, convites para eventos, respostas a notícias publicadas, bem como trata de toda a informação que é transmitida e publicada para o exterior. O IPG tem o seu espaço informativo em jornais regionais como, O Interior, Terras da Beira, Jornal do Fundão, A Guarda, Diário de Aveiro e Ensino Magazine. Outros exemplos de comunicação externa efetuados por este gabinete são a emissão de programas de rádio semanais (emitidos na rádio altitude), outdoors, vídeo promocional, página de facebook, página web da instituição, a revista científica Egitania Sciencia, para além de que este gabinete efetua divulgações em escolas secundárias e organiza eventos educacionais abertos á comunidade fora do IPG.

Figura 8 - Outdoor IPG (Exemplo de Comunicação Externa) Fonte: Arquivo GIC

(29)
(30)

29

3- O Estágio

3.1 Plano de Estágio

O meu estágio foi executado no Gabinete de Informação e Comunicação, do Instituto Politécnico da Guarda e decorreu do dia 6 de Maio de 2013 a 6 de Agosto de 2013. Nestes três meses aumentei conhecimentos e competências ao nível das tecnologias e conhecimentos do domínio das ferramentas informáticas, principalmente de programas de grafismo como Adobe Photoshop, Corel Draw, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, também no Microsoft Excel e Outlook.

Referindo-me à perspetiva das Relações Públicas, foram um “cúmplice” diário na duração total deste estágio, nomeadamente no atendimento e informação ao público, divulgação do IPG através da participação no vídeo promocional, na elaboração de cartazes e panfletos informativos e sobretudo na organização e participação em conferências e palestras organizadas no Instituto Politécnico da Guarda e nas obrigatórias relações com os órgãos de comunicação social.

Foi proposto pela minha orientadora Dra. Catarina Grilo, e pelo Vice-Presidente um plano de atividades organizado (ANEXO I), para que o meu estágio no Gabinete acontecesse de forma regular.

3.2 Objetivos e estratégias

Inicialmente, tive necessidade de conhecer a estrutura organizacional, a história e os objetivos da instituição onde me propus estagiar, igualmente, me interessei em saber quais as funções do gabinete no qual trabalhava, de modo a ter uma noção de realidade acerca do trabalho realizado no espaço onde estagiava. Mantive sempre relações cordiais com o público externo e com os colegas de trabalho, no intuito de conseguir levar o estágio como uma experiência bastante positiva, e para que, deste modo pudesse colaborar para os objetivos do Gabinete. Tentei também, colocar os conhecimentos académicos adquiridos ao longo do curso, nas várias unidades curriculares nos trabalhos

(31)

30 metodologias de forma a instruir-me com maior qualidade.

Busquei sempre manter-me motivada e proactiva ao longo de todo o estágio com determinação de forma a auxiliar na compreensão das tarefas e atividades que desenvolvi e apresento posteriormente num cronograma.

3.3 Cronograma

Como ferramenta de planeamento do trabalho, permitindo uma orientação entre a aplicação prática das tarefas e a sua dimensão temporal, o cronograma de atividades realizadas ao longo do estágio representa a globalidade do trabalho (ANEXO III).

3.4 Atividades Desenvolvidas

O desafio de desenvolver atividades neste contexto institucional representa um desafio, sobretudo, de humildade e resiliência valorizando a oportunidade de poder crescer, como acabou por acontecer, enquanto estudante de comunicação. Todas as atividades que a seguir se apresentam estão inseridas na estratégia de ação do gabinete.

3.4.1 Alterações na página Web do IPG

Foi-me proposta a função de examinar a página de Internet do IPG (ANEXO IV). Toda a tarefa passou por analisar se a informação estava atualizada, organizada, se as fotografias expostas eram atuais ou deviam ser alteradas, se toda a informação sobre horários, localizações e contactos estava correta e de acordo com as necessidades do público, se as hiperligações estavam a funcionar corretamente. Também analisar a parte do grafismo, ou seja, se as cores e logótipos da instituição e das respetivas escolas estavam atualizados.

A tarefa foi executada em três dias, esquematizei todas as falhas que encontrei e encaminhei a minha proposta de alteração da página para os serviços de informática.

(32)

31

3.4.2 Participação no Seminário internacional sobre saúde e qualidade do ar na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda (TMG)

Tive oportunidade de participar nas conferências sobre a qualidade do ar da Guarda, que se realizaram no teatro municipal da guarda, no dia 10 de maio de 2013.

Acompanhei a minha supervisora ao TMG, logo de manhã e assistimos às conferências ao longo o dia. Entrevistamos várias personalidades intervenientes nas conferências e outras com conhecimento na área da qualidade do ar, algumas dessas personalidades, foram, o presidente da câmara da Guarda, Joaquim Valente entre outros (ANEXO V). Estas entrevistas fizeram parte da emissão nº 33 da rádio IPG FM, disponíveis no site do IPG em Podcast.

3.4.3 Clipping

Uma das tarefas que realizei ao longo de quase todo o tempo de duração do meu estágio, foi a organização do clipping13 de todas as notícias que saíram sobre o IPG nos jornais regionais.

Entrei em contacto com os responsáveis da biblioteca do IPG e requisitei todos os jornais regionais arquivados desde Janeiro de 2013. Fui selecionando todas as notícias relacionadas com o Instituto Politécnico da Guarda, digitalizei e posteriormente organizei as notícias por pastas, de acordo com os nomes dos jornais e a data das notícias.

Os jornais dos quais fiz clipping, foram, O Interior, A Guarda, Terras da Beira, Jornal do Fundão, Diário das Beiras, Ensino Magazine, Diário de Aveiro, etc. (ANEXO VI)

13 “O clipping é uma técnica de comunicação de leitura e análise metódica e permanente de toda a informação publicada pelos media sobre a organização, constituindo-se como um arquivo capaz de fornecer indicadores sobre a imagem que a comunicação social veicula sobre a organização e, com isso, perceber-se quais as repercussões que esta pode ter. Basicamente, é um dossier contendo os recortes das notícias sobre a organização” (Lampreia, 1999:87).

(33)

32 Ao longo do estágio no Gabinete de Informação e Comunicação, foram vários os alunos do ensino superior e ensino secundário, que se deslocaram ao GIC para apresentar questões diversas sobre informações acerca das escolas e do politécnico em geral e esclarecer também dúvidas sobre o acesso ao ensino superior, sobre a oferta formativa em geral, CET’S, Licenciaturas e Mestrados, sobre feiras de divulgação do IPG, IPG Store, a rádio IPG FM, etc. Alguns desses alunos foram recebidos por mim e esclareci algumas das dúvidas dos mesmos, acompanhei-os a alguns locais dos serviços centrais quando assim me foi solicitado e prestei sempre a minha ajuda quando necessário.

3.4.5 Acompanhamento das Jornadas de SAD

No dia 30 de Maio de 2013, realizaram-se as jornadas de SAD no auditório da ESTG, nas quais estive presente.

O GIC encarregou-se da organização, do coffee break, material para ofertas e dos press kit’s. Ainda no gabinete, ordenamos os sacos com as ofertas, sacos esses compostos por uma caneta, um lápis, um bloco de notas e panfletos de oferta formativa do IPG.

Posteriormente às jornadas, o GIC procedeu a entrevistas a estudantes, professores e oradores que mais tarde foram divulgadas através da rádio IPG FM.

3.4.6 Dia dos Cursos ESECD

O dia dos Cursos na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto é um evento que vem decorrendo ao longo dos últimos anos.

Nesse dia fiz o acompanhamento do evento, onde ao longo do mesmo, fui entrevistando alunos intervenientes no evento e também à copituna d’oppidana que no final das atividades deu um espetáculo de música mostrando o espírito académico que se vive no IPG (ANEXO VII).

(34)

33

3.4.7 Organização do Arquivo GIC

Uma das funções que desempenhei foi a organização do arquivo. Esta função constou em seleção de informação pertinente, retirando a informação desatualizada.

Nesta tarefa, participei também na organização do material para press kit’s e ofertas, bem como para os coffee breaks.

Após toda a arrumação e organização da informação arquivada, procedemos a uma limpeza geral do espaço, para torna-lo mais amplo e para mais facilmente e rapidamente encontrarmos os materiais necessários no GIC.

3.4.8 Formulário de pedidos de certificados

Executei um documento em formato Excel (Anexo VIII), de acordo com as regras dos modelos de requerimentos habituais do Instituto Politécnico da Guarda, para se preenchido por alunos que queiram pedir certificados de conferências ou Palestras às quais estiveram inscritos e nos quais participaram. Após alguns ajustamentos, enviei para a responsável Dra. Teresa Teodoro, que realiza habitualmente os requerimentos e questionários do IPG e o trabalho que realizei foi assim concluído e aceite.

3.4.9 Gabinete de Acesso ao Ensino Superior

Encontrei-me presente nos dias das inscrições da 1ª fase de candidaturas ao ensino superior, e apoiei a minha supervisora a prestar alguns esclarecimentos de dúvidas as jovens que se estavam a realizar a sua candidatura ao ensino superior e prestei-lhes a ajuda necessária no preenchimento das suas candidaturas.

3.4.10 11ª Edição do Concurso de Robótica - Robô Bombeiro

A 11ª edição do Robô Bombeiro, realizou-se no dia 6 de Julho de 2013. Para esse evento foi necessário organizar com antecedência o coffee break e as entrevistas a realizar posteriormente aos participantes, equipa de organização, professor responsável, vencedores e pessoas que estavam a assistir.

(35)

34 espaço comercial para comprar produtos alimentares para organizar o coffee break tais como bolos, bolachas, sumos, café, etc. Seguidamente, deslocamo-nos até ao Pavilhão de São Miguel (Guarda), para arrumar todo o material comprado e preparar o espaço com Roll Up’s representativos do IPG.

No dia 6 de Julho, dia em que se realizou o evento, recebi os participantes acompanhando-os até ao local onde decorreram as apresentações dos robôs, organizei o coffee break com mais alguns colegas que faziam parte da organização do evento. Durante o desenvolvimento do evento, entrevistei participantes da 11ª edição do robô bombeiro de várias regiões do país, pessoas que se encontravam a assistir, pessoas da organização e o professor responsável pelo evento, o professor Carlos Carreto (ESTG) (Anexo IX).

Também fotografei o evento durante as várias demonstrações dos robôs e outros acontecimentos (Anexo X).

Figura 9 - Fotos da 11ª Edição do Robô Bombeiro Fonte: Arquivo GIC

(36)

35

3.4.11 Conferências “O Presente e o Futuro dos Media – Cápsula do tempo 2050”

As conferências “O Presente e o Futuro dos Media”, realizaram-se no dia 1 de Julho de 2013 no Auditório dos Serviços de Ação Social (Auditório do Antigo Magistério). Nas conferências estiveram presentes figuras como Francisco Pinto Balsemão (presidente do grupo Impresa), Agustin Remesal (Jornalista e Escritor) e Carlos Correia (Pró-Reitor da Universidade Nova de Lisboa.

Este evento foi organizado pelo Instituto Politécnico da Guarda em parceria com o Clube Escape Livre e a Rádio Altitude.

Nos dias anteriores às conferências organizamos o espaço, decoramos e transportamos os materiais necessários para a conferência, do IPG para o Auditório do Antigo Magistério, visto que este se encontra um pouco deslocado do campus do IPG. A organização do espaço, foi feita de acordo com o protocolo, as bandeiras estavam colocadas por ordem de importância, primeiro a bandeira da UE, depois a bandeira de Portugal e por fim a do Instituto Politécnico da Guarda, as águas foram colocadas na mesa, com um copo e um guardanapo, respetivamente para cada um dos oradores. Com o espaço devidamente preparado, organizei os sacos com as ofertas para os conferencistas.

No dia das conferências, recebi os convidados, encaminhei-os até aos seus devidos lugares, acompanhei as conferências sempre com atenção para qualquer falha que pudesse ser corrigida no momento, e por fim entreguei os sacos com as ofertas a cada um dos oradores presentes. (Anexo XI)

3.4.12 Conferências ENTEMP 2013

As conferências ENTEMP (Enabling Teachers for Entrepreneurship Education) 2013 juntou conferencistas e investigadores de treze países diferentes. Estas conferências abordaram temas como fomentar a investigação nos domínios da didática, pedagogia, cultura e técnica, temas referidos também na revista científica do IPG, Egitania Sciencia.

(37)

36 dos certificados para conferencistas, organizadores e participantes, elaboração de press kit’s para todos os participantes no evento, organização do coffe break e elaboração dos sacos com ofertas para conferencistas.

Juntamente com a minha supervisora, elaborei os certificados das conferências (Anexo XII), posteriormente inseridos nos press kit’s, que continham, a pasta IPG com folhas em branco, o certificado, as credenciais com a identificação de cada pessoa (participante, organização, conferencista), caneta e lápis da marca IPG, um livro/guia das conferências, um panfleto sobre a revista Egitania Sciencia e mais alguns folhetos informativos sobre a instituição e as conferências. O coffee break foi também organizado pelo GIC, selecionamos o material necessário, como bolachas, bolos, sumos, águas, café e enviamos para o bar da ESECD onde se desenrolou o coffee break das conferências, por fim elaboramos os sacos de ofertas para os conferencistas, que eram compostos por, uma revista cientifica Egitania Sciencia, uma caneta e uma garrafa de vinho branco e outra de tinto da marca IPG.

3.4.13 Panfletos dos Mestrados e Pós Graduações

Uma das tarefas que realizei individualmente e mais arduamente ao longo do meu estágio e que exigiu de mim como profissional, mais tempo, atenção e dedicação foi e elaboração de quatro panfletos relativos aos mestrados de 2013/2014 e um relativo às pós-graduações de 2013/2014.

Para elaborar este projeto utilizei o programa informático de tratamento de grafismo Corel Draw. Visto que nunca antes tinha trabalhado nem estudado este programa, tive de fazer previamente uma análise ao programa e tentar entender quais as suas ferramentas e como trabalhar nele.

Antes de tudo, fiz uma pesquisa de informação, acerca dos mestrados de cada escola (ESECD, ESTG, ESS e ESTH). Pesquisa essa acerca de quais os mestrados disponíveis, as datas de inscrição, o número de vagas disponíveis, a data do início do ano letivo, as unidades curriculares de cada mestrado no 1º e 2º ano, etc. Após reunir toda a informação, iniciei o projeto gráfico do design dos panfletos, retirando ideias de alguns

(38)

37 panfletos de outras instituições e alterando de acordo com os modelos do IPG, elaborei para cada escola, um panfleto diferente acerca dos mestrados de cada uma delas (Anexo XIII). Para cada um dos panfletos, foi selecionado o padrão de cores referente a cada uma das escolas de acordo com as regras da identidade visual da instituição.

Depois de reunir toda a informação escrita, imagens e cores, elaborei os quatro panfletos, foram necessárias algumas alterações posteriormente, até que concluí as versões finais.

Após ter elaborado os panfletos dos mestrados, foi-me requerido que elaborasse também um panfleto para as pós graduações referentes ao IPG em geral, ou seja, às pós-graduações de todas as escolas pertencentes ao IPG (Anexo XIV). Seguindo os mesmos moldes dos primeiros panfletos referentes os mestrados, alterei as informações dos panfletos para a de pós graduações e alterei as cores, para as cores oficiais do IPG, concluí os panfletos das pós-graduações e obtive um resultado muito positivo.

Figura 10 - Exemplo do panfleto para mestrados ESECD Fonte: Arquivo GIC

3.4.14 Trabalhos para a Rádio IPG FM

A rádio IPG FM, produz um programa semanal de cerca de meia hora, que engloba todas as informações acerca do Instituto Politécnico da Guarda. Todos os eventos e acontecimentos mais importantes da instituição são divulgados todas as semanas, o

(39)

38 através da rádio local, a Rádio Altitude, todas as quartas-feiras e domingos à tarde num espaço destacado apenas para o IPG. As gravações do programa encontram-se também em versão podcast na página do Instituto Politécnico da Guarda. Ao longo do estágio curricular que executei no GIC, realizei alguns trabalhos para a rádio IPG FM.

Além de traduções de algumas entrevistas de alunos ERASMUS e professores de universidades internacionais, entrevistei alguns alunos da própria instituição, professores também do IPG em diversas ocasiões, como conferências, palestras, e outros eventos.

Traduzi algumas entrevistas de professores de universidades internacionais, entrevistas essas que foram asseguradas por profissionais da instituição (IPG) que se deslocaram a outras instituições fora do país. Recebi algumas gravações e entrevistas para ouvir e relatar por escrito, para que estas ficassem registadas em formato escrito e consequentemente fossem enviadas para alguns jornais regionais. Elaborei entrevistas para efetuar posteriormente a professores e alunos em ocasiões como, o Dia dos Cursos na ESECD, a 11ª Edição do concurso de robótica “Robô Bombeiro”, palestra sobre Metodologias de Descontaminação dos Solos na ESTG, Férias Desportivas IPG, etc e fiz entrevistas também a funcionários do IPG acerca da sua opinião sobre a radio IPG FM (Anexo XV).

Foi uma experiência muito interessante e motivadora para mim, embora já tivesse realizado trabalhos em rádio, através de algumas unidades curriculares relacionadas com trabalho em radiofónica, consegui pôr em prática o que aprendi e desenvolver mais as minhas técnicas de oralidade, de saber como colocar a voz, fazer as pausas quando é devido, etc.

3.4.15 Elaboração de cartaz publicitário dos CET’s para o Diário de Aveiro

Foi-me solicitada a elaboração de um cartaz publicitário sobre a oferta formativa de CET’s no IPG, para posteriormente ser enviado e divulgado no Jornal “Diário de Aveiro” (Anexo XVI).

(40)

39 Após organizar a informação sobre todos os Cursos de Especialização Tecnológica existentes no IPG, elaborei o fundo do cartaz no Adobe Ilustrator de acordo com as cores da instituição, introduzi o logótipo, o slogan “o teu sucesso é a nossa ambição”, a informação acerca da oferta formativa dos CET’s, inseri uma imagem que consta dos arquivos do GIC, onde aparecem alunos de várias culturas, e por fim, coloquei as informações de contacto.

O cartaz foi concluído e enviado com sucesso.

3.4.16 Alteração de publicidade para CET’s

Realizei uma alteração de um cartaz, inserindo informações sobre os CET’s (Anexo XVII).

Foi-me fornecida a imagem de um dos Outdoors publicitários do IPG, e foi-me pedido para inserir a informação da oferta formativa dos CET’s nessa mesma imagem. De acordo com as cores da instituição e o tipo de letra presente no cartaz, inseri a informação dos CET’s e dei como concluída esta tarefa.

3.4.17 Organização de Sacos de ofertas para Dia do Atletismo

Juntamente com a minha supervisora, organizei cerca de 250 sacos com ofertas para os participantes no Dia do Atletismo. Os sacos continham uma caneta, um lápis, um boné, um suporte para rato de computador e post-it da marca IPG e panfletos com a oferta formativa da Instituição.

(41)

40

Reflexão final

Os três meses de estágio em que trabalhei no Gabinete de Informação e Comunicação foram de extrema importância para o meu crescimento profissional e particular, uma prova muito compensadora, onde pus à prova e desenvolvi capacidades de adaptação a novos meios circundantes, e a diferentes situações que vivi diariamente.

A aproximação do fim da licenciatura e do início do estágio curricular fez com que o medo e a dúvida por vezes tomassem conta de mim, não foi fácil imaginar que iria por em prática grande parte do que aprendi ao longo da licenciatura, sempre com a dúvida da minha possível incapacidade, mas, como boa profissional, sobrepus as minhas capacidades e a minha facilidade de ultrapassar barreiras ao medo e cumpri o meu papel e todas as funções que me foram incumbidas. O facto de continuar inserida na instituição que me acolheu durante a licenciatura e continuar, no fundo, a lidar com os meus colegas, fez-me sentir mais à vontade durante o estágio e foi uma experiência enriquecedora, pelo facto de poder estar do lado contrário dos alunos, mesmo enquanto aluna. É mais fácil como observar os problemas e falhas na comunicação interna e externa quando se foi aluna e se trabalha na mesma instituição seguidamente. A visão de fora (como aluna) permitiu-me analisar algumas necessidades dos alunos em relação ao Gabinete de Informação e Comunicação e em relação à instituição em geral.

O ambiente de trabalho e a relação entre colegas no gabinete, sempre foi muito positivo. Desde início que tive um grande e bom entendimento com a minha supervisora Dra. Catarina Grilo, houve sempre concordância nos assuntos de gabinete e nas tarefas que me foram atribuídas, o que fez com que a nossa relação profissional e até pessoal se tornasse a melhor. O decorrer do estágio tornou-me uma pessoa mais rigorosa, organizada, madura, profissional, sempre disposta a desenvolver uma nova tarefa. Ajudou-me também a ter uma postura diferente frente ao público.

Não esquecendo o período em que passei pela instituição como aluna, claro, as informações, os ensinamentos, no geral, as aprendizagens que me foram incutidas foram essenciais para o meu desenvolvimento e para a execução das tarefas que realizei ao longo do estágio. Os três anos do meu percurso académico ensinaram-me bastante e foram decisivos para o meu desenvolvimento enquanto pessoa e profissional.

(42)

41

Bibliografia

Bahia, Juarez (1995). Introdução à Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Mauad Editora.

BEIRÃO, Inácio et al, (2008) Manual de Comunicação Empresarial, Corroios, Plátano Editora.

Caetano, Joaquim; Rasquilha, Luís (2007). Gestão da Comunicação. Porto: Quimera. Curvello, João (2012). Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Brasília: Editora Casa das Musas.

Fidalgo, António; Grandim, Anabela (2004/2005). Manual da Semiótica. Repositório da UBI.

Lampreia, J. Martins (1999). Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas; Mem Martins, Publicações Europa-América.

Lampreia, J. Martins (1998). Comunicação Empresarial – as relações públicas na gestão. Lisboa: Texto Editora.

Lindon, Denis et al. (2008). Mercator XXI. Alfragide: Publicações Dom Quixote. Sousa, J. Pedro (2003). Planeamento da Comunicação (na perspetiva das relações públicas). Repositório da UBI.

(43)

42 www.google.pt último acesso a 6 de Janeiro de 2014

www.mun-guarda.pt ultimo acesso a 26 de Outubro de 2013

www.urbi.ubi.pt/pag/11184 ultimo acesso a 26 de Outubro de 2013

www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=674&id=37088&idSeccao=8756&Action=notic ia ultimo acesso a 26 de Outubro de 2013

www.wikipedia.org.wiki/guarda ultimo acesso a 27 de outubro de 2013 www.wikipedia.org último acesso a 23 de Dezembro de 2013

www.ipg.pt último acesso a 5 de Janeiro de 2014 www.infopedia.pt último acesso a 3 de janeiro de 2014

(44)

43

Listagem de Anexos

Anexo I – Plano de Estágio

Anexo II – Organigrama da Instituição

Anexo III – Cronograma

Anexo IV - Proposta de alteração da Página Web

Anexo V – Cartaz e Gravação da rádio do “Seminário sobre saúde e qualidade do ar”

Anexo VI – Clipping

Anexo VII – Gravação “Entrevista à Copituna” - Dia dos Cursos

Anexo VIII – Formulário de Pedido de Certificados

Anexo IX – Entrevista ao Professor Pedro Carreto (ESTG) – “Robô Bombeiro”

Anexo X – Fotos “Robô Bombeiro”

Anexo XI – Cartaz e fotos das conferências “Cápsula do Tempo – O presente e o futuro

dos media”

Anexo XII – Certificados das Conferências ENTEMP 2013

Anexo XIII – Panfletos dos Mestrados (Oferta Formativa)

Anexo XIV – Panfleto das Pós-Graduações (Oferta Formativa)

Anexo XV – Gravações na Rádio IPG FM

Anexo XVI- Publicidade dos CET’s para Diário de Aveiro

(45)

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Andava o senhor Vento pé ante pé na vinha quando avistou um cão:!. – Senhor Vento,

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

vassourar – varrer... Que género de texto acabaste de ler? Justifica a tua resposta. Transcreve alguns versos que ilustrem a azáfama da vassoura. A dona da casa está descontente com

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que