• Nenhum resultado encontrado

Em Pauta Ano 8 - nº /08/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em Pauta Ano 8 - nº /08/2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Informativo da Associação Comercial da Ceasa – MG

A ACCeasa realiza, no dia 20

de agosto, a 107ª edição do Café com Oração. Participe!

evento

página 2

Em Pauta

Ano 8 - nº 101 - 01/08/2013

Com o envio à CeasaMinas das considerações para o Edital de Segurança, da minuta do Convênio com a Cavalaria, além do Aditamento do Convênio do 18º Batalhão da Policia Militar, a ACCeasa dá continuidade às discussões e apresenta sugestões de melhorias nos referidos documentos, de forma a trazer satisfação aos comerciantes com as ações de segurança no mercado.

O Aditamento do Convênio com o 18º batalhão foi necessário devido ao saldo residual existente do Convênio anterior. Em setembro, 90 dias após o prazo estipulado neste documento, será assinado o novo Convênio com a Polícia Militar, nos moldes solicitados pela ACCeasa.

A diretoria e membros do Conselho de Administração da ACCeasa foram recebidos, no dia 10 de julho, pelo superintendente de fiscali-zação da Secretaria de Estado da Fazenda, Anderson Félix, na Cidade Administrativa. O encontro teve como objetivo discutir os decretos recém-publicados pelo Governo do Estado e estreitar relações com a Superintendência de Fiscalização que, desde o Seminário Tributário, realizado em março de 2013, se colocou à disposição dos comercian-tes para todo e qualquer tipo de esclarecimento.

Dando sequência ao processo de padronização no acondiciona-mento de hortifrutis, a Comissão do Banco de Caixas da ACCeasa definiu, junto à CeasaMinas, o prazo de 90 dias para que todos estes produtos sejam comercializados de acordo com a Resolução Conjunta Seapa/Ima/CeasaMinas nº 1164, de 20 de outubro de 2011. A Resolução disciplina o acondicionamento de produtos hortícolas expostos à venda e comercializados no Mercado Livre do Produtor (MLP) e nos demais galpões dos Entrepostos da CeasaMinas.

Secretaria da Fazenda

página 5

página 4 página 6

Caixas padronizadas

ACCeasa propõe ações eficazes para

projeto de segurança do Entreposto

página 4

Membros da Comissão de RDC da ACCeasa se reuniram com a direto-ria da CeasaMinas para discutir as despesas que devem ser lançadas na RDC, de acordo com o Contrato de Concessão de Uso. A ACCeasa questiona a cobrança de vários serviços executados no entreposto que, segundo o Acordo Tarifário, não seriam de responsabilidade dos comerciantes.

RDC

página 7

De acordo com a Resolução nº 01, de 01/03/2013, publicada no Diário Oficial de Contagem, foi simplificado o proces-so para emissão da Licença Ambiental. A ACCeasa possui um Ponto de Apoio na sua sede, resultado de um Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Contagem/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, CeasaMinas e ACCeasa, para aten-dimento e orientação dos seus associados.

meio ambiente

página 3

ACCeasa, CeasaMinas e Sincagen promovem, juntamente com o SESC e SENAC MG, o Projeto Integração, que tem como objetivo oferecer serviços de excelência para promoção e educação em saúde e prevenção de doenças vi-sando o aumento da qualidade de vida e bem estar dos comerciários. As ações acontecem no período de 20 a 23 de agosto e abordam temas como a saúde visual e hábitos de vida saudáveis.

(2)

Diretoria Executiva

Caio Dias Gomide – Diretor-Presidente Ronaldo Lídio Navarro – Vice-Presidente Marcos José da Costa Mello – Diretor Financeiro Wellington Gonçalves da Silva – Diretor Administrativo Garcias Moreira de Carvalho – Diretor Social

Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração: Márcio Ferreira

Vice-Presidente do Conselho de Administração: Rogério Avelar

Conselho Fiscal

Alexandra de Paula Ferreira Diego Eustáquio Las Casas Luis de Cássio da Paixão Luiz Fernando Cançado Campos Noé Xavier da Silva

Pedro Alves Las Casas

Editorial

entidade

A questão da segurança em nosso mercado foi considerada, nes-tes últimos meses, como prioritária para esta Associação. Com o fim do contrato da empresa Plantão, a partir do mês de agosto, nos dedicamos a trabalhar para sugerir melhorias no novo Edital, que buscará a empresa responsável pela segurança privada do Entreposto. Para isso, contratamos um Coronel Reformado da PM e uma empresa de consultoria em segurança com o objeti-vo de buscar orientações eficazes, que foram encaminhadas à CeasaMinas, solicitando sua aplicação no Edital. Nossa reiterada solicitação ao presidente da CeasaMinas, Marcos Lima, é que este Edital não seja publicado sem o conhecimento da ACCeasa.

Acompanhamos também as negociações com referência à renovação do Convênio com o 18º Batalhão da PMMG. O atual Convênio foi aditado pelo prazo de 90 dias e o novo contrato será oficializado em setembro. A ACCeasa já ajustou com a Administração da CeasaMinas, condições especiais para esse contrato, como os valores negociados e, ainda, com a oficiali-zação de um contrato com a Cavalaria da PMMG, para atuar juntamente com o 18º Batalhão.

Todas estas informações estão detalhadas na página 5 deste Informativo, mas o que consideramos importante desta-car é a necessidade da coparticipação da CeasaMinas em todo esse processo, assumindo a responsabilidade como adminis-tradora deste Entreposto. Para que tenhamos êxito em nos-sas ações é necessário trabalhar em parceria. Precisamos da CeasaMinas para definição destas questões, mas esta é uma via de mão dupla, pois são os comerciantes que irão pagar por estes serviços. É um compromisso do comerciante, que, por outro lado, quer ficar satisfeito com o investimento.

Este foi um processo no qual a ACCeasa se dedicou com empe-nho, buscando soluções para os problemas enfrentados no último projeto e apresentando melhores condições nos valores e no custo dos Convênios com a PM. Tudo que buscamos até agora precisa ser assumido pela Ceasa. Este é um dos serviços mais onerosos para o concessionário, por isso, acreditamos que deve contar com o envol-vimento de todos os interessados e trazer satisfação ao mercado.

Desejamos, nesta oportunidade, parabenizar os pais pelo seu dia, comemorado no mês de agosto. Saúde e paz, para todos.

Caio Dias Gomide

Diretor-Presidente da ACCeasa

Informativo Interno da Associação Comercial da Ceasa - MG - ACCeasa

Lançado em 23 de março de 2004.

Assessoria de Imprensa e Planejamento Gráfico: ADSV Comunicação e Marketing

Av. Brasil, 248/215, Santa Efigênia Tel: (31) 2535-5533

Jornalista Responsável: Percília Soares - Mtb 5.187 Fotografia: Alessandra Bones

Tiragem: 800 exemplares Impressão: Halt Gráfica

Endereço para correspondência: Rod. BR 040 - Km 688 - Ed. ACCeasa

Bairro Guanabara - Contagem - MG - Cep: 32145-900 (31) 3394-1155 - Fax: (31) 3394-1105

acceasa@acceasa.com.br - www.acceasa.com.br

(3)

Em sua terceira edição, o Projeto Integração, realizado pelo SESC – Unidade São Francisco, acontece, na CeasaMinas, no período de 20 a 23 de agosto, no estacionamento do Pavilhão Shopping. O evento, que conta com o apoio da ACCeasa, Sincagen, CeasaMinas e SENAC, tem como objetivo oferecer serviços de excelência para promoção e educação em saúde e prevenção de doenças.

O Projeto Integração contará com ações dinâmicas em saúde, abordando temas como saúde visual, doenças crônicas não transmissíveis (Hipertensão Arterial, Obesidade, Câncer e Diabetes), doenças sexualmente transmissíveis e hábitos de vida saudáveis.

Para o desenvolvimento de todas as ações, serão realizadas as seguintes atividades/dinâmicas: mobilização

ACCeasa, Sincagen e CeasaMinas

promovem 3ª edição do Projeto Integração

Diante do dinamismo do projeto, a equipe responsável pelos exames optou pela não realização de exames de Ultrassonografia. Este serviço depende de uma demanda repri-mida, marcação de horário e, em alguns casos, os pacientes precisam realizar certo preparo para o exame.

Consultas de Oftalmologia: 40 exames diários; Oficinas de Orientações sobre Pressão Arterial; Oficinas de Orientações sobre Diabetes;

Oficinas de Orientações sobre peso ideal e informações nutricionais; Oficina de Orientações sobre a saúde do homem;

Oficina de Orientações sobre o consumo de álcool e tabagismo.

“O Projeto Integração, que acontece na CeasaMinas, consiste na realização de diversas ações de desenvolvimento profissional e social para nossos representados e para os usuários da Ceasa. Já estamos na terceira edição e a participação dos comerciantes e de seus colaboradores é de suma importância para o sucesso do projeto, proporcionando a eles atividades que irão trazer qualificação profissional, saúde e bem estar”.

Cristiane Cury Gerente Executiva do Sincagen

Parceiros

(4)

Membros da Comissão de RDC da ACCeasa se reúnem mensalmente com a diretoria da CeasaMinas para discutir questões relativas às des-pesas que devem ser lançadas na RDC, conforme definido no Acordo Tarifário assinado em junho de 2003. Este Acordo estabelece as Tarifas de Uso/TU e Tarifas de Serviço/TS, atualmente, RDC, para os concessionários do Entreposto de Contagem. Para a RDC, o Acordo Tarifário define que a mesma seja composta exclusivamente das despesas de manutenção comum, pertinentes aos concessionários.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da ACCeasa e membro da Comissão de RDC, Márcio Ferreira, a criação dessa Comissão foi um grande avanço, para melhorar a relação custo-benefício das despesas comuns no Entreposto. O Conselheiro destaca, no entanto, as dificuldades que vêm enfrentando para racionalizar esses custos e, também, melhorar a qualidade dos serviços. “A Ceasa tem ignorado algumas regras estabelecidas no Acordo Tarifário e no próprio Regulamento da RDC. Para melhorar esse

A diretoria Executiva da ACCeasa solicitou a substituição do Conselheiro Daniel Oscar Thomaseto, membro suplente da Comissão Permanente mista da RDC, pelo Conselheiro Luiz Fernando Cançado Campos, para acompanhar a gestão do Rateio de Despesas Comuns.

Em reunião do Conselho de Administração da ACCeasa, que acon-teceu no dia 11 de julho, ficou definido que a partir de julho de 2013 estará sendo disponibilizado no site da ACCeasa, na coluna “Leia Mais”, a Conta Gráfica do Rateio das Despesas Comuns, para conhecimento de todos os associados.

trabalho a Ceasa precisa mudar o seu posicionamento nessas questões, pois a RDC hoje tem um valor muito alto, que penaliza os comerciantes”.

Nos últimos meses, a ACCeasa, através da Comissão da RDC, tem questionado, junto à Administração da CeasaMinas, a cobrança de vários serviços executados no Entreposto que, segundo o Acordo Tarifário, não seriam de responsabilidade dos comerciantes, como:

- Lançamentos indevidos na Conta Gráfica da taxa de administração sobre a conta de energia individual de cada concessionário, além da taxa que já é cobrada no condomínio.

- Despesas de infraestrutura que não devem fazer parte do rateio e estão sendo discutidas, entre as quais, telhado, asfalto, novas subestações/energia.

Qualilight -Segundo informações da CeasaMinas, estão suspensos temporariamente os serviços da Qualilight. A Comissão de RDC, que repre-senta os comerciantes, apresentou alguns questionamentos com relação à metodologia de cobrança e lançamento na RDC.

Ficou definido, em reunião da Comissão de Caixas Padronizadas, que aconteceu no dia 10 de julho, o prazo para que todos os produtos hortifruti comercializados na CeasaMinas sejam acondicionados em caixas padronizadas, de acor-do com a Resolução Conjunta Seapa/Ima/CeasaMinas nº 1164, de 20 de outubro de 2011, que traz as regras para o acondicionamento de hortifruti.

Portanto, dentro de 90 dias, a partir de 01 de agosto, todos os hortifruti comercializados no entreposto somen-te poderão ser acondicionados em caixa de madeira ou papelão primeiro uso, ou plásticas higienizadas, conforme Circular distribuída pela CeasaMinas no mercado. Confira no site da ACCeasa.

A Comissão definiu este prazo, que poderá, caso seja necessário, ser prorrogado por mais 90 dias. A CeasaMinas realizará a orientação, o acompanhamento e a fiscalização de todo o processo.

normatização

Substituição de membro:

Informação sobre Conta Gráfica:

Exigência de caixas padronizadas

atinge todos os produtos da CeasaMinas

Comissão de RDC apresenta

questionamentos à CeasaMinas

ACCeasa define mudanças

na Comissão de RDC

mercado tome nota

FRUTAS SECAS

FRUTAS FRESCAS

AZEITONAS

CASTANHAS

CONSERVAS

BACALHAUS

AZEITES E VINHOS

emporioalianca.com.br

31 3036-8888

Pavilhão 1 - Loja 15

Realizadas rec eit as despes as 1.01 - Mensalidades Associados 2 - Departamento Pessoal 1.03 - Convênio Saúde 4 - Manutenção 1.04 - Convênio Escola 5 - Operacional 1.06 - Receitas Diversas 6 - Contribuições Associativas 1.07 - Doações 7 - Impostos e taxas 1.08 - Convênio Centro Social

8 - Financeiro

9 - Investimentos (Ressarcimento SEMA) total total subtotal 284.670,00 320.533,98 1.02 - Mensalidades Escola 3 - Serviços 113.055,75 71.193,99 0,00 7.786,15 0,00 89.483,28 8.319,63 11.196,00 10.180,00 93.941,02 296.196,85 7.974,16 712.422,23 10.164,28 591.944,30 602.108,58 superávit 1º SEMESTRE 2013 120.477,93 relatório financeiro

(5)

A ACCeasa encerrou, no mês de julho, uma etapa de discussões para contratação da Cavalaria no Entreposto e renovação do Convênio com o 18º Batalhão da Polícia Militar. Como ainda existe um saldo remanescente do Convênio com a PMMG, foi feito um Termo Aditivo, pelo período de 90 dias, para então ser realizado o novo Convênio, no mês de setembro. A presença da Cavalaria no Entreposto ficou acer-tada com o diretor-presidente da CeasaMinas, Marcos Lima, a partir do início do novo Convênio.

De acordo com o diretor-social da ACCeasa, Garcias Carvalho, mem-bro da Comissão de Segurança da ACCeasa, o presidente da CeasaMinas já se comprometeu com a diretoria da Associação para executar todas as ações apresentadas, para potencializar a segurança do mer-cado, que contam com a aprovação do Conselho de Administração da ACCeasa. “Estamos, neste momento, aguardando retorno da CeasaMinas com a oficialização das questões negociadas, inclusive os valores, já predefinidos, que são de responsabilidade dos comerciantes. A ACCeasa buscou, junto à CeasaMinas, a manutenção dos valores vi-gentes no contrato anterior com o 18º Batalhão da PMMG”.

Paralelamente, após a contratação de um Coronel Reformado da PMMG, para assessoria ao Projeto de Segurança, a Associação proto-colou na CeasaMinas um anteprojeto do Edital que será publicado para contratação da empresa que fará a vigilância patrimonial e vídeo monitorada do Entreposto. Esta empresa deve iniciar suas ati-vidades no mês de setembro, após o fim do contrato com a empresa de vigilância Plantão, no final do mês de agosto.

Marcos Mello, diretor financeiro da ACCeasa e membro da Comis-são de Segurança, destaca pontos considerados importantes para a contratação da segurança privada, como um melhor controle do pe-rímetro da Ceasa e uma manutenção eficaz das atuais câmeras, para que funcionem adequadamente, atendendo o propósito do vídeo monitoramento. O diretor informa que a ACCeasa considera de pri-mordial importância, antes da publicação do edital para segurança privada, que o mesmo seja avaliado pela ACCeasa, por meio do seu Conselho de Administração.

O diretor enfatiza que a ação integrada do 18º Batalhão, juntamente com a Cavalaria, é de total interesse da ACCeasa, para potencializar a segurança no mercado. “Esta solicitação já foi formalizada junto à CeasaMinas e a ACCeasa aguarda sua análise e aprovação”.

ACCeasa acompanha ações para

proporcionar segurança ao mercado

segurança

A CeasaMinas celebrou com a PMMG o 2º termo Aditivo ao Convênio nº 12/2008, prorrogado por mais 90 dias a partir do dia 1º de julho. O ter-mo aditivo se fez necessário para utilização do crédito remanescente do Convênio com a PMMG, através do 18º Batalhão.

A minuta do Convênio com o RCAT - Regimento da Cavalaria Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, encaminhada à CeasaMinas, tem como objetivo o estabelecimento de cooperação entre a CeasaMinas e a Cavalaria da PMMG, com vistas ao aperfeiçoamento do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Entreposto de Contagem. O Convênio terá vigência de 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado de comum acordo entre os convenentes, através de Termo Aditivo.

- Policiamento montado em Contagem/MG, preferencialmente nas de-pendências da CeasaMinas e nos bairros adjacentes. Lançamento ordina-riamente em 01 turno de 03 (três) duplas de cavalarianos entre os horários de 6h às 18h.

- Os militares atuam no desempenho de atividades de Polícia preventiva e repressiva em eventos previstos no calendário da CeasaMinas e estão preparados para atuarem no controle de distúrbios civil, com a finalidade de restaurar a ordem pública.

- Além da execução do policiamento ostensivo geral, a PMMG realizará atividades tais como: palestras na área de Defesa Social, Campanhas Educativas de Trânsito, projetos com ações de polícia comunitária, entre outras atividades.

A ACCeasa, conforme informado na edição anterior deste Informativo, encaminhou correspondência à Administração da CeasaMinas solici-tando que aguardasse sugestões de melhorias no projeto, a partir da contratação de um Coronel Reformado da PMMG e de uma empresa de segurança, para assessoria, antes de publicar o Edital de Licitação para a segurança privada. O objetivo da ACCeasa é fazer com que o novo contrato traga resultados eficazes que customizem e aperfeiçoem os processos atuais.

No final do mês de julho a ACCeasa finalizou esse processo e en-caminhou suas considerações para apreciação da Administração da CeasaMinas na contratação da empresa que será responsável pela segu-rança patrimonial e vídeo monitorada do Entreposto.

De acordo com Garcias Carvalho, uma das prerrogativas do anteprojeto é que o contrato seja realizado com um valor menor que o anterior, tendo em vista que todas as câmeras que foram colocadas no primeiro contra-to eram alugadas pela empresa Plantão e, ao fim do contracontra-to, passam a pertencer ao patrimônio da Ceasa. “Os comerciantes não terão mais que pagar por isso, o que significa uma redução significativa no custo da segu-rança privada”. O diretor informa que a Comissão de Segusegu-rança da ACCeasa está acompanhando de perto este processo e que o novo convênio só será realizado com a interveniência da ACCeasa. “Além da redução de custos, estamos buscando que as novas empresas contratadas tragam resultados eficazes, com melhorias efetivas no nosso sistema de segurança”.

Acompanhe os processos

Renovação do Convênio com o 18º Batalhão da PMMG

Convênio com o RCAT

• Plano de trabalho:

(6)

ACCeasa é recebida na

Secretaria da Fazenda

mobilização

A diretoria da ACCeasa, juntamente com membros do seu Conselho de Administração, participou, no dia 10 de julho, de uma audiência, na Cidade Administrativa, com o superintendente de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, Anderson Félix. O superintendente havia manifestado, por ocasião de sua participação no Seminário Tributário, que aconteceu na CeasaMinas, no mês de março, sua disposição em atender os comerciantes para explicações sobre as questões tributárias.

Foram discutidos, nesta reunião, o decre-to 46.261 recém-publicado pelo Governo do Estado, que altera o Regulamento do ICMS (RICMS), aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002, trata sobre a ma-nifestação do contribuinte e cancelamento da NFe. Já o Decreto 46.269, de 03 de julho de 2013, que altera o Regulamento do ICMS (RICMS) que trata da importação de mercado-rias de produtos fora da ALADE e da equipara-ção de alíquotas, que facilita a importaequipara-ção de alguns produtos para o Brasil, representa um avanço para os empresários do setor, permi-tindo que a competitividade entre os Estados favoreça também os comerciantes mineiros.

A tributação do alho e a obtenção de regi-me especial para atacadistas distribuidores também fez parte da pauta de discussões. A ACCeasa encaminhará à Superintendência de Fiscalização da Secretaria da Fazenda um dossiê sobre esta questão.

Avaliação

Para o diretor administrativo da ACCeasa, Wellington Silva, o encontro foi muito impor-tante, pois o Governo precisa conhecer as difi-culdades do setor, para formular políticas ade-quadas. De outro lado, também precisam zelar pela arrecadação. “Precisamos levar nossas de-mandas para a Secretaria da Fazenda, para ser-mos competitivos, já que a guerra fiscal onera, e muito, as empresas. O Governo Estadual está sensível e quer preservar as empresas dentro de Minas Gerais. Por isso, se faz necessário o

diálogo permanente”. Wellington Silva explica que uma necessidade do setor é a igualdade fiscal com outros estados. “Hoje a empresa mineira paga mais tributos que empresas es-tabelecidas em outros estados da Federação, o que prejudica sobremaneira o faturamento e o emprego de todo o setor atacadista”.

Sobre o Decreto 46.269, Wellington Silva comemora, pois esta é uma reivindicação an-tiga do setor. “Temos mercadorias com trata-mento tributário diferenciado na importação, o que penaliza o importador. Este decreto iguala a alíquota de ICMS da importação à praticada internamente, ou seja, se o produto for isento dentro do estado, na importação também será”. Quanto ao Decreto 46.261, que trata da manifestação do contribuinte e cancelamento da NFe, o diretor informa que o setor está preocupado com a obrigatorie-dade da manifestação. “Se o nosso cliente, ao comprar, não confirma a operação, como fica o atacadista? Pensamos que, em um primeiro momento, o Decreto deveria ser implantado em caráter educativo e voluntário. Quanto ao cancelamento da NFe, até 168 horas não exis-te multa. Após esexis-te prazo, o contribuinexis-te exis-terá que pagar 20% do valor total da NFe., para efetuar o cancelamento. Neste caso, o melhor é registrar uma entrada (nota de devolução), vinculada à nota que seria cancelada”.

O comerciante Laerte Gestich (Benassi Minas), membro do Conselho de Administra-ção da ACCeasa, destaca que os representan-tes da ACCeasa foram muito bem recebidos pelo superintendente, que deu oportunidade a todos para exposição de suas dúvidas e argumentos. “O superintendente destacou a importância da presença da ACCeasa na Secretaria, debatendo com representantes do Governo estas questões. Eles reconhecem que existe uma guerra fiscal e que o Governador e seu Governo não querem perder receitas, mas que é necessária a discussão e acertos de competividade das empresas mineiras para estar em igualdade, trazendo todo o trade a Minas Gerais”.

A Segunda Edição do Seminário Tributário ocorrerá no próximo mês e abordará temas importantes. Acompanhe a Agenda na ACCeasa e participe!

(7)

meio ambiente

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos – IDEBRASIL está realizando, na CeasaMinas, o curso de gestão empresarial, com desconto especial para os associados da ACCeasa.

Yukie Tashibana: yukie@idebrasil.com.br / www.idebrasil.com.br ACCeasa: 31 3394-1155

IDEBRASIL realiza curso

de gestão empresarial em

parceria com a ACCeasa

Informações:

Realização: Parceria:

Capacitação completa nas áreas técnica e comportamental

O curso é ideal para a empresa que precisa capacitar seu grupo de gerentes e coordena-dores para falarem a mesma linguagem. Permite ter uma visão abrangente de todos os setores e sistemas internos para planejamento, ação, controle e avaliação, além de esti-mular ideias e planos de futuro.

Dividido em módulos, o curso disponibiliza, de forma rápida e prática, uma gama de conhecimentos na área de Gestão Empresarial. Participe!

29/07 a 02/08/13 08/11 a 22/11/13 16/09 a 20/09/13 26/08 a 30/08/13 a definir custos marketing empresa finanças administração estratégica negociação, compras e estoque 14/10 a 18/10/13

De acordo com a Resolução nº 01, publicada no Diário Oficial do Município de Contagem no dia 01 de março de 2013, o processo para emissão do Certificado de Regularização Ambiental sofreu alterações, conforme abaixo:

- As empresas de micro e pequeno porte que não são poluidoras e não são degra-dadoras, devem fazer uma declaração da empresa e não precisam de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

- As empresas de Lucro Presumido e Lucro Real que não são poluidoras e não são degradadoras precisam de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), conforme o CNAE da empresa, através de procedimento simplificado.

O Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura Municipal de Contagem/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA, CeasaMinas e ACCeasa disponibiliza um Ponto de Apoio na ACCeasa, para atendimento e orientação dos seus associados.

Ponto de apoio ACCeasa: 3394-1155

SEMA faz readequações no

processo de licença ambiental

(8)

Referências

Documentos relacionados

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Fávero (2012) acredita que quando os professores conhecem satisfatoriamente os conceitos fundamentais da reforma, terão mais condições de contribuir para a implantação

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,