• Nenhum resultado encontrado

MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL INTEGRANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À GESTÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL INTEGRANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À GESTÃO DO PROCESSO PRODUTIVO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DOI 10.14684/WCSEIT.1.2013.117-121

MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO

AMBIENTAL INTEGRANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À GESTÃO

DO PROCESSO PRODUTIVO

Bruno Becker

1

, George L Bleyer Ferreira

2

, Osmar Possamai

3

1 Bruno Becker, Aluno do programa de Engenharia Ambiental, UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí - SC, Brazil, beckerml@hotmail.com 2 George L Bleyer Ferreira, Professor MSc. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí – Engenharia Ambiental, SC, Brazil, bleyer33@terra.com.br 3 Osmar Possamai, Professor Dr. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina – PPGEP, SC, Brazil, possamai@deps.ufsc.br

Abstract – The growing concern of companies with environmental pressures related to the use of natural resources and impacts, has motivated companies to improve their management procedures to ensure the effectiveness of its actions in production processes. This study aimed to design a method that integrates systemically strategic planning, process management and performance evaluation based on environmental indicators. The methodology used was characterized as a field research involving the ceramic sector company located in southern Brazil and indicators were structured based on NBR ISO 14.031/2004. The research resulted in a structured method oriented to meet the standard requirements prioritizing environmental aspects and impacts that assess the inputs and outputs of the production process providing a new systematic presentation of indicators that integrating the company's strategic planning with the environmental management

Index Terms – Eco-efficiency, environmental management, evaluation of environmental performance, NBR ISO 14.031/2004.

I

NTRODUÇÃO

O Brasil possui um importante parque fabril no setor cerâmico, tendo produtos de alta qualidade e preços competitivos a nível mundial. Possui abundância praticamente em todas as matérias primas, recursos técnicos e desenvolvimento gerencial, além de uma boa infraestrutura de pesquisa. O setor tem grande relevância para o país, tendo uma participação maior de 1% no PIB brasileiro [1].

Sobretudo uma das exigências mais prementes para qualquer organização, de grande, médio ou pequeno porte é fixar-se num mercado cada vez mais competitivo e preocupado com as questões de eficiência, qualidade e sustentabilidade nos processos produtivos e incorporando em seus custos aqueles relacionados à questão ambiental.

Para atingir a eficiência [2] é preciso planejamento e organização dos procedimentos, estabelecendo metas factíveis, identificando as causas, e buscando, resolver os problemas mais simples e implantando as medidas corretivas necessárias para atender todas as exigências. Nas últimas décadas [3], o cenário mundial de avanços tecnológicos enfatiza assuntos relacionados à preservação ambiental. A

gestão ambiental se tornou uma importante ferramenta de modernização, competitividade e marketing para as organizações [4] e [5].

Assim uma análise mais apurada das metodologias utilizadas para avaliar desempenho ambiental dos processos industriais e de que forma o desempenho é avaliado e validado, quantitativamente e qualitativamente torna-se um importante instrumento para que a organização possa a avaliar a nível operacional, gerencial e estratégico cada etapa do processo quando comparamos a níveis mundiais [6] e [7].

Por isso torna-se necessário estruturar um método que integre planejamento estratégico, gerenciamento de processos e avaliação do desempenho que possa ser aplicado a qualquer setor, desde que sejam consideradas as especificidades de cada uma. O presente método baseia-se em indicadores operacionais de uma indústria de revestimentos cerâmicos que integra o planejamento estratégico à gestão do processo produtivo.

M

ETODOLOGIA

Seguindo o escopo das diretrizes propostas na norma [8] NBR ISO 14.031/2004, a presente pesquisa possui quatro grandes fases, que são: i) Mapeamento de processos e levantamento de dados; ii) Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais; iii) Instrumento de avaliação com base nos indicadores de desempenho ambiental e por fim propor novos indicadores a nível gerencial, operacional e de condição ambiental seguindo diretrizes na norma ABNT ISO 14.031/2004; iv) Desenvolver um protótipo da ferramenta em nível de sistema.

Diretrizes e Fluxograma da Proposta do Método O objetivo principal deste trabalho é estruturar um método de elaboração de indicadores de desempenho que integre o planejamento estratégico a gestão do processo produtivo em uma indústria de revestimento cerâmico. O mesmo é detalhado na figura 1. Observa-se que o método proposto inicia com o mapeamento do processo produtivo (1), o qual foi detalhado processo por processo e quantificado os consumos de matéria-prima, semielaborado de massa e de esmalte. As saídas estão caracterizadas pela geração de resíduos, incluindo geração de caco cerâmico,

(2)

pallets de madeira, óleo industrial, torta da ETE industrial, entre outros. Tais indicadores são definidos com base na avaliação e priorização de aspectos e impactos ambientais (2) e definidos indicadores com base na priorização, disponibilidade, confiabilidade e acurácia de dados (4) na organização. Os resultados obtidos na média ponderada dos critérios ambientais e comerciais estão de acordo com a realidade da organização e os indicadores avaliados são prioritários para avaliar o desempenho do processo produtivo. Assim, os indicadores de desempenho foram sugeridos e implantados (5).

FIGURA 1

Fases do método de avaliação do desempenho ambiental com base em indicadores

Mapeamento de Processos e Levantamento de Dados Essa etapa ocorreu na empresa cerâmica objeto de estudo no período entre Janeiro/2012 à Março/2013 e compreendeu três objetivos:

 Identificar as entradas de insumos e matéria-prima e as saídas de produtos e resíduos de cada etapa do processo produtivo.

 Levantar os principais aspectos e impactos ambientais originados em cada etapa do processo produtivo.  Identificar os problemas ambientais mais relevantes do

processo cerâmico, bem como suas causas e potenciais consequências.

Os dados quantitativos foram obtidos através de banco de dados monitorados pela organização e entrevistas com gestores do setor de meio ambiente da organização. Procurou-se obter os dados mensais de entrada e saída dos itens abaixo:

 Consumo de Energia Elétrica  Consumo de Água

 Consumo de Matéria-Prima (Massa, Esmalte, Tinta, Abrasivos, entre outros)

 Consumo de Gás Natural  Resíduos Químicos  Resíduos Sólidos

Elaborar Indicadores de Desempenho Ambiental Uma vez estabelecido o propósito da utilização adequada dos indicadores operacionais aos subsistemas propostos, passa-se a garantir a acurácia dos dados, geração, disponibilidade, procedência, para poder executar atividades de monitoramento periódicas, a fim de levantar os dados realmente necessários para a obtenção dos indicadores e índices de desempenho.

Selecionados os indicadores de cada subsistema foi possível levantar a estratégica de obtenção dos dados. As quantidades de indicadores dependem primeiramente do tamanho e peculiaridades dos sistemas e de vários outros fatores intrínsecos ao estudo. Em cada situação os indicadores foram selecionados e testados em sua eficácia, facilidade de implantação e sensibilidade.

O método para identificar e avaliar indicadores de desempenho contempla o levantamento das melhores práticas de gestão, com enfoque interdisciplinar, abrangendo aspectos econômicos, ambientais e sustentáveis na cadeia de produção. Significou estruturar a ferramenta com base nos indicadores, buscando atender e avaliar as demandas relacionadas ao levantamento de dados de forma rápida e eficaz na organização, garantindo a eficácia de resultados e periodicidade nas medições, para que assim seja possível realizar análises abrangentes do processo produtivo, facilitando a tomada de decisão por parte dos gestores ambientais e demais partes interessadas.

Integrar e Analisar Indicadores de Desempenho Ambientais

O método proposto consiste em uma ferramenta de análise estratégica voltada ao gerenciamento de processos e avaliação do desempenho com base nos indicadores operacionais. Estes foram desenvolvidos segundo as diretrizes da norma NBR ISO 14.031/2004. Inicialmente se realizou a Avaliação do Desempenho Ambiental da Indústria - ADA, de modo a aferir como a empresa está respondendo às questões ambientais. Em seguida, os principais aspectos e impactos ambientais, foram diagnosticados, e relacionados às atividades, produtos e serviços, prioritários para se iniciar

(3)

um processo de avaliação de desempenho. Nesse contexto foi sugerida uma lista de indicadores de desempenho ambiental para ampliar e considerar outras variáveis ao gerenciamento da organização, os quais estão parametrizados, nas mais diversas bases referenciais.

Cada indicador foi proposto como foco na eficiência da utilização dos recursos, perspectivas de monitoramento e verificação dos resultados. Etapas essenciais para formalizar o relatório de avaliação que busca melhorar e comunicar os resultados, que quando alcançados sejam divulgados de forma clara e objetiva, com o uso de gráficos, tabelas e sínteses.

Classificação dos Indicadores e Interpretação dos dados

Nesta fase da pesquisa, realizou-se a tabulação, análise e interpretação dos dados qualitativos e quantitativos coletados nas etapas anteriores. A apresentação dos dados foi uniformizada para a sistematização dos mesmos, com a finalidade da construção dos indicadores de desempenho ambiental em algumas planilhas do software Microsoft Excel. Os indicadores foram sugeridos e classificados conforme a ISO 14.031:2004, em indicadores de desempenho ambiental (IDA), divididos em Indicadores de desempenho operacional (IDO), Indicadores de desempenho gerencial (IDG) e Indicadores de Condição Ambiental (ICA).

Teste de Operabilidade do Método

Para os indicadores de entradas foram analisados os consumos totais, e os mesmo divididos pela produção de peças cerâmicas a nível comercial. A seguir são destacadas algumas das fórmulas utilizadas para o cálculo dos índices de consumo por metro quadrado produzido de peças cerâmicas:

 Consumo de Água (Tratada + Bruta) por m² de peça produzida

l/m² = Consumo total de água tratada (L) (1) Produção de peças cerâmicas a nível comercial (m²) l/m² = Consumo total de água bruta (l) (2)

Produção de peças cerâmicas a nível comercial (m²)  Consumo de gás natural por m² de peça produzida

m³/ m² = Consumo de gás natural (m³) (3) Produção de peças cerâmicas a nível comercial (m²)

 Consumo de energia elétrica por m² de peça produzida kWh/ m² = Consumo total de energia elétrica (kWh) (4) Produção de peças cerâmicas a nível comercial (m²)

Para os indicadores de saída foram banalizados a produção, formalizada pela soma de A+B e geração e

consumo de resíduos totais. A seguir são apresentados alguns deles:

 Produção de peças cerâmicas

A = Produção de peças comercializáveis (m²) (5) Total de peças cerâmicas (m²)

B = Produção de peças quebradas (m²) (6) Total de peças cerâmicas (m²)

 Geração e Consumo de resíduos sólidos totais

Kg/Kg = Geração de resíduos sólidos totais (Kg) (7) Consumo de resíduos sólidos totais (kg)

 Geração e Consumo de resíduos sólidos totais

Kg/Kg = Geração de resíduos sólidos (Kg) (8) Produção de peças cerâmicas a nível comercial (m²)

Definido um conjunto de indicadores e regras, a estrutura da proposta se concretiza em uma ferramenta de análise, a qual seja utilizada para verificar em instância operacional e estratégica a avaliação do desempenho ambiental em um modelo facilmente adepto a propostas de ações e metas operacionais, gerenciais e estratégicas compatíveis com o desenvolvimento gradual da empresa.

A metodologia permite não só ao gestor diagnosticar o estado do ambiente organizacional voltado à preservação ambiental como também determinar o comportamento temporal do equilíbrio proposto nas suas características. As informações geradas nessa etapa deveram ser repassadas aos responsáveis pelo acompanhamento de indicadores, para que os mesmos possam definir estratégias de melhoria.

A grande perspectiva criada ao longo do estudo é a possibilidade da geração de ganhos que possam alavancar a competitividade da organização, além de evitar passivos ambientais que poderão ser controlados. O controle eficaz pode ser agregado ao valor dos processos produtivos, permitindo eficácia e economia de insumos, além do tratamento adequado das emissões e demais benefícios que foram representados ao longo dessa fase inicial. O modelo proposto será disponibilizado a empresa, e cabe a organização avaliar o uso ou não da ferramenta.

R

ESULTADO E

D

ISCUSSÃO

Para garantir a visualização e atualização rápida dos indicadores propostos foi necessário desenvolver uma ferramenta de análise que busca integrar os dados monitorados ao longo de um período, caracterizando uma base histórica. Na tela inicial da ferramenta foi proposto um “menu” contendo os indicadores de entrada no processo produtivo, dentre eles podemos destacar o consumo de matéria-prima, consumo de água bruta e tratada, consumo de gás natural e consumo de energia elétrica.

(4)

Indicadores de saídas foram propostos, entre eles estão à geração de resíduos sólidos e qualidade dos efluentes tratados. É possível destacar também os novos indicadores propostos, tais indicadores serão monitorados de acordo com a necessidade da empresa. Diversos fatores devem ser estrategicamente analisados, dentre eles, ações e recursos disponíveis para monitorá-los, até porque para cada indicador analisado a organização deverá desenvolver ações, planos e metas a garantir o cumprimento de seus resultados, não são aconselhados medir um indicador sem que ações possam alavancar os resultados.

Há nível exploratório foi proposta uma ferramenta utilizando o software Microsoft Excel, e adaptada para que os indicadores de entrada sejam atualizados no início de cada mês, com os dados inventariados do mês anterior. Aos indicadores de saída é necessária a atualização manual na interface de registro da ferramenta de acordo com o inventário mensal de indicadores para alguns casos e para os demais indicadores o controle de geração e saída a partir do lançamento de notas fiscais das vendas de resíduos sólidos para terceiros, ou então quando consumidos novamente no processo produtivo, fichas de preenchimento manual diária e uma vez por semana o registro no sistema de banco de dados na organização. A figura a seguir demonstra o layout da ferramenta de monitoramento do desempenho, o qual contém o índice de desempenho, com base no índice proposto pela legislação pertinente ou então metas estipuladas pela organização.

FIGURA 1

Perspectiva do “Menu” da ferramenta de análise dos indicadores de desempenho ambiental

A Figura 1 revela uma ferramenta de fácil manuseio, representado no seu “menu” o processo de entradas e saídas e links que facilitam ao usuário analises relacionadas aos indicadores de desempenho ambiental da organização.

A perspectiva de criação é o desenvolvimento de uma plataforma de "Business Discovery", ou seja, descobrir e diagnosticar o atual negócio, e permitindo com que “stakeholders” avaliem rapidamente os dados e índices controlados pela organização, de forma com que gráficos apresentem com precisão as necessidades atuais dos processos produtivos.

A seguir uma breve descrição dos tópicos essenciais para que a ferramenta esteja apta a avaliar o desempenho das organizações e que facilite o controle interno quanto aos resultados de indicadores. Principais acessos: Links de acessos a política e objetivos ambientais da organização, procedimentos ambientais, registros e formulários, além do detalhamento quanto a avaliação de aspectos e impactos ambientais.

Base de Referência

• Índice definido pelas legislações a nível federal, estadual ou municipal,

• Metas definidas pela organização,

• Bases referenciais de órgãos públicos ou então empresas privadas caracterizadas pelo mesmo setor produtivo. Estando a referência destacada nas características dos indicadores

FIGURA 2

Exemplo ilustrativo de Modelo Dashboard para cálculo dos índices de Desempenho.

A meta deve ser estabelecida seguindo critérios legislativos, planejados ou de acordo com a política ambiental ou organizacional da empresa e aprovada a nível gerencial. Deve estar definido preferencialmente de 4 a 6 meses de antecedência, período onde já é possível visualizar o volume planejado de produção e demanda futura de insumos. E caso essa meta não seja alcançada nos últimos 2 meses, tais indicadores devem estar selecionados como prioritários e necessitam receber um grau maior de atenção. O nível de alcance das metas, atendimento a legislação e fontes de referências podem estar representados em um gráfico de velocímetro.

 Indicador: Cada indicador exige o preenchimento de aspectos e impactos ambientais associados, metas

(5)

definidas, procedimentos quando a forma de preenchimento, local de monitoramento, método de coleta e prospecção de responsáveis pela coleta. Referente à avaliação de resultados, estão destacados campos relacionados a ações e recursos necessários, cronograma de execução, data de verificação, responsável por ações corretivas e/ou preventivas.

 Sistema de base de dados: O link permite adicionar uma base de dados históricos e alimentar a ferramenta, seja pelo método “backflushing” ou manual.

 Gráficos: gráficos fáceis de serem interpretados e funcionalidade que permitam o usuário definir a forma com que os dados devem estar apresentáveis, estando eles apresentados por fábrica, setor, mês, tipologia, entre outros. O indicador deve estar relacionado sempre a produção do mês avaliado.

 Customização: Possibilidade de aprimorar a ferramenta, dependendo na necessidade do usuário.

FIGURA 3

Exemplo de modelo de gráfico para monitoramento dos indicadores de desempenho.

• Plano de Ações: Um espaço na ferramenta destinado ao preenchimento de um plano de ação que permite definir quais ações serão tomadas para melhoria do indicador analisado, o responsável pela ação, qual o prazo estabelecido, o status a situação (concluída, em andamento, pendente ou cancelada) qual o resultado da ação e se a mesma foi eficaz ou não, além de observações gerais que ficam a critério dos usuários. É interessante destacar a importância da interface da ferramenta com o sistema de comunicação interna.

C

ONCLUSÃO

Os indicadores propostos através do método de desempenho ambiental para a organização em estudo na forma de ferramenta demonstraram diversas potencialidades, pois devido ao seu caráter gerencial quantitativo e qualitativo, engloba análises de custos ambientais e de

balanço de massa e energia, garantindo a acurácia e agilidade na gestão de dados e rapidez para a tomada de decisões.

Os resultados obtidos (indicadores) estão próximo aos valores esperados, quando se compara os índices estabelecidos com a base de referência detalhadas na fundamentação teórica. O consumo de água esteve um pouco acima do que era esperando, cabe à empresa avaliar e encontrar as principais causas do problema. Com a avaliação foi possível verificar que o consumo de água bruta se manteve constante e o consumo de água tratada teve aumento significativamente durante os 15 meses de análise, podendo essa análise estar associada à diminuição das perdas no processo.

A elaboração e avaliação dos indicadores de desempenho ambiental com base na norma NBR ISO 14.031/2004 proporcionou demonstrar ao longo do trabalho, através de gráficos e índices, a relação direta entre a eficiência no consumo dos recursos naturais e questões econômicas ligadas ao processo produtivo e por sua vez ligadas ao planejamento estratégico da empresa. Assim, pode-se garantir uma coerência entre os indicadores de desempenho que a empresa gerencia com sua política e planejamento estratégico para o negócio.

R

EFERENCIAS

[1] ABC. Associação Brasileira de Cerâmica. Disponível em: <http://www.abceram.org.br/asp/abc.>. Acesso em: 21 ago. 2012. [2] FIESP. “Indicadores de Desempenho Ambiental da Indústria”.

FIESP, 2004. Disponível em: < http://www.fiesp.com.br/ publicacoes/meio-ambiente.aspx>. Acesso em: 14 out. 2012. [3] Barbieri, J.C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e

instrumentos, 3ª ed., Editora Saraiva, São Paulo:2002.

[4] Kieckbusch, R E. “Diagnóstico Setorial da Cerâmica para Revestimento Catarinense”. Florianópolis: Instituo Euvaldo Lodi, 2005.

[5] Mafra, A. T. “Proposta de indicadores de desempenho para a indústria de cerâmica vermelha”. Disponível em: <http://www.dca.fee.unicamp.br/~gudwin/ftp/ea976/AtEst.pdf>. Acesso em: 11 out. 2012.

[6] Tachizawa, T. “Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: Estratégias de Negócios Focadas na Realidade Brasileira”. São Paulo: Atlas, 2002.

[7] VIEIRA, B. M. “O uso de indicadores para a avaliação de desempenho ambiental em uma indústria do setor cerâmico”. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Engenharia Ambiental). UNESC. 2008.

[8] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR ISO 14.031 – Gestão Ambiental – Avaliação de Desempenho Ambiental – Diretrizes. Norma Técnica. ABNT, Rio de Janeiro - RJ, 2004, p. 32.

Referências

Documentos relacionados

ANEXO II – Representatividade dos principais operadores portuários .... A promoção da concorrência, no mercado e pelo mercado, é fundamental para aumentar a eficiência

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,

A pesquisa traz contribuições para o Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica e para a linha de pesquisa Família, Bem-Estar-Social e Qualidade de Vida, uma vez que,

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

A análise complementar através da evocação de palavras dos 99 questionários aplicados a estudantes do curso de Química e Biologia do Centro Universitário

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Algumas matérias-primas, são especialmente resistentes em água quente até temperaturas de + 100 Cº ácidos inorgânicos e lixívias com uma concentração e temperatura não