• Nenhum resultado encontrado

Seguro Secundário de Responsabilidade Civil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seguro Secundário de Responsabilidade Civil"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Condições Contratuais Janeiro/2021

Seguro

Secundário

de Responsabilidade Civil

Coberturas Adicionais ao processo SUSEP

(2)

ÍNDICE

Seção 06 - COBERTURA ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE CIVIL

CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS/MÁQUINAS ... 3

1.

OBJETIVO ... 3

2.

DEFINIÇÕES ... 3

3.

GARANTIA... 4

4.

RISCOS EXCLUÍDOS... 7

5.

FORMA DE CONTRATAÇÃO ... 10

6.

FRANQUIAS... 10

7.

LIMITES DA COBERTURA ...11

8.

DOCUMENTOS EM CASO DE SINISTRO ...11

9.

DISPOSIÇÕES GERAIS ...11

10.

LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS ...11

Seção 07 - COBERTURA ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE CIVIL

MÁQUINAS ...12

1.

OBJETIVO ...12

2.

DEFINIÇÕES ...12

3.

GARANTIA...14

4.

RISCOS EXCLUÍDOS... 16

5.

FORMA DE CONTRATAÇÃO ...21

6.

FRANQUIAS...21

7.

LIMITES DA COBERTURA ...21

8.

DOCUMENTOS EM CASO DE SINISTRO ...22

9.

DISPOSIÇÕES GERAIS ... 23

(3)

Seção 06 - COBERTURA ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE

CIVIL CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS/MÁQUINAS

1.

OBJETIVO

1.1. O objetivo desta Condição Especial é a inclusão, mediante pagamento de prêmio adicional, da cobertura de Responsabilidade Civil Circulação de Veículos/Máquinas no Seguro Principal Zurich Max Equipamentos.

1.2. A contratação desta cobertura se dá expressamente por pessoas jurídicas.

2.

DEFINIÇÕES

2.1. Além das definições presentes nas Condições Gerais do Plano de Seguro Principal, serão utilizadas as definições especificas para Responsabilidade Civil conforme abaixo.

2.1.1. Acidente: Evento danoso que ocorre de forma súbita e imprevista, exteriormente à vítima ou à coisa atingida, não necessariamente provocando morte, seqüelas permanentes ou destruição.

2.1.2. Culpa : Na Responsabilidade Civil, os atos ilícitos praticados por outrem ou por aqueles pelos quais é o mesmo responsável, são classificados como dolosos ou culposos. Os atos ilícitos culposos estão associados a um comportamento negligente ou imprudente. Nestes casos, diz-se que há culpa em sentido estrito ("stricto sensu"). Em sentido amplo ("lato sensu"), diz-se que o responsável por um ato ilícito agiu com culpa, ou tem culpa, independente de seu ato ter sido doloso ou culposo. Portanto, no sentido amplo, culpa tem dois significados: dolo, ou culpa no sentido estrito.

2.1.3. Indenização : No Seguro de Responsabilidade Civil, em caso de sinistro, corresponde ao pagamento e/ou reembolso, até o Limite Máximo de Garantia da Apólice (ou até o Limite Máximo de Indenização por cobertura contratada), das quantias que o Segurado foi judicialmente condenado a pagar a terceiros prejudicados, e/ou despendeu tentando evitar o sinistro ou minorar as suas consequências.

2.1.4. Limite Agregado (LA) : No Seguro de Responsabilidade Civil, não há normalmente previsão de reintegração, após a liquidação de um sinistro, do Limite Máximo de Indenização da cobertura cuja garantia tenha sido reivindicada. Para contornar, ao menos parcialmente, a ausência da reintegração, e eventualmente cobrir sinistros independentes abrigados pela mesma cobertura, utiliza-se o Limite Agregado, que representa o total máximo indenizável pelo contrato de seguro, relativamente à cobertura considerada. O seu valor, previamente fixado, é normalmente estipulado como o produto do Limite Máximo de Indenização por um fator maior ou igual que um, como, por exemplo, 1 e meio,ou 2, ou 3. Não é, no entanto, obrigatório que este fator seja maior do que um, considerando-se, nestes casos, que o Limite Agregado é igual ao Limite Máximo de Indenização. Os Limites Agregados estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando. Quando o contrato opta pela garantia tríplice, não há Limite Agregado.

2.1.5. Limite Máximo de Garantia (LMG) da Apólice : Representa o limite máximo de responsabilidade da Seguradora, de estipulação opcional, aplicável a

(4)

apólices que abranjam várias coberturas, quando acionadas por sinistros decorrentes de um mesmo fato gerador. Se a soma das reparações e/ou despesas, devidas ou pagas pelo Segurado, exceder o LMG, a Seguradora assumirá o pagamento de indenizações e/ou reembolsos até que totalizem aquele limite, não estando o excesso coberto pelo seguro.

2.1.6. Limite Máximo de Indenização por Cobertura Contratada (LMI): Limite máximo de responsabilidade da Seguradora, por cobertura, relativo a reclamação, ou série de reclamações decorrentes do mesmo fato gerador. Os limites máximos de indenização estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando.

2.1.7. Limite de Responsabilidade: No Seguro de Responsabilidade Civil, há, em geral, dois limites de responsabilidade para cada cobertura contratada, o Limite Máximo de Indenização e o Limite Agregado. O primeiro corresponde à indenização máxima a que se obriga a Seguradora no caso de sinistro, ou série de sinistros, com o mesmo fato gerador, abrigados pela cobertura. O segundo representa o total máximo indenizável quando se consideram todos os sinistros ocorridos independentemente, garantidos pela mesma cobertura. Há, ainda, a possibilidade (opcional) de estipulação do Limite Máximo de Garantia da Apólice, a ser aplicado no caso de sinistro garantido por mais de uma das coberturas contratadas.

2.1.8. Prejudicado : Na Responsabilidade Civil, trata-se de pessoa, física ou jurídica, que teve direito violado e sofreu danos em consequência de ato ou fato atribuído à responsabilidade de outrem. No Seguro de Responsabilidade Civil, se um Segurado é responsabilizado por ato ou fato que causou danos a uma pessoa ou a uma empresa, estas, como terceiras na relação Segurado-Seguradora, costumam ser aludidas como "terceiro prejudicado".

2.1.9. Responsabilidade Civil (RC) : É a obrigação, imposta pela lei ao responsável por um ato ilícito, ou por um fato nocivo, de indenizar os danos causados aos prejudicados: “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo" (Art. 927, Código Civil); "Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido" (Art. 938, Código Civil).

2.1.10. Terceiro : No Seguro de Responsabilidade Civil, trata-se do prejudicado por ato ou fato cuja responsabilidade é atribuída ao Segurado. O seguro objetiva, justamente, cobrir os prejuízos financeiros que eventualmente o Segurado venha a ter em ações civis propostas por terceiros prejudicados .

3.

GARANTIA

3.1. A Sociedade Seguradora garante ao Segurado, quando responsabilizado por danos materiais ou pessoais causados a terceiros, o reembolso das indenizações que for obrigado a pagar, a título de reparação, por sentença judicial transitada em julgado, ou por acordo com os terceiros prejudicados, com a anuência da Sociedade Seguradora, desde que atendidas as disposições do contrato e que:

3.1.1. O evento causador do dano tenha ocorrido no período de vigência do Seguro;

3.1.2. O evento causador do dano tenha ocorrido dentro dos limites territoriais e decorrente da utllzação, operação ou reboque de veículo viário

(5)

primariamente como um veículo em conexão com o Negócio.

3.2. Este plano de seguro cobre, também, as despesas emergenciais efetuadas pelo Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

3.3. A garantia prevalece até o Limite Máximo de Indenização (LMI) contratado pelo Segurado para cada cobertura, respeitados os respectivos Limites Agregados (LA), e, quando cabível, o Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG).

3.3.1. Para efeito desta cobertura, o Limite Agregado (LA) corresponde a 1(uma) vez o Limite Máximo de Indenização (LMI).

3.4. A Sociedade Seguradora garante ainda ao ao Segurado: 3.4.1. Os Custos de Defesa:

a) A Seguradora indenizará o Segurado em face dos Custos de Defesa incorridos por este, com o consentimento prévio escrito da Seguradora, em relação ao Sinistro ocorrido;

b) Poderá ser estabelecido um sublimite do LMI, que constará na apólice, para indenização referente aos Custos de Defesa.

3.4.1.1. Cobertura estendida para condutores e passageiros, sendo que o Segurado pode incluir na Apólice apenas:

a) Uma pessoa:

(1) Usando, operando ou rebocando um Veículo Automotor com a permissão do Segurado;

(2) Mantendo uma licença de motorista válida; e

(3) Nem inelegível e nem ter sido previamente negado a obter um Seguro de Veículo Automotor de qualquer descrição.

Ou

b) Um passageiro dentro, em cima, embarcando ou desembarcando do Veículo Automotor com a permissão do Segurado.

3.5. Cobertura estendida para veículos substitutos:

3.5.1. Assim, a definição ‘Veículo Automotor’ deve incluir o Veículo Automotor registrado para uso, que não seja de propriedade do Segurado, mas esteja em posse do Segurado em substituição a um Veículo Automotor enquanto este estiver passando por reparos ou serviços.

3.6. Cobertura de Risco automotor estendida para adição ou exclusão de veículo :

3.6.1. A Seguradora deve indenizar o Segurado em face de Responsabilidade Civil por Dano Pessoal ou Danos à propriedade que ocorram, primeiro, durante o período de Vigência do Seguro e, segundo, gerados por uma Ocorrência causada por ou pelo uso, operação ou reboque de Veículo Automotor em conexão com o Negócio que:

(1) Não esteja identificado na Apólice; e

(2) Foi primeiramente adquirido pelo Segurado por compra, arrendamento mercantil ou locação com opção de compra:

a. Depois do início do período de Seguro; e b. Não mais do que 60 dias antes da Ocorrência.

(6)

3.6.2. Não haverá Indenização sob este benefício adicional caso a Ocorrência tenha ocorrido 60 dias, ou mais, após a aquisição do Veículo Automotor pelo Segurado, a menos que o Segurado tenha:

(1) Fornecido à Seguradora uma declaração por escrito informando a aquisição do Veículo Automotor e todos os assuntos relevantes ao seu Seguro, sob esta Condição Especial; e

(2) Pago o Prêmio cobrado pela Seguradora para segurar o Veículo Automotor.

3.6.3. Se o Segurado requerer que a Seguradora, por escrito, exclua o Veículo Automotor das Condições do Presente Contrato, a partir de uma data especifica, a Seguradora deve reembolsar ao Segurado o Prêmio pelo Veículo Automotor excluído correspondente ao período de Seguro não expirado.

3.7. Cobertura estendida para veículos registrados condicionalmente ou temporariamente:

3.7.1. Assim, a definição de “Veículo Automotor” inclui o Veículo Automotor identificado na Apólice que não está registrado como tal no início do período de Vigência do Seguro, mas está integralmente ou condicionalmente registrado, ou está operando sob permissão viária temporária, no período da Ocorrência.

3.8. Cobertura para contratantes principais:

3.8.1. A Seguradora deve indenizar, em qualquer contrato do Segurado, o contratante principal, como se o Segurado fosse sob esta Condição Especial, em face da Responsabilidade Civil indireta por Dano à Propriedade do contratante principal, causada por ou gerada pelo Segurado ao utilizar, operar ou rebocar um Veículo Automotor para o contratante principal em conexão com o Negócio.

3.9. Cobertura como contratante principal:

3.9.1. Relativamente a um Veículo Automotor que não seja de propriedade do Segurado ou que tenha sido locado pelo Segurado, a Seguradora deve indenizar o Segurado pelos Danos à propriedade, decorrente de Responsabilidade Civil, causado por Terceiro que não o Segurado, quando este Terceiro utilizar, operar ou rebocar um Veículo Automotor.

a) Para ou como representante do Segurado; b) Com a permissão do Segurado;

c) Em conexão com o Negócio; e d) Durante o Período de Seguro.

3.10. Proprietário de Veículos Automotores – renúncias a Danos:

3.10.1. A Seguradora deve indenizar o locatário de acordo com os termos desta Condição Especial, como se Segurado fosse, se:

(1) O Segurado locar um Veículo Automotor a um locatário nos termos de Locação sem Operador; e

(2) O contrato de locação entre o Segurado e locatário prever:

a. Que o Segurado deva providenciar Seguro de Responsabilidade Civil para o locatário do tipo fornecido por esta Condição Especial; ou

(7)

b. Que o Segurado deva desobrigar o locatário da Responsabilidade Civil surgida do uso, operação ou reboque do Veículo Automotor.

4.

RISCOS EXCLUÍDOS

4.1. Esta cobertura não indenizará os danos causados por atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro.

4.2. Nos seguros contratados por pessoas jurídicas, a ex clusão acima aplica-se aos sócios controladores, aos seus dirigentes e administradores legais, aos beneficiários e aos seus respectivos representantes legais .

4.3. Não estão excluídos desta cobertura os danos que vierem a ser atribuídos à responsabilidade do segurado, decorrentes de eventos previstos no contrato e causados por:

4.3.1. atos ilícitos culposos ou dolosos, praticados por empregados do segurado, ou, ainda, por pessoas a eles assemelhadas;

4.3.2. atos ilícitos culposos, praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro, se o segurado for pessoa física, exceto no caso de culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos;

4.3.3. atos ilícitos culposos, praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes legais, se o segurado for pessoa jurídica, exceto no caso de culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos.

4.4. Além dos riscos excluídos nas Condições Ger ais e nos itens 4.1. e 4.2., a Seguradora não indenizará o Segurado em face de Responsabilidade Legal causada diretamente ou indiretamente por, surgimento de ou em conexão com : 4.4.1. Uso, operação ou reboque de veículo terrestre:

a) Em uma corrida, velocidade ou teste de confiabilidade; b) Enquanto condição insegura ou de estrada nessa condição;

c) Para carregar um número de passageiros maior do que o permitido por lei ou por suas especificações;

d) Para carregar ou rebocar carga mais pesada ou maior do que a permitida por lei ou por suas especificações;

e) Para carregar ou, caso contrário, em conexão com substância classificada como “ mercadorias muito perigosas para transportar” , segundo a legislação vigente;

f) Por uma pessoa:

(1) Não apropriadamente qualificada ou adequadamente experiente para usar, operar ou rebocar o veículo viário; ou

(2) Não licenciada, ou mantendo licença obtida inapropriadamente, ou não atendendo condições de uso de licença, operação ou reboque do veículo viário; ou

(3) Sofrendo de uma enfermidade física ou mental que gere inabilidade para o uso, operação ou reboque; ou

(4) Com um nível de drogas e álcool em excesso na respiração, sangue ou urina, acima do permitido por lei para dirigir veículos

(8)

automotores.

Em cada caso em (1) a (3) acima a menos que o Segurado prove que: (i) Não consentiu ao veículo viário ser operado ou dirigido pela

pessoa; e

(ii) Não estava ciente e não poderia razoavelmente ter se tornado ciente nas matérias em (A) a (B) acima;

Em cada caso em (4) acima, salvo se a Seguradora comprove que sinistro ocorreu devido ao estado de embriaguez do condutor e que o Segurado:

(i) não consentiu ao veículo viário ser operado ou dirigido pela pessoa; e

(ii) não estava ciente e não poderia razoavelmente ter se tornado ciente nas matérias em (A) a (B) acima.

g) Primariamente projetado para erguer, abaixar, carregar ou descarregar quando desempenhando uma ou mais de tais funções:

4.4.2. Usar ou operar:

a) Um Veículo Viário; ou

b) Qualquer maquina, ferramenta ou aparato anexado a ou formando parte de um veículo viário;

Como Ferramenta de Negócio; ou

4.4.3. Entregar ou colher carga para ou de veículo viário, mas não operar ou descarregar um veículo viário.

4.5. A Seguradora não deve indenizar o seguro de responsabilidade civil por danos pessoais legais, onde, no momento e local da ocorrência, o veículo viário estava sob regime legal, ou foi obrigado por lei a ter um seguro, a responsabilidade por danos pessoais (se limitada ou não), exceto na m edida em que o esquema ou o seguro não tiver, por outro motivo que não um Segurado de violação de lei, total ou parcialmente, que indenizar o Segurado em face dessa Responsabilidade Legal.A Seguradora ainda não indenizará o Segurado contra Responsabilidade Civil decorrente de:

4.6. A Seguradora ainda não indenizará o Segurado contra Responsabilidade Civil decorrente de:

4.6.1. Responsabilidade Civil de Empregador gerada por Dano Pessoal causado a um empregado:

a) Advindo de qualquer relacionamento descrito na definição ge ral de “ Empregado” ;

b) Imposto pela legislação trabalhista, acordo ou determinação; ou c) Para o qual a legislação exija que o Segurado tenha Seguro. 4.6.2. Responsabilidade Contratual:

a) assumida por um Segurado sob contrato ou acordo, exceto: I- Se a responsabilidade decorrer de lei;

II- Se a responsabilidade surgir de um dispositivo de um contrato de locação de propriedade real ou pessoal, que não seja um dispositivo

(9)

que obrigue o Segurado a efetuar Seguro ou fornecer Indenização no tocante ao objeto do contrato; ou

III- Se a responsabilidade for assumida pelo Segurado sob uma garantia de adequação ou padrão de qualidade de seus Produtos.

Ou

b) para o qual um Segurado tenha desobrigado ou renunciado todo ou parte de seu direito de recuperar Indenização, contribuição ou Danos de outro Segurado.

4.6.3. Decorrentes de confissão;

4.6.4. Por Dano a ou perda de propriedade em posse física ou controle legal do Segurado, nos seguintes casos:

a) qualquer propriedade (não incluindo premissas) enquanto usada ou operada por um Segurado;

b) qualquer veículo ou trailer em um estacionamento de propriedade ou operado por um Segurado, com remuneração;

c) qualquer parte de qualquer propriedade na qual um Segurado esteja trabalhando e o Dano seja diretamente causado por tal trabalho; ou d) qualquer propriedade na posse física ou controle legal do motorista de

um veículo, salvo se a propriedade esteja suspensa por uma Máquina projetada para içá-la.

4.6.5. Poluição, cujo descarte, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape NÃO for repentino, identificável, inesperado ou NÂO ocorrer em sua totalidade em tempo específico no Brasil:

a) para Dano Pessoal ou Danos a propriedade surgindo diretamente ou indiretamente de ou causado por, através, ou em conexão com, descarga, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape de Poluentes, dentro ou sobre terra, atmosfera ou água, incluindo qualquer curso ou corpo de água; ou;

b) o custo de prevenir, remover, anular ou limpar qualquer contaminação ou poluição como consequência do descarte, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape de qualquer Poluente; ou;

c) Dano Pessoal ou Danos a Propriedade decorrentes, diretamente ou indiretamente, de, ou causado por, através, ou em conexão com, o real, alegado ou ameaçado descarte, dispersão, liberação, infiltr ação, migração ou escape de Poluente e causado por qualquer produto que tenha sido descartado, abandonado, largado ou jogado fora por outros; A Responsabilidade Civil agregada da Seguradora sob ( a) e (b) acima, para todas as descargas, dispersões, liberações, infiltrações, migração ou escape de Poluentes, durante o período de Vigência do Seguro, não deve exceder o montante Segurado.

4.6.6. Amianto:

Causado diretamente ou indiretamente por, surgindo de, em consequência de, contribuído para, ou agravado por, amianto , em qualquer forma ou quantidade.

(10)

a) multas ou penalidades;

b) punições exemplares, agravadas ou Danos punitivos;

c) Danos adicionais resultantes de multiplicação de Danos compensatórios; ou

d) Danos liquidados.

4.6.8. Dano à Propriedade pertencente ao Segurado.

4.7. Tecnologia da informação e dados de computador, programas e armazenamento de mídia, preparados ou publicados pelo Segurado ou um Empregado, ou Terceiro que NÂO atendeu às instruções de uso e segurança ou avisos para qualquer equipamento de comput ador ou programa:

4.7.1. A Seguradora não indenizará o Segurado por Dano Pessoal e Dano à Propriedade decorrente, diretamente ou indiretamente, de, ou em conexão com:

a) Operações de Internet do Segurado;

b) o fornecimento de computador ou telecomunicação por ou a favo r do Segurado;

c) o uso de qualquer equipamento de computador ou programa, seja feito por ou de propriedade de um Segurado ou qualquer outra pessoa; ou d) qualquer programa nocivo, incluindo, mas não limitado a, vírus de

computador, bomba lógica ou cavalo de tróia. 4.7.2. Operações de Internet significam:

a) uso de correio eletrônico ou sistema de mensagens por um Segurado ou empregado, incluindo equipe temporária e de meio-período e outros dentro do Negócio do Segurado ou outros se comunicando com o Negócio do Segurado por correio eletrônico ou mensagens;

b) acesso através de uma rede do Segurado à rede mundial ou um site de internet público pelo Segurado ou empregado, incluindo equipe temporária e de meio-período, contratantes ou outros no Negócio do Segurado;

c) acesso a uma intranet do Segurado (informações internas da Empresa e recursos de computação) que é disponibilizado para os clientes do Segurado ou outros fora do Negócio Segurado; e

d) operação e manutenção do website do Segurado.

5.

FORMA DE CONTRATAÇÃO

5.1. A cobertura é contratada a 1º Risco Absoluto.

6. FRANQUIAS

6.1. Desde que acordado entre as partes poderão ser adotadas franquias dedutíveis nesta cobertura. Quando adotadas, as franquias dedutíveis constarão das condições contratuais do seguro.

(11)

7.

LIMITES DA COBERTURA

7.1. Para cada Cobertura será estipulada a existência de um Limite Máximo de Indenização (LMI) e de um Limite Agregado (LA).

7.1.1. Os Limites Máximos de Indenização de cada cobertura (LMI), assim como os respectivos Limites Agregados (LA), não se somam nem se comunicam. 7.2. É facultativo estabelecer, nos Planos de Seguro Não-Padronizados, um Limite

Máximo de Garantia da Apólice (LMG).

8. DOCUMENTOS EM CASO DE SINISTRO

8.1. Além das disposições constantes no plano de seguro principal, a documentação mínima a ser entregue à Seguradora, em caso de sinistro, segue conforme abaixo: 8.1.1. formulário de aviso de sinistro preenchido;

8.1.2. documento de identificação do Terceiro;

8.1.3. cópia da ação civil movida contra o Segurado por reparação de perdas e danos causados a terceiros, quando aplicável;

8.1.4. certidão de ocorrência da polícia local, quando cabível;

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Ratificam-se as demais Condições Gerais do Plano de Seguro Zurich Max Equipamentos que não foram revogadas por esta Condição Especial.

10. LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

10.1. O CLIENTE reconhece que ao preencher a proposta com fornecimento das informações nela constante, concorda que os dados pessoais e/ou de saúde serão usados e analisados pela SEGURADORA para aceitação ou não do risco, e sendo estabelecido o contrato de seguro, esses dados (anonimizados ou não) poderão ser usados em modelos preditivos e/ou mercadológicos das empresas do nosso Grupo econômico, bem como, para o fim único da execução do contrato de seguro, ditas informações poderão ser compartilhadas com empresas que nos ajude no cumprimento do contrato de seguro (por ex. assistência, resseguradora, regulação de sinistro, serviços de telemedicina, call center, corretora, estipulante, etc). Os dados do CLIENTE serão guardados com todo zelo e cuidado, e mantidos pelo prazo previsto pelo Regulador de Seguros.

10.2. O CLIENTE, na condição de titular dos dados pessoais, tem direito a obter, em relação aos seus dados tratados pela SEGURADORA, a qualquer momento e mediante pedido expresso, pedidos como: (i) a confirmação da existência de tratamento; (ii) o acesso aos dados; (iii) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, etc.

10.3. O CLIENTE está ciente de que, para realizar qualquer uma dessas solicitações ou tirar qualquer dúvida sobre os seus dados pessoais, deverá entrar em contato com a SEGURADORA, por meio do e-mail: protecaodedados@br.zurich.com.

10.4. A SEGURADORA garante e assume o compromisso de jamais vender e nem ceder os dados do CLIENTE além da finalidade mencionada, e cumpre integralmente a Lei

(12)

Geral de Proteção de Dados do Brasil. Para conhecer na integralidade a política de proteção de dados da SEGURADORA, por favor acesse https://www.zurich.com.br”.

Seção 07 - COBERTURA ADICIONAL DE RESPONSABILIDADE

CIVIL MÁQUINAS

1.

OBJETIVO

1.1. O objetivo desta Condição Especial é a inclusão, mediante pagamento de prêmio adicional, da cobertura de Responsabilidade Civil Geral no Seguro Principal Zurich Max Equipamentos.

1.2. A contratação desta cobertura se dá expressamente por pessoas jurídicas.

2.

DEFINIÇÕES

2.1. Além das definições presentes nas Condições Gerais do Plano de Seguro Principal, serão utilizadas as definições especificas para Responsabilidade Civil conforme abaixo.

2.1.1. Acidente: Evento danoso que ocorre de forma súbita e imprevista, exteriormente à vítima ou à coisa atingida, não necessariamente provocando morte, seqüelas permanentes ou destruição.

2.1.2. Culpa : Na Responsabilidade Civil, os atos ilícitos praticados por outrem ou por aqueles pelos quais é o mesmo responsável, são classificados como dolosos ou culposos. Os atos ilícitos culposos estão associados a um comportamento negligente ou imprudente. Nestes casos, diz-se que há culpa em sentido estrito ("stricto sensu"). Em sentido amplo ("lato sensu"), diz-se que o responsável por um ato ilícito agiu com culpa, ou tem culpa, independente de seu ato ter sido doloso ou culposo. Portanto, no sentido amplo, culpa tem dois significados: dolo, ou culpa no sentido estrito.

2.1.3. Dano Corporal / Pessoal: Dano que atinge a integridade física de uma pessoa, inclusive morte ou invalidez.

2.1.4. Dano estético: É todo e qualquer dano causado a pessoas que implique em redução ou perda de padrão de beleza ou estética, embora não acarrete sequelas que interfiram no funcionamento do organismo.

O dano estético não se confunde com dano moral e não está amparado por nenhuma das coberturas contratadas nesta apólice.

2.1.5. Dano Moral: Toda e qualquer ofensa ou violação que mesmo sem ferir ou causar estragos aos bens patrimoniais de uma pessoa, ofenda aos seus princípios e valores de ordem moral, tais como os que se referem à sua liberdade, à sua honra, aos seus sentimentos, à sua dignidade e/ou à sua família, sendo, em contraposição ao patrimônio material, tudo aquilo que não seja suscetível de valor econômico.

2.1.6. O Dano Moral é risco excluído de todas as coberturas desta apólice.

2.1.7. Indenização : No Seguro de Responsabilidade Civil, em caso de sinistro, corresponde ao pagamento e/ou reembolso, até o Limite Máximo de

(13)

Garantia da Apólice (ou até o Limite Máximo de Indenização por cobertura contratada), das quantias que o Segurado foi judicialmente condenado a pagar a terceiros prejudicados, e/ou despendeu tentando evitar o sinistro ou minorar as suas consequências.

2.1.8. Limite Agregado (LA) : No Seguro de Responsabilidade Civil, não há normalmente previsão de reintegração, após a liquidação de um sinistro, do Limite Máximo de Indenização da cobertura cuja garantia tenha sido reivindicada. Para contornar, ao menos parcialmente, a ausência da reintegração, e eventualmente cobrir sinistros independentes abrigados pela mesma cobertura, utiliza-se o Limite Agregado, que representa o total máximo indenizável pelo contrato de seguro, relativamente à cobertura considerada. O seu valor, previamente fixado, é normalmente estipulado como o produto do Limite Máximo de Indenização por um fator maior ou igual que um, como, por exemplo, 1 e meio,ou 2, ou 3. Não é, no entanto, obrigatório que este fator seja maior do que um, considerando-se, nestes casos, que o Limite Agregado é igual ao Limite Máximo de Indenização. Os Limites Agregados estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando. Quando o contrato opta pela garantia tríplice, não há Limite Agregado.

2.1.9. Limite Máximo de Garantia (LMG) da Apólice : Representa o limite máximo de responsabilidade da Seguradora, de estipulação opcional, aplicável a apólices que abranjam várias coberturas, quando acionadas por sinistros decorrentes de um mesmo fato gerador. Se a soma das reparações e/ou despesas, devidas ou pagas pelo Segurado, exceder o LMG, a Seguradora assumirá o pagamento de indenizações e/ou reembolsos até que totalizem aquele limite, não estando o excesso coberto pelo seguro.

2.1.10. Limite Máximo de Indenização por Cobertura Contratada (LMI): Limite máximo de responsabilidade da Seguradora, por cobertura, relativo a reclamação, ou série de reclamações decorrentes do mesmo fato gerador. Os limites máximos de indenização estabelecidos para coberturas distintas são independentes, não se somando nem se comunicando.

2.1.11. Limite de Responsabilidade: No Seguro de Responsabilidade Civil, há, em geral, dois limites de responsabilidade para cada cobertura contratada, o Limite Máximo de Indenização e o Limite Agregado. O primeiro corresponde à indenização máxima a que se obriga a Seguradora no caso de sinistro, ou série de sinistros, com o mesmo fato gerador, abrigados pela cobertura. O segundo representa o total máximo indenizável quando se consideram todos os sinistros ocorridos independentemente, garantidos pela mesma cobertura. Há, ainda, a possibilidade (opcional) de estipulação do Limite Máximo de Garantia da Apólice, a ser aplicado no caso de sinistro garantido por mais de uma das coberturas contratadas.

2.1.12. Prejudicado : Na Responsabilidade Civil, trata-se de pessoa, física ou jurídica, que teve direito violado e sofreu danos em consequência de ato ou fato atribuído à responsabilidade de outrem. No Seguro de Responsabilidade Civil, se um Segurado é responsabilizado por ato ou fato que causou danos a uma pessoa ou a uma empresa, estas, como terceiras na relação Segurado-Seguradora, costumam ser aludidas como "terceiro prejudicado".

2.1.13. Responsabilidade Civil (RC) : É a obrigação, imposta pela lei ao responsável por um ato ilícito, ou por um fato nocivo, de indenizar os danos causados aos

(14)

prejudicados: “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo" (Art. 927, Código Civil); "Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido" (Art. 938, Código Civil).

2.1.14. Terceiro : No Seguro de Responsabilidade Civil, trata-se do prejudicado por ato ou fato cuja responsabilidade é atribuída ao Segurado. O seguro objetiva, justamente, cobrir os prejuízos financeiros que eventualmente o Segurado venha a ter em ações civis propostas por terceiros prejudicados.

3.

GARANTIA

3.1. A Sociedade Seguradora garante ao Segurado, quando responsabilizado por danos materiais ou pessoais causados a terceiros ocasionados pela operação das máquinas descritas na Apólice, o reembolso das indenizações que for obrigado a pagar, a título de reparação, por sentença judicial transitada em julgado, ou por acordo com os terceiros prejudicados, com a anuência da Sociedade Seguradora, desde que atendidas as disposições do contrato e que:

3.1.1. O evento causador do dano tenha ocorrido no período de vigência do Seguro;

3.1.2. O evento causador do dano tenha sido decorrente do uso ou operação do veículo automotor, ou de qualquer máquina, ferramenta ou aparelho ligado ao veículo, ou que faça parte do veículo, como uma ferramenta do negócio. 3.2. Este plano de seguro cobre, também, as despesas emergenciais efetuadas pelo

Segurado ao tentar evitar e/ou minorar os danos causados a terceiros, atendidas as disposições do contrato.

3.3. A garantia prevalece até o Limite Máximo de Indenização (LMI) contratado pelo Segurado para cada cobertura, respeitados os respectivos Limites Agregados (LA), e, quando cabível, o Limite Máximo de Garantia da Apólice (LMG).

3.3.1. Para efeito desta cobertura, o Limite Agregado (LA) corresponde a 1(uma) vez o Limite Máximo de Indenização (LMI).

3.4. A Sociedade Seguradora garante ainda ao ao Segurado: 3.4.1. Os Custos de Defesa:

a) A Seguradora indenizará o Segurado em face dos Custos de Defesa incorridos por este, com o consentimento prévio escrito da Seguradora, em relação ao Sinistro ocorrido.

b) Poderá ser estabelecido um sublimite do LMI, que constará na apólice, para indenização referente aos Custos de Defesa.

3.4.1.1. Cobertura estendida para condutores e passageiros, sendo que o Segurado pode incluir na Apólice apenas:

a) Uma pessoa:

(1) Usando, operando ou rebocando um Veículo Automotor com a permissão do Segurado;

(2) Mantendo uma licença de motorista válida; e

(3) Nem inelegível e nem ter sido previamente negado a obter um Seguro de Veículo Automotor de qualquer descrição.

(15)

Ou

b) um passageiro dentro, em cima, embarcando ou desembarcando do Veículo Automotor com a permissão do Segurado.

3.5. Cobertura estendida para veículos substitutos:

3.5.1. Assim, a definição ‘Veículo Automotor’ deve incluir o Veículo Automotor registrado para uso, que não seja de propriedade do Segurado, mas esteja em posse do Segurado em substituição a um Veículo Automotor enquanto este estiver passando por reparos ou serviços

3.6. Cobertura de Risco automotor estendida para adição ou exclusão de veículo :

3.6.1. A Seguradora deve indenizar o Segurado em face de Responsabilidade Civil por Dano Pessoal ou Danos à propriedade que ocorram, primeiro, durante o período de Vigência do Seguro e, segundo, gerados por uma Ocorrência causada por ou pelo uso, operação ou reboque de Veículo Automotor em conexão com o Negócio que:

(1) Não esteja identificado na Apólice; e

(2) Foi primeiramente adquirido pelo Segurado por compra, arrendamento mercantil ou locação com opção de compra:

a. Depois do início do período de Seguro; e b. Não mais do que 60 dias antes da Ocorrência.

3.6.2. Não haverá Indenização sob este benefício adicional caso a Ocorrência tenha ocorrido 60 dias, ou mais, após a aquisição do Veículo Automotor pelo Segurado, a menos que o Segurado tenha:

(1) Fornecido à Seguradora uma declaração por escrito informando a aquisição do Veículo Automotor e todos os assuntos relevantes ao seu Seguro, sob esta Condição Especial; e

(2) Pago o Prêmio cobrado pela Seguradora para segurar o Veículo Automotor.

3.6.3. Se o Segurado requerer que a Seguradora, por escrito, exclua o Veículo Automotor das Condições do Presente Contrato, a partir de uma data especifica, a Seguradora deve reembolsar ao Segurado o Prêmio pelo Veículo Automotor excluído correspondente ao período de Seguro não expirado.

3.7. Cobertura estendida para veículos registrados condicionalmente ou temporariamente:

3.7.1. Assim, a definição de “Veículo Automotor” inclui o Veículo Automotor identificado na Apólice que não está registrado como tal no início do período de Vigência do Seguro, mas está integralmente ou condicionalmente registrado, ou está operando sob permissão viária temporária, no período da Ocorrência.

3.8. Cobertura para contratantes principais:

3.8.1. A Seguradora deve indenizar, em qualquer contrato do Segurado, o contratante principal, como se o Segurado fosse sob esta Condição Especial, em face da Responsabilidade Civil indireta por Dano à Propriedade do contratante principal, causada por ou gerada pelo Segurado ao utilizar,

(16)

operar ou rebocar um Veículo Automotor para o contratante principal em conexão com o Negócio.

3.9. Cobertura como contratante principal:

3.9.1. Relativamente a um Veículo Automotor que não seja de propriedade do Segurado ou que tenha sido locado pelo Segurado, a Seguradora deve indenizar o Segurado pelos Danos à propriedade, decorrente de Responsabilidade Civil, causado por Terceiro que não o Segurado, quando este Terceiro utilizar, operar ou rebocar um Veículo Automotor.

a) Para ou como representante do Segurado; b) Com a permissão do Segurado;

c) Em conexão com o Negócio; e d) Durante o Período de Seguro.

3.10. Proprietário de Veículos Automotores – renúncias a Danos

3.10.1. A Seguradora deve indenizar o locatário de acordo com os termos desta Condição Especial, como se Segurado fosse, se:

(1) O Segurado locar um Veículo Automotor a um locatário nos termos de Locação sem Operador; e

(2) O contrato de locação entre o Segurado e locatário prever:

a. Que o Segurado deva providenciar Seguro de Responsabilidade Civil para o locatário do tipo fornecido por esta Condição Especial; ou b. Que o Segurado deva desobrigar o locatário da Responsabilidade

Civil surgida do uso, operação ou reboque do Veículo Automotor.

4.

RISCOS EXCLUÍDOS

4.1. Esta cobertura não indenizará os danos causados por atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro.

4.2. Nos seguros contratados por pessoas jurídicas, a exclusão acima aplica-se aos sócios controladores, aos seus dirigentes e administradores legais, aos beneficiários e aos seus respectivos representantes legais .

4.3. Não estão excluídos desta cobertura os danos que vierem a ser atribuídos à responsabilidade do segurado, decorrentes de eventos previstos no contrato e causados por:

4.3.1. atos ilícitos culposos ou dolosos, praticados por empregados do segurado, ou, ainda, por pessoas a eles assemelhadas;

4.3.2. atos ilícitos culposos, praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal, de um ou de outro, se o segurado for pessoa física, exceto no caso de culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos;

4.3.3. atos ilícitos culposos, praticados pelos sócios controladores, dirigentes, administradores legais, beneficiários e respectivos representantes legais, se o segurado for pessoa jurídica, exceto no caso de culpa grave equiparável a atos ilícitos dolosos.

(17)

garantidos por esta cobertura: 4.4.1. Veículos automotores:

Estão exclusas apenas ocorrências de Responsabilidade Civil de Veículos Automotores com Danos a Propriedade onde a propriedade, posse, operação, uso ou reboque por ou em nome de um segurado de um veículo automotor que, no momento e local da ocorrência:

a) Era obrigado por lei a ser registrado para uso como um veículo, mas não estava registrado; ou

b) Foi registrado para ser utilizado como um veículo. E apenas durante:

(1) O uso ou operação do veículo automotor, ou de qualquer máquina, ferramenta ou aparelho ligado à ou que faça parte do veículo, NÃO como uma ferramenta do negócio; e

(2) A utilização ou operação de um veículo automotor NÃO projetado primariamente para elevação, abaixamento, carga ou descarga para desempenhar uma ou mais das tais funções; e

(3) As operações que NÃO envolvam: a carga e descarga do próprio veículo automotor; ou a sua condução, mesmo em área pública, com a finalidade de seu estacionamento no local de trabalho; e

(4) a condução do veículo automotor que NÃO seja em uma área pública para a realização de trabalhos ou em fase de execução de serviços, manutenção ou reparo.

4.4.2. Riscos Profissionais:

O desempenho de falha no fornecimento, ou erro ou omissão na prestação de um serviço profissional ou aconselhamento (além de primeiros socorros ou quaisquer serviços de emergência médica ou não -médicos para a pessoa) por um Segurado ou outra pessoa ou empresa, mas esta exclusão não se aplica quando o serviço ou conselho for fornecida por um Segurado sem custo ou taxa.

4.4.3. Projetos, planos, especificações, padrões e fórmulas:

Qualquer projeto, plano, especificação, padrão ou fórmula fornecida por um Segurado ou outra pessoa ou empresa.

4.4.4. Fabricação Defeituosa:

O custo de desempenhar, completar, corrigir ou melhorar qualquer trabalho realizado pelo Segurado.

4.4.5. Produtos defeituosos:

a) Um defeito ou qualidade prejudicial de qualquer produto que for conhecida ou suspeita de existir por um Segurado antes que o produto deixe a posse e controle do Segurado;

b) Uma violação do Segurado das Condições Gerais ou uma falha do Segurado, após tomar conhecimento de um defeito do produto, para localizar e retirar o produto;

c) Danos à propriedade de produtos causados direta ou indiretamente por ou resultantes de qualquer defeito, natureza nociva ou inadequação dos produtos.

(18)

4.4.6. Aeronaves, hovercraft e Embarcações:

A propriedade, manutenção, operação ou uso de: a) Aeronaves;

b) Hovercraft; c) Embarcações.

4.4.7. Produtos de Aeronaves:

Máquinas e equipamentos de aeronaves. 4.4.8. Perda de uso:

Perda de uso de um bem que não for fisicamente danificado, perdido ou destruído causados direta ou indiretamente por ou resultantes de:

a) Atraso ou falta de desempenho de um acordo por ou em nome de um Segurado; ou

b) Falha de produtos para atender o nível de desempenho, qualidade, adequação ou durabilidade expressa ou implicitamente garantidos ou representados por um segurado, mas esta exclusão não se aplica à perda de uso de um bem resultante de danos físicos súbita e acidentalmente, perda ou destruição de produtos depois de serem colocados em uso por pessoas ou empresas que não sejam um Segurado.

4.4.9. Agressão e tentativa de agressão:

Agressão ou tentativa de agressão cometidos por ou na direção de um segurado, exceto para fins de prevenção ou remoção de perigo para pessoas ou bens.

4.4.10. Discriminação, assédio e demissão sem justa causa; 4.4.11. Propaganda:

a) Lesão de Publicidade decorrente de:

(1) Quebra de contrato, que não seja a apropriação indevida de idéias de publicidade no âmbito de um contrato implícito;

(2) A descrição errada do preço de um produto do Segurado, ou

(3) Falha de um produto do Segurado para se conformar com o desempenho ou a qualidade anunciada.

Ou

b) Lesão de Publicidade em que incorrer um segurado cuja ocupação ou negócio principal seja a publicidade, transmissão, publicação ou telecasting.

4.4.12. Difamação:

A publicação ou emissão de qualquer material difamatório ou depreciativo:

a) Antes do início do período de seguro;

b) Por um segurado ou a uma direção do Segurado com o conhecimento de sua falsidade; ou

(19)

telecasting.

4.4.13. Vibração e remoção de suporte: a) Vibração; ou

b) Remoção ou enfraquecimento ou interferência com suporte para terrenos ou edifícios.

4.4.14. Tabaco:

A inalação ou ingestão de, ou exposição a:

a) Tabaco, produtos de tabaco ou derivados de tabaco; b) Fumaça de tabaco;

c) Qualquer ingrediente ou aditivo presente em todos os artigos, itens ou produtos que também contêm ou incluem tabaco.

4.4.15. Recall de Produtos:

Prejuízo, custos ou despesa a que incorrer o Segurado pela perda do uso, retirada, recall, inspeção, reparo, substituição, ajuste, remoção ou eliminação de produtos ou qualquer propriedade corpóreo de que fazem parte, se os produtos são retirados do mercado ou de utilização em razão de defeito, deficiência, inadequação conhecida ou suspeita ou condição perigosa dos Produtos.

4.5. A Seguradora ainda não indenizará o Segurado contra Responsabilidade Civil decorrente de:

4.5.1. Responsabilidade Civil de Empregador gerada por Dano Pessoal causado a um empregado:

a) Advindo de qualquer relacionamento descrito na definição geral de “ Empregado” ;

b) Imposto pela legislação trabalhista, acordo ou determinação; ou c) Para o qual a legislação exija que o Segurado tenha Seguro. 4.5.2. Responsabilidade Contratual:

a) Assumida por um Segurado sob contrato ou acordo, exceto: I- Se a responsabilidade decorrer de lei;

II- Se a responsabilidade surgir de um dispositivo de um contrato de locação de propriedade real ou pessoal, que não seja um dispositivo que obrigue o Segurado a efetuar Seguro ou fornecer Indenização no tocante ao objeto do contrato; ou

III- Se a responsabilidade for assumida pelo Segurado sob uma garantia de adequação ou padrão de qualidade de seus Produtos.

Ou

b) Para o qual um Segurado tenha desobrigado ou renunciado todo ou parte de seu direito de recuperar Indenização, contribuição ou Danos de outro Segurado.

4.5.3. Decorrentes de confissão;

4.5.4. Por Dano a ou perda de propriedade em posse física ou controle legal do Segurado, nos seguintes casos:

(20)

a) qualquer propriedade (não incluindo premissas) enquanto usada ou operada por um Segurado;

b) qualquer veículo ou trailer em um estacionamento de propriedade ou operado por um Segurado, com remuneração;

c) qualquer parte de qualquer propriedade na qual um Segurado esteja trabalhando e o Dano seja diretamente causado por tal trabalho; ou d) qualquer propriedade na posse física ou controle legal do motorista de

um veículo, salvo se a propriedade esteja suspensa por uma Máquina projetada para içá-la.

4.5.5. Poluição, cujo descarte, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape NÃO for repentino, identificável, inesperado ou NÂO ocorrer em sua totalidade em tempo específico no Brasil:

a) para Dano Pessoal ou Danos a propriedade surgindo diretamente ou indiretamente de ou causado por, através, ou em conexão com, descarga, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape de Poluentes, dentro ou sobre terra, atmosfera ou água, incluindo qualquer curso ou corpo de água; ou;

b) o custo de prevenir, remover, anular ou limpar qualquer contaminação ou poluição como consequência do descarte, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape de qualquer Poluente; ou;

c) Dano Pessoal ou Danos a Propriedade decorrentes, diretamente ou indiretamente, de, ou causado por, através, ou em conexão com, o real, alegado ou ameaçado descarte, dispersão, liberação, infiltração, migração ou escape de Poluente e causado por qualquer produto que tenha sido descartado, abandonado, largado ou jogado fora por outros; A Responsabilidade Civil agregada da Seguradora sob ( a) e (b) acima, para todas as descargas, dispersões, liberações, infiltrações, migração ou escape de Poluentes, durante o período de Vigência do Seguro, não deve exceder o montante Segurado.

4.5.6. Amianto:

Causado diretamente ou indiretamente por, surgindo de, em consequência de, contribuído para, ou agravado por, amianto, em qualquer forma ou quantidade.

4.5.7. Multas:

a) Multas ou penalidades;

b) Punições exemplares, agravadas ou Danos punitivos;

c) Danos adicionais resultantes de multiplicação de Danos compensatórios; ou

d) Danos liquidados.

4.5.8. Dano à Propriedade pertencente ao Segurado.

4.6. Tecnologia da informação e dados de computador, programas e armazenamento de mídia, preparados ou publicados pelo Segurado ou um Empregado, ou Terceiro que NÂO atendeu às instruções de uso e segurança ou avisos para qualquer equipamento de computador ou pr ograma:

(21)

Propriedade decorrente, diretamente ou indiretamente, de, ou em conexão com:

a) Operações de Internet do Segurado;

b) O fornecimento de computador ou telecomunicação por ou a favor do Segurado;

c) O uso de qualquer equipamento de computador ou programa, seja feito por ou de propriedade de um Segurado ou qualquer outra pessoa; ou d) Qualquer programa nocivo, incluindo, mas não limitado a, vírus de

computador, bomba lógica ou cavalo de tróia. 4.6.2. Operações de Internet significam:

a) Uso de correio eletrônico ou sistema de mensagens por um Segurado ou empregado, incluindo equipe temporária e de meio-período e outros dentro do Negócio do Segurado ou outros se comunicando com o Negócio do Segurado por correio eletrônico ou mensagens;

b) Acesso através de uma rede do Segurado à rede mundial ou um site de internet público pelo Segurado ou empregado, incluindo equipe temporária e de meio-período, contratantes ou outros no Negócio do Segurado;

c) Acesso a uma intranet do Segurado (informações internas da Empresa e recursos de computação) que é disponibilizado para os clientes do Segurado ou outros fora do Negócio Segurado; e

d) Operação e manutenção do website do Segurado;

5.

FORMA DE CONTRATAÇÃO

5.1. A cobertura é contratada a 1º Risco Absoluto.

6. FRANQUIAS

6.1. Desde que acordado entre as partes poderão ser adotadas franquias dedutíveis nesta cobertura. Quando adotadas, as franquias dedutíveis constarão das condições contratuais do seguro.

7.

LIMITES DA COBERTURA

7.1. Para cada Cobertura será estipulada a existência de um Limite Máximo de Indenização (LMI) e de um Limite Agregado (LA).

7.1.1. Os Limites Máximos de Indenização de cada cobertura (LMI), assim como os respectivos Limites Agregados (LA), não se somam nem se comunicam. 7.1.2. Poderão ser definidos sublimites para o LMI, bem como LA próprios para:

a) Por responsabilidade civil decorrente de produtos; b) Por responsabilidade civil de Dano à Propriedade;

c) Por responsabilidade civil por danos materiais causados por, resultantes de ou em conexão com:

(22)

(1) Vibração;

(2) Remoção ou enfraquecimento de, ou interferência com, suporte para terrenos ou edifícios.

7.2. A franquia deve ser aplicável por ocorrência à toda indenização nos termos deste item 7.

7.3. A indenização por responsabilidade civil decorrente da uma ocorrência não deve exceder o LMI e deve ser adicionalmente limitada da seguinte forma:

7.3.1. Por responsabilidade civil decorrente de produtos, o saldo do LMI depois de deduzida a soma de todos os valores já pagos pela Seguradora nos termos deste item 7, durante o período de seguro por responsabilidade civil em relação a produtos;

7.3.2. Por responsabilidade civil para tal parte de Dano à Propriedade, sendo dano físico ou destruição de, mas que a perda não resulte do uso de bens tangíveis na posse física ou controle civil de:

a) Um Segurado, diretor ou sócio de um Segurado, ou um empregado, que não seja:

(1) Propriedade excluída pelas Condições Gerais;

(2) Instalações arrendadas, alugadas ou locadas para o Segurado. b) O condutor de um veículo enquanto tal propriedade seja suspensa por

uma máquina concebida para içar essa propriedade.

O saldo entre a soma de R$ 250.000 depois de deduzida a soma de todos os valores já pagos pela Seguradora nos termos desta Seção, durante o período de seguro por responsabilidade civil por danos materiais desse tipo. 7.3.3. por responsabilidade civil por danos materiais causados por, resultantes de

ou em conexão com: a) Vibração;

b) Remoção ou enfraquecimento de, ou interferência com, suporte para terrenos ou edifícios.

O saldo da soma de R$ 500.000 depois de deduzida a soma de todos os valores já pagos pela Seguradora nos termos desta Seção, durante o período de seguro por responsabilidade civil por danos materiais desse tipo.

7.4. Se o segurado for mais de uma pessoa ou empresa, o montante segurado (incluindo como limitada em 7.3.1 a 7.3.3 acima) deve ser aplicado ao agregado de toda a responsabilidade civil de todas as pessoas e empresas que surjam direta ou indiretamente de uma Ocorrência.

7.5. A franquia deve ser aplicável por ocorrência à toda indenização nos termos deste item 7.

8. DOCUMENTOS EM CASO DE SINISTRO

8.1. Além das disposições constantes no plano de seguro principal, a documentação mínima a ser entregue à Seguradora, em caso de sinistro, segue conforme abaixo : 8.1.1. Formulário de aviso de sinistro preenchido;

(23)

8.1.3. Cópia da ação civil movida contra o Segurado por reparação de perdas e danos causados a terceiros, quando aplicável;

8.1.4. Certidão de ocorrência da polícia local, quando cabível.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Ratificam-se as demais Condições Gerais do Plano de Seguro Zurich Max Equipamentos que não foram revogadas por esta Condição Especial.

10. LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

10.1. O CLIENTE reconhece que ao preencher a proposta com fornecimento das informações nela constante, concorda que os dados pessoais e/ou de saúde serão usados e analisados pela SEGURADORA para aceitação ou não do risco, e sendo estabelecido o contrato de seguro, esses dados (anonimizados ou não) poderão ser usados em modelos preditivos e/ou mercadológicos das empresas do nosso Grupo econômico, bem como, para o fim único da execução do contrato de seguro, ditas informações poderão ser compartilhadas com empresas que nos ajude no cumprimento do contrato de seguro (por ex. assistência, resseguradora, regulação de sinistro, serviços de telemedicina, call center, corretora, estipulante, etc). Os dados do CLIENTE serão guardados com todo zelo e cuidado, e mantidos pelo prazo previsto pelo Regulador de Seguros”.

10.2. O CLIENTE, na condição de titular dos dados pessoais, tem direito a obter, em relação aos seus dados tratados pela SEGURADORA, a qualquer momento e mediante pedido expresso, pedidos como: (i) a confirmação da existência de tratamento; (ii) o acesso aos dados; (iii) a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados, etc.

10.3. O CLIENTE está ciente de que, para realizar qualquer uma dessas solicitações ou tirar qualquer dúvida sobre os seus dados pessoais, deverá entrar em contato com a SEGURADORA, por meio do e-mail: protecaodedados@br.zurich.com.

10.4. A SEGURADORA garante e assume o compromisso de jamais vender e nem ceder os dados do CLIENTE além da finalidade mencionada, e cumpre integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil. Para conhecer na integralidade a política de proteção de dados da SEGURADORA, por favor acesse https://www.zurich.com.br”.

Referências

Documentos relacionados

SEGURO - contrato pelo qual a American Life mediante a cobrança de prêmio se compromete a indenizar o Segurado ou o beneficiário pela ocorrência do evento coberto pela

Nos termos desta Condição Especial, o presente contrato garante as reparações pecuniárias legalmente exigíveis ao Segurado com fundamento em responsabilidade civil

1. A presente Condição Especial garante a Responsabilidade civil extracontratual do Segurado decorrente da exploração normal da atividade segura, nas instalações do Segurado.

O contrato de seguro garante o pagamento de indemnizações que sejam legalmente devidas pelo Segurado a título de responsabilidade civil por danos causados a terceiros, em

Com uma marca forte e líder de mercado no Brasil, a Bematech oferece um portfólio completo de soluções em tecnologia para o ponto de venda com foco em automação fiscal, gestão

Parágrafo Segundo: A partir da presente Convenção Coletiva de Trabalho Extraordinária, todo o trabalhador que tiver sua carga horária e salário reduzidos,

Esse trabalho teve como principal objetivo analisar a utilização da tecnologia pa- ra o processo de educação em sala de aula, visando uma melhor qualidade do ensino e se jus-

(a) A Seguradora deve indenizar o Segurado em face de Responsabilidade Legal por dano pessoal ou danos a propriedade ocorrendo primeiro durante o período de seguro e gerada por