• Nenhum resultado encontrado

ACIA EM AÇÃO ANÁPOLIS NO CONTEXTO DE SEGURANÇA NACIONAL. Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACIA EM AÇÃO ANÁPOLIS NO CONTEXTO DE SEGURANÇA NACIONAL. Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis

A

CIA EM

A

ÇÃO

ANÁPOLIS NO CONTEXTO DE SEGURANÇA NACIONAL

O Major da reserva do Exército Brasileiro, Vitor Hugo Almeida, foi o palestrante da 42ª Reunião Ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis desta quarta-feira, dia 13 de junho.

Ele participou do encontro a convite do presidente Anastacios Apostolos Dagios, que fez questão de enfatizar o curriculum do major e a importância de o Estado Brasileiro avançar em investimentos que garantam a soberania nacional.

Também explicou que dentro desse contexto, o Estado de Goiás, como centro estratégico do Brasil, tem papel importantíssimo e que é fundamental aos empre-sários anapolinos estarem a par das atuais e futuras ações do Ministério da Defesa e também participarem como fornecedores de suprimentos e armamentos para as tropas.

O major pontuou que com a implantação do Centro de Aquisição do Ministério na cidade de Anápolis vai fazer com que parte dos recursos destinado à Defesa fiquem no estado, sobretudo com o incentivo fiscal concedido por Goiás (Convênio 95/12, do Governo do Estado com o Confaz que reduziu o ICMS de 18% para 4% de produtos vendidos para o Ministério da Defesa).

O especialista pontuou que com a implantação do

Centro de Aquisição do Ministério na cidade de Anápolis vai fazer com que parte dos 98,8 milhões fiquem no estado, sobretudo com o incentivo fiscal concedido por Goiás (Convênio 95/12, do Governo do Estado com o Confaz que reduziu o ICMS de 18% para 4% de produtos vendidos para o Ministério da Defesa).

TRIÂNGULO DA DEFESA NACIONAL

O major Vitor Hugo explicou que a ALA 2, locali-zada em Anápolis; o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, em Goiânia; o Forte Santa Bárbara, em Formosa de Goiás, e o Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cristalina de Goiás, ao serem ligados em linha reta, formam o Triângulo da Defesa Nacional e que estas unidades não foram construídas ao acaso.

(2)

KC 390

GRIPEN NG

O Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, também conhecido como Forte Santa Bárbara, possui viaturas e mísseis e viaturas com alcance de até 300 km. O major Vitor Hugo informou que em termos de tecnologia esse alcance pode ser maior, mas devido a assinatura de acordos internaciona-is, o governo se limitou a testes de apenas 300 km, mas caso precise, tem condições de ampliar o alcance.

O Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cristalina de Goiás é uma Força de Emprego Estratégico do Exército, devendo estar em condições de ser empregada a qualquer parte do territó-rio nacional.

Tem a missão de atuar a qualquer momento para garantia da soberania nacional e também em atuações de missão de paz da Organização das Nações Unidas.

SEGURANÇA NACIONAL

‘‘ESTAMOS EM GUERRA NO BRASIL’’

Esta foi uma das principais afirmações do Major Vitor Hugo. Com base num levantamento realizado pelo Instituto para Economia e a Paz, nos cinco países que sofrem com os maiores conflitos provocados pelo terrorismo, no Iraque houve o maior número de mortes no passado com 9.765 enquanto no Brasil morreram mais de 60 mil pessoas, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o que dá uma média de 7 pessoas assassinadas por hora no país. O palestrante também falou de Projetos de Lei que estão em estudo na Câmara dos deputados acerca do combate ao terrorismo.

O diretor da ACIA para Assuntos de Convênio, Ederval Rodrigues de Araújo, manifestou indignação com o excesso de arames farpados e bloquei na rua onde fica a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), na Cidade Jardim. De acordo com ele, isso faz A ALA 2, antiga Base Aérea de Anápolis, foi

pensada desde o início com o intuito de proteger a capital federal e todo território nacional, nos próximo anos irá receber as aeronaves que são dois dos principa-is investimentos da Força Aérea Nacional (FAB), os caças Gripen NG e o KC -390.

Ambos foram projetados para atender as necessi-dades brasileiras. O primeiro, de tecnologia sueca e capaz de cobrir todo o território da América Latina, num raio de 4.000 km a partir da ALA 2 em Anápolis e o KC-390 cobre 6.000 KM, também a partir da cidade, este tem a finalidade em transporte militar, com capacidade de se reabastecer e abastecer outras aeronaves em voo, além de realizar pouso em lugares de difícil acesso como Antártica e Amazônia.

O palestrante explicou que o Comando de Operações do Exército Brasileiro, localizado na capital goiana, tem a missão de treinar os militares para as operações especiais. O grupamento foi transferido do Rio de Janeiro para Goiânia em 2004, a fim de dar mais qualidade de vida para os militares e também evitar que pessoas relacionadas ao tráfico de drogas se infiltrassem e tivessem acesso a armas e conhecimento estratégico.

O Comando de Operações do Exército Brasileiro, localizado na capital goiana, tem a missão de treinar os militares para as operações especiais, segundo o major, da sua turma de formação do Curso de Conciliações de Comando (2002), dos 59 inscritos, apenas sete concluí-ram as atividades. Ele explicou que o Comando de Operações foi transferido do Rio de Janeiro para Goiânia em 2004 a fim de dar mais qualidade de vida para os militares e também evitar que pessoas relaciona-das ao tráfico de drogas se infiltrassem e tivessem acesso a armas e conhecimento estratégico.

(3)

com que passe a sensação de insegurança para a popula-ção, pois “se até a polícia precisa dessas medidas para se proteger, imagina o cidadão comum”? Questionou. O 1º tenente da PM-GO, Heitor de Oliveira, também presente na reunião, explicou que se trata uma medida preventiva, uma vez que há forte armamento na Companhia, chamado de isolamento orgânico e que não tem a ver com medo, uma vez que há alunos em treina-mento que se ausentam do local e por isso a segurança precisou ser reforçada. Aproveitou a oportunidade para perguntar sobre o aumento do efetivo da polícia.

O major respondeu afirmando que há autorização para um efetivo de até 30 mil policiais, entretanto, mas inicialmente há previsão para apenas 13 mil.

Sobre esse tema, o Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira, Cícero Ceccatto, afirmou que o Brasil está atrasado em desenvolvimento de tecnologia e lembrou uma frase que ouviu já há algum tempo “se o Brasil não investir em educação vão ter que construir muitos presídios” desabafou que o Brasil não investiu

em educação, não construiu presídios e está sem pers-pectivas para muitos cidadãos, que muitas vezes recorrem a ações ilícitas e que é preciso combater o mal com o bem, “Anápolis tem tudo para ser uma cidade exemplo”, pontuou.

(4)

CURRICULUM

Major do Exército, Forças Especiais, Paraquedista e Estado-Maior, na reserva (não remunerada); formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras; Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro; Especialista em Guerra Irregular (Curso de Forças Especiais) e em Ações de Comandos pelo Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro; atuou como Observador Militar da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (ONUCI) entre os anos de 2008 e 2009; Especialista em Direito Militar, pela Universidade Castelo Branco e em História Militar, pela Universidade do Sul de Santa Catarina; concluiu o Maneuver Captains Career Course, no Maneuver Center of Excellence, Exército dos Estados Unidos da América (Fort Benning, Geórgia, EUA); é Consultor Legislativo (servidor concursado) da Câmara dos Deputados na área de Defesa Nacional e Segurança Pública, além de advogado.

A estudante de arquitetura, Andrea Lobo, falou a respeito da relação entre segurança pública e a arquite-tura, sobretudo quando se constrói casas lindas, mas escondidas pelos muros gigantes.

Manifestou-se favorável a posse de armas pelo cidadão comum e citou países onde é permitido e que a criminalidade teria diminuído.

O diretor de meio ambiente da ACIA, Baltazar dos Santos, falou do caráter estratégico de Anápolis e do convênio que está sendo firmado entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) a fim de serem implantados na cidade cursos que atendam às necessidades de empresas de nível 4.0, que fazem parte da 4ª Revolução Industrial. O presidente Anastacios afirmou que a palestra teve o caráter técnico e que pretende convidar o major para estar na ACIA no segundo semestre para falar sobre política.

Informou que vai convidar candidatos que tenham pautas voltadas para o empresariado, que é o setor que promove o desenvolvimento da sociedade por gerar emprego e renda.

O major também falou sobre o trabalho dos Comandos Especiais que têm a missão de realizar Operações Especiais. No Brasil, existem cinco grupa-mentos especializados e destes cinco, dois estão em Goiás, explicou o major que também contou que fez o Curso de Conciliações de Comando em 2002 e que devido ao grau de dificuldade, o índice de conclusão é baixo, dos 59 inscritos em sua turma, apenas sete concluíram as atividades, exemplificou.

Os Comandos têm a missão de realizar resgate, captura, eliminação, interdição e ocupação de alvos compensadores do ponto de vista estratégico, operacio-nal ou tático, situado em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado, visando alcançar objetivos políticos, econômicos, psicossociais ou militares. Uma da missões citadas foi o trabalho de resgate de brasileiros na Costa do Marfim quando explodiu a guerra civil em 2004, da qual fez parte de missões por oito meses, retornando em 2008 para missão de paz da ONU.

(5)

CURSO DE INSTRUTOR FLASHOVER

BOMBEIROS

A ACIA, representada pelos diretores Adimir Luchetti e Adair Rodrigues do Santos, participou nesta última quinta-feira (14), no Centro de Operações e Tecnologia de Incêndio – COTI de Anápolis da soleni-dade de formatura do Curso de Instrutor Flashover. Participaram do curso 26 bombeiros militares, sendo: 18 bombeiros de Goiás, 2 do Distrito Federal, 2 de Minas Gerais, 2 do Ceará, 1 de Santa Catarina e 1 da Força Aérea.

1º SEMINÁRIO DA INDUSTRIA DE

DEFESA E SEGURANÇA DE GOIÁS

Anápolis - Centro Estratégico

Data:16 a 17 de Agosto de 2018

Horário:Das 9 às 19 horas

Local:Centro de Convenções de Anápolis

(6)

A

CIA EM

A

ÇÃO -

Expediente

Presidente ACIA: Anastacios Apostolos Dagios Diretor de Comunicação: Josmar Moura

Jornalista: Leidiana Queiroz Projeto Gráfico: Benedicto Junior E-mail: comunicacao@aciaanapolis.com.br

Tel.: (62) 4014 - 7003

CONHEÇA NOSSAS NOVAS UNIDADES:

Unidade Rápido da Vila Jaiara

Jaiara Shopping - Av. Fernando Costa, 87 Vila Jaiara - Anápolis - Goiás

Tel.: 62 3315 - 4847

Unidade Rápido do Jundiaí Av. Minas Gerais, 112

Bairro Jundiaí - Anápolis - Goiás Tel.: 62 3098-5403

ATENDEMOS SOMENTE CERTIFICADO DIGITAL

Siga-nos em nossas Redes Sociais

acia.anapolis acia em ação acia anápolis aciaanapolis

Referências

Documentos relacionados

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

Discutir os benefícios alcançados até o momento (físico, econômico, social, etc); discutir as estratégias que os usuários vêm utilizando para lidar com a

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Os produtos dos testes sãos dispostos segundo as abordagens apresentadas (anéis e esferas) após a seleção de características, utilizando índice de diversidade de

Ação Efeitos Colaterais Obs MTX anti- metabólito inibição reversível da diidrofolato redutase, inibe multiplicação de linfócitos Mielossupressão, mucosite,

Quando as variáveis são analisadas sob o ponto de vista da Decomposição da Variância, a Produção Física da Indústria (PIM-PF) e o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) são

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas