• Nenhum resultado encontrado

S E U G U I A D E E S T U D O S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "S E U G U I A D E E S T U D O S"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA MODALIDADE A DISTÂNCIA P E R Í O D O : 1 ° s e m e s t r e / 2 0 1 9 D I S C I P L I N A : • E S T A T Í S T I C A A P L I C A D A A Q U Í M I C A

S E U G U I A D E E S T U D O S

Apresentação

• Este guia apresenta a programação de estudos e atividades referentes ao desenvolvimento integral da disciplina de Estatística Aplicada a Química, correspondentes ao período de Março a junho deste semestre. Além disso, você terá acesso às orientações necessárias para desenvolver sua aprendizagem de forma a ter um aproveitamento melhor do material, dos encontros presenciais e das demais atividades acadêmicas programadas ao longo do seu curso.

Objetivos de Aprendizagem

Prezado(a) aluno(a), a partir da leitura deste Guia de Estudos desejamos que você se sinta em condições de:

Conhecer o planejamento acadêmico e pedagógico referente ao período compreendido entre 23 de março a 01 de junho do seu curso de Licenciatura em Química, na modalidade à distância;

• Compreender como se organizar para melhor aproveitar seus estudos no contexto deste curso ofertado na metodologia de ensino a distância, desenvolvendo com disciplina e determinação as atividades propostas;

Saudações amigo (a) acadêmico (a):

É um prazer recebê-lo como aluno (a) do curso de Licenciatura em Química, modalidade à distância. Desejamos a você sucesso ao longo da sua trajetória acadêmica. Saiba que está ingressando numa experiência inovadora e democrática da UFPA, a qual visa atingir os espaços da Amazônia que mais carecem de professores com formação superior no ensino da Química.

(2)

Este Guia de Estudos tem como propósito situá-lo (a), tanto como estudante deste curso de graduação em

Licenciatura em Química a distância, quanto na dinâmica de realização das atividades que envolvem a disciplina Estatística Aplicada a Química. Para tanto, nossa conversa terá dois pontos principais, quais sejam: a) Orientações sobre

o Ensino e a Aprendizagem a Distância, e b) Programação das Disciplinas. Vamos lá! ✓ ORIENTAÇÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Você está inserido em um curso desenvolvido na modalidade à distância, no qual a relação de ensino e de aprendizagem ocorrem de maneira particular, pois, professores e alunos não se encontram de forma regular numa sala de aula presencial. Nesta modalidade de ensino, você precisará desenvolver sua autonomia de estudos, procurando organizar seu tempo, de no mínimo 2 horas diárias, para estudar, pesquisar e realizar suas atividades programadas de cada disciplina. Lembre-se: você não estará sozinho nesse processo, pois, poderá contar com o apoio e orientação de seu TUTOR.

Aqui vão algumas dicas para que você possa organizar seus estudos aproveitando melhor seu curso de Licenciatura em Química à distância:

a) Organize seu tempo para estudar, pelo menos, 2 horas por dia. Isso é o mínimo para não deixar nada acumular;

b) Lembre-se que todos os finais de semana você terá encontros presenciais, por isso, leia atentamente seu GUIA DE ESTUDOS para não perder a programação de cada disciplina, a realização e a entrega de atividades para seus tutores;

c) Seu processo de avaliação global em cada uma das disciplinas levará em conta tanto as atividades que você fará a distância e entregará ao seu tutor (ATIVIDADES À DISTÂNCIA), quanto os seminários, provas e outras atividades dessa natureza que serão realizadas presencialmente (ATIVIDADES PRESENCIAIS). Portanto, se esforce para ser bem sucedido neste e nos demais semestres.

(3)

d) O que é plantão de atendimento tutorial? É o período em que seu tutor estará disponível para atendê-lo para esclarecer suas dúvidas e orientar a realização de suas atividades, além de receber seus trabalhos acadêmicos. e) Não se esqueça de estudar antecipadamente o conteúdo das disciplinas, bem como, de preparar suas atividades para entregá-las ao seu tutor.

f) E finalmente, identifique adequadamente suas atividades registrando a instituição, nome, pólo, matrícula, atividade e disciplina. Entregue ao seu tutor com pontualidade. Sucesso!

✓ PROGRAMAÇÃO DA DISCIPLINA

Para que você possa compreender melhor como está organizada a disciplinas, vamos apresentar o planejamento delas no final deste guia, você terá acesso à programação geral correspondente aos meses de maio a junho. Acompanhe!

(4)

1- ESTATÍSTICA APLICADA A QUÍMICA

Prezado aluno (a),

Nos encontros presenciais correspondentes aos conteúdos da disciplina Estatística Aplicada a Química a turma deverá estar toda reunida numa sala de aula com o tutor da química.

Para esse estudo adotaremos o material elaborado e entregue a todos. Este se divide em 9 Unidades que serão estudadas em sua seqüência lógica. Como já foi mencionado este material estará disponível ao acesso de todos na internet, de modo a estar organizado na seqüência estabelecida pelo programa da disciplina, elaborado pelo professor responsável, com o objetivo de facilitar a aprendizagem e expandir seu conhecimento. O Tutor, em data estabelecida, deverá tirar dúvidas e resolver exercícios referentes a cada capitulo.

Como Atividade Teórica a Distância (ATD) será aplicado um teste para cada avaliação contendo questões referentes aos capítulos estudados e que deverá ser resolvido em grupo de no máximo 4 alunos ou de forma individual, dependendo do número de aluno na turma, podendo ser liberado à consulta e posteriormente entregue ao Tutor. O Tutor, em outro momento, deverá fazer as devidas correções, atribuir nota e devolver ao respectivo grupo ou aluno.

(5)

Não esqueça: Fique “de olhos bem abertos” pra não perder tempo e correr o risco de ficar

atrasado nos estudos e atividades.

Agora Vamos à programação:

ESTATÍSTICA APLICADA A QUÍMICA – MARÇO 2015

DATA HORÁRIO ATIVIDADE ATIVIDADE

23/03/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas das unidades 1, 2 e 3

30/03/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas das unidades 4 e 5.

06/04/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas da unidade 6.

13/04/2019 14 – 16 h TEÓRICA 1ª Atividade teórica a distância

27/04/2019 14 – 16 h TEÓRICA Primeira prova presencial onde será cobrado os conteúdos das unidades 1, 2, 3, 4, 5

e 6.

04/05/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas das unidades 7 e 8.

11/05/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas das unidades 8 e 9.

18/05/2019 14 – 16 h TEÓRICA O Tutor deverá tirar dúvidas da unidade 9.

25/05/2019 14 – 16 h TEÓRICA 2ª Atividade teórica a distância

01/06/2019 14 – 16 h TEÓRICA Segunda prova presencial onde será cobrado os conteúdos das unidades 7, 8 e 9.

(6)

1.1-uNIDADES

Prezado aluno (a),

As unidades referentes à disciplina serão indicadas a seguir. Fique atento! 1.1.1- UNIDADE I - Definição Estatística

Esta unidade mostrará o que vem a ser a estatística, seu contexto histórico e sua importância para a ciência. 1.1.2- UNIDADE II - População e Amostragem

Nesta unidade definirá os conceitos de População e Amostragem fazendo analogias com situações cotidianas a fim de facilitar a aprendizagem.

1.1.3- UNIDADE III - Coleta e Análise de Dados

Este tópico enfatizará que a coleta e análise dos dados são de grande importância na elaboração da pesquisa científica, e que é de grande importância manter alguns cuidados para que se possa garantir a fidedignidade dos resultados.

1.1.4- UNIDADE IV - Distribuição de Frequência

Veremos na unidade IV que uma distribuição de freqüência (absoluta ou relativa) é um método de agrupar dados por classes de ocorrência de modo a fornecer a quantidade de dados em cada classe.

1.1.5- UNIDADE V - Medidas de Tendência Central

Será discutido, como o próprio nome sugere, medidas de tendência central são medidas cujos valores estão próximos do centro.

1.1.6- UNIDADE VI - Medidas de Dispersão

Esta unidade tem como objetivo mostrar que as medidas de dispersão são de grande importância na interpretação de dados. Resumido elas medem o quanto uma determinada variável se afasta de uma outra variável. Tais medidas podem dizer em quanto um determinado dado se afasta se afasta da idealidade, por

(7)

exemplo. Desta forma, estas serão abordadas de maneira abrangente afim de esclarecer o que vem a ser cada uma dessas medidas.

1.1.7- UNIDADE VII – Boxplot

O boxplot é a forma gráfica de se compor os cinco resultados mínimos, Q1, mediana, Q3 e máximo e obter informações diretas sobre a da distribuição de freqüência da variável. Resumidamente, representa os dados através de um retângulo construído com os quartis e fornece informação sobre valores extremos.

1.1.8- UNIDADE VIII - Análise de Correlação - Regressão Linear Simples

Um problema frequente em estatística consiste em investigar questões como estas: há alguma relação entre duas grandezas? As variações em uma das grandezas acarretam variações na outra grandeza? O termo correlação significa ‘relação em dois sentidos’ (co + relação) e é usado para designar a ‘força’ mantêm ‘unidos’ os valores dois conjuntos de valores.

1.1.9- UNIDADE IX - Análise Hierárquica de Agrupamentos

A análise hierárquica de agrupamentos tem por objetivo agrupar dados em ‘clusters’ com atributos semelhantes. Os resultados aparecem em formas de dendogramas onde podem visualizar as correlações as amostras ou variáveis. O importante aqui é a distância entre as amostras: amostras próximas (distâncias pequenas) são aproximadamente semelhantes.

Para a Química este tipo de análise auxilia na interpretação dados experimentais ou teóricos. Por exemplo, se temos um grupo de dados que correspondem às concentrações de Ferro (Fe), coletados do solo de diferentes bairros de Belém. A análise hierárquica de agrupamentos é recurso que poderia dizer o quanto estes bairros estão próximos ou distantes em relação a quantidade de Fe presente nos solos de cada uma ou se é possível distinguir uma localidade da outra analisando a concentração de Fe em seus respectivos solos.

Referências

Documentos relacionados

Logo após o término do recreio, todos entraram atentos e curiosos com a minha presença, e com as figuras que pus na mesa, ficavam me perguntando o que era, sobre o que

Este estudo apresenta uma análise desses problemas críticos enfrentados por empresas de software durante o processo de Engenharia de Requisitos, sob a ótica da

na qualidade de REPARADOR e INSTALADOR de taxímetros, estando autorizado a realizar a 1.ª e 2.ª Fases da Primeira Verificação a taxímetros novos e reparados, e a colocar a

Propõe-se ainda um método para avaliar a dureza do rebolo em trabalho (durante o processo de retificação) através do monitoramento do sinal de emissão acústica captado na dressagem

Prescreve em 2 (dois) anos a ação para reaver a diferença, contados, para cada pagamento, da data em que o mesmo tenha sido efetuado. Aquele que infringir qualquer

descartável) e uma pinça (as de depilação também servem para esse fim). Caso não tenha onde ferver a agulha, passá-la por uma chama até torná-la incandescente. c) Se o espinho

Na aula de hoje, fizemos a autocorreção da tarefa de casa Atividade 06, do Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem.. Espelhamos slides explicativos sobre os tempos

QUE VENCEU: Jesus venceu o pecado o mundo e quando foi tentado também venceu vamos falar também de Davi que venceu uma batalha contra um leão e o urso para defender suas