• Nenhum resultado encontrado

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR EXAME DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2016 SARGENTOS BM COMBATENTES INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR EXAME DE APTIDÃO PROFISSIONAL 2016 SARGENTOS BM COMBATENTES INSTRUÇÕES"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

1

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR EXAME DE APTIDÃO PROFISSIONAL – 2016

SARGENTOS BM COMBATENTES INSTRUÇÕES

AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA VIRAR ESTE CADERNO DE PROVA 1. IDENTIFIQUE E ASSINE sua prova e folha de respostas.

2. Esta prova contém 50 (cinquenta) questões.

3. Use como RASCUNHO a folha de respostas reproduzida no final deste caderno.

4. Responda as questões e marque a alternativa desejada na folha de respostas, usando caneta esferográfica de cor azul ou preta.

5. Assinale somente uma alternativa em cada questão, conforme modelo abaixo. Sua resposta não será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas, questões rasuradas, marcadas de forma diferente da prevista, ou preenchidas à lápis.

6. Esta prova tem duração de 240 (duzentos e quarenta) minutos, incluindo o preenchimento da folha de respostas e seu rascunho.

7. Prova COM consulta.

8. A interpretação faz parte da prova.

9. Não é permitido o empréstimo de material.

10. É proibido o uso ou porte de equipamentos eletrônicos.

11. AO FINAL DA PROVA, ENTREGUE AO APLICADOR ESTE CADERNO JUNTAMENTE COM A FOLHA DE RESPOSTAS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS E ASSINADOS.

Nome: _________________________________________ N. BM ______________ Assinatura: _____________________________________ Unidade: ___________

(2)

2

LEGISLAÇÃO BÁSICA

QUESTÃO 01 - Marque a alternativa CORRETA, de acordo com as normas de Administração Financeira, Contabilidade e Auditoria do Corpo de Bombeiros Militar, tem-se que:

A - São pessoas sujeitas a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado aqueles que pelo conjunto de atribuições exercidas possam dar causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que não resulte dano ao erário estadual e os responsáveis pela aplicação de recursos repassados pelos Estados e municípios, mediante doações.

B - Os responsáveis pela aplicação de recursos específicos (apenas os recursos extra-orçamentários) repassados apenas pelos municípios, mediante convênio, acordo, ajuste ou instrumentos congêneres são pessoas sujeitas a jurisdição do Tribunal de Contas do Estado. C - Os responsáveis por adiantamentos não são considerados Ordenadores de Despesa dos recursos sob suas responsabilidades. E tem-se que adiantamentos é a autorização concedida a um agente, preferencialmente afiançado pelo Ordenador de Despesa, com prazo certo e finalidade específica, para emprego de recursos, no caso de despesas que, por qualquer razão, possam subordinar-se ao processo normal de emprego das dotações.

D - Os responsáveis por adiantamentos são considerados Ordenadores de Despesa para os fins específicos dos recursos sob suas responsabilidades. E tem-se que adiantamentos é a autorização concedida a um agente, preferencialmente afiançado pelo Ordenador de Despesa, com prazo certo e finalidade específica, para emprego de recursos, no caso de despesas que, por qualquer razão, não possam subordinar-se ao processo normal de emprego das dotações.

QUESTÃO 02 - Marque a alternativa CORRETA, a CPARM será constituída por três membros dentre os integrantes da Unidade Executora, e assim sendo:

A - Ficam vedadas as participações do Agente de Coordenação e Controle, do Chefe da SOFI e do Ordenador de Despesas na Comissão. Cabe a presidência da CPARM ao Oficial presidente da Comissão de Licitação da Unidade (CLU).

B - Havendo necessidade, a Comissão Permanente de Avaliação e Recebimento de Material (CPARM) poderá contar com o concurso de peritos ou pessoas com abalizado conhecimento técnico para auxiliarem nos trabalhos de avaliação. E a participação de peritos ou de pessoas, com abalizado conhecimento técnico, nos trabalhos da Comissão será autorizada pelo Comandante mediante solicitação do Agente de Coordenação e Controle que integra a referida Comissão.

C - No CBMMG as aquisições por Doações, Convênios e Cessão de Uso dependerão sempre de autorização do Comandante-Geral ou, delegação deste. E no caso de Convênio/Cessão de Uso de material e veículo, será necessário o termo de avaliação de bem (caso o material e o veículo não estejam avaliados no próprio termo, elaborado pela CPARM).

D - O secretário da CLU da Unidade integra a Comissão Permanente de Avaliação e Recebimento de Material (CPARM).

(3)

3

QUESTÃO 03 - Marque a alternativa CORRETA, com relação à jornada de trabalho no CBMMG tem-se que:

A - A carga-horária semanal de trabalho do pessoal militar da Instituição, das atividades administrativas, especializadas, de ensino, do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) e operacionais, ressalvado o artigo 15 da Lei Estadual n. 5.301/69, corresponderá a quarenta horas semanais, não devendo ser complementada com encargos móveis.

B - Para o cálculo do número de horas trabalhadas no mês, em todas as escalas, considera-se o somatório do número total de horas trabalhadas em trinta dias, divididas pelo número de dias e multiplicadas por sete.

C - Excepcionalmente, às quartas-feiras, após as 12h00min horas, os servidores civis poderão ser liberados para realização de procedimentos externos, que não tenham vinculação com a função que exercem no CBMMG.

D - Os militares que são legalmente responsáveis por pessoas que necessitam de cuidados especiais poderão ter sua jornada de trabalho reduzida para até 20 (vinte) horas semanais. Sendo que a autorização para a redução da jornada de trabalho deverá ser precedida de Relatório de Investigação Preliminar (RIP). E a competência para a concessão desta autorização será da Diretoria de Recursos Humanos.

QUESTÃO 04 - De acordo com a legislação vigente que trata das férias anuais analise as seguintes sentenças:

I - O militar que teve suas férias cassadas no ano de 2015, não poderá gozá-las, cumulativamente, com as férias do exercício de 2016, uma vez que só é permitido gozar, por ano, vinte e cinco dias úteis de férias.

II - Os Comandantes de Corpos e Chefes de Serviços ou Estabelecimentos são autoridades competentes para conceder e cassar férias, quando em absoluta necessidade de serviço, aos seus oficiais e praças.

III - As dispensas do serviço não prejudicarão o direito às férias, podendo estas ser concedidas em prorrogação àquelas, a juízo da autoridade competente.

IV - Para cada dia de férias anuais cassadas e não gozadas, será acrescido um dia, para efeito de contagem do tempo de serviço do militar.

V - O período de férias anuais gozadas pelo militar é considerado tempo de efetivo serviço. São INCORRETAS as alternativas:

A - I e III, apenas. B - II, III e IV, apenas. C - I e IV, apenas. D - IV e V, apenas.

QUESTÃO 05 - Nos termos da Lei n. 14.310/02, que contém o Código de Ética e Disciplina Militar - CEDM, marque a alternativa CORRETA:

A - A falta de experiência no serviço pode figurar como causa de justificação.

B - A prestação de serviço, decorrente de sanção disciplinar, deverá ser cumprida, preferencialmente, em turno de 24 (vinte e quatro) horas.

C - Quando se tratar de falta ou abandono ao serviço ou expediente, o militar poderá perder os vencimentos correspondentes aos dias em que se verificar a transgressão, independentemente da sanção disciplinar.

D - As sanções disciplinares de militares sempre serão publicadas em boletim interno, visando atender ao princípio da publicidade dos atos produzidos pela administração pública.

(4)

4

QUESTÃO 06 - Quanto ao disposto na norma que regulamenta a promoção de praças nas Instituições Militares do Estado de Minas Gerais, a antiguidade dos Sargentos, para efeitos de promoção, será apurada considerando os seguintes quesitos, EXCETO:

A - Ordem de classificação, observando-se a nota obtida no curso, para as praças promovidas na mesma data, após a conclusão de cursos profissionais de formação.

B - Data de praça.

C - Data de promoção ou nomeação. D - O resultado do EAP.

QUESTÃO 07 - Analise as sentenças abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

A - A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos símbolos, às autoridades e à tropa formada.

B - O militar deve responder com saudação análoga quando, ao cumprimentar o superior, este, além de retribuir a continência, fizer uma saudação verbal.

C - O militar, de acordo com a ocasião, deve tomar a iniciativa de estender a mão para cumprimentar o superior.

D - Todo militar, quando for chamado por um superior, deve atendê-lo o mais rápido possível, apressando o passo quando em deslocamento.

QUESTÃO 08 - Com relação à percepção de diárias é INCORRETO afirmar:

A - O militar que sai em diligência de sua sede, as 09h00min para localidade situada a 37 (trinta e sete) Km para atendimento de ocorrência, e retorna ao ponto zero as 14h35min, do mesmo dia fará jus a 01 (uma) parcela de alimentação (PA).

B - Quando em diligência ao exterior o militar deverá receber o valor correspondente a dois dias de vencimento relativo à diária.

C - A parcela de diária relativa a pousada não é devida ao militar que dispuser de alojamento gratuito assegurado pelo Estado.

D - O militar que não apresentar relatório de viagem estará sujeito a ter descontada em sua folha de pagamento os valores de diárias recebidos.

QUESTÃO 09 - Classifique as sentenças abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa CORRETA:

( ) Salvo situações excepcionais devidamente motivadas, o militar em gozo de férias que for movimentado, terá seu desligamento da unidade de origem realizado após o término do respectivo período.

( ) O Sgt Transferindo da Silva solicitou movimentação mediante permuta com o Sgt Aceitando de Souza, de sua unidade de origem para o 23º BBM, unidade mais próxima à casa de sua genitora. Ocorre que o efetivo de Subten/Sgt no 23º BBM é de 17 (dezessete) e o efetivo de Subten/Sgt existente também é 17 (dezessete). Isto posto, o Sgt Transferido da Silva não poderá ser movimentado uma vez que não há claro em sua graduação na unidade para onde deseja ser transferido.

( ) A movimentação por necessidade do serviço será feita para completar os efetivos das Unidades Operacionais e Administrativas do CBMMG, atender à conveniência da disciplina e para promover o desenvolvimento do profissional de segurança pública, através da matrícula em cursos de formação, habilitação, atualização, aperfeiçoamento e especialização na Instituição. ( ) Por delegação de competência do Comandante-Geral, tanto o Chefe do Estado-Maior quanto o Diretor de Recursos Humanos podem transferir praças, aquele para movimentação de praças no CBMMG e este para transferência de praças para início e término de curso.

A - V, F, F, F. B - F, V, V, F. C - V, V, F, V. D - V, F, F, V.

(5)

5

QUESTÃO 10 - Marque a alternativa INCORRETA:

A - O militar da reserva remunerada designado para o serviço ativo faz jus à indenização de fardamento.

B - O militar da reserva remunerada designado para o serviço ativo é dispensado de realizar TAF, ATP e Tiro.

C - O militar da reserva remunerada designado para o serviço ativo não poderá ter suas férias anuais cassadas.

D - O militar da reserva remunerada designado para o serviço ativo cuja licença médica de 50 (cinquenta) dias consecutivos se deu em decorrência de acidente automobilístico durante período de férias, deverá ser dispensado do serviço ativo.

CONHECIMENTOS JURÍDICOS BÁSICOS

QUESTÃO 11 - Analise as afirmativas abaixo, assinalando posteriormente a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das respostas Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) O Sargento que for condenado na Justiça, comum ou militar, a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, será submetido a julgamento no Tribunal de Justiça Militar, que julgará quanto a permanência ou não do militar na Corporação. ( ) A perícia de incêndio é uma das competências constitucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

( ) O Comando do CBMMG poderá ser exercido por oficial da reserva que tenha ocupado, durante o serviço ativo e em caráter efetivo, cargo privativo do último posto da Corporação. ( ) O regulamento disciplinar da PMMG e do CBMMG será revisto periodicamente pelo Poder Executivo, com intervalos de no máximo cinco anos, visando ao seu aprimoramento e atualização.

Sequência CORRETA:

A - V, F, F, F. B - F, V, V, F. C - F, V, F, V. D - V, V, V, V.

QUESTÃO 12 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A - O condutor do veículo sempre terá sua penalidade do crime de trânsito agravada se cometeu a infração utilizando veículo em que tenham sido adulterados equipamentos ou características que afetem a sua segurança ou o seu funcionamento de acordo com os limites de velocidade prescritos nas especificações do fabricante.

B - Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou contração de pessoas, gerando perigo de dano, pode se caracterizar em um crime de trânsito.

C - No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade se o agente deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente.

D - Sempre caberá a prisão em flagrante do condutor do veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima.

(6)

6

QUESTÃO 13 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A - A condenação pelo crime de tortura acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro da pena aplicada.

B - Em regra, qualquer atentado à inviolabilidade do domicílio, praticado por autoridade, configura abuso de autoridade.

C - Devido à gravidade do crime de tortura, o condenado sempre iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

D - Ao bombeiro militar, quando cometer abuso de autoridade, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

QUESTÃO 14 - No que diz respeito à Justiça Militar Estadual, assinale a alternativa INCORRETA:

A - A Justiça Militar Estadual, com jurisdição em todo o território do Estado, é constituída, em primeiro grau, pelos Juízes de Direito do Juízo Militar e pelos Conselhos de Justiça, Permanente e Especial, e, em segundo grau, pelo Tribunal de Justiça Militar, com sede na Capital do Estado. B - Os Conselhos Permanentes de Justiça são constituídos por um Juiz de Direito do Juízo Militar, que exerce a sua presidência, por um oficial superior e por três oficiais de posto até Capitão, das respectivas corporações, e tem como competência processar e julgar praças, nestas incluídas as praças especiais, nos crimes militares definidos em lei, exceto os crimes militares cometidos contra civis.

C - O Tribunal de Justiça Militar, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado de Minas Gerais, compõe-se de sete membros, dentre eles três Juízes oficiais da ativa do mais alto posto da Polícia Militar e um Juiz oficial da ativa do mais alto posto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, integrantes de seus respectivos quadros de oficiais, e três Juízes civis, sendo um da classe dos Juízes de Direito do Juízo Militar e dois representantes do quinto constitucional. D - O Conselho Permanente de Justiça não julga praças pelo cometimento do crime de homicídio, haja vista que a competência para julgar o crime doloso contra a vida é exclusiva do Tribunal do Júri.

QUESTÃO 15 - De acordo com o Decreto-Lei n. 2.848, de 07 de dezembro de 1940, assinale a alternativa CORRETA:

A - Diz-se o “crime tentado” quando, voluntariamente, o agente desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza.

B - O condenado a pena superior a 6 (seis) anos deverá começar a cumpri-la em regime fechado. C - O trabalho do preso será sempre remunerado, sendo-lhe garantidos os benefícios da Previdência Social.

D - No que diz respeito à contagem de prazo, o dia do começo não inclui-se no cômputo do prazo.

QUESTÃO 16 - Assinale a alternativa CORRETA:

A - Nenhum brasileiro pode ser extraditado.

B - A concessão de mandado de segurança visa proteger direito líquido e certo, não amparado por

habeas corpus ou habeas data, quando qualquer pessoa praticar ilegalidade ou abuso de poder.

C - São considerados brasileiros natos somente as pessoas nascidas no território brasileiro. D - A pena não passará da pessoa do condenado. Todavia, a obrigação de reparar o dano pode ser, nos termos da lei, estendida aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

(7)

7

QUESTÃO 17 - Assinale a alternativa INCORRETA:

A - O CBMMG, força pública estadual, é órgão permanente, organizado com base na hierarquia e na disciplina militar e comandado, preferencialmente, por oficial da ativa do último posto.

B - O CBMMG tem competência para estabelecer normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra qualquer tipo de catástrofe.

C - O CBMMG tem função de polícia judiciária militar, nos termos da lei federal.

D - O bombeiro militar em atividade que aceitar cargo ou emprego público permanentes, não eletivos, ainda que de entidade da administração indireta, ficará agregado ao respectivo quadro e, enquanto permanecer nessa situação, somente poderá ser promovido por antiguidade, terá seu tempo de serviço contado apenas para aquela promoção e transferência para a reserva e será, depois de dois anos de afastamento, contínuo ou não, transferido para a inatividade.

QUESTÃO 18 - No que diz respeito ao Processo Penal Militar, analise as afirmativas abaixo, assinalando posteriormente a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das respostas Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Mesmo que um civil cometa um crime no interior de um quartel do CBMMG, a Justiça Militar Estadual não tem competência para processá-lo e julgá-lo.

( ) O Inquérito Policial Militar (IPM) deverá terminar dentro em vinte dias, se o indiciado estiver preso, contado esse prazo a partir do dia e que se executar a ordem de prisão; ou no prazo de quarenta dias, quando o indiciado estiver solto, contados a partir da data em que se instaurar o inquérito, permitindo, em ambos os casos, a prorrogação do prazo por mais vinte dias pela autoridade militar superior, desde que não estejam concluídos exames ou perícias já iniciados, ou houver a necessidade de diligência indispensáveis à elucidação do fato.

( ) O Código de Processo Penal Militar determina as normas processuais aplicáveis aos oficiais e praças das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares nos processos da Justiça Militar Estadual referentes aos crimes previstos na Lei Penal Militar, inclusive no que diz respeito à organização da Justiça, aos recursos e à execução de sentença.

( ) Compete ao Conselho Permanente de Justiça decretar a prisão preventiva do acusado, revogá-la ou restabelecê-la, no curso do processo, ressalvada a competência do Juiz de Direito, do Juízo Militar nos crimes militares praticados contra civis.

Sequência CORRETA:

A - V, F, V, F. B - F, V, F, V. C - V, F, F, V. D - F, F, V, F.

QUESTÃO 19 - No tocante ao princípio da eficiência, é INCORRETO afirmar que:

A - A avaliação de desempenho dos servidores públicos é um desdobramento desse princípio. B - Está relacionado ao modelo de Administração Pública que amplia a autonomia dos entes administrativos e diminui o controle das atividades meio, mas, privilegia a avaliação de resultados. C - Está explícito na Constituição da República desde a EC 19/98 e forma a base jurídica para que a sociedade exija os direitos sociais com qualidade satisfatória.

D - Um ato administrativo ineficiente do Poder Executivo pode ser analisado pelo Judiciário que, se for o caso, o revogará.

(8)

8

QUESTÃO 20 - Segundo a obra de Marcelo Alexandrino e Paulo Vicente indicada como referência no edital são os pilares do regime jurídico-administrativo os seguintes princípios:

A - Supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público. B - Legalidade e moralidade.

C - Publicidade e eficiência.

D - Continuidade dos serviços públicos e autotutela.

CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS

QUESTÃO 21 - Assinale a única alternativa INCORRETA no que se refere aos princípios operacionais que norteiam as ações da atividade finalística do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais:

A - De acordo com o princípio da segurança, todas as ações devem levar em conta a segurança de todos os envolvidos no sinistro, primeiramente das vítimas ou pessoas que foram afetadas, em seguida das pessoas que ainda não foram afetadas e por fim das guarnições BM que entraram no cenário.

B - Segundo o princípio do comando e controle, todas as ações devem possuir um comando definido, assumido pelo Bombeiro Militar de maior posto/graduação e mantido até sua transmissão formal. O comando deve possuir o controle dos recursos empregados e estabelecer canal de recebimento e repasse de ordens e informações.

C - O princípio da gestão de risco consiste na avaliação contínua e sistemática dos riscos envolvidos em determinada atividade operacional, como intuito de estabelecer ações que mantenham os riscos dentro de níveis aceitáveis. A gestão de risco é dever do Comandante da Operação (CO) e responsabilidade de todos os integrantes da operação.

D - O princípio da efetividade impõe a todo Bombeiro Militar a realização de suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. Tal princípio já não se contenta no desempenho apenas pautado na legalidade, mas exigindo resultados positivos para o serviço público e efetividade satisfatória na preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.

QUESTÃO 22 - Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo Bombeiro Militar, destinado à proteção aos riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. No que se refere à composição do EPI, é CORRETO afirmar que:

A - EPI para operações submersas: Máscara facial sem snorkel, roupa de neoprene e nadadeiras. B - EPI para salvamento aquático: Boné, óculos de sol com proteção UVA e UVB, flutuador tipo

lifebelt e nadadeiras.

C - EPI para salvamento em altura: Capacete de salvamento em altura (Oficial: cor branca, Sub Ten/Sgt: cor vermelha, Cb/Sd: Cor amarela), luvas de vaqueta/salvamento em altura, cinto

baudrier/cinto paraquedista, freio oito e mosquetões, fitas tubulares/solteiras/cabo

solteira/cordelete.

D - EPI para operação de desencarceramento: Capacete (Oficial: cor branca, Sub Ten/Sgt: cor vermelha, Cb/Sd: Cor amarela), luvas de vaqueta/operação de desencarceramento, roupão/conjunto de aproximação (capa e calça/macacão).

(9)

9

QUESTÃO 23 - Durante o serviço operacional nas sedes dos Batalhões, Companhias Independentes, Companhias e Pelotões, existem procedimentos que devem fazer parte da rotina dos militares durante a sua jornada de trabalho. Considere as afirmativas abaixo elencadas:

( ) Após o toque de alvorada todos os militares em serviço operacional deverão estar de pé, momento este condizente para realização de procedimentos de higiene pessoal, além de providenciar a arrumação do alojamento, das camas, dos apetrechos particulares, não deixando nenhum objeto particular fora dos armários.

( ) Durante a conferência dos materiais, equipamentos e viaturas, os motoristas e chefes das guarnições que entram e saem de serviço deverão estar presentes.

( ) Todos da GU BM deverão ter ciência dos materiais operacionais existentes e suas respectivas localizações dentro da viatura.

( ) Nas Companhias e Pelotões destacados, a passagem de serviço acontecerá sob responsabilidade do CBU, sendo necessário o anúncio da passagem e recebimento do serviço ao Comandante da Fração, para a liberação da ala que sai, nos dias de expediente administrativo. ( ) As guarnições poderão ser redefinidas ou redimensionadas em virtude das alterações de efetivo, baixa de viaturas ou determinação do auxiliar de CBU/auxiliar do Chefe de Serviço.

Classificando as afirmativas acima como Verdadeiras (V) ou Falsas (F), marque a alternativa que representa a sequência CORRETA:

A - V, V, V, F, V. B - V, F, V, V, F. C - F, V, V, F, F. D - V, V, V, F, F.

QUESTÃO 24 - São consideradas atribuições do Motorista (condutor e operador de viaturas) ao longo do serviço operacional, EXCETO:

A - Efetuar a verificação de 1º escalão da viatura e seus equipamentos (torre e sistema de iluminação, escada mecânica, etc.).

B - Os condutores/operadores de viatura que entram de serviço deverão, ao assumir o serviço, executar a transmissão do corpo de bomba e constatar o correto funcionamento dos dispositivos hidráulicos e pneumáticos da viatura juntamente com o condutor/operador de viatura que sai de serviço e ter exato conhecimento da execução das operações no corpo de bomba, guincho e outros dispositivos instalados na viatura.

C - Manter trancadas todas as viaturas que estiverem indisponíveis.

D - Ao retornar para a base, vistoriar a viatura e seus equipamentos a fim de identificar possíveis alterações, tomando as medidas necessárias para a resolução dos problemas encontrados, envidando todos os esforços para obter o retorno da viatura às condições de pleno emprego operacional no menor tempo possível.

(10)

10

QUESTÃO 25 - São padrões adotados no CBMMG no que se refere à recepção do Comandante/Autoridades nas unidades operacionais, EXCETO:

A - Militares de outras Forças Militares, autoridades civis e Oficiais e Praças do CBMMG serão apresentados ao CBU/Chefe de Serviço ou militar mais antigo presente, que providenciará a recepção adequada.

B - Nas Frações, a presença do Comandante será anunciada no sistema de som da Unidade, caso não seja possível, a sentinela da hora deverá comunicar ao Comandante da Guarda que por sua vez anunciará ao CBU/Chefe do Serviço.

C - Para a recepção do Comandante a tropa deverá estar formada, nos moldes da passagem de serviço, exceto quando o Comandante dispensar tal procedimento.

D - Além dos ritos de recepção, o Comandante da Unidade, ao chegar à Unidade deverá receber as seguintes informações pelo CBU/Chefe de Serviço: militares que estão de serviço operacional, viaturas disponíveis para atendimento, quantidade de água disponível nas viaturas para combate a incêndio, ocorrências atendidas no turno até o momento, ocorrências em andamento, ocorrências em destaque, alterações de efetivo, materiais e viaturas.

QUESTÃO 26 - Pacientes cujo transporte aeromédico (sentido amplo) é contraindicado incluem, EXCETO:

A - Pacientes que tenham sido declarados mortos, ou salvo nos casos em que o médico do BOA determine que sejam cessadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, baseados no em critérios objetivos da situação e histórico da ocorrência (mecanismo do trauma, cinemática da cena, perfil do paciente e estado geral do paciente).

B - Pacientes obstétricas em fases avançadas do processo de parto e/ou na iminência de se parir prematuramente.

C - Pacientes com comportamento violento e/ou autodestrutivo que não possam ser contidos adequadamente, ou controlados através da aplicação de psicotrópicos.

D - Pacientes que, durante o transporte aereomédico, requerem suporte avançado de vida e monitoramento constante.

QUESTÃO 27 - Presume-se a elevação da gravidade do quadro clínico da vítima diante das seguintes circunstâncias, às quais apontam para a maior necessidade de se considerar o empenho imediato de Gu BM, EXCETO:

A - Escala de coma de Glasgow < 14.

B - Lesões penetrantes no crânio, tronco e extremidades proximais ao joelho e cotovelo. C - Colisão de moto.

(11)

11

QUESTÃO 28 - Com relação aos sinais e sintomas constatados nas emergências clínicas, é CORRETO afirmar que:

A - Tonturas, náuseas, cefaléia, vômitos, formação excessiva de saliva ou espuma na boca, estado mental alterado podendo chegar à inconsciência, alterações pupilares (contraída ou dilatada), dor abdominal, aumento da frequência cardíaca, padrões respiratórios anormais e dispnéia, espasmos musculares, erupção cutânea, lacrimejamento, diarréia, vermelhidão cutânea, choque anafilático; sudorese, taquicardia, bradicardia e dispnéia são sinais e sintomas relacionados a envenenamento e intoxicação.

B - Delirium Tremens é um sinal e sintoma de abdome agudo.

C - Dor referida em todo o abdome ou em região especifica, palidez acentuada, náuseas e vômitos, taquicardia ou bradicardia, taquipnéia ou dispnéia, sudorese fria, hiportemia moderada, dor abdominal à palpação no exame físico, abdome contraído, globoso ou escavado, defesa muscular abdominal no exame físico são sinais e sintomas de uma crise convulsiva.

D - Vertigem, hemiparesia e hemiplegia não são sinais e sintomas de um AVC/AVE (acidente vascular cerebral/acidente vascular encefálico).

QUESTÃO 29 - São procedimentos corretos no atendimento a emergências obstétricas, em especial parto normal iminente, EXCETO:

A - Sempre que possível, leia o cartão pré-natal da gestante e busque informações sobre a gestação (se houve internações, doenças infectocontagiosas, hipertensão arterial, diabetes ou outras complicações).

B - Quando a cabeça coroar, apóie a mesma com uma das mãos, com leve pressão para evitar uma expulsão muito rápida e causar alguma lesão no RN e na parturiente.

C - Clampeie o cordão umbilical. O 1º clamp a aproximadamente 17,5 cm da parede abdominal do RN. O 2º clamp a aproximadamente 7,5 cm após o 1º clamp, ou seja, o 2º clamp ficará a 25 cm da parede abdominal do RN. Em seguida, corte entre os dois.

D - Após a saída do RN (recém-nascido), deite-o no lençol sobre a maca (ou local apropriado) e aspire suas vias aéreas com aspirador tipo pêra. Aspire primeiro as narinas, depois a boca do RN.

QUESTÃO 30 - Considerando a Doença Descompressiva (DD) e a Embolia Arterial Gasosa (EAG), ambas oriundas de acidentes de mergulho, é correto afirmar, EXCETO:

A - Após alguns minutos ou horas respirando gás comprimido (mergulho autônomo ou dependente) a manifestação de sinais e sintomas característicos pode exigir a imediata remoção para um serviço de medicina hiperbárica.

B - Os sintomas de Doença Descompressiva (Bends) são: dores articulares, amortecimento, formigamento ou fraqueza. São sintomas menos comuns: dores nas costas ou abdominais, paralisia, perda do controle de bexiga ou intestino, falta de ar, dores de cabeça, cegueira parcial ou total, confusão mental, dores no peito, tosse e vertigem.

C - Os principais sinais e sintomas de DD acontecem até 2 (duas) horas após o mergulho. D - Os principais sinais e sintomas de EAG acontecem até 1 (uma) hora após o mergulho.

(12)

12

QUESTÃO 31 - O método START é um processo utilizado em situações em que o número de vítimas ultrapassa a capacidade de resposta das equipes de socorro. Em relação ao método START é correto afirmar, EXCETO:

A - A prioridade 1 (um) é referente a vítimas vermelhas. Lesões tratáveis, com risco imediato de vida; dificuldade respiratória, hemorragia não controlável, diminuição do nível de consciência, sinais de choque, queimaduras graves. Vítimas em estado crítico.

B - A prioridade 4 (quatro) é referente a vítimas pretas. Pacientes mortos ou apresentando lesões irreversíveis.

C - A prioridade 2 (dois) é referente a vítimas amarelas. Lesões graves, sem risco imediato de vida; queimaduras sem problemas de vias aéreas, fraturas ósseas sem choque ou hemorragia. Tratamento e transporte imediato.

D - A prioridade 3 (três) é referente a vítimas verdes. Lesões de partes moles mínimas, sem risco de vida ou incapacitação. Não requerem atenção imediata.

QUESTÃO 32 - Em ocorrências o bombeiro militar pode deparar-se com situações em que tenha que resgatar vítimas que estejam presas a determinada altura, em locais onde o acesso por helicóptero ou escadas mecânicas seja impraticável. Nesses casos o socorrista terá que acessar a vítima utilizando a técnica do Rapel e, em seguida, providenciar sua descida. São procedimentos adequados para a execução de rapel com vítimas, EXCETO:

A - Utilizar corda dupla (duas cordas) uma vez que duas pessoas ficarão penduradas às cordas e também pelo fato de uma corda servir de “back up” para a outra, caso uma arrebente-se por algum motivo. A exceção é se a corda simples for de 12,5mm, quando então pode-se utilizar somente uma corda.

B - Ter sempre disponível no rack da cadeirinha anéis de fita de comprimentos variados bem como mosquetões e cordeletes, para possíveis eventualidades. Uma polia e um cabo solteiro também ajudarão, num caso de ter que providenciar um sistema de redução de forças, por algum motivo.

C - Leve um capacete de reserva para a vítima. Num caso de incêndio, onde a vítima esteja envolvida pela fumaça, não ofereça aparelho autônomo de respiração para ela. Faça o salvamento o mais rápido possível.

D - Proteja os cabelos da vítima posicionando-os sob o capacete ou prendendo-os da forma possível. É bom ter um canivete preso ao “rack” para a eventualidade de ter que cortar os cabelos da vítima, caso venham, por algum motivo, prenderem-se no freio de descida. Lembrar que tal medida deve ser utilizada somente como último recurso e em situações extremas.

QUESTÃO 33 - No que se refere ao tracionamento de cabos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A - No ponto de tracionamento apenas quatro bombeiros devem fazer tração. Em caso de corda dupla, cinco bombeiros, no máximo, devem realizar a tração, para não sobrecarregar a corda. B - A Regra dos 10% preconiza que um cabo aéreo tencionado e com uma carga de 90kgf nele pendurada deve ter uma catenária (deformação) de 10% da distância entre as ancoragens. Caso a carga seja de 180kgf, ou seja, o dobro, a catenária também deverá ser dobrada, passando a 20%.

C - A Regra dos 15º (quinze graus) apregoa que o ângulo entre a corda tencionada e uma linha imaginária no plano horizontal não pode ser inferior a 15º. Para mensurar o ângulo citado é preciso que uma carga de aproximadamente 90kgf esteja pendurada no meio do cabo.

D - O estropo utilizado deve ter um comprimento tal que permita a fixação do mosquetão com facilidade e que o ângulo formado entre as extremidades do anel de fita não seja superior a 45º, o que sobrecarregaria a fita.

(13)

13

QUESTÃO 34 - Considerando a conceituação dos termos utilizados no Salvamento em Altura do CBMMG é CORRETO afirmar que:

A - O Belay Loop é um pequeno anel de fita existente na maioria das cadeirinhas onde instala-se o mosquetão para o rapel ou para dar segurança a quem estiver escalando. Também chamado de anel de segurança.

B - A Carga de Ruptura (CR) é a média da carga que o equipamento pode suportar, segundo testes de laboratórios. É a carga na qual o equipamento poderá se romper.

C - As Cordas Dinâmicas são cordas fabricadas com uma “elasticidade” natural que pode variar de 12 a 25% do seu comprimento com vista a absorver o impacto causado pela queda de quem estiver escalando, evitando danos à ancoragem, ao equipamento e/ou ao corpo do escalador. Sua “alma”, ou “miolo” é constituída de fios torcidos que funcionam como “molas” ao receberem tensão.

D - O Rack é constituído pelas alças das cadeirinhas destinadas a instalação de equipamentos diversos, principalmente as costuras. Algumas cadeirinhas têm racks que podem suportar até 90 Kgf. Nome também usado numa espécie de freio para rapel constituído de “barretes” e feito em aço.

QUESTÃO 35 - As Operações de Mergulho abrangem um vasto campo de atividades, variando muito em complexidade, grau de risco, recursos requeridos etc. Seu sucesso estará sempre vinculado à atenção que for dada a sua preparação, ao grau de adestramento do pessoal envolvido e aos recursos à disposição. Considerando as Operações de Mergulho executadas no CBMMG todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A - Em princípio a equipe mínima empregada no mergulho para profundidade até 12 (doze) metros é de 4 (quatro) homens, sendo todos mergulhadores. A profundidade aqui relacionada não será a real e sim conforme cálculo de mergulho em altitude.

B - Em profundidade superior a 12 (doze) metros será de 5 (cinco) homens, sendo todos mergulhadores. A profundidade aqui relacionada não será a real e sim conforme cálculo de mergulho em altitude.

C - Nenhum mergulhador poderá ficar mais de 2 (duas) horas submerso e deverá ficar no mínimo 1 (uma) hora em intervalo de superfície.

D - Mergulhos profundos superiores a 18 (dezoito) metros poderão ser realizados apenas 1 (um) por dia por mergulhador; os trabalhos se iniciam às 08h00min horas (se as condições assim permitir) da manhã e se encerram às 17h30min horas ou quando o sol se pôr, o que ocorrer primeiro.

QUESTÃO 36 - Em relação às condições perigosas encontradas nas operações de mergulho executadas pelo CBMMG todas as afirmativas abaixo são corretas, EXCETO:

A - Trabalhos noturnos (somente com a possibilidade e resgate da vida humana).

B - Correntezas superiores a 04 (quatro) nós - manobras de peso ou trabalhos com ferramentas que impossibilitem o controle da flutuabilidade do mergulhador.

C - Trabalhos em ambientes confinados. D - Uso e manuseio de explosivos.

(14)

14

QUESTÃO 37 - A capacidade de buscar corpos e bens materiais debaixo d’água e trazê-los à superfície é uma habilidade valiosa para o mergulhador do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Para atingir o sucesso nas operações de mergulho, as GU BM devem seguir os seguintes procedimentos, EXCETO:

A - Toda área de operação submersa deverá ser devidamente balizada e sinalizada, devendo as guarnições BM conduzir bóias e outros petrechos para os fins aqui referenciados, sempre que se deslocarem para operação. Nenhuma embarcação motorizada funcionando deverá aproximar do local de trabalho em um raio de 100 (cem) metros.

B - O acesso e a saída da água pelos mergulhadores será sempre facilitada (embarcação ao nível da água, escada, cesto, etc), sendo vetada a abordagem por queda livre de pontos elevados (superiores a 3 (três) metros), ainda que a condição de fundo não ofereça riscos iminentes. Quando a plataforma de mergulho for embarcação, esta deverá estar fundeada. Caso ela seja dotada de motor (es), este (s) deverá (ão) estar desligado(s).

C - A linha de vida será sempre utilizada, inclusive quando a natureza da operação apresentar inconveniência ao seu uso.

D - Nas atividades de mergulhos que exigirem proteção térmica, cada mergulhador será dotado de roupa de neoprene, molhada, que será de uso obrigatório.

QUESTÃO 38 - Considerando a rotina do setor de biossegurança bem como as afirmativas abaixo elencadas, que versam sobre os critérios para coleta e transporte internos de resíduos infectantes, assinale a afirmativa INCORRETA:

A - Manter a frequência do transporte interno até o abrigo externo de armazenamento final, obedecendo à condição de não acumulação do resíduo do setor por período superior a 24 (vinte e quatro) horas, assim como de não sobrecarregar a sala de resíduos com o volume armazenado. B - Utilizar recipientes que não excedam vinte litros, quando o transporte for realizado manualmente, e observar as instruções de manuseio.

C - Permitir, em último caso, o despejo do conteúdo de um recipiente em outro recipiente.

D - Coletar e transportar resíduo comum, separadamente, até o abrigo externo de armazenamento final.

QUESTÃO 39 - O uso das precauções padrão para proteção no trabalho minimiza os riscos de acidentes, porém não os inviabilizam. Após acidentes envolvendo material biológico, o militar do setor de biossegurança deverá, EXCETO:

A - Cuidar do local afetado: se for mucosa nasal, bucal ou ocular, lavar com água limpa ou soro fisiológico. Se for pele, lavar com água limpa e sabão.

B - Preencher o formulário de comunicação de acidente no NAIS/SAS.

C - O militar exposto deverá ser encaminhado imediatamente para atendimento médico no local de referência (interior) ou Hospital Militar (RMBH).

D - Quando a quimioprofilaxia se fizer necessária, esta não deve exceder a 04 (quatro) horas após o acidente.

(15)

15

QUESTÃO 40 - Considerando o emprego de aeronaves em apoio às operações do CBMMG, todas as afirmativas abaixo elencadas são corretas, EXCETO:

A - O CBMMG sempre apoiará as instituições de saúde que solicitarem transporte aeromédico intermunicipal dentro dos limites territoriais do Estado, conforme previsto da Diretriz Integrada de Ações e Operações do Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (DIAO).

B - É vedada a utilização das aeronaves do CBMMG para fins particulares ou que não se enquadrem nos conceitos de operações aéreas ou de missões de interesse do CBMMG, salvo os casos previsto em lei.

C - O translado de dignitários somente será executado mediante autorização do Comandante do BOA.

D - As ordens de serviço envolvendo aeronaves do CBMMG cujo objetivo seja o de apoio operacional a outros órgãos, ou empenho de caráter administrativo, serão homologadas pelo Comandante Operacional de Bombeiros.

QUESTÃO 41 - Sobre a Guarda do Quartel, sabe-se que essa é uma responsabilidade de todos os militares em Prontidão de Incêndio, estando definido em Instrução Técnica do CBMMG as diretrizes a seguir. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:

A - A Guarda do Quartel poderá ser formada para recepcionar o Comandante da Unidade. B - Os militares da Administração da Unidade poderão compor a Guarda do Quartel.

C - As funções de Comandante da Guarda e Sentinela serão exercidas preferencialmente por Sargentos e Soldados, respectivamente.

D - Nas situações de alarme ou fragilidade da segurança, a guarda será priorizada até o acionamento de reforço policial.

QUESTÃO 42 - As operações de corte e poda de árvores executadas pelo CBMMG devem cumprir as determinações contidas em Instrução Técnica Operacional da Corporação, dentre outras normas. Avalie as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:

A - Em caso de risco iminente de queda de árvore, com perigo para pessoas ou patrimônio o atendimento será imediato.

B - Para instrução de tropa, a critério dos comandantes dos BBM/Frações, mesmo que não haja risco não iminente de queda.

C - Não havendo risco iminente, o Cmt da Guarnição deverá orientar o solicitante que a realização da poda ou supressão, em princípio, não poderá ser feita pelo CBMMG.

D - É vedado ao Chefe da Guarnição opinar ou intermediar pela destinação do produto do corte, tais como indicação de entidades para o recebimento ou compra dos produtos resultantes da operação, salvo para entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos.

QUESTÃO 43 - Conforme as normas vigentes na Corporação referentes operações de Combate a Incêndios Florestais é INCORRETO afirmar que:

A - O combate direto deve ser realizado observando a direção do vento, ficando o combatente posicionado de tal forma que o vento soprará no sentido do bombeiro militar para o fogo.

B - O CBMMG atuará sob a coordenação e comando do órgão ambiental responsável pela área atingida pelo incêndio, conforme prescrição legal.

C - Nenhum grupo poderá ser lançado no terreno sem que haja preliminarmente o reconhecimento da área, um plano de ação e a definição das tarefas a serem executadas.

D - O combate noturno será realizado somente se o Comandante das Operações que estiver no local entender que a atuação não oferece risco para as guarnições.

(16)

16

QUESTÃO 44 - A equipe mínima para o mergulho superior a 12 (doze) metros é:

A - 04 (quatro) bombeiros, sendo todos mergulhadores. B - 05 (cinco) bombeiros, sendo todos mergulhadores.

C - 05 (cinco) bombeiros, sendo no mínimo 04 (quatro) mergulhadores. D - 04 (quatro) bombeiros, sendo no mínimo 03 (três) mergulhadores.

QUESTÃO 45 - Com relação a legibilidade e intensidade de uma mensagem de rádio, entende-se que numa comunicação recebida como 3.3 (TRÊS PONTO TRÊS), a recepção ocorreu com as seguintes características:

A - Legibilidade: legível com intermitência e Intensidade: boa. B - Legibilidade: legível e Intensidade: fraca.

C - Legibilidade: legível com dificuldade e Intensidade: regular. D - Legibilidade: legível e Intensidade: regular.

QUESTÃO 46 - Dentre os objetivos dos procedimentos de biossegurança para integrantes do CBMMG, avalie as assertivas abaixo e assinale a alternativa que expressam a veracidade das informações:

I - Conscientizar os integrantes da Prontidão de Incêndio sobre a importância de utilizar rigorosamente os Kits de Biossegurança.

II - Estabelecer os equipamentos necessários para a composição dos kits para proteção dos Bombeiros Militares contra sangue e secreções.

III - Orientar o Bombeiro Militar quanto às medidas imediatas em caso de acidente com material biológico.

IV - Prevenir doenças passíveis de transmissão durante o trabalho do Bombeiro Militar, com ênfase na AIDS, Hepatite B, C, D e Sífilis.

A - Apenas uma assertiva está correta. B - Duas assertivas estão corretas. C - Apenas uma assertiva está incorreta. D - Todas as assertivas estão corretas.

QUESTÃO 47 - Ao estudarmos os procedimentos preventivos, com ênfase no Kit de biossegurança, o CBMMG define uma série padrões, EXCETO:

A - Toda viatura BM, inclusive as administrativas e de prevenção deverão possuir o Kit de biossegurança.

B - O Kit de biossegurança deverá estar acondicionado em bornal plástico, com lacre para ser rompido no momento da utilização.

C - A utilização do Kit de biossegurança é facultada no atendimento a parturientes.

D - A utilização do Kit de biossegurança é obrigatória em ocorrências que envolvam usuários de drogas, ao se recolher seringas, lâminas e outros materiais.

QUESTÃO 48 - Nas atividades de prevenção aquática, o bombeiro militar que estiver desempenhando a função de guarda-vidas poderá utilizar sinais sonoros e gestuais, promovendo então a comunicação com banhistas e com os demais guarda-vidas. Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:

A - Dois Silvos Longos: para ativar o sistema de ação emergencial. B - Dois Silvos Curtos: para obter a atenção dos banhistas.

C - Polegar para cima: atividade finalizada. D - Punho Cerrado: mantenha a posição.

(17)

17

QUESTÃO 49 - Numa situação de atendimento a pacientes adultos em parada cardiorrespiratória, quando realizado por apenas um socorrista, as seguintes condutas estão previstas, EXCETO:

A - Se a vítima estiver inconsciente, verifique rapidamente se a respiração está normal, com expansão visível do tórax.

B - Execução de compressões rápidas e fortes, no terço inferior do osso esterno, com no mínimo 100 compressões por minuto.

C - Verificação do pulso carotídeo por 05 (cinco) a 10 (dez) segundos, antes das manobras de RCP.

D - RCP com 30 (trinta) compressões torácicas e 01 (uma) respiração de resgate com elevação visível do tórax.

QUESTÃO 50 - Sabe-se que os nós de extremidades têm diversas finalidades, tais como arremate ou preparação para outros nós. Quanto a utilização desses nós, assinale a única alternativa CORRETA:

A - O nó em oito serve apenas como base para o nó de fita.

B - O nó de frade serve apenas como base para a confecção da aselha dupla em oito. C - O nó simples serve apenas para falcaçar a ponta das cordas.

D - Todas as opções acima estão incorretas.

(18)

18

(19)

19

CASO QUEIRA, ANOTE AQUI SEU GABARITO

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

(20)

20

Referências

Documentos relacionados

Alerta-se o visitante para o relógio de sol integrado neste jardim, para o Monumento ao Poeta António Feijó e para a Fonte da Vila – não esqueça que se be- ber desta água não

O plano divino é que o amor de Deus seja exprimido através dos Seus filhos. Por esse motivo, o inimigo tenta dividir a família, a Igreja e pessoas que deveriam viver

Linhas de pesquisa até então não desenvolvidas na pesquisa citrícola brasileira foram iniciadas no Laboratório, com destaque para os trabalhos com vírus da tristeza e de leprose

Por outro lado, confirmando a capacidade dos poxvirus de se adaptarem a roedores, sabe-se que o vírus cowpox, não existente nas Américas, circula na natureza em roedores

1 - O Estado e os institutos públicos podem tomar de arrendamento bens imóveis nos termos das regras de competência para autorizar despesas com arrendamento previstas no regime

Entretanto, quando os frutos foram armazenados por períodos de 15 e 30 dias, esse processo de estabilização da massa de sementes foi antecipado, ocorrendo com frutos a partir de 30 e

Os dados obtidos permitem concluir que a suplementação acima de 25% na dieta dos animais pode alterar o conteúdo de matéria orgânica e a disponibilidade de nutrientes como o fósforo e

(1998), verificou-se que em um mesmo fluxo fotossinté- tico de fótons, o peso de matéria seca total em plantas de alface (Lactuca sativa L.), cultivar Summer-green, foi aumentado