• Nenhum resultado encontrado

Sindicato terá programa de capacitação com foco em planos. Novos agentes assumem funções em postos do DML

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sindicato terá programa de capacitação com foco em planos. Novos agentes assumem funções em postos do DML"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

sesfrs

www.sesf.com.br

51 99238.4423

Fechada parceria com

empresa de coleta de resíduos

Página 6

Novos agentes assumem

funções em postos do DML

Página 4

Ano 20 | #90 | 2020

Página 20

Sindicato terá programa

de capacitação com

(2)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Valdir Gomes Machado

Presidente

P

róximos de encerrar o ano mais di-fícil de nossas vidas, podemos dizer que dele saímos mais fortes. Enfren-tamos a pandemia e suas consequências, nos adequamos ao dito “novo normal” e resgata-mos práticas até então deixadas em segundo plano, como a caridade, o amor ao próximo e a fé. Passamos por mudanças bruscas nas rotinas, nos reinventamos nas relações pes-soais e profissionais, divergimos em como lidar com a situação, mas ainda sim fomos em frente. Aprendemos na dor, na dificul-dade, na falta. Em nenhum momento dei-xamos apagar a chama da esperança, que segue flamejante no coração de cada um de nós que vislumbra dias melhores.

Ainda que estejamos em um cenário de incertezas, o pensar no amanhã faz bem. Com otimismo, é claro, evocando positivi-dade. Nada mais oportuno do que o fim de um ano para planejar, desenvolver novos projetos. Sempre com os pés no chão,

am-parado no conhecimento, na experiência, atento às oportunidades. Se tem um ensi-namento deixado pela pandemia é de que precisamos de um plano de contingência para tudo. Considerar que o improvável po-de acontecer. Aceitar que nada é impossí-vel. Procrastinar menos e realizar mais. Dar valor às pessoas, praticar a empatia e viver sem moderação.

O papel social das funerárias esteve em evidência neste ano. A sociedade voltou seus olhos para o serviço essencial que prestamos, cada vez mais em sintonia com os novos tempos. Fomos profissionais, abnegados, engajados. É bem verdade que tivemos de nos adaptar diante das circunstâncias, mas nem por isso deixamos de atender as famí-lias com carinho, respeito e, principalmente, qualidade. A adversidade nos fez crescer co-mo classe. O sindicato finda 2020 orgulhoso de sua base de representação. Que no próxi-mo ano sigapróxi-mos imbuídos no compromisso de dar o melhor naquilo que fazemos, com ética, senso coletivo e tolerância, para uma convivência saudável e producente.

Aprendizado e esperança

EDITORIAL

(3)
(4)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Novos servidores assumem

cargos em postos do DML

O

Instituto-Geral de Perícias (IGP) formou 69 novos servidores pa-ra atuar nos postos do Departa-mento Médico-Legal. A cerimônia vir-tual de encerramento do curso de pre-paração ocorreu no dia 19 de outubro e contou com a participação do governa-dor Eduardo Leite e de seu vice, Dele-gado Ranolfo Vieira Júnior, que também é titular da pasta da Segurança Pública. Dos novos agentes públicos habilitados, 21 são peritos criminais, 20 peritos

mé-dico-legistas e 28 técnicos em perícias. O curso que capacitou os servidores havia iniciado em agosto. Os formados assumiram suas funções no início de no-vembro. De acordo com o IGP, eles fo-ram alocados na Capital e em outros 16 municípios: Bento Gonçalves, Erechim, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Cruz Alta, Santa Rosa, Uru-guaiana, Santana do Livramento e Bagé.

A região e a cidade foram definidas conforme a nota obtida por cada aluno no curso.

O chamamento e posse dos aprovados no últi mo concurso do IGP, de 2017, atende a rei-vindicação do Sesf-RS feita em diversas reuni-ões com represen tantes do Executivo e do Le-gislativo gaúcho. A primeira convocação se deu neste ano, a segunda está prevista para março de 2021 e a terceira para março de 2022. Ao todo serão designados 170 novos servidores, entre peritos criminais, peritos médico-legistas e técnicos em perícias. Governador Eduardo Leite participou da cerimônia de encerramento do curso Gus ta vo Mansur/P alácio Pir atini

4

(5)
(6)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Jair F

arias – Jornalis

ta

O presidente Valdir Gomes Machado recebeu a visita do ex-ministro do Traba-lho, Ronaldo Nogueira (na foto, à esq.). Em pauta, o comércio de bens e de servi-ços durante a pandemia. Gaúcho de Ca-razinho, Nogueira foi também deputado federal por duas legislaturas – onde pre-sidiu a Comissão de Trabalho, de Admi-nistração e Serviço Público – e presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Hoje, é filiado ao PTB. A visita do ex-mi-nistro ocorreu no dia 24 de novembro. Do encontro, participou também o secretá-rio executivo Rodrigo Oliveira da Silva.

Benefício às associadas

Visita

Ronaldo Nogueira

O

Sesf-RS fechou parceria com a Am-bientuus, empresa com mais de 20 anos de atuação especializada na co-leta, transporte, tratamento e destino de resí-duos químicos e biológicos. Pelo acordo, as associadas terão desconto na contratação do serviço. Para ter direito, a funerária terá seu CNPJ validado pela Ambientuus junto à se-cretaria do sindicato quando da assinatura do contrato. “É mais um acordo firmado que gera benefício direto às empresas. A ampliação do quadro de parceiros é um compromisso que assumimos, com isso, agregamos valor ao rol de vantagens exclusivas que é oferecido pelo Sesf-RS às associadas”, destaca o presidente Valdir Gomes Machado.

A Ambientuus já atende algumas fune-rárias, opera em todo o Estado e conta com três periodicidades de coleta de resíduos: se-manal, quinze nal e mensal. O limite é de 200 litros. Nos resíduos químicos, trabalha com os de classe I, grupo B. Nos biológicos, tam-bém com os de classe I, mas grupos A e E. As tecnologias utilizadas pela empresa no trata-mento são incineração e esteriliza ção, sendo que a primeira não gera pas sivo ambiental.

A Ambientuus está localizada em Cacho-eirinha, na Região Metropolitana. Seus tele-fones são 51 3364.8688 e 3365.2254. O res-ponsável é o engenheiro Ibernon Campos, a quem deve ser solicitado tabela de valores e condições de adesão.

Sindicato firma parceria com

empresa de coleta de resíduos

6

(7)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020 Jair F arias – Jornalis ta Jair F arias – Jornalis ta

A diretoria esteve reunida no dia 29 de outubro com Fernando Porto, da HF Atelier das Flores. Em pauta, a promoção de cursos de arte floral em 2021. No en-contro, ficou acertado que a HF vai apre-sentar uma proposta para a realização de treinamentos, tanto na modalidade pre-sencial quanto on-line. Outra possibilida-de é a produção possibilida-de vipossibilida-deoaulas para dispo-nibilização no site do sindicato. A HF está localizada no bairro Anchieta, em Porto Alegre, onde fabrica e comercializa coro-as, cestcoro-as, buquês e arranjos.

Arte Floral

Reunião

Convenções

Reunião II

C

onvenções foi o tema da reunião en-tre a diretoria e o advogado Flávio Renê Claudy Gomes, que presta as-sessoria ao sindicato em negociações cole-tivas de trabalho. No encontro, Renê apre-sentou um relatório das convenções cele-bradas até o momento, cujo total perfaz 44. Ainda na reunião, ocorrida no dia 29 de ou-tubro, o advogado revelou que está fazendo um mapeamento da representação da classe

laboral para estabelecer linhas de negocia-ção. Segundo ele, em razão da quantidade de convenções pactuadas, haverá redução na ocorrência de dissídios. Para saber se já há convenção coletiva celebrada em sua re-gião, entre em contato com a secretaria pe-lo telefone 51 3219.4266, WhatsApp 51 9 9238.4423 ou e-mail secretaria@sesf.com.br. Algumas, inclusive, já estão publicadas no site: www.sesf.com.br.

(8)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Gestão é Vida II

Jair F

arias – Jornalis

ta

O presidente Valdir Gomes Machado participou de reunião-almoço com o dire-tor comercial do Grupo Cortel, Alexandre Fensterseifer. Em pauta, a atuação da em-presa no Estado e questões envolvendo a prestação do serviço funerário. O encon-tro ocorreu no dia 2 de outubro, no Galeto Mamma Mia, em Porto Alegre. A reunião também teve a participação do executivo de atendimento e relacionamento José An-tônio da Silveira, pelo Grupo Cortel, e do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, pelo sindicato.

Reunião-almoço

Alexandre Fensterseifer

Início das aulas

T

eve início no dia 10 de novembro as aulas da segunda turma do curso Ges-tão é Vida. A atividade ocorreu no Ho-tel Continental, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente Valdir Gomes Machado, que deu boas-vindas aos alunos. Promovido pelo sindicato e realizado pelo Grupo Valor, o curso tem o objetivo de levar aos participantes conhecimentos referentes

a planejamento estratégico, com foco no se-tor funerário. As aulas são ministradas pelo consultor Alexandre Müller. A duração é de cinco meses, com 10 encontros presenciais na Capital. Ao final da capacitação, o parti-cipante recebe um certificado de conclusão. A funerária a qual representa também é cer-tificada, mas com um selo de excelência. “A gestão de uma funerária é complexa, e nada mais oportuno do que ofertar um curso com temática voltada a isso”, destacou Valdir.

Jair F

arias – Jornalis

ta

8

(9)
(10)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Andres, de Santiago Angelus Oeste, de Cruz Alta

AM Brum Angelus, de Santa Maria

Battisti, de Progresso

Bom Pastor, de Santo Antônio das Missões Bom Pastor, de São Miguel das Missões Caridade, de Canela

Cauzzo, de Santa Maria Da Serra, de Gramado Diersmann, de Estrela

Giro pelo Rio Grande

O

presidente Valdir Gomes Machado retomou a agenda junto às funerárias asso-ciadas. Desde 2018, quando do início da gestão, já são 162 empresas visitadas de diferentes regiões do Estado. A intenção, segundo o dirigente, é visitar todas até o fim do mandato. “O objetivo é estreitar relações e, principalmente, identificar as necessidades das associadas para supri-las, dentro do que é possível”, esclarece. No si-te do sindicato, na aba Giro pelo Rio Grande, foram postadas fotos de todas as visitas. Nesta edição do informativo, além de fotos das visitas recentes, trazemos também as de algumas feitas antes da pandemia. Acompanhe:

Fot

os: Divulg

ão

10

(11)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Facco, de Serafina Corrêa

Fracalossi, de Porto Xavier Ijuiense e Santa Rosa, de Ijuí

Irmãos Carvalho, de Giruá Juchem, de São Luiz Gonzaga Leão, de Minas do Leão

Litoral, de Cidreira Loose, de Panambi Lupatini, de Ijuí

Excelsior, de Giruá Divina Paz, de Canela

Fritsch, de Nova Petrópolis

(12)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Machado, de São Jerônimo Pezzi, de Muçum Planalto, de Cruz Alta

Porto Lucena, de Porto Lucena Porto Xavier, de Porto Xavier Santa Lúcia, de Caibaté

Santa Rita, de General Câmara Santa Teresa, de Guarani das Missões São Carlos, de Anta Gorda

12

(13)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

São Gabriel, de Cerro Largo São João, de Arvorezinha São Jorge, de Butiá

São Lucas, de São Luiz Gonzaga São Nicolau, de São Nicolau São Paulo, de São Paulo das Missões

São Pedro, de Roque Gonzales São Pelegrino, de Serafina Corrêa Tac Plan, de Bossoroca

(14)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Modernas, capelas seguem padrão de outros empreendimentos da Angelus Oeste

Hall de entrada que dá acesso às capelas é amplo e conta com assentos

Presidente visita complexo

de capelas velatórias

O

presidente Valdir Gomes Machado foi a São Borja em 22 de outubro e visitou o novo complexo de capelas velatórias da Angelus Oeste. O empreendi-mento fica em frente ao Cemitério Jardim da Paz, onde foram sepultados líderes políticos como Leonel Brizola, João Goulart e Getúlio Vargas. Na visita, Valdir esteve acompanhado

Na passagem por São Borja em 22 de outubro, o presidente Valdir Gomes Machado participou de reunião-almoço com a empresária Vera Bastian Wol-ffenbuttel, da Vera Bastian Funerária e Capelas. Em pauta, demandas envolven-do o posto médico-legal da cidade. Valdir, que esteve acompanhaenvolven-do envolven-do secretá-rio executivo Rodrigo Oliveira da Silva e da delegada da regional Missões Nor-te Maria de Lurdes Juchem, foi recepcionado pela família de Vera. A empresa é uma das mais tradicionais de São Borja e está próxima de completar 70 anos de atuação. Após a reunião-almoço, o presidente foi ao posto médico-legal com a empresária para conhecer a infraestrutura no local. Entre as reivindicações de Vera está que se coloque em funcionamento uma câmara fria, já adquirida pelo Estado, mas ainda não instalada.

Reunião-almoço

Jair F

arias – Jornalis

ta

do secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva e da delegada Maria de Lurdes Juchem, da regional Missões Norte. A recepção ao gru-po foi do proprietário Júlio Garcia Lopes e do diretor Rafael Silva.

O complexo apresenta três capelas velató-rias amplas, equipadas e climatizadas, todas com sala para descanso contendo sofá e TV,

hall de entrada extenso e toalete para homens, mulheres e pessoas com deficiência. Na área externa, há também estacionamento para uso exclusivo das famílias enlutadas. A Angelus Oeste está presente em 11 cidades gaúchas. Tem mais de 30 unidades, entre escritórios e funerárias. Além da presta ção de serviços, ad-ministra e comercializa planos assistenciais.

Fot

os: Jair F

arias – Jornalis

ta

14

NOTÍCIAS

| São Borja

(15)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Fot

os: Jair F

arias – Jornalis

ta

Valdir conhece nova sede de funerária

O

presidente Valdir Gomes Machado esteve em Tapera no dia 8 de outubro para conhecer a nova sede da funerária União. Na visita, foi recebido pelo proprietário Armando Dorneles e equipe. Valdir esteve acompanhado do secretário executivo Rodri-go Oliveira da Silva. Em funcionamento desde 8 de setembro e com mais de 400 m² de área construída, a nova sede apresenta recepção, sala de acolhimento, dois mostruários e laboratório de tanatopraxia. Os ambientes são modernos e climatizados. Além da matriz, em Ta-pera, a União conta com filiais em Campos Borges, Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff. A empresa está no mercado há 11 anos. Ar-mando, o proprietário, é também delegado da regional Missões Sul.

Mostruário

Laboratório de tanatopraxia

15

(16)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Cartazes afixados

A Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) recomenda aos agentes funerários para que se atentem à sinalização de trânsito nas vias do entor-no, especialmente na questão da permis-são para estacionar. Em alguns locais, o

Foram afixados na porta de vidro que dá acesso à Cen-tral de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) novos cartazes com informações sobre as rotinas de atendimento. Seguindo uma mesma identidade visual, as peças foram de-senvolvidas para auxiliar agentes funerários e famílias enlu-tadas quanto a procedimentos, incluindo os do cartório de plantão. A impressão dos novos cartazes foi feita em tamanho que facilita a leitura, tendo os respectivos textos linguagem clara e objetiva. Também para informações, a CAF dispõe de um serviço de teleatendimento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O número é 51 3232.0065.

estacionamento é permitido independen-temente do horário. Em outros, a permis-são é apenas para horários específicos. Há também locais em que o estacionamento não é permitido, estando o veículo sujei-to à multa e guincho. Tal recomendação deve também ser repassada pelos agentes funerários às famílias enlutadas. Vale

des-tacar que a CAF dispõe de estacionamen-to para utilização gratuita dos usuários do Sistema Funerário Municipal. Hoje, porém, somente uma das três vagas está disponível. Nas outras duas, foi instalado um gazebo para que os usuários aguar-dem por atendimento na CAF e/ou no cartório de plantão.

Estacionamento

Distribuição aos usuários

A Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) está produzindo a nova versão do folheto que é distribuído aos usu-ários do Sistema Funerário Mu-nicipal contendo os horários de atendimento do plantão dos car-tórios para emissão de certidões de óbito. O plantão fica localiza-do na própria CAF e funciona em horários alternativos aos de aten-dimento dos cartórios nas suas respectivas sedes. No novo folheto, constará também o telefone do plantão, os canais de atendimento do Tribunal de Justiça para elogios, sugestões ou reclamações, e a relação dos cartórios da Capital com endereços e telefones.

Devido a obras no acesso lateral, o estacionamento em frente à Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre (CAF) po-derá ficar indisponível em determinados períodos do dia. Nesse caso, a opção para agentes funerários e famílias enlutadas é esta-cionar nas vias do entorno. Há também a alternativa dos estacio-namentos pagos, que ficam nas proximidades da CAF.

Acesso lateral

Obras

16

NOTÍCIAS

Folheto

Porto Alegre

Sinalização de trânsito

(17)
(18)
(19)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Fernanda Caldeira Dias (Grupo L. Formolo)

César Gomes dos Santos (César AG) Jéssica Alves da Maia (Rainha da Paz) Aline Ferreira Mathias (Grupo Mathias)

Fot

os: Divulg

ão

O

s 115 alunos capacitados no ciclo de cursos promovidos pelo sindi-cato receberam seus certificados de participação pelo correio. Os treinamentos foram realizados em agosto na modalidade on-line, devido a pandemia. Gratuitos, con-templaram profissionais de diferentes regiões do Estado. Os cursos tiveram a parceria de

Entrega de certificados

Laidom Cursos e Treinamentos e Thanato-logy Capacitação Profissional. Ao todo, fo-ram cinco: Cerimonial de Luto, Estratégias de Vendas de Planos, Necromaquiagem, Crema-ção: Todos os Procedimentos, de A a Z, e Ven-das e Atendimento Personalizado ao Cliente. Acima e ao lado, fotos de quatros alunos com seus certificados de participação.

19

(20)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Com foco em planos funerários,

sindicato terá programa de

conhecimento compartilhado

O

Sesf-RS vai promover em 2021 um ciclo de treinamentos presenciais com foco na gestão de planos fu-nerários. Batizada de Programa de Conhe-cimento Compartilhado, a iniciativa visa atender demandas de qualificação e pro-fissionalização, sendo estruturada para au-xiliar as funerárias na concepção, preparo, posicionamento e aceleração de seus proje-tos. À frente do programa estará o consul-tor Clerton Calves, profissional com reco-nhecida experiência no mercado nacional de planos funerários. “A ideia é entregar

uma abordagem ampliada e renovada de conceitos e ferramentas que resultará no aprimoramento de supervisores, gerentes, analistas e operadores”, destaca.

De acordo com o presidente Valdir Go-mes Machado, as diretrizes do projeto es-tão em fase final de definição. “A intenção é anunciar a programação ainda no primeiro trimestre. A princípio, serão quatro treina-mentos presenciais em regiões distintas, ca-da um com três dias de duração”, antecipa. Segundo o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva, em paralelo às

capacita-Valdir Machado, Clerton Calves e Rodrigo Silva: reunião delineou o projeto

ções, Clerton ficará à disposição das empre-sas para orientar acerca da gestão de seus planos funerários. “Esse suporte é mais um benefício atrelado ao programa”, afirma. A participação nos treinamentos será exclusi-va e gratuita para profissionais de associadas no sindicato, com entrega de certificados.

A reunião que deu início às tratativas do projeto ocorreu no dia 12 de novembro. Dela, participaram Clerton, Valdir e Ro-drigo. A estrutura do programa terá qua-tro módulos: Marketing, Vendas, Inovação e Capacitação. Jair F arias – Jornalis ta

20

ESPECIAL

| Em 2021

(21)
(22)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Diretores funerários eleitos

Divulg

ão/

João

XXIII

O Cemitério Ecumênico João XXIII inaugurou um painel em homenagem a agentes funerários e vítimas da Covid-19. O ato ocorreu no Dia de Finados e teve a participação da coordenadora Flávia Gon-çalves de Barba, além de dirigentes da As-sociação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). Batizado de Borboletas, o painel foi concebido pelo artista plásti-co Tiago Berao e ficará em exposição no andar principal do João XXIII.

João XXIII

Homenagem

Votação

S

eis diretores funerários que concorreram no pleito de 15 de novembro se elege-ram em seus municípios. Marcos Beux, da funerária Santo Antônio, se elegeu prefei-to pelo PDT em Ronda Alta com 3.206 voprefei-tos. Em Muçum, Elton Pezzi, da funerária Pezzi, foi eleito vereador pelo PP com 185 votos. Nivaldo Langer de Moura, da funerária Bom Jesus, se elegeu vereador pelo PP em Santo Ângelo com 803 votos. Em Três Palmeiras, Juliano Silva Co-elho, da funerária Santo Antônio, foi eleito ve-reador pelo PDT com 227 votos. Julinho Witt, da funerária Witt, se elegeu vereador pelo PP em Terra de Areia com 485 votos. Em São Fran-cisco de Paula, Agustinho André Arnhold, da funerária Paraíso, foi eleito vereador pelo PP com 376 votos. “O sindicato cumprimenta os eleitos e, desde já, se coloca à disposição para auxiliar nas questões que envolvam o setor

fu-nerário em cada um desses municípios”, asse-gura o presidente Valdir Gomes Machado. Na possibilidade de algum diretor funerário eleito não ter sido mencionado nesta matéria, pedi-mos que envie um e-mail à redação informan-do nome completo, funerária e município, para que possamos noticiar na próxima edição. O endereço é contato@jairfariasjornalista.com.br. An tônio Augus to/ Asc om/T SE

GERAL

22

(23)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020 Divulg aç ão/Car av ag gio

Caravaggio promove workshop

O

Grupo Caravaggio promoveu um workshop em Garibaldi no dia 26 de novembro. Prático, o treinamento abordou temas como Atendimento, Vendas e Cerimonial. A capa-citação ocorreu no Memorial Caravaggio e teve 30 inscritos, de 18 funerárias do Estado. O objetivo, segundo o diretor Leandro Olivei-ra, foi de “ampliar conhecimentos e qualificar ainda mais os profis-sionais”. A segunda edição do workshop está prevista para fevereiro. A programação teve palestra com o tema Crenças que nos Li-mitam, do instrutor da Dale Carnegie Ozéias Souza, e atividades práticas ministradas por facilitadores do Grupo Caravaggio. “A interação foi fantástica, o treinamento focou em assuntos do nos-so dia a dia”, destacou Leandro, que referiu o tema Vendas como o que mais gerou debate entre os participantes. Procuramos mostrar todo o processo de mudança e evolução que passamos no agregar valor a produtos e serviços para inspirar e motivar os colegas a ter criatividade e tomar atitudes que possam qualificar ainda mais o atendimento nas suas empresas, contou o empresário.

Para Márcia Klein, da funerária Vargas, o workshop “foi produ-tivo e muito bem planejado”. “A didática foi excelente, totalmente em sintonia com a realidade. Os conhecimentos compartilhados pelos profissionais do Grupo Caravaggio foram de grande valor.

A transparência e objetividade com que transmitiam os conteú-dos facilitou o aprendizado. Parabéns à organização”, complemen-tou. De Montenegro, Márcia é também delegada do sindicato na regional Vale do Caí.

O Grupo Caravaggio é formado pelas empresas Memorial Ca-ravaggio, Carava ggio Acessórios, Caravaggio Premium e Capelas Funerárias Caravaggio. A opera ção teve início no ano de 1996, em Carlos Barbosa, com a Capelas Funerárias Cara vaggio. À frente do negócio está Décio Zwirtes e o casal Lean dro e Fabiana Oliveira.

Segunda edição está prevista para fevereiro

ACONTECE

| Garibaldi

(24)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Memorial

Bento XVI é

apresentado

em Bento

Gonçalves

E

m operação desde agosto, o Memo-rial Bento XVI teve sua apresenta-ção oficial ocorrida no dia 22 de ou-tubro. A solenidade reuniu autoridades, religiosos e imprensa local, tendo grupo restrito de convidados em razão da pan-demia. De acordo com o administrador

Fot os: Je fer son Soldi Operação teve início em agosto

Salas são amplas e equipadas Sala auxiliar é reservada aos familiares

DESTAQUE

| Serra

(25)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Lucas Vargas, a empresa oferece um serviço funerário diferenciado à co-munidade de Bento Gonçalves, com salas velatórias modernas e equipadas, e funcionários treinados para prestar o atendimento. “Nosso objetivo é dar mais tranquilidade aos familiares (no

momento da perda)”, destacou.

As duas salas velatórias do empre-endimento contam com sistema de imagem e som para homenagens. Am-plas e climatizadas, podem até mesmo ser interligadas. Dispõem, também, de sala auxiliar reservada aos familiares. No memorial, há também um es-paço social, mostruário de urnas e la-boratório de tanatopraxia. O investi-mento na construção foi de R$ 1,5 mi-lhões. A administração do negócio é de Lindomar Figueira e Louise Figueira, além de Vargas, que também é tana-topraxista. A empresa conta com sete colaboradores.

Madre Teresa com novo empreendimento

A funerária Madre Teresa entregou à comunidade de Candelária uma nova ca-pela velatória. O empreendimento entrou em operação no dia 21 de setembro e fi-ca próximo ao Cemitério Municipal. Com cerca de 180 m2, o novo espaço é dividido

em dois ambientes amplos e climatizados, tem 80 assentos e dispõe de sala reservada à família com frigobar, sofá cama e ar-con-dicionado, além de cozinha e toaletes para

homens, mulheres e pessoas com deficiên-cia. A capela conta também com mobiliário novo, internet Wi-Fi e sistema de som. Com mais de 20 anos de atuação, a funerária tem sua matriz em Cachoeira do Sul e filiais em Candelária, Cerro Branco e Novo Cabrais. Ainda em Cachoeira do Sul, a Madre Tere-sa administra quatro capelas velatórias. O comando da empresa é de Milton Weber e seu filho, Marcelo.

Folha de Candelária

Candelária

(26)

INFORMATIVO SESF-RS • #90 • 2020

Presidente

Valdir Gomes Machado (Soledade)

Vice-Presidente

Claunei Carvalho Szczepaniak (Camaquã)

Diretor Administrativo

Maicon Bogorni da Costa Leite (Taquari)

Vice-Diretor Administrativo

Andrei Maciel Grave (Ibirubá)

Diretor Financeiro

Cari Renato de Vargas (Montenegro)

Vice-Diretor Financeiro

Antônio A. Azzi Nunes (Porto Alegre)

Conselho Fiscal

Alexandro Michelin Bortolotto (Pelotas) Jaimes Brit to (Nova Petrópolis)

Endereço: Rua Santana, 966 - Farroupilha Porto Alegre/RS | 90040-371

Telefone: (51) 3219.4266 WhatsApp: (51) 99238.4423 E-mail: secretaria@sesf.com.br Site: www.sesf.com.br

Suplente de Conselho Fiscal

Adilson Pavelkievitz* (Ametista do Sul) Valeska B. de Azambuja (General Câmara) Vilmar Xavier dos Santos (Porto Alegre)

*In Memoriam

O INFORMATIVO SESF-RS é a publicação oficial do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul. O conteúdo dos artigos assinados é de responsabilidade dos autores, assim como o dos anúncios é das empresas que os veiculam. Os materiais jornalísticos colaborativos enviados à redação, independentemente de publicados, não são remunerados.

Registro profissional: 0018359/RS 51 9 9912.2444

contato@jairfariasjornalista.com.br www.jairfariasjornalista.com.br jairfariasjornalista jairfariasjorn1

Diagramação: José Francisco Alves Projeto gráfico: Carlos Tiburski Foto de capa: 8photo/Freepik Fechamento da edição #90: 26/11

26

(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

A separação dos gastos entre sobreviventes e não sobreviventes, tendo em vista o efeito significativo da distancia até a morte sobre gastos tem sido amplamente discutido na

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se