• Nenhum resultado encontrado

M A T E M Á T I C A MEDIANA. exercícios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M A T E M Á T I C A MEDIANA. exercícios"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

exercícios

Questão 1

Um professor de matemática costuma verificar a aprendizagem de seus alunos através da mediana das notas obtidas pela turma. Considere que a turma de 2014 obteve as seguintes notas no 2° bimestre:

Qual é a mediana das notas? Considerando que a média escolar é 7,0, a mediana está acima ou abaixo dessa média?

Questão 2

Confira na tabela a seguir as medalhas conquistadas pelo Brasil nas Olimpíadas de 1968 a 2012:

Exercicios

VEST

MAPA MENTAL

M A T E M Á T I C A

@vestmapamental

MEDIANA

(2)

Encontre a mediana do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nesses anos.

Questão 3

(FGV) Sejam os números 7, 8, 3, 5, 9 e 5 seis números de uma lista de nove

números inteiros. O maior valor possível para a mediana dos nove números da lista é a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 e) 9 Questão 4

(Enem – 2010) Suponha que a etapa final de uma gincana escolar consista

em um desafio de conhecimentos. Cada equipe escolheria 10 alunos para realizar uma prova objetiva, e a pontuação da equipe seria dada pela mediana das notas obtidas pelos alunos. As provas valiam, no máximo, 10 pontos cada. Ao final, a vencedora foi a equipe Ômega, com 7,8 pontos, seguida pela equipe Delta, com 7,6 pontos. Um dos alunos da equipe Gama, a qual ficou na terceira e última colocação, não pôde comparecer, tendo recebido nota zero na prova. As notas obtidas pelos 10 alunos da equipe Gama foram 10; 6,5; 8; 10; 7; 6,5; 7; 8; 6; 0. Se o aluno da equipe Gama que faltou tivesse comparecido, essa equipe

a) teria a pontuação igual a 6,5 se ele obtivesse nota 0. b) seria a vencedora se ele obtivesse nota 10.

c) seria a segunda colocada se ele obtivesse nota 8.

d) permaneceria na terceira posição, independentemente da nota obtida

pelo aluno.

e) empataria com a equipe Ômega na primeira colocação se o aluno

(3)

RESPOSTAS

Questão 1

Para verificar a mediana das notas, é fundamental ordená-las. Para isso, vamos organizá-las em ordem crescente:

Ordenando as notas, podemos observar que os valores centrais dessa sequência são 7,5 e 7,6, portanto a mediana será dada pela média aritmética desses valores:

M.A. = 7,5 + 7,6 2 M.A. = 15,1 2 M.A. = 7,55

A mediana das notas obtidas pela turma é de 7,55. Essa nota está acima da média escolar 7,0.

Questão 2

Primeiramente, devemos descobrir o total de medalhas conquistadas a cada ano:

(4)

Os valores centrais dessa sequência numérica são 6 e 8. Para encontrar a mediana, calcularemos a média aritmética desses dois valores:

M.A. = 6 + 8 2 M.A. = 14 2 M.A. = 7

Portanto, a mediana do total de medalhas conquistadas pelo Brasil nas Olimpíadas de 1968 a 2012 é igual a sete medalhas.

Questão 3

Como se trata da mediana, organizaremos esses números em ordem crescente:

Mas o enunciado do exercício informou que na lista constam nove números, portanto, restam ainda três valores que não conhecemos. Todavia, como a mediana deve ser a maior possível, devemos considerar que esses números desconhecidos são x, y e z e que eles são maiores que nove. Agora basta acrescentar esses números à sequência:

Considerando os números desconhecidos maiores que nove, a mediana é dada pelo número central da sequência, ou seja, o número 8. Portanto, a alternativa correta é a letra d.

Questão 4

Já sabemos as notas obtidas pelas duas primeiras equipes: a equipe Ômega obteve 7,8 pontos e a equipe Delta obteve 7,6 pontos. Vamos organizar as notas da equipe Gama em ordem crescente:

(5)

De acordo com as notas obtidas pelos alunos, a mediana é dada pela média aritmética dos elementos centrais da sequência, portanto:

M.A. = 7 + 7 2 M.A. = 14 2 M.A. = 7

Para que a nota subisse, o aluno faltoso deveria obter uma nota x superior a oito. A ordenação das notas ficaria da seguinte forma:

Nesse caso, não faz diferença se a nota x for 8,1 ou até mesmo 10,0, pois a mediana é dada pela média aritmética das notas 7 e 8:

M.A. = 7 + 8 2 M.A. = 15 2 M.A. = 7,5

Ainda que o aluno faltoso tirasse uma nota superior a 8, a nota máxima que a equipe Gama poderia obter seria 7,5. Dessa forma, mesmo assim a equipe permaneceria no terceiro lugar.

Referências

Documentos relacionados

[r]

- Elaborar uma proposta de requalificação de um espaço verde regado, promovendo a qualidade ecológica e estética e garantindo simultaneamente uma redução

ALEXANDRE CASTRO (NÚCLEO SAÚDE)4. SEBASTIÃO

Termos para indexação: gado zebu, estação de reprodução, idade ao primeiro parto, intervalo entre partos, vida útil, bovinos de corte.. REPRODUCTIVE PERFORMANCE OF A NELLORE HERD

Para tal identificação, durante o processo de análise do documento para seu mapeamento para o esquema objeto-relacional, deve-se identificar as marcações que

Art.5º Para o licenciamento ambiental de ramais de distribuição, cuja pressão máxima de operação seja superior a 4,2 bar, deve ser apresentada a comprovação de que o risco para

O procedimento disciplinar de que trata este Capítulo será conduzido por comissão composta por pelo menos dois servidores efetivos ou empregados públicos regidos pela Lei

As instituições são entendidas como políticas educacionais, eficiência governamental (custo), estrutura da economia e mercado de alocação dos recursos humanos. Na estimativa