• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REDE SIRIUS REDE DE BIBLIOTECAS UERJ: relato de experiência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO REDE SIRIUS REDE DE BIBLIOTECAS UERJ: relato de experiência"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Qualidade dos serviços e foco no usuário

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2005 – 2015

REDE SIRIUS – REDE DE BIBLIOTECAS UERJ: relato de experiência

SALLES, R. A.1 CARVALHO, R. M. R.2

RESUMO

Este artigo descreve o processo de trabalho para elaboração do Planejamento Estratégico da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, a ser implantado no período 2005-2015. Através de reuniões administrativas, uso de metodologia de tarjetas e técnica de brainstorm, foi possível identificar problemas, áreas críticas e propor ações e projetos que, objetivando a melhoria dos serviços, produtos e ambientes das bibliotecas. Estas reuniões também forneceram subsídios à adequação dos componentes organizacionais da Rede Sirius aos objetivos definidos no Planejamento Estratégico da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Apresenta resultados parciais satisfatórios que demonstram a efetividade do planejamento estratégico como metodologia gerencial que viabiliza a melhoria dos indicadores das Bibliotecas Universitárias.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico – Bibliotecas Universitárias. Bibliotecas

Universitárias - Modelo de Gestão

ABSTRACT

This article describes the process of preparation work for the Strategic Planning of the Rede Sirius - Library Net of the University of the State of Rio de Janeiro, to be implanted in the period 2005-2015. Through administrative meetings, using targets methodology and technique of brainstorm, it was possible to identify problems, critical areas and propose actions that besides improves library services, products and environment. Those meetings also provided input to the adequacy of the organization components of the Rede Sirius, to administration priorities defined at the University of the State of Rio de Janeiro Strategic Planning. Shows partial results that demonstrate satisfactory effectiveness of the Strategic Plan, contributing to the improvement of the Indicators of University Libraries.

Keywords: Strategic Planning - University Libraries. University Libraries - Model

(2)

1INTRODUÇÃO

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ apresenta a seguinte estrutura organizacional: Órgão Colegiado, Direção, 21 bibliotecas (com as respectivas comissões), 3 núcleos e 2 seções. Atualmente seu quadro de recursos humanos é composto de 146 servidores efetivos e 33 servidores contratados, entre bibliotecários e administrativos.

No ano de 2004 a Rede Sirius definiu e institucionalizou sua missão:

“Atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro.”

Nessa perspectiva, a Direção da Rede Sirius eleita para o quadriênio 2004-2007, apresentou como um das propostas do programa de gestão, a elaboração e implantação do planejamento estratégico da unidade, alicerçado em ações e projetos vinculadas ao conceito de Biblioteca Universitária intrínseco na sua missão institucional. Em abril de 2005 a Reitoria da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, definiu as diretrizes do planejamento estratégico da Universidade para o período 2005-2015. Coube à Rede Sirius, como unidade da Administração Central, inserir seu plano estratégico no módulo acadêmico-pedagógico; a ser desenvolvido em conjunto com as Unidades Acadêmicas e as Sub-reitorias de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa e Extensão, no sentido de promover a melhoria das condições de acesso à informação em apoio ao ensino e a pesquisa.

De acordo com OLIVEIRA (1999),

“O planejamento estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.” [...]

No contexto ora abordado, BARBALHO (1995) enfatiza:

[...] Informação e Planejamento são elementos indispensáveis para o sucesso de qualquer organização. A Unidade de Informação pode ser o instrumento que viabiliza a aceleração de mudanças numa organização, já que a informação é hoje considerada uma vantagem competitiva que agrega valor aos produtos ou serviços oferecidos [...]

(3)

Com base nesses parâmetros foi construído, de forma coletiva, o planejamento da Rede Sirius para 2005-2015, contando com a efetiva participação das bibliotecas e demais setores no diagnóstico e proposições de estratégias de ações.

Cabe ressaltar que a experiência aqui relatada, pretende fornecer um referencial viável de gestão para Bibliotecas Universitárias, públicas ou privadas, calcado na metodologia do planejamento estratégico de ações e projetos de curto, médio e longo prazos, voltados para a melhoria de produtos, serviços e ambientes, assim como para o aprimoramento do apoio informacional às atividades acadêmicas.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com ALMEIDA (2000):

“O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos. “[...]

Nessa perspectiva, a gestão da Rede Sirius agregou uma visão estratégica ao papel da Biblioteca Universitária no cenário acadêmico, adotando a metodologia gerencial do planejamento para identificação, diagnóstico e apontamentos de soluções de questões igualmente estratégicas. A título de ilustração, por exemplo, os critérios utilizados pela Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC no que se refere à categoria de análise Biblioteca, tem como indicadores a serem avaliados espaço físico, acervo e serviços.

(4)

Organograma da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ

Fonte: PLANO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE SIRIUS 1999/2000. Rio de Janeiro, 1998.

2.1 Metodologia

Dada a necessária ótica gerencial e visão global das questões para a definição de estratégias, e a fim de garantir a representatividade e participação de todos os setores da Rede Sirius, os trabalhos foram desenvolvidos com as chefias das Bibliotecas, Núcleos e Seções.

Durante três reuniões, uma preparatória e outras duas efetivamente produtivas, aconteceram discussões acerca dos problemas e redefinição de áreas impactantes para a Rede Sirius. Foi adotada nesse processo uma metodologia dinâmica e inclusiva, com a utilização de tarjetas coloridas para estruturação visualizada das idéias, a fim de incentivar a objetividade e a agilidade do processo e

(5)

a participação de todos. Posteriormente, fez-se uso da técnica de brainstorm (tempestade de idéias) para as discussões e construção de consensos.

Na reunião preparatória, uma apresentação do histórico da Rede Sirius, insumos motivadores, objetivos e metodologia a ser empregada, envolveram o conjunto de chefias na importância de ajustes e atualizações das estratégias estabelecidas até então.

Na segunda reunião, os participantes o registraram os problemas observados nos últimos anos. Foram distribuídas tarjetas de cor areia para o registro destes. Coletadas as tarjetas, foi feita a leitura das mesmas e as duplicidades foram descartadas. As tarjetas foram organizadas por afinidades, assim se delineando as

áreas de problemas. Cada área foi representada em um painel no qual foram

coladas as tarjetas-problema relativas àquela área.

Os participantes dividiram-se aleatoriamente em grupos, de forma a atender à razão de um grupo para cada área de problemas, sendo lhes dada tarefa de enunciar o problema macro referente à sua área, bem como sugerir ações para solucionar cada um deles. Distribuíram-se tarjetas de cor azul para o registro das ações. Os grupos fizeram uso da técnica de brainstorm para as discussões e proposições.

Na terceira reunião, os grupos continuaram a discutir possíveis soluções, registrando as ações e sub-ações pertinentes. Finda esta tarefa, foi-lhes solicitado que estimassem prazo e recursos necessários para a elaboração dos projetos, visando uma pré-programação das ações por eles propostas.

Cada grupo fez, então, apresentação para o todo das ações e sub-ações sugeridas por ele. Seguiu-se a discussão aberta sobre as proposições e algumas alterações foram consideradas. Obteve-se assim, um conjunto de propostas de curto, médio e longo prazo, formalizadas através de projetos.

(6)

2.2 Identificando Áreas Críticas e Ambiência

Durante a segunda reunião de trabalho foram identificadas as áreas críticas, através da postulação de problemas responsáveis por atrasar ou interromper as rotinas normais de trabalho e, até mesmo, por originarem outros problemas.

Através de classificação por afinidades e atributos, os problemas elencados foram reunidos e discutidos. A análise que se seguiu permitiu a identificação – a partir das experiências funcionais - das questões em nível micro e macro, desenhando a ambiência da Rede Sirius. Os rótulos atribuídos às áreas críticas formam a seguinte lista:

A.1 Recursos Humanos A.2 Infra-Estrutura

A.3 Recursos Financeiros A.4 Relações Institucionais A.5 Qualidade

A.6 Gestão de Acervos Documentais: Bibliográficos e Arquivísticos A.7 Modernização Tecnológica

A.8 Comunicação

A etapa seguinte deste trabalho, consistiu: em analisar as condições dos ambientes externo e interno a que está submetida à Rede Sirius, postular as oportunidades e ameaças e identificar os atuais pontos fortes e fracos das Bibliotecas UERJ. Este diagnóstico foi de fundamental importância, uma vez que norteou a priorização na execução das ações.

2.3 Propostas de Ações

Como resultado da ampla e enriquecedora discussão, foi proposto um conjunto de linhas de ações, planejadas e formalizadas no final de 2005, através de oito projetos e vinte e cinco subprojetos elaborados por Grupos de Trabalhos de

(7)

Servidores Bibliotecários e Administrativos da Rede Sirius. Cabe ressaltar que o tema estratégico central desse conjunto de projetos tem como meta ampliar em 40% o acesso da comunidade acadêmica à informação nos próximos quatro anos, contribuindo em igual parcela no processo de formação do patrimônio intelectual da Universidade.

PROJETOS SUBPROJETOS AÇÕES SITUAÇÃO ATUAL

(JUNHO 2008)

GESTÃO DE PESSOAS

Desenvolver Política de Gestão de Pessoas com a Superintendência de Recursos Humanos (SRH). Encaminhado à SRH o Relatório Final da Análise Situacional de Pessoas da Rede Sirius. SAÚDE DO SERVIDOR Promover interação da

Rede Sirius com a SRH. Encaminhado à SRH para subsidiar programa institucional. RECURSOS HUMANOS CAPACITAÇÃO Realizar treinamentos, cursos, seminários, além de capacitar agentes multiplicadores. - Promoção de 310 participações; - Encaminhado à SRH o Levantamento de Necessidades de Capacitação da Rede Sirius para subsidiar programa institucional. Quadro 1- Subprojetos da área de recursos humanos

Esse projeto tem como tema estratégico adequar 100% dos recursos humanos em cinco anos, compondo em 100% o quadro da unidade em quatro anos, assim como capacitar 100% das equipes de trabalho em quatro anos.

(8)

PROJETOS SUBPROJETOS AÇÕES SITUAÇÃO ATUAL (JUNHO 2008) BIBLIOTECA CENTRAL Unificar Bibliotecas do Campus Maracanã e implantar modelo administrativo matricial. Projeto em fase de captação de recursos. LAYOUT

Adequar espaço físico das Bibliotecas CTC-C, CAP-A , CAP- B, CB-B, CEH-C, CCS-C, CTC-E, CTC-F e CTC.-Q. Projeto concluído na Biblioteca CTC-F. Em fase de conclusão nas Bibliotecas CAP-A, CAP-B e CEH-C.

SEGURANÇA

Elaborar Projeto de Segurança Integrado com Prefeitura dos Campi. Projeto de aquisição parcial de Sistema anti-furto e de monitoramento aguardando recursos do CT-INFRA/FINEP/2006. HIGIENIZAÇÃO Higienizar acervos e

bibliotecas. Projeto concluído em 9 Bibliotecas com

recursos do CT-INFRA/FINEP/2004. INFRA-ESTRUTURA CLIMATIZAÇÃO Climatizar Bibliotecas, dentro dos padrões de preservação de acervos.

Projeto concluído em 9 Bibliotecas com

recursos do CT-INFRA/FINEP/2004. Quadro 2 – Subprojetos da área de infra-estrutura

Esse projeto tem como tema estratégico melhorar em 50% a infra-estrutura dos serviços nos próximos cinco anos, promovendo ações como: adequar em 20% do atual espaço físico nos próximos dois anos; criar Biblioteca Central do Campus Maracanã em quatro anos; aumentar em 70% a segurança nas bibliotecas nos próximos quatro anos.

(9)

PROJETOS SUBPROJETOS AÇÕES SITUAÇÃO ATUAL (JUNHO 2008)

RECURSOS

FINANCEIROS CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Captar recursos financeiros com vistas a implementar melhorias nos acervos e espaços físicos das bibliotecas. Captação de recursos da ordem de um milhão e seiscentos e

cinqüenta mil reais, advindos da FINEP, FAPERJ e verbas institucionais. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PROJETOS DE COOPERAÇÃO - Ampliar a participação da Rede Sirius ao lado das Unidades Acadêmicas e Sub-reitorias nas parcerias de projetos de captação de recursos; - Revitalizar o Órgão Colegiado e Comissões de Bibliotecas. Obtenção de recursos de projetos acadêmicos de apoio à infra-estrutura de pesquisa aprovados por FAPERJ e FINEP. Retomada do trabalho do Órgão Colegiado. AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS Avaliar e aprimorar regularmente serviços e produtos. A ser executado. PADRONIZAÇÃO DE

PROCEDIMENTOS Padronizar procedimentos

administrativos. A ser executado. QUALIDADE SIG - Sistema de Informações Gerenciais da Rede Sirius Dar continuidade ao desenvolvimento do sistema. Funcionando em constante atualização. DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Reformular e atualizar a Política de Desenvolvimento de Coleções. Em fase de implantação. ACERVOS SATÉLITES da UERJ Propor a gestão técnica da Rede Sirius. A ser executado. GESTÃO ARQUIVÍSTICA Implantar Política de Gestão de Arquivos Administrativos. A ser executado. GESTÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS GESTÃO DO PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO Adequar o Sistema de Bens Móveis da UERJ à especificidade patrimonial do livro.

Projeto concluído.

Quadro 3 – Subprojetos das áreas de recursos financeiros, relações institucionais, qualidade e gestão de acervos documentais

O subprojeto Desenvolvimento de Coleções tem como tema estratégico atualizar em 50% o acervo bibliográfico das bibliotecas.

(10)

PROJETOS

SUBPROJETOS AÇÕES SITUAÇÃO

ATUAL (JUNHO 2008) MODERNIZAÇÃO Implantar novas tecnologias e atualizar e expandir estrutura informática. Executado parcialmente. AUTOMAÇÃO Atualizar Sistema de

Automação. Em fase de implantação do

sistema VTLS-Virtua.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Ampliar a inserção da Rede Sirius em Bibliotecas Virtuais. A ser executado. MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA BIBLIOTECAS DIGITAIS

Implantar Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) na UER.J.

Projeto concluído.

SINALIZAÇÃO Reformular e atualizar sinalizações da Rede Sirius.

A ser executado.

DIVULGAÇÃO Divulgar a Rede Sirius internamente e

externamente.

A ser executado.

NOSSOS USUÁRIOS

Estimular a participação dos usuários no processo de manutenção e

atualização dos acervos.

A ser executado. COMUNICAÇÃO

BOM EXEMPLO Elaborar Campanha de Conscientização no bom uso da biblioteca.

A ser executado. Quadro 4 – Subprojetos das áreas de modernização tecnológica e comunicação

O Projeto Modernização Tecnológica tem como tema estratégico atualizar em 100% a estrutura informática da Rede Sirius nos próximos quatro anos, como também automatizar em 100% os serviços técnicos no período de quatro anos.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos no período 2005-2007 pelo modelo de gestão da Rede Sirius calcado no Planejamento Estratégico, são satisfatórios. Nesse sentido, o volume de aporte de recursos financeiros, captados a partir de um intenso trabalho de relacionamento institucional na UERJ, viabilizou a execução, ainda que parcialmente, de projetos como a Climatização, Higienização de Acervos, Layout de Bibliotecas, Atualização de Sistema de Automação VTLS-VIRTUA e BDTD, por

(11)

exemplos. Considerado questão estratégica para a melhoria da qualidade dos serviços de informações, produtos e do ambiente de trabalho, o conjunto dos projetos da Rede Sirius, uma vez implantado, deverá contribuir para elevar o posicionamento da UERJ no cenário acadêmico, agregando à Biblioteca Universitária a efetividade necessária para atender às crescentes demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A atual Direção da Rede Sirius, eleita para o quadriênio 2008-2011, apresenta um programa de gestão alicerçado na continuidade da consecução dos objetivos incluídos no planejamento estratégico. Uma primeira avaliação está prevista para o final de 2008.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de

informação. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2000.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti, BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento

estratégico para unidades de informação. São Paulo : Polis/APB, 1995.

OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 1999.

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE SIRIUS 1999/2000. Rio de Janeiro, 1998.

_________________

1 Rosangela Aguiar Salles, Especialista em Reengenharia de Recursos Humanos (Universidade Cãndido Mendes). Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Coordenadora do Núcleo de Planejamento e Administração da Rede Sirius, Rede de Bibliotecas UERJ,

ras@uerj.br, aguiarsalles24@yahoo.com.br.

2 Regina Maria Ribeiro de Carvalho, Especialista em Documentação e Informação, CDC Rede e Sistemas de Informação (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ). Bibliotecária da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Bibliotecária Chefe da Biblioteca Biomédica C – CB/C da UERJ. cbc@uerj.br,reginacarvalhoster@gmail.com.

Referências

Documentos relacionados

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

–Enlace compartilhado entre dois ou mais dispositivos –Capacidade do enlace é dividida para as transmissões.. Classificação

Para que o estudo seja possível, houve um levantamento bibliográfico sobre o cenário do sistema produtivo da saúde no Brasil, tendo em vista a proteção

A despeito de completar 12 anos de criação, e ser a maior iniciativa de educação continuada para profissionais de segurança pública em curso no país, pouco se

A Globalização trouxe inúmeras mudanças para a sociedade, principalmente no Brasil, muitas mulheres sustentam a casa, são respeitadas socialmente, culturalmente e financeiramente;

Para a revisão do Preço Mínimo do Algodão, Márcio Portocarrero representante da ABRAPA informou que em uma reunião com o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Caio Rocha

Não há combinação de interesses, não há partido político, não há governo, por mais forte que se presuma, que possa impedir o proceloso acontecimento.. As vítimas algozes:

Assim, essa pesquisa pretende apontar como ocorre a autoria de Materiais Educacionais Digitais pelos estudantes dos anos iniciais, bem como balizar sobre