• Nenhum resultado encontrado

Ian McKellen se declara eufórico depois de receber vacina contra Covid-19 PÁGINA 02. do Estado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ian McKellen se declara eufórico depois de receber vacina contra Covid-19 PÁGINA 02. do Estado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sexta-feira

Goiânia, 18 de dezembro de 2020

Ano 15 - Edição 4469

do Estado

gazetadoestado.com.br

PÁGINA 04

TEMPO HOJE

Brasília Máxima 31ºC Mínima 17ºC Goiânia Palmas

Tendência Estável Máxima 34ºC Mínima 24ºC Tendência Estável Máxima 31ºC Mínima 24ºC Tendência Estável

1

R$

PÁGINA 05 PÁGINA 04 PÁGINA 03

gazetadoestado

62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br

Ian McKellen se declara “eufórico”

depois de receber vacina contra Covid-19

PÁGINA 02

AUGUSTINÓPOLIS

Governador Mauro Carlesse confirma

vestibular para o Curso de Medicina

Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Propostas de bicicletas e patinetes

compartilhados até 5 de janeiro

As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de veículos

MOBILIDADE

CONSTRUÇÃO CIVIL

Convocados 3,5 mil para

programa de capacitação

Renova-DF oferece ajuda de um salário mínimo para cada aluno inscrito, que precisa entregar documentação até 8/1

Caiado celebra aprovação do projeto de socorro a Estados

endividados: “Goiás não pode viver de liminares do STF”

PROJETO DE LEI

Secom

O governador Ronaldo Caiado, sobre aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que apoia Estados endividados: “Goiás chegou a um percentual de 82% só na manutenção da folha e gasto com previdência e, quando recebemos o governo, essa situação estava colada aos 100%, fechava o mês deficitário”

Aprovada pelo Congresso Nacional,

matéria possibilita renegociação de

dívidas com União, dá fôlego novo aos

governos estaduais e permite avançar na

entrega de obras estruturantes em 2021.

“Conseguimos algo inédito”, enfatiza

governador ao agradecer à bancada de

deputados federais e aos senadores do

Estado. “Goiás foi endividado de forma

criminosa, com taxas altíssimas de juros,

muitas vezes em

dólar, sem qualquer

seguro em relação

à desvalorização

do real”, destaca

(2)

Fux retoma proibição de venda de bebidas alcoólicas no Estado de SP após 20h

Nesta quinta-fei-ra, 17, o ministro Luiz Fux, presidente do STF, suspendeu os efeitos de liminar do TJ/SP contra decreto paulista (65.357/20) que proíbe a venda de bebidas alco-ólicas por restaurantes após as 20h. O decreto estadual define que os restaurantes vão poder funcionar até as 22h, mantendo a capacida-de capacida-de 40% do público, mas a venda de bebida alcoólica poderia ocor-rer somente até as 20h. Essa é uma entre a série de medidas anunciadas na última sexta-feira, 11, para tentar conter a for-mação de aglomerações no Estado paulista. Em ação da Abrasel/ SP - Associação Brasilei-ra de Bares e RestauBrasilei-ran- Restauran-tes, o desembargador Renato Sartorelli afir-mou, ao conceder a li-minar, “não vislumbrar, à primeira vista, qual-quer estudo científico que estabeleça relação de causa e efeito entre a venda de bebidas alcóo-licas e a contaminação do Covid-19”. Migalhas

Lewandowski: Não é uma opção do governo

vacinar ou não vacinar, é uma obrigação

Justiça Cidadania

n Braulio Duarte

braulio@ayresduarte.adv.br

&

&

Além de votar a favor da vacinação compulsória,

Lewandowski enfatizou a competência concorrente entre os entes Federados para a implantação do plano de imunização

Nesta quarta-feira, 16, o plenário do STF deu iní-cio ao debate acerca da obrigatoriedade da vacina contra à covid-19. Único a votar na sessão de hoje, o relator das ações, ministro Lewandowski, votou pela compulsoriedade da vaci-na e afirmou:

“A saúde coletiva não pode ser prejudicada por pessoas que deliberada-mente se recusam a ser va-cinadas, acreditando que ainda assim serão egoisti-camente beneficiadas pela imunidade de rebanho (...) Não é uma opção do gover-no vacinar ou não vacinar, é uma obrigação.”

Em seu voto, Lewan-dowski também enfatizou a competência concorrente entre União, Estados e mu-nicípios para a implantação do plano de imunização.

As ações foram ajuiza-das por partidos políticos que tem pedidos antagôni-cos. O PDT - Partido Demo-crático Trabalhista requer que o Supremo fixe a orien-tação de que compete aos Estados e aos municípios determinarem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláti-cas no combate à pande-mia da Covid-19, “desde que as medidas adotadas, amparadas em evidên-cias científicas, acarretem maior proteção ao bem

ju-rídico transindividual”. O PTB - Partido Traba-lhista Brasileiro, por sua vez, requer que a regra da lei 13.979/20 (artigo 3º, inciso III, alínea “d”) que confere ao Estado a com-petência para determinar a realização compulsória de vacinação e adotar ou-tras medidas profiláticas no combate à pandemia seja declarada inconstitucional. Segundo o partido, a norma viola diversos dispositivos da Constituição Federal e geraria lesões irreparáveis a direitos fundamentais, em especial ao direito à vida, à saúde e à liberdade indivi-dual. A norma impugnada diz o seguinte:

“Art. 3º Para enfrenta-mento da emergência de saúde pública de importân-cia internacional decorrente do coronavírus, poderão ser adotadas, entre outras, as seguintes medidas:

III - determinação de re-alização compulsória de:

d) vacinação e outras medidas profiláticas”

O recurso também apre-goado para julgamento tem origem em ação civil públi-ca ajuizada pelo MPSP con-tra os pais de uma criança, a fim de obrigá-los a regu-larizar a vacinação do seu filho. Por serem adeptos da filosofia vegana, deixaram de cumprir o calendário de vacinação. Migalhas

No Jornal da Gazeta Edição do Almoço desta quinta-feira,17, o apresen-tador Thiago Mendes con-versou com o especialista em Gestão de Negócios, Paulo Henrique de Lima Silva. Na ocasião, Paulo

falou sobre o Pix, um ser-viço lançado pelo Banco Central e que é um novo meio de pagamentos para fazer transferências de forma rápida. Ainda nesta edição, os apresentadores Thiago Mendes e Jota

So-brinho conversaram com o vereador por Goiânia, Pau-lo Henrique da Farmácia. Para assistir os destaques do Jornal da Gazeta Edição do Almoço acesse nosso ca-nal no YouTube gazetaplay.

ItátIla Moura

Mago Gandalf :

Ian McKellen

se declara “eufórico” depois de receber

vacina contra Covid-19

O ator britânico Ian McKellen, que interpretou o mago Gandalf na fran-quia de filmes “O Senhor dos Anéis”, disse estar eufórico depois de rece-ber a primeira dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer, e incentivou todos que puderem ser vacinados a tomá-la.

O Serviço Nacional de Saúde estatal (NHS), que está administrando o programa de vacina-ção em massa contra a Covid no Reino Unido, publicou várias fotos de McKellen de camiseta azul e echarpe de arco-í-ris fazendo sinal de posi-tivo ao receber a vacina. “É um dia muito espe-cial. Sinto-me eufórico”, disse McKellen, de 81 anos, segundo uma posta-gem do NHS que ele

retui-tou. “Eu não hesitaria em recomendá-la a qualquer pessoa. Sinto sorte de ter recebido a vacinação”.

Quase 140 mil pes-soas já receberam a pri-meira dose da vacina da Pfizer no país desde o início de sua distribuição, em 8 de dezembro. Pes-soas de mais de 80 anos estão no grupo prioritário

mais elevado. Astro dos palcos e das telas desde os anos 1960, McKellen atingiu um novo patamar de fama global nos anos 2000 ao encarnar Gan-dalf nos filmes baseados nos romances de J.R.R. Tolkien e dirigidos por Pe-ter Jackson.

Ele foi a mais recen-te das celebridades de seu país a se pronun-ciar em público depois de receber a vacina contra Covid-19, como parte de um esforço coletivo para tranquili-zar membros do públi-co que possam estar em dúvida a respeito da segurança do me-dicamento. Não se sabe se a rainha Elizabeth, de 94 anos, e seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos, já foram vacinados.

JORNAL DA GAZETA -

EDIÇÃO DO ALMOÇO

(3)

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

3

Caiado celebra aprovação do

projeto de socorro a Estados

endividados: “Goiás não pode

viver de liminares do STF”

PROJETO DE LEI

Aprovada pelo Congresso Nacional, matéria possibilita renegociação de dívidas com União, dá fôlego novo aos governos estaduais e permite avançar na entrega de obras estruturantes em 2021. “Conseguimos algo inédito”, enfatiza governador ao agradecer à bancada de deputados federais e aos senadores do Estado. “Goiás foi endividado de forma criminosa, com taxas altíssimas de juros, muitas vezes em dólar, sem qualquer seguro em relação à desvalorização do real”, destaca

Secretaria de comunicação - Governode GoiáS - O go-vernador Ronaldo Caiado celebrou a aprovação, pelo Senado Federal, do proje-to que apoia unidades da Federação endividadas. “É de importância ímpar. O Estado não pode viver de liminares do Supremo Tri-bunal Federal (STF). Temos que ter a oportunidade de renegociar, ter equilíbrio nas contas, e trabalhar sem essa guilhotina a cada final de liminar”, afirmou nesta quarta-feira (16/12), em entrevista à Rádio Sagres 730. O Projeto de Lei Com-plementar 101/2020 segue para sanção presidencial.

O projeto, que estabele-ce o Programa de Acompa-nhamento e Transparência Fiscal e o Plano de Promo-ção do Equilíbrio Fiscal, foi apreciado antes, em caráter de urgência, pela Câmara dos Deputados. “Faço um agradecimento público a toda a bancada federal e aos senadores de Goiás, espe-cialmente Vanderlan Cardo-so, relator da matéria. Eles pilotaram com muita com-petência a tramitação des-te projeto, e conseguiram votar, no apagar das luzes, na última sessão do Sena-do”, reconheceu Caiado, que lembrou a situação fiscal que herdou de gestões ante-riores. “Goiás foi endividado de forma criminosa, com taxas altíssimas de juros, muitas vezes em dólar, sem qualquer seguro em relação à desvalorização do real.”

De autoria do deputa-do federal Pedro Paulo, o projeto retoma pontos do substitutivo elaborado por Vanderlan Cardoso para o Plano Mansueto (PLP 149/2019), aprovado na Câmara em abril de 2020. O antigo texto criava um programa de socorro a Es-tados e municípios mais endividados, com intuito de possibilitar operações de crédito com o aval da União, desde que associa-das a mediassocia-das de esforço fiscal. “Conseguimos algo inédito e vamos ter a opor-tunidade de renegociar as dívidas”, enfatizou Caia-do. Goiás passa a ser um dos contemplados, pois a prorrogação das dívidas se encerra no dia 31 de de-zembro de 2020, conforme

decisão do STF.

Entretanto, foi neces-sária uma contrapartida, conforme lembrou o go-vernador. “O Estado fez a lição de casa e, em 2019, se tornou o primeiro ano em que foi reconhecido pelo Tesouro Nacional como superavitário no seu orça-mento”, pontuou. Citou, por exemplo, que o Goiás foi pioneiro na aprovação da reforma da previdência estadual na íntegra, tam-bém regulamentou a PEC da Previdência, atualizou o Estatuto do Servidor Públi-co, entre outras medidas de austeridade, como cortes no custeio da máquina.

“Goiás chegou a um percentual de 82% só na manutenção da folha e gas-to com previdência. De R$ 100, eram destinados R$ 82 para pagar a folha de apo-sentados e pensionistas. Você tem 17% de custeio da máquina como um todo. Quando recebemos o go-verno, essa situação estava colada aos 100% e o Estado fechava o mês deficitário”, informou o governador.

Também foi necessário rever a política de conces-são de incentivos fiscais. “O alto percentual provoca de-sequilíbrio na capacidade do governo de retribuir à população com seus servi-ços obrigatórios.” O único entrave para o processo foi a não privatização da Sa-neago, mas que a nova lei permite a chamada venda parcial. “Após a Enel, houve uma rejeição muito grande da população a novas priva-tizações. O Estado segue no

controle 51% da empresa, podendo fazer a venda de 49%”, explicou.

Caiado frisou que a po-pulação enxerga que agora o dinheiro público, antes gas-to sem nenhum controle, hoje é devidamente aplica-do para ampliar as ações de saúde, educação, segurança pública, rodovias, infraes-trutura, programas sociais. “A população começa a ver que as medidas enérgicas, de corte, foram necessárias diante da total destruição da máquina do Estado no de-correr desses últimos anos.” A aprovação da matéria, na avaliação de Caiado, dá fôlego novo a todo um pro-jeto administrativo e per-mitirá avançar na entrega de obras estruturantes em 2021. O governador desta-cou que, a partir da sanção da matéria, a negociação das dívidas do Estado ficará a cargo das áreas da econo-mia, previdência e admi-nistração junto ao governo federal. “Vamos ter as par-celas reconhecidas, com um alongamento e diminuição do custo da dívida, para sair desse quadro tão deprimen-te a que Goiás foi levado.”

Com estas novas pers-pectivas, a principal meta para 2021, projetou, é avan-çar no cronograma de obras estruturantes para o Esta-do. São cerca de 400 proje-tos inacabados, parados por mais de 20 anos. “Vamos bo-tar a casa em ordem nos pró-ximos dois anos e fazer com que haja um só Goiás, não um Estado dividido entre uma parte rica e uma parte pobre”, concluiu Caiado.

n Marco Aurélio Siga:

Staf

f

Staff

Staff

Estado

Estado

Gazeta

Gazeta

Gazeta Gazeta Empresa Empresa Política Política Responsabilidade Responsabilidade Responsabilidade

“Aproveite cada dia para viver a vida que você escolheu e nunca a vida que os outros querem que você viva”.

OVG

n No comando da primeira dama do estado Gracinha Caiado, a OVG faz o NATAL

DO BEM em todo estado de Goiás. Na região sul do estado, a subsecretaria de educação Julice Santos, está à frente das entregas dos brinquedos em várias cida-des como Itumbiara, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Bom Jesus. As crianças estão felizes por receber do Papai Noel seu presente de Natal.

SENADOR KAJURU

n Senador da República por Goiás, Kajuru é um dos maiores defensores do

país contra a corrupção e a favor da saúde, ele se recupera bem de uma cirugia de vista agravada pela sua diabete. Desejamos melhoras ao guerreiro Senador Jorge Kajuru.

“Tente sempre enxergar o lado positivo da vida, pois quem se concentra no negativo só aumenta as dificuldades”.

Secom

O governador Ronaldo Caiado, sobre aprovação, pelo Senado Federal, do projeto que apoia Estados endividados: “Goiás chegou a um percentual de 82% só na manutenção da folha e gasto com previdência e, quando recebemos o governo, essa situação estava colada aos 100%, fechava o mês deficitário”

(4)

n Maria Reis

Corte

mariareisjornalista6@gmail.com

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

4

Social/Geral

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

DIRETOR PRESIDENTE

Adão dos Reis Gonçalves

adao@gazetadoestado.com.br COMERCIAL Tel: (62) 3249-8883 / (64) 3453-8883 comercial@gazetadoestado.com.br PUBLICAÇÃO LEGAL Tel: (62) 3249-8883 editais@gazetadoestado.com.br REDAÇÃO WhatsApp: (62) 9 9118-3777 redacao@gazetadoestado.com.br DISTRIBUIÇÃO go@gazetadoestado.com.br df@gazetadoestado.com.br (62) 9 8300-4318 DIREÇÃO GRÁFICA Érika Sandra DIAGRAMAÇÃO Gabriela Nunes DIREÇÃO DE JORNALISMO Adão Gonçalves MTB 3719/GO EDITOR DE REPORTAGEM

Luís Carlos Castro MTB 3697/GO

luisgazetadoestadogo@gmail.com

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

Grupo Exata de Comunicação Ltda

CNPJ: 04.471.978/0001-92

Propostas de bicicletas e patinetes

compartilhados até 5 de janeiro

As empresas selecionadas deverão iniciar a operação com o mínimo de 60% da quantidade de veículos

Ag. BrAsíliA - Termina no dia 5 de janeiro de 2021 o prazo para as empresas apresenta-rem propostas para implan-tação, operação e manuten-ção do Sistema de Bicicletas e Patinetes Públicos Com-partilhados do Distrito Fede-ral. O limite, que antes era até 18 de dezembro, foi adiado por meio de aviso publicado no Diário Oficial do DF. O edital e as especificações téc-nicas podem ser acessados na página da Secretaria de Transporte e Mobilidade.

O novo sistema vai ofere-cer pelo menos 1.200 bicicle-tas e patinetes, que deverão estar disponíveis nos locais com maior demanda, de forma a integrar os desloca-mentos dos pedestres com o transporte coletivo. As bikes e patinetes vão estar disponí-veis em estações com cerca de 2.040 vagas. O serviço po-derá ser ampliado em caso de necessidade ao longo da execução do contrato.

As empresas seleciona-das deverão iniciar a opera-ção com o mínimo de 60% da quantidade de bicicletas e patinetes definidos na pro-posta. O restante das

bicicle-tas e patinetes deverá ser dis-ponibilizado aos usuários em até 75 dias após a assinatura do contrato. As áreas a serem atendidas foram divididas em 7 lotes.

Os locais definidos pela Semob são:

nCentral: Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Noroeste. nOeste: Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Vicente Pires;

n Leste: Jardim Botânico, São Sebastião, Paranoá e Itapoã.

nÁrea Central Epia: Guará I e II, SIA, SCIA, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

nSul: Santa Maria, Gama e Park Way.

nSudoeste: Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II.

nNorte: Planaltina e Sobradinho.

FUNCIONAMENTO

A implantação, opera-ção e manutenopera-ção do

siste-ma de bicicletas e patinetes públicos não implicarão em custos ao GDF e os contratos terão vigência de 60 meses. As operadoras deverão ofere-cer planos diferenciados para usuários eventuais, habituais e de uso intenso.

O edital prevê, ainda, que o acesso e uso das bi-cicletas e patinetes sejam disponibilizados através de aplicativos de celular (smar-tphone), por estações fixas ou não, integrada aos ou-tros modais. Será uma nova alternava de transporte e mobilidade à população.

O sistema deverá ope-rar todos os dias da sema-na, em tempo integral (24 horas) para retirada ou de-volução. Os patinetes e as bicicletas poderão ser mo-torizados e movidos a ener-gia elétrica, com potência de até 35W e velocidade máxima de 20km/h.

Também deverão ter equipamentos de seguran-ça obrigatórios, além de atender às normas e espe-cificações técnicas para as-segurar o bom uso e a segu-rança dos usuários.

CominformAçõesdA semoB

CONSTRUÇÃO CIVIL

Convocados 3,5 mil para

programa de capacitação

Maior programa de in-clusão social e recuperação urbana do país começa a se-lecionar seus inscritos nos cursos de capacitação. Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a portaria de convocação do Renova-DF. Foram selecio-nados 3,5 mil candidatos que agora estão sendo chama-dos à fase de apresentação de documentos. Eles deve-rão se dirigir a um Núcleo de Qualificação Profissional das Agências de Atendimento ao Trabalhador da região admi-nistrativa de sua preferência, no período de 16 de dezem-bro de 2020 a 8 de janeiro de 2021. A lista dos selecionados está publicada no site da Se-cretaria do Trabalho.

Os documentos a serem apresentados são a carteira de identidade (RG) ou

do-cumento equivalente com foto; o registro de CPF e um comprovante de residência no Distrito Federal ou decla-ração de próprio punho. O convocado que não compa-recer até a data determinada ou não apresentar qualquer dos documentos comproba-tórios será automaticamente desclassificado.

“Estamos lidando com o maior programa de inclusão social do país em que o foco é recuperar a cidade, educar as pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho”, avalia o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes Ferreira. Inicialmente serão chamados 3 mil candidatos. Os exceden-tes farão parte de um cadas-tro de reserva da secretaria.

O Renova DF é mais uma medida do governo no en-frentamento à crise da falta

de emprego agravada pela pandemia do novo corona-vírus, gerando renda e aque-cendo a economia do DF. Ao participar do curso, cada alu-no vai receber uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo, o que corresponde a R$ 1.045, além de um auxílio transporte de R$ 152.

Para ter direito aos au-xílios e ao certificado de conclusão do curso, o aluno deverá ter frequência e apro-veitamento igual ou acima de 80%, devidamente certifi-cado pela entidade qualifica-dora. Os que tiverem acima desse percentual ainda po-derão cursar, gratuitamen-te, qualquer outro curso de qualificação do Senai. Alunos analfabetos também terão gratuidade no curso de al-fabetização. Hédio ferreirA

Júnior/ Ag.BrAsíliA

Dois tempos

1. Para encerrar o calendário de eventos de 2020, a Asso-ciação dos Hospitais do Estado de Goiás, realiza hoje, às 14 horas, pela plataforma do Google Meet, o curso em PGRSS, voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais da área de saúde.

2. O curso contará com palestra da enfermeira Kássia Cecília Piretti, do HDT e tem coordenação da infectologista Bethânia de Oliveira. As inscrições são gratuitas para asso-ciados da AHEG através do e-mail recepcao@aheg.com. br. Os participantes receberão um código, via e-mail, para acessar a videochamada.

É hoje!

Nesta manhã, às 9 horas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, os ministros da tecnologia, Marcos Pontes, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura, Tereza Cristina, do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, do governador Ronaldo Caiado e mais autoridades regio-nais e estaduais, participam da cerimônia de lançamento da pedra fundamental, do projeto Demonstrativo do Pro-grama Juntos Pelo Araguaia, que acontecerá no Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Cerrado, em Piranhas (GO). O projeto foi custeado pela iniciativa privada em parceria com os governos estadual e federal. Assim, o município não mexeu no seu cofre e foi beneficiado com o bônus da construção.

Vitrine

nVOCÊ SABIA ? O mamão possui melanina, pigmento que dá coloração à pele. nDECRETO - O

prefeito Iris Rezende declarou ponto facultativo no dia 24 de dezembro, mas não se aplica aos órgãos e

entidades que exijam atendimento e plantão permanentes.

nLIVES COM O

PAPAI NOEL - O Papai Noel do Passeio das Águas está trabalhando em Home Office e, para que a magia do Natal aconteça, o Bom Velhinho realiza todos os dias, até 23 de dezembro, às 20h, uma Live no perfil do shopping no Instagram (@ passeiodasaguas). nMÃO DE OBRA ESPECIALIZADA - Em parceria com o Senai e Fieg, a Enel inaugurou ontem, o novo Centro de Treinamento Avançado de Eletricistas, na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia. O empreendimento recebeu

investimentos de R$ 10 milhões e vai formar mão de obra para todo o Brasil.

nMEGAVESTIBULAR

DE NATAL - Hoje (18) e amanhã (19), a Estácio realiza o Megavestibular de Natal, com condições especiais para quem pretende cursar o ensino superior em 2021, e também para os candidatos que optarem por utilizar a nota do Enem para seu ingresso na graduação, com até 50% de desconto em todo o curso. Inscrições pelos telefones 62 - 36234134 / 62 - 992934368, no site www.estacio.br ou na sala de matrícula.

VIDAS ENTRE ATOS – A quinta-feira foi marcada pelo lançamento do livro-reportagem “Peripécias de Vidas Entre Atos”, publicação independente da jornalista Kamilla Nunes, no Teatro Goiânia, não aberta ao público, devido a Covid-19, transmitida em uma live no Youtube. A obra, com 226 páginas, reconstrói o cenário de dificuldades para a consolidação das artes cênicas no Estado, numa prosa ágil e envolvente

Lara Vitória/ Divulgação

TAÇAS E GUARDANAPOS - Hoje, os empresários Renata Magalhães Machado Fratel Santana e Danilo Fratel Santana recebem convidados e clientes para coquetel de inauguração da Posê, franquia de beleza e estética, no Araguaia Shopping, composta de recepção, um minishopping de seus produtos, três salas de atendimento e tratamentos estéticos. A franquia terá também vendas online por meio do Instagram e do Whatsapp

Arquivo

(5)

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Geral

5

n HD Hércules Dias

www.herculesdias.com.br

HD a griffe do jornalismo

“O importante não é

vencer todos os dias,

mas lutar sempre.”

PRESIDENTE HÉRCULES DIAS

Jarbas Coutinho/Governodo toCantins - O curso de Medi-cina da Universidade Esta-dual do Tocantins (Unitins), no Câmpus de Augustinó-polis, já é uma realidade e o primeiro vestibular deverá ser realizado no primeiro semestre de 2021. O proje-to para funcionamenproje-to do curso foi apresentado pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, à comunidade da região nesta quinta-feira, 17, no campus da instituição em Augusti-nópolis. Ele reafirmou ain-da que 50% ain-das vagas serão destinadas aos alunos de escolas públicas.

O governador Mauro Carlesse falou da satisfação em cumprir esse compro-misso e parabenizou a equi-pe da Unitins, da Saúde, além da Assembleia Legislativa, que por meio dos deputa-dos, destinou recursos para

tornar esse sonho realidade. “Somos um governo munici-palista, e tudo que fazemos é em benefício do povo. Hoje o Tocantins é um dos Estados mais equilibrados do Brasil. E esse equilíbrio nos per-mitiu tornar realidade esse projeto. Pessoas que nunca sonharam em poder ver um filho cursar Medicina agora podem sonhar”, ressaltou o Governador explicando que os profissionais formados na instituição vão retribuir a for-mação com a prestação de serviços à comunidade.

Wanderlei Barbosa, vice--governador do Estado do Tocantins, também citou o compromisso da gestão com uma educação de qualidade em todos os níveis. “A im-plantação desse curso de Me-dicina em Augustinópolis é um exemplo do compromis-so com a educação em todo o Estado. Ele vai beneficiar

não só os estudantes, mas toda a população do Bico do Papagaio”, comentou.

O reitor da Unitins, Au-gusto Rezende, ressaltou empenho do governador Mauro Carlesse na implan-tação do curso e que Medici-na no Câmpus Augustinópo-lis foi um pedido do próprio Chefe do Poder Executivo. “O Governador sabe o al-cance dos benefícios desse curso ofertado pela Unitins para a comunidade do Bico do Papagaio. Além do de-senvolvimento no aspecto social e da Educação, tere-mos um desenvolvimento muito grande na economia da região”, frisou o reitor. Augusto Rezende explicou que o curso de Medicina já passou por aprovação em âmbito interno na Unitins e o seu Projeto Pedagógico tra-mita no Conselho Estadual de Educação (CEE).

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-To), gerido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Se-tas), captou 4.828 vagas de emprego, nas mais diversas áreas, de janeiro a novembro de 2020, encaminhou 18.886 candidatos e foi responsável pela colocação de 1.525 tra-balhadores no mercado, no referido período.

De acordo com o secretá-rio da Setas, Messias Araújo, apesar de todos os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Corona-vírus em todo o mundo o Governo do Tocantins tra-balhou na tentativa de man-ter os empregos e apoiar os trabalhadores que ficaram desempregados no acesso a seus direitos, a exemplo do seguro desemprego. Sobre as iniciativas, o secretário co-menta: “Buscamos readaptar as formas de atendimento do Sine em meio à pande-mia. Reforçamos os canais de comunicação digitais que já existiam como o Aplicativo Sine Fácil e o Carteira de Tra-balho Digital, mas também disponibilizamos números de telefone, Whatsapp e en-dereços de e-mail, tudo na tentativa de amparar o traba-lhador que ficou desempre-gado, mas também dar a eles a possibilidade de se reinserir no mercado. Os dados mos-tram que esse objetivo foi al-cançado”, completa o gestor.

Mesmo com os atendi-mentos presenciais

suspen-sos desde 20 de março de 2020, devido às medidas de segurança em prevenção à Covid-19, o Sine Tocantins re-alizou 93.422 atendimentos de janeiro a novembro deste ano. Os serviços oferecidos envolvem entrada no seguro desemprego e resolução de problemas de divergência, captação de vagas, cadastro e atualização cadastral de trabalhadores, emissão de cartas de encaminhamento, entre outras orientações. Já pelo aplicativo Sine Fácil fo-ram registrados 4.414 auto encaminhamentos no mes-mo período citado.

O diretor do Sine Tocan-tins, José Alberto (Gordo), ex-plica, que apesar do grande número de demissões em março e abril o mercado co-meçou a reagir a partir de ju-lho e explica “Com a reaber-tura do comércio nas cidades maiores, o incentivo da cons-trução civil e mercado imo-biliário as oportunidades de emprego voltaram a surgir e o papel do Sine foi orientar o trabalhador e auxiliá-lo em seu retorno a ativa. Também ocorreram muitos casos de pessoas que já estavam de-sempregadas mesmo antes da pandemia serem contra-tadas”, enfatiza o diretor.

Este é o exemplo de Fe-lipe Nunes Araújo, 26 anos, contratado como repositor de supermercado durante a pandemia. Segundo Feli-pe, ele já estava desempre-gado há um ano e dois

me-ses quando ficou sabendo por meio de amigos que o Sine estava disponibili-zando vagas para um su-permercado da cidade. O jovem entrou em contato com o Sistema e recebeu todo o apoio necessário para colocação na vaga. “O Sine me ajudou muito no processo porque na pan-demia fica difícil até para distribuir currículo e bus-car de porta em porta uma oportunidade. Só tenho a agradecer por esse empre-go”, conclui o repositor.

O diretor do Sine, José Al-berto (Gordo) ressalta que os números deste ano são bem atípicos em decorrência da Pandemia. “Nossos números de colocação e atendimentos em anos anteriores são mui-to maiores e nossas metas no início de 2020 eram bem maiores, mas dadas todas as circunstâncias deste ano consideramos os resultados positivos e estamos esperan-çosos com as reações que o mercado vem apresentado. O trabalhador tocantinen-se pode continuar contando com nosso apoio em suas demandas”, destaca o gestor.

Para conferir, diariamen-te, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas https:// setas.to.gov.br/vagas-de-em-prego/ ou as redes sociais - Facebook @setasTo, Insta-gram Setas Tocantins.

Lara CavaLCante/

Governodo toCantins

OPORTUNIDADES

Sine Tocantins contribuiu para contratação

de mais de 1.500 trabalhadores em 2020

n HD Hércules Dias

www.herculesdias.com.br

HD a griffe do jornalismo

“O importante não é

vencer todos os dias,

mas lutar sempre.”

PRESIDENTE HÉRCULES DIAS

O governador Mauro Carlesse falou da satisfação em cumprir esse compromisso e parabenizou a equipe da Unitins, da Saúde, além da Assembleia Legislativa, que por meio dos deputados, destinou recursos para tornar esse sonho realidade

HD -

#hdherculesdiasagrifedojornalismo#portalstylo #jornaldaregião

Ted Brum e Hércules Dias na RedeTV

Estreia no próximo dia 9 de janeiro, o Programa Música & Prosa, com o conhecido apresentador Ted Brum, que irá ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na RedeTV, canal 29.1, de Palmas. O programa terá a participação do jornalista Hércules Dias, no quadro De Camarote, que vai abordar assuntos importantes da atualidade no Tocantins e no Brasil.

AUGUSTINÓPOLIS

Governador Mauro Carlesse confirma

vestibular para o Curso de Medicina

Gasosa

O preço médio da gasolina comum no Brasil registrou alta de 1,7% na primeira quinzena de dezembro em comparação com o mês de novembro, segundo levantamento realizado pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

Preços

Nas duas primeiras semanas do mês, o preço médio do combustível no país foi de R$ 4,709 por litro. Em novembro, o valor médio cobrado nos postos do País foi de R$ 4,63.

Alta

A maior alta de preços na quinzena ocorreu no Amazonas (4,23%) e a menor, em Sergipe (0,5%). Nenhum Estado registrou redução no valor médio do combustível.

Curitiba

Obtidos por meio do registro das transações realizadas de 1º a 13 de dezembro com o cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 20 mil estabelecimentos credenciados, os dados mostram que, entre as capitais, Curitiba registrou o valor mais baixo na quinzena.

Nas grimpas

E o preço mais elevado na capital do Acre, no norte do país, Rio Branco. Misericórdia!

Agronegócio em alta

O empresário Leandro Canassa recebeu proposta milionária para vender a Agrocanassa, empresa responsável por comercialização de soja e milho em vários estados do país. Dados apontam que em 2020 a soja continua sendo o carro chefe no solo goiano. A produção estimada é de 13,1 milhões de toneladas, seguida pelo milho, com 12,6 milhões de toneladas.

(6)

Classificados

&

Editais

(61) 3356-8886 / (62) 3249-8883

(63) 3028-7777 / (64) 3453-8883

editais@gazetadoestado.com.br

Publicidade

Legal

no Jornal

Gazeta

do Estado

(62) 3249-8883

PASSOS LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO EIRELI, inscrito com

CNPJ Nº 71.250.468/000263 torna público que recebeu da

Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia - AMMA, a

Licença Ambiental Fácil Nº 20200010206 para a atividade de

transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mu-danças, intermunicipal, interestadual e internacional. Localizado na Rua Iracema, Qd. CH Lt. 05 N.º 45 – Setor Fazenda Retiro - CEP: 74.666-005 – Goiânia – GO.

(7)

Sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Circulação em Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Entretenimento

7

Lica enfrenta K2, e K1 tenta conter a amiga. Dóris conta a Josefina que está grávida. Gabriel revela que é homossexual na sala de aula. Lica en-frenta Taís no recreio. K1 repreende K2 por contin-uar mentindo para Tato. Ellen fica tensa com as in-vestidas de Jota. Mitsuko

tenta convencer Noboru a trazer Tina de volta para casa. Tina incentiva Guto a apresentar Benê para os pais. Lica fica no time de K2, e Taís se irrita com o seu modo de jogar. Jota e Ellen se beijam. Rafa tenta intimidar Gabriel. Taís agride Lica.

Malhação “Viva a Diferença”

Flor do Caribe

Chiquititas

Haja Coração

A Força do Querer

resumo de novelas

Alberto destrata Samu-ca quando o menino per-gunta por Ester. Juliano e Natália conversam sobre Doralice. Amaralina pede que Duque falsifique uma carteira de habilitação. Ester desmaia no bunker. Samuca conta para Cas-siano que Ester sumiu. Alberto encontra Ester desmaiada. Olívia, Chico

e Taís cuidam de Samuca enquanto Cassiano vai à mansão. Alberto liber-ta Ester, mas a ameaça. Cassiano conta para a família que sabe que há algo errado com Ester. Cassiano e Alberto se en-frentam. Donato convida Bibiana para assistir ao show de Elba Ramalho.

Beto leva Tancinha ao te-atro para conhecer Claudia Raia. Leozinho se imagina sendo punido pela morte de Teodora e Aparício. Ro-drigo vai à casa de Frances-ca para ter aula de dança com a feirante. Aparício agradece Giovanni por ter salvo sua vida. Camila vai

ao encontro de Aparício no hospital e se surpreende ao saber que foi Giovanni quem salvou o tio. Enéas conta a Bruna sobre o aci-dente de Giovanni. Heath-er chega na casa de Apolo, avisando que, a pedido de Adriana, lhe dará aulas de inglês.

O engenheiro Ferrashi (Eduardo Fraga), amigo de Carmen, vai ao orfanato para averiguar as obras. Vivi volta correndo ao quar-to após ver o engenheiro e perceber que ele é o pai de Matias (Thiago Wittner). A chiquitita conta com a ajuda das amigas para

que ele não lhe veja. Maria Cecília contrata Francis e lembra que ele ainda pre-cisa passar pelo período de experiência. Carmen mostra todos os cômodos do orfanato para Ferrashi. Maria desenha ela mesma ao lado de um homem e de uma mulher adulta. Irene ironiza Joyce, e

Ritinha defende a sogra. Eugênio avisa a Ruy que chegou ao restaurante. Cirilo assume o lugar de Caio no escritório. Eugê-nio implora que Joyce não se aproxime de Irene e ela pede o divórcio. Iva-na foge da investidas de Cláudio. Bibi faz um fa-vor para Rubinho e tem seu emprego ameaçado. Joyce procura uma advo-gada. Jeiza fala de Zeca com Alan. Eugênio mente

para não falar com a ad-vogada de Joyce. Ivana teme que a viagem com Cláudio não resolva seus problemas. Edinalva im-plica com Abel, e Cândida a repreende. Irene envolve Eugênio. Joyce anuncia que irá se divorciar. Euri-co Euri-conversa Euri-com Eugênio sobre o divórcio. Silvana sai para jogar e Dita se preocupa. Bibi é parada em uma blitz. Cláudio e Ivana chegam a Angra dos Reis.

De segunda

a segunda

o melhor

local

para

seu

anúncio

Professor: “Hoje estou bem

disposto.

Quem responder corretamente a

minha seguinte pergunta pode sair da aula.”

Assim que ouviu isso, o Joaozinho atira

o lápis para o canto da sala.

Professor: “Quem fez isso?”

Joaozinho: “Fui eu, agora posso sair?”

TEIXEIRA MENDES CONTA

Para ajudar na escolha de quais doces saborosos e com baixa calorias consumir, os Irmãos na Cozinha, dupla de sucesso no Instagram formada pela nutricionista Carol Bustamante e pelo tenista Rodolfo Bustamante, lançam pela Bazar Editorial, do Grupo Editorial Edipro, a obra Irmãos na cozinha – Ser saudável é uma delícia, que ensina como adoçar a vida e, ainda assim, seguir uma alimentação equilibrada, nutritiva e cheia de sabor. Torta de Maçã Tempo de preparo: 1 HORA Rende 8 porções Ingredientes Massa n 60 g de manteiga n ½ xícara de farinha de amêndoa n ½ xícara de farinha de arroz integral

n 1 xícara de farelo de aveia

n 3 colheres (sopa) de açúcar demerara

n 1 ovo

Recheio

n 6 maçãs fuji descascadas e sem o miolo cortadas em cubos n ¼ de xícara de água Modo de preparo Massa n Preaqueça o forno a 180 °C.

n Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem, apertando com as mãos até virar uma massa homogênea.

n Com as mãos, estique a massa e forre uma fôrma de aro removível.

n Asse por cerca de 20 minutos.

Recheio

n Coloque as maçãs em uma panela com a água e cozinhe.

n Coloque as maçãs cozidas em uma tigela,

acrescente a canela em pó e bata com um mixer até atingir a consistência de purê.

n Cubra a massa assada com o recheio.

Decoração

n Mantenha o forno aquecido.

n Fatie as metades das maçãs em meias-luas, na lâmina fina do mandolin.

n Distribua as fatias de maçã por cima acomodando-as, lado a lado, com a parte do miolo ligeiramente enterrada no recheio e formando uma espiral de fora para dentro.

n Polvilhe com a canela. Se desejar uma cobertura caramelizada, misture o açúcar mascavo à canela. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que doure.

ATAL SEM CULPA: TENHA UMA CEIA DELICIOSAMENTE SAUDÁVEL

CEIA DE NATAL: SOBREMESAS TAMBÉM NÃO PODEM FALTAR

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

A coordenadora do curso de Gastronomia da Cruzeiro do Sul Virtual, professora Regina Santos Costa, dá dicas de opções de doces típicos e acessíveis para que a ceia de Natal fique completa.

Pudim de Panetone Ingredientes: n 200 ml de leite integral n 500 g de panetone ou chocotone de sua preferência n 2 ovos n 1/2 lata de leite condensado n 200 ml de creme de leite

n Mistura de açúcar com canela (2 colheres de sopa de açúcar + 1 colher de chá de canela em pó)

Modo de Preparar:

n Untar um refratário. Em seguida, cortar o panetone em cubinhos pequenos e de forma grosseira. Acomodar os cubinhos no refratário e reserve.

n Em uma tigela, misturar

os ovos, leite condensado, creme de leite e o leite. Com um fouet, bata bem a mistura de forma que você dissolva o leite condensado e incorpore bem os ingredientes uns aos outros.

n Despejar a mistura líquida sobre os pedacinhos de panetone. Caso algum pedaço fique de fora da mistura, “mergulhe-os” no creme para que não queime e fique torrado. Polvilhe por cima o açúcar com canela e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 35 minutos.

n O ponto ideal dessa sobremesa é quando você balançar a forma e perceber que o líquido está bem firme. Depois, é só levar para gelar por 2 horas e servir em seguida! Rabanada (reaproveitamento de pão amanhecido) Ingredientes: n 3 Pães franceses amanhecidos n 1/3 de xícara de açúcar n 1 colher se sopa de canela em pó n 1 ovo n 5 colheres de sopa de leite n 5 colheres de sopa de leite condensado n 6 gotas de essência de baunilha n 1 colher de sopa de manteiga n 3 colheres de sopa de óleo Modo de Preparar:

n Cortar o pão em fatias altas, com cerca

de 2 dedos.

n Misture o açúcar com a canela em pó e reservar.

n Misture em outro recipiente o ovo, o leite, o leite condensado e a essência de baunilha. Passe as fatias de pão dos dois lados nessa mistura.

n Aqueça uma frigideira com a manteiga e o óleo.

n Frite as rabanadas dos dois lados.

n Por fim, passe as rabanadas no açúcar com canela.

www.cruzeirodosulvirtual. com.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

(8)

PASSATEMPO

CAÇA-PALAVRA

Solução

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

13

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

R O K C S F E C A I A A L H R S D L T I I O IA E B S P G P I I I U C T R P T O N S R O C A O R A N O M J A Z I G O S A S O M A F S O C I T S I R U T V A Z M O L I E R E N O I O R I N A R A O P T P I D S O I S R N Ã O O O O S C Ç L F U N P I N E I S S U E Ã T O T T D O S L A A D D U I M A E D U E T I M E C R I O Y R F C B L O Y K G C C E F T S Y C N A G H H L A D A T I B R T S O I I C T T L M D R I P G P Y S N B M E C A I I T N I M U B C L T N O L F T T P M N M R D S N N R H T L N E O G O C L A C R A N O M C S O G I Z A J D T T L L T T G A S O M A F H F G F G R T N N M F S O C I T S I R U T C F T T C I Y N R T T R N R R L V N R C T N B D N D A C N N R Y N D R L Z C M O L I E R E F I T F O E T F N Y N O H G T R D T N I D N M E D L R N L T A L A S Y D R I P D N T O P O N I T S R D T N Ã O C G S L O O N N O Ç L I L P B N U N N F N E E T U S B S S B F I Ã D N T H L T O M N T O A T A H I T L Y T S F D N D Y B R U G T I T E D A N L M M S L D L N L N D S D U F C T L E T C E M I T E R I O

Cemitério das

celebridades

O CEMITÉRIO Père Lachaise — homenagem ao padre confessor do rei francês Luís XIV, e um dos prin-cipais pontos TURÍSTICOS de Paris —, foi inaugurado em 1804 por ordem de NAPOLEÃO Bonaparte. O MONARCA desejava um lugar PÚBLICO onde ricos ou pobres, RELIGIOSOS ou não, pudessem ser enterrados sem DISTINÇÃO.

Entretanto, a ideia não agradou à SOCIEDADE, e o local permaneceu VAZIO até 1817, quando a admi-nistração da cidade levou para lá os restos MORTAIS dos escritores MOLIÈRE e La FONTAINE. A partir de então, o cemitério passou a ter sua área DISPUTADA por pessoas importantes na sociedade e a abrigar os TÚMULOS de gente FAMOSA, como ARTISTAS e celebri-dades.

Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas visitam o lugar todos os anos, para visitar os JAZIGOS de pessoas como Oscar Wilde, Jim MORRISON, Edith PIAF, Maria Callas, CHOPIN, Marcel PROUST e Allan KARDEC.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

- E Deus disse:

Que haja

preguiça,

e eu nasci.

Hoje o dia não fa-vorece as iniciativas profissionais e as questões objetivas. É um período que pede refle-xão sobre os fatores que têm influenciado na saúde e na pro-dutividade cotidiana. Um belo momento para enfatizar ques-tões psicológicas e espirituais.

Hoje a subjetivi-dade e a sensibili-dade dos taurinos está enfatizada. Não é um dia favorável para questões concretas e objeti-vas, mas a intuição está forte. Cuidado com atitudes caren-tes ou possessivas no âmbito afetivo, taurino.

Hoje pode haver desafios e difi-culdades na vida familiar dos geminianos. É o momento em que você deve observar o que esteve acontecendo ao longo dos últimos meses. É um dia de recolhimento, introspecção e autoanálise, geminiano.

Hoje o dia desfa-vorece contratos e contatos de trabalho, canceriano. É um momento de reflexões que antecede a fase lunar nova. Faça um balanço sobre o que esteve ocorrendo ao longo de 2016. Um dia que ressalta a necessidade de refletir.

Evite hoje negocia-ções e assinatura de contratos, leo-nino. A Lua está fora de curso desfavorecendo as questões objetivas e práticas. Hoje, não há discernimento suficiente para tomar boas decisões. O momen-to é desfavorável para questões vinculadas ao trabalho.

É em seu sig-no que a Lua se encontra fora de curso hoje, vir-giniano. É um dia com uma energia instável que desfavorece as questões que pedem objetividade. É um momento interes-sante para refletir.

O momento é de fortes desafios e conflitos aos na-tivos de Libra. É necessário ter mais tempo para si, para refletir e se interiorizar. Quais são os padrões que você tem repetido em sua vida, libriano? O dia pede uma consciência maior de suas limitações.

Hoje, ao contrário de outros dias, es-tão desfavorecidos os projetos profissionais. É o momento de fazer um balanço sobre o que aconteceu nas úl-timas semanas. O dia destaca os sentimentos e a sensibilida-de, mas não é favorável para questões concretas.

Hoje a carreira e os projetos dos sagitarianos estão desfavorecidos. É o momento em que você deve priorizar a reflexão, as iniciativas não tendem a ser bem aceitas hoje. Cuidado com conflitos que envolvem autoridade e hierarquia, sagitariano.

Cuidado com a tendência à infle-xibilidade e à tei-mosia, capricorniano. Não in-sista apenas no seu ponto de vista, esteja mais receptivo às ideias alheias. Não é um bom dia para planejamento de viagens ou de estudos ligados ao trabalho.

Percepção de que certas coisas che-gam ao final inde-pendente de sua vontade. É um momento em que você está sendo testa-do em relação à maturida-de emocional e resiliência. A questão é você superar condições adversas e evoluir.

A Lua se encontra fora de curso no setor de relacio-namentos piscianos. O dia é desfavorável para relação afetiva e contatos profis-sionais. Cuidado com a tei-mosia, é um dia em que a reflexão é mais importante do que as iniciativas.

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Narrativamente consensual, o sexo anal, assim como nas cenas de Sasha Grey, parece destravar a boca como caixa de ressonância.. Olham fixamente

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

A partir dos dados de níveis de satisfação: reconhecimento; progresso; desenvolvimento; realização; o próprio trabalho e responsabilidades, utilizou-se a média

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de